Fujadafila.com

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Para informações atualizadas, leia este post: Como furar (legalmente) a fila em monumentos e museus

Minha coluna na Época dessa semana. Agradeço ao pela inspiração do tema e pelas três primeiras dicas da lista grin

De todos os inconvenientes possíveis de acontecer numa viagem – atrasos, mau tempo, contratempos de saúde – existe um que está ficando cada vez mais fácil de evitar: as filas. Algumas das atrações mais concorridas do planeta montaram sistemas de reserva antecipada de ingressos ou de acesso privilegiado. Na maioria dos casos dá para resolver tudo pela internet, em alguns cliques (e algumas idas ao dicionário). À primeira vista pode parecer complicado fazer a reserva pelos sites. Mas é melhor perder meia hora, no conforto da sua casa, destrinchando os procedimentos de compra, do que quarar duas ou três horas numa fila, com o taxímetro das suas férias rodando em euro ou em dólar.

Torre de Pisa. Apenas 30 pessoas por vez podem subir à torre, em visitas guiadas de meia hora. Dez lugares em cada grupo são postos à venda pela internet, pela Opera Primaziale Pisana. Custam 17 euros (2 euros a mais do que o preço na bilheteria) mas podem fazer a diferença entre subir ou não subir na torre. Chegue meia hora antes para retirar os ingressos.

Galeria Uffizi, Florença. Existem muitas agências online que oferecem ingressos para a Uffizi, mas o mais seguro – e barato – é reservar sua entrada por telefone, com antecedência. Já se pode comprar ingresso para a Uffizi (e também para a Accademia) pela internet. O endereço da bilheteria oficial é http://www.b-ticket.com/b-ticket/uffizi/default.aspx. A central de vendas dos museus de Florença atende pelo telefone (39-055) 29-4883, e você pode optar entre o atendimento em italiano ou inglês. Custa 9,50 euros. Aproveite e reserve seu ingresso para ver Davi, de Michelangelo, na Accademia: são outros 9,50 euros.

Capela Sistina, Vaticano. Para não perder uma manhã na fila, inscreva-se num tour guiado oficial do Vaticano. Custa 23,50 euros (10,50 euros a mais do que o ingresso simples), dura duas horas e pode ser reservado por fax: (39-06) 6988-5100.

Museu do Louvre, Paris. Não adianta procurar no site do museu: as entradas são vendidas em centrais como a TicketNet. O ingresso custa 9,60 euros, e a taxa para imprimir em casa, em formato PDF (evitando, assim, os custos e a demora de envio pelo correio), é de 1,30 euro.

Alhambra, Granada. Este palácio mouro é a maior atração turística da Andaluzia; no verão europeu é impossível conseguir ingressos na hora. No site Alhambra Tickets você escolhe dia e horário da visita. Para ter mais tempo dentro do palácio, reserve o primeiro horário da manhã (8h30) ou da tarde (14h). Os ingressos custam 10,88 euros e são retirados no local.

Reichstag, Berlim. Aparentemente é impossível visitar a cúpula de vidro do parlamento alemão – obra-prima de sir Norman Foster – sem mofar uma ou duas horas na fila; mas a visita, pelo menos, é grátis. Quem quiser abrir a mão, porém, pode reservar uma mesa no restaurante Käfer (kaeferreservierung.berlin@feinkost-kaefer.de), que funciona na cúpula, e entrar direto por uma entrada lateral.

Museu Metropolitan, Nova York. O Met não cobra ingressos: sugere uma doação de 20 dólares por adulto. Para quem não quer esperar na fila, porém, a doação é compulsória. Entre pelo site do museu você pode escolher entre ser direcionado para uma central de ingressos ou preencher um formulário e pedir seus ingressos por... fax!

Empire State, Nova York. Para subir no edifício mais famoso do planeta é preciso enfrentar três filas: do controle de segurança, da bilheteria e do elevador. O site do Empire State vende dois tipos de ingresso antecipado. O de 20 dólares permite que você cabule a fila da bilheteria; o de 48 dólares faz você furar a fila do elevador também.

136 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Eu sou usuário há tempos disso. Já fiz reserva até de taxi (traslado) pela Internet para alguns países. O da Alhambra, além de funcionar perfeitamente, eu aconselho vivamente, porque as visitas são limitadas a períodos (manhã e tarde) e quantidade de pessoas. e o guichê do " will call" (termo usado para definir que vc. retirará no local) sempre é mais vazio do que o guichê de quem compra na horta, além do fato de que neste caso (Alhambra) corremos o risco de não encontrarmos ingressos.

Todos os shows da Broadway também são reserváveis diretamente nas bilheterias dos respectivos teatros (além de poderem ser adquiridos no ticketmaster) e assim fiz com o Tarzan e Rei Leão (da Disney) e com o "Love", o Cirque du Soleil cujo tema são os Beatles, em las Vegas.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

horta não, HORA!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Só pra avisar: editei o post do Sul da Bahia incluindo um índice, em ordem cronológica, de todos os posts da viagem. Fui!

http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/06/01/resumindo-sul-da-bahia/

Marcio
MarcioPermalink

Ah, o Louvre e outras atrações de Paris estão a venda na Fnac de lá e assim se estiver sem impressora vá lá e não pegue fila tbm.

Fila em viagem é uma das coisas mais chatas que tem!!!

Lena
LenaPermalink

Tripilação,

Nada a ver com o post, mas recebi por e-mail hoje e achei bom compartilhar com os viajandões daqui lol

Clique no endereço abaixo
( www.alovelyworld.com/ )
Basta clicar no país de sua preferência; depois vem
o mapa desse país , com luzes que piscam.
Clique numa dessas luzes e, em seguida, vem o lugar
desejado com várias fotos.
Vc pode clicar na foto desejada, para aumentá-la.

Zé
Permalink

Riq, valeu pela citação. Vou imprimir. São dicas muito úteis.

Sabe, eu ODEIO filas, principalmente pessoas que furam fila. Um dia quase subi no pescoço de um cara que tentou furar a fila de um check-in no aeroporto da Ilha Margarita. Sou uma pessoa calma, mas esse tipo de comportamento de algumas pessoas me tira do sério.

Valeu, abração e take care! mrgreen

Dani G.
Dani G.Permalink

Uma dica do Louvre: ao invés de ir direto na bilheteria, é so ir na BANCA DE REVISTA que tem la na galeria na saida do metrô (ja dentro do Louvre mesmo). Nunca tem fila, e vc vai e compra a entrada wink

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Falando em Cirque, eles voltarão!
Eu acho esse negócio de comprar pela net, pelo tel, a melhor coisa do mundo!

Gabriela
GabrielaPermalink

Cara Lena:
Esse seu site lembrou-em um outro, não sei se já foi colocado por aqui, sou novata...
http://www.woophy.com/map/index.php
É só pesquisar pelo nome do lugar que pretende e recebe as fotos.

Carla
CarlaPermalink

Fazer as reservas com antecedência é interessante para evitar as filas, sem dúvida, mas o hábito também pode evitar que a pessoa deixe de ver uma atração que só pode ser vista se reservada com antecedência, como a Última Ceia de Da Vinci, em Milão. Lá não adianta chegar com disposição para encarar 3 horas de fila - se não houver reserva prévia, não há visita...

MARIA BELEM
MARIA BELEMPermalink

Vou estar em Milão só por dua noites e fiquei assustada com
a espera para ver a Última Ceia. Como devo fazer?? Aonde tenho
que reservar?? Pelo jeito preciso sair do Brasil com tudo
reservado para não perder tempo.Me diga então passo a passo o que fazer.
obrigada,
Maria Belem

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Maria, a página do site do Cenacolo Vinciano que leva às reservas online é esta aqui:
http://www.cenacolovinciano.org/sito/ing_prenotazioni.html

No entanto, até julho as reservas pela internet já estão esgotadas.

Você pode tentar pelo call-center, que tem atendimento em italiano e inglês:
(39) 02-8942-1145
O call-center funciona das 9h às 18h, horário da Itália, de segunda a sexta; e sábado das 9h às 14h.

Ellen
EllenPermalink

Oi,Riq.Fiquei dois dias sem ler seu blog e hoje levei um susto.Aqui agente se diverte e aprende tanto...que triste esse povo chegar com tanta agressividade.Você,como sempre,na maior classe.
Bjs.

Katy
KatyPermalink

Oi, gente

Sou nova no pedaço, apesar de acompanhar o trabalho do Ricardo há muitos anos. Adorei conhecer o blog e tenho passado horas lendo o que já foi escrito por vocês e por ele. Achos as dicas de todos maravilhosas e já estão me ajudando a planejar a próxima viagem. Obrigada!

Hoje, porém, fiquei assustada e muito triste ao ver o rumo que as coisas estão tomando por aqui. Que tal simplesmente ignorar a grosseria e a falta de educação desses fanáticos (na pior acepção da palavra)? Vamos fazer de conta que eles não existem e retomar a nossa "filosofia turística". Penso que nesses casos a indiferença é a melhor resposta. Não se fala tanto que o turismo pode facilitar a paz entre os povos? Vamos voltar a falar apenas sobre turismo e, quem sabe, trazemos de volta a paz a essa nossa aeronave? Beijos.

Carla
CarlaPermalink

Pessoal, aqui vai um presentinho literário para alegrar o fim de semana de todos:

POEMINHA DO CONTRA (Mario Quintana)

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

grin

fabio
fabioPermalink

Carla, sem comentários...mandou muito bem!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Bem lembrado, Carla!

Para reservar a visita à Última Ceia de Leonardo da Vinci em Milão:
http://www.cenacolovinciano.org/

Sylvia
SylviaPermalink

Carla lol lol lol

Yara
YaraPermalink

Ricardo
você conhece este cara? morri de vontade de ter um video destes das minhas viagens
http://www.wherethehellismatt.com/

Leandro
LeandroPermalink

Minha opinião: muitos dos que escreveram ofensas aqui não eram torcedores fanáticos não, mas sim Trolls, que não perdem uma oportunidade de espalhar discórdias e ofensas se aproveitando de uma situação pré-existente (no caso as reclamações de alguns torcedores "legítimos"), mas aqui não funciona.

Sylvia
SylviaPermalink

Interessante ..Leandro , não conhecia sad
e tb não consigo imaginar
como um ser raciocinante possa ser tão sad sad
Achei mais info em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll

Carla2
Carla2Permalink

Carla, adorei! pode continuar nos presenteando com poeminhas!! smile

Tô com a Katy - ignorar - talvez ainda tenhamos uns dias de turbulência, mas como dizem, depois da tempestade vem a bonança!!

diarionomade
diarionomadePermalink

Muito boas as dicas!
Parabens pelo blog, fantastico!
Grande abraco
n.

BIANCA
BIANCAPermalink

Ricardo:

Esse post estava sendo aguardado e é de utilidade pública...
As dicas do Zé foram realmente ótimas!! Só pra complementar, onde só for possível reservar por telefone, vale pedir ao hotel onde se for hospedar para fazer a reserva, certificando-se que não cobrará por isso.
Abçs.

Rodrigo Purisch
Rodrigo PurischPermalink

Versailles: Compre um ticket na estação de Trem junto com sua passagem (combo). Esse ticket lhe dará acesso em fila especial às principais atrações.

Vai o link: http://www.transilien.com/web/site/accueil/citylien/forfaits-loisirs/Chateau-de-Versailles

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

As filas são realmente insuportáveis em algumas grandes atrações, e esse sistema de reservas é bem legal.

Os tickets pro Alhambra também são vendidos com antecedência em qualquer agência do Banco BBVA dentro da Espanha, para quem não conseguir comprar pela net. Arnaldo, eu comprei no BBVA porque não sabia que dia chegaria a Granada, mas algumas pessoas lá da Comunidade do Orkut reclamaram que não conseguiram comprar pelo site do Alhambra. A fila para quem não tem ingresso é realmente impráticável.

Dica para visitar o Louvre sem stress : entre pelo Carrousel (entrada subterrânea), nunca pela pirâmide (se quiser, sai pela pirâmide) e vá numa quarta-feira depois das 15:00h, horário bem tranquilo e você pode ficar até as 21:00h por lá (horário que o museu fecha as quartas).

Bjos

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Tripulação,
Fiquei o final de semana longe e só hoje vi os comentários sobre o post Flamengo-Itaquera.
Só queria dizer que lamento muito que o nosso blog tão querido tenha sido palco de ofensas ao comandante e à tripulação, por causa desse fanatismo-disfarçado-de-paixão-e-chamado-futebol.
Me envergonho dos ditos "paulistanos" que se sentiram ofendidos por nada e partiram para a falta de educação e baixaria, tão raras no nosso blog.
Beijos para todos e vamos para frente.

Claudia
ClaudiaPermalink

Pessoal,
fiquei fora uns dias e só tomei conhecimento da "coisa" pelos comentários da charada da sexta. Realmente lamentável!
Riq, lembrou mesmo o episódio "hino nacional". Em ambos, concordo com você!
Sylvia, sábias e corretíssimas palavras!
Vamos virar a página e voltar ao que interessa!
Abraços a todos.

Claudia
ClaudiaPermalink

Excelentes dicas!
Aquela fila do Empire State é de matar! Pior que ela só a do Vaticano!
Fui a Nova York em outubro. No Metropolitan, até que não tinha fila pro ingresso mas, a da rouparia... não tinha como fugir. Lá fora tava um gelo, lá dentro um forno, e os seguranças não deixavam entrar de casaco na mão nem mochila. Então, não tinha escolha, saía de uma pra entrar na outra.
Abçs.

Flavia
FlaviaPermalink

Adorei a lista!!!! Odeio filas, nem de McDonald's.

Sempre um excelente blog! Abcs, Flavia

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu já conhecia o Where the hell is Matt, sim, Yara. Mó barato...

E quem tiver mais dicas de reservas antecipadas (obrigado, Rodrigo!) por favor mande!

fabio
fabioPermalink

Pessoal, vem cá...alguém vai mais de uma vez ao Empire State ou à Estátua da Liberdade? Até mesmo no Metropolitan, caso não haja uma exposição que justifique? Porque, no meu caso por exemplo, basta uma vez pra ir na maioria dos cartões postais (que muitas vezes são cartões lerês, não acham)? E olhe lá...Já fui a NY muitas vezes, e nunca senti vontade de voltar a nenhum lugar, à exceção dos lugares que ninguém conhece, nem nós mesmos, e cuja descoberta tornam a viagem mais interessante. Concordam...ou não?

Sylvia
SylviaPermalink

Eu tb sinto assim Fabio smile
Tanto é que falamos aqui vaarias vezes que é ótimo voltar aos
lugares e ficar zanzando pela rua sem ter 'imperdiveis" na lista !

Carla2
Carla2Permalink

Acho que depende muito do lugar. Alguns são só cartões-postais lerê mesmo, mas outros, dá vontade de voltar, sim... claro, dependendo do interesse de cada um. Perdi a conta de quantas vezes visitei o depto do Egito no British museum, mas não subiria outra vez na Torre Eiffel...

Sylvia
SylviaPermalink

A gente faz mesmo de tudo né?
Uma vez optei por fazer uma escala em Madri só para passar uns
minutos no Prado e conferir pela enésima vez o meu pintor
predileto : Bosch , e como a Carla nunca cansei de passar no
British para dar mais uma olhadinha na Cariátide e no dep. da Assiria .
Mas é pontual, específico , coisas da paixão lol

Carla2
Carla2Permalink

Coisa de gente maluca como nós Sylvia!!! lol

Claudio
ClaudioPermalink

Toda vez que vou ao Rio de Janeiro, vou ao Corcovado e Pao de Acucar...Nao tem jeito, jah tentei evitar, mas a paixao e o orgulho de ser brasileiro, quando vejo aquela deslumbrante paisagem, eh como um RE-batismo...Nao tem fila que me impeca...
Por falar nisto, tem como comprar ingresso dos pontos turisticos do Brasil pela internet???????

Majô
MajôPermalink

Eu também subi uma vez só na Torre Eiffel. Mas Museu D ' Orsay, adooro, tenho que bater ponto. Só de entrar me emociono, impressionistas são minha paixão messsmo. lol

Majô
MajôPermalink

Cláudio,

O por do sol visto do Pão de Açucar, pra mim é de tirar o fôlego de tão bonito !! smile

Sylvia
SylviaPermalink

Claudio , pensa bem .. comprar pela internet pontos turisticos no Brasil..
se quem compra no guiche não recebe o comprovante e os caras
desviam o dinheiro .. imagina pela internet lol lol

Top Posts « WordPress.com

[...] Fujadafila.com Minha coluna na Época dessa semana. Agradeço ao Zé pela inspiração do tema e pelas três primeiras dicas da lista […] [...]

Carla2
Carla2Permalink

http://www.bondinho.com.br/

site oficial do bondinho do Pão de açúcar - não fala nada de compra pela internet... sad

Carla2
Carla2Permalink

a sim, e para piorar, o ticket só vale no dia da compra.... bem já dizia alguém que brasileiro adora uma fila!!!! Neste caso ser o responsável por criá-la, já que a maioria dos turistas no Pão de Açúcar é de estrangeiros... imagina o que eles não devem pensar da gente.... sad

Claudio
ClaudioPermalink

Majô,
O por do sol visto do Pao de Acucar , como o comercial do Mastercard : PRICELESS!!!!!!!!
Sylvia,
Eh que eu sou aquele "sonhador" brasileiro, estilo MACUNAIMA...Infelizmente vc estah certa...

Majô
MajôPermalink

Carla2,

Já estive várias vêzes no Pão de Açucar, levando estrangeiros e os paulistinhas da família que adooram o Rio, posso dizer que a fila sempre andou rapidinho, nem 5 min.

Claudio,

Concordo lol

Sylvia
SylviaPermalink

Por falar em comercial :
Alguem já viu um outdoor enooorme da TIM que tem uma menininha
em cima de uns tocos , um marzão e ao fundo um coqueiral ?
Eu sou capaz de apostar que aquela foto foi feita na maré alta
em frente a igrejinha de Carneiros e tendo ao fundo o que eles
chamam de "jacaré " que é a continuação de Guadalupe.
É isso ????
( já conferi com as minhas fotos e os "tocos" são iguaizinhos smile )

Zé
Permalink

Riq, com relação às reservas para o Museu do Vaticano + Capela Sistina, andei lendo mais a respeito do assunto e me parece que o Vaticano só está liberando as reservas apenas na vespera (ainda assim não é garantido que você consiga a reserva). Muito em cima da hora, não acha? Pois é, andei trocando uns e-mails com a Bianca e ela me sugeriu para que eu desse uma olhadinha nesse site http://www.rome-museum.com/booking.php como uma segunda opção. Li alguns comentários no Tripadvisor e me pareceu que essa empresa é confiável. Conclusão: reservei com eles a entrada no museu para as 8:15 am (o horário de entrada para o povão que fica na fila é 10:00 am). Vou pagar 23,00 Euros (pra quem quiser, dá para alugar um áudio guide do Vaticano por 6,00 Euros). Eles também oferecem um tour guiado de 2-3 horas por 33,00 Euros (início às 9:00 am).

Para evitar fila no Coliseu em Roma, compre os ingressos no guichê da Palatine Hill (sorry, não sei o nome em português).

Riq, como você já sabe, embarco em breve para a Itália e lá poderei testar toda essa parte italiana do seu post. Quando voltar eu comento aqui novamente dizendo se vale ou não a pena fazer as reservas desses passeios pela Internet. mrgreen

Majô
MajôPermalink

Sylvia,

Não vi esse comercial, mas vou procurar e conferir. Tenho essas fotos dos tocos também.

Majô
MajôPermalink

Riq,

Tá no Ancelmo Gois hoje, que o Rosa dos Ventos conquistou uma das maiores médias mundiais em gastronomia, segundo Relais & Chateaux.

Sylvia
SylviaPermalink

Majô, aqui em POA tem um outdoor na Nilo Peçanha , procurei na
internet mas não encontrei.
ZÉ em portugues é Monte Palatino.

Zé
Permalink

Sylvia, obrigado. mrgreen

Majô
MajôPermalink

Sylvia, amanhã quando eu sair vou olhar os outdoors.

Mudando de assunto, imagino o frio que está em POA, aqui choveu o dia inteiro, e um friozinho, por sinal uma delícia. wink