Flamengo-Tietê

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Minha coluna de hoje no Guia do Estadão.

Apesar de ter passado a metade mais recente da minha vida em São Paulo, não torço para nenhum time paulista. Gaúcho que é gaúcho não tem time em outros estados; pode até simpatizar com um ou outro, mas torcer está fora de questão.

Mesmo neutro futebolisticamente, nunca entendi como as outras torcidas paulistanas aceitaram que a estação do metrô em Itaquera fosse nomeada Corinthians-Itaquera, sem que houvesse nada do Corinthians nas redondezas – só o projeto de um estádio que provavelmente nunca sairá do papel.

Não se trata de uma estação qualquer. Itaquera está na cabeceira da linha, e por isso aparece em todas as estações intermediárias, nas placas que indicam o sentido dos trens. "Destino: Corinthians" é a frase que todo palmeirense, são-paulino e santista que se desloque do oeste para o leste pelo metrô precisa ler.

Deve estar escrito em alguma declaração internacional que todo cidadão tem o direito de se desligar do noticiário esportivo durante seus deslocamentos por transporte público. Só que, em São Paulo, não. Em vez darem um fim nessa aberração, ela foi estendida a outras estações e times.

Eu já sabia que a estação Barra Funda tinha sido rebatizada Palmeiras-Barra Funda, transformando a linha 3 do metrô num conflito de torcidas. Mas, sei lá por quê, não tinha registrado que a estação Tietê também tinha mudado de nome.

Eu estava indo a Santana de metrô, quando ouvi o condutor anunciar: "Próxima estação, Portuguesa-Tietê". Portuguesa? Peraí! Essa é a estação mais importante do metrô. É por onde a maioria das pessoas chega a São Paulo. "Tietê" era um nome perfeito. Simbolizava São Paulo. Esse "Portuguesa" não acrescentou nada. Pelo contrário: parece que a estação ficou menor e menos importante.

(O nome ficou tão grande que, para caber na placa, precisaram diminuir o tamanho da letra. A palavra "Saida" tem mais destaque do que o nome da estação.)

Então me dei conta de algo interressante. A torcida do Flamengo na cidade de São Paulo deve ser infinitamente maior do que a da Portuguesa. Boa parte dessa torcida do Flamengo chegou à cidade, vinda do Rio e do Nordeste, pela estação Tietê. Que vem a ser, olhe que coincidência, a estação do metrô paulistano mais próxima do Maracanã.

Por que não homenagear essa imensa torcida, espalhada por tantas colônias, trocando o nome da estação para Flamengo-Tietê? Fica aqui a sugestão...

45 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Majô
MajôPermalink

Concordo com você, estão misturarando alhos com bugalhos.
E o Flamengo é realmente unanimidade nacional mrgreen ..... admito apesar de ser Fluminense wink

Cecília
CecíliaPermalink

Sr. Turista Profissional,
nem precisa dizer que você não nasceu aqui em São Paulo... Se assim o fosse, muitas de suas estapafúrdias questões "existenciais" nem existiriam.... Nominar as estações que, principalmente, pela sua localização geográfica-histórica-afetiva remetem à um clube de futebol que está ligado ao bairro circunjacente, para além de uma homenagem, ajuda perdidos visitantes ou forasteiros moradores também a fixar melhor seu destino. Ninguém escolhe um time do coração; é uma paixão que não se explica. Algumas causas contribuem, mas a decisão não encontra justificação racional. Logo, se você realmente pudesse saber o que sente um torcedor apaixonado por seu clube, entenderia que é preciso para haver o espetáculo de outro time com outros torcedores que experimentam a mesma emoção por seu clube. O respeito pelo futebol e pelo seu oponente faz com que encaremos a nominação da estaçôes como uma homengem ao seu clube e aos demais; em nada suscitando revolta se dirigir ao destino de "outro clube". Peço também respeito com a Lusa, que merece sua homenagem; apesar de não ser o meu clube. Se você for prestar um pouco de atenção é próxima ao Estádio do Canindé. O Flamengo já é mais que homenageado em sua cidade natal, no Rio de Janeiro. Existem muitas coisas em São Paulo que os forasteiros que se dizem "paulistanos de coração" jamais compreenderâo. Por exemplo, o respeito pelo diferente, a acolhida e o carinho para com o outro; suas raízes e clubes do coração, mas que preferencialmente por estarmos em São Paulo, bem fez a Prefeitura de acolher a sua história e seus membros nativos, não forasteiros. Entendeu porque sua sugestão não procede?
Abraço, Cecília.

Arilson
ArilsonPermalink

É um brincalhão mesmo ..........

Carmen
CarmenPermalink

Qué é isso???.
Fútbol???
Yo sólo sé que Brasil juega el día 1 de Junio contra Inglaterra, en España se comenta esto.

Hugo
HugoPermalink

Por essas e outras que eu não gosto de futebol. As pessoas ficam tão fanáticas com esse esporte que passam a não respeitar a opinião alheia, e iniciam ataques infundados e absurdos como os que vimos agora.

Pelo visto, quanto mais futebol se assiste, menos se pensa.

Carmen
CarmenPermalink

Ricardo, entiende ahora por qué en Europa no sé puede hablar de fútbol en una reunión???.

Es algo que tiene que ver con los impulsos más elementales y el fanatismo. Por esa razón me gusta el anonimato.

Hugo
HugoPermalink

Carmem, o problema é que no Brasil o futebol não apenas desperta "impulsos elementares", como também serve de desculpa para que ofensas sejam proferidas e brigas iniciadas.

Na minha época de adolecente sem causa eu até já fui em estádios e gostava de falar sobre esse assunto, mas depois de um tempo vi que, para mim, existem um milhão de prioridades antes que eu dedique um minuto sequer ao futebol.

Sandro
SandroPermalink

Olha, não é por nada Riq, mas acho que a sequência de posts recentes destoam de seu modo de pensar, pois tenho acompanhado seus blogs (este e o anterior), e tenho sempre percebido a ojeriza por discriminações de qualquer tipo, que inclusive sempre se fez amplificar pelos visitantes comentaristas mais assíduos.
Ontem quando li o post "Resposta automática" já estranhei a condução do assunto, pois quero crer que um blog é escrito para ser lido pelos outros, caso contrário bastava uma agenda em papel, para vc guardar consigo na maleta. É lógico que volta-e-meia nos deparamos com pessoas que não exercitam o bom-senso, aqui no caso me refiro àqueles que questionam itens básicos e já postados anteriormente, porém para estes bastava a ausência de resposta, porque não vai haver coisa que vc escreva que irá resolver o modo de pensar e agir daqueles que sempre querem as coisas da maneira mais fácil.
Já com relação a este post ( ou ao artigo do jornal), talvez a essência do conteúdo não foi percebida pela maioria que aqui está comentando, que se sentiu ofendida e com razão, pois talvez existissem outras formas de expressar sua opinião.
Mas vale ressaltar que este blog é seu, é sua casa, e vc tem o direito de escrever o que bem entender e que, concordando ou não com sua opinião, as pessoas deveriam ter mais educação nos termos utilizados. Existem várias formas de se expressar uma opinião, porém é difícil ter o senso crítico de utilizar sempre a mais adequada.

Carmen
CarmenPermalink

Hugo, eu não me gusta o futebol, mais é imposible não saber que entre um hincha del Barça y um hincha del Madrid existe a posibilidad de poder llegar al desprecio y al odio más absoluto del uno por el otro.
Es algo universal entre equipos italianos, franceses, argentinos, colombianos, mexicanos, ingleses, alemanes etc....

He visto como se pegaban unos hinchas tras un partido. Es algo absolutamente violento y no tiene ningún sentido, mais existe.
Las personas no se pelean por entrar a un museo, pero sí por entrar en un campo de futbol.

Sandro
SandroPermalink

Hugo, futebol é futebol, visto ou praticado, é um esporte como outro qualquer. Não se deve confundir o esporte com o comportamento das pessoas sobre ele, pois este comportamento é fruto de uma mistura sócio-econômico-histórico-cultural muito complexa em nosso país. Neste caso, novamente abandonou-se a ojeriza por discriminações que é tão peculiar neste blog, para, de certo modo, se nivelar, mesmo que sem palavrões e ofensas, aos outros comentários.

Guto
GutoPermalink

Volta pro Rio...seja de Janeiro ou do Sul, Flamengo -Tiete....vai pra puta que pariu...Gay idiota. A lusa é grande é a comunidade Portuguesa maior ainda, não escreva sobre que não conhece.

introspective
introspectivePermalink

Nossa, Riq, tô passado com toda essa repercussão negativa por causa do seu post. Como vc devia dizer lá nos pampas, "bem capaz!"

E saiba que os são-paulinos estão prestes a sossegar, já que a ´linha amarela do metrô, com inauguração prevista para 2008, terá a estação "São Paulo - Morumbi".

Agora, o pior mesmo é a nossa antiga estação Sumaré, tão simpática, que agora virou "Santuário Nossa Senhora de Fátima - Sumaré" (é sério, pode pegar a linha verde que vc vai ver).

Tinham que colocar uns publicitários trabalhando no metrô, isso sim...

introspective
introspectivePermalink

(Em tempo: eu sou o quarto cara que também deveria ter ido àquele almoço no Chakras com Julio Daio & cia., mas como foi marcado muito em cima da hora, não consegui ir. Abração !)

Mauro
MauroPermalink

Ricardo, que decepção!
Sinceramente, sempre espero sua coluna - ou a do Laurentino - pra começar bem a sexta-feira. Mas hoje, como você foi infeliz!!
Acho que mesmo que eu torcesse para outro time teria achado a coluna ruim. Sem inspiração, sem gosto, sem graça.
Só uma historinha rápida: a estação Corinthians Itaquera surgiu (obviamente por politicagem, como todas as outras) devido à intenção do SCCP construir um novo e gigantesco estádio lá por aquelas paragens. Proposta feita, aceita, nome mudado.
Mas ficou ridículo. Tinha a estação, não tinha e não terá estádio. Só tinha estação pro Corinthians - e os outros?
Times de futebol têm a ver com paixão. Homenageá-los desta forma poderia ser simpático, certo? (eu, de minha parte, garanto que fico feliz quando passo pela sua estação)...
Por que não fazer? Palmeiras na Zona Oeste, SP no Morumbi, Portuguesa na Tietê. Não apenas pelo clube, mas pela colônia (a estação seguinte na linha norte-sul não se chama Armênia?)
Sobre homenagear o Flamengo, já há suficientes homenagens no Rio de Janeiro.
Lamento. Sua coluna quase estragou minha 6a feira. Mas não vou deixar de lê-lo, não. Teria mais a perder do que ganhar.

Beto
BetoPermalink

Eu te amo meu Brasil, eu te amo... meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil...

ricardo
ricardoPermalink

ola,
sou leitor assiduo de seu blog ( a anos),mas nunca postei nenhum comentario.Só o estou fazendo , devido a seu péssimo e humilhante comentário sobre a portuguesa .Sou torcedor desse time a que vc se refere como tendo deixado a estação menos importante . Para mim e muitas pessoas que não podem viajar frequentemente como voce , é muito bom ir ao estádio e ver a lusa jogar .Tenha respeito pelo que os outros amam.O seu poder de escrever em um meio de comunicação importante , não deve ser usado para diminuir os outros.

Sylvia
SylviaPermalink

TRIPULAÇÃO smile
acabo de enviar um e mail para o comandante dando minha
opinião a respeito , e creio que todos devem pensar em
dar a sua pessoalmente com o objetivo de preservar este espaço.

jussara
jussaraPermalink

Não vou entrar na discussão futebolística.... Apenas fiquei muito triste de encontrar comentários como os acima nesse blog que, diariamente, me traz muita alegria e um mundo de fantasias através das viagens dessa esperta tripulação e de seu comandante sempre tão preocupado em dividir conosco as suas experiências tão preciosas.
Realmente o assunto futebol desperta reações inesperadas e irracionais.
Só para deixar claro: nada ofusca o brilho desse blog, o brilho de nos fazer SONHAR. Encontro aqui meu momento relax no dia a dia.
Obrigado por dividir conosco alguns momentos dessa sua vida tão atribulada.

Luiz
LuizPermalink

Sr. Ricardo Freire,

Como alguns aqui já comentaram, se você fizer uma pesquisa de quão grande é a colônia portuguesa especificamente em São Paulo(não precisa nem ser no Brasil todo), você chegará a conclusão de que é muito mais importante se fazer uma homenagem em São Paulo à Associação Portuguesa de Desportos do que ao Flamengo.
Esse ano foi feita uma pesquisa pelo Dataflha, que afirmou que tanto Portuguesa quanto Flamengo possuem a mesma porcentagem de torcedores em São Paulo, portanto, tome conhecimento das imbecilidades que o Sr. escreveu hoje.

Nico
NicoPermalink

Pessoal que frequenta o blog:

Mais alguns comentários imbecis desses e daqui a pouco eles vão embora. A torcida da portuguesa em São Paulo cabem em 2 kombis. Todos já devem ter vindo aqui xingar o Ric.

E pra falar a verdade não sei qual a beteira que o Ric escreveu. Não vi nada demais. Ou o Flamengo não é infinitamente superior a Portuguesa? E o principal, besteira maior faz a prefeitura dando nome de clube de futebol as estações.

Emília
EmíliaPermalink

Sylvia, eu evito a qualquer custo entrar no assunto futebol...a minha opinião é a mesma do Hugo e da Jussara. Acho a lavagem cerebral forte demais.
Toda esta reação e o nível observado aqui só serve para reforçar a própria opinião do artigo: quanto menos misturar futebol com outros assuntos (inclusive transportes!), melhor.
Eu não sou a favor da censura, mas neste caso, ignorar ou deletar é a melhor opção.

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Tô com a Emília, gente. Vamos ignorar solenemente esses absurdos postados aqui hoje e esperar que o comandante as delete. Nada vai mudar o fato de que este é o melhor blog do país.

Jurema
JuremaPermalink

Riq:

Acho que você mexeu em um vespeiro... Sinto muito por este espaço, que nós, da tripulação, também achamos tão NOSSO, esteja tomado por colocações injuriosas e pouco inteligentes. Colocar sua opinião vale, xingar gratuitamente não!
Bem, é só esperar aé amanhã ou depois que esse pessoal nojento vai embora. Ou melhor, quem sabe alguns deles não se dêem ao trabalho de dar uma lidinha no blog e de repente você estará no "favoritos" de mais gente...
Mas você, como bom gaúcho, colorado fanático, consegue entender perfeitamente essa paixão tão bestamente expressa nos comentários dese post.
Vamos mudar de assunto e vamos que vamos!

Majô
MajôPermalink

Concordo com todo o comentário da Jussara.
Futebol sem dúvida é paixão nacional, mas é preciso divergir mantendo respeito e educação.

Paz muita paz.

Lena
LenaPermalink

Putz!! Juro que não imaginava tamanha reação!!

Só assisto futebol na copa e o meu time é o BRASIL!!

Achei o texto engraçadinho e não acho que dizer que a torcida da Portuguesa não é a maior de São Paulo seja uma ofença. É apenas uma constatação. Assim como a torcida do Vasco no Rio (que é lotado de portugueses) não é a maior do Rio!!

Não conheço os dados estatíticos, mas achava que a torcida lusa era pelo menos, a menos barulhenta. Imaginava que o fato era pelos seus torcedores, assim como os portugueses, serem mais educados, mais gentis e civilizados que os demais (nem vou citar quais!).

Uma vez, aconteceu de ser surpeendida no meio da 9 de julho, bem no final de um jogo no Morumbi. Estava com minha sobrinha de 2 anos no banco de trás do carro, quando me vi rodeada de ônibus lotados de torcedores gritando e me xingando! Fechei os vidros e comecei a cantar para não assustar a minha sobrinha. Quando cheguei em casa, vi que meu carro estava todo cuspido. Achava que os torcedores daqueles ônibus eram os das torcidas mais populosas da cidade, e meno educadas.

Pois é. Hoje cuspiram no blog... Agora estou em dúvidas sobre aquele dia sad

A propósito. Também não gosto do nome Armênia que deram a Ponte Pequena. Se a moda pega, a nova estação Higienópolis se chamará Israel, ou Shalom! A Liberdade se chamará Japão e a da Luz, Coréia!

PS: Ricardo Freire adora Portugal. Quem tiver dúvidas, leia a série "Diários Portugues" escrita carinhosamente por ele.

Gino
GinoPermalink

aliás, qual vai ser a estação que vai se chamar xv de piracicaba? Talves a Consolação?

yara xavier
yara xavierPermalink

Nossa! Nunca pensei que a torcida da Lusa fosse tão numerosa. E também tão mal-educada. Depois, dizem que os corintianos é que são "maloqueiros". Tenho um colega que é torcedor da Lusa - o único que eu conhecia - e é um doce de pessoa.

Fatima
FatimaPermalink

Olá, Ricardo!
Nunca ouvi sequer falar de você, mas já que você mencionou o nome do meu time, acredito que você tenha merecimento, e realmente deva ser notado! Só assim mesmo, né? Fazer o quê?
Olha, eu respeito a opinião dos outros, mesmo que contrária à minha. Não estaria deixando este comentário se você tivesse sido feliz na sua coluna. Se tivesse mencionado a Portuguesa com RESPEITO. Pois é isso que ela merece.
Sua profissão é ser turiste, não é? Então se contente com isso, e não queira opinar quanto a futebol. Realmente, NÃO É O SEU FORTE. Você até que deve servir pra comentar sobre jogo de bolinha de gude, de bocha... mas futebol?
Quem é você pra falar da torcida da Portuguesa? Qual moral você tem? Você já parou e se perguntou pq ela está lá? Hum... deixa eu pensar... será que o Alckmin ou o Lula talvez torçam pra Portuguesa? Ah, acho que não! A questão é o que a Portuguesa é, e principalmente o que ela foi e ainda vai ser.
Numa boa... você tem uma coluna em um jornal 'importante'... você deveria contribuir com alguma coisa.. qual é o seu trabalho? Procurar problemas na cidade de SP e por onde você passa? Pois então, procure algo que mude a vida das pessoas... aproveite a oportunidade que tem de falar pra muitos 'ouvirem' e faça algo de positivo, se preocupe com coisas mais importantes.
Isso é preocupação de gente fútil, que não tem o que fazer na vida, e muito menos com o que se preocupar.

Fernanda
FernandaPermalink

Yara, a torcida da Portuguesa não é 'mal educada', como você disse. É uma torcida de nível, de pessoas inteligentes, estudadas... não é como a torcida do Corinthians, certo?
As pessoas que aqui estão lêem os jornais, procuram se informar... nada mais que isso. Essas pessoas que comentaram aqui leram o que ele escreveu na coluna dele no jornal, ou entram sempre nesse blog.
A torcida da Portuguesa realmente, não é nada comparada à do Flamengo, mas a falta de educação de alguns torcedores se deve à falta de respeito dele com a Portuguesa.
Aposto que se ele tivesse apenas dito que a estação deveria se chamar Algumacoisa-Tietê, ninguém teria feito comentários assim. É um direito dele achar que o noem da estação deve ser mudado. Mas saí a ofender uma torcida inteira? Pessoas que trabalham por um clube, que vestem sua camisa, que torcem por ele? Lavagem cerebral (como muitos disseram)? Não, não. Isso é amor.
Eu só acho que respeito de conquista. Ele não fez por merecer comentários de certos níveis.
Mas ainda assim, peço desculpas por alguns torcedores.
Obrigada.

Fabio D'mando
Fabio D'mandoPermalink

Lamentável sua coluna, Ricardo...
Sempre tive um respeito enorme por você.

Fabio NG
Fabio NGPermalink

E eu não sei o que é pior, se é criticar o autor sem entender (ler?) o texto ou "acusá-lo" de carioca mesmo quando diz que é gaúcho na segunda linha... smile Tristes manifestações...

(O mais irônico é que, se não me engano, uma pesquisa recente do Ibope mostrava que a torcida do Flamengo em São Paulo era, de fato, mais numerosa que a da Portuguesa...)

Hugo
HugoPermalink

Com todo respeito à Fernanda e a alguns outros que mesmo não concordando com a crônica do Riq colocaram o seu ponto de vista de forma educada, acredito que a estação deveria se chamar:

"Cambada de mal-educados-Tietê".

Dessa forma uma enorme gama de torcedores se sentiria homenageada.

Fernanda
FernandaPermalink

Concordo com o Fabio 2... ele conseguiu expressar o que eu não consegui.

Vírus português
Vírus portuguêsPermalink

Vírus Português

Olá! Sou o primeiro vírus português. Como nós portugueses não temos experiência em programação, este vírus trabalha baseado num sistema de CONFIANÇA.

Por favor: Apague todos os arquivos do seu disco rígido manualmente e envie esta mensagem a todos os membros da sua lista de e-mails. Obrigado por sua colaboração,

Manoel.
I Love You.

Portuguesa X Flamengo
Portuguesa X FlamengoPermalink

Qual a relação da piada do português com o time da Portuguesa?

Diz-se que o português vê um buraco no chão e diz: "Ai, meu Deus, lá vou eu caire de novo!".

O time da Portuguesa, quando vê o Flamengo entrando em campo e diz: "Lá vamos nós perder outra vez!"

Beto
BetoPermalink

que cara original...(acima) piada da tua mãe vc não faz pq? ah tá..pq é mancada zuar as putas

Eli
EliPermalink

Ricardo, adoro você, vou continuar lendo todas as linhas do seu blog.
Futebol é paixão, e gera polêmica sempre, até quando estamos do mesmo lado. Você sabe bem como é no sul Grêmio X Inter. Acho que o equívoco do seu texto foi citar flamengo, talvez a sua intenção tenho sido homenagear os cariocas, por você ser uma pessoa tão apaixonada pelo Rio de Janeiro, mas não conseguiu nem uma coisa nem outra, flamengo pode ser uma grande torcida, mais não representa a cidade do Rio de Janeiro, onde quem não é flamengo, é contra. Usar nomes de times cariocas para serem homenagedos na cidade de São Paulo, não tem nada haver. Cada macaco no seu galho. Colocar nomes de times em estações de metrô não vejo problema, times da cidade sempre identificam o povão que usa metrô, muito melhor que ruas e praças, aeroportos e monumentos, com nome de políticos, muitas vezes corruptos, sem moral, sem honra. Isso sim é deplorável e ninguém fala nada. Abaixo todos os palavrões. Nosso futebol não merece.

Lusitano
LusitanoPermalink

O seu bosta...
Pq vc não vai toma no seu Cú...
Já que é tão Homem passa lá no Canindé e fala isso na frente da torcida!!!
Otário!!!!

Antonio
AntonioPermalink

Ricardo, vamos torcer prá Portuguesa ganhar alguma coisa, aí sua pequena torcida vai ficar mais calma.......

Eli
EliPermalink

Eu acho que todas as estações deveriam ter os nomes originais preservados, as novas poderiam ser batizadas com nomes de times de futebol, em São Paulo, times de São Paulo, e cada lugar que homenageie os seus times de futebol, não tem que virar bagunça, nem fanatismo. Ricardo, as vezes tentamos dizer uma coisa, e as pessoas entendem outra. E estamos falando de um universo de pessoas que lê jornal, não qualquer jornal, O Estadão, e universo de pessoas que usa internet. E olha no que deu, é antes de ser qualquer coisa, somos gente...

Beto
BetoPermalink

o cara vem com notícia de 2005? aaahahauehaueaae piada...realmente..só no Rio esse ano morreu mais do que o ano passado inteiro no Brasil todo, sabe pq o Rio não sai nos jornais? pq é normal a violência, morro, tráfico, ladrão, trombadinha e assim vai por lá...

André Galvão
André GalvãoPermalink

Puxa, Ricardo, hoje você colocou a "maioria silenciosa" do blog no espaço. Pena que a maioria não entendeu a idéia central do post (que as estações do metrô não deveriam ter nomes de times de futebol, idéia que concordo totalmente) e a falta de educação dominou o recinto.
Sugiro a retirada dos posts mais agressivos os que contém palavrões. Um bloqueio de IP talvez não seja má idéia.

Clarice
ClaricePermalink

Concordo totalmente com o André Galvão. As pessoas não entenderam a idéia central do post. A invasão ocorrida hoje nada tem a ver com o espírito das pessoas que o frequentam.

Beto
BetoPermalink

Tem tudo a ver, pois se a idéia fosse apenas tirar os nomes da estação, não deveria ter falado do tamanho da portuguesa, coisa que esse cidadão fez

RESPEITE pra ser RESPEITADO

Hilda
HildaPermalink

Riq,
só passei pra deixar meu total apoio à vc! Também compartilho com a sua opinião: "Até a pé nós iremos, etc,etc"
E meu repúdio à torcida da Portuguesa ( que aliás, fica longe da estação Tietê)! Quanto baixo nível!!! Com uma torcida assim, quem precisa de estação de metrô????
São Paulo, tão cosmopolita e democrática, abriga com o mesmo carinho e respeito gaúchos, cariocas e portugueses!!!