Precisa fazer passaporte? Vá à tarde

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Quem dá a dica é o Jorge Bernardes:

Estive hoje [ontem, 14/6] na DPF do Shopping Ibirapuera às 17:30hs e quem quisesse poderia ser atendido sem esperar.

Estou convencido de que as pessoas estão gastando dinheiro e perdendo tempo à toa com malandros que guardam lugar na fila! Quem vai durante o período da tarde tem muito mais sorte!

Não há mais distribuição de senhas nos shoppings, o atendimento é por ordem de chegada e todo mundo chega de manhã!!! Então, quem chega no meio da tarde tem sido atendido tranqüilamente.

O supervisor me disse que hoje às 16hs a fila tinha acabado na Lapa e ainda assim, eles continuam a atender até as 18hs.

Paulistanos, tirem seus passaportes nos postos dos shoppings. E cheguem no meio da tarde. Obrigado, Jorge!

23 comentários

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ou seja, mal comparando, ir tirar o passaporte à tarde equivale a viajar na baixa temporada... wink

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Só em Sampa mesmo, aqui em POA só na PF sad

Ricardo Freire

Passaporte e shopping tem tudo a ver... eu sempre tive a teoria de que os Estados Unidos tinham que delegar o serviço de análise de vistos para a Visa ou a American Express...

raquel
raquelPermalinkResponder

peço socorro por uma dica!
alguem conhece um flat bacaninha aqui em sampa mesmo?
vou reformar minha casa e preciso sair uns dias....

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Aqui no Rio tem em três shoppings...

Hugo
HugoPermalinkResponder

Em Belo Horizonte, só na Receita Federal mesmo. Mas pelo que eu tenho ouvido falar, pelo menos as filas não estão tão grandes assim.

Daniela Siqueira

Salvo engano, em BH havia uma loja da PF no Minas Shopping para tirar passaporte, além do tradicional endereço no Sion. Não deve ter dado ibope wink

Patsy
PatsyPermalinkResponder

Nossa minha mãe me disse ainda essa semana que precisa renovar o passaporte e seu poderia levá-la e eu ainda comentei aqui do blog que eu tinha lido sobre filas e tudo o que anda acontecendo, valeu pela dica!!!

Bjs e bom final de semana para todos.

Nico
NicoPermalinkResponder

Boa dica a do Jorge. Mas só pra quem não gosta de fila. Pq tem gente que parece que gosta de fila!. Acho que tem gente que vê uma fila e vai entrando sem nem saber o pq da fila..! E tem outros que gostam de reclamar , se a PF abrir as 8:00 h, a pessoa chega as 6:30h e quando for atendida as 8:00 sai reclamando dizendo que esperou por 1:30h!

Lena
LenaPermalinkResponder

Nesta semana saiu no Estadão alguma nota dizendo que sobravam senhas para tirar passaporte. Eu não cheguei a ler a nota, mas o Jorge decifrou o enigma smile

Na última vez que renovei o meu, há dois anos, também fui à tarde e no Shopping Ibirapuera. Naquela época já era o melhor horário.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Lena, com toda esta propaganda aqui vaõ ter que arrumar
outro horário lol

Lena
LenaPermalinkResponder

Sylvia,
lol
Quem sabe de manhã fica "bão" ??!!!

leandro
leandroPermalinkResponder

Olá
uma amiga minha passou um aperto no shopping eldorado, em são paulo, para tirar passaporte antes do feriado de corpus christi. Em resumo, ela perdeu várias longas horas (inclusive na madrugada) em filas. O relato na íntegra ela postou no blog:

http://www.sampaist.com/archives/2007/05/18/mas_eu_so_queri.php

abs
leandro

tatiane conceição

oi gostaria de saber como faço meu passaporte ja que não posso ir até São Paulo?
e quanto custaria tudo?
obrigada!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

grin O comandante vai AMAR ler isso.
Tatiane, dá um pulinho aqui:
http://www.dpf.gov.br/
Clica em passaporte, tem o passo-a-passo lá.

Alemiro Almeida

Estive ontem à tarde no posto da PF do Shop. Ibirapuera para renovar meu passaporte e confirmo a informação do Jorge.
Cheguei exatamente às 17:00 e aguardei apenas alguns poucos minutos pelo atendimento. Havia apenas um casal na minha frente.
Bem diferente da loucura de fila que vi na segunda pela manhã.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Estive na última quinta-feira (dia 19) no shopping Ibirapuera. Confirmo também a informação do Jorge e do Alemiro.

Cheguei as 15:30...havia uma fila pro pessoal que possui senha (são 100 senhas por dia distribuídas a partir das 9hs)...e havia outra fila para quem não possuia senha. Fiquei na fila SEM senha...e as 16:50 fui atendido. O problema é que toda vez que aparece alguém COM senha...esta pessoa é atendida primeiro.

Assim...recomendo a todos a irem no período da tarde.

GiraMundo com Jorge Bernardes

Ricardo,

Eu tava hoje preparando uns posts e me lembrei de que o novo passaporte não resolve como documento de viagem para crianças.

Como ele não tem mais o campo filiação, não dá pra comprovar que a criança é filha do pai e da mãe que estão ali no embarque. Tem que levar certidão de nascimento!!!!

A Polícia Federal até diz que a filiação está num campo codificado, hachurado do passaporte, mas pra que alguém leia tem que ter uma maquinazinha.

Nem em Guarulhos eles tinham como ler isso. Eles me pediram certidão de nascimento na própria PF, acredita? Eu odeio esse passaporte novo! Minha sorte foi não ter confiado na informação que haviam me dado na DPF.

http://giramundo.wordpress.com/2007/09/22/viagem-com-bebes-triatlon-no-aeroporto/

Rubens
RubensPermalinkResponder

Salve salve a todos!!

Estou com uma dúvida maldita, que não consigo tirar em lugar nenhum:
estou tentando tirar o modelo novo do passaporte. Liguei na PF e me informaram que só é possível tirar o modelo novo agendando um horário. Mas no site da PF não há horários disponíveis para atendimento.

Gostaria de perguntar para os amigos do blog: quem foi a tarde tirar o passaporte, tirou o modelo novo?? Está dando pra tirar o passaporte novo no final da tarde, mesmo sem agendar???

Se alguém puder me responder por email (rubens.nigoghossian@gmail.com), agradeço mto, pois tenho certa urgência em tirar meu passaporte, estou desesperado com isso!! Mas se quiser responder por aqui, eu passo depois e leio tb....

Abs a todos!

Rubens
RubensPermalinkResponder

Bom, só pra responder o que eu mesmo perguntei: eu já tinha checado o site da DPF, mas continuava com problemas para agendamento, sem horários disponíveis. Então fui até o posto da PF do shopping Ibirapuera essa semana.

Segundo eles, nenhum posto está atendendo sem hora marcada mais. O único que estava atendendo ainda era o próprio posto do shopping Ibirapuera, mas este atendimento sem agendamento acabou nesta sexta-feira, dia 30 denovembro.

Uma outra informação relevante: o site da DPF difilmente tem horários disponíveis para agendamento. Fui informado no posto de atendimento que eles incluem as vagas aos poucos, e que a solução é ficar acessando o site o tempo todo a procura de vagas. Um rapaz que lá estava tirando o passaporte falou que, após 15 dias tentando achar vagas todos os dias, havia conseguido na quarta-feira agendar para o dia seguinte, e por isso estava lá tirando o documento. Ou seja, a solução é ter persistência (e paciência).

Angela, obrigado pela resposta!

Abs a todos,
Rubens

Angela Bruno
Angela BrunoPermalinkResponder

De nada, Rubens. Como não sabia sobre o agendamento em que estado você estava se referindo, ficou difícil responder wink São Paulo tá complicado mesmo!

Patrícia
PatríciaPermalinkResponder

Quando dias a polícia federal entrega o passaporte? Eu preciso viajar iníciodo ano, alguém pode me dizer?
Obrigada!
Patrícia

Patrícia
PatríciaPermalinkResponder

Desculpa, meu teclado está ruim, além do meu erro no início rsrs
ex.: vc dando entrada hoje na sua documentação na polícia federal, com quantos dias eu recebo meu passaporte?
Alguém pode me ajudar?
Obrigada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar