E assim se passaram seis meses

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ontem fez seis meses que o blog se mudou aqui para o Wordpress. Lembra? Eu estava acometido por uma ziquizira tecnológica: tinha esgotado o espaço no blog do Uol/Zip.net, minha câmera tinha pifado em Alagoas e até o Freire's tinha saído do ar.

Eu pensava nesse endereço como transitório; um lugar onde eu pudesse blogar enquanto não arranjasse um jeito de ativar o domínio viajenaviagem.com (que é meu) como blog, para então colocar Google Ads e quem sabe fazer comércio eletrônico.

    primeiropost400.jpg

Mas de repente uma coisa começou a acontecer e ficou mais importante do que tudo isso. Livres da chateação que era autenticar os comentários no Zip.net, vocês passaram a comentar e contribuir intensamente em todos os posts. As caixas de comentário ganharam vida própria, freqüentemente mudando o assunto do post e quase sempre ficando mais interessantes do que o texto que suscitou os comentários. 

Foi quando eu me dei conta de que vocês não eram mais passageiros, mas tripulantes.

Alguns de vocês resolveram criar seus próprios blogs; outros, que já tinham blogs estabelecidos, se aproximaram. E, quando nos demos conta, tínhamos nos tornado uma comunidade -- comigo no papel de Leci Brandão lol

Os acessos não pararam de crescer. Mesmo sem a ajuda das manchetes da homepage do Uol (que de vez em quando mandavam 10 mil visitantes de uma tacada só), o VnV 2.0 somou quase 500 mil visitas em apenas 6 meses (contra as 340 mil que costumava ter a cada 12 meses lá no Uol).

E como o Wordpress tem muito mais prestígio do que o Zip.net no Google, muita gente chega aqui googlando. (Pasme: o post da viagem de trem na Europa, que é de 5 de fevereiro, em alguns dias chega a ter 500 visitas.)

Como eu já não faço mais nada sozinho por aqui, vou pescar três trechos de comentários que definem esses primeiros seis meses da nossa comunidade VnV 2.0.

Primeiro dou a palavra ao Beto, que fala da parte mais visível do blog -- a interação entre os co-blogueiros:

Aproveito o clima de total congraçamento que impera desde ontem à noite aqui no blog que o Ricardo Freire pensa que é dele, a fim de deixar registrada a minha surpresa com o fato de pessoas tão alto astral, educadas e cuidadosas, generosas, divertidas e despidas de qualquer mercantilismo, conseguirem reunir-se, praticamente do nada, para trocar experiências e sentimentos e, de alguma forma que eu não entendo, construírem amizades que, estou certo, vão se consolidar e perdurar.

Edito na seqüência um comentário do Pablo, que revela como essa interação é divertida para quem acompanha, meio como num reality-show:

Há alguns meses acesso o blog e, de tanto ler, as pessoas (comandante e tripulação) vão se tornando personagens. Há uma certa confusão entre realidade e ficção (claro, próprio desse meio), mas com a vantagem de que é vivo, meio sem controle, com algum saudável anarquismo e sobretudo, no caso do VnV, repleto de generosidade. É uma espécie de romance que se constrói a cada dia, cada post e comentário.

E finalmente, um trechinho da declaração da Wanessa, comentando a aula da Professora Sylvia, que acabou inspirando o discurso do Beto e que -- snif snif, desculpaê -- me emocionou profundamente:

Acesso o blog há uns dois meses; comecei a vir aqui porque vou viajar pra Europa em setembro. No começo, meus planos eram bem modestos, ia comprar um pacote qualquer, provavelmente do tipo excursão, só porque ia viajar sozinha (e eu tinha medo de não me sentir muito à vontade viajando sozinha, por lugares desconhecidos, sem ter com quem dividir nada… inclusive o peso da mala!).

Mas a leitura constante do blog me fez mudar de idéia. Resultado: montei a viagem só com as dicas dos posts sobre a primeira viagem à Europa e sobre os trens (li os dois, muitas vezes, de cima a baixo. As dicas para a Bianca eram todas pra mim também!). Segui à risca as dicas do Ricardo, enxuguei bastante o roteiro, escolhi uma área pequena para visitar e vou passar 20 dias entre Londres, Amsterdã, Bruxelas e Paris. Sozinha e feliz!

O post dos hotéis veio tarde pra mim (reservei tudo ontem!), mas, de tanto ler as dicas anteriores da Sylvia, deu pra entender como ela faz as buscas, e acabei utilizando as ferramentas do jeitinho que ela explicou agora.

É tão difícil achar alguém disposto a ensinar o “caminho das pedras” pra gente que está só começando nessa vida de viajante, e aqui tem uma concentração tão grande de gente assim (o próprio comandante Ricardo, a Sylvia, a Majô, a Mô Gribel, o Beto, a Dani G., o Arnaldo, a Jurema, a Mari, o Jorge, o Zé… vou esquecer alguém e cometer uma injustiça…)… Esse lugar é impressionante e viciante!

Pessoal, obrigada, não só pelas dicas, mas principalmente por me despertar pra esse universo apaixonante que são as viagens.

(Sobrou algum lenço sequinho?)

Então agora sou eu que queria agradecer a todos vocês, comentaristas ou não, experientes ou iniciantes, visitantes compulsivos ou ocasionais, que estão fazendo deste blog um lugar tão gostoso de viajar a qualquer momento.

Não sei se vocês notaram -- mas, para quem teoricamente vive viajando, esse semestre eu viajei pouquíssimo. Fui só até ali o sul da Bahia e depois a Alagoas. (No ano passado, nesse mesmo período, eu já tinha ido a Turks & Caicos, tinha cruzado o México de ônibus, investigado as sedes brasileiras na Copa da Alemanha, percorrido as praias de Santa Catarina e do Estado do Rio.)

E mesmo assim, eu me sinto como se tivesse feito várias voltas ao mundo. Muito obrigado a vocês que me fazem viajar todos os dias.

(Eita, que o discurso ficou comprido...)

89 comentários

Angela
AngelaPermalinkResponder

Eu sou uma das que passa aqui diariamente, lê tudo, suga tudo de informação mas não comenta nada, não sei se por ser muito vergonhenta ou por não ter experiência suficiente como vocês. Mas estou viciada e tem dia que passo aqui 5 ou 6 vezes. Riq, vc é demais e os tripulantes também, nos divertimos com as histórias, nos deliciamos com as fotos e aprendemos muito com os relatos de todos. Parabéns!!!

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Bom, eu acabei de chegar de uma viagem deliciosa que me foi inspirada em grande parte por um post do seu blog recentemente. Acho q esse espaço deveria constar entre "as 7 maravilhas da blogosfera brasileira" - uma eleição muito mais interessante q a outra que está rolando. wink

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens

Sugiro que na próxima ConVnVenção levemos:

1- Muitos lenços de papel pra enxugar a choradeira coletiva (talvez toalhas)...
2- Os guias do Riq pra pedirmos uns autógrafos;
3- Algo útil pra presentear o Riq (singelo, baratinho) pra ele usar em suas viagens (eu já tenho reservado uns plásticos usados por montanhistas e selados que não entram água de jeito nenhum e uns paninhos pra limpar lente de câmera e um coisa daqueles que esportista de praia usa nos óculos pra não cairem n´água...)

Escrevam suas idéias!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Eu vou dar para o comandante um kit com miniaturas indispensáveis
para passar o dia no sol , e vou etiquetar assim:
*Kit Rota Ecologica*
O kit é composto de :
No-Add 45 ( o melhor protetor solar que conheço)
Protetor labial em loção ( não meleca)
(bom seria tb :mais um boné e um par de óculos sobressalente :lolsmile

GiraMundo com Jorge Bernardes

Eu adoro o termo "Comunidade". Parabéns Comandante, sua atitude generosa é que dá o tom do ambiente.

E na linha do comentário-emoção, eu vou me permitir...

A gente não só curte como cuida deste espaço. Embora eu não conheça
muitos dos tripulantes pessoalmente, eu passei a conviver com todos, acompanho a viagem de um, de outro, os planos de um, de outro, estou sempre viajando com alguém. Eu me refiro a todos como se encontrasse pessoalmente todos os dias por aí. Um barato!!!! Passamos a nos conhecer, a conviver.

A internet realmente mudou o mundo quando TODAS as pessoas passaram a interagir com ela em mão dupla. Agora somos todos quem faz uploads de informação e não estamos somente recebendo. Isso é demais.

É viajei...e me emocionei, mas é isso aí.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Nossa, ninguém segura mais o Riq. Daqui a pouco o Ministério da Saúde vai mandar colocar um aviso para que os desavisados não fiquem viciados.

Para mim já é tarde, já que mesmo atolado de trabalho sempre encontro um tempinho para vir aqui e olhar as novidades.

Parabêns Riq, e mais sucesso ainda nos próximos meses, anos, décadas.....

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Muito bem!!! Congratulações mútuas e recíprocas a todos, especialmente ao Riq.
BLOGAE QUAE SERA TAMEN.

Patsy
PatsyPermalinkResponder

Riq, eh uma delicia vir aqui, comentar. Fazer outras amizades, porque o pessoal que frequenta aqui eh muito bem humorado, alto astral. Isso contagia mesmo.
E vc tem um super cuidado com a tripulacao, eu mesma deixei um comentario despretencioso falando da enquete de sexta-feira que o servidor da empresa bloqueia e eu ficava naquela angustia para participar e vc ja colocou o numero e tudo resolvido.

Adoro vir aqui nesse cantinho bom demais.
smile

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Continuo me surpreendendo com o ritmo cada vez mais frenético deste blog, um grande sucesso, mas faz por merecer, hoje escolho minhas praias sempre levando em conta a cor do mar, e posso dizer que escolho bem melhor os hotéis graças ao Riq, e pensar que tudo começou com aquele guia de praias, na hora que eu li sobre ele fui direto na banca procurar, parece até que tinha alguma coisa me dizendo para comprar.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Riq, (olha a intimidade!)

O evidente carinho que todo mundo tem por vc é só reflexo do q vc oferece a qualquer pessoa que chega por aqui: atenção, dedicação, generosidade e sempre com um sendo de humor finíssimo! E isso acabou atraindo um monte de gente igual a vc...

Povo do VnV, vcs estão todos de PARABÉNS!!

Abs,

Wanessa

P.S.: Riq, obrigada pela menção honrosa à primeira mensagem que deixei aqui. Bom saber q retribuí de alguma forma tudo de bom q vc (e a tripulação) me oferece.

Majô
MajôPermalinkResponder

Tassinari e Angela,

Sejam bemvindas !!

Eu vou dar pro Riq um cabide do 1.99 pra pendurar roupitchas enquanto viaja mrgreen

Arnaldo
Onde você comprou esse saco selado ? Quase perdi uma câmera esse ano nas piscinas naturais. Quando fui subir na traineira do Amaro, ela deu uma pequena mergulhada, quase morri.

Cibi (esposa do Ernesto, o PatoTour)

Riq,

Seis meses e 500 mil acessos e.... com certeza em 12 meses serão mais de 1 milhão!! Parabéns...por ter feito das viagens um "ponto de encontro" de tanta gente simpática, inteligente, bem-humorada e de bem com a vida e com lugares incríveis de se descobrir neste planeta.
Agora com esta "consagração freiriana na web" mais do que "viaje na viagem" já estamos todos desta comunidade "viajando no blog do Riq"!!!

SandraM
SandraMPermalinkResponder

É, não sobrou nem um lencinho seco, nem mais nada para falar. Majô falou por mim.
Riq, obrigada por tudo!
Não só pelo seu trabalho, mas pela sua generosidade e humildade.
Seu trabalho já seria um sucesso pelo seu talento e competência, mas não pára por aí. Vc dividesuas dicas de tal forma e ainda consegue enriquecer cada vez mais este blog com a ajuda dos companheiros de viagem.
Companheiros q vc sabe estimular.
Isto não é para qq um.
Bjs de sua fã incondicional,
SandraM

Majô
MajôPermalinkResponder

Meu Deus, e eu que me esqueci de saudar o peixe-boi. Salve ele !!!

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Praticamente todos os comentários aí em cima já expressaram o que eu sinto: que este blog é um lugar incrível, com pessoas incríveis, competentemente dirigido por um capitão incrível!! Eu só tenho a agradecer ao Ricardo, que me proporcionou um lugar onde todos os dias (ó o vício!!) eu me divirto, aprendo e faço amigos. Cheguei aqui no VNV por acaso, por um link enviado por uma amiga. Isso foi em fevereiro, ainda não psicologicamente recuperada de um problema de saúde que me acompanhou por mais de 6 meses. Nesse momento, até viajar que sempre foi meu grande prazer, estava meio esquecido, parecendo uma fotografia desbotada. Mas acompanhar e participar desta comunidade fez com que as cores dessa fotografia fossem voltando, e ganhando cores novas, a medida que fui aprendendo coisas e planejando as próximas viagens. Obrigada, Riq, e obrigada a todos por tudo de bom que vocês representam! (os lencinhos acabaram há muito tempo, e já se foram 2 jogos de lençóis... lol ) beijos a todos!

Marília Maconi

Riq,

Sou mais uma da visitantes "silenciosas" a que a Majô se referiu (ou quase silenciosa, pq já comentei algumas pouquíssimas vezes), mas acho que o momento é oportuno para dizer q esse blog é um bálsamo!! Qualquer estressezinho no trabalho, e eu corro para cá - às vezes, 5 ou 6 vezes por dia! E como é divertido, interessante, contagiante, acompanhar as notícias, as viagens de cada um, as dicas, sugestões, enfim!!!

O pior é que já me sinto íntima, como se reamente conhecesse cada um, a ponto de comentar com as pessoas: "o Ricardo Freire falou...", "a Sylvia recomendou...", "o Arnaldo fez uma foto linda desse lugar!!!". Parece coisa de maluco, não é?

E, engraçado, se deixo a página aberta -desse blog ou de tantos outros do blogroll em que dou uma olhadinha - e alguém começa a ler, já penso: ih, pronto, criei mais um viciado!!!! smile

Por fim, já que o momento é de rasgar a seda pro comandante, conto rapidinho como cheguei aqui: em 2005, achei perdido numa livraria o VnV derivado de árvores e, nossa, como foi divertido lê-lo!!! Devorei em poucas horas e todos os capítulos são imperdíveis (mesmo os que falam do Reveillon do ano 2000 e de como fazer busca no Altavista). Aliás, a declaração de amor ao Rio de Janeiro que há num dos capítulos foi inspiradora de vários discursos meus por aí...
Do livro, passei para o Freire's e para o blog no uol. Até q um dia, meio em dúvida sobre o q fazer nas férias, resolvi mandar um e-mail para o Riq (eita intimidade!!!!) perguntado sobre a Rota Ecológica. Mandei pensando "Ih, duvido que ele responda!! Mas não custa tentar..." E, surpresa total, não custa mesmo: recebi uma resposta fofa, super-simpática, com tudo que eu queria saber!!! Daí, de fã, virei tiete, estou sempre por aqui, mesmo que numa participação-mais-do-que-passiva!!!

Por mais que eu seja repetitiva, não posso deixar de dizer: Riq e tripulação, obrigada por fazerem viajar muito mais do que o ato de pegar um avião e visitar um lugar! Obrigado por divulgarem - e cultivarem, e disseminarem - o prazer em ser turista, em querer saber cada detalhe, em querer viver o lugar!!! Obrigado por compartilharem suas viagens - de maneira generossíssima, como disse o Beto - com tanta gente!

beijos em todos!!!

Vida longa ao VnV (e aos seus blogs "anexos"!!!)

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

O espaço, a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar VNV... Sua missão de 06 meses: explorar novos e estranhos mundos, procurar novas formas de vida, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve e dando "dicas" sensacionais onde ja estiveram...
Riq(Comandante) e Tripulacao do VNV: Parabens por mais uma missao local, estadual, nacional e internacional cumprida!!!!!!!!!!
smile smile smile

Ronaldo Moraes

Acompanho o VnV desde os tempos do Uol, a minha participação sempre foi tímida mas passei a acompanhar os passos deste blog, com ele vieram informações sobre bons lugares e se formou também uma rede de bons informantes. A mudança para o Wordpress parece que turbinou os motores, os comentários muitas vezes passaram a ficar mais importantes, formou-se uma rede, que estou começando a descobrir e que acabou me estimulando a ter um blog também para poder compartilhar as minhas aventuras, o mais legal aqui é que está se formando uma rede amigos.

Flavia (afrancesa)

Por inspiracão, criei o modesto "à francesa", blog que já existiu nos primórdios de 2003/2005, mas acabei deletando por falta de tempo. Agora, com um assunto mais restrito: viagens, restaurantes. Ainda é bem modesto mas agradeco a inspiracão, porque viajar é bom demais!

Riq, tripulacão, obrigada por tudo!

Moro em Copenhague, se alguém precisar de dicas da Dinamarca, é só gritar!

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

afrancesa, pode estar CERTA de que uma tripulante residindo em Copenhague será MUITO requisitada! Aliás, a Dinamarca, Filândia e Noruega estão nos meus planos para 2008. Posso "incomodar", né?

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Majô, esses sacos selados, se não me angano, vendem-se em lojas especializadas em artigos de montanhismo. No Rio de Janeiro há algumas que,s e necessitar, posso lhe indicar. Em SP, certamente, há MUITAS mais. Só não sei se cabem uma câmera. Mas ne minha próxima viagem aos USA vou tentar encontrar uma bem grande pra caber o notebook do Riq e um outro pra câmera e outro pra lente. Vai que ele resolve fazer mais uma daquelas "travessuras" e afoga todos esses equipamentos juntos! O que será de nós sem fotos, filminhos, posts, matérias, reportagens e com um comandante perdido numa praia deserta sem enxergar porque TAMBÉM lá se foram os óculos!...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Se não me engano , os " saquinhos " tem para vender em www.rei.com

Adriane Lima
Adriane LimaPermalinkResponder

Oi gente, parabéns pro Riq e para todos os que participam e vão dando palpites e dicas maravilhosas para tantos projetos de viagens com tanta generosidade.

Passear por aqui é vício mesmo, não dá pra não dar uma viajadinha...

E se isso aqui já está tão rico com seis meses, imagina nos próximos seis!!!!

Lili
LiliPermalinkResponder

Puxa, o que dizer depois de toda essa merecida rasgação?! Li todos os posts e vi um pouquinho de mim em cada um deles, desde a descoberta do Riq até o despertar do gosto pelas viagens ainda na infância, o que me fez pensar que esse blog conseguiu reunir gente que possui mais ou menos a mesma essência por trás de tudo o que diferencia um ser humano do outro. Fico com uma pena danada de só ter achado o VnV agora, durante minha licença-maternidade. Sou órfã ainda da primeira versão eletrônica, a qual ainda voltava de vez em quando para reler alguma coisa. A maior emoção foi interagir com ele. Sabe como é, fã bota o ídolo no pedestal e morre de medo de como ele reage a uma abordagem - mesmo pela net. E foi muito bom ver que o Riq corresponde exatamente à imagem que a gente faz dele! E só ele é o responsável por manter afastados daqui os mau-humorados-construtores-de-casa-na-praia, junto com seus arquitetos, pedreiros, caseiros etc... Riq, você é o máximo! Já viciei e ando morta de preocupada com meu retorno ao trabalho que se aproxima... Beijão!

poetriz
poetrizPermalinkResponder

Até eu que caí aqui de paraquedas fiquei emocionada com o trecho da "professora".
A minha última viagem foi pra Gramado, eu fechei um pacote com uma agência, mas fugi de vários passeios pra fazer o próprio roteiro.
E na ocasião eu achava que viajar sozinha seria horrível e chamei um amigo. E confesso, antes eu tivésse viajado sozinha!
Pior que sozinha, é viajar com gente que não gosta de fazer nada!!! Nem de descer do ônibus!

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Flávia (afrancesa), vou me somar ao Arnaldo e te incomodar um pouquinho lá no seu blog, ok? Dinamarca, Noruega e Suécia estão definitivamente nos meus planos para 2008! lol

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Sylvia, no exterior e pela Internet eu sei de várias opções pro saquinho selado...mas aqui no Brasil, não sei se tantas...

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

E facil comprar os saquinhos em lojas especializadas em fotos.

Majô
MajôPermalinkResponder

Arnaldo, se você souber onde posso encontrar no Rio, por favor me diga. Eu gostaria de comprar. A Sylvia prontamente "sacou" um site descoladézimo, olhei rapidamente, mas não encontrei os sacos selados, em acessórios ou outra categoria que pudesse se encaixar.
Sylvia, você pode me passar seu e-mail ?
Agora li o comentário do Ernesto, mas não sei se aqui no Rio chegam a esse detalhamento, nem na FNAC....

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

Majô, tente os telefones e endereços a seguir, da loja Mont Camp:

Tele-Vendas RJ e demais localidades: (21) 2438-8358
Tele-Vendas SP: (11) 2626-3285

Loja Ipanema: Rua Teixeira de Melo, 21 sb - Tel. (21) 2287-1143
Loja Barra: Shopping Millenium - Tel. (21) 2438-0664
Loja Centro: Av. Rio Branco, 50 sb - Tel. (21) 2516-2525

Observe que os saquinhos a que me refiro são para colocar documentos, e de plástico vedável, transparente, reitentes a água. Todavia, para algo mochilas especiais (ainda tenho duas que usava na época em que fazia CANYONING, também transparentes, meio como se fossem uns "sacos", certo?

Explique o que vc. precisa para o cara que te atender na loja e ele certamente lhe dará informação precisa.

Majô
MajôPermalinkResponder

Obrigada, Arnaldo vou tentar. Se entendi você estava se referindo a proteção para documentos que é sempre bom também. Para câmera acho mais difícil, mas vou fazer o que você sugere, explicar para o/a atendente. Outro dia, vi na Drogaria Onofre do Leblon, uma embalagem de plástico transparente de creme da Vichy que seria perfeito para minha câmera. Mas, 100 pratas achei muito, apesar do creme ser bom.

Lili
LiliPermalinkResponder

Majô, tente a seção de esportes de aventura da Centauro.

Majô
MajôPermalinkResponder

Obrigada Lili vou tentar. wink

Helenice
HelenicePermalinkResponder

Riq,
Vez por outra, escreve-se aqui um discurso de miss (e na charada de hoje tem um!!! rsrsrs), então vou citar uma frase do "escritor das misses" (coitado do Saint-Exupéry!!!): "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
Sim, você realmente conseguiu nos cativar com sua comunicação descontraida, dos textos com pitadas de humor, das informações que todos querem ter, com toda sua inteligência e bagagem cultural.
E para entender tudo isto, olhe a sua volta (virtualmente, é claro!), veja o sem número de pessoas que conseguiu aglutinar ao seu redor, ou seja, a sua tripulação, que também muito honram este blog.
Portanto, amigo (se assim o posso chamar), você está de parabéns, assim como sua tripulação, e que este sucesso bombe cada vez mais.
Abraços a todos.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Riq, acho que todos já disseram o que eu gostaria de falar sobre esse evento. Quando era leitora do Uol, achava que não poderia ficar melhor, mas o quanto eu estava errada...como é maravilhoso quando a nossa expectativa é superada em muito...que boa surpresa.
Um beijo e muito obrigada a você e a toda essa gente boníssima com o qual é um prazer 'conviver' diariamente smile

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Majô, eu tenho um monte de coisa aqui que deve funcionar como protetor da sua câmera.
Mas, vc não acha o porre ficar botando e tirando ela da capa já que vc usa a câmera o tempo todo?
Se quiser, me escreve e passa o tamanho dela certinho que eu te mando, tá?

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Ah, Majo, eu ganhei uma bolsa da Unkle K. que vem com um envelope transparente dentro e fecha com ziper.
Ele também não deixa entrar água nos documentos.
Pode ser uma solução, quem sabe vc não tá 'precisando' de uma bolsa nova, bordoux, de nylon, linda, para o dia-a-dia? grin

Joana
JoanaPermalinkResponder

Riq, seu blog é maravilhoso mesmo, pelo conjunto da obra - os seus temas, as pessoas que comentam....
Tenho vindo aqui muito menos do que gostaria, mas vou tentar ficar mais assídua!
O que me dá vontade de fazer, cada vez que entro aqui, é imprimir todas as páginas e guardar. Não tem guia de viagem que tenha tantas dicas úteis, tanta coisa pra nos ajudar a planejar as nossas viagens.
Muito obrigada a todos por compartilharem com a gente as experiências de vocês!

Majô
MajôPermalinkResponder

Mô,
Só agora li seu comentário. Very útil lol Sabe que ainda não consegui o tal protetor de câmera :roll:
E eu sou um perigo, porque estou sempre com ela na minha mão, como já disse a você, é a extensão do meu brãço rs
Eu sabia que você é uma mulher completa lol lol lol
Uma é Nikon acho que S4 e a outra uma Sony 3.2. Vou pegar as medidas e escrevo. lol

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar