Quero morar em Belo Horizonte

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

    bardoze4001.jpg

Mais um texto produzido para o portal ViajeAqui que eu estou transcrevendo aqui por falta de permalink.

Surpreso? Eu também. Para falar a verdade, eu não conheço direito Belo Horizonte. Só estive por lá de passagem (a caminho das cidades históricas) ou para fazer uma reuniãozinha e voltar no mesmo dia. Pernoitei uma vez só – e num hotel superfora de mão, o Ouro Minas.

Todas as vezes que passei por lá, simpatizei muito com a Savassi (eu sou fã de bairros multiuso, próprios para morar, trabalhar e se divertir). Mas ainda não bati perna em Lourdes, que o Zé Edu Camargo me contou ser o bairro do momento. Ah, sim: um dos meus restaurantes favoritos no Brasil fica em Beagá: o persa Amigo do Rei – que só tive o prazer de freqüentar na sua encarnação prévia, em Paraty.

Este ano eu tinha me prometido que iria ao Comida di Buteco, fabuloso festival (concurso? maratona? orgia?) de baixa gastronomia promovido pelos incontáveis bons botequins da cidade. Acabei não indo, mas já estou programando a ida no ano que vem.

E eu já falei que eu adoro o sotaque de Belzonte? Tem o "r" carioca, mas sem chiar o "s"... tem também o "dezzz" do gaúcho, e ainda por cima com aquele cantadjim gostosim djmaisdacon'. Oncotô? Proncovô? Apaixonei com esse trem!

Apesar de Savassi, Lourdes, comida persa, vaca atolada e o cantadjim gostosim serem motivos justos para alguém pensar em se mudar para Beagá, o que me faria ir de mala, cuia e etc. para lá é o fato de Belo Horizonte ser, hoje, a melhor cidade do Brasil para quem quer fugir de avião para lugarzinhos bacanas.

De avião?

Sim. Já faz um tempo que BH é a única cidade brasileira com o privilégio de dois vôos diretos e diários para Porto Seguro, pela Gol – um pela manhã, outro à noite. Por 300 reais (o que os paulistanos gastam de gasolina ir às praias do litoral norte) o belo-horizontino pode passar o fim de semana na sua casa de praia no Arraial d'Ajuda ou em Trancoso.

(O quê? Ninguém aí ainda teve essa idéia? Pois se eu me tornasse belo-horizontino a primeira coisa que eu ia fazer era alugar uma casinha de praia no Arraial ou em Trancoso.)

Pois se não bastasse esse atalho para o sul da Bahia, Belo Horizonte recentemente ganhou vôos diretos para outros dois dos lugarejos mais charmosos do Brasil.

Um vôo de 25 minutos da Total (com tarifas desde 95 reais!) leva você da Pampulha a São João del Rey, porta de entrada para a mais sofisticada de nossas cidades históricas, Tiradentes. (O único inconveniente é o horário – você precisa enforcar a tarde de sexta no escritório.)

E agora, só para humilhar, a mesma Total lançou um vôo direto a Búzios Cabo Frio, do ladinho de Búzios – saindo sábado cedinho, voltando domingo à noite, uma hora de vôo, desde 93 reais por perna. Assim dá pra pensar em trocar os simpáticos botecos de Belzonte pelo übercharmoso Bar do Zé, na Orla Bardot (esse aí da foto).

Enquanto isso, aqui em São Paulo, não aparece nenhuma companhia aérea regional que pense em tirar o paulistano da estrada nos fins de semana. São Paulo-Tiradentes e São Paulo-Búzios seriam duas linhas sensacionais. Assim como seriam São Paulo-Ilhabela, São Paulo-Ubatuba, São Paulo-Paraty, São Paulo-Angra...

A linha São Paulo-Paraty-Angra-Rio já foi tentada uma vez, pela Team, e não deu certo. O que me leva a pensar que a culpa não seja da falta de empreendedorismo, e sim de incompatibilidade de gênios entre o paulistano e os teco-tecos.

Também não vou me iludir: mesmo se aparecesse uma pequena companhia regional disposta a operar essas linhas, ela não encontraria lugar em Congonhas – sobretudo nas noites de sexta-feira, quando adoraríamos escapar por via aérea a Búzios ou Tiradentes ou Ilhabela ou Paraty.

BH, me aguarde!

162 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

sirubia
sirubiaPermalink

hahaha onqotô
belorizontinos da gema:
http://www.grupocorpo.com.br/pt/index.php

ainda bem q. n. tenho certezas d. nada

Nivaldo Duarte
Nivaldo DuartePermalink

" Um bom Mineiro Que Ama e Sente Saudade do BH SHOPPING"

*** Trabalhei algum tempo no BH SHOPPING no ano de 1992. Foi o melhor tempo de minha vida. Foi como funcionário efetivo do Condôminio Administrativo do BH SHOPPING, que recebi a maior herança de minha vida, que é a minha filha Sarah Stephanie - agora com quinze anos de idade. O BH SHOPPING proporcionou-me o melhor convênio médico para o pré-natal de minha querida esposa Silvana, e o nascimento de minha princesa. Guardo ainda hoje, fotos de minha "pequenina" no colo de Papai Noel, com apenas alguns dias de vida - naquelas festas de confraternização que o BH SHOPPING oferecia aos seus funcionários em fim de ano. E se recordar é viver... vivo muito bem por recordar de maravilhosa família que conheci no BH SHOPPING. Daria tudo... para voltar ao tempo. O tempo que passa, mas deixa a lembrança - que boa lembrança! Quando saí do BH SHOPPING foi através de um acordo mútuo. Foi tão bom quando ouvi de meu superior a seguinte frase: "Você é um bom funcionário, não temos nenhum interesse em te despedir - mas, pela sua insistência, vamos dispensá-lo! De uma forma, nunca antes feita para qualquer funcionário." Obrigado "Seu" Rui por tamanha bondade. E hoje, depois de ver o BH SHOPPING no site. Senti tanta saudade, voltei ao tempo, através de meus pensamentos. Como eu gostaria que tudo não fosse apenas um pensamento - mas, que novamente eu tivesse a chance de recomeçar uma nova vida no meu querido BH SHOPPING, que foi e continua sendo a minha casa, a minha família. Hoje, não tenho a mesma idade - quinze anos se passaram. Mas, tenho o mesmo sentimento, e agora sou, bem mais amadurecido, e pensando quem sabe! Poder estar com vocês novamente! Meu Deus! Seria tudo de bom, estar de volta a minha terra - Minas Gerais, e voltar, a trabalhar no BH SHOPPING, e dar continuidade a TUDO... de bom que, foi iniciado em meu querido BH SHOPPING, que me deu uma grande oportunidade, e me preparou para a vida. Obrigado! Obrigado meu querido BH SHOPPING.
De seu mais humilde filho,
Nivaldo Duarte Pereira
(Vivendo hoje, na cidade de Curitiba)

Andre pinto
Andre pintoPermalink

eu quero viajar para Paris

GiraMundo com Jorge Bernardes

Será que alguém tem boas dicas de pousadas em Tiradentes?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sou amigo dos donos do Pouso Alforria: http://www.pousoalforria.com.br/ . (Mas devo até hoje uma visita; faz quase 20 anos que não vou a Tiradentes -- pecado!!!)

World Soul
World SoulPermalink

Oi Giramundo!!

Pousada em Tiradentes:

=> Pequena Tiradentes http://www.pequenatiradentes.com.br/
=> Solar da Ponte http://www.solardaponte.com.br/

As duas são sensacionais, mas eu particularmente prefiro a Solar, pois está no coração da cidade e também tem um astral nostálgico que contagia...

Quanto à BH galera, sou daqui e assino em baixo de tudo que o Rodrigo Purish falou no dia 18/06. Ele simplesmente resumiu de maneira simples e super verdadeira o que é BH!

Se alguém quiser alguma dica, pode contar comigo!! Fui conciérge 3 anos no Ouro Minas (citado no primeiro comment) e conheço os segredos desta cidade como ninguém!!

Abraços! wink)

cicero
ciceroPermalink

moro no interior de minas mas vou com frequencia a bh,,, entao vou dar algumas dicas para vcs...

Mercado Central
- Tome um acai no dudu lanches
- Kibe no emporio hanna
- bolinho de cabalhau na casa do acai
- PF "Mineirinho Esperto" na Casa Cheia
- Cerveja no buteco Fortaleza

Feira Hippie
- Apenas aos domingos... chegue cedo

Outros
- Sorvete na Blue Moutain
- Restaurantes Atelier Grill (R Caraca, 402) e Cafufo Comida Mineira (Av Pinheiro, 845)
- Fany Bombons (Rua Pium-i, 1365)
- Doces de Portugal (R. Paraiba, 1061)
- Pastelaria Marilia de Dirceu, 70 (lourdes).

Bom, tem ainda muita coisa.... agora,,, se vc quer realmente vivenciar o cotidiano de bh, toda quinta-feira tem uma feira de guloseimas mineiras perto da pracinha da savassi e peça um feijao tropeiro com carne de panela.... urrraaa,,, vai ser bao trem

Lucas Flávio
Lucas FlávioPermalink

Finalmente alguém que sabe que o sotaque de BH não tem R puxado, tipo interiorrr.

Quero morar em BH, mas tá difícil

Anselmo Grossi
Anselmo GrossiPermalink

Já morei em várias cidades,São Paulo,Lisboa ,Porto,Barcelona,vivia o Rio nas férias e Presidente Prudente. Hoje resido em BH,melhor cidade para se viver,clima temperado o ano inteiro, pessoasamigas,alegres,festeiras,gostam da noite,trabalham muito e se divertem muito.
Ligada a todo país e ao exterior com todas facilidades.
Aqui não temos amigos ,temos irmãos.
Conheça BH e descubra como é bom desfrutar desta capital.

CLAUDIO BATTAGLIA
CLAUDIO BATTAGLIAPermalink

Ainda esperando a visita ameaçada, oh inesquecível Ricardo!
Nasrin pergunta onde anda o Planeta Cidade.
Um bom abraço,
Claudio e Nasrin

CLAUDIO BATTAGLIA
CLAUDIO BATTAGLIAPermalink

Apareceu isso escrito no comentário, Ricardo! :
"Disse: Seu comentário está esperando moderação."
Falei nada disso, não, e o fantasma que morava no meu computador antigo foi embora quando quando ele se desmilinguiu.
Mais abraços do
Claudio

gabriella
gabriellaPermalink

E aí Ricardo ? Você está morando em BH ? Onde vc recomenda que uma paulistana da Vila Madalena more ? Beijos

molina
molinaPermalink

Acho que o Rodrigo tá magoado com BH. A cidadde é bem legal sim,cheia de bons fetivais o ano todo, uma qulidade de vida inquestionável(ainda), a mineirada tem cabeça boa, gente bonita e é afetiva, só falta praia e melhor ocupação dos espaços públicos. Os arredores são riquissimos de opções e além da gloriosa TOTAL ( SAntos Dumond é mineiro gente...), com 30 minutos vc já está em meio a mata e cachoeiras,em pousadinhas, casas pra lugar, tem seu charme. Os lugares são bem bonitos. Tem muito condominio fechado nas montanhas, muitos mesmo, parece que uma parte da cidade migrou pro entorno. Falta empreendedorismo turistico. Nao tem guias legais que informe. Vc tem que estar com a tribo certa que conhece os lugarzinhos. A comida é boa sim,nao só a mineira, mas gastronomia internacional. Os butecos sao otimos, vivissimos e com uma comida de nao esquecer. Uma obs, mineiro viaja o tempo todo, qualquer feriadinho, exterior,montanha e praia! São os maiores praieiros. Sabia que a 2o maior numero de mergulhadroes no Brasil sao mineiros? Ah e tem o lago de Furnas, é um mar doce. Lindo. A pampulha tbem é linda , pena nao poder nadar na lagoa olhando para o conjunto do Niemayer Agora no social, tem os problemas de qualquer cidade grande do Brasil, talvez até mais ameno.
Conheço bem Minas e BH.

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Ô RIQ, é só para avisar que o festival Comida di Buteco começa mês que vem e vai até Maio. Será esse ano que vamos ter você vai visitar BH, Inhotim, Tiradentes... ; )

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Guilherme, bela idéia mrgreen

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Dá para aproveitar e ir no Amigos do Rei, uma passeada por Lourdes, um showzinho no Palácio... por falar em show, amanhã tem Wagner Tiso no Sesiminas. ; )

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Essa história de começar a escrever, parar e depois continuar, acaba confundindo o texto, reescrevendo: (...) Será que vai ser esse ano que você vai visitar BH, Inhotim, Tiradentes? ; )

Carmen
CarmenPermalink

Rodrigo Purisch, seu comentàrio sobre Belo Horizonte é uma beleza. Tenro e poético com sua cidade!. Que boa descrição de BH. Bravo mineiro! Um saludo

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Moçada, hoje começa o festival Comida di Buteco.

Dá uma olhada nas fotos dos pratos concorrentes:

http://migre.me/wu2

; )

Laura Martins
Laura MartinsPermalink

Olá, Riq e tripulação! Moro em Belo Horizonte há quase 40 anos, gosto da cidade, amo Minas Gerais.
Não dá pra discordar do Rodrigo Purisch. Ele sintetizou bem o que há de bom e de ruim por estas bandas...
Mas vale a pena conhecer a cidade e os arredores, sem dúvida, por tudo o que já foi dito. E venham antes que o que resta da ainda bela Serra do Curral desapareça...
Uma dica que ainda não foi dada: ir ao restaurante O Topo do Mundo (BR-040, sentido BH-Rio), de onde se pode avistar a Serra da Moeda e um vale que ainda é maravilhoso (daqui a pouco os condomínios fechados tomarão conta de tudo). Situado na rampa do clube de voo livre, podemos apreciar os praticantes de paraglider e asa delta saltando sobre o vale. Indescritível! Saibam mais no portal de turismo da cidade de Brumadinho, onde encontrarão informações também sobre Inhotim, sobre o Parque do Rola-Moça e também sobre pousadas lindinhas e maravilhosos restaurantes da região. Façam bom proveito!
www.portaldebrumadinho.com.br/default.asp

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Obrigado, Laura!

Cristina
CristinaPermalink

Morei em BH há 10 anos, por 1 ano. Morava na Savassi, tinha 5 kilos a mais pq realmente comida lá, xeu te contar, é coisi di loco...

Guga de Salvador
Guga de SalvadorPermalink

Olá Ricardo e VIPS

Gostaria de agradecer e retribuir a todos que nos deram dicas legais de Belo Horizonte (principalmente a Meilin, Gisele e ao Guilherme Lopes), compartilhando um pouco da nossa experiência durante o final de semana que passamos lá. (19 a 21 de junho passado)
Seguindo algumas destas dicas, recomendamos:
Jantar no Amigo do Rei. Mais uma vez, seguindo a dica do Ricardo, não tem erro. Foi “a experiência gastronômica” da viagem. É um restaurante de comida persa (segundo o próprio dono, o único do país), aconchegante (imagino que seja a própria casa do dono do restaurante), em que pudemos provar pratos bastante exóticos e saborosíssimos (eu pedi o KUFTËH – três esferas de carne de cordeiro, cada uma com um recheio diferente de frutas secas e minha esposa pediu o SABZI POLO BO MOHI, uma truta assada na chapa com ervas aromáticas, torta de verduras e vinaigrette). Realmente deliciosos. Além disso, o próprio proprietário, Sr. Cláudio nos possibilita aprender um pouco da rica cultura persa-iraniana de uma forma bastante agradável (tudo alí tem um sentido, desde a música ambiente às flores dispostas nos centros das mesas) demonstrando ter grande paixão pelo que faz. Ele é casado com uma senhora iraniana, também bastante simpática, que é responsável pela cozinha. Inesquecível. Pra ter uma idéia do que se trata, vocês podem ver o site: www.amigodorei.com.br
Passear pelo mercado central. Muito interessante, e pra quem quer comprar doces e queijos típicos mineiros, é o lugar. Seguindo uma dica também do site, comemos o quibe e os doces árabes do Emporio Hanna. Experimente a pêra glaceada...muito bom!
Centro Cultural de Inhotim. Só este programa, valeu a viagem. Parece que você está em outro país. Tudo é muito bonito e extremamente limpo e organizado. Imagine um lugar que reúne um grande jardim botânico, com um dos maiores acervos de arte contemporânea do país dispostos em grandes galerias climatizadas, projetadas por importantes arquitetos, perpassando por lagos artificais (mais não menos bonitos) com todo tipo de aves, inclusive cisnes negros bem próximos de nós. Além de ótimas opções gastronômicas. Visite o site, e voces terão a idéia do que é o lugar (embora tenha superado as minhas expectativas). Aqui vale mais uma dica: se quiser ir de van, uma das agências que contactamos cobrava 115 reais por pessoa para nos levar. Achamos caro e optamos por ir de ônibus, que sai da rodoviária de BH, pela manhã, todos os finais de semana e feriados, pelo valor de 25,00 por pessoa (ida e volta). Viagem confortável e tranqüila.
Um lugar que não estava entre as dicas mas que conhecemos e recomendamos é o O Dádiva, bar e restaurante que fica em Lourdes. O lugar é muito bonito, ótima música e a comida é excelente. Se quiser conhecer um pouco, veja o site: www.odadiva.com.br
Até a próxima!

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Oi Guga!

Que bom que você curtiu. E mais legal ainda ter dado esse fidêbequi aqui, bacana!

Quando tiver a oportunidade volte, há sempre novidades por essas bandas daqui.

Ah, e por falar no Restaurante Amigo do Rei, vejam este post do blog do Eduardo Girão:

http://blogdoeduardogirao.blogspot.com/2009/03/reveillon.html

E aproveitem as passagens promocionais da Azul e venham pra cá!

; )

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Obrigado pelo fidibeque, Guga!

Este ano está fazendo 10 anos que eu conheci o Amigo do Rei... em Paraty. E uns sete anos que não vou (desde que se mudou pra BH). Preciso voltar!

Sylvia
SylviaPermalink

Vamos passar um findi em BH ( de 14 a 17 ago ) e queremos sugestões dos trips para bate-volta ,e leres grin
Devemos alugar um carro ( chegamos e saimos de Confins ) e ficar hospedados em Lourdes ou Savassi .
A idéia inicial era ir pra Tiradentes , mas vimos que vai ficar uma maratona .
Inhotim está no menu , Ouro Preto e Mariana tb .
Algo mais ??

Camila
CamilaPermalink

Já que você pediu sugestão de lerês, aí vai... smile

A Pampulha é clássica e vale a pena conhecer. Acho mais legal ir lá pela manhã, com o sol mais ameno. Se você gostar de museus, o de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, é muito bom. Tem um ótimo acervo e uma estrutura muito boa. Sem contar o prédio, que é lindo. Eu adorei! Aí tem também a Savassi, a Praça da Liberdade, o Parque Municipal...

Se você gostar de feiras, tem a Feira Hippie no domingo de manhã. Eu fui uma única vez, não é meu tipo de passeio preferido, mas muita gente adora se perder no meio de tanta barraquinha. Tem de tudo! Difícil é o marido aceitar acompanhar e esperar... wink

E não tire Inhotim do menu! É absolutamente espetacular! Mas vai te tomar um dia inteiro.

Bom, se eu lembrar de mais alguma coisa, volto aqui.

Arthur
ArthurPermalink

Sabará (que começou sua carreira como Sabará-buçu) também é interessante. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabar%C3%A1
E para o meu gosto, acho melhor se hospedar na Savassi.

Arthur
ArthurPermalink

PS: tem um restaurante persa em BH, o Amigos do Rei.

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Ei, Sylvia!

Vai destrinchando o que você está pensando aqui, que vamos dando pitacos.

E não esquece de incluir um buteco, né? E nos convidar para comer um torresminho!

Depois dá uma olhada:

01) Vá no site da CBN (www.cbn.com.br) e procure o link CBN SABORES BH no menu à esquerda. E escute a coluna diária do Rusty Marcellini.

02) Visite também o blog do Rusty, no www.rustymarcellini.blogspot.com. Lá tem várias dicas bacanas de BH.

03) Outro blog daqui de BH que eu gosto é o do Eduardo Girão. www.blogdoeduardogirao.blogspot.com

Já fez reserva de hospedagem em BH? Veja se ainda está valendo ainda a tarifa cultural do Mercure Lourdes. Tem os hotéis da rede Promenade que são muito bem localizados.

; )

Sylvia
SylviaPermalink

Vamos convnvencionar sim ! wink
Logo que tiver os detalhes da hospedagem , aviso .
Até o momento temos Guilherme, Hugo e Rodrigo , e os gauchos :cool:

Camila
CamilaPermalink

Se quiser dar um olhada, eu fui a Inhotim no final do ano passado e coloquei umas fotos no blog:

http://viaggiandonelmondo.blogspot.com/2009/01/inhotim.html

Meu namorado é de BH, então a cada vez que vou lá tento desbravar mais um pouquinho da cidade e arredores. Mas ainda falta muuuuito!

Sílvia Soares
Sílvia SoaresPermalink

Sylvia,assino embaixo da Camila e acrescento:

Se vc for à Pampulha e gostar de comida mineira, o restaurante Xapuri é imperdível. Ainda na área da gastronomia mineira, o "Maria das Tranças", na Savassi, é só de frango ao molho pardo (muito bom, mas não sei se lhe apetece) e tem um memorial do JK.

Se vc for a Inhotim (vá!vá!), não deixe de almoçar lá, o buffet de saladas é "uma coisa". A minha galeria preferida é a da Adriana Varejão, que fica um pouco escondida e nem vi na primeira vez em que estive lá.

Na estrada para o Rio, quando for a Ouro Preto, dê um pulo na rampa de vôo livre. Lá tem um restaurante muito bacana, o Topo do Mundo, com uma vista espetacular. No km 68 da estrada que liga a BR- 040 a Ouro Preto tem uma sorveteria igualmente espetacular, a Arte e Manha, com sabores tradicionais e outros tantos bem exóticos.

Em Ouro Preto, não sou muito fã de nenhum restaurante, mas sugiro o Chafariz. No entanto, tem uma doceria chamada Café das Gerais, logo na Rua Direita, que merece que vc prove cada torta e sem nenhum sentimento de culpa.Além de ser um lugar ótimo para descansar as pernas.

Eu já morei na Savassi e em Lourdes. Se vc quiser alguma opinião sobre hotéis e sua localização, estou às ordens. A Savassi é mais para bater perna de dia, pq os restaurantes à noite estão um pouco decadentes. Lourdes concentra a badalação noturna e as lojas mais chiques. Em Lourdes, sugiro os restaurantes Taste Vin (a especialidade é suflê) e D'Artagnan (o petit gateau de doce de leite é "dos deuses"). No quesito "ver e ser visto", "O Dádiva" é imbatível (mas considero a comida apenas normal, embora muita gente adore).

Em BH, tb gosto do Museu Abílio Barreto, o singelo Museu da Cidade, onde há boas exposições temporárias e onde, é claro, eu não poderia deixar de indicar o Café do Museu.

Desse jeito, para não parecer que eu só falo e penso em comida, sugiro uma ida a Sabará e Caeté, com direito a subida à Serra da Piedade. Mas só se sobrar tempo, pq Ouro Preto e Inhotim são mesmo passeios "inegociáveis" e BH é uma cidade gostosa para deixar o tempo passar.

Cristina
CristinaPermalink

Sylvia querida, a Dias da Cruz deles é a Savassi, perca um bom tempo lá rsrs O Café com Letras ainda existe? Era meu point.

Eu almocei algumas vezes em Ouro Preto e passei a tarde lá morando nesse bairro - era a 1h de carro certinho (mas não sei como anda o trânsito da Contorno e do caminho para o BH shopping com o boom imobiliário daquela região).

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Cristina, existe sim.

E é o Café com Letras que promove em agosto um baita festival de Jazz na Savassi. Só que vai ser no primeiro final de semana de agosto.

E Sylvia, vale a pena conferir a programação do Palácio das Artes. O grande teatro é muito bonito e tem uma baita programação.

Ah, assim como o Inhotim, vale a pena ir no Mercado Central.

; )

Carla
CarlaPermalink

Saudades do Café com Letras!!! Preciso muito voltar a BH... wink

Hugo
HugoPermalink

Sylvia, depois me passe seu e-mail (ou me mande um) que te passo os meus contatos. Se der marcarmos uma mini-convenção aqui, e mesmo que não seja possível, estou à disposição se você precisar de alguma coisa.

Sylvia
SylviaPermalink

Obaa !! Montes de sugestões lol lol

Natalie
NataliePermalink

Sylvia,
O Giramundo também tem um museu muito interessante em BH. Se vc quiser, posso confirmar o endereço. A maioria das obras ficam guardadas. Você faz uma visita monitorada e eles contam toda a história do teatro de marionetes, algumas peças da compania e também sobre os personagens que eles criaram para a mini-série "Hoje é dia de Maria". O museu fica em um galpão simples, merecia um espaço muito maior. Mas eu adorei.

Você pode consultar a programação cultural do Palácio das Belas Artes. Já vi uma exposição sobre o clube da esquina e uma apresnetação do Grupo Corpo lá. É bárbaro.

Talvez um bate-volta para Ouro Preto fique um pouco corrido se você prefere uma viagem mais tranquila. Sabará é uma boa pedida. A cidade é bem simpática e já da pra ter um "gostinho" da cultura barroca que você encontra em Ouro Preto.

Se precisar de mais alguma dica, me avise. Minha mãe é praticamente "viciada"em Minas Gerais grin

Magrineli
MagrineliPermalink

Bom, estamos aqui em BH a disposição para qualquer informação ou help. Todas as informações são ótimas! Tem "butecos" para todos os gostos e estilos. Quando eu estou na Savassi vou a pé mesmo no "Dona Lucinha"(Rua Padre Odorico, 38 - São Pedro - Tel: (31) 3227 0562)devidamente caracterizado. Mas a verdadeira pérola é Lavras Novas, um arraial pequeno perto de Ouro Preto (117 km de BH). Imagine um ambiente do interior de Minas sem a muvucada de turistas, com pousadas para todos os gostos e bolsos. O arraial agrega cidade histórica, trilhas dentro da mata atlântica com ótimas cahoeiras e uma produção artística fantástica (fruto de um antigo projeto de capacitação local). No final do arraial não deixe de ir visitar, tomar um bom vinho ou uma cerveja vendo a vista, almoçar o melhor bambá de couve q eu conheço e ainda ver (e comprar) obras de arte maravilhosas na Casa Advinhos. Esse tudo em um de bar-atelier_restaurante do já consagrado internacionalmente artista matuto Advânio Lessa é um dos segredos mais bem guardados de quem realmente conhece Minas Gerais. O site de Lavras novas é www.lavrasnovas.com.br/ e sobre o Advânio vai um link, mas recomendo busca com o nome dele pelo Google. (http://escrevira.blogspot.com/2006/09/lavras-novas-ganha-o-mundo.html). Quer mais alguma dica de algo específico?

Sylvia
SylviaPermalink

Que delicia Magrineli , podemos contar contigo no nosso encontro de viciados-na bóia ?
O Rodrigo ( aquela passagem ) me falou de Lavras Novas ,e o maridão ficou com uma "impressão serrana" , que não faz muito o nosso genero wink .Quando saimos de casa, procuramos nos afastar de Gramados e congeneres ..
Minha duvida é se Ouro Preto não vai estar muvucada demais na Festa da Padroeira ( Pilar ) no sabado 15 ago . O que vcs acham ?

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Ouro Preto não é minha especialidade...

Mas por falar em dia 15, é feriado em BH também. Não deve fazer muita diferença para você, mas é bom saber.

Você sexta na sexta na parte da manhã? E vai embora na segunda de noite?

; )

Sylvia
SylviaPermalink

Chegamos sexta as 10,30 da manhã e retornamos segunda
as 16h . Feriado em BH no sabado muda alguma coisa ?

Magrineli
MagrineliPermalink

Tava esquecendo, consulte a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto para as atrações do final de semana. Recomendo muiiiito o novo espetáculo do Grupo Galpão "Till, a saga de um herói torto", hoje dia 17/07/2009, frente a Igreja da Sé, em Mariana, as 21h (confirmado) e dia 19/07/2009, no em frente ao Centro de Convenções
de Ouro Preto, as 18h30. Mariana por sinal, a cidade mais antiga de Minas, foi ontem capital por um dia durante as comemorações do "Dia de Minas".

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Magrineli, o Galpão é muito bom, né?

E Till está sensacional... tomara que rode o Brasil inteiro, para que muitos tenham a oportunidade de assistir!

; )

Magrineli
MagrineliPermalink

Pois é, dei sorte RT mensagens deles no TWitter e ganhei um DVD. Fui logo na estréia e me apaixonei pela peça. Galpão é teatro de rua... o resto é o resto...

Dani S.
Dani S.Permalink

Que bom, que bom, a Sylvita vem a BH!
É óbvio que assim eu também vou lá! Aceitam gente pra convenção? mrgreen
Quanto a Ouro Preto, não preocupa não - o máximo que pode existir é uma procissãozinha. OP lota é na festa do 12 (de outubro), que é formalmente o reencontro de todos os estudantes que lá já passaram; no carnaval e na semana-santa.
Inhotim vale a pena, definitivamente - e estou morrendo de vontade de voltar lá (podemos ir junto? - eu de cara pidona).
Lavras Novas é legal, e dá pra passar lá depois de Ouro Preto. Mas, com tempo curto, não sei se seria imprescindível (especialmente porque, se bem me lembro, você e o Mário não conhecem Ouro Preto).
Feriado em BH no sábado só deve fazer diferença para o comércio de bairro, que pode ser que não abra de manhã (de tarde já estaria fechado mesmo). Então, aproveita pra bater perna na Savassi ou em Lourdes na sexta, mesmo.
Ai, que bom! mrgreen

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Ou na segunda, né?

Claro que aceitamos, Dani!

Estão todos convidados, inclusive o comandante!

; )

Carla
CarlaPermalink

Gente, esses planos estão me dando água na boca... Acho que vou tentar descolar uma passagenzinha em conta pra BH!!! wink

Sylvia
SylviaPermalink

UEBAA !! A convnvenção vai lotar o mineirão lol lol
Dani , vamos todos pra Inhotim !
Carlinha , olha tb na Trip , Azul e afins wink e aproveita pra dar uma pilha no Arnaldo :cool:

Carla
CarlaPermalink

Vou ver mesmo, Sylvia! Faz muito tempo que não vou a BH e gosto muito daquela terra - sem falar que vou estar naquele período entre a entrega da tese e a defesa, ou seja, precisando muito relaxar! grin

Sylvia
SylviaPermalink

Já te mandei e mail com cotações , mas o grande negócio é usar milhas smiles : 2 mil por trecho grin

Carla
CarlaPermalink

Opa! Pra agosto?!? Tenho milhas no cartão - vou transferir!!! grin

Camila
CamilaPermalink

Desse jeito eu vou também!!! smile

Sylvia
SylviaPermalink

Quem estiver em Sampa e quiser ir pra BH , a Ocean tem Congonhas-Confins por 236 ida e volta.
Do Rio , a Trip tem por 197 ida e volta (Santos Dumont -Confins)
Quem quiser alugar carro , a Avis tem uma promo de 59 reais a diaria -km ilimitado - com o cartão smiles . E quem tiver mastercard , não paga o seguro ( mas atenção , para o limite do cartão , que tem que estar disponivel para a pré-garantia )
Ligue e se informe :0800-725-2847

Hugo
HugoPermalink

De mini essa Convenção está se tornando Mega. Vai ser uma verdadeira excursão por Inhotim, Mercado Central, Ouro Preto, etc.

Magrineli
MagrineliPermalink

Prezados, eu a patroa estaremos chegando de duas semanas da "Operação Paris_Roma_Lisboa", possivelmente estaremos um bagaço, querendo matar a suadade da família e de nosso filho canino, o fiel Bartolomeu. Mas se realmente pintar a convenção, vou e ainda levo as fotos da Operação... quem puder vir na sexta passamos logo logo toda a programação de BH no período, incluisive as dicas mais "mocadas"... hehehe

Sylvia
SylviaPermalink

Tem coisa melhor do que convnvencionar , chegando de viagem ?
Pergunta pro Arnaldo e CarlinhaZ , que foram direto do aeroporto pra nosso encontro no Rio wink , chegando do Oriente Medio e dos States .

Célio
CélioPermalink

Trip.:
Uêba!!!!!!!Convnvenção em BH....tô dentro!!!!!!!!!

Malu
MaluPermalink

Sylvia, vc já foi eleita A organizadora de conVnVenções.Quantos trips em BH.....que delícia. Pena que nesse exato final de semana vamos para a Praia do Forte e Salvador. Riq, vc vai também nessa ConVnVenção mineira? A Majozinha continua nossa diretora social e todos vamos agitar a conVnVenção de São Paulo, em setembro. Bom, né?

Sylvia
SylviaPermalink

Então Malu , já tuitamos sb alterar nossas datas , mas agora tá em cima do laço ( como dizem os gauchos ) .Vou aguardar tuas dicas da Praia do Forte , pra acertarmos em cheio , no inicio de setembro . Estou morrendo de pena de perder a de Sampa , mas vamos a jato , só para uma cerimonia de casamento a noite, e um almoço no outro dia . Convnvenção , só se for na sala de embarque wink ( e aposto que ainda vai rolar uma destas ).

Magrineli
MagrineliPermalink

Como bom mineiro (naturalizado) eu sugiro q seja em um legítimo buteco... mas tem q ter tamanho para receber uma mesa grande (espero) de trips... se for em comodas mesinhas de rua, ainda levo o fiel Bartolomeu a tiracolo...

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Pela descrição... que tal o Tizé, no Lourdes?

; )

Malu
MaluPermalink

Sylvia, vou gostar muito de ir no aeroporto tomar um cafezinho com vcs. Me avise dos horários, viu? Quanto à Praia do Forte e Salvador, vou fotografar e anotar tudo, com "do(s) e don´t(s)" (lembra das suas dicas de BsAs?) Achei o máximo e aproveitei todas.
Magrineli, em São Paulo é meio difícil marcar encontros em ambiente ao ar livre....trânsito barulhento, poluição, chuvas repentinas....mas o Riq saberá indicar o melhor local. Ele é frequentador de ambientes super legais.

Sylvia
SylviaPermalink

Convnvenção mineira , amanhã dia 14 , a partir das 19h , no Speciali , na Fernandes Tourinho grin

Magrineli
MagrineliPermalink

Meninos e meninas, cheguei... O evento ficou só dia 14 ou tem mais coisa neste domingo???

Perdidos em Belo Horizonte « Filigrana

[...] Combinamos com os trips mineiros , de jantar cedinho no SPECIALI  e quando chegamos , estavam lá o Hugo e a Juliana. Logo atracaram a  Dani S e o Marco, e um pouco mais tarde, a familia Aquela Passagem. [...]

nadir peixoto
nadir peixotoPermalink

Estava vasculhando esses textos para matar a saudade de Bh e pensava o seguinte como resultado de muitas reflexões:
Morar numa cidade linda e sem amigos (sem afeto) é como fzer uma viagem a um lugara maravilhoso, porém com companhias estranhas, frias, sem amizades. Assim me sinto morando em Salvador, com uma afetiva bastante pobre e sentindo tanta saudades de meus amigos e parentes deixado em BH... Só nas férias é muito pouco para tantas possibilidades de prazer. Viva BH!!!

Vinícius Antunes
Vinícius AntunesPermalink

Pô, Ricardo! Ir morar em BH justamente pra fugir de lá de avião? Achei BH legalzinha, o povo é muito bacana, mas eu não quereria morar por lá não.O que mais gostei em BH e seria o único motivo que me levaria a morar lá é o clima cultural. O povo de BH tem orgulho de cultura e até nos ônibus existem poemas pra se ler (projeto tela e letra). A novidade do momento são os viadutos com nomes de poetas.

emilse
emilsePermalink

Pessoal, estou planejando uma viagem pelas cidades históricas e gostaria de receber dicas de onde ficar, visitar e comer. Quantas cidades dá pra conhecer em 15 dias, por exemplo, sem correria? Alguém pode me ajudar? Obrigada.

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalink

Pessoal, eu e o marido acabamos de decidir uma escapadinha no final de semana para algum hotel fazenda aqui perto de BH, junto com nossa pequenina de 11 meses!!! Olhei varios hoteis mas ainda nao consegui me decidir... Se alguem ja ficou em algum hotel fazenda bacaninha aqui por perto, me da uma ajudinha, please!!! abraços

nadir
nadirPermalink

Leticia,
Vá ao Boninas hotel fazenda, tem tudo que uma família com criança necessita para descansar e se divertir. Veja o site antes.Curtam!!!

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalink

Nadir, obrigada, mas fomos para o hotel fazenda ha 15 dias, mas olhei a sua dica e a guardei no favoritos para quando formos fazer outra viagem. Realmente a pousada parece ser bem gostosa!!! Ja que vc voltou ao assunto aproveito para dar um retorno do hotel que escolhemos ja que aqui no post nao tem sugestoes de hoteis fazenda proximos a BH.

Fomos para o Hotel fazenda Planalto da Jaguara. O hotel fica a 60km de BH, mas tem um bom pedaço de estrada de terra para chegar la, o que torna a viagem um pouquinho cansativa! O hotel e muito agradavel, a area externa e boa para crianças e a comida e bem gostosa!!! O cafe, almoço e jantar estao incluidos. Na noite de sabado tem uma roda de viola em volta da fogueira que e muito, muito agradavel!!! O gerente e uma figura bacana e super acessivel!!! So tivemos dois porens, nao fiquei muito satisfeita com nosso quarto, apesar de espaçoso, achei que tinha aparencia de algo mais velho e o berço era bem, bem velho!!! O outro porem, e que no sabado o almoço so foi servido as 2 horas da tarde e o jantar so as 20 horas o que nao e adequado para quem esta com crianças, na verdade muita gente reclamou desses horarios. Nao consegui saber se isso foi uma exceçao ou se costuma acontecer!!! Mas, valeu a pena, curtimos bastante e nossa pequenina tb aproveitou!!!

Me falaram muito bem do Hotel fazenda Confins, tb pode ser uma opçao para quem vai fazer um programinha desses!!!

Alexia
AlexiaPermalink

Olá, Leticia,
O hotel fazenda confins é inesquecível! bom atendimento, excelente comida, piscina aquecida c/ vista deslumbrante p/ a lagoa...sala de ginástica bem equipada e os chalés são super aconchegantes. Tem um "mini museu" de carros antigos bem interessante, playground e até pavões...meu filho curtiu muito.Sem falar que é bem perto de BH.
O canto da siriema tb é uma opção, além do Tauá. Se tiver disposição p/ ir um pouquinho mais longe, o hotel fazenda álamo, em Campo Belo,(seguindo a BR 381), é simples, gostoso e uma pechincha! Experimente os chalés c/ hidro e lareira. o restaurante serve uma comidinha mineira no fogão à lenha simples e gostosa...Tem piscina aquecida Tb...

Helena
HelenaPermalink

Moro em sp, mas sou apaixonada por um menino de bh. Resoví abandonar tudo aqui em sp, e ir pra bh, ficar com ele. Mas como nao quero depender dele pra tudo, peço ajuda... qual é o melhor lugar lá pra se morar??? onde devo começar??? me ajudem!!! Obrigada!

Rejane
RejanePermalink

Helena, depende do seu jeito, vc gosta de lugar mais tranquilo, agito, no centro, mais distante? Vc vai trabalhar em BH? Quer morar perto do 'menino de BH'? Pretende comprar ou alugar?
Como o trânsito tem ficado muito complicado, seria melhor pensar num local mais próximo ao seu trabalho, ou que tenha um acesso mais simples.
Uma região interessante é próxima à Savassi, mas o trânsito nos horários de pico é bem caótico.
Depois que vc responder eu lhe dou umas dicas da cidade, nasci aqui em Belo Horizonte (as pessoas do interior de Minas ou de outros estados é que falam BH, os nascido aqui falam Belo Horizonte mesmo), conheço muitas cidades aqui e fora, mas não abro mão disso aqui, é bão dimais, sô!
Dê notícias

Adriana Pessoa
Adriana PessoaPermalink

Rejane,
moro na região da Savassi-Funcionários e concordo que é um dos melhores lugares para morar em BH. Tem de tudo: lojas, restaurantes, shoppings, e tudo de melhor que a cidade oferece.
Vem morar aqui sim, é muito bom!!