Fujadafila.com

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Para informações atualizadas, leia este post: Como furar (legalmente) a fila em monumentos e museus

Minha coluna na Época dessa semana. Agradeço ao pela inspiração do tema e pelas três primeiras dicas da lista grin

De todos os inconvenientes possíveis de acontecer numa viagem – atrasos, mau tempo, contratempos de saúde – existe um que está ficando cada vez mais fácil de evitar: as filas. Algumas das atrações mais concorridas do planeta montaram sistemas de reserva antecipada de ingressos ou de acesso privilegiado. Na maioria dos casos dá para resolver tudo pela internet, em alguns cliques (e algumas idas ao dicionário). À primeira vista pode parecer complicado fazer a reserva pelos sites. Mas é melhor perder meia hora, no conforto da sua casa, destrinchando os procedimentos de compra, do que quarar duas ou três horas numa fila, com o taxímetro das suas férias rodando em euro ou em dólar.

Torre de Pisa. Apenas 30 pessoas por vez podem subir à torre, em visitas guiadas de meia hora. Dez lugares em cada grupo são postos à venda pela internet, pela Opera Primaziale Pisana. Custam 17 euros (2 euros a mais do que o preço na bilheteria) mas podem fazer a diferença entre subir ou não subir na torre. Chegue meia hora antes para retirar os ingressos.

Galeria Uffizi, Florença. Existem muitas agências online que oferecem ingressos para a Uffizi, mas o mais seguro – e barato – é reservar sua entrada por telefone, com antecedência. Já se pode comprar ingresso para a Uffizi (e também para a Accademia) pela internet. O endereço da bilheteria oficial é http://www.b-ticket.com/b-ticket/uffizi/default.aspx. A central de vendas dos museus de Florença atende pelo telefone (39-055) 29-4883, e você pode optar entre o atendimento em italiano ou inglês. Custa 9,50 euros. Aproveite e reserve seu ingresso para ver Davi, de Michelangelo, na Accademia: são outros 9,50 euros.

Capela Sistina, Vaticano. Para não perder uma manhã na fila, inscreva-se num tour guiado oficial do Vaticano. Custa 23,50 euros (10,50 euros a mais do que o ingresso simples), dura duas horas e pode ser reservado por fax: (39-06) 6988-5100.

Museu do Louvre, Paris. Não adianta procurar no site do museu: as entradas são vendidas em centrais como a TicketNet. O ingresso custa 9,60 euros, e a taxa para imprimir em casa, em formato PDF (evitando, assim, os custos e a demora de envio pelo correio), é de 1,30 euro.

Alhambra, Granada. Este palácio mouro é a maior atração turística da Andaluzia; no verão europeu é impossível conseguir ingressos na hora. No site Alhambra Tickets você escolhe dia e horário da visita. Para ter mais tempo dentro do palácio, reserve o primeiro horário da manhã (8h30) ou da tarde (14h). Os ingressos custam 10,88 euros e são retirados no local.

Reichstag, Berlim. Aparentemente é impossível visitar a cúpula de vidro do parlamento alemão – obra-prima de sir Norman Foster – sem mofar uma ou duas horas na fila; mas a visita, pelo menos, é grátis. Quem quiser abrir a mão, porém, pode reservar uma mesa no restaurante Käfer (kaeferreservierung.berlin@feinkost-kaefer.de), que funciona na cúpula, e entrar direto por uma entrada lateral.

Museu Metropolitan, Nova York. O Met não cobra ingressos: sugere uma doação de 20 dólares por adulto. Para quem não quer esperar na fila, porém, a doação é compulsória. Entre pelo site do museu você pode escolher entre ser direcionado para uma central de ingressos ou preencher um formulário e pedir seus ingressos por... fax!

Empire State, Nova York. Para subir no edifício mais famoso do planeta é preciso enfrentar três filas: do controle de segurança, da bilheteria e do elevador. O site do Empire State vende dois tipos de ingresso antecipado. O de 20 dólares permite que você cabule a fila da bilheteria; o de 48 dólares faz você furar a fila do elevador também.

136 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sylvia
SylviaPermalink

Rosana o blog do Zé esta aqui
http://brasilbelowzero.wordpress.com/

regina
reginaPermalink

adorei o site.
gostaria de saber a opinião de quem foi ao museu do vaticano comprando entradas pela internet.
quem já fez isso, por gentileza, me de dicas, pois estou indo para roma, sem falar nada de italiano, e não gostaria de perder tempo em filas.
grato
todas as dicas sobre roma serão benvindas
obrigada
reginareinagoulartmachado@hotmail.com

Clarice
ClaricePermalink

Regina,
As dicas do (fuja da fila) são verdadeiras, foram testadas e aprovadas em setembro 2007 quando visitei Roma e Florença. Fizemos como o Zé recomendou e deu tudo super certo.
Clarice

Sylvia
SylviaPermalink

Jeitinho brasileiro na fila do Alhambra hoje manhã :
Fila imeeensa ( o site para compra antecipada não funcionava desde
sabado e o telefone tb estava congestionado ) , ingressos comprados
e... surpresa ! O relogio marcava 10 horas da manhã e no ingresso estava
marcado : entrada para as 13:30 H .
Lá vão as meninas para outra fila : a de solução de problemas smile
" mooo-ço .. olha só : o nosso avião sai as 15h , temos que estar as 14h
no aeroporto .... como é que eu faço pra entrar agooora ?? "
_ "deixa eu ver a passagem ... "
Resultado : corre pro hotel, pega a passagem, imprime no locutório da esquina , volta pro Alhambra e... entra na mesma hora lol

Moral da historia : no dia em que for viajar , leve as passagens junto
se for fazer algum passeio antes de ir pro aeroporto , pode ser útil eekops:

MGrivot
MGrivotPermalink

Pessoal, cheguei da Itália dia 07/10/07.
Um resumo sobre as filas:
- muitas filas são só procedimentos de segurança com passagem por portais detectores de metais e as bolsas no raio X. Esse é o caso do Coliseu, e das Basílica de São Pedro no Vaticano e da de São Marcos em Veneza. Em tempo a entrada no Coliseu é paga, mas nos outros dois não.
- não adiantou ter ingresso para o Coliseu, enfrentei uma fila de 30min só para a revista do pessoal da segurança;
- no Uffizi e na Academia de Florença comprei os ingressos no guichê pertinho da Piazza de La Sengoria. Porém fique atento, na tarde anterior só tinha ingressos para a tarde do dia seguinte. Ou seja, se quiser ver o Uffizi e a Academia no mesmo dia tem que se programar com antecedência. Se não, é melhor reservar por telefone mesmo. Paguei 11 euros por cada ingresso e mais 3 euros pela reserva de horário. Valeu a pena, não teve fila;
- no Museu do Vaticano paguei 11 euros pelo ingresso na fila. Quem compra um tour guiado paga 38 euros. Porém, a fila de que faz um tour guiado é de 15min e entra a partir das 9h30min. Eu, enfrentei uma fila de 1h e 45min. Não é brincadeira não, cheguei as 9h45min (o museu para quem está na fila abre as 10h) e fiz um cálculo (coisas de engenheiro) estimativo de que já tinha umas 10 mil pessoas na minha frente. O museu é belíssimo e o ingresso inclui a Capela Sistina. Mas, com 10 mil pessoas te empurrando e te apressando para ver as principais atrações, não é muito legal. So conseguí apreciar melhor as coleções egípcia e etrusca (que eu considero impedível);
- quase todas as outras grandes atrações têm fila, mas nada que com bom humor e paciência não dê para esperar.
Um abraço e aproveitem as dicas.

Debora
DeboraPermalink

Para evitar pegar as famosas e terríveis filas da Torre Eiffel durante o dia, mudei meus planos de visitação.
No primeiro dia em Paris fui à Torre Montparnasse que não tem filas e, segundo os parisienses, é um ótimo lugar para ver a cidade sem ver a própria Montparnasse. Durante o dia o visual é muito bom.
No último dia, já sabendo identificar alguns pontos na cidade, fomos à Eiffel às 21h. Havia apenas 10 pessoas na fila.
Valeu muito a pena! Vimos a "cidade luz" em sua melhor performance, sem sofrimentos.
Abraço,

Alê
AlêPermalink

Olá pessoal! Maravilha de dicas!
Minha dúvida é a seguinte: Vou para Europa em janeiro. Com o invernão tem necessidade fazer estas reservas ou a compra antecipada de ingressos?

Obrigada e bjões...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sempre é bom, Alê. Porque ficar na fila no frio, mesmo que ela não seja tão longa assim, é mais desagradável do que no calor, será que não?

mrgreen

Mais reflexões sobre Europa no frio:
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/09/03/enquete-da-semana-europa-no-inverno/

Flavia
FlaviaPermalink

Oi Pessoal,

Esse site é realmente demais!!! Parabéns Ricardo!! E este assunto veio mesmo a calhar...

Estou planejando uma viagem no final do ano com a minha família para Italia (Roma, Veneza e Florença) e Paris. Pretendo usar todas as dicas para escapar das filas (além de outras dicas super valiosas que peguei em outros foruns aqui).

Mas tenho uma dúvida: Meus pais não falam outras linguas e eu gostaria de saber se vocês conhecem serviço de guia em português principalmente no Coliseu, Vaticano e para passeios em Paris.

Prometo postar aqui todas as dicas que tiver quando voltar...

Obrigada, Flávia

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Flavia, em vez de procurar guia em português, eu sugiro que você compre aquele Guia Visual editado no Brasil pela Folha, que tem descrições extensas e detalhadas de todas as atrações, com fartura de ilustrações. Não tem como se perder ou não entender.

http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/135180/

http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/135045/

Alexandre Moriconi
Alexandre MoriconiPermalink

Caro Ricardo,

Primeiramente gostaria de parabenizar você e os colaboradores pelas excelentes dicas!
Gostaria de saber se com o Roma Pass (que dá direito a visitar gratuitamente os dois primeiros museus ou sítios arqueológicos e descontos nos demais) terei alguma vantagem com relação às filas, por exemplo, para entrar no Coliseu ou no Museu do Vaticano, ou o melhor mesmo é reservar pela internet?
Obrigado.

Paulo Gaeta
Paulo GaetaPermalink

Que saudades de quando eu fui no Empire State praticamente sem nada de fila na decada de 80, pois como o World Trade Center ainda estava de pé o Empire State era second rate...

Planejando sua viagem parte 6 at let’s blogar

[...] as dicas para compras de ingressos eu encontrei no post Fujadafila do blog do Ricardo Freire que eu comentei no post anterior (não falei que lá tem tudo?). Dê uma [...]

Beto
BetoPermalink

Riq, tô há dois dias tentando entrar no site do Versailles e necas. Tu sabe se tem outro caminho pra reservar ingressos?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Segundo a Maria Lina, compra-se pelo site da Fnac.

http://www.conexaoparis.com.br/2009/04/29/compre-os-ingressos-para-versailles-e-imprima-em-casa/

Tem certeza que não é mais negócio fazer um Paris Museum Pass?

Beto
BetoPermalink

Simples assim. Maria Lina + Fnac. Desculpe o encosto. Obrigadaço e condolências pelo jogo de ontem. Abraço.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Haha, encosto nenhum. Eu nem sabia que dava pra comprar antecipado Versalhes, foi ótimo aprender (e poder fazer um merchã do Conexão Paris).

Depois só me diz por que comprar separado tá saindo melhor do que o passe...

Carla2
Carla2Permalink

Beto, vc tá mesmo querendo comprar entradas para Versailles, ou foi só desculpa para cutucar o comandante?
mrgreen
mrgreen
mrgreen

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carla chérie, esse negócio de Copa do Brasil é claramente um atalho de segunda classe para a Libertadores... é só ver a lista dos campeões para ver que é um campeonato menor mrgreen

Este ano o que interessa mesmo é sair da fila do Brasileiro; espero que essa má fase passe rápido...

Carla2
Carla2Permalink

mrgreen
mrgreen
mrgreen

Adri B.
Adri B.Permalink

Oiiii Riq e tripulação!!!
Estou indo pra Europa com minha familia nessa terça, dia 07 e queremos reservar a galleria uffizi e a accademia para o dia 11, um sábado...hj, por telefone eles não fazem reserva...vcs acham que posso reservar pela internet hj pra me sentir mais segura, ou espero amanhã e vejo se ainda tem horários por telefone???
Muiiiiiiiiito obrigada!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É claro que é melhor ver se dá para reservar hoje pela internet. (Acho difícil, porque está em cima da hora.)

Todos os grandes sites de reservas de hotéis são seguros. Tente o http://www.booking.com e o http://www.venere.com .

Adri B.
Adri B.Permalink

E se tiverem a indicação de um site seguro para reservas em Florença e Roma, por favor, me indiquem!!!
muito muito muito obrigada!!!
beijossssss

Adri B.
Adri B.Permalink

Riq, desculpe acho que me expressei mal...
Queria sites que vendem ingressos para uffizi e accademia em Florença...sites seguros...aquele b-ticket não tem mais...mas teve outros q olhei, e ainda tinham ingressos mas com uma tarifa absurda...e uma taxa de 10 euros...

Os hotéis já estão reservados...hehehe...tudo em ordem!!!

Só tinha esquecido de reservar pelo telefone, e hoje nào atendem...espero que consigamos reservar um horário para conhecermos os museus...

beijosssss

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O post era antigo, ainda não existia a bilheteria oficial online. Já corrigi. É o b-ticket, sim, e o link correto é este:

http://www.b-ticket.com/b-ticket/uffizi/default.aspx

Adri B.
Adri B.Permalink

Nossa, Riq, hj vc vai ter q ter muita paciência comigo...hehehe
Me expressei mal de novo...hehehe...eu tinha esse link certinho, pq venho montando um manual com suas dicas a uns 3 anos já...hehe
Mas...por este link já esta tudo esgotado...sera q a cota por telefone é diferente???
Tentei outros sites de reservas, e tem para o dia 11/07 que precisamos...só nào sei se é seguro! E as taxas de reserva são absurdas...
Se conhecer mais algum link confiável de reserva de museus por lá, porque o b-ticket não tem nada disponível pra esse mês...
Beijossssssssssss
PS: Desculpe a pentelhação, Riq!

Zé
Permalink

Adri, ligue ou mande um email para o seu hotel em Florença pedindo para que eles façam a reserva pra você. Quem sabe eles te ajudam wink

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ah, entendi...

É possível que haja cotas diferentes online e por telefone, sim. Dê uma tentadinha amanhã por desencargo de consciência.

Acho difícil conseguir, porque está bem em cima e julho é mês de férias.

Dos outros vendedores, achei por aí depoimentos recomendando a http://www.tickitaly.com. Boa sorte!

flavia morozetti
flavia morozettiPermalink

Alguem pode me ajudar? Estou tentando reservar os museus pra minha viagem à Italia em setembro. O Museu do Vaticano eu já consegui. Mas a Uffizi não de jeito nenhum. Estou tentando pelo site da b-ticket. Quando coloco os dados do cartão ele dá transação negada. Já confirmei com o cartão de credito e com eles não tem problema nenhum. Já tentei o cartão da minha irmã e nada!! Será que é melhor tentar por telefone?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ninguém relatou problemas com o b-ticket antes, não.

Limpe os dados do computador, ou use outro computador, ou outro cartão. Senão, o jeito vai ser por telefone mesmo.

Adrianne Moniz
Adrianne MonizPermalink

Bom, acabei de chegar de Florença e realmente a fila da Galeria Uffzi é inacreditável!!
Tentei por dois dias!! Tipo: Fila de três horas... Enfim.
Quem puder faça esta reserva on line. Não sabia...
Agora, lá é demais!!!!!!E o show na porta do Palácio Vecchio!!??
Muito bom!!

Roberto
RobertoPermalink

Boa Tarde,

Gostaria de saber se existe algum ticket que agrupa todas as atrações principais de florença ( algo como um ticket para todos os museus).
Ou tenho que comprar tudo separado?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! Desde 2011 há um novo cartão, o Firenze Card, que dá direito a 33 museus. Note, porém, que não dá direito a visita com hora marcada na Uffizi ou na Accademia; há uma fila menor, para os portadores deste cartão, mas há fila.

O site é www.firenzecard.it.