Cancún ou Playa?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A Karol pede dicas de Cancún e pergunta por que eu prefiro Playa del Carmen (vilarejo 70 km ao sul). A Carla disse para ela ficar tranqüila, que dá para ser feliz em Cancún, e deu o caminho das pedras.

Deix'eu me explicar, então.

Malcomparando, a diferença entre Cancún e Playa del Carmen é como a diferença entre a Barra da Tijuca e Búzios. Ou entre Natal (para quem fica na Via Costeira) e Pipa (para quem fica na vila). 

Eu acho que vale a pena cacifar a diferença e ficar em Playa del Carmen, sim (mas na vila, não em Playacar, que é um condomínio anexo chatíssimo, ao sul do centro). A praia é mais bem-freqüentada (menos americanos caretas, mais europeus e sul-americanos; as duas fotos abaixo são de lá) e dá pra sair à noite a pé, fazendo o footing da Quinta Avenida e a ronda dos bares. No departamento turismo Playa também está mais bem localizada -- mais próxima dos parques Xel-ha e Xcaret, de Tulúm e de Cozumel.

  playa230v.jpg playa230h.jpg

Mas concordo com a Carla quando ela diz que os pacotes para Cancún são imbatíveis; e dos hotéis normalmente oferecidos na Riviera Maia só um, o Gran Porto Real, fica realmente em Playa -- mas tem uma péssima fama de overbooking no Tripadvisor (além de ser all-inclusive, o que não é interessante num lugar com tanta oferta de lugares bacanas como Playa).

Pergunta: por que os operadores brasileiros não oferecem pacotes em conta para lá? Se você abrir o Despegar.com (o Decolar argentino) vai ver Playa como destaque na primeira página -- junto com Búzios, Rio, Salvador e Varadero (e nada de Cancún!).

Meu conselho: eu compraria só a passagem  a Cancún e, indo em dupla, arriscaria um hotelzinho com diária de até 100 dólares em Playa, como o Cohiba. Não deve sair muito mais caro do que o pacote, e você ainda escapa de algum resort raspa-de-tacho em Cancún.

66 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sylvia
SylviaPermalink

Hummmm, gostei ... muito bom ...
Vou por na lista lol

Gente , o que é que eu faço com a minha lista que só aumenta ? sad
Está tão grande que nem dá para priorizar , snifff..

Diogo
DiogoPermalink

Os meus olhos de lince constataram um topless lindo na foto da direita.

Tá beto, vai lá, pode me chamar do que for, mas eu sou assim mesmo, hahahahaha...

Show, eu moraria no México. Mas pra isso preciso fundar uma religião antes, que vai se chamar Kaganda Yandanda, pra poder largar tudo e ir pra minha casa em Los Cabos 8-)

Carla
CarlaPermalink

Nota mil, Comandante! E tem mais: sendo Playa del Carmen mais próxima de quase todas as atrações (acho que a exceção seria Chichén-Itzá), gasta-se menos dinheiro com combustível e menos tempo com os deslocamentos. Podendo bancar, vale mesmo a diferença!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Hmm, indo assim em versão independente dá até pra dormir em Chichén-Itzá (ou Valladolid ou Mérida) pra pegar o parque abrindo às 9...

Hugo
HugoPermalink

Sylvia, entendo a sua preocupação. A minha lista de lugares que quero visitar só não é maior do que a minha vontade de viajar.

E o pior de tudo é que nem mesmo indo nos lugares eu consigo tirá-los da lista. Voltei do sul outro dia e já estou com vontade de voltar, ainda mais quando acesso o destemperados e vejo todos os lugares que por falta de tempo não consegui ir.

Thereza
TherezaPermalink

Olá Ricardo ... tudo bem ?Sou sua leitora há tempos ...sua dicas são preciosas ...hoje estou precisando de umas diquinhas ...quero ir à N.York no final de setembro (se eu ainda conseguir passagens e visto )e eu me lembro que há um tempo atrás vc deu uma dica de um hotel bem localizado e com bom preço ... vc se lembra qual era?? ´tem algum site que eu possa achar quais são dicas de programaçõa cultural em setembro? qual cia aérea que está c/ melhor preço ?? eu sei que são muitas perguntas, espero que vc tenha um tempinho para me ajudar.
Se alguém da tripulação tiver uma dica boa... agradeço.
abraços ... Thereza

Marcio
MarcioPermalink

Sylvia,

Estou com o mesmo problema!! A tal da lista ! Cada dia aumenta mais!!

abs!

Lena
LenaPermalink

Thereza,
no blogroll ao lado, você pode acessar a versão anterior deste blog (Viaje na Viagem 2a temporada). Acessando o outro blog, busque no menu a direita as opções Nova Iorque e Nova Iorque II. Os posts são ótimos! No primeiro estão algumas dicas de hotéis; o post é de 5 de março.

Dá uma olhadinha nest site também:
www.vamosparanovayork.com

Carla
CarlaPermalink

Riq, só indo independente para ver Valladolid, eu acho... Eu vi (e adorei, aliás!), porque estava de carro - o povo do ônibus de excursão não vê nem pela janelinha... wink

Sylvia e Marcio, o primeiro passo é cuidar muito da saúde, da alimentação, praticar esportes porque, pra dar conta de tudo o que tem pra ver por aí, só mesmo vivendo uns 150 anos no mínimo - e com pique pra viajar!!! grin

Sylvia
SylviaPermalink

Carla , e....
descolar uma maquina que produza verdinhas em série
( e que não seja imoral, ilegal ou engorde )

Lea
LeaPermalink

Karol, tô com o Riq nessa e não abro. Fui para Playa faz uns 3 anos e amei. Realmente os pacotes para Cancun são imbatíveis. Mas só. Se vc quer charme (vs praias lotadas), restaurantes pequenos e gostosos (vs. "Hard Rocks" em Cancun), uma galera bonita (vs. gordos americanos em Cancun), vá para Playa.
Confira o Hotel Luna Blue, com quartos super fofos e diárias a 60 dolares - www.hotelzanzibar.com . Ta super bem cotado no Trip Advisor.
E se vc for mesmo, não deixe de comer comida maia no Yaxche - http://www.mayacuisine.com/.
Boa viagem!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Thereza,

Meu hotel preferido é o Washington Square Hotel, que fica no Village em frente à NYU e tem um café da manhã com frutas, iogurte e bagel incluído; as diárias vão de 160 a 260 dólares, dependendo do tamanho do quarto e da sua sorte http://www.washingtonsquarehotel.com

Em Midtown, renovado-muderninho, quartos pequenos, espírito de albergue; dá pra conseguir diárias por menos de 200 dólares: http://www.thepodhotel.com

Em Chelsea, dá pra conseguir por 150 dólares, mas o banheiro é fora do quarto: http://www.hotel17ny.com

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Belo achado em Playa, Leinha! Vou adotar smile

(A propósito: é incrível como a maioria dos hotéis de menos de 100 dólares é massacrada no TripAdvisor. Apaguei umas três indicações antes de fechar naquele Cohiba, só por conta do que o povo fala. Mas acho que rola uma certa aversão de americano a hotéis simplinhos.)

Fabiana
FabianaPermalink

Olá,

Sempre acompanho o bate papo de vcs , mas,hj gostaria de perguntar a todos , se por acaso alguem conhece o sistema de tempo compartilhado ou timeshare , e qual a opinião de vcs sobre esse sistema?

Obrigada.

Thereza
TherezaPermalink

Ricardo e Lena ...BRIGADUUUU
bjs
Thereza

Leandro
LeandroPermalink

Cancún só vale a pena se a intenção for se internar em algum resort de luxo como o ótimo Ritz Carlton, é muito plastificada, mas Playa agrada tanto ao turista econômico quanto ao rico (tem excelentes hotéis e pousadas honestas). A pior coisa que tem é ir para Cancun e ficar naquele resort fuleira vendo todos os hotéis melhores em volta.

Carla2
Carla2Permalink

Karol, as opiniões do Riq, da Lea e do Leandro dizem tudo. Cancún é plastificado, aquela coisa meio megalomaníaca de americano. Playa me lembra mesmo Búzios, é charmosa, e o footing na quinta avenida é ótimo! Infelizmente não posso dar dicas de hotéis, pois fiquei hospedada na casa de uma prima que morava por lá. Imperdível mesmo é: Tulum e mergulhar em Cozumel - mesmo que vc não mergulhe de garrafa, vá de snorkel, mas vá! Vc nem precisa levar nada, eles alugam tudo por lá. Não sei quantos dias vc tem, mas dá para fazer uma base em Playa e ver todos os lugares citados pelo Riq, e fazer uma base em Mérida, e visitar váááários sitios arqueológicos. Não perca Uxmal. Chichen Itza também é imperdível - eu fiz assim: peguei um ônibus em Mérida (com mala e cuia), desci em Chichen Itza (tem lugar para guardar mala), passei o dia lá, e peguei outro onibus a tardinha para Playa del Carmen. Não sei se vc vai sozinha, mas se for é tranquilo, eu fiz tudo independente e sozinha. Em Mérida eu fiquei num hostel bem legal, mas fui no google procurar o endereço e parece que eles se mudaram para Cancún... eek(

Carmen
CarmenPermalink

Eu prefiero Pipa, sempre!!!

Karol
KarolPermalink

Pessoal, achei o máximo as dicas de vocês!!! Muito obrigada mesmo!

Karol
KarolPermalink

Acho que vou tentar encontrar um hotel em playa del carmem, mas as primeiras noites eu já reservei em Cancun... Carla, você tem alguma dica de aluguel de carro em Cancun?
E Carla2, como sou certificada, pretendo mergulhar em cozumel de cilindro, por acaso você tem alguma operadora de mergulho para recomendar?
De novo: obrigada!

Marina
MarinaPermalink

Queridos,

o que o Hugo falou não sai da minha cabeça, porque eu tb sou assim!!!
Porque mesmo visitando os lugares a gente fica querendo voltar pra eles e, muitas vezes, volta mesmo!!!! [:O]
Juro que queria saber!!!!!

Outro dia fiz as contas em qt gastei com viagens para mesmos lugares ao invés de conhecer novos!!! Podia ter conhecido muitos outros lugares interessantes, mas ainda assim não consigo me arrepender!!!!

Ô vontade cruel!!!!!

Carla
CarlaPermalink

Ih, Karol, agora você me pegou... Vou dar uma olhadinha nas minhas anotações e ver se descubro onde aluguei o carro, Ok? Mas vale cotar com um agente de viagens aqui para comparar com as locadoras de lá (via Internet, antes de ir). Assim você tem mais chance de fechar um bom negócio! Por curiosidade, onde você vai ficar nessas primeiras noites em Cancún?

Carla
CarlaPermalink

Marina e Hugo, eu sou do time de vocês também... Pra mim não basta ir a um lugar uma vez, estou sempre querendo voltar! Por outro lado, uma viagem nunca é igual à outra, mesmo que o lugar teoricamente seja o mesmo - sim, teoricamente, porque os lugares também são vivos, mudam o tempo inteiro... Sabem que às vezes me parece que gosto ainda mais de ir a um lugar onde já fui e descobrir novos ângulos do que ir a um lugar totalmente novo? Vai entender... wink

Marina
MarinaPermalink

Carla, é verdade! Talvez seja esse o grande lance: descobrir novos ângulos!!!
Nossa, mas acaba virando vício, tem poucos lugares que eu só foi 1 vez e pronto acabou!!!!
que coisa doida!!!!
rsssssss

Lea
LeaPermalink

Riq, essa pousada foi sorte mesmo. Era uma das 1as da lista do Trip Advisor e com preços ótimos... minha teoria é que destinos que atraem europeus além de americanos têm hotéis mais simples em colocações melhores no ranking. Se vc entrar no Trip Advisor francês www.tripadvisor.fr vai ver que os hotéis seguem as mesmas colocações dos americanos com críticas.. bem, em francês. O número de "reviews" computados para rankear o hotel são os mesmos nos dois sites, por isso acho que nos amis ajudam a dar um perfil mais "europeu" ao ranking.

Aproveito para perguntar pra galera se alguém tem alguma idéia de como começar a planejar uma viagem pro Alasca? Uma grande amiga está indo e pediu dicas...

Carla
CarlaPermalink

Marina, eu ainda tenho uma coleção de lugares onde só fui uma vez - mas todos já correram de volta pra fila, sabe? wink Estão de novo na fila até os lugares de que eu não gostei muito... Vai que da segunda vez eu me apaixono!

Sylvia
SylviaPermalink

Eu acho que bati o recorde aqui , de tanto tempo que levei para me apaixonar por um lugar .
Fui tantas vezes que perdi a conta .Cada vez eu gostava menos,
e menos .. só ia em ultimo caso mesmo , porque tinha uma conexão,
porque era obrigada a dormir para ir para outro lugar ... enfim , começei
a ir para lá ainda criança e só este ano foi que aprendi a adorar .
Foi uma paixão mesmo , tive que ir duas vezes no primeiro semestre e
vou ter que voltar mais duas no segundo ( meus planos são passar
o Natal lá tb ) : BsAs lol

Lena
LenaPermalink

Sylvia,
por falar em BsAs, dei uma olhata no site dos aps. que você indicou smile Muito booom, não?

Riq,
vou me meter um pouco. Sera que este post deveria ser classificado so como "O Cri-cri" ? :roll: Estou pensando nas minhas futuras buscas eekops:

Carla
CarlaPermalink

Sylvia, a sua história com Buenos Aires dá um livro! wink

Karol, eu aluguei o meu carro (um Corsa) em uma locadora chamada Avant, em Cancún. Na época (2001) paguei a pechincha de US$ 24 a diária, por um mínimo de 4 diárias. Só não tenho o telefone ou algum outro contato, mas acho que você consegue no Google - se a empresa ainda existir, claro!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Lena, na verdade faz algum tempinho que eu vejo que essas catchigurias não servem pra quase nada... eu vou ter é que voltar ao post número 1 e começar a reclassificar todos por destino...

Mas as palavras que constam dos títulos (e acho que também do corpo do texto) são plenamente "buscáveis" no quadradinho de busca ali do menu da direita.

Basta pôr "Cancún" ou "Playa" que este post será listado...

Karol
KarolPermalink

Oi, Carla!!! Dei uma olhada no site da avant e eles realmente têm boas promoções, do tipo alugue 4 dias, pague três... o preço não é mais US$ 24, mas está em US$ 35, ou seja bem razoável!
Vamos ficar no Hyatt Gran Caribe em Cancun.... pois como decidimos em cima da hora (já estamos indo semana que vem), ficou dificil achar vaga em hoteis.
Novamente obrigada pelas dicas!

Jurema
JuremaPermalink

Riq:
Concordo com a necessidade de reclassificacao dos posts por destino, facilitaria muito. Porém, já que você algum dia vai se dar ao trabalho, vê se dá para incluir os comentários off-topic, quando eles sao relevantes para algum destino. Sempre tem, você sabe que seus tópicos muitas vezes viram pretexto para todo tipo de discussao, e depois a gente nao consegue acha de novo alguma coisa que leu sei-lá-quando em um sei-lá-que-post...

Carla2
Carla2Permalink

Karol, não consigo lembrar nem achei nos meus guardados o nome da operadora de mergulho - era uma bem famosa, européia, que operava de dentro de um hotel ( que eu também não lembro o nome.. sad ) Sorry, mas vou continuar insistindo em lembrar ou achar alguma anotação, aí posto aqui, ok?

Carla
CarlaPermalink

Puxa, Karol, até que o preço não subiu muito, né? E a promoção me pareceu bem legal! Aproveite bastante!

Karol
KarolPermalink

Pessoal, voltei sexta-feira de Cancun e Playa Del Carmem e quero agradecer novamente as dicas de vocês! Fiz como a Carla disse: aluguei o carro e rodei por todos os lugares. Foi ótimo! Ah! Riq, concordo com você Playa Del Carmem tem carinha de Búzios... Adorei!

Aninha
AninhaPermalink

Pessoal, alguém entre vocês sabe me falar do clima em Playa? Eu estava pensando em reservar para o reveillon. Mas parece que não é uma boa época. (Se eu estiver repetindo alguma pergunta anterior, mil desculpas. É que não deu para conferir um por um dos posts anteriores.)
Abs,
Ana.

Piloto
PilotoPermalink

Prezados,
O que dizer do clima de Cancun em Dezembro.
Estou fechando pra passar o Natal lá.
Alguém pode me informar?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dezembro, janeiro, fevereiro e março são meses ótimos para ir à Riviera Maia, Piloto.

São os meses mais secos do ano. E NÃO faz um calor insuportável.

Em dezembro, a temporada de furacões já passou.

Pode haver dias nublados -- nesses dias, a temperatura pode cair bastante. À noite você vai querer usar um agasalho leve.

Taís
TaísPermalink

Olá pessoa, por favor, digam-me se a rede Oasis é boa em Cancun, os preços são muito bons!! Se alguém tiver algum hotel para indicar, agredeceria muito! Em fevereiro, estou indo em Lua de mel! Obrigada!

Lux
LuxPermalink

ola...é por isso que gosto de xeretar nos blogs...é sempre bom a gente ficar informado sobre essas opções, principalmente relacionada a viagens.
Gostei das dicas.

otima semana.
=)
LUX

Lisa
LisaPermalink

Pessoal, sei que estou bem atrasada, afinal esse blog ja eh antigo! Mas estou querendo passar minha lua de mel no Caribe, depois de ler muito descartei a ideia de Cancun e quero muito conhecer Playa.
Pensei em ficar no hotel Deseo ou Blue Parrot, alguma dica? Viajo no di a26 de outubro e pretendo passar 6 dias, assim tenho como conhecer toda a regiao.
Estou preocupada quanto ao tempo e o hotel que escolho. Quero um lugar bacana, moderno e ao mesmo tempo com conforto.
Dicassssssss, please,
Bjs

Suzana
SuzanaPermalink

Gente, indo para um hotel all inclusive, quanto de dólar deve ser necessário levar pra passar o carnaval em Praia Del Carmen?

gi
giPermalink

Oi meu travel guru, como está? Olha eu aqui denovo tentando planejar uma viagem e me perdendo completamente nas suas dicas! Entro no site com uma idéia na cabeça e acabo mudando completamente...pois então aqui vai minha pergunta: seria Playa del Carmen um bom destino para ir com crianças? Vale à pena para uma viagem de uns 5 dias? QUeria um destino legal pra ir na Páscoa, aproveitando que este ano meu aniversário vai cair bem no meio do feriado. Na verdade tô só querendo fazer uma viagem gostosa com o maridão e pimpolhos. Mas me lembro que você fala da Playa desde o comecinho do blog,sempre tive vontade de ir. Será, será?
Beijo enorme, saudade grande meu querido!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Gi, acho 5 dias, e com criança, muito pouco tempo pra ir pro outro hemisfério, ainda por cima com conexão (no Panamá ou na Cidade do México). Deixe as crianças crescerem mais um pouco, assim elas vão poder aproveitar os parques.

Os resorts em Playa que recebem crianças estão num bairro à parte, Playacar. Com crianças é melhor ir pra algum resort bacana da Riviera Maia.

(E conhecendo vocês acho que hoje em dia gostariam mais de Tulum do que de Playa.)

Pra Páscoa na praia, sugiro apostar em Santa Catarina -- tipo Ilha do Papagaio http://www.papagaio.com.br .

Quanto à Riviera Maia, os posts mais atualizados são estes:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/enquanto-isso-em-playa-del-carmen/
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/vai-por-mim-tulum/
https://www.viajenaviagem.com/2010/02/tulum-por-dani-w/
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/cancun-como-escolher-seu-hotel/
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/fotoblog-um-dia-em-xcaret/

Sei que vocês não costumam dar muita sorte com tempo na região de Porto Seguro, mas um lugar muito bacana pra ir é Santo André. Devo fazer um post esta semana. Lá vocês podem ficar no Costa Brasilis, um resort tranqüilo.

gi
giPermalink

Você não para nem no domingo! Passei aqui pelo computer chegando do cinema só pra dar mais uma ohadinha no blog e esta resposta que era tudo que eu precisava já estava aqui, tão rápido! Por uma grande coincidência fiquei vendo de ir pra Ilha do papagaio no carnaval, tô doida pra conhecer. Era o empurrãozinho que eu estava precisando pra fazer logo a reserva! Obrigada mais uma vez meu querido, não sei mais viajar sem o vnv! Agora mudando de assunto completamente, estou chegando de um dos melhores filmes que eu vi nos últimos tempos. Como minha colaboração com dicas de viagem são remotas ultimamente (infelizmente...), fica aqui uma da sétima - "O segredo dos seus olhos". Tô emocionada até agora...
beijos e obrigada mais uma vez Riq!

Milena
MilenaPermalink

Oi Ricardo,
Gostaria MUITO de passar minha lua de mel que será no final do mes de setembro em cancun, você acha muito arriscado?? Além disso estava pensando em ficar uns 3 dias em cancun e uns 4 em Playa uma vez que muitos passeios que eu quero fazer estão mais perto de playa... Estou com muitas duvidas pois não queríamos nada muito caro pois quase não iremos ficar nos hoteis mas tambem queriamos algo "aconchegante" afinal é a nossa Lua de mel!! Será quie você poderia me dar um help?
beijos

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Setembro está na época de furacões. A possibilidade é remota, mas existe.

Posts recentes para você decidir:
https://www.viajenaviagem.com/category/cancun/
https://www.viajenaviagem.com/category/playa-del-carmen/
https://www.viajenaviagem.com/category/tulum

Carlos Nascimento
Carlos NascimentoPermalink

Milena,
Neste endereço http://www.rivieramaya.com/smallhotels você encontrará uma seleção de pequenos hotéis da Riviera Maya de Puerto Morelos (logo abaixo de Cancun) à Felipe Carrillo Puerto, abaixo de Tulum e vizinho à Reserva da Biosfera de Sian Ka'an, incluindo Playa del Carmen, Playacar, Akumal e Cozumel.
O único defeito deste sítio é que ele não ordena os hotéis por destino, como é no livreto.
O mantenedor do sítio é o Consorcio Turístico da Riviera Maya.

marcia
marciaPermalink

Oi Ricardo!!Vou p Cancun agora dia 5 de abril e estou em duvida em quais hoteis ficar,pois nao sei bem a localizacao e nem se o hotel é bom!Optamos por all inclusive!Vc pode nos ajudar?Os hoteis selecionados sao:Oasis Viva Beach,Oasis Cancun,Riu Caribe e Barceló Costa Cancun!Aguardo ansiosa sua resposta

Clarissa Carvalho
Clarissa CarvalhoPermalink

Olá Rick..tdo bem??
vou em junho pra Cancun e Playa, um sonho
vou passar o mês lá..saberia me dizer sobre a passagem
pq comprei pelo site decolar, mas ñ escolhi o acento.
Como é 1ª vez q compro lá e tb no exterior, se puder me ajudar fiko
grataa, e já li todos seus tópicos referentes a Cancun, Playa, Isla, Tulum,kkkkkk, são todos ótimos, aprendi mto aki, muito obrigadaa..

=]

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Entre em contato com a cia. aérea e tente marcar.

Clarissa Carvalho
Clarissa CarvalhoPermalink

assento

Carol
CarolPermalink

Estou com muita vontade de comprar 2 passagens p Playa, mas nunca fiz isso antes!!! E quero ficar no Mosquito Blue... alguém tem uma luz, ou seja, já comprou no decolar?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Já comprei para Playa no http://www.hoteis.com .

Miriam
MiriamPermalink

Riq,
Sou sua fã ardorosíssima há anos desde os tempos que voce tinha uma página na Revista Viagem Pergunte pro Rig, voce é muito inteligente e suas dicas são valiosíssimas.
Como eu uso muito as dicas do seu site inclusive dos demais leitores e blogueiros, gostaria de dar uma contribuição para essa pergunta Playa ou Cancun.
Na minha modesta opinião, os dois lugares são imperdíveis e acho que quem for para lá deve ir para os dois. Proponho minha experiencia que achei ótima: chegando em Cancun alugamos um carro no aeroporto e fomos para Playa onde começamos nosso passeio. Lá fiquei hospedada no hotel da Rede Royal que é colada da 5ª Avenida onde eu ia passear todas as noites. Eles tem tres hoteis, e para quem quiser luxo pode ficar no mais caro que é simplesmente maravilhoso um "desbunde". No meu caso optei por ficar no mais barato (são todos pertinho um do outro), porque pretendia fazer os passeios que são todos lá, XCaret, Xel Ha, Tulum. Então, como ia ficar o dia inteiro passeando, preferi não gastar com hotel pq não ia aproveitar. A praia de lá é ótima e os passeios nem preciso dizer. O Royal mais barato que foi o que fiquei, é bem velho, simplesinho, quarto pequeno, chuveiro tipo Corona, não tem guarda roupa, precisa de reforma urgente, e a comida não é uma Brastemp mas quebra o galho. Pelos motivos que falei achei que valeu a pena. Fiquei lá quatro ou cinco dias. Como eu estava com carro, fui para os passeios que são longe sem precisar pagar excursão, além de poder ir e voltar na hora que eu quis. De lá fui para Cancun onde me hospedei no The Royal, só que desta vez fiquei no mais luxuoso porque meu objetivo era descansar e curtir a praia e o hotel. E mais uma vez não me arrependi. Fiz as reservas do Brasil direto no site do hotel, e as agencias brasileiras levam o pessoal para o hotel mais antigo que não foi devastado pelo furacão Wilma. Eu fiquei no novo que foi construido depois na parte que tinha sido destruída, e éramos os únicos brasileiros por lá. O hotel é M A R A V I L H O S O, enorme, as piscinas são divinas, os quartos são enormes, duchas deliciosas, jacuzzi dentro do quarto com vista para o mar. Tem vários restaurantes e a comida é deliciosa. Além da beleza da praia e cor do mar, acho legal ficar em Cancun para curtir a noite. Fomos naquele bar famosinho que se não me engano chama Cocobongo (fui em janeiro/2009 e não me lembro de tudo)onde tem várias performances de moças em cima do balcão, e outras demonstrações artísticas, muita bebida e música de balada, e simplesmente adoramos. Devolvemos o carro numa loja qdo fomos para Cancun e lá andamos de onibus que é barato e tem demais. Só usamos taxi a noite. O valor que pagamos de aluguel de carro foi muito inferior ao que gastaríamos se tivéssemos que pagar pelos deslocamentos até Playa, aos parques e a Tulum.
Bom essa é minha contribuição. E, para quem puder e quiser, sugiro ficar uns dois dias na Cidade do México, afinal temos que passar por lá para irmos a Cancun. Além de ser legal conhecer a cidade, acho IMPERDÍVEL CONHECER O MUSEU DE ANTROPOLOGIA. É lindíssimo, riquíssimo, só quem já foi sabe o que é.
Abraços