Na carona (ilustrada) dos amigos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

E lá vamos nós fazer mais uma ronda pelos blogs da comunidade. Eu sei que todo mundo já sabe o caminho, mas vai que alguém esqueceu de algum sem querer?

Eu começaria a viagem pelo Rodrigo Purisch do Aquela Passagem, que fez um sensato editorial sobre o caos aéreo do feriadão em Buenos Aires.

A Mari Campos do Pelo Mundo também conta dos seus transtornos aeroportuários e divide com a gente o seu almoço no Bistró, o restaurante gastronômico do hotel Faena.

bistro300.jpg

Já a Mô Gribel da Caverna da Morcega não teve problemas com o vôo da ida -- e está blogando todos os quatro dias do feriado, com direito a lhamas e quebra-cabeças...

bsas400.jpg

Ainda no departamento Buenos Aires, Carla Portilho do Idas e Vindas mostra o belo quarto do Park Elegance Kempinski, na Recoleta/Barrio Norte, que ela conseguiu por 85 dólares, e -- utilidade pública! -- recomenda um itinerário passo a passo pelo Uruguai, à luz da sua experiência nessa última viagem.

kempinski400.jpg

Subindo pelo Cone Sul, o Diogo Carvalho dos Destemperados foi com a Renata pra Santiago e adorou o Como Água Para Chocolate -- do peixe gratinado à fondue de chocolate.

aguaparachocolate2501.jpg

Aqui no Brasil, o Arnaldo Interata Affonso do Fatos e Fotos de Viagem publicou mais um dos seus inigualáveis posts-guias ilustrados, desta vez dedicado a Petrópolis. (Não perca também a introdução da sua próxima viagem, aos Estados Unidos, que já está no ar.)

Indo na direção norte, encontramos o Alexandre e a Graziela, do O que se faz, que estão blogando ao vivo uma viagem ao Nordeste toda planejada com o Freire's. Eu adorei esse cartaz aqui que eles acharam no Recife:

recife250.jpg

Mais um pouquinho para cima a gente fica sabendo da parte final da expedição triestadual do Jorge Bernardes do Giramundo: agora, da Ilha do Caju a Jeri, passando por Parnaíba, onde eles se hospedaram na charmosa Casa Ingleza:

casaingleza400.jpg

Calma, que tem mais. A gente aproveita que está meio que tipo assim quase praticamente na cara do Caribe, e vamos com a Meilin do Pergaminho Eletrônico viver experiências incríveis em Cuba (tipo: se hospedar em casa de família e participar de uma cerimônia de santería, o candomblé cubano).

oferendas400.jpg

cartaz.jpg

Bora pra Europa? A Paula Bicudo, do Big Trip, está de endereço novo, onde a viagem dela à Costa da Luz, na Andaluzia, fica ainda mais bonita. (Sabia que a moça esteve em Tarifa, lá pelos lados da praia da Cicarelli?)

veger400.jpg

tarifa400.jpg

Ainda na Espanha, a Carmen do En Busca de la Cuadratura del Círculo nos mostra lindas praias da Costa Brava, perto de Barcelona e -- utilidade pública número 2! -- linka pousadas lindíssimas na região! Bookmarque já!

girona400.jpg

Já o Beto Paschoalini d'O Meu Lugar continua sua campanha pela superioridade da viagem de carro pela Europa -- e faz uma convincente defesa de tese mostrando sua viagem de Roma a Paris, com um gostosíssimo detour até Marselha. (Aí na foto é Gubbio, na Itália.)

gubbio400.jpg

E enquanto viajava pra lá e pra cá, não é que o Marcio Nel Cimatti d'A Janela Laranja emplacou a foto da semana no site oficial de turismo de Amsterdã? Parabéns, Marciô!

amsterdam400.jpg

E se você também quer ganhar alguma coisa, entra no concurso do Daniel Bender do Goitacá: conte uma viagem que tenha dado muito errado e concorra a um exemplar dos 1.000 lugares que você precisa conhecer antes de morrer.

110 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Diogo
DiogoPermalink

AMEEEEI o "Na Carona Ilustrada"!!!!

Show Riq, muchas gracias por todo!!!

Tem mais coisa do Chile vindo por aí... aguardem 8-)

Abraaass

Lea
LeaPermalink

Que delícia Riq! Adorei esse guia pela blogosfera dos amigos! Mas confesso que fiquei com um misto de ciúme e vergonha por não ter postado nadica de nada das minhas duas sensacionais viagens à Ásia e à Sicília! Quem sabe durante a licença-maternidade...

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

RIQ, TODOS sabem o caminho, e mesmo lembrando que "vai que alguém esqueceu de algum sem querer?" , eu posso dizer por mim (e creio que por TODOS) que NÓS NÃO SABEMOS MAIS VIVER SEM O "Na carona dos amigos"!

MUITO grato! Aliás, que série maravilhosa de blogs ilustrados! Tá ficando difícil de ler todos!

Beto
BetoPermalink

Valeu, Riq, por abrir o leque e as asas. Abração.

Carmen
CarmenPermalink

Ricardo, você é muito bom amigo. Por isso eu voy a tomar uma cerveja bem fresquita em seu nome e à saúde de "na carona dos amigos ilustrada".
Salud!!!
Saúde!!!

Liciana
LicianaPermalink

Riq, tô chorando de verdade! Acho que a crise da idade tá pior do que eu pensava... lembrei de uma música do Zeca Baleiro em que ele diz das coisas que o fazem chorar, muito legal. No meu caso sei lá, essa integração, as sensações das viagens... além do que, como disse o Arnaldo, mesmo sabendo dos blogs NÓS NÃO SABEMOS MAIS VIVER SEM O “Na carona dos amigos”!
Pouco nos falamos no encontro aqui de SP, mas eu tô com um quê de saudade, sabe aquela, onde fica tudo misturado, de alguém, de um lugar não muito definido... suspiros...
Esse blog é o cantinho das boas lembranças, dos encontros, dessa saudade que dói, mas é boa!
Também fiquei lembrando do Nick, muito gente boa, bjs pra ele.
Bj pra vc Riq e a todos os tripulantes.

Liciana
LicianaPermalink

Respirando fundo e terminando a sessão nostalgia gostaria de fazer uma pergunta: como vc registra as fotos que vai tirando pra depois saber o que é exatamente o quê. Deu pra entender?
Se não deu, tento me explicar: tem lugares que são óbvios, bem conhecidos, mas de repente tem aquele cantinho, uma foto no caminho, a "pinguelinha", essas coisas. Então, fico sempre pensando como cada um faz pra saber exatamente o que é cada foto que tirou durante uma viagem ou um passeio dentro de sua própria cidade.
Se puder contar... fico no aguardo.
Bj

dicasimperdiveis
dicasimperdiveisPermalink

Riq, amei a citação! Obrigada!
A viagem pela Espanha segue em frente, meio devagar, mas sempre em frente, hahaha!
Beijos

Lena
LenaPermalink

Através do menu aí ao lado, linkei um post antigo, www.viajenaviagem.wordpress.com/2007/04/02/blog-de-viagem-voce-ainda-vai-ter-um/#comment-13342 , onde a Paula Bicudo comenta que o pai dela possui uma pousada na Pipa, a Marlin.
Paula, quando fui a Pipa fiquei na Marlin!! Gostei muito! Achei a relação custo-beneficio otima! E amei as cores da colchas e redes lol

Marcio
MarcioPermalink

Valeu Riq!!!!!!

Obrigadão!!!! Agora estou de volta para Amsterdã.

Abração!

GiraMundo com Jorge Bernardes

Ricardo, ficou nota 10 essa carona com fotos! Sempre muito generoso. Valeu.

Liciana e tripulantes, eu curto pra caramba este nosso canto. Todos cuidamos dele. É muito bom dar uma interrompida no trabalho para "tomar um café" com todos aqui.

Normalmente, quando consigo parar o que estou fazendo, pego um café e entro aqui para trocar umas idéias com o Comandante e a tripulação gente boa. Aos meus olhos, nesses momentos, minha mesa vira um botequim.

Marcio, sua foto está demais, parabéns pelo prêmio o pessoal daí precisava ter visto a sua foto com as casas de Amsterdam espelhadas no canal. Aquela é a minha foto preferida do seu blog.

Diogo
DiogoPermalink

O pessoal que escolheu aquela foto do Márcio tá com delay... TODAS as fotos dele são de chorar no cantinho de tão lindas! O cara é pai do Duran wink

É exatamente assim que eu me sinto tbm Jorge... é bom parar aqueles 10 minutinhos e relaxar aqui um pouco. Se bem que eu to num momento home office, hehehe...

Abrasss

Beto
BetoPermalink

Visitei todos. Não dá tempo de comentar em cada um. Mas gostaria. Então faço aqui, na nossa esquina. Não sei quem foi o trolha, tempos atrás, que fez um comentário ridículo, soterrado a tomatadas, dizendo que a tripulação era um bando de gente metida se fazendo com esse papo de viagens. Eu vejo da seguinte forma: um bando de gente que busca ser feliz e é generosa o bastante para compartilhar as oportunidades que recebeu ou conquistou. E assim provocar a todos os que passam por aqui e por alis, como quem diz: que cê tá fazendo aí que não vem também?
Parabéns a todos e beijos fraternais

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Que país o nosso, que tem uma ministra (em minúsculas) de Estado (em maiúsculas) que diz "RELAXA e GOZA" (!!), minimizando os problemas com os atrasos em vôos no Brasil....

Será possível "GOZAR" ao perder um vôo para fechar um negócio, fazer um show, realizar uma cirurgia, efetuar um exame médico, embarcar num navio que saia naquele dia?....

Luciano
LucianoPermalink

Sensacional Riq! Dá uma coçeira na sola do pé esse Na Carona...

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Ministra "relaxa e goza", eu acabei de ouvir um relato de um passageiro que deixou de comparecer a um sepultamento de parente seu em primeiro grau por conta dos atrasos a que a senhora se referiu e nos mandou gozar com eles!

Emília
EmíliaPermalink

Arnaldo...se você ouvisse a entrevista que eu ouvi hoje desse senhora na Rádio Eldorado...um total descaso para perguntas que envolviam questões sérias como segurança, infra-estrutura. E ela toda, toda, empolgada com um projeto seu de financiamento de pacotes para terceira-idade com financiamento da Caixa :roll:
Fora que ela queria um incentivo fiscal para compra/troca de mobiliário e equipamentos para hotéis e pousadas, através de diminuição de alíquotas. O Fisco deu outra sugestão para ela, mexendo com a questão de depreciação e ela disse que achou a proposta boa. Só que...esse tipo de coisa só beneficia quem é grande e está no lucro real...e os pequenos? Ai, ai...(suspiro)

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Lamentável, Emília....

Jurema
JuremaPermalink

Deus do céu! Aquela foto dos unicórnios é no Faena??? As fronteiras entre o kitsch e o chic dependem dos olhos de quem vê, não é não? Ou da assinatura de quem fez?

Hugo
HugoPermalink

Que carona, hein. Dá vontade de largar o trabalho de lado e ficar só navegando de um site para o outro.

Jurema, também não gostei desses unicórnios.

dicasimperdiveis
dicasimperdiveisPermalink

Lena, que bom que você curtiu a Marlin's. Ela começou super pequenininha, como uma "brincadeira de família" a mais de 15 anos atrás e agora já está super organizada e confortável. Esse ano ainda não consegui ir pra lá (trabalhando pra burro), e estou com saudades. Amo o visual das varandas!
Bjos e obrigada!

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Riq, suuuuper obrigada pela citação! O Na Carona com fotos ficou liiiiiindo! Também entrei em todos, li todos, e concordo aqui com o comentário do Jorge Bernardes: que bacana que é poder encontrar tantas experiências diferentes num mesmo lugar, com um comandante sempre tão generoso com a tripulação!
P.S.: Jurema, acredite: o lance dos unicórnios é sim no El Bistro do Faena, a cara do kitsch do Starck!!! Mas uma das coisas que gostei no Faena foi o lance de cada ambiente ser tããããão diferente do outro...rs

Lena
LenaPermalink

E eu que nao tinha reparado nos unicornios !! :roll:

Paula, de nada lol Sempre recomendo a Marlin's.

Arnaldo, o problema é que a ministra nunca teve que fechar um negócio na vida sad

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Aqui entre nós, com todo respeito ao gosto de cada um (nada eu respeito mais do que gostoso pessoais), mas esses unicórnios são de doer!

Mari Campos
Mari CamposPermalink

São mesmo... lol

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Mari, a comida deve ser ótima e o atendimento idem, mas que coisa cafona aqueles unicórnios, não?

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Pois é... ricos excêntricos... lol Comida de primeiríssima, cristais Baccarat, atendimento impecável...e os unicórnios!!!! lol lol

Sylvia
SylviaPermalink

Estamos em sintonia Arnaldo lol

Unicornios podem ser o que for e mesmo assinados pelo Starck
não combinam de jeito nenhum com comida .
Nas duas vezes que estive lá o restaurante estava totalmente vazio,
e imagino que só seja possivel comer lá se estiver de costas
ou após umas duas garrafas de vinho.

Sylvia
SylviaPermalink

Arnaldo passa lá no Miramar Maragogi smile

Mari Campos
Mari CamposPermalink

vinho, vinho, vinho!!! lol

Carla
CarlaPermalink

Ih, tou meio atrasada pra carona ilustrada... eekops: Mas não é tarde pra deixar o meu obrigada, né? Eu tenho a mesma sensação que todos aqui - quando páro o trabalho um pouquinho e venho bater um papo, mesmo que rapidinho, é como se eu tivesse 10 minutinhos de férias... Será que existe forma mais saudável de usar a Internet do que essa nossa?!? wink

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Existe! Pixar os unicórnios cafonas, olhar de "esgueio" pro Miramar e ter desprezo pela declaração grosseira da ministra infeliz....

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Sylvia, eu sei ue vou ser apedrejado, mas acho o Philip Stark (em termos de projetos hoteleiros e de restaurantes) o cúmulo da cafonce e falta de propriedade. Vocês terão a oportunidade de ver os absurdos que ele cometeu no projeto de decoração das unidades do Fasano Vieira Souto (a ser inaugurado em agosto). 'NENHUM conformto, utilidade, praticidade. É o típico designer qe resolveu viajar e colicar coisas tão cafonas e absurdas como essespés deleão nos sofás e esses unicórnios bregas no restaurante...

Marcio
MarcioPermalink

Obrigado Diogo, obrigado Jorge!!

Um abração!!!

Arnaldo, essa ministra não merece que você perca tempo comentando sobre ela!! Ela é lamentavel.

Um abração!!

Sylvia
SylviaPermalink

Como conceito eu gosto dos projetos do Starck.
Acho ousados, inovadores, atraentes e contemporâneos.
A utilização de materiais " não obvios " e aparentemente incompativeis
entre si , com o ambiente e com a utilização é que fazem dele um
ícone .
Imagina assim Arnaldo , uma belissima mulher com os acessorios
errados ( a coisa mais comum que existe ).
Se ela for elegante e charmosa vai ser interessante..
Se for vulgar vai ser brega.
Eu não tenho nenhum desejo de dormir num Starck mas visitar,
ou fazer uma refeição aguça minha imaginação .
Eu fico pensando ... da onde que surgiu essa ideia maluca ??? lol

Lena
LenaPermalink

Nooosssaaa!! Pés de leão!! Tinha perdido isso também :roll:

Patsy
PatsyPermalink

Adorei esse guia pela blogosfera dos amigos!

Irei visitar todos, alguns eu sempre passo para ver se tem algum post novo, alguma dica. E as fotos ficou demais!!!

bjs

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Riq,
Ir para Bs As no feriado tem seu preço, você sabe.
Mas ver meu blog citado aqui, ler os comentários lá de incentivo mesmo com as fotos todas desbotadas por causa da neblina, elogios até para as lhamas, mouse pads, hipopótamos e ursos polares bundudos (pode escrever isso aqui? se não, apaga! smile ), isso não tem mesmo preço.
É como recordar e viver tudo de novo.
Ao pessoal que tb foi citado, eu vou visitar todos! O Riq para piorar faz dos nossos blogs viagens imperdíveis!

Carla
CarlaPermalink

Arnaldo, só pra não perder o costume, eu também sou do time dos que não gostam do Starck... wink Tá ficando chato esse negócio de concordar o tempo todo, não tá, não?!?

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Eu não acho, não, Carla...mas se vc quiser eu passo a discordar de tudo....

Carla
CarlaPermalink

Não quero, não... Acho que só nós dois aqui não gostamos do Starck e não temos nostalgia da Varig... wink

Carlos
CarlosPermalink

Muito dez o seu blog , se puderem visitar o meu também sobre regressão ,ficarei muito grato!! http://www.espacoauryn.com .
Um grande abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ha ha, já eu acho que o barato do Starck é elevar o cafona a chique. Ele é a Rosa Magalhães dos hotéis -- hospedar-se num Starck é como sair na Imperatriz lol Mas é só de vez em quando; se eu morasse lá ia enjoar no terceiro dia.
Acho que aqueles unicórnios estão ali pra tirar sarro da nossa cara, mesmo -- é melhor não olhar na direção deles na hora de ler a conta. Em compensação, acredito que o ambiente do El Mercado (o restaurante prêt-à-porter do hotel) seja gostável até por olhos não muito afeitos ao estilo do <em>divo</em>.
Arnaldo, visitei um apartamento-modelo do Fasano Vieira Souto há um ano e meio. Talvez tenha mudado, mas no que eu vi a decoração era beeem discreta pros padrões starckianos. (Na época se comentava que o Rogério Fasano tinha negociado meses com assessores do cara pra deixar o projeto mais simples.) Tinha uma linda poltrona do Sergio Rodrigues, um espelho ameba e um painel em preto-e-branco com uma foto antiga do Rio na porta do banheiro. A única esquisitice era a cama, enviezada no meio do quarto, como ele já tinha feito no Faena. Querendo pôr defeito, eu acho o tamanho meio pequeno demais (já consigo ouvir as reclamações!), e aqui em casa ninguém gosta do acabamento de madeira escura da fachada (nada a ver com a beira-mar do Rio).

Marcelo
MarceloPermalink

Gostaria de dizer que concordo inteiramente com Beto: viajar pela Europa de carro é MUITO melhor... sempre que fui à Europa (e preparo mais uma ida) foi para passear de carro.

Muito legal esse "ponto de encontro" de amigos viajantes. Espero me tornar um deles, aqui de Porto Alegre.

abraço a todos!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Liciana, hoje eu dia eu já fotografo por reflexo, por condicionamento, por default -- gasto aquele 1 giga de memória a cada saída e depois vou ver o que deu pra aproveitar e pra que serve... E todas as fotos têm que ser "de impulso", porque eu estou sempre atrasado eekops:

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Paula, também visitei a Marlin, durante a Expedição Pé-na-areia de 2005. Fiquei impressionado com a decoração e os equipamentos, mas desde então nunca mais atualizei o site, desculpaê sad

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Ricardo, perfeito! smile
Comparar com a Rosa foi demais!!! rs

Claudio
ClaudioPermalink

Riq e tripulacao,
Como vc deve se sentir orgulhoso das suas crias, hein, Riq?????
Fico imaginando a sua satisfacao e prazer em ver a tripulacao com blogs maravilhosos, bem escritos e fotos sensacionais...Parabens a todos, to criando coragem pra fazer o meu...
Falando em fotos sensacionais, tem um concursco super legal, da Conde Naste Traveler, com um premio fantastico(jah deixei as minhas lah)...Dah uma espiada, galera, com todo este talento , quem sabe alguem do VNV ganha????
http://www.concierge.com/cntraveler/contests/livethecover1

Sylvia
SylviaPermalink

Riq, chegou a hora de "secar o jogo " lol

A gauchada aqui está enlouquecida com mil fogos e bombas
( e ainda nem chegou a hora )

Arnaldo - FATOS &amp; FOTOS de Viagens

Riq, continua a mesma coisa a decoração,mas,na verdade, o Rogério nadatema ver com isso (antes tivesse,porque a decoração teria saído muitísimo melhor,como é a de SP). O que ocorreu de fato é que os incorporadores tinham que "dourar a pílula" do produto ao máximo para reduzir o fracasso imobiliário que foi o empreendimento. O Stark iria operá-lo em conjunto com uma empresa agentina (!!) e ocorreu um desentendimento entre ambos. A obrigatoriedade ao projeto Stark teve, todavia, que ser respeitada e o Rogério teve que "engolir" (a contragosto). Há coisas horríveis como uma mesinha de cabeceira que é um tronco de ávore sem gavetas e que não dápra apoiar uma carteira e um celular, sem abajur de leitura, camaenviesada, espelho ameba, escrivaninha atrás da cama, TV de eplasma na parede ao lado, pia do banheiro que molha a gente todo....etc,etc,etc... O empreendimento srá operado integralmente pelo Fasano em conjunto co a Promende (que operará aprte financeia, contábil e condominial). O restaurante será um espetáculo!