Fujadafila.com

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Para informações atualizadas, leia este post: Como furar (legalmente) a fila em monumentos e museus

Minha coluna na Época dessa semana. Agradeço ao pela inspiração do tema e pelas três primeiras dicas da lista grin

De todos os inconvenientes possíveis de acontecer numa viagem – atrasos, mau tempo, contratempos de saúde – existe um que está ficando cada vez mais fácil de evitar: as filas. Algumas das atrações mais concorridas do planeta montaram sistemas de reserva antecipada de ingressos ou de acesso privilegiado. Na maioria dos casos dá para resolver tudo pela internet, em alguns cliques (e algumas idas ao dicionário). À primeira vista pode parecer complicado fazer a reserva pelos sites. Mas é melhor perder meia hora, no conforto da sua casa, destrinchando os procedimentos de compra, do que quarar duas ou três horas numa fila, com o taxímetro das suas férias rodando em euro ou em dólar.

Torre de Pisa. Apenas 30 pessoas por vez podem subir à torre, em visitas guiadas de meia hora. Dez lugares em cada grupo são postos à venda pela internet, pela Opera Primaziale Pisana. Custam 17 euros (2 euros a mais do que o preço na bilheteria) mas podem fazer a diferença entre subir ou não subir na torre. Chegue meia hora antes para retirar os ingressos.

Galeria Uffizi, Florença. Existem muitas agências online que oferecem ingressos para a Uffizi, mas o mais seguro – e barato – é reservar sua entrada por telefone, com antecedência. Já se pode comprar ingresso para a Uffizi (e também para a Accademia) pela internet. O endereço da bilheteria oficial é http://www.b-ticket.com/b-ticket/uffizi/default.aspx. A central de vendas dos museus de Florença atende pelo telefone (39-055) 29-4883, e você pode optar entre o atendimento em italiano ou inglês. Custa 9,50 euros. Aproveite e reserve seu ingresso para ver Davi, de Michelangelo, na Accademia: são outros 9,50 euros.

Capela Sistina, Vaticano. Para não perder uma manhã na fila, inscreva-se num tour guiado oficial do Vaticano. Custa 23,50 euros (10,50 euros a mais do que o ingresso simples), dura duas horas e pode ser reservado por fax: (39-06) 6988-5100.

Museu do Louvre, Paris. Não adianta procurar no site do museu: as entradas são vendidas em centrais como a TicketNet. O ingresso custa 9,60 euros, e a taxa para imprimir em casa, em formato PDF (evitando, assim, os custos e a demora de envio pelo correio), é de 1,30 euro.

Alhambra, Granada. Este palácio mouro é a maior atração turística da Andaluzia; no verão europeu é impossível conseguir ingressos na hora. No site Alhambra Tickets você escolhe dia e horário da visita. Para ter mais tempo dentro do palácio, reserve o primeiro horário da manhã (8h30) ou da tarde (14h). Os ingressos custam 10,88 euros e são retirados no local.

Reichstag, Berlim. Aparentemente é impossível visitar a cúpula de vidro do parlamento alemão – obra-prima de sir Norman Foster – sem mofar uma ou duas horas na fila; mas a visita, pelo menos, é grátis. Quem quiser abrir a mão, porém, pode reservar uma mesa no restaurante Käfer (kaeferreservierung.berlin@feinkost-kaefer.de), que funciona na cúpula, e entrar direto por uma entrada lateral.

Museu Metropolitan, Nova York. O Met não cobra ingressos: sugere uma doação de 20 dólares por adulto. Para quem não quer esperar na fila, porém, a doação é compulsória. Entre pelo site do museu você pode escolher entre ser direcionado para uma central de ingressos ou preencher um formulário e pedir seus ingressos por... fax!

Empire State, Nova York. Para subir no edifício mais famoso do planeta é preciso enfrentar três filas: do controle de segurança, da bilheteria e do elevador. O site do Empire State vende dois tipos de ingresso antecipado. O de 20 dólares permite que você cabule a fila da bilheteria; o de 48 dólares faz você furar a fila do elevador também.

136 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Oi, povo, em Cps também tá um friozinho "dilícia"! Olhei a foto, e parece mesmo Carneiros. Sylvia, que memória fotográfica!!! Aliás, Sylvia, quando tiver um tempinho, deixei uma perguntinha no "Falou e disse" sobre os lençóis egípcios...smile smile smile

afrancesa
afrancesaPermalink

Olá tripulação, estreei meu blog de viagens também. A primeira viagem que relatei foi a de duas semanas ao Brasil ano passado com meu marido, mais especificamente no Espírito Santo, que tão pouca gente conhece! Serão todos muito bem vindos a bordo smile

Quanto a comprar tickets com antecedência, só relembrando: comprar tickets para os ferries na Grécia pela internet também ajuda a poupar tempo, principalmente se você for em julho-agosto. Da mesma forma a Fernando de Noronha, pagando a taxa de permanência na internet você economiza 40 minutos de fila ao desembarcar na ilha smile

Beijos Riq

Beijos tripulação

Carla
CarlaPermalink

Fabio, eu também acho que basta uma vez nesses lugares, mas triste é quando você acaba indo mais de uma vez para fazer companhia a um novato... Comigo foi assim em Nova York - as 3 primeiras vezes que eu fui, tive que acompanhar novatos nos points obrigatórios... Da próxima vez, quero levar os meus pais, então já sei que lá vou eu de novo! wink

E vejam só que engraçado... Eu, que tenho o Pão de Açúcar pertinho de casa, não subo até o topo desde os 8 anos de idade - e ao Corcovado ainda não fui de trenzinho, nem depois que instalaram os elevadores...

Rosa
RosaPermalink

Chega de futebol, quem ganhou o troféu essa semana fui eu… Palmas para mim… Com essa confusão, desviaram a atenção e eu não recebi as devidas homenagens. Gente, o que é mesmo que quem acerta a charada ganha? Essa semana é a minha vez…
Obrigada Riq.

fabio
fabioPermalink

Acompanhar novato em viagem, cá pra nós, é dose...não é comigo. A propósito, Majô, concordo com o D'Orsay, assim como o Museu VanvGogh em Amsterdam. Não dá pra não ir...de novo smile

Majô
MajôPermalink

Carlinha,

Console-se eu subi a 1a vez no Pão de Açucar a 1a vez com 18 anos ! Por sinal com um por de sol, eu vou te contar, em diversos tons de amarelo, rosa, azul refletindo na Baia de Guanabara, show !

O Corcovado também tem vista lindíssima do Rio, Arnaldo tá com fotos no blog dele. E o trem é uma atração a parte. Foi o 1o trem movido a energia elétrica no Brasil. Na época, em 1884 foi considerado um milagre da engenharia por percorrer terreno totalmente íngreme, e foi a primeira via férrea construída no Brasil com fins exclusivamente turísticos. Obra de engenheiro brasileiro que tem estátua na pracinha em frente à estação do bondinho.

Diego
DiegoPermalink

Ah se eu soubesse disso antes. Em Florença, optei por não ir na Uffizi pois a fila de espera era de umas 3 horas. Pra quem ia ficar um dia só na cidade, é mto tempo perdido.

Pelo menos, por causa desse tempo extra, podemos explorar uns parques diferentes e "non lere-lere" maravilhosos.

Lena
LenaPermalink

lol

Acabei de ver o site indicado acima, Where the hell is Matt. É o próprio professor Coisinha de Jesus , versão Globetrotter!!
Adorei!
Agora já sei onde o Casseta & Planeta se inspirou!!

Sylvia
SylviaPermalink

Rosa, PARABENS !
Quem acerta a charada primeiro ganha lol lol lol

BIANCA
BIANCAPermalink

ZÉ:

ÓTIMA VIAGEM PRA VC E SUA FAMÍLIA!!!
Que essa trip corresponda e até supere suas expectativas!!
Na volta dá um feedback pra gente.
Obrigada por todas as dicas(não foram poucas!!). smile
Gde abraço!!

Emília
EmíliaPermalink

Gente, esse post me atentou para algo que ainda não tinha pensado antes...comprar ingressos de atrações turísticas pela internet. Com certeza vai ser bem útil para futuras viagens.
A única situação que me lembro que fiz isso foi Noronha (utilíssimo, dica dada por quem? Comandante, claro smile )

Zé
Permalink

Bianca, muito obrigado.
Desejo a você também uma ótima viagem!
Aproveite bem o passeio e comporte-se, viu? mrgreen
Abração.

Carla
CarlaPermalink

Pois é, Majô, eu estou me devendo uma visitinha ao Corcovado... De vez em quando é muito bom fazer turismo no quintal de casa, não acha? wink

Dotô Adevogado
Dotô AdevogadoPermalink

Em Londres, na London Eye, é possível comprar ingresso para o "Fast Track" - http://www.londoneye.com/product_content.aspx?id=3&sec=pyv - custa 25 libras em lugar de 14.50, mas ganha um livrinho e, ao mesmo tempo, economiza horas de fila, dependendo do movimento do dia.

Majô
MajôPermalink

Acho sim Carla !!! Precisa vir gente de fora pra gente ser "forçada" a fazer esse turismo no quintal de casa wink Assim foi que eu voltei ao Jardim Botânico depois de anos, e à Colombo. smile

Emília
EmíliaPermalink

Meninas, eu adoro me sentir turista na minha própria cidade...antes, quando eu estudava no centro de SP, eu gostava de passear por ali à tarde, nos dias de rodízio. Agora as aulas acabaram e já estou sentindo falta...
Se bem que ser turista na própria cidade, sendo essa cidade o Rio...é uma outra história razz

Hugo
HugoPermalink

Eu, assim como todo mundo, odeio fila. Sempre que possível tento fazer reservas pela internet, chegar um pouco antes do lugar abrir para entrar primeiro e descobrir os dias de menor movimento.

Mesmo assim sempre tem o fator excurssão que pode acontecer a qualquer momento e sem prévio aviso.

Majô
MajôPermalink

Meninas,

Adoooro turismo em São Paulo, até em Congonhas mrgreen

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Pra comprar ticket da London Eye sem fila bom mesmo é viajar pela British, comprar em pleno avião pelos mesmos 14,50 pounds do guichê e ainda ganhar o livro de fotos free de verdade!

BIANCA
BIANCAPermalink

Mari
Sua dica veio on time! smile
Entao vou deixar pra comprar no aviao.
Valeu!!

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Bianca, das duas vezes que viajei de British, rolava essa promoção. Eu usei na primeira e foi maravilhoso (o livro é lindo também!)

BIANCA
BIANCAPermalink

Acho que deve ter sim pois quando comprei o bilhete online, abaixo noticiava opçao de compra do london eye mas estava indisponível.
Eu já estava pensando em comprar pelo site que o Dotô indicou acima, qdo vc deu esse toque.
Não quero perder tempo com filas. smile

Emília
EmíliaPermalink

Majô: lol

Isabel O., Portugal
Isabel O., PortugalPermalink

Quando fui ao Empire não me lembro de filas mas, atenção, foi em Fev de 2001, antes do 11 de Setembro, era Inverno, e foi à noite (tb é muito bonito). Os problemas com a segurança vieram piorar muito a entrada nos locais. Nunca mais voltei aos EUA mas imagino as diferenças.
Tb já experimentei bihetes pela Net, para umas exposições de Picasso no Museu Rainha Sofia e no Prado. Aconselho vivamente, sobretudo no Verão. Madrid em Agosto é do pior.

BIANCA
BIANCAPermalink

Ricardo & Tripulaçao:

Fora Uffizi, Accademia, Vaticano, Palazzo Ducale, Basílica San Marco, Ultima Ceia de Milao, Louvre, London Eye e Torre de Pisa, há mais algum lerê que aconselham reserva e/ou compra prévia?

Sylvia
SylviaPermalink

Bianca , se fores comprar o passe Paris museum não precisas de
compra antecipada para o Louvre ( é só entrar pela galeria )

BIANCA
BIANCAPermalink

Sylvia:
Encontrei na internet algo sobre um um Paris Pass, dando direito a alguns museus e pontos turísticos, que parece custar 79EUR/2 dias. Acho que nao é bem esse que vc fez referência.
O Paris Museum eu compro lá ou tem algum site?

Bianca
BiancaPermalink

Hi Ricardo

Uma dica para quem gosta de arte: na sua visita ao museu vaticano comece pela capela sistina! Todo mundo deixa para o final e acaba tendo ver a capela espremido entre um chines e outro. Melhor e comecar la e vc vai ter a capela praticamente so pra vc e depois com calma pode visitar o resto do museu.

BTW gostei desse artigo no NYT e lembrei de ter visto alguem no seu blog pedindo info sobre Nanibia:
http://www.nytimes.com/2007/06/10/travel/10pracphoto.html?em&ex=1181620800&en=c0a47dd1153dd88c&ei=5087%0A

Sylvia
SylviaPermalink

Bianca:
Dá uma olhada detalhada em
http://www.parisvisite.com/en/index.php
Faça as contas e veja o que é melhor para ti.
(quantos museus vais ver por dia e quanto custa cada um)
Para quem for ficar de segunda a domingo em Paris a
Carte Orange é a melhor opção para transporte ilimitado.
http://www.ratp.info/informer/tarif_abonnements_o.php

BIANCA
BIANCAPermalink

Sylvia:
Estarei em Paris de segunda a sexta à tarde.
Vou checar esses sites e ver o que se adequa mais.
Obrigada!
Abçs.

Sylvia
SylviaPermalink

Bianca, creio que mesmo usando só 5 dias a carte orange
pode valer a pena

BIANCA
BIANCAPermalink

Sylvia:
O Paris Museum realmente vale a pena. Mesmo nao visitando todos os museus que ele disponibiliza, sai bem mais em conta. Vi que posso comprar no aeroporto logo que chegar ou antes pelo site.
A dúvida está entre o Orange e o Paris Visite. O mais adequado e economico no meu caso seria o Orange mas ele tb dá acesso ao onibus noturno e ao furnicular? O site quando fala do P. Visite é bem mais detalhado e deixa essa lacuna quanto ao Orange.

Sylvia
SylviaPermalink

Pelo que entendi Bianca , a carte orange dá acesso a tudo
mas como vais comprar lá mesmo é só levar contigo uma
foto ( para fazer o passe ) e escolheres o que é melhor.
Eu sempre comprei o visite pq os meus dias da semana não
fechavam mas de seg a sexta o orange é barbada !

BIANCA
BIANCAPermalink

Sylvia:
Obrigada!!! O Orange eh bem mais barato e se vale pra tudo eh o que vale mais a pena. Vou tentar comprar logo no aeroporto pra já usar no transporte pra cidade.
O dia tah chegando... smile

DUANA
DUANAPermalink

Gostaria de saber se existe alguma forma de evitar a fila para subir à Torre Eifel.

Zé
Permalink

Oiiii, Riq! Tô de vorta!! mrgreen mrgreen mrgreen

Desculpe não ter mostrado a cara antes (estou até meio sem graça eekops: - faz quase um mês que voltei!!), mas é que a minha viagem foi tão “intensa” que resolvi tirar umas férias das minhas férias. grin:
Deu tudo certo, foi maravilhoso, super legal..., mas ainda prefiro Portugal (ih, rimou!). Outra hora eu conto mais a respeito. Quem sabe no meu blog (já abri uma conta no wordpress, fiz alguns testes com as fotos, mas ainda não decidi se vou colocar o blog no ar).

Pois bem, vamos ao que interessa, pois a Sylvia já está cobrando os reviews dos “Musts sem Filas”!

Como já dizia Jack, o estripador: vamos por partes.

Pisa:

- Torre de Pisa: fiz a reserva pela Internet. Meu tempo de espera na fila para pegar os ingressos? 5 min. Tempo de espera do “povão” para entrar na Torre? Não sei. Só sei que a fila deles não estava muito grande. Estava dando para fazer a reserva na hora. Talvez para quem vai viajar em julho ou agosto seja aconselhável fazer a reserva pela Internet.

Veneza:

- Palácio Ducale: para evitar a fila de entrada, fiz um tour guiado chamado: O Itinerário Secreto dos Doges (reserva na Internet - ingresso um pouquinho mais caro que o ingresso comum). Vale a pena; é bem legal! Você vai ter acesso a lugares do Palácio que o bilhete comum não lhe dá direito de visitar (por exemplo, visitar a cela onde ficou preso o famoso Casanova e ficar sabendo como ele conseguiu fugir de lá). Meu tempo de espera na fila? 10 min. Tempo de espera do “povão” para entrar no Palácio? Não sei. Só sei que a fila deles estava graaande pra burro!!

- Basílica de São Pedro: reserva de graça pela Internet. Se você estiver com bolsa, mochila ou similares, não esqueça de deixá-los no guarda-volumes (fica numa igrejinha em uma ruazinha – pleonasmo veneziano - do lado esquerdo e perpendicular à Basílica), senão eles vão te barrar na entrada. O guardo-volumes é de graça, mas você pode deixar uma doação. Eu deixei 50 centavos!!! grin: Meu tempo de espera na fila? 30 seg. Tempo de espera do “povão” para entrar na Basílica? Não sei. Só sei que a fila deles estava graaaaaaande pra burro!!

Florença:

- Museu Accademia: para ver o Davi peladão...; com o número da reserva em mãos, meu tempo de espera na fila para pegar o ingresso no guichê foi de 30 seg. Baideuei, vocês já repararam a olhadinha que o Davi dá pro Golias antes dele mandar aquela pedrada na cabeça do gigante....? Quando crescer quero ser igual ao Davi :cooL: . Tempo de espera do “povão” para entrar no Accademia? Não sei. Só sei que a fila deles estava graaaaaaaaaaaande pra burro!!

- Museu Uffizi: com o número da reserva em mãos, vá até o “guichê de reservas”, pegue seu ingresso, saia do prédio e ande até a entrada para os “sortudos-que-têm-ingressos-reservados”. Só pelos “Botticellis”, o Uffizi já vale a pena. Meu tempo de espera na fila? 30 seg. Tempo de espera do “povão” para entrar no Uffizi? Não sei. Só sei que a fila deles estava graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande pra burro!!

Legal também em Florença é o museu da Ciência (sou supeito pra falar pois, como sabem, sou cientista, mas ver o dedão do Galileo foi joinha!). Além disso, Museu da Ciência = No lines for you! wink

Roma:

- Coliseu: fiz o que eu escrevi no meu comentário aí em cima antes de viajar: comprei o “Combo ticket” (Monte Palatino + Coliseu) no guichê do Palatino. Visitei o dito cujo e depois fui ao Coliseu. Meu tempo de espera na fila? 5 min. Tempo de espera do “povão” para entrar no Coliseu? Não sei. Só sei que a fila deles estava graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande pra burro!!
O Coliseu é OK. Mas legal mesmo foi uma exposicão (esculturas e objetos em cerâmica) sobre Afrodite (tema: erotismo), que estava acontecendo por lá. Vou te falar: aqueles romanos eram bem safadinhos... grin

- Museu do Vaticano: fiz o que eu escrevi no meu comentário aí em cima antes de viajar: encontrei o pessoal do “Rome Museum” no local combinado. Às 8:15 uma moça nos guiou até dentro do museu, comprou nossos tickets e nós entramos. It’s that easy!! No nosso grupo havia, mais ou menos, umas 30 pessoas (note: o grupo é só para entrar, depois é cada um por si) . Quando entramos, fomos diretão para a capela Sistina para evitar o “povão” que viria mais tarde. Estava bem vazia àquela hora da manhã. Deu até para sentar! E ficar com torcicolo! Meu tempo de espera na fila? 15 min. Tempo de espera do “povão” para entrar no Museu do Vaticano? Não sei. Só sei que a fila deles estava graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande pra burro!!

Riq, um Big Hug mrgreen
PS: Sorry Riq, o comentário ficou graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaade pra burro!!!

MARIA BELEM
MARIA BELEMPermalink

Please!! e quais são os sites para reservar?

Lena
LenaPermalink

Zé,
e o resto????? Tá pensando que vai se livrar assim, é? :roll:

Zé
Permalink

Lena, o resto é segredo de Estado!! mrgreen

Na verdade, eu já comecei a escrever um "Brógui" contando os detalhes dessa viagem, mas ainda não sei se vou por no ar. Morro de vergonha eekops:

Emília
EmíliaPermalink

Zé, em primeiro lugar...bem-vindo de volta!
Segundo...estou no mesmo barco que você: estou com o blog já engatilhado, mas com vergonha de colocar no ar! Tem tanta gente boa...
Ontem consegui mexer um pouco mais no wordpress, mas...vamos ver se consigo colocar o primeiro post eekops:

Zé
Permalink

Oi, Emília. BRIGADÃO!!! mrgreen

Será que a gente toma coragem e coloca o blog no ar? Sei não...

Sylvia
SylviaPermalink

Duana , a fila menor é a de quem vai subir de escada ( que aliás
não é tão ruim assim, dá para subir tranquilo ) e durante a semana
no fim da tarde costuma ter menos gente já que o sol ainda está alto.

BIANCA
BIANCAPermalink

Zé:
Nao tinha passado por aqui...agora vejo que vc deu o ar de sua graça!
Qto a Basilica de Sao Pedro, dei uma burlada na fila... Fiz um atalho pela Capela Sistina, me juntei a um grupo e fui parar lá. wink
Qto aos demais "musts", todos deram super certo!
Valeu por todas as dicas, Zé!!!!!!!
Gde abç!

Carla
CarlaPermalink

Zé, a Emília já tomou coragem! Agora falta você, menino! Queremos saber das aventuras na Itália e, de quebra, desse recanto de conto de fadas que você habita aí nos States... wink

Zé
Permalink

Carla, o blog tá quase pronto! Vai ter Itália, States e outras "cositas" wink
mrgreen

BIANCA
BIANCAPermalink

Carla e Zé:
Fiquei curiosa pra saber que recanto de conto de fadas é esse. smile

MGrivot
MGrivotPermalink

Tripulação,
estou com duas dúvidas:
- tem fila só para entrar na Basílica de São Pedro no Vaticano, ou a fila é para os museus e para a cúpula?
- qual a antecedência de reserva para as atrações? Por exemplo, se eu chegar hoje em Florença posso reservar ingresso para entrar no Uffizi amanhã?

Sylvia
SylviaPermalink

Recebi agora a resposta para tua pergunta Grivot :
Ao menos nesta semana funcionou assim :
Basilica de Saõ Pedro é só chegar cedo , 8 da manhã e entrar
as filas eram pequenas a essa hora , no domingo grátis para o Vaticano.
Reservas para a Uffizi e Academia em Florença foram feitas de um dia
para o outro por telefone e sem problemas .
Museu do Vaticano é mesmo uma doideira a fila , mas se não quiser
reservar tem que chegar as 8 da manhã ( ou antes ) e aguardar uma
hora para entrar.

MGrivot
MGrivotPermalink

Sylvia,
obrigado pela resposta.
Quando voltar digo como foram as minhas experiência nas filas (ou figindo delas).

Rosana
RosanaPermalink

pessoal,
sou novata aqui , vou para a Italia no mês q vem. Estou reservando o Uffizi pelo florence.museum e pretendo reservar o Vaticano e o Coliseu.
Tenho uma dúvida: O bilhete do Vaticano é válido para os museus e capela Sistina. Isto tb inclui a Basilica de S Pedro ?? Sou leiga nestes nomes!!

Zé, pelo amos de Deus, pões este Blog no ar !!!!
Qual o link ??