Califórnia de carro pra Ana

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A Ana está planejando uma viagem de carro pela Califórnia, de San Diego a San Francisco. Ela não tem tempo de ir até Napa, então quer se demorar um pouquinho pelo vale de Santa Ynez, onde filmaram Sideways.


Alguém tem dicas quentes para compartilhar?

(Ana, talvez você tenha encontrado dificuldade de achar informações quentes porque deve ter procurado Santa Inez com "i". Procurando com "y", cheguei a dois sites oficiais: o de uma tal Santa Ynez Visitors Association e o do condado de Santa Barbara.)

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


204 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Fabio Nitschke Gomes
Fabio Nitschke GomesPermalink

A primeira coisa a Ana já está fazendo certo: ir em direção a San Francisco, e não o contrário. "Vai ficando mais bonito à medida em que se percorre a Highway 1", me contou quem curtiu o passeio.

Em Los Angeles, dedique umas horinhas ao Getty Museum ( http://www.getty.edu/museum/about.html ).

No caminho, considere em dormir em Carmel.

Boa viagem! wink

Pablo
PabloPermalink

Já que é de Califórnia, achei 50 dicas de comportamento em viagens no LA Times. É divertido.
http://travel.latimes.com/articles/la-trw-guidetointernational-travelbehavior

Ernesto
ErnestoPermalink

Amigos

De carona, mas sem carro!

Eu estou pensando em fazer um curso de ingles em Sao Francisco, e tirar mais uma semana de folga. Alguem poderia dar dicas, especialmente SEM carro, pois vou estar sozinho, e não gosto de viajar sozinho em carro alugado. Quais seriam os melhores lugares para ir em 10 dias? Há alguma "roubada" a ser evitada na região? Há algum programa interessante que não conste nos guias tradicionais ? Da para ir até Yosemite park sem carro, ou é impossivel? Alguem ja fez este passeio de trem ou de onibus?

Ana
AnaPermalink

Riq,

Que privilégio! tenho certeza de que essa trip vai ser uma das melhores com as dicas do pessoal expert do VnV...
E foi justamente esse filme que nos inspirou a visitar St. Ynez!

E Fábio, obrigada pela dica do Getty, é mto lindo mesmo! Sou arquiteta e tive a chance de visitar o museu em 2001. Mas valeu a dica! E vc acha melhor ficar em Carmel do que em San Luis Obispo (que no mapa aparece bem no meio do caminho...)

Abraços!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ana: o Sabino mandou essa dica na outra caixa de comentários.

Vale a pena seguir pela PCH 01, dando uma parada em Big Sur. Deve existir, ainda, um agradável restaurante que sempre toca Tom Jobim
(Sabino)

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ernesto:

rotas de ônibus na Califórnia (Greyhound): http://www.greyhound.com/locations/routemap/3a.html

rotas de trem na Califórnia (Amtrak):
http://www.amtrakcalifornia.com/rail/go/amtrak/routes/interactive_routes_map/index.cfm

O mapa da Amtrak traz as conexões possíveis com ônibus.

Ernesto
ErnestoPermalink

Riq

E é legal? Eu ja andei de trem e de onibus nos EUA, e não achei muito bom; Ao contrário da Europa, e - salvo no trecho Boston - Washington - eu não gostei de andar de trem ou greynhound nos EUA, pois quem vai e sempre o pessoal mais pobre, quase os homeless... Por isto estou buscando as dicas do pessoal...

Taysa
TaysaPermalink

Por falar em Estados Unidos , alguem tem dicas de hoteis em Orlando . Estou indo em dezembro com 2 criancas . Valeu !!!!

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens

Ernesto eu já fiz isso tudo de carro...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Nunca usei, Ernesto.

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens

CARAMBA! Desculpe, RIQ

Taysa
TaysaPermalink

Arnaldo , obrigado pela dica . Tenho uma duvida quanto a limpeza do quarto ... eles so limpam de 3/3 dias ?

Ernesto
ErnestoPermalink

Arnaldo

Eu vou sozinho, e acho chato ir de carro. Alguma ideia? Voce não fez post das suas viagens na California? Se tiver alguma dica legal, poste aqui, ou me passe em pvt.

Obrigado,

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens

Não neste hotel, eles tê arrumação diária, inclusive banheiros e cozinha (mas eles colocam a louça e panelas que vc deixar sobre a banca da pia e dentro dela, na máquina de lavar pratos). É conveniente pra vc ir a um supermercado, e tem um quase defronte a ele, o Goodings, e comprar comida congelada e coisas pra fazer seu café da manhã.

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens

Ernesto, eu só não escrevi minhas viagens 'a california porque a parte de SFC, Big Sur, Yosemite, etc, é da época da câmera de 1,3 megapixels. Já Snta Monica e Hollywood fui em 2006 e vou escrever qualquer dia deses.

Não consigo imaginar ir ao Yosemitre sem carro, mas certamente devem haver excursões e soluções...

Rodrigo Purisch
Rodrigo PurischPermalink

Ernesto,

Fiz um Nova York/Baltimore de ônibus: experiência antropológica. Deu 5 minutos que o ônibus saiu e pessoal começou a tirar pizza, frango frito, suco, salada da bolsa. Era tanta comida que eu já tinha feito um lanche, fiquei com fome.

Depois todos foram dar uma sonecada até a parada. Mais comida!

Realmente parece que os ônibus são usados pelos menos favorecidos e famintos. Onibus nada de especial.

Se precisar faço de novo, mas levo meu lanche!

Ana
AnaPermalink

Ernesto,

Já andei de Amtrak de SD a LA. Tem uma classe que é melhor, tipo umas cabines que te dá mais privacidade.
Mas eu andei só esse trechinho...

Rodrigo Purisch
Rodrigo PurischPermalink

Arnaldo,

Não esquece de me colocar no mail list de uma pre-inauguração de rota internacional que aceite blogueiro! rsrs

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens

Rodrigo, eu não tou com essa bola toda, não...

Chris Pessoa
Chris PessoaPermalink

Ana,
A melhor viagem que meu marido e eu já fizemos foi quando alugamos um carro e viajamos pela Califórnia. Você vai adorar!
Em San Francisco, não deixe de ir ao Pier 39 e pedir um Clam Chowder no Pier Market Seafood Restaurant. É uma delícia, o restaurante é ótimo e nos atenderam muito bem. O garçom, quando soube que éramos brasileiros ficou super feliz, nos disse que tinha amigos brasileiros e nos tratou super bem. Nós até compramos 4 latas do clam showder pra levar pra casa, mas é claro que na receita federal quiseram tomar, mas acabaram deixando a gente entrar no Brasil com elas. smile
No pier 39 tem tb um quiosque chamado Pearl Factory onde vc pode comprar uma pérola e participar de todo um ritual havaiano para a abertura da ostra. É muito legal. Depois eles vão querer te empurrar um pingente pra vc pendurar a pérola, mas se vc não quiser, é só dizer que não.
Na Union Square, no prédio da Macy´s tem um Cheesecake Factory que vc tb não pode de jeito nenhum deixar de ir e provar... dá vontade de provar de tudo, mas como não dá, escolha o que mais te agradar que vai ser maravilhoso.
Bom, já deu pra perceber que eu amei San Francisco, né? smile
Meu marido prometeu que depois vai passar aqui pra dar mais dicas. Ele explica melhor que eu... smile
Bjo e boa viagem!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ernesto,

A Grayline tem 6 "day-trips" interessantes a partir de San Francisco -- incluindo uma ao Yosemite e duas pelo vale de Napa (uma de ônibus, outra pelo Wine Train).

Ernesto
ErnestoPermalink

Riq

Obrigado pela dica, vou ver.Espero que goste do nosso livro.

Daniela Siqueira
Daniela SiqueiraPermalink

Ana,
Carmel vale a pena. É uma cidadezinha simpática, cheia de árvores, super charmosa. Tente o Normandy Inn, fofo (http://www.normandyinncarmel.com/).
Santa Barbara também é linda. Ficamos no Franciscan Inn (Trip Advisor: http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g33045-d119705-Reviews-The_Franciscan_Inn-Santa_Barbara_California.html ) É bem localizado e limpinho (náo exatamente charmoso).
San Luis Obispo náo tem charme nenhum, é só uma cidade grande no meio do caminho, na minha opiniáo. Já li bem mais a respeito de Paso Robles (apesar de náo conhecer nenhum dos dois lugares).

Ernesto: eu ainda acho que os Estados Unidos náo sáo o lugar ideal para descobrir o transporte coletivo. Apesar da chatura, talvez alugar um carro seja o mais fácil (principalmente porque, provavelmente, você vai fazer amigos no curso, e vão todos decidir ir juntos). No http://thorntree.lonelyplanet.com eles comentam de várias excursões e ônibus (estou presumindo que vc lê em inglês). Mas ainda voto no carro - em Roma, faça como os romanos...

Boa viagem pros dois - ai que inveja gostosa! wink

Ana
AnaPermalink

Chris e Dani,

Obrigada pelas dicas! Com certeza vou incluir Carmel e St Barbara... Adorei as dicas de hoteis...
Vc chegou a ir às vinícolas? Tem alguma em específico que é um MUST GO? São muitas... nós achamos um mapinha do filme Sideways... mas é muita coisa... prefiro pegar dicas de quem já foi...

bjs e boa semana pra todos!!! e muita paciência pra quem for voar hoje...(de novo...)

Ernesto
ErnestoPermalink

Turma

Obrigado pelas dicas!!!

Maryanne
MaryannePermalink

Oi, moro em Sao Francisco mas to de ferias no Brasil. Faz tempo que nao passo por aqui. A viagem de SF a SD é barbara, acho que tanto faz o sentido da estrada. Carmel é muito legal e caro, tente ficar num hotel em Monterrey (nao deixe de reservar uma manha pro aquario). Amei San Luis Obispo que é uma cidadezinha de estudantes (Cal Tech) super charmosa pros padroes americanos. Tb acho que vale a pena passar no Hearst Castle que fica na Hw 1 antes de SLObispo. Apesar de ser um monumento kistch (ele copia um castelo da Europa) ele diz muito sobre a cultura americana. Nao deixe de comprar ingresso antes pq é lotado.

GiraMundo com Jorge Bernardes

Eu adorei dormir em San Luis Obispo, odiei o Hearst Castle (eita Mico enorme!!!) e achei Big Sur e Carmel demais. Concordo com quem disse que subir de LA para SF é mais legal. Eu dividiria uma noite em San Luis Obispo e outra em carmel ou Monterey antes de chegar em SF.

Arilson
ArilsonPermalink

Estarei indo para California agora no fim de agosto/07.
Estou sem saber o tempo razoável para fazer de San Diego a San Francisco de carro com paradas em algumas cidades.

Mariana
MarianaPermalink

Olá,

voces tem indicaçoes de hoteis em San Francisco e San Diego? Estamos indo em Dezembro!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Em San Francisco esta rede tem hotéis bons, bonitos e em conta:
http://www.jdvhotels.com/

Mariana
MarianaPermalink

Obrigadao Ricardo!

Renata
RenataPermalink

Olá, alguém poderia me dizer se jan ou fev é uma boa época (principalmente em relação ao tempo) para fazer LA-SF (e talvez incluir G. Canyon) de carro?
Obrigada!

Ka
KaPermalink

Oi pessoal,
estou na dúvida se faço SF/SD ou o oposto. Cada um tem uma opinião diferente...Dizem q saindo de SF é mais bonito pois pega-se a estrada mais perto do mar.O q vcs acham?.Pretendo ir pra Las Vegas depois.Portanto achei mais interessante terminar em San Diego e pegar a estrada pelo deserto. Faz sentido?
Será q em novembro o frio já é insuportável?
Agradeço qquer opinião...
Abs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ka, não existe "frio insuportável" na Califórnia mrgreen Você vai pegar frio em San Francisco, claro -- mas isso pode ocorrer até no verão.

Nunca fiz essa viagem. Meu primeiro reflexo seria deixar San Francisco por último, porque para mim é o destino mais interessante. Mas o argumento de estar do lado certo da estrada para ver o mar me parece suficientemente bom para eu mudar de opinião.

Ir de San Diego a Las Vegas leva entre 5 e 6 horas pela rodovia I-15, que vai pelo interior até perto de San Bernardino.
http://www.roadtripamerica.com/forum/showthread.php?t=14480

GiraMundo com Jorge Bernardes

Ka e Renata,

Fiz esse roteiro há quase 10 anos. Fui em fevereiro, no meio do inverno, mas o tempo não estava muito frio não. O importante é que tenha sol. Lá, eles me falavam que chove mais em Dez e Jan. O sentido da viagem não vai fazer tanta diferença pra você não. Eu adorei o trecho!

Eu fiz o roteiro circular, partindo de Los Angeles, subindo até San Francisco, entrando pelo interior até o Yosemite, seguindo para Las Vegas, depois direto pra San Diego e o retorno foi em Los Angeles novamente em duas semanas.

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalink

Peraí, eu não entendi nada! Como assim a estrada é mais perto do mar? Até onde eu me lembro a estrada é de pista simples, não tem muito como não ver o mar...

Jorge, eu achei o Hearst Castle cafona de doer, mas é tão cafona, tão cafona, que é kitch!!! Achei divertido...

Joao
JoaoPermalink

Boa Tarde.
Ano que vem vou pra California. Los Angeles, pretendo ir pra Las Vegas e Grand Canyon tambem. Fiquei na duvida se e melhor ir de Los Angeles a San Francisco ou o contrario. Quero ir por alguma estrada proximo ao mar, e mao dupla ou nao? Agradeco a resposta.
Grato

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

João, o trecho realmente panorâmico da costeira vai de Monterey a San Luis Obispo, passando por Carmel e Big Sur.

Quem desce de San Francisco a Los Angeles fica na mão colada à costa. A pista é "simples", como diz a Flavia, mas tem duas mãos; é por isso que quem vem para o sul pode ter vistas mais desimpedidas.

É uma firula, claro; mais ou menos como dizer que você precisa fazer a Rio-Santos na direção Rio e a avenida Niemeyer na direção Leblon para realmente ver a vista.

E, como você leu acima, o Jorge fez na direção norte e curtiu igual.

Há quem defenda terminar em San Francisco porque é a cidade mais interessante de todas.

Carla
CarlaPermalink

Eu não fiz essa rota, mas ainda assim defendo veementemente terminar em San Francisco. Na minha opinião, se você começar a Califórnia por lá - e foi o que eu fiz, não por falta de planejamento, mas por impossibilidade de conciliar as datas - vai achar tudo o que vier depois meio sem graça. Depois de SF, eu fui a Las Vegas, Los Angeles e Havaí - e só o Havaí se salvou da sem-gracice... wink

Joao
JoaoPermalink

Agradeço as dicas. Infelizmente, vou ter que terminar minha rota em LA, pois é onde alugarei o carro, e de onde irá sair meu avião.
Agradeço se me derem dicas de qual cidade ir e o que fazer nelas.
Abraços

Leandro
LeandroPermalink

Oi

Estou indo para California no meio de Dezembro como é o clima lá nesta época?Onde posso comer bem e barato?E comprar?
Abç

Elizangela
ElizangelaPermalink

Olá

Eu e meu esposo vamos para a Califórnia no início de Janeiro/08, vamos ficar 11 dias e gostariámos de ir de Los Angeles para São Francisco de carro, será que essa época do ano tem alguma impossibilidade em relação à estrada por causa do tempo??? será que é necessário duas noites para fazer esse percurso, estavamos pensando em parar apenas uma noite em San luis Obispo para dormir.

abç,

Fabio Nitschke Gomes
Fabio Nitschke GomesPermalink

Me parece que a preferência por fazer a HW1 em direção a San Francisco é menos por causa da vista (do mar a partir da estrada), mas porque a região/entorno vai ficando cada vez mais bonita à medida em que você avança... wink

Vasco Braga
Vasco BragaPermalink

Ernesto,

Um curso de inglês em São Francisco, Califórnia, que você pode optar é pela Advance English Academy (www.advanceesl.com) . Eu estudo lá atualmente e posso dizer que além do ótimo preço (USD 250,00 por 4 semanas) as aulas também são boas. Eles emitem I-20, para quem optar pelo visto de estudante.

Estudei algumas semanas na Kaplan de Berkeley e não gostei. A equipe de lá é muito chata e burocrática.

Quanto ao transporte público, aqui em SF dá para ir praticamente em todos os lugares de ônibus ou metrô. E há ônibus para as cidades próximas. Já o Yosemite Park, é um passeio a parte que não dá para ir de ônibus regular, somente de carro ou excursão.

Abraços,

Vasco Braga

Vera Jordão
Vera JordãoPermalink

Olá,
Estou indo a California para visitar meu filho que está fazendo intercambio em Clovis perto de Fresno, san joaquim Valley no final de janeiro início de fevereiro 08.
Estou chegando em SF indo a Fresno para buscar o filho. Depois descer até LA para subir pela costa até SF e de lá até Lake Tahoe e descendo de volta a Clovis/Fresno para deixar o filho.
Gostei das dicas para SF.
Gostaria de dicas para Sonoma Valley ou Napa Valley.
Dicas para LA.
Dicas sobre Yosemite National Park. Estaria aberto no final de janeiro?
Abraços
Vera Jordão

Clarice
ClaricePermalink

Angela Bruno,

F E L I Z A N O N O V O

abraços

Clarice 8) 8) grin grin

Angela Bruno
Angela BrunoPermalink

Clarice,

Muito obrigada e feliz 2008 pra vc também!
Li q vc tinha desistido de encaminhar o pessoal p o viajeaqui e resolvi dar uma ajuda wink

Angela Bruno
Angela BrunoPermalink

Oi Clarice, enquanto o Riq não fechar para comentários, vou tentar encaminhar o pessoal p o viajeaqui... Até qdo? Não sei...

Tudo de bom pra vc tb! smile

Angela Bruno
Angela BrunoPermalink

Menos, Clarice. Vc ficou c essa tarefa um tempão... Não sei se vou ter pique por muito tempo não wink