Visitei: Miramar, Maragogi

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aproveitei minha estada no Toque para visitar o novo resort de Maragogi, o Miramar, que abriu no verão e tinha sido elogiado por leitores que aproveitaram o soft-opening em janeiro.

Trata-se de mais um resort com sistema all-inclusive (todas as refeições, lanchinhos e bebidas, incluindo alcoólicas, o dia inteiro, sem limite) -- um padrão internacional em hotelaria de lazer ao qual o Brasil está aderindo rapidamente, sobretudo com a vinda de grupos espanhóis e portugueses (o Miramar é de um consórcio luso-espanhol).

Mas não, o Miramar não é um resort de luxo. Em termos de estrutura e conforto, ele atua mais ou menos na mesma faixa que os italianos Ventaclub (Serrambi e Pratagy) ou o português Oásis Atlântico da Praia das Fontes. A vantagem é que tudo é novinho e a praia, Ponta de Mangue, é realmente cinco estrelas (mar calmo e azul-turquesa, com piscinas naturais que podem ser alcançadas a pé na maré baixa).

Apesar de não ser imponente como o Iberostar, muvucado como o Breezes ou bem-decorado como o Enotel ou o Vila Galé Marés (para ficar só no âmbito dos all-inclusive), o Miramar tem, sim, um elemento de destaque: a piscina, que serve como um espelho d'água para uma ala inteira do hotel -- ao estilo dos resorts de Muro Alto, em Porto de Galinhas.

   

Os apartamentos não são grandes, mas todos vêm equipados com sofás que se transformam em camas extras. A iluminação é toda fluorescente.

   

A ala da piscina tem "bangalôs" com quatro apartamentos cada. Fora da área da piscina principal há predinhos (já existem quatro, estão construindo outros tantos) cujos apartamentos têm sacadas; essa área também tem piscinas "auxiliares".

  

Esqueci de verificar as marcas das bebidas oferecidas (em all-inclusives, esse é um bom indicador da qualidade geral da alimentação). Mas me lembro que os leitores que se hospedaram por lá elogiaram a comida. À noite sempre há shows, seguidos de música para dançar na boate.

   

Além da luz branca, o que não gostei no Miramar foi o que eles fizeram com a área de praia. Enquanto a piscina é bem cenografada, a área de praia parece largada.

   

E a beira-mar, então, é um pecado: construiram um calçadão (!!!) e um muro de cimento.

     

Em 2007 isso não é coisa que se faça. Um deck de madeira e a reconstituição da restinga seriam muito mais indicados para dar conforto aos hóspedes e proteger o terreno das ressacas e do avanço do mar.

147 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Riq, como essas suas matérias são úteis. Puxa! Muito bacana, porque vc. expõe seu ponto-de-vista, com sua personaldiade, mas não infuencia. Isso é muito bom pra quem está querendo ir e tem receio....Eu, por exemplo, achei, pelas descrições e pelas fotos, que o resort não é de luxo mas me pareceu muito bom (exceto pelo quarto, que achei meio espartano e com aquele negócio de colocar a TV em girovisão, que acho horrível, com cortina daquele tipo, sem um quadrinho na parede, parece que sem mesinha de cabeceira e luz de leitura....), no entanto as instalações parecem muito boas, acima do nível do acabamento e decoração das unidades. O mar parece bonito (estilo Maragogi, raro no Brasil) as e a comida? Chegou a provar, experimentar, ler ou ouvir algum comentário? Eu só não iria por um único motivo: sistema all-inclusive (sei que sou minoria, sei que sou minoria...). Parabéns pela matéria.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O mar é mesmo lindo, Arnaldo. A praia sempre foi uma das minhas favoritas no Nordeste. Quando passei por lá na Expedição Pé-na-areia (em outubro ou novembro de 2005) e vi que iam construir um resort, fiz um post dizendo que precisava um português para escolher praia boa para construir resort no Brasil.

(Já a praia do resort Salinas consegue ser a única não-boa de Maragogi.)

A comida foi elogiada por dois leitores, não me lembro quais (desculpem aí, gente).

Mas a minha sensação é a de que tudo poderia ser um pouquinho mais charmoso. Acho que a piscina está um nível acima de todo o resto.

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Também achei meio...pobrinho!

Carla
CarlaPermalink

JB, acabei de ver a sua idéia de uma mini ConVnVenção hoje no Delírio... Cheguei tarde!

Mas, por falar em ConVnVenções... Sylvia, Diogo e Diego, acabei de saber que fui convocada para estar em POA de 16 a 20 de julho!!! Vamos ter ConVnVenção Destemperada? wink

Carla
CarlaPermalink

Riq, desculpa, postei no lugar errado... Foi mal, ficou parecendo que usei o post como mural de recados... eekops:

Carla
CarlaPermalink

Agora, sim, o meu comentário sobre o post: fui acompanhando as fotos e simpatizando muito com o Miramar, mais do que costumo simpatizar com resorts... Mas eles me perderam com esse calçadão/muro à beira-mar - em pleno século XXI, não tem mesmo o menor cabimento essa agressão!

Diogo
DiogoPermalink

Ai ai ai... começou tão bem, e terminou com essa ridicularia de calçadão. Nunca pensei que fosse dizer isso na vida mas (hã hãm, deixa até eu me preparar): ATÉ O DE TORRES É MAIS BONITO!!! Hahahahaha 8-)

Abrasss

Hugo
HugoPermalink

Achei o lugar bem interessante, até porque, apesar da simplicidade dos quartos, um resort deste tipo é um lugar em que se fica a maior parte do tempo na piscina ou na praia.

Na medida em que a comida é boa, acredito que eu animaria em ir para lá e passar uns dias descansando. Só o preço é que teria que ser muuuuito bom pois somente assim seria possível deixar a Toque de lado e ficar no resort.

Sylvia
SylviaPermalink

Argh , eca sad Brigadão Riq :!:

Passei por lá em novembro do ano passado, a construção estava
a todo vapor , a praia é liinda mas sei não...
As janelas minusculas dos aps , parede de tijolos escuros, colchas
vermelhas e luz fria com calçada de cimento e cadeiras de plastico?
Resort já não me atrai e com este clima então sad sad
CARLA , que delicia guria !! Combinadissimo !
Vais ficar aonde ? Dá para irmos ao parador em Cambará?? lol

Carla
CarlaPermalink

Sylvia, talvez eu não consiga botar o nariz pra fora de POA... Olha que chique: fui convocada para um evento da Embaixada Americana, um curso / seminário, não sei bem o que vai ser... Eles bancam absolutamente tudo, passagens, hospedagem, táxi (se eu cuidar do $ direitinho, sobra até pra umas comprinhas...), mas vou ter que ser uma aluna bem aplicada durante esses dias... De qualquer forma, à noite tenho certeza que estaremos liberados das obrigações! Vou ficar no Sheraton - Rua Olavo Barreto Viana, 18. É perto de vocês?

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Falou TUDO, Sylvia. Esse quarto é deprimente, não é só espartano, chega a ser cafona!

Sylvia
SylviaPermalink

Uufa ..Arnaldo , a gente custa pra concordar lol lol
A piscina é atraente mas quem é que quer saber dela com aquele mar?
Piscina tem em tudo que é lugar, a gente não precisa ir pra Alagoas !

Que maximo Carla !
Vais ficar no melhor point da cidade , acho que ate vamos nos hospedar
contigo pois todos os cafes e retaurantes ficam em volta lol
A localização não pode ser melhor !!
( sabes né, aqui na provincia tudo é perto smile )

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Concordo com a Sylvia e o Arnaldo sobre o quarto. E o calçadão também é o que há... Sem contar que também sou do time que não curte resorts de jeito nenhum.

Carla
CarlaPermalink

Oba!!! Vai ser excelente, então! Estou aqui vibrando com essa viagenzinha que caiu na minha cabeça - quase literalmente! E quando eu chegar de POA vou ter apenas 2 dois para desfazer e refazer a mala antes de embarcar para a Bolívia! Vida de nômade... wink

Sylvia
SylviaPermalink

Ichi Carla , nada de fazer e desfazer menina smile
Deixa a mala da Bolivia prontinha , totalmente pronta
e faz só uma listinha paralela de uma mala para a outra ...
Sou suspeita pois tenho horror a malas , então quando tenho uma
viagem confirmada faço a mala e fecho ( pode ser dois meses antes )
Depois uns dez dias antes de sair dou uma conferida nos sites do
tempo e faço uma revisão.Feccho, ponho o cadeado e não penso mais smile
Por isso tb que BsAs é demais, só tem que levar mala vazia ...
Desta vez não levei nem escova de dentes, desodorante, nadinha ...
E achei um luxo encher um carrinho na farmácia lol
Nos bons tempos de sacolagem americana nem mala levava.
Quer coisa melhor do que sair só com a minuscula bolsa de mão ???
( e voltar com duas vezes 32 kg por pessoa )
Só tem um problema : guardar e ficar olhando pros berimbaus lol

Carmen
CarmenPermalink

Ricardo, horror!!! socorro!!!
Eu voy a finales de Julio a Miramar Maragogi e despois de su comentario, eu não quero ir!.
Todo podría ser mais charmoso, não un pouco senão muitíssimo.!!!
Obrigada por a informação. Agora empezaré a mentalizarme pra que não sea muito duro, difícil. Intentaré ver somente o lado positivo e isso é que estaré en Brasil!!!

Majô
MajôPermalink

A praia é linda mesmo !! Mas, esse calçadão, o muro de pedra e o outro muro branco são imperdoáveis. Ainda tem as cadeiras em plástico.
Bem, acho que estamos mesmo muito chatos eekops:
Mas, não deixa de ser uma alternativa para quem tem crianças.

Quando caminho pela praia de São Miguel, não lembro se um pouco antes, ou depois de Porto da Rua, passo por uma pousada que fez os chalets cobertos com sapê, mas com a estrutura em cimento !!! Acho uma poluição visual, nem tenho vontade de entrar pra visitar, passo direto.
Imagine tascar esse murinho branco.

Diogo
DiogoPermalink

Carlota, que shooowww!!!! Amei saber que estarás por aqui...

Lógico que teremos Con VnV enção Destemperada!!! Xá conosco que a gente organiza.

Agora, o teu hotel é TUDO... Serás minha vizinha, moro pertinho grin

Bjão!

Carmen
CarmenPermalink

Não gosto NADA de a iluminaçâo fluorescente al dormitório. Eu llevaré velas.

Ricardo, eu ya lo había comentado (en un post ref. a los Resorts) a piscina de a Vila Galè Marés é enorme e muito gostosa e o dormitório e a cama de casal grande.

Carmen
CarmenPermalink

Carla, Destemperados e Sylvia os desejo uma bona conVnVenção.

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Carmen, não se preocupa, não, que você vai desfrutar bastante de toda a viagem! smile Sylvia, amei sua idéia de ir só com a bolsinha de mão e voltar com trocentos quilos de bagagem, que nem o povo da first... lol

Sylvia
SylviaPermalink

Carmen :
Veja bem, agora que vc sabe como são os quartos coloca ai
na tua bagagem :
3 ou 4 lampadas para trocar com as frias
2 velas lindas
Retira as colchas ao chegar, coloca no fundo do armario ( os lençois
devem ser brancos )
Leva tb umas duas ou tres cangas legais para fazer "uma produção"
no teu quarto (se detestares as cortinas podes por as cangas por
cima delas lol )

Um toalhão de banho felpudo e colorido vai ajudar a cobrir as
cadeiras de praia e de piscina.
Vais amaaaar a praia ; caminha para a direita até Antunes que
fora dos finais de semana e liiinda e vazia.
A comida deve ser ótima, como comentaram os que lá estiveram.
Vais ter umas ferias maravilhosas !!

Emília
EmíliaPermalink

Sylvia, você é surpreendente!
Atacando de decoradora...essa mulher sabe tuuudo grin
Considerando que é um resort (não é a minha praia), achei simpático...fora o muro e o calçadão que são feios de doer e despropositados. O quarto poderia ser melhor, mas eu sou mulher rústica, não teria problemas lol
Claro que essa avaliação também depende do fator $$$. Com preço bom e essa praia linda na frente, uma piscininha para relaxar...não estaria mau smile

Lena
LenaPermalink

Já tinha achado demais a idéia da Carmen de levar velas lol Depois da redecoração da Sylvia , então, dá pra ir pra qualquer lugar lol lol

Sylvia
SylviaPermalink

Mas não é isso meninas ?
Tudo começou em Santa Catarina num verão com todas as pousadas
lotadas , e a que tinha lugar era de chorar : tudo de formica !
Sem problemas, fui ate a feirinha e comprei um monte de cangas
( cores e padroes diversos )
uma grande em cima da mesa redonda ( com um nó do pé central)
uma em cada cadeira , uma na parede e duas na janela , outra cobrindo
totalmente o que era pra ser um armario de cozinha ( argh) mais uma
por cima da rede da varanda , velas de citronela para mosquitos dentro
de taças de vinho .
Precisa mais ??? lol

Gabriela
GabrielaPermalink

Aposto que o muro de cimento foi ideia da parte lusa do consórcio luso-espanhol... É uma tentação terrível.
Lembro-me que, a caminho de Belmonte, numa estrada maravilhosa, demos com um compridíiiiiiiiissiiiimo muro de cimento. Chegados a Belmonte perguntámos... Era propriedade de um português!!!!!
Para além do mar, não encontro nada que me agrade... Sea Inclusive... All exclusive!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Gabriela, nós também costumamos incorrer nesse erro. Na região de São Miguel dos Milagres também há muitas casas cujos proprietários resolveram construir muros de cimento para conter as marés. Nessa minha última estada vi três desses muros arruinados... é incrível como não existe ainda a consciência de que a única coisa razoavelmente eficaz contra o avanço do mar é a restinga -- uma vegetação rasteira que dá na areia mesmo. Sem falar que fica lindo...

Lena
LenaPermalink

Sylvia,
esta vai pro caderninho lol Junto com Babyfood e outras lol
Demais!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carmen, não desanime! Na comparação com o Vila Galé, tanto o apartamento quanto até mesmo a piscina serão um downgrade. Mas a praia é muito melhor!

E a região também é linda -- do Recife, ao norte, até Maceió, ao sul. Se quiser, você pode antecipar alguns passeios (Recife & Olinda, Carneiros, Porto de Galinhas...) para a primeira semana...

Até o fim da semana vou fazer um post grande sobre a Rota Ecológica -- a região imediatamente ao sul de Maragogi.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A Sylvia tinha que escrever um livro só de truques úteis! Da malinha eternamente pronta ao extreme makeover do apartamento!

Gabriela
GabrielaPermalink

Então, a partir de agora, só fico em "restinga inclusive"...

Daniela Siqueira
Daniela SiqueiraPermalink

Quanto à pousada, o quarto merecia um cuidado melhor, mesmo. Um paisagismo lindinho na área da piscina, e eles têm que colocar colchas e cortinas e sofás todos VERMELHOS?
Eu ainda não entendo o encanto do all inclusive (mas também, nunca fui num). E diz aqui: estão incluídas também as gorgetas?! - que na minha humilde opinião, são sempre uma dor de cabeça: eu sempre acho que estou dando menos ou mais do que deveria. Se incluíssem as gorgetas, até que eu animava! wink
Sylvia: dicas excelentes! Deu até vontade de procurar um quarto de pousada sem graça só pra decorar...
Carla: ah, que inveja... (boa)

Daniela Siqueira
Daniela SiqueiraPermalink

Nossa, que horror! Esquece, apaga! O Tico foi embora de novo (e deixou o Teco emburrado).
GorJeta, gorjeta, gorjeta!!

Sylvia
SylviaPermalink

Fui no site dar uma olhadinha e no link download tem varias fotos
http://www.miramarmaragogiresort.com/
Mas, para não fugir a regra nada é muito transparente .
Tem tres tipos de acomodações e fotos de 2 apartamentos
( um não é vermelho smile) mas não dá pra saber o que é o que .

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Daniela, acho que o all-inclusive inclui a gorjeta, sim. (Em cruzeiros é que há o costume de deixar um gorjetão à parte.)

O grande atrativo da fórmula all-inclusive é realmente o preço -- e sobretudo para quem viaja com criança. Quem já foi a resort convencional com pimpolho já deve ter levado um susto na hora de fechar a conta...

O Miramar deve ter sido pensado para custar menos que outros all-inclusives -- ou, pelo menos, para tentar igualar as tarifas de resorts maiores. Acho que quem vai balizar os preços nessa categoria é o Iberostar. Quem oferecer bebida/comida melhor vai poder cobrar um pouco mais que o Iberostar. Quem oferecer estrutura menor vai cobrar menos.

BIANCA
BIANCAPermalink

Ricardo:
Foi esse resort que mencionei pra saber se vc avalizava (no primeiro post que fez ao chegar aih - o da chuva). Já pensei em ficar nele uma vez mas acabei desistindo porque, segundo alguns, eu nao teria nada para fazer além do resort.
Com as fotos que vc disponibilizou e os comentários, dá uma boa média no cômputo geral.
Achei os preços dos resorts em geral, na ocasiao da pesquisa, bem salgados. Para quem nao coloca comer bem demais nas férias como prioridade, acho que sai mais barato um hotel comum.
Posso estar enganada, mas fiquei com essa impressao. COnsultei o Costao do Santinho em Floripa e dois resorts na Bahia, mas nao achei razoável.
De todos os que vc conhece qual considera ter a média melhor, considerando custo-benefício?

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Sylvia,
Você é uma figura!!! smile

Bender
BenderPermalink

Erro na construção praiana é a coisa mais comum q há, infelizmente.

Por falar nisso, tô fazendo um sorteio de livro lá no Goitacá (que eu remodelei semana passada).

http://www.goitaca.com

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Bianca, a maioria absoluta dos resorts é pensada para o hóspede passar o maior tempo possível sem sair do hotel. Resort é para descansar, fazer esporte e aproveitar a infra de recreação para crianças. Passear pelas redondezas não costuma ser prioridade de hóspede de resort.
A não ser que você viaje com milhas ou com tarifas baixíssimas E consiga uma diária camarada, só vale a pena ir a resort com pacote de operadora -- de preferência, com vôo charter.
A melhor relação custo x benefício está nos resorts all-inclusive, que são todos esses que eu linkei no corpo do post.
Mas se você não quer aproveitar a estrutura do resort, então é muito mais negócio pegar pacotes de operadora para hotéis 3 ou 4 estrelas -- ou, melhor ainda, usar milhas ou comprar passagem com antecedência com tarifa em conta, hospedando-se em pousadas e alugando carro.

Carla
CarlaPermalink

Diogo, estou super animada mesmo!!! Vai ser legal demais essa semaninha em POA!

Sylvia, você é demais!!! Vou seguir a sua dica das malas, sem dúvida! Escreve o livro que o Riq sugeriu, vai ser um best-seller... wink

Daniela, mal posso esperar... e prometo contar tudo, pode deixar!

Majô
MajôPermalink

Sylvia,

lol lol lol
Dá-lhe cangas !!!
Também adoro jogar cangas em todas as portas e cadeiras, sempre.

Os resorts que os italianos estavam construindo entre Maceió e São Miguel dos Milagres eram muuito feios. Basicamente, tudo em cimento pintadinho.
Quando você chega no Toque, e vê só VERDE, os chalets camuflados entre bananeiras e árvores, onde a natureza é soberana, vive la difference ! A Gilda e o Nilo deviam dar consultoria de bom gosto e simplicidade pra esse povo que chega. E a Gilda usa muito artezanato local e de bom gosto. Arandelas, abajures, toalhas de mesa, tudo com material simples. Ela é uma usina de idéias.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carla, hospedar-se no Sheraton de Porto Alegre é assim: você sai do hotel e já está na cara da Oscar Freire/Dias Ferreira, no meio da Recoleta e a meia quadra do Ibirapuera!

O único defeito do hotel são as janelas azuis. Não é um hotel para ir acompanhado -- se você estiver com alguém, o(a) seu(sua) companheiro(a) de quarto vai parecer sempre azul de sono, azul de fome, azul de frio, azul de calor, azul de tédio, azul de felicidade...

Não deixe de fazer o circuito básico-charmoso do Centro -- salada de fruta com nata (chantilly, em gauchês) na Banca 40 do Mercado Público, visita guiada ao TEatro São Pedro e um chazinho no terraço da Casa de Cultura Mario Quintana...

Diogo
DiogoPermalink

O Riq, como bom gaúcho, ainda manja tudim tudim daqui wink

Sabe tudo esse meu Comandante... só falta tu aqui, tchê!!!

BIANCA
BIANCAPermalink

Ricardo:
Vou registrar isso tudo. Assim é mais fácil entender os preços tão elevados. Da próxima vez que pensar em viajar pelo Brasil vou considerar tudo o que vc disse pra ver o que é melhor fazer.
P.S.: Adorei essa do azul!!! smile
Abçs.

Lena
LenaPermalink

Riq,
acho que já comentei que quando vi seu post final de Arraial com a foto da Maitei, me lembrei de ter lido algo a respeito da pousada antes em algum lugar. Buscando nos meus guardados achei o comentário que saiu no Estadão em março. No mesmo comentário sobre a pousada, vem a seguinte informação:

"Os 500 hectares entre a praia do Taípe e a da Pitinga, em Trancoso (), foram vendidos por USD33 milhões. O Taípe foi comprado pelo grupo espanhol Single Home, que fará em uma área de 325 hectares, com quase 2 km de praia, um campo de golfe, um hotel 5 estrelas e 400 vilas. Pitinga foi vendida para um grupo de italianos que fará casas em lotes mínimos de 2 mil m2."

Vi a foto do calçadão neste teu post e fiquei rezando para que ninguém estrague aquele trecho também sad

Carmen
CarmenPermalink

Gabriel, muros de cimento hay por todos os países.

Lena, peligro!!! Os grupos constructores espanholes, en general, son muito depredadores. La costa espanhola está destrozada. Mais Single Home no conozco...

Sylvia, obrigada por los consejos tan prácticos.

Mari Campos, obrigada por tranquilizarme.

Ricardo, espero con ansiedad las dicas de la Rota e de Maceió Sul.

Gracias!!!

Carmen
CarmenPermalink

Lena, disculpa não sabia mais Single Home construyó en Marbella!!. Cuidado con ellos, son un peligro potencial!!!

Mais las grandes empresas no tienen nacionalidad. Su única nación o país es el DINERO!!!.

danimanaus
danimanausPermalink

FUGINDO DO POST... mas achando que como julho é verao tem muita gente vindo pra Europa...

Promoçao da THALYS saindo de Bruxelas:

Preço simples (por trecho):
Classe Confort 2 - 10 EUR Alemanha (Aachen e Cologne) e 19 EUR Paris.

Perídodo de venda:
11/06/07 de 00:00 au 30/06/07 à 23:59
Período de viagem:
du 07/07/07 au 07/09/07

IMPORTANTE ... SOMENTE PELA INTERNET !!!!

danimanaus
danimanausPermalink

Sobre o post:

Essa iluminação do quarto matou tudo. Meu marido odiaria, ele acha com cara de "coisa barata" !!!

Mas, vc deveria ter perguntado como que faz esse ORIGAMI com as toalhas (rs). Assim eu nunca tinha visto razz

Dani G.
Dani G.Permalink

Ai em cima sou eu, tava logada no wordpress sabe Deus como (rs).