Quer participar de um guia da Grécia?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

    atenas-rachel400.jpg

Alguém já estava aí quando, durante a Expedição Pé-na-areia de 2005, eu pedi dicas de Fortaleza para conferir e botar na matéria que eu ia fazer para a Viagem & Turismo?

Pois a querida Rachel Verano está fazendo algo parecido, só que mais radical. Ela está fazendo uma revista inteira (um dos especiais da VT) sobre a Grécia, e está louca para incluir a dica que você tem para dar.

É só entrar no blog dela no ViajeAqui e deixar a sua dica. Já tem um post genérico sobre a Grécia e outro específico sobre Santorini; outros devem ir aparecendo ao longo da semana.

(Aproveite e leia também a minha nova coluna na filial deste blog que mantenho por lá; querendo comentar, não se acanhe...)

43 comentários

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Riq,
Deixa comigo, comandante, seu pedido eh uma ordem... Vou dar todas as dicas possiveis, sobre este pais maravilhoso... Um verdadeiro presente de grego pra Raquel
smile smile smile

SandraM
SandraMPermalinkResponder

2005 ?? Parece q foi ontem...
Falar de Fortaleza...Melhor q isto, só estando lá.
Todo ano, dou minha passadinha. Neste já fui e planejo mais duas viagens para lá até dezembro.
Sabe um momento maravilhoso q tive na viagem mais recente??
Naquela estradinha que leva ao Beach Park, um pouco mais adiante, antes da usina eólica, um grupo de pessoas praticando o aeroplanismo (será q é este o nome??) num entardecer absurdamente lindo, tendo a praia ao fundo. É coisa de pedir perdão dos pecados.
rsrs
Riq, eu já estava aqui!!!
Bjs a todos,
wink)

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu já estava, fiquei babando com as dicas de Fortaleza e ainda não fui conferir pessoalmente... eekops: Também não conheço a Grécia, mas vou viajar um pouquinho lá no blog da Raquel!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Ah, Expedição pé-na-areia, que diversão... smile
Não me esqueço do Data-coco grin

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

A melhor dica na Grecia é: cuidado com os taxis! De todos os que peguei, so houve um unico honesto, os outros queriam cobrar de 3 a 5 vezes o preço da corrida correto...´Na duvida, peça para parar o carro perto de algum policial! Recomendo, também, devido a religiosidade do povo, não usar bermudas, ou shorts, especialmente em Atenas.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Riq,

A dica que mais gostaria de ter tido antes de ir a Grécia e não tive é sobre os ferries para as ilhas. Vou postar aqui mesmo, pois sua amiga deve ser sua leitora:

Se for pegar algum ferry para alguma das ilhas, tenha antecipadamente a agenda de viagens. Compre a passagem com antecedência. E, principalmente, chegue com boa folga ao bagunçado porto de Pireus (o trânsito de Atenas até lá chega a níveis paulistanos!!)

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Grecia é um dos meus assuntos prediletos :!:
Sou mais do que apaixonada, é fissura mesmo lol
Ah, Ernesto os táxis ... eles são compartilhados se pegos na rua,
ai é impossivel saber o valor da corrida smile
Fernando , é bom ter uma folga sim, mas dependendo da marina
em Pireus o metro deixa bem pertinho ( o que não pode é pegar
taxi logo na saida do metro ou no pier ( custa o triplo ) , basta caminhar
uma quadra e pegar na avenida verificando sempre o taximetro smile)
Carla, põe a Grecia ai em cima da lista smile se não gostares eu pago a conta

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Sylvia, sou do seu time... wink perdidamente apaixonada pela Grécia! Aliás, como não se apaixonar, sobretudo por Atenas e aquelas ilhas MARAVILHOSAS???? Uma das melhores viagens que já fiz, sem dúvida.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Colaboração voluntária do Zé Maria, mediante a não solicitação do zelador do blogue, como diz a leitorinha simpática de Purtugal.
É isso que dá deixar a porta aberta.rs...
Viaje na Maionese da Semana:
http://www.youtube.com/watch?v=tkJNyQfAprY
Se não gostar da dica, pode me xingar a vontade, pois eu sou virtual mesmo.
ARPAN!

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Eu fui num cruzeiro de 7 dias de Athenas ate Istambul, e acho que esta é a melhor dica para uma promeira viagem. E conformtável, não há problemas com malas, e considerando-se os preços de Ferries ou passagens de avião, bem economico.

Para quem quiser uma lista de cruzeiros com descontos

www.vacationstogo.com

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Oi Ricardo, Oi Pessoal,

Adoro o blog... estou sempre acompanhando as coisas por aqui.... : )

Eu já estava com vontade de fazer uma pegunta há tempos mas não resisti a esse post e vou fazê-la:

Irei me casar dia 1 de dezembro e irei pedir de presente a meus convidados a lua-de-mel, tenho 9 dias... o nosso desejo seria Roma e Atenas masssss..... será dezembro, frio, inverno... Riq, Pessoal, vocês acham que dá para aproveitar a europa no frio? Eu imagino que seja lindo mas não dá preguiça de sair e aproveitar a cidade a pé num frio danado?

Aproveitando... (heheheh.... hoje eu estou abusada) vocês conhecem um bom lugar para colocar essa lista de casamento? Gostaria que meus convidados pudessem pagar em cartão de crédito, pela internet, essas coisas....

Eu normalmente gosto de fazer a viagem sozinha mas nesse caso acho que cabe uma agência e a maioria das que eu vi eu tenho que escolher o destino e pagar antes... e só dá para os convidados pagarem por boleto bancário...

Ufa... esse ficou comentário grande... ehhehe....

Obrigada desde já...
Carol

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Sylvia, quando fui à Grécia, se não me engano, o metrô não chegava até o porto.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Fernando :
O sistema de transporte melhorou muito depois das Olimpiadas,
dá uma olhada :
http://www.urbanrail.net/eu/ath/athens.htm
http://www.isap.gr/index.asp

Filipe
FilipePermalinkResponder

Também tive problemas com os taxistas. O pessoal simplesmente não respeita o taxímetro. Afora esse pequeno probleminha o resto é sensacional. Sem palavras. Só mesmo indo para acreditar que aquelas fotos todas não captam nem 10 % da beleza. Quanto aos ferries, highspeeds e flycat eu indico a: www.hellenicseaways.com , dá para comprar on line as passagens e eles tem horários muito bons.

Ceci
CeciPermalinkResponder

Passei 30 dias viajando, por conta própria, entre Grécia e Turquia. As informações sobre a Grécia podem ser facilmente obtidas nos sites oficiais, como neste por exemplo: http://www.gnto.gr/?langID=2 Tem muitas informações importantes, mapas e roteiros para download.
Não senti nenhuma dificuldade para utilizar táxi, metrô, trem, ferry, avião e ônibus, acho que foi só isso que usei... Fui antes da temporada alta, julho/agosto, e não tive problema para encontrar hotéis, passagens etc.
Achei estranho o comentário sobre o uso de bermuda em Atenas !?! Não seria em Istambul ?
Por diversas vezes compartilhei táxis com outros passageiros, em Atenas isso é comum. Nunca entrei num táxi sem acertar antes quanto custaria a corrida.
É uma dica bem batida: entre as ilhas, não deixe de ir para Mykonos, Delos, Santorini e, se possível, Creta. Reserve tempo também para conhecer Olímpia, Corinto, Delfos, Micenas, Epidauro. Na minha viagem ficou faltando Meteora.

GiraMundo com Jorge Bernardes

Ah Ricardo, a gente ja lia vc todo dia no tempo da expedicao pe na areia, a gente so' nao comentava tanto hehehe. Estou com a Emilia, adorava o DataCoco.... Grecia, puxa, eu tenho certeza de que o dia que eu for, eu vou adorar!!!!

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Ricardo, vc já viu isso:
http://www.travelistic.com/

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Em Istambul, não é so não usar bermuda. O ideal para mulheres são saias bem longas e mangas compridas e lenço. Fizemos isto e fomos muito bem tratados por todos. Ja na Grecia, em geral, e sempre ha exceções, o tratamento deixou muito a desejar, isto para não falar na grosseria e desonestidade dos taxistas.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Sylvia, esse risco você não corre, não... wink Eu tenho certeza absoluta que vou amar a Grécia, mesmo que deteste - tudo por causa dos cursos de Literatura Grega que fiz na faculdade!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Mas aposto que os cursos de literatura grega vão acabar te ajudando
a decifrar ao menos os nomes das estações de metro smile
( apesar que depois das olimpiadas já devem estar em ingles tb )
Tudo confirmado para POA , Carla ?
Estamos na espera..

Erika
ErikaPermalinkResponder

melhor dica da grécia:

Quem souber de alguém que esteja distribuindo pacotes grátis prá lá, me avise por favor, prá eu poder participar do guia rsrs

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu acho que está tudo confirmado, sim, Sylvia! Eles ainda não me mandaram nada, nem passagem, nem vouchers, nem diárias - mas eu já soube que chega tudo meio em cima da hora mesmo... Dia 16 eu chego aí! wink

Diego
DiegoPermalinkResponder

Tai uma belissima desculpa pra eu ir correndo fazer uma trip pra Grécia. Hehehe. Tá na agenda faz horas essa. Mas por enquanto vou ter que me contentar com as dicas. :S

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Bem, eu TENHO que deixar meu depoimento, ainda que venha a ser APEDREJADO! Eu DETESTEI a Grécia (povo grosseiro, antipático, mal educado), pessoal que trabalha com turismo (especialmente recepcionistas de hotéis) extremamente desinteressados e mal educados, taxistas que roubam nas corridas, enfim, Mykonos perde de DEZ a ZERO pra Búzios e, finalmente, ATENAS, tirando o Parthenon e o Bairro de Plaka, é assim assim...

RESUMINDO: Atenas e as Ilhas gregas mais manjadas (Mykonos, Santorini, Rodes, etc) é tipo PORTO de GALINHAS: você AMA ou DETESTA!

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Acho que o Ernesto concorda um pouco comigo....

Filipe Serrano

Oi Ricardo,

Sou jornalista aqui do caderno Link do Estadão. Estou fazendo uma reportagem aqui e queria bater uma papo com você. Te mandei um e-mail explicando melhor no endereço que está no seu site.

Pode me mandar um e-mail?
Abs!

Filipe Serrano

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

RIQ , passa no xongas smile

Diogo
DiogoPermalinkResponder

É Riq, passa no Xongar que tem dois regallos pra ti lá, faix teãããmpo...

Sylvia e Carla: dia 16 não estaremos aqui :-s E agora gurias?! Voltaremos só dia 20...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Ah não Diogo sad
Sem essa, dia 20 a Carla está voltando ...

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Eu concordo com o Arnaldo, em termos, mas não detestei a Grecuam apenas me senti decepcionado com a total falta de educação do povo do "berço da cultura", e de algumas ruinas, um pouco saqueadas... Me lembro de um motorista do onibus da excursão que tomou duas cervejas, na frente de todos, e quando eu questionei se não estaria na hora dele parar para a guia, ele respondeu com algum chingamento em Grego... Quase todas as placas são so em caracteres gregos, o que obriga voce a tomar os infelizes táxis, pois os motoristas dos onibus tampouco falam ingles...Mas, gostei das paisagens, do cruzeiro, da comida, do iogurte especialmente, e da Cultura, da Acrópole... Quanto as praias, por si, acho que o Caribe, e mesmo nossa costa Azul são mais interessantes...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Diogo, isso não vale! Eu chego dia 16 e venho embora dia 20... sad Mas, Sylvia, vamos fazer uma ConVnVenção mesmo se formos só nós duas... wink

henrique
henriquePermalinkResponder

Off-topic: viram a história do vôo com todos os banheiros quebrados de Amsterdam pra Newark?
tá aqui
http://nyc.metblogs.com/archives/2007/06/continental_fli.phtml

e aqui
http://pooponaplane.blogspot.com/

[]s

H

Ricardo Freire

Henrique, é iiiinaaacreeeditááááável! O vôo do cocô! ECA!

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Ave, essa do avião era só o que faltava...

GiraMundo com Jorge Bernardes

Cada historia que estou lendo aqui hoje... Caramba! Que absurdo esse voo da Coco-ntinental.

GiraMundo com Jorge Bernardes

Passei uma situacao parecida as vesperas do Natal de 2001 num voo da American, o aviao quebrado, manda todo mundo pro hotel e quase 24hs depois o aviao nao havia sido arrumado. Quando eu vi que correria o risco de passar o Natal no aeroporto. Como estava a trabalho, eu larguei o voo e comprei um bilhete da JAL pra voltar pra casa. Consegui um reembolso depois. Foi a melhor coisa que fiz na vida. Minhas malas chegaram 2 dias depois.

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Mestre Ricardo, peço seus conselhos sobre a Grécia.

Farei uma viagem de 4 semanas em maio - 3 na Itália e uma na Grécia. Sairei de Milão em 24/5 rumo à Grécia, e ai vem as dúvidas: o que encaixar em 6 ou 7 noites?

A idéia inicial era Atenas 3, Santorini 2, Mykonos 2. Mas lendo sobre tudo, estou achando corrido demais, e o deslocamento entre as ilhas parece enroscado (viagens muito longas de Ferry e os horários da Aegean não ajudam). Li um post seu sobre Rhodes e agora fiquei com mais essa dúvida...

Estarei em fim de viagem, cansado de trocar de hotel... Para uma introdução à Grécia, estou propenso a ficar 3 em Santorini e 4 em Atenas. O que você acha?

Um abraço

Gustavo

luciane
lucianePermalinkResponder

Olá a todos, estou querendo ir a Grécia e tenho algumas dúvidas, vi pelos comentarios aqui q os lugares indicados sao Mykonos, Delos, Santorini.

Meu plano seria começar por Atenas e depois ir para Santorini, queria saber quantos dias seriam necesarios para conhecer essas cidades, 1 semana será que daria ???

Bom espero receber recomendaçoes, e se tivesse outras cidades imperdivéis na Grécia gostaria de saber quais sao.

Beijos a todos
Luciane

Ricardo Freire

Além do Guia Grécia muito bem lembrado pela Mô, leia sobre as últimas viagens por lá da Emília e da Luisa:

http://aturistaacidental.wordpress.com/category/grecia/

http://arquivodeviagens.wordpress.com/category/grecia/

Cuidado com o pinga-pinga; as ilhas têm coisas interessantes que não se vêem em apenas um ou dois dias, e os horários dos deslocamentos podem matar o seu dia. Eu ficaria pelo menos três dias em ilhas como Santorini e Mykonos.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Obrigada pela lembrança, Riq grin
Fica também a sugestão do Turomaquia, da Patricia, que tem uma série incrível sobre a Grécia: http://www.turomaquia.com/2009/01/indice-grecia.html

Ricardo Freire

Bela lembrança também!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Vá ao www.guiagrecia.com.br do Décio.
Não conheço ninguém com melhores dicas do que ele, Luciane.

Lu
LuPermalinkResponder

Luciane,
Recomendo fortemente um lugar que fui: Monemvassia. Ñ é uma ilha, mas é uma grata surpresa!!! Ñ posso contar mais p/ñ estragar a surpresa. Vc chega lá de barco répido, a partir de Atenas, e 24 hs lá são suficientes. Tem que ficar na parte antiga. Só tem um detalhe: fui lá há mtos anos, de modo que é bom checar se ainda continua "exisitindo".

Santorini na minha opinião é imperdível mesmo, de preferência ficando num htl de frente p/o mar, no mínimo 2 dias. Parece que tem uma descoberta da Sylvia por aí, em algum post da Grécia.

Boa viagem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar