Casamento de espanhol

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Estamos no auge da temporada das chuvas do Nordeste (sempre lembrando que o sul da Bahia não pertence, "climaticamente", ao Nordeste), então eu sabia o que me esperava em Alagoas.

No fim das contas, dei sorte. Peguei dois dias ruins (sexta e sábado, chuvosíssimos) e quatro dias óóóótimos (domingo a quarta). Quer dizer: choveu um pouquinho todos os dias, mas rápido.

Assim -- de repente, passava uma nuvem carregada e, durante quinze minutos, era isso:

   

Quando a nuvem esvaziava (ou continuava sua trajetória, levada pelo vento), virava isso:

   

Quem veio para o feriado, porém, não teve a mesma sorte. Hoje o tempo está feio, e a previsão para amanhã não é boa. (Mas sábado e domingo devem ser de sol.)

Eu acho que a gente é muito desorganizado. As autoridades dos lugares turísticos do planeta deveriam se reunir com os responsáveis pelo clima lá em cima e combinar um esquema que ficasse bom para todo mundo.

Por exemplo: esse sistema de chover um pouquinho por dia, chuva-e-sol-casamento-de-espanhol, sol-e-chuva-casamento de viúva, é muito bom para todas as partes envolvidas.

Podem contar comigo para organizar a cúpula. Acho que Belém do Pará é um bom lugar para a assinatura do tratado.

46 comentários

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Cuando hace sol los colores resplandecen y cambia la fisonomía del lugar, mais la lluvia también tiene su encanto. Pregunten a un escocés!!!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Esto es una prueba. Buenos días!!!

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Riq, concordo integralmente!! E pode contar comigo para secretariar o encontro..rsrs Aliás, estou agora mesmo consultando os sites de previsão do tempo (e comparando, claro) para tentar terminar de arrumar a mala. Só estou com uma dúvida: se nem os metereologistas se entendem, será que autoridades daqui e lá de cima vão se entender?? lol

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

No aeroporto de Aruba, tinha uma placa onde tava escrito:
Em Aruba chove 3 dias por ano. Geralmente quando vc não está aqui'.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Essa época é triste... Fui para João Pessoa semana passada (quinta a segunda) para encerrar minhas férias, só fez sol na sexta...

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Mas...chuva-e-sol, nao é casamento de espanhol?!!? grin

wb
wbPermalinkResponder

Riq : viajo anonimo desde os tempos jurassaticos do guia Freires e dos primeiros VnV e aproveito muito das dicas. Agora com os comentarios tambem muitas dicas dos tripulantes são valiosas. Tambem peguei muita chuva em Itacaré agora em Maio, mas valeu fazer trilha com chuva.Vou para Trancoso em Agosto e sua travessia pelo local foi maravilhosa. Otima postagem !Quero aproveitar seu blog e divulgar para a tribulação meu album de fotos : http://wblanco.fotos.uol.com.br
Obrigado.

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Pois é Alessandro, eu também conhecia como casamento de espanhol, mas achei girassol tão bonitinho e muito mais romântico... smile

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

No nordeste, chamamos "casamento da raposa"...Quantas nomenclaturas pra mesma situacao?????? : )
Por falar em nosdeste, aconteceu comigo, quando fui pela primeira vez ao Brasil, depois de 05 anos nos EUA...Fui visitar Aracaju, cidade onde morei 29 anos da minha vida e choveu, em julho, todos os 26 dias, 21 horas e 5 minutos que passei minhas ferias...Frustrante, porque sonhei por aquele solzao por tanto tempo, mas pelo menos matei as saudades!!!!!!!
Ah, galera, to indo para um cruzeiro no HAWAII, em agosto...Caso alguem tenha alguma dica da terra do ALOHA, de antemao, agradeco... : )

Ricardo Freire

Alessandro e pessoal, vocês estão certos. Dei uma busca no google e o único "casamento de girassol" que apareceu foi... este post. Já mudei, brigadim eekops:

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Riq lol

Carmen
CarmenPermalinkResponder

wb, muito bonitas as fotos de Itacaré!!!. Eu gosto muito Itacaré, as praias son espectaculares.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Aprendi essa coisa de casamento de Espanhol desde pequeno.

Chuva e Sol - casamento de espanhol. tá certo Riq!

Abrs

WB
WBPermalinkResponder

Carmen
Obrigado pelo comentario, voce sempre muito gentil.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Riq, de onde que vc tirou essa estoria de girasol ???
Só pode ser coisa das Alagoas smile smile

BIANCA
BIANCAPermalinkResponder

O interessante é que nunca contamos com esses contra-tempos.
Um comment da Sylvia em outro post traduziu bem isso. Não calculamos, (pelo menos nós os iniciantes smile ) o mau tempo que pode atrasar ou impedir passeios, um lugar que reputamos imperdível e que pode estar fechado naquele dia, a grosseria de um local que pode obscurecer nosso dia ensolarado, fatos que indicam que é bom ficarmos, qdo possível, mais de 1 dia em cada cidade. Mas nem sempre dá...

Ricardo:
Tem um resort aí que muitos comentam por ser muito bom e mais barato que os demais do Nordeste. Vc avaliza?

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Chuva e Sol, casamento de espanhol! Sol e Chuva, casamento de viúva!

Patsy
PatsyPermalinkResponder

Mas mesmo com chuva podemos aproveitar um pouco dependendo do local. Ano passado marquei de encontrar minha prima em Barcelona e bem no dia estava uma chuva danada, procuramos passeios indoor, e eu comprei um bone na rua para o cabelo nao ficar um desastre, e foi bom mesmo assim, mesmo com muito cafe, e paradinhas para secar o pe.

Dani
DaniPermalinkResponder

Oi Riq!! Pois é... ano passado nessa época, estive na Bahia e chuva sempre!!! Esse ano, acabei de chegar de Natal... ninguém tá acreditando no meu bronzeado!! A nuvem passava e a chuva acabava mesmo!!!

Breno B
Breno BPermalinkResponder

Tô trocando um pouco de frio aqui do Chile por um pouco de chuva aí de Alagoas... Vai fazer frio assim lá na p...

Aliás, estou transmitindo toda minha viagem utilizando a lenta internet sem fio de alguma bondosa alma que esqueceu de colocar a senha. Que Deus lhe pague, seja lá vc quem for smile

Bom sol

Rosa
RosaPermalinkResponder

Riq,
Parabéns pela conquista da triplice coroa. Inter único tri campeão: Libertadores, Mundial e Comembol. Comemora que isso é inédito.. Sou São Paulo, mas nesse caso é o Brasil na fita, merece um destaque...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Rosa, e eu aqui como uma boa gaucha colorada tb estou em festa lol
Ontem comprei uma revista que tem fotos e textos fantasticos sb
Marrakech ( edição portuguesa : "Volta ao mundo " n°138 deabril 2006)
Se não encontrares me avisa que copio uns endereços especiais .

Jurema
JuremaPermalinkResponder

É por essas e outras que eu sempre digo: o livro é um companheiro fundamental para férias na praia. Se está sol, dá para ler na areia, desviando o olho para o mar de quando em vez. E quando chove, é a salvação da lavoura... Nós sempre levamos dois livros para cada na bagagem! Ah, sim, e agora tem o I-Pod, que também é ótimo para viagens...

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Riq e tripulação,
Eu mudei o meu blog pro Wordpress e ele ficou muito mais bonito e organizado. Ainda não estou 100% acostumada ao novo formato, mas está muito mais bonito do que o blog do uol.

Republiquei o blog na íntegra (deu um trabalhão), hahaha

Pra quem quiser ver:
http://dicasimperdiveis.wordpress.com/

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Riq, na verdade estou aprendendo que (exceto em algumas viagens praianas) as condições climáticas são somente acessórios pro teu divertimento pois já sofri com alguns pequenos dilúvios e mesmo assim a diversão foi garantida. Agora, se voce conseguir este acordo é claro que estou dentro.
O negócio de Buenos Aires ( com a Luxtravel) foi acertado e eles me deram um crédito de R$ 654,00 mais a garantia de upgrade e alguns passeios extras de acordo com a minha escolha. Até que eles foram bem razoáveis. Só ficou ruim não ter experimentado o ¨bendito¨Art Hotel. Fica pra próxima ! E não quero ser chato mas está faltando um mês pra minha viagem pra St Martin/Barth ( Não se esqueça da minha Caloi !!)

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Adorei sei novo BLOG, Paulinha...Muito bonito, organizado e bem escrito!!!!!!!!!!!!!!!! Parabens e manda mais dicas pra gente...

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Aquí hay un refrán que dice: novia mojada, novia afortunada!.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Apesar de ser um bibliófilo, tenho uma estratégia um pouco diferente... Nessas épocas de tempo incerto no Nordeste, é melhor ir para uma capital / cidade grande em vez de um vilarejo de praia. Assim, se chover, há mais opções para o que fazer.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Paula:
Adorei a nova formatação.
Ficou super limpa e os conteudos mais atraentes.
Valeu o "trabalhão"!
Obrigada e parabens lol

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Paula
Adorei seu novo blog !!!!!! Vc sempre maravilhosa com suas dicas...Lindas fotos e muito bem escrito...Parabens

Diego
DiegoPermalinkResponder

Nossa, essas fotos explicam perfeitamente a diferença que um céu azul faz na vida da pessoa! Mas eu não recusava aquele cenário com as nuvens tb.

E dessa loucura do tempo eu não posso reclamar, porque quando fui pra Londres peguei 7 dias de céu azul dos 9 que fiquei lá. Algo raro.

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Paulinha,
Parabens pelo blog "novo"...Lindas fotos e muito bem escrito...Valeu

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Quando fui pra Barcelona e Paris em abril, nao posso reclamar tambem, fez sol por 10 dias...Uma maravilha!!!!!!

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Riq e tripulação,

eu e minha esposa estamos de férias em Recife. Era a única oportunidade de tirar férias este ano e embora soubessemos do período chuvoso, resolvemos arriscar! Até agora, em seis dias, somente em dois a chuva atrapalhou (como hoje, por exemplo).

Com a inestimável ajuda do site e blog do Riq, montamos nosso roteiro de férias. Já fomos a João Pessoa e a próxima parada é Maceió. Caso queiram acompanhaar, estamos mantendo um blog no endereço abaixo:

http://oquesefaz.wordpress.com

Um abraço a todos!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Olá RIQ , já estás em Sampa? lol
Ameei a super detalhada resposta sb transporte em Londres;
a proposito,confere o link para o easy bus ( não achei horarios etc ..)
lol

Ricardo Freire

Ops, Sylvia, tô aqui sim! É que eu errei o link -- é .co.uk, e não .com. Já vou mudar, brigadim!
(Eu fui atrás dos preços porque essa era uma pulga que eu tinha atrás da orelha. E confesso que pensava que o transporte fosse mais caro; os tempos de viagem é que não ajudam muito -- de ônibus ou de trem não-expresso, chegam a levar 1 hora e meia...)

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Riq, tu sabes que eu procurei por tudo que é canto os onibus
das low cost air que partem das capitais europeias para os
aeroportos e não encontrei nenhunzinho.
Nem nos sites das cias .. sad
Fazes alguma ideia ?
Gracie !

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Sylvia:
No site da Germanwings (low cost alema) há, na página de informacoes de vôo, dados dos aeroportos onde esta empresa atua (quase todos os mais importantes na Europa). Acessando o aeroporto que você quer, há informacoes detalhadas de como chegar e sair do aeroporto, por todos os meios de tranporte disponíveis, com os links dos sites das companhias, quando houver. O link é http://www.germanwings.com/en/fluginfos.php
(desculpe-me pelo teclado desconfigurado...)

Helenice
HelenicePermalinkResponder

Riq, tive sorte, passei 12 dias entre Jeri e Fortaleza e não vi sinal de chuva.

Ricardo Freire

Que bom, Helenice! Há uns 10 dias eu li por aí que as chuvas lá em cima esse ano já tinham sossegado.

Sylvia, peguei a maioria dessas informações no www.airwise.com . Mas acho que, como disse a Jurema, lá num cantinho bem escondido dos sites das cias. elas dão a receitinha de como chegar aos aeros, sim...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Beleza Jurema ! Muito obrigada pela ajuda.

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Disponha, Sylvia! Como o resto da tripulacao, incluindo você, eu estou sempre alerta!

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Sylvia e Claudio, muito obrigada pela força!
Bjos

Helton
HeltonPermalinkResponder

Oi Ricardo,
não sei se vc se lembra, mas quando vc almoçava na pousada do Caju chegou um casal cansado, suado e sujo com mochila nas costas. Era eu e minha namorada. Bem, eu achava que vc escreveria algo sobre a pousada, mas não encontrei nada. Ficamos hospedados lá 6 dias e, posso te dizer, o lugar é excelente. Acho que o serviço é o ponto forte. O Januário dá um show. O José Carlos e o Elírio sempre tinham uma cortesia para nós. Um bolo depois de um dia inteiro andando de bike (são de grátis!!), ou frutas, ou chazinho para namorada doente, chocolatinhos e etc. (se essas coisas são normais por aí, desculpem é que meu negócio é acampar. Mas dessa vez a patroa não deixou, hehehe).
É isso. Aliás, escolhemos S. Miguel do Milagres muito influenciados por suas dicas. Valeu!!

Ricardo Freire

Oi Helton,
Nos próximos dias vou publicar um postão sobre a Rota Ecológica e, claro, incluindo as novidades da Pousada do Caju. Adorei que vocês gostaram...

Isis
IsisPermalinkResponder

Olá, Riq
Sempre venho te visitar... e me bateu uma saudade dananda do Toque ao ver essas cadeiras na beira da piscina!!!!
Ai ai....passei minha lua-de-mel lá graças a sua indicação...o Nilo falou maravilhas de vc!

Jamais vou me esquecer da vista linda do mar esmeralda que tem essas cadeiras!

Beijocas

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar