Caos aéreo? Passa por baixo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

    bus-veracruz2-400.jpg

Da fiilial deste blog no ViajeAqui, que eu reproduzo cá também porque o portal não tem links diretos para posts específicos dos blogs.

Ano passado eu passei quase um mês pra cima e pra baixo no México andando de ônibus. Fazia mais ou menos duas encarnações que eu não viajava de bumba. Escolhi fazer a viagem de busão porque precisava percorrer o país inteiro para fazer um especial para a V&T. Era o que cabia no meu orçamento e, pasme, no meu tempo disponível. Andar de avião dentro do México é caro e pouco eficiente: na maioria das vezes você precisa fazer conexão na Cidade do México, perdendo a melhor parte do dia em trânsito; e em alguns casos precisa pernoitar na capital para pegar o outro vôo no dia seguinte.

Saí de casa com um pé atrás, encarando os deslocamentos como ossos do ofício e achando que não poderia recomendar esse jeito de viajar para ninguém. Para minha total surpresa, porém, adorei – e desde então não canso de fazer propaganda dos autobuses merricanos.

Fiz nove grandes viagens de ônibus (e mais alguns bate-e-voltas), e só tive problema em um, entre Puerto Escondido e Acapulco (o único trecho que não era servido por ônibus lujo ou ejecutivo). Comprava minhas passagens com antecedência de um dia, pagava com cartão de crédito, recebia um cartão de embarque impresso por computador, assistia a filmes recentes no DVD a bordo, partia na hora e chegava inteiro e descansado. Ah, sim: contrariando minha religião, fiz quatro viagens noturnas; e com exceção daquele trecho infeliz que mencionei antes, dormi como se estivesse num hotel – algo que nunca aconteceu comigo em trem ou avião (mesmo nas vezes em que viajei lá na frente).

Pois muito bem. Outro dia eu estava escrevendo as legendas para a matéria, adaptada do especial, que vai sair na edição de agosto da V&T, quando me dei conta de uma coisa – ei, por que não passa pela nossa cabeça viajar de ônibus no Brasil?

Tudo bem, eu sei, as distâncias são outras; de São Paulo a Porto Seguro são 24 horas; a Maceió, 40; a São Luís, 50. Mas... e para as viagens mais curtas? Não seria uma bela opção ao caos dos aeroportos?

Tenho certeza de que nossos ônibus leito devem ser tão bons quanto os que me conduziram pelo México. Já existem viações com salas de embarque vip na rodoviária do Tietê, em São Paulo, que eu sei. Mas outro dia li num jornal que o movimento das férias de julho está rigorosamente igual ao de julho do ano passado, sem sentir nenhum efeito do apagão aéreo.

Onde estão as empresas de ônibus, que não aproveitam para mostrar ao viajante as vantagens do busão?

Veja bem. Você não precisa chegar com uma antecedência insana para o embarque.

Não precisa fazer check-in. Não corre nenhum risco de overbooking. Parte na hora prevista. Pára durante a viagem para comer comida de verdade – você só vai ver barrinhas de cereal ao passar no caixa do restaurante. Recebe as malas de volta imediatamente ao desembarcar.

E no entanto, da classe média para cima, preferimos acampar no saguão do aeroporto a pisar numa rodoviária.

De vez em quando vejo na TV a cabo um comercial de uma lâmina de barbear que mostra um bonitão entrando num ônibus noturno numa parada intermediária. Ao perceber que seu lugar é ao lado de uma bonitona, ele vai até o banheiro do ônibus e faz a barba. Então finalmente toma o seu assento, reclina o encosto, finge que dorme e deixa a cabeça deslizar até ficar de rosto colado com a garota.

Morro de rir toda vez que assisto. É lógico que se trata de um comercial criado e produzido em outro país. Em primeiro lugar, porque nenhum publicitário brasileiro poderia imaginar um roteiro assim (como? ônibus noturno? parada intermediária?). E finalmente, porque nenhum executivo nascido e criado no Brasil aprovaria...

41 comentários

Bender
BenderPermalinkResponder

O brabo é que às vezes não tem opção.

Bom, quarta feira vou passar o dia em guarulhos, paciência.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Gostei da idéia Riq , mas alem de onibus decentes temos que
providenciar estradas , e ai a coisa complica sad
Bom , bom de verdade seriam trens para carregar passageiros, automoveis, carga , já pendou que maravilha ?
No feriadão, coloca o carro no trem , desce no Rio .. smile
Ou entra no trem , desce em Ilhabela ou Parati aluga uma bicicleta .

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

O único problema no Brasil NÃO são os ônibus, mas as estradas e a (in)segurança geral do país.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Já fiz viagens de carro pelo Brasil todo, inclusive INDO de carro até Natal e voltando de avião (mandando o carro de volta numa "recarga" por caminhão...).

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Na Europa, Sylvia, cansei de ver composições de passageiros e de carga com automóveis! Show, né? O cara vai de trem e o carro também.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Eu viajo o SP, MG, RJ, PR e SC todo de carro já faz um bom tempo.
Eu adoro dirigir e é sempre bacana pois acabo encontrando uma coisa legal no meio do caminho para fotografar.
Porém, se eu tivesse um pouco mais de juízo, não faria 20% destes trechos de carro.
Já fiz posts irados na Caverna sobre isso.
Acho um desrespeito o que é feito com o nosso IPVA, Seguro, etc.
Aliás, melhor eu parar por aqui porque vira um manifesto, pois sempre me empolgo quando é para falar destes absurdos que vejo.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Muito legal sua dica... foi a mesma que um amigo (Merricano) me passou quando estava planejando minha viagem da Cidade do México a Oaxaca... Estavamos pensando em alugar um carro e ele disse para usarmos o onibus!!!!
[]s

Ricardo Freire

Mirella, eu não dirigiria no México, não (fora do eixo Cancún-Tulúm). Tem muita polícia, muito exército, muita blitz. Os ônibus são ótimos (os lujo e os ejecutivo) e não são caros. Agora: a Puerto Escondido vá de avião (há vôos de Oaxaca e da Cidade do México).

Carla
CarlaPermalinkResponder

Bom, eu fui ao México em 2001, então não sei se o que vou dizer ainda é válido - mas fui de Cancún até perto de Mérida, para visitar Chichén Itzá e fiquei impressionada com o valor do pedágio: eram 18 dólares em cada direção pela auto-estrada, para uma viagem de pouco mais de 2 horas! Na volta procuramos uma estrada secundária, gratuita, que acabou sendo bem mais interessante do que a da ida, porque passava por dentro dos povoados e vilarejos, um barato... wink

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Deu na folha :
Segundo os últimos resultados, por ordem alfabética, os dez primeiros postos são ocupados por Acrópole de Atenas, o Coliseu de Roma, as estátuas da Ilha de Páscoa, a Muralha da China, Machu Picchu, a cidade de Petra (Jordânia), pirâmide de Chichén Itzá (México), o Taj Mahal, a Torre Eiffel e o Stonehenge.

Depois dos dez primeiros lugares estão o Templo de Angkor, Alhambra, a mesquita de Santa Sofia, o Templo de Kiyomizu, o Kremlin, o Castelo de Neuschwanstein, a Estátua da Liberdade, o Cristo Redentor, a Ópera House de Sydney e a cidade de Timbuktu
A Fundação New7Wonders decidiu designar as pirâmides de Gizé candidatas honorárias das Sete Novas Maravilhas do Mundo, por considerar que representa "um lugar comum de cultura e herança e merece um status especial". Por essa razão motivo, não se pode votar neste monumento.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u70894.shtml

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Dando uma de RODRIGO smile
New 7 wonders :
Muralha da china
Petra
CRISTO REDENTOR !!!

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Sou novato, mas estou achando otimos os comentários que os colegas tem colocado no Blog. Neste sentido, gostaria de dicas de hoteis charmosos e bem localizados de ate 120 euros, nas cidades de Londres, Paris, Amsterdam, Praga e Munique. Pretendo ficar 23 dias na Europa em setembro e ainda nao fechei nenhum hotel. Obrigado desde já.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Continuando o Rodrigo reencarnado :
Machu Picchu
Chichen Itzá
Coliseu
Taj Mahal

America do Sul mandando bem demais !!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Embora a Folha tenha torcido CONTRA, o Cristo levou!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

America do Sul e Central mandando bem demais !!!
New 7 wonders :
Muralha da china
Petra
CRISTO REDENTOR
Machu Picchu]
Chichen Itzá
Coliseu
Taj Mahal

GiraMundo com Jorge Bernardes

Sylvia, é vero! Tá na BBC no IG. Que louco!

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/07/070707_setemaravilhasebc.shtml

Ontem eu guiava pro escritório ouvindo meu amigo Heródoto Barbeiro e ele votou no ar e senti pela primeira vez que a coisa estava agitando as pessoas. Pensei, sei não, agora não dá tempo.... Que surpresa!!!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Ninguem torceu contra não ...
O que a gente sempre achou, e eu continuo achando é que são
coisas incoparáveis para colocar na mesma cesta , e de todos
os escolhidos, o Cristo Redentor é o exemplo.
Como compara-lo com os outros seis ganhadores ?
MAS GANHOU !
PARABENS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! a mais bela paisagem
do planeta : Rio de Janeiro visto do Cristo Redentor lol

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Para relembrar :
Os candidatos as 7 maravilhas do mundo moderno eram
01) Acrópolis – Athenas/Grécia
02) Alhambra – Granada/Espanha
03) Angkor – Cambodia
04) Chichen Itza – Yucatan/México
05) CRISTO REDENTOR– Rio de Janeiro/BRASIL
06) Coliseo – Roma/Italia
07) Estátuas da Easter Island – Chile
08) Torre Eiffel – Paris/França
09) Grandes Muralhas – China
10) Hagia Sophia – Istambul/Turquia
11) Templo Kyomizu – Kyoto/Japão
12) Kremlin – Moscou/Rússia
13) Machu Picchu – Perú
14) Castelo de Neuschwanstein – Fussen/Alemanha
15) Petra – Jordania
16) Piramides de Gize - Egito
17) Estátua da Liberdade – Nova York/USA
18) Stonehenge – Amesbury/Inglaterra
19) Ópera de Sydney – Austrália
20) Taj Mahal – Agra/India
21) Timbuktu – Mali

GANHARAM
1-Muralha da china
2-Petra
3-CRISTO REDENTOR
4-Machu Picchu
5-Chichen Itzá
6-Coliseu
7-Taj Mahal

PS : As Piramides do Egito como unica remanescente da 7 maravilhas
do mundo antigo , assim permanece.
Os votos dos brasileiros foram fundamentais para este acontecimento,
inacreditável que o Cristo Redentor tenha ficado em terceiro lugar
na votação e o Taj Mahal em setimo !
Que Angkor não tenha sido escolhido não me surpreende pois
pouquissimas pessoas fora da Asia já ouviram falar ..
Creio mesmo que temos dois brasileiros responsaveis pela divulgação
de Angkor por aqui : Ricardo Freire e Zeca Camargo.
Se não fossem eles , talvez nenhum de nós aqui saberia da existencia
do mais belo e magico conjunto de ruinas que eu já vi .

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Gente, sabia que vcs estariam por aqui! grin
Fala sério! Morei 30 anos olhando para uma das 7 maravilhas da janela do meu quarto. grin
Lá vou eu, mesmo discordando dos critérios, dizer que eu acho que independente disso, não só o Cristo Redentor, mas o Rio é mesmo uma Maravilha!
Tô me sentindo... grin

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Também torceramcontra o PAN 2007...

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Gente boba, né?
Nunca vi um país torcer contra ele mesmo... sad

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Pelo 'conjunto da obra', o Cristo e sua vista realmente estão entre as coisas mais lindas de se ver...é de chorar.
E Machu Picchu também é emocionante demais de se ver...totalmente justo. A Carla está próxima de ver uma dessas maravilhas, que nem precisava de votação para justificar o título.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Sylvia, deixa 'pelo menos' o departamento do youtube pra mim, vai?rs...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Querido Zé, só coloquei o que tu querias , já que o titulo
não era o mesmo do atalho .
Desculpa a intromissão sad

Majô
MajôPermalinkResponder

AMEI A NOTÍCIA DA VITÓRIA DO CRISTO REDENTOR !!!!!!!!!! lol lol lol
Sylvia, pra mim foi furo mesmo, soube agora por você wink
Realmente essa cidade é linda . Chegando à tarde pela Linha Vermelha, com sol batendo nas montanhas dando vários tons de verde, e o Cristo lá reinando absoluto, que paisagem !! Que cenário !!

Riq, adorei esse post ! smile Que rodoviária linda essa. Nosso prefeito blogueiro devia se mirar e fazer um projeto desses, o Rio merece. Seu texto da VT tá ótimo e acho mesmo que a classe média vê o transporte rodoviário com nariz pra cima, o que é uma bobagem. Eu nunca deixei de usar ônibus, como alternativa mais barata, pois já chegamos a pagar 1.000 pratas por uma ponte aérea, o trecho mais caro do mundo. Fui e voltei, inúmeras vêzes a Sampa no expresso 5 horas, e a paisagem é muito bonita. Em priscas eras, minha mãe usava o Cometa e ela adorava a parada em Roseira, dava tempo de almoçar. Para Paraty, só vou de ônibus, você olha em volta, 1/3 são turistas franceses, ingleses e alemães. E, lá a rodoviária não é afastada, é no centro. A rodoviária nova de Petrópolis está deeez vêzes melhor que a nossa. Novinha e organizada. E, durante a semana pode-se pegar o ônibus no Centro do Rio para Petrô. Essa semana começaram a fazer Petrópolis-Barra, quer dizer estão descentralizando, o que é inteligente.

Agora, eu AMO um trem lol :lol lol

Majô
MajôPermalinkResponder

PAN online - a Linha Amarela e Vermelha estão com uma faixa laranja seletiva, de ponta a ponta só para carros autorizados. Fui e voltei por ela pra testar mrgreen A partir de amanhã, multa !
O Prefeito diz que a população é que tem que se adequar....
Carros de polícia novos circulando, não são aquelas latas velhas, e uma ou outra blitz. Sente-se a cidade mais policiada. Passando pela Linha Amarela, vimos o Engenhão, o estádio novo pronto, design e estrutura modernos, lindão. Quem diria, há 2 meses parecia que estava bem atrasado, mas tá lá pronto.
Mais notícias a qualquer momento lol
O Gulherme, seja em que praia estivesse hoje, pegou um por do sol espetacular.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Se o Gilherme estivr na praia (de Ipanema ou do Leblon) deve estar dando uma bela olhada parao Cristo...)

O Cristo é coo todo carioca, recebe os turistas, especialmente os brasileiros, de braços abertos...

Seja feliz no Rio, Guilherme.

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Voltando ao assunto do post...
Eu passei dois anos da minha vida viajando Campinas-Curitiba dois fins de semana por mês em ônibus leito. Aprendi a dormir na poltrona como se fosse na minha casa (ah, a juventude...) e posso dizer que era bem confortável. Claro que a viagem levava sete horas, e o avião 45 minutos, mas atualmente...

Carol
CarolPermalinkResponder

Tambem voltando ao assunto onibus, infelizmente o que ocorre nesse país lindo é a falta absoluta de estradas decentes;pq viajar num onibus leito nao é nenhuma loucura ou insanidade. Para quem está aqui no interior de SP, viajar de onibus é normalissimo. Vc que fica de bobeira na sexta e nao reserva sua passagem com antecedencia , pq fica sem mesmo. Mas o problema começa qdo saimos de SP.. algumas estradas sao terriveis.. falta infra estrutura, segurança,postos de gasolina, atendimento ;enfim sua viagem torna-se uma aventura.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Carol : Tu vistes que um post só para ti ?
Riq, vais ter que mandar um e mail para ela smile

Ricardo Freire

São Caróis diferentes, Sylvia. Já mandei um email pra outra avisando, mas ela nem tchuns.

Mas esses roteiros "pra fulano" ou "pra fulana" na verdade são pra todo mundo, né? Portugal com Espanha tá nos planos de todo mundo...

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Eu fiz uma boa parte da Argentina de onibus....Valeu muito a pena, quem quiser dicas e so perguntar... E, um dia quero repetir a viagem do Riq no Mexico...

E, uma das coisas que eles tem e que faz falta aqui sao os coche camas, onibus leito que reclinam 180,e que são uma verdadeira cama, excelentes para viagens noturnas...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Riq:
Duas Caróis é ?
Pois é, mas a gente gosta de ver o fulano com os zóinho brilhando
de satisfação lol

Carol
CarolPermalinkResponder

Oi Sylvia.. sim, sao 02 "CAROIS".. eu sou de Rib Preto, SP, adoro vc´s , dou uns pitacos de vez em qdo, tb viajo de onibus e carro...(princilpalm/e com essa loucura dos vôos), mas nao to indo (infelizmente ) para a Espanha e Portugal... mas minha chará irá aproveitar e muito essa viagem cheia de super dicas de vc´s. Salve, Salve a tripulação.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Quem bom Carol RP ( Ribeirão , não relações publicas smile)
A Carol vE ( vai para Espanha) passou aqui e desapareceu sad perdendo
o melhor da festa !

Anna Francisca

Já fiz mt São Paulo-Rio pela Cometa e pelo Trem de Prata. Outro dia, fui de ônibus leito. Achei um luxo: poucas poltronas, reclináveis, manta, travesseiro, lanchinho (nada de cereal). Para melhorar ainda mais, o Rio, agora com o Cristo entre os 7 mais, poderia dar uma garibada naquela rodoviária. A de São Paulo já está repaginada. Este blog está demais! A tripulação se comunica, escreve a pauta e ainda dá palpite. Impossível só ler e sair. Faz-se necessário deixar um "pitaco" também.

Rachel
RachelPermalinkResponder

Ricardo,
Gostaria de ir para o México e ficar hospedada na Cidade do México. Vale a pena? No entanto, gostaria depois de passar uns dias em Cancun. Tem como ir de ônibus de um lugar para o outro? Quanto tempo é de viagem?
MUITO obrigada!

Ricardo Freire

Rachel, a Cidade do México é muito bacana.

Mas Cancún está muito longe de ônibus. São 24 horas de viagem no ônibus luxo. A passagem luxo custa 120 dólares. É mais fácil você incluir esse trecho na sua passagem do Brasil ao México.

Da Cidade do México você pode ir de ônibus a Oaxaca (6h), San Miguel de Allende (3h30), Acapulco (5h), Puerto Escondido (10h).

Pesquise no site http://www.ticketbus.com.mx

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar