Na carona (ilustrada) dos amigos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

E lá vamos nós fazer mais uma ronda pelos blogs da comunidade. Eu sei que todo mundo já sabe o caminho, mas vai que alguém esqueceu de algum sem querer?

Eu começaria a viagem pelo Rodrigo Purisch do Aquela Passagem, que fez um sensato editorial sobre o caos aéreo do feriadão em Buenos Aires.

A Mari Campos do Pelo Mundo também conta dos seus transtornos aeroportuários e divide com a gente o seu almoço no Bistró, o restaurante gastronômico do hotel Faena.

bistro300.jpg

Já a Mô Gribel da Caverna da Morcega não teve problemas com o vôo da ida -- e está blogando todos os quatro dias do feriado, com direito a lhamas e quebra-cabeças...

bsas400.jpg

Ainda no departamento Buenos Aires, Carla Portilho do Idas e Vindas mostra o belo quarto do Park Elegance Kempinski, na Recoleta/Barrio Norte, que ela conseguiu por 85 dólares, e -- utilidade pública! -- recomenda um itinerário passo a passo pelo Uruguai, à luz da sua experiência nessa última viagem.

kempinski400.jpg

Subindo pelo Cone Sul, o Diogo Carvalho dos Destemperados foi com a Renata pra Santiago e adorou o Como Água Para Chocolate -- do peixe gratinado à fondue de chocolate.

aguaparachocolate2501.jpg

Aqui no Brasil, o Arnaldo Interata Affonso do Fatos e Fotos de Viagem publicou mais um dos seus inigualáveis posts-guias ilustrados, desta vez dedicado a Petrópolis. (Não perca também a introdução da sua próxima viagem, aos Estados Unidos, que já está no ar.)

Indo na direção norte, encontramos o Alexandre e a Graziela, do O que se faz, que estão blogando ao vivo uma viagem ao Nordeste toda planejada com o Freire's. Eu adorei esse cartaz aqui que eles acharam no Recife:

recife250.jpg

Mais um pouquinho para cima a gente fica sabendo da parte final da expedição triestadual do Jorge Bernardes do Giramundo: agora, da Ilha do Caju a Jeri, passando por Parnaíba, onde eles se hospedaram na charmosa Casa Ingleza:

casaingleza400.jpg

Calma, que tem mais. A gente aproveita que está meio que tipo assim quase praticamente na cara do Caribe, e vamos com a Meilin do Pergaminho Eletrônico viver experiências incríveis em Cuba (tipo: se hospedar em casa de família e participar de uma cerimônia de santería, o candomblé cubano).

oferendas400.jpg

cartaz.jpg

Bora pra Europa? A Paula Bicudo, do Big Trip, está de endereço novo, onde a viagem dela à Costa da Luz, na Andaluzia, fica ainda mais bonita. (Sabia que a moça esteve em Tarifa, lá pelos lados da praia da Cicarelli?)

veger400.jpg

tarifa400.jpg

Ainda na Espanha, a Carmen do En Busca de la Cuadratura del Círculo nos mostra lindas praias da Costa Brava, perto de Barcelona e -- utilidade pública número 2! -- linka pousadas lindíssimas na região! Bookmarque já!

girona400.jpg

Já o Beto Paschoalini d'O Meu Lugar continua sua campanha pela superioridade da viagem de carro pela Europa -- e faz uma convincente defesa de tese mostrando sua viagem de Roma a Paris, com um gostosíssimo detour até Marselha. (Aí na foto é Gubbio, na Itália.)

gubbio400.jpg

E enquanto viajava pra lá e pra cá, não é que o Marcio Nel Cimatti d'A Janela Laranja emplacou a foto da semana no site oficial de turismo de Amsterdã? Parabéns, Marciô!

amsterdam400.jpg

E se você também quer ganhar alguma coisa, entra no concurso do Daniel Bender do Goitacá: conte uma viagem que tenha dado muito errado e concorra a um exemplar dos 1.000 lugares que você precisa conhecer antes de morrer.

110 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Majô
MajôPermalink

Riq,

Seu post está d e m a i s com essas fotos dos pupilos lol lol lol

Leandro
LeandroPermalink

Este hotel Fasano demora tanto para abrir que estou com (os dois) pés atrás, não teria nenhuma curiosidade de me hospdar lá, mas estou com grandes expectativas em relação ao restaurante (e olha que eu não sou chegado a grandes expectativas), tem tudo para ser AQUELE restaurante de frutos do mar que o Rio sempre mereceu e não teve, espero não me decepcionar depois.

Rodrigo Purisch
Rodrigo PurischPermalink

Riq,

Tardo, mas não falho!

Obrigado pela citação!!! Fiz o texto meio para desabafar e não esperava que o mesmo fosse citado. Vou ter de arranjar um jeito de publicar umas fotos no Blog para poder participar do carona Ilustrado. Esse é meu ponto fraco. Sei onde conseguir boas fotos de aviões na net e logotipos das cias, mas fico sempre com o dilema do copyright.

Tripulação,

Parabéns, Blogs de alto nível recheados de informação. São tantos e tão bons que fica difícil comentar em todos. Mas se tem um RSS, eu acompanho, apesar de nem sempre comentar com a frequência que gostaria.

Márcio,

Fiquei muito feliz quando ví seu post no RSS, pena que esqueci de comentar.

Tenho a dúvida de como é o envelhecimento de um hotel desses do Stark. Será que ele não sai do moderno para o cafona e datado muito rápido?Acho que isso funciona bem em restaurante que fecha e renova a decoração regularmente. Mas em hotéis isso é muito mais caro e difícil.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Arnaldo, não tinha reparado na mesinha-de-cabeceira-tronco e não me lembro se o quarto que eu visitei já estava equipado com TV. (A pia eu não testei...) Isso da escrivaninha atrás da cama é só reprodução do que ele já tinha feito no Faena. Por sinal, era o Faena que originalmente ia tocar o hotel, não era?

Rodrigo, eu acho que os ambientes do Starck já nascem datados, porque são neo-rococós. (O do Rio, volto a dizer, acho até bem discreto...) Se os hotéis que ele fez com o Ian Schrager na década de 90 durarem mais vinte anos, vão se tornar clássicos inquestionáveis lol

Liciana
LicianaPermalink

Oi, Riq,
Obrigada pela resposta. Mas a minha pergunta é um pouco diferente.
Tá, "vamo" lá: vc gasta aquela 1 giga e depois vê o que dá pra aproveitar, mas como é que vc sabe o que é o que do que fotografou, aliás até mesmo porque são muitas fotas. É de memória mesmo?
BJ

Nico
NicoPermalink

Oi pessoal,
Alguém se lembra onde fica aqui no blog aquela caixa de comentário de um post onde o pessoal deu várias dicas sobre Belo Horizonte?...faz 3 dias que to procurando e não acho...preciso abrir uma pasta aqui no meu computador e guardar as dicas logo depois que leio senão depois quando preciso não acho mais. Mas vou aprender agora.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ah, Liciana, intchindji... é memória, mesmo. Às vezes eu me esqueço de algum detalhe mas a ordem das fotos me faz lembrar do que é. E de vez em quando eu fotografo letreiros, também, para servir como legenda...

Carla
CarlaPermalink

Rodrigo, uma forma de resolver a questão do copyright é citar a fonte. Quando uso uma foto que não é minha, dou a autoria (se disponível) logo abaixo e o link sempre. Fica bem elegante... wink

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Nico, a maior quantidade de dicas sobre BH está nos comentários deste post aqui:
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/03/14/viaje-nas-viagens/

E tem um pouquinho sobre os arredores nos comentários deste post:
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/05/08/chat-enquanto-o-comandante-nao-vem/

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

RIQ, era isso mesmo, os argentinos do FAENA iriam operar o hotel. Felizmente romperam com o Stark e os incorporadors acertadamente ecolheram o FASANO.

Bem, acerca da decoração, é o que eu havia dito, discordo de tudo (pra ter uma idéia, a cama do hotel é cama de estrado com colchão (!) algo que já não se usa há anos (as cama-box são usadas em hotéis do mundo todo). A iluminação é ruim, a disposição do mobiliário idem e o tamanho do quarto, na média, apenas satisfatório. O que salvará o hotel, na minha opinião, é a qualidade dos serviços do FASANO, as partes comuns (a cobertura com piscina e bar são uma beleza) e o LONDRA, um restaurante de frutos do mar que INQUESTIONAVELMENTE será o mais bacana do Rio de Janeiro há décadas, porque foi justamente nesta área que o Fasano pode opinar em tudo e ter a liberdade de executar o projeto segundo sua inteira direção. Em razão dos preços (diária média de RS$ 900,00) e da metade das undiades serem de fundos e sem nenhuma vista, acho que o que destacará o hotel será quase exclusivamente a qualdiade e o alto padrão dos serviços do Fasano como um todo. Ali, na decoração, os incorporadores não deixaram o Stark "viajar" demais em coisas como "unicórnios", "patas de leão" e esquisitisse ora exóticas, ora "over", ora "neo-rococós", ora avançadas, o que acho que "salvou" o hotel e deu maus chances de ser algo com grandes posibilidades de sucesso.

Nico
NicoPermalink

Obrigado mais uma vez, Ric um abraço.

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

PAULA BICUDO (Big Trip), parece que vc. aproveitou bem as dicas que eu dei da Andaluzia (assim como as demais, da Carmen e de outros tripulantes). Que viagem maravilhosa a sua, hem? Puxa, sabe (?), eu estou com essa viagem (que seria a minha terceira) na "gaveta" e prontinha, roteirizada, pronta pra fazer assim que der tempo-dinheiro-disposição. Parabéns, tá muito bacana e alguns lugares, como Verger e Cadiz, que não conheci, pretendo passar da próxima vez!

Eliana
ElianaPermalink

Alguém falou ai em “secar o jogo ”, eu acho que eu sou diferente de todo mundo, eu não torço contra, eu torço a favor, do meu time se ele estiver jogando, lógico e de qualquer outro time quando ele é o representante do Brasil. Agora eu penso: eu sou esportista ou anti-esportista? Já que eu deveria ter um pouco esse espírito de rivalidade... Essa coisa do contra me deixa confusa... Mas, deixa isso pra outro espaço...

noredy
noredyPermalink

Ricardo,
você é assim... uma brastemp

este NOSSO Site não tem preço

Vida longa e Próspera

Noredy

Beto
BetoPermalink

Riq, não me passou pela cabeça fazer campanha a favor das viagens de carro, mas já que você batizou, parece que tô conquistando apoios e, você, começa a sofrer defecções (nossa! que palavra horrível... quase escatológica). Dá até pauta pra enquete, né não?

Rosa
RosaPermalink

Essa ministra tá sempre relaxando e gozando... com a nossa cara.

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

BETO, eu não sei o que faço, se vou lá no teu blog e copio e colo no Word TUDO o que vc escreveu na SEN SA CI O NAL matéria sobre viagemd e carro na Europa ou se vou lá todo dia e leio tudo de novo pra não esquecer nenhum detalhe....tá um espetáculo!

Beto
BetoPermalink

Pô, Arnaldo, assim você me deixa sem graça... Mas pode continuar gostando e elogiando... O meu amigo Narciso fica comovido. Obrigado, obrigado... você é que é muito generoso. Abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Beto, eu não sou contra viagens de carro na Europa. Só acho que precisam ser feitas como você faz: com tempo, descobrindo lugares fora do circuitão. Algumas regiões, como Toscana, Provence, Sicília, Andaluzia, Vale do Loire, Costa Amalfitana e Rota Romântica, só são visitadas comme-il-faut de carro.

Agora: a viagem-padrão do viajante-brasileiro-padrão, com pouco tempo, pouco planejamento e muitas cidades grandes no roteiro, fica um inferno de carro.

E finalmente tem um pouquinho de ideologia: eu acho que não existe experiência mais européia do que viajar de trem. iEu pessoalmente só não viajaria de trem nas (poucas) regiões em que ele é de pouca serventia...

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Então tá resolvido! METADE de carro, METADE de trem!

Beto
BetoPermalink

Combinado, combinado, fifty-fifty... Nem ganhemo, nem perdemo, empatemo.

Beto
BetoPermalink

E pra também não restarem dúvidas, eu ADOREI quase todas as viagens que fiz de trem, à exceção de uma entre Milão e Paris, em que tive que dormir no chão do corredor, com a mochila atravessada de modo a fazer uma cabana pra proteger a minha cabeça, e com um pastor alemão deitado ao lado. Não tô brincando, isso aconteceu mesmo. O trem tava lotadaço. Lembro de levantar de manhã, absolutamente amarrotado e chupando um cabo de guarda-chuva, e ouvir um gutural "MERDA!" ecoando desde o fundo do vagão. Era uma garota brasileira, vinda de Israel, expressando o seu êxtase após uma noite inesquecível.

Carla
CarlaPermalink

Beto, essa viagem também merece ser contada, em ritmo de filme-catástrofe-gozação, porque depois que passam esses desastres até que rendem boas risadas...

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalink

Quanto ao Starck é ame-o ou deixe-o. Eu fiquei no Faena e achei muito bom. Comi no Bistrô e no El Mercado e também achei muito bom com unicórnio e tudo se bem que no contexto todo com a cor branca predominando eles não são tão percebíveis assim e se encaixam muito bem no contexto do restaurante. O lobby do hotel é espetacular e eu duvido que o cara ( na verdade, a equipe dele também) e os empreendedores vão fazer propositadamente alguma coisa tão kitsch ( afinal de contas o que é ser kitsch. Calça boca de sino, bigodão, costeletas, etc ?) e sem nenhum propósito funcional. Afinal de contas, um projeto destes não custa muito barato, não é ?
Quanto ao Fasano Rio o negócio é esperar mesmo porque não será um hotel popular e o restaurante, que deve seguir o formato ($$$$) de São Paulo, menos ainda.
Quanto a Marta eu acho que ela seguiu a linha do grande líder que citou o ponto G para o Bush. Pelo visto, estamos dentro de um plano pra melhorar a educação do Brasil : a educação sexual.

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Eu concordo com a Carla...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

EduLuz, a lógica por trás do estilo Starck é realmente ser diferente-excêntrico-teatral. Isso faz com que esses hotéis consigam cobrar mais caro sem necessariamente oferecer o que sai mais caro para o empreendedor-administrador (espaço, equipamentos, até mesmo localização).

Na mesma região do Puerto Madero tem dois hotéis 5 estrelas muito bons, o Madero by Sofitel e o Hilton. Os dois moderninhos-design. Mas o moderninho-design fica tão pálido perto do Faena (e tão parecido com o que qualquer albergue minimalista pode fazer) que só o Faena aparece.

Mas que é como dormir num carro alegórico, é lol

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Riq, concordo totalmente.

Diogo
DiogoPermalink

Riq, eu não troco o Alvear... é o meu number one em Buenos!!!

http://www.alvearpalace.com/

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Diogo, aí está uma questão daquelas: dois hotéis tão diferentes, e uma escolha tãããããããão difícil, não???? smile

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalink

Riq, mas como todo bom carro alegórico voce utiliza no máximo uma (ou duas, se voce for ao Boi ) vez por ano. E cá pra nós, de vez em quando é muito bom !

Diogo
DiogoPermalink

Ai Mari, sei não... pra mim, é Alvear até debaixo d'água, wink

Mari Campos
Mari CamposPermalink

ai, essa discussão vai dando uma coceirinha pra voltar pra BsAs!!!!! lol

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Diogo, tu é muito chique.

(Mas entre o Faena e o Alvear eu sou Faena...)

Diogo
DiogoPermalink

Riq wink

Diogo
DiogoPermalink

Ah, mas peraí, antes que entendam mal o Comandante, deixem em me defender...

Não sou bodoso, me adapto muitíssimo bem a qualquer ambiente... De Off The Record a Puerto Fuy, como está lá no site grin

Mas, continuo preferindo o Alvear ao Faena, hahahahahaha!!!!

Abraassss

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Legendas:

bodoso = metido, exibido (Pequeno Dicionário Freire gauchês-português; pronúncia: bo-DÔ-zu)

Off the Record = http://destemperados.blogspot.com/2007/06/um-giro-por-bellavista-com-pit-stop-no.html

Puerto Fuy = http://destemperados.blogspot.com/2007/06/o-impecvel-puerto-fuy.html

Diogo
DiogoPermalink

Hehehehehe, tinha me esquecido que "bodoso" é gauchês, hahahahaha!!!!!

Abrasss

Beto
BetoPermalink

Juro que pensei que era sinônimo de "bodeado", aquele que "amarra um bode". Não sei se é do tempo de vocês... Mas aquele hotel lá do Diogo, pra mim, é coisa de "betinho" (se não souberem o que é, peçam pra Isabel O. traduzir).

Diogo
DiogoPermalink

Beto, ratifico o que disse o Riq, mas com um adendo: adoro o Alvear, mas SEMPRE que viajo sozinho (leia-se sem namorada) eu fico em albergão e curto demais!

Gosto do Alvear assim como acho o máximo o Mantra em Punta, o Ritz em Santiago, o Unique em SP, o Plaza Athánée em Paris, e assim por diante...

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Esse blog, além de informativo, é cultural! BODOSO é dez!

Diogo
DiogoPermalink

Hahahahahahahaha...aqui no sul a gente tem praticamente um dialeto próprio, Arnaldão!!!

Tem até que se controlar senão as pessoas não entendem wink

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Eu sei, Diogo, eu morei em POA!

Carla
CarlaPermalink

Alvear, Diogo?!? Mas isso é chique demais... wink Taí uma coisa que nunca fiz em Bs.As... cry Agora, se tiver que optar entre o Faena e o Alvear, escolho o Alvear sem pensar duas vezes - eu sou "classicona", gente, não tem jeito, não... (Diz a minha mãe - e que ela não me leia - que eu já nasci velha... Às vezes eu acho que ela tem razão!)

Diogo
DiogoPermalink

Brigadu Carlota!!!

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Concordo com a Carla...

Beto
BetoPermalink

Ô Diogão, tô só te zoando, vai pro Alvear que a massa te apóia. E pra que não pairem dúvidas, "betinho" (que é como alguns me chamam há séculos) em Portugal é gíria pra "mauricinho". O que, obviamente, tu não é... com esse franjão aí.

Majô
MajôPermalink

Gente, não é por nada não, mas se o Philipe Starck fosse Felipe Eustáquio aqui no Brasil, iam dizer que era brega....
Ele ia adorar os carros alegóricos das escolas de samba. mrgreen
Dia desses vou dar uma olhada no Fasano no Arpoador. Por fora não tem nada demais.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Majô: Felipe Eustáquio é demaaaais!
lol
lol
lol
lol
lol

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

O Alvear é lindo, lindo, lindo, lindo!
Um dia, quem sabe, né? Porque para mim e minhas viagens ultra-econômicas, é caro, caro, caro, caro e digo mais, caro pacas! smile