Eu já tinha me decidido pelo tema da enquete (as 7 maravilhas), mas não queria perder a chance de aprofundar um assunto relevante que surgiu na caixa de comentários do post do caos aéreo.
O Bruno, o Arnaldo, a Sylvia e o Rodrigo puseram na roda ótimos argumentos a favor de diferentes estratégias, como o a transferência de milhas para programas de companhias dentro de uma mesma aliança, a concentração em uma ou duas companhias (visando a benefícios que vão além das passagens grátis) e a infidelidade em razão de preços e itinerários.
Meu pitaco: eu acho que para aproveitar tudo o que um programa de milhagem pode oferecer você precisa ter talentos de advogado e auditor. Se eu tivesse, inventaria uma profissão -- personal mileage advisor, por exemplo . O cliente me revelaria seus hábitos de viagem, sua lista de próximos destinos previstos para viagens a trabalho e em férias, a média mensal de gastos no cartão de crédito e em outros meios de pagamento, e meu programinha genial recomendaria: associe-se aos programas da companhia tal e da companhia tal, troque seus cartões de crédito por esse e aquele, e pare de pagar isso, aquilo e aquiloutro com cheque. Boas viagens! Ah, sim: a consulta é quinhentão
Mas infelizmente, como eu falei, eu não tenho esse talento...
Então eu fico na minha, juntando milhas da TAM, que por enquanto continuam facinhas de virar vôos (domésticos!) grátis.
E você? Tem conta em algum programa de milhagem? Já conseguiu voar grátis alguma vez? Conta pra gente...
46 comentários