Quero morar em Belo Horizonte

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

    bardoze4001.jpg

Mais um texto produzido para o portal ViajeAqui que eu estou transcrevendo aqui por falta de permalink.

Surpreso? Eu também. Para falar a verdade, eu não conheço direito Belo Horizonte. Só estive por lá de passagem (a caminho das cidades históricas) ou para fazer uma reuniãozinha e voltar no mesmo dia. Pernoitei uma vez só – e num hotel superfora de mão, o Ouro Minas.

Todas as vezes que passei por lá, simpatizei muito com a Savassi (eu sou fã de bairros multiuso, próprios para morar, trabalhar e se divertir). Mas ainda não bati perna em Lourdes, que o Zé Edu Camargo me contou ser o bairro do momento. Ah, sim: um dos meus restaurantes favoritos no Brasil fica em Beagá: o persa Amigo do Rei – que só tive o prazer de freqüentar na sua encarnação prévia, em Paraty.

Este ano eu tinha me prometido que iria ao Comida di Buteco, fabuloso festival (concurso? maratona? orgia?) de baixa gastronomia promovido pelos incontáveis bons botequins da cidade. Acabei não indo, mas já estou programando a ida no ano que vem.

E eu já falei que eu adoro o sotaque de Belzonte? Tem o "r" carioca, mas sem chiar o "s"... tem também o "dezzz" do gaúcho, e ainda por cima com aquele cantadjim gostosim djmaisdacon'. Oncotô? Proncovô? Apaixonei com esse trem!

Apesar de Savassi, Lourdes, comida persa, vaca atolada e o cantadjim gostosim serem motivos justos para alguém pensar em se mudar para Beagá, o que me faria ir de mala, cuia e etc. para lá é o fato de Belo Horizonte ser, hoje, a melhor cidade do Brasil para quem quer fugir de avião para lugarzinhos bacanas.

De avião?

Sim. Já faz um tempo que BH é a única cidade brasileira com o privilégio de dois vôos diretos e diários para Porto Seguro, pela Gol – um pela manhã, outro à noite. Por 300 reais (o que os paulistanos gastam de gasolina ir às praias do litoral norte) o belo-horizontino pode passar o fim de semana na sua casa de praia no Arraial d'Ajuda ou em Trancoso.

(O quê? Ninguém aí ainda teve essa idéia? Pois se eu me tornasse belo-horizontino a primeira coisa que eu ia fazer era alugar uma casinha de praia no Arraial ou em Trancoso.)

Pois se não bastasse esse atalho para o sul da Bahia, Belo Horizonte recentemente ganhou vôos diretos para outros dois dos lugarejos mais charmosos do Brasil.

Um vôo de 25 minutos da Total (com tarifas desde 95 reais!) leva você da Pampulha a São João del Rey, porta de entrada para a mais sofisticada de nossas cidades históricas, Tiradentes. (O único inconveniente é o horário – você precisa enforcar a tarde de sexta no escritório.)

E agora, só para humilhar, a mesma Total lançou um vôo direto a Búzios Cabo Frio, do ladinho de Búzios – saindo sábado cedinho, voltando domingo à noite, uma hora de vôo, desde 93 reais por perna. Assim dá pra pensar em trocar os simpáticos botecos de Belzonte pelo übercharmoso Bar do Zé, na Orla Bardot (esse aí da foto).

Enquanto isso, aqui em São Paulo, não aparece nenhuma companhia aérea regional que pense em tirar o paulistano da estrada nos fins de semana. São Paulo-Tiradentes e São Paulo-Búzios seriam duas linhas sensacionais. Assim como seriam São Paulo-Ilhabela, São Paulo-Ubatuba, São Paulo-Paraty, São Paulo-Angra...

A linha São Paulo-Paraty-Angra-Rio já foi tentada uma vez, pela Team, e não deu certo. O que me leva a pensar que a culpa não seja da falta de empreendedorismo, e sim de incompatibilidade de gênios entre o paulistano e os teco-tecos.

Também não vou me iludir: mesmo se aparecesse uma pequena companhia regional disposta a operar essas linhas, ela não encontraria lugar em Congonhas – sobretudo nas noites de sexta-feira, quando adoraríamos escapar por via aérea a Búzios ou Tiradentes ou Ilhabela ou Paraty.

BH, me aguarde!

162 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Adriana Pessoa
Adriana PessoaPermalink

OOps, o recado é para a Helena!!

Adriana Pessoa
Adriana PessoaPermalink

Ops! O recadinho é para a Helena!

Josi
JosiPermalink

Oi Ricardo...também morro de inveja do pessoal de Beagá....

BethN
BethNPermalink

Quero uma boa indicação de hotel em belo horizonte para passar o fim de semana. com a família.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Qualquer Promenade de Savassi e Lourdes, ou o Mercure Lourdes, ou, para economizar, o Ibis da Praça da Liberdade.

Thiago Peçanha
Thiago PeçanhaPermalink

Cara, morei durante 2 anos da minha vida num bairro bom de BH, chamado Prado...é um ótimo lugar...adorava minha vida Belorizontina...bão demais da conta, mas tive q voltar pra Juiz de Fora...saudade é foda né...cara...recomendo mto BH pra tudo...cidade boa de se viver, tem tudo o q uma pessoa precisa pra viver bem, só falta os salários crescerem tb, mas BH é bom demais. Sinto falta viu. Só o trem q leva direto pra Vila Velha, isso é maravilhoso...viagem incrivel q sai direto de BH. Aliás, BH é sensacional. Perto do Rio, de SP e da Bahia...tem ciosa melhor do q isso? Pra completar da pra ir a Brasília com menos de 2 horas de voo...bom demais

ivete
ivetePermalink

Oi, minha irmã morou em BH durante dois anos e eu adorava passar férias com ela e a familia. A cidade é muito agra'vel!
Na adolescencia participei de varios torneios de tenis em BH, no Minas Tenis Clube. Av Bahia.
Estou morando fora do Brasil com a familia e a oportunidade de ir para BH nos agradou muito.
Gostaria de ter algumas dicas de bairros. Conheço mais o Centro Sul e Pampulha. Gostamos de esporte, estar perto de algum parque e de tranquilidade , mesmo perto do Centro.

Natália Gastão
Natália GastãoPermalink

Acabei de chegar de um fds em BH, que por sinal não conhecia... ADOREI!!! O Zuco também falou que moraria por lá!
A cidade é muito gostosa e o povo, excelente! Não tenho vontade de deixar o meu Rio de Janeiro não, mas BH não seria uma opção ruim... =)

Bruno
BrunoPermalink

Também gosto muito de BH, pretendo ir morar lá ano que vem, a principio por 1 ano, para fazer um curso, mas quem sabe resolva ficar de vez por lá. Moro atualmente em Salvador, mas ha 1 ano conheci BH, ja fui 2 vezes lá e me apaixonei pela cidade.

Beth
BethPermalink

Estou indo finalmente passar a Semana Santa dividida entre Inhotim e Belo Horizonte.
Consegui uma tarifa legal para o Mercure BH Minas Centro.
Alguém recomenda (ou não?)

Marcela
MarcelaPermalink

Olá Beth!

A localização do Mercure Minascentro não é legal. É bem no centro da cidade, um lugar de onde você nao poderá acessar quase nada a pé. Nosso transporte público deixa (muito) a desejar, e em feriados então, é um problema! A região ficará um tanto deserta no feriado.

Caso você esteja de carro, tanto melhor. Você precisará dele para tudo. A única coisa por perto do hotel é o Mercado Central, que vale a pena conhecer e tentar almoçar no restaurante "Casa Cheia", que fica lá dentro.

O Mercure Lourdes e o Ibis Praça da Liberdade estão muito melhor localizados. Sendo daqui não conheço os hotéis, mas quanto à localização, os da região da Savassi garantem uma boa locomoção e estão perto de restaurantes, bares, lojas, shoppings, etc.

Seja bem vinda às Minas Gerais!

Marcela

Alexandre Costa
Alexandre CostaPermalink

Beth, concordo plenamente com a Marcela. O Mercure no Centro de BH não é a boa opção. Esta região fica quase deserta à noite. Se conseguir uma tarifa interessante no Mercure Lourdes ou Ibis Liberdade, mesmo que um pouco acima do Mercure Centro, penso que será bastante vantajoso para você por conta da localização.

Paulo Torres
Paulo TorresPermalink

O Mercure Minascentro também está bem perto de dois shoppings (Diamond Mall e Shopping Cidade). E com um pouquinho de preparo físico dá pra ir andando para a Praça da Liberdade - 1km de distância, mas é uma ladeira brutal.

A não-recomendação é isso que já falaram, aquela região do Centro é bastante morta e, principalmente à noite, você ficaria dependente de táxis. Melhor seria ficar em Lourdes ou na Savassi. (Alguns parentes meus se hospedaram no Hotel Promenade da Rua Paraíba, na Savassi, e gostaram bastante de lá).

Beth
BethPermalink

Muito obrigada. Eu acabei de fazer a reserva para o Ibis. É um pouquinho mais caro e teremos que ficar em dois quartos, mas diante das respostas tão atenciosas da Marcela e do Alexandre, acabei decidindo.
A localização para mim é tudo mesmo. A impressão que a gente fica de uma cidade pela primeira vez pode depender muito de onde nós ficamos.

Alexandre Costa
Alexandre CostaPermalink

Beth, já que a localização é importante para você, a decisão de ficar no Ibis foi excelente! Você estará hospedada a menos de 100 metros da Praça da Liberdade, um dos cartões postais de BH. Aproveite para conhecer o ótimo Museus das Minas e do Metal e outras atrações do Circuito Cultural Praça da Liberdade: http://www.circuitoculturalliberdade.mg.gov.br

Silvia Soares
Silvia SoaresPermalink

Beth,ótima escolha! E mais uma recomendação: não deixe de ir ao Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação. É muito bonito e bem planejado, encanta até que não gosta muito de museus.

João Marcos
João MarcosPermalink

Beth,
aproveite para ir aos butecos e restaurantes do bairro de lourdes, estão perto do ibis que vai ficar.

Beth
BethPermalink

vou aproveitar, na volta eu conto tudo...

Rodrigo
RodrigoPermalink

Boa tarde! Gostaria de uma opinião. Irei fazer uma prova no mês de julho em BH e gostaria de uma dica de um bom hotel para passar 1 diária. Pesquisei um pouco na net e encontrei uma boa tarifa no Mercure de Lourdes. Vcs recomendam? Aguardo retorno. Desde já agradeço a atenção!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! É uma boa. Veja também as demais dicas dadas logo acima nos comentários; perguntaram há pouco tempo sobre hospedagem em BH.

Beth
BethPermalink

Acabei de chegar de Inhotim e BH. Fiquei no Ibis, em Lurdes, que é muito bem localizado, muito simpático.
Adorei. Fui ao Museu de Artes e Ofícios e ao mercado central e comi uma pizza deliciosa muito pertinho do hotel. Fiquei com vontade de voltar...

Mauricio
MauricioPermalink

Olá pessoal !

Sou paulistano, filho de italiana com mineiro de congonhas... Sinceramente, sou um paulistano louquinho de vontade de ir morar em minas gerais. Aqui em SP, deus nos livre... já era esse lugar... Como conheço bem a região das cidades históricas e tenho familia que moram por lá, minha maior vontade é me mudar.

Estou procurando emprego na região dos polos industrias de BH, pois pretendo morar em uma cidade pequena, tipo, santa luzia, vespasiano, lagoa santa...enfim.. já é uma decisão minha.. Minas Gerais hoje em dia pode-se considerar um doismelhores lugares do Brasil para se viver... São Paulo já era... só transito, transito, violencia, correria, stress.... ninguem merece. quero paz e qualidade de vida... Abraços a todos.

Vanessa Alonso
Vanessa AlonsoPermalink

Amei este post! Apesar de ser de 2010, em resumo é isto mesmo. Não perca o Comida de Boteco, é excepcional!
"Pois não há lugar melhor que BH!"

julio Cesar
julio CesarPermalink

BH realmente é uma ótima cidade para se viver e qualidade de vida que esta muito a frente da maioria das capitais,vida noturna intensa,não falta nada mesmo!Tem de tudo e ótima infra estrutura,a cidade é linda e muito arborizada,uma cidade que apesar de imensa, é apaixonante.O mineiros é realmente receptivos se bonitos no geral,lugar que realmente diferencia muito com a realidade do nosso país.É invejável como ela creceu tanto que agora esta ultrapassando os limites regionais da metrópole.Quem passa a conhecer a cidade,se impressiona e se apaixona e passa a ter uma outra noção.Bão demais da conta sô!Esta cidade promete!!como diz o ditado:O mineiro come quieto e vai pelas beiradas"Parabéns BH"!!!

samantha
samanthaPermalink

BH realmente é tudo de bom moro aqui em santa luzia próximo ao centro administrativo e é muito bom tranquilo e calmo gosto daqui e percebo que cada dia mais surgem oportunidades grandes aqui em minas não pretendo morar em outro lugar nunca! rsrs

Suzana Latini
Suzana LatiniPermalink

Realmente, morando em BH dá para ir passar o fim de semana em Ajuda ou Trancoso tranquilamente com zero stress.
Já fiz isso umas 04 vezes e garanto, vale por uma semana de férias. Tem um vôo que sai 00:30 de BH no sábado. Aeroporto+ táxi+ balsa dá pra chegar na Pousada por volta das 02 da manhã. Da para aproveitar sábado em Trancoso e domingo Ajuda e voltar segunda no vôo que sai as 04:20. É um pouco cansativo,mas vale cada minuto. BH é tudo de bom mesmo, mas por favor, ninguém aqui fala Belzonte, rs!!Isso é uma lenda urbana.

Juliana
JulianaPermalink

Que bom ver tantas coisas boas de BH!! Apesar de mineira ( sul de minas) não vou a BH a muitos anos!!! E depois de anos trabalhando no maranhão estamos planejamendo a nossa volta para o Sudeste...para BH...e acho que fizemos uma otima escolha!!!

Jane
JanePermalink

Realmente Beaga está surpreendendo. Conheço a cidade desde menina , quando ia em viagens com minha familia visitar os parentes que moram lá . Hoje penso em ir morar em BH. Concordo com o Mauricio , SP ja era... aqui ta dificil pra tudo. Desejo ainda esse ano ir morar em BH e curtir as cidades historicas, principalmente o carnaval em Diamantina, que otimo ...pra quem gosta de curtição. Recomendo. foi o melhor que ja fui !!!

Camila
CamilaPermalink

Olá, adoro o Viaje na Viagem, está nos meus favoritos! Sou de SP, nao conheço BH, e vou trabalhar perto da Band Minas, qual bairro vocês me recomendam nas proximidades?! Queria algo calmo e familiar por ter filho pequeno... Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta de belo-horizontino, aparecerá aqui grin

Maíra
MaíraPermalink

Oi Camila.
Eu indicaria o bairro do Buritis. É perto e tranquilo.
Espero que vc goste de BH tanto quanto eu gostei. Morei 3 anos lá!

Madson
MadsonPermalink

Olá Camila,

Moro em BH no bairro Santo Antônio. É um bairro próximo à Band (que fica na raja né?). Tem tudo por perto. A melhor parte do bairro fica próximo a Av. Prudente de Moraes pois é uma parte plana. Aqui por perto tem ainda os bairros: Cidade jardim, Vila Paris, Luxemburgo. Todos se interligam. Tem ainda o Buritis, que é um bairro com prédios novos com uma boa estrutura e acredito que com bons preços. Tem ainda o bairro Gutierrez que é um ótimo bairro.
Qualquer dúvida é só dizer.

Adriana Pessoa
Adriana PessoaPermalink

Camila,
indicaria o Bairro são Bento, que é muito arborizado, tranquilo e o acesso a Band seria muito fácil, pois é do lado. Não concordo com a indicação do Buritis, pois fica difícil acesso, trânsito caótico, e vc ficaria longe.

Louise
LouisePermalink

Oi! Alguém ainda responde aqui?

Estou prestes a me mudar para BH e tenho algumas questões:
*Qual o melhor local para morar (aluguel barato e proximidade de serviços e parques e vida noturna)
*Tem um forró do bom nessa cidade?
*Compensa morar em BH para prestar serviço em Contagem (em um bairro bem na divisa dos dois municípios).

Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Louise! Nosso site é de turismo. O título deste post era hiperbólico.

Leia sobre Belo Horizonte:
https://www.viajenaviagem.com/destino/belo-horizonte