Enquete da semana: superferiadão

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Hoje é feriado aqui em São Paulo -- Revolução Constitucionalista de 32, creio. A data é feriado há relativamente pouco tempo; acho que não mais que 10 anos. No primeiro ano muita gente só soube que era feriado praticamente na véspera, e demorou algum tempinho até as pessoas começarem a se organizar para aproveitar o feriado novato.

A mesma coisa está acontecendo com um outro feriado recentemente decretado, o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, instituído em homenagem a Zumbi dos Palmares. A onda começou no Rio (cidade) e só virou feriado em São Paulo (cidade) no ano retrasado -- quando caiu num domingo e passou despercebido. Ano passado, quando caiu numa segunda, pegou muita gente de surpresa.

calendario450.jpg

Pois esse ano Zumbi cai numa terça; e como 15 de novembro, feriado nacional da Proclamação da República, cai na quinta-feira anterior, os felizardos que emendam feriados podem ter um superferiadão de 6 dias, da quinta dia 15 à terça dia 20.

(Vai demorar para acontecer outra farra como essa. Ano que vem -- bissexto -- o feriado da República vai cair no sábado, e Zumbi na quinta; o próximo superferiadão, igual a este, só vai acontecer em 2012.)

E aí, cariocas e paulistanos? Já começaram a se mexer para ver se vão conseguir fazer as duas pontes consecutivas? Fizeram planos para viajar? Contem pra gente...

(P.S.: se já existem outros lugares do Brasil que adotaram o feriado do Zumbi, por favor me avisem!)

93 comentários

Lena
LenaPermalinkResponder

A Gabriela arrazou com o seu feriado na Irlanda lol
A lista de laricas só aumenta!!

Carla,
cuidado com a Bahia em Novembro. Costuma ser chuvoso. Tenho amigos que passaram férias em Trancoso em Novembro e só pegaram chuva. A ponto de tirarem foto com guarda-chuva preto na praia... não teve uma brechinha sad

Sylvia,
passa a dica do ap em BsAs smile

Eu ainda não programei o meu feriado, mas vou começar a agitar smile

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Lena , eu comprei em www.bytargentina.com

Marina
MarinaPermalinkResponder

Se conseguir emendar acho que vou para Visconde de Mauá: comida boa + sossego + cachoeira!!!!

Sul da Bahia - tb passou pela minha cabecinha, maaaaas, como iremos pra Bs.As. e Bariloche em agosto, e para Cuiabá em outubro, o jeito vai ser ir pra Mauá, pois o bolso não aguenta três viagens de avião!!!!

Aliás, a passagem para ir pra Bs.As. é mais barato que ir pra Cuiabá! Vá entender!
Sem menosprezar Cuiabá, que eu adoro!!!!

Lena
LenaPermalinkResponder

Thanks, Sylvia smile

Ricardo Freire

Lena e Carla: no gráfico de chuva da Climatempo para a região de Porto Seguro que está no Guia 4 Rodas, novembro é menos chuvoso que outubro, e tão chuvoso quanto janeiro...

No gráfico do site do Climatempo a média indica 6 dias de chuva no mês.
http://www.climadeviagem.com.br/index.php?pg=regioes&mes=11&rg=NE

Não tem lógica. Já vi quem pegou tempo péssimo no Réveillon e tempo ótimo no Réveillon. Já teve ano em que não choveu nada de janeiro a maio, e sei de gente que pegou seis dias de chuva consecutivos em março.

Eu sempre digo que é imprevisível, e vai depender da sua sorte. Como não há época peremptoriament seca, sempre haverá risco. Mas com 10 dias na mão, não tem como dar errado...

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

S.O.S.
Procura-se tradução de português do Brasil (ou da Lena...) para português de Portugal da palavra "laricas".

Em Portugal, o mais semelhante é larica: "uma fome danada", acho que sem plural...

Lena: até me dei ao trabalho de procurar no google se esta palavra já tinha sido usada neste blog. E tinha... Sabe por quem??? Só por si!!!! Será que é português da Lena!!????!!!

Acho que posso tirar pelo sentido, mas gostava de saber o significado correcto. Estou com uma média de uma palavra nova por semana e não quero perder. (a última foi "tietagem", que aprendi com a Sylvia, e andei a repetir toda a semana, talqualmente um papagaio...)

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Gabriela , smile neste país imenso e com uma diversidade cultural maior
ainda as gírias , a lingua falada no dia a dia , difere muito .
Nós tambem precisamos de tradutores ( e de deduções ) para imaginar
o significado . O mais dificil é que muitas das girias possuem significados
diferentes ( e até opostos ) dependendo do contexto.
Isto sem falar que pode ser usada com a intenção de fazer uma brincadeira . ( o que muda tudo sad )
O melhor mesmo é perguntar para o autor lol
(ps- a principio , aqui no extremo sul do Brasil , laricas são comidas divertidas ! smile )

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Talqualmente , talqualmente ... é um LUXO !!!
( além de lindo , é ou não é ?)
lol

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Para os adeptos de fumar cigarrinhos heterodoxos, larica é a fome (geralmente de doces) que bate depois...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Entendeu Gabriela?
Já que a Lena ainda não apareceu ...
"A Gabriela arrazou com o seu feriado na Irlanda
A lista de laricas só aumenta!!"( Lena)
Poderia ser escrita assim:
A viagem da Gabriela pela Irlanda , só faz aumentar meu
desejo de viajar para lá ..
Complicou ? smile

Ricardo Freire

Completando a Meilin: originalmente, no singular, é a fome que dá nas pessoas que fumam cigarros não-convencionais. No plural, são as comidas que lhes apetecem. Mas a palavra já ultrapassou o seu (esfumaçado) círculo original, e hoje já designa gula (no singular) e comidas que despertam o apetite em gulosos (no plural).

lol

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Asssim a Gabriela vai enlouquecer !
( o que é que isso tem a ver com a Irlanda ??) smile

Lena
LenaPermalinkResponder

Gabriela lol

O siginificado literal já foi explicado aí em cima pelo Riq, pela Meilin e pela Sylvia.
Mas a sua busca no google não funcionou muito bem , não!! Tenho certeza que outras pessoas já usaram este termo aqui.
Me lembro da Léa ter comentado que foi no Rancho da Empada resolver a "larica" que ela tinha desde que o Riq postou as fotos das empadas que recebeu de presente da Sandra. (aliás , eu também resolvi esta "larica" no sábado smile ; passei no Rancho e comprei as empadas de chocolate!! Hummmm djilicia!!).
Emendando com a Léa, eu comentei que ia pra Arraial d'Ajuda, devido a "larica" pós-viajem do Riq ao sul da Bahia smile
Aí a Léa emendou com uma "larica" oficial do blog: a praia da bóia lol
Ou seja, como são muitas, o plural acabou sendo criado!!
Entendeu?

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Só não tem a ver com a Irlanda, porque:

1. por lá não há "laricas" (comidas que despertem o apetite em gulosos) que provoquem larica (gula). Isto em contexto não esfumaçado...
2. Já em contexto esfumaçado (leia-se pubs...) não sei. Para além de não fumar (mesmo os convencionais...), não pude ficar em pubs para além das 10h, pois levava comigo 3 empecilhozinhos do mais fofo que há...

Mesmo sem laricas (a comida por lá é bem básica - e olha que já é elogio- excepção para as batatas!!!) acho que a Lena acertou!!!
Dá uma larica (uma fome danada, neste caso em sentido figurado, de "viages") só de pensar em voltar lá.

Não é que enlouqueci mesmo, Sylvia, e o pior é que parece que se pega...

Isabel O., Portugal

Vocês (nós) só falando em viagens e eu enfiada na escola a arrumar papéis e fazer relatórios e, a esta hora, cheia de larica...
ADORAVA IR À IRLANDA. já fui à Escócia (sozinha, de comboio, há uns bons aninhos) e, por pensar verde, a um sítio maravilhoso que poucos de vocês devem conhecer - as ilhas dos Açores. Nós esquecemos, ao falar de Portugal, mas tb fazem parte do nosso rectângulo.

Lena
LenaPermalinkResponder

Gabriela e Izabel,
já estão a usar "larica" perfectamente lol

Vieuxjeu
VieuxjeuPermalinkResponder

Que prazer vêr e lêr os vossos commentarios ! Peço desculpa pelos sotaques inexistantes e as faltas, eu sou françês e tento escrever português o menos mal possivel... Depois de estar 6 anos no Brasil quando criança.

Para responder a pergunta do Senhor Riq. sobre os superferiadoes, em França, o mês de Maio é o mês dos "Pontes". A gente chama aqui um "ponte" quando têm uma quinta feira o uma terça officialmente um feriado, e que você toma um dia mais para fazer 4 dias tipicamente... Com todas as guerras que as geraçoes antes de mim tiveram, nos temos cada ano o 8 maio (1945, dia do fim da guerra), o primeiro (festa do trabalho, mas tambem depois das greves de 1936 etc.), e alguns outros...
Alguns anos (o ano passado por esemplo), estes dias eram uma segunda feira, era melhor que o ano 2005, ano terrivel e triste onde estes domingos eram muito feriados sem dar nenhum reposo smile , mas este ano foi festa, porque com 3 dias bem escolhidos, 10 dias de folga tivemos, o com 8, 15 dias no final (falo para os horriveis solteiros o sem crianças) !!! Productividade baixou em muitas empresas, mas as ferias também trazem dinheiro para outras...

Para a Irlanda, é muito bonito em alguns postos, estou de accordo, mais o preço da comida, hoteis etc. é muito alto eu acho, eu voltei ontem a noite de 10 dias estupendos em Sardegna, com comida super bacana e pessoas amaveis, praias com agua tropical, mais onde se pode banhar porque nao esta a 15 grados come no Limerick [em Julho, ao maximo porém smile ], mesma coisa se pode dizer da Grecia !

Irlanda sim, se você viver no Sertao todo o ano e quer vêr muita aqua (no ceu, nos lagos, no chao...) e verde em toda parte para pensar que o "global warming" (nao sei dizer em português, desculpem, aquecimento global ?) esta ainda longe... "Longue vie à ce blog", um grande abraço a vocês todos(as), Jeronimo, perto de Paris.

Ronaldo Moraes

Sobre o intercâmbio Rio-São Paulo nos feriadões, eu digo que é muito mais fácil um carioca perdido transitar em São Paulo do que um paulista perdido transitar pelo Rio. As Ruas em São Paulo ao contrário do Rio pelo menos têm placas, é só segui-las que você chega ao seu destino, no Rio elas estão sumidas ou em péssimo estado de conservação. Acompanhei um amigo carioca em sua mudança para São Paulo, nos guiando só pelas placas chegamos ao nosso destino, tenta fazer isso no Rio.

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens)

PUXA, Vieuxjeu, quem me dera eu me expressasse assim em francês! Parabéns!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Veja só Ronaldo, eu teria muita dificuldade de dirigir em Sampa,
mas no Rio já acho mais simples pois posso me orientar pelo mar
( já que turistas ficam por ali mesmo smile )

Carla
CarlaPermalinkResponder

Riq, quer dizer então que em 10 dias eu teria que ser muito azarada para só pegar chuva no sul da Bahia, não é isso? Então acho que não tem problema, não - ou melhor, nada que um livrinho bem escolhido não resolva... wink

Clarissa
ClarissaPermalinkResponder

Quem dera emendar... Aqui na Urbi preparamos os pacotes para os queridos agentes de viagem repassarem aos nossos clientes para que eles possam curtir à vontade o feriadão em qualquer lugar do mundo ou do Brasil, com muito conforto e sossego. Mas a gente mesmo, nada de viajar em feriado. É aquela máxima: em casa de ferreiro o espeto é de pau!

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Lena:
Não duvide das minhas buscas no google (um amarelinho desses aqui todo sorridente!!!)!!!!!!

Se colocar larica vai encontrar outras entradas, mas, agora, laricas!!! Só uma mesmo...

Por isso lhe digo, larica pode pertencer ao português do Brasil e de Portugal, mas "laricas" foi criado pelo português da Lena e pertence, agora, ao português do VnV...!!!
Que blog mais criador, até reinventa a língua portuguesa...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Gabriela
olha aqui ( mas é preciso "marcar" paginas do brasil) smile
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=laricas&btnG=Pesquisa+Google&meta=cr%3DcountryBR

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Isabel:
Estes dias tenho-me lembrado tanto dos Açores, nunca vi referido por aqui. Fui agora mesmo pesquisar no google e acho que nenhum blogueiro falou nessas ilhas maravilhosas.
Estive em S. Miguel com 10 anos e nunca me esqueci de tanta beleza. Por insistência da minha filha, ainda hoje pesquisei o preço de avião para lá. E o problema dos Açores é mesmo esse, há inúmeros outros destinos que saem bem mais baratos. É pena.
Acho que numa escolha das maravilhas naturais deveriam aparecer muito bem colocados.

Quanto à Irlanda, Isabel, aconselho vivamente, numa de "country side"... A viagem é muito barata e bem pesquisadinho a estadia não sai assim tão cara.

Uma solução que eu cada vez elejo é ficar numa casa em vez de hotel, há soluções maravilhosas e, principalmente para quem tem crianças, muito mais baratas porque até as refeições se tornam mais fáceis de resolver.

Por isso, Vieuxjeu, suportámos bem a vida na Irlanda. Agora, quanto à água... Não ia propriamente a banhos... E pior do que a água fria do mar é mesmo a chuva de que todos se queixam. Quanto a nós tivémos tanta sorte com o tempo, que até o Padre agradeceu na Missa os dias óptimos quentes dos últimos dias.

E, já agora, Vieuxjeu, muitos Parabéns pelo seu fantástico português. Acho que poder participar aqui no blog do Ricardo deve ter sido uma boa recompensa.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Sylvia:
Sempre atenta!!!!!!!!!!
Hoje, quando procurava o significado também fiz essa pesquisa e, se não selceccionar "brasil", até encontra uma tentativa de definição... http://www.xxy.com.br/chef/materia.asp?id=574

Mas, pensei que houvesse outro significado, que eu desconhecesse.
Quando digo que a Lena é a única que usa o pluraL é aqui no VnV. No google, como calculo que saiba, também posso procurar só que aparece aqui no blog e, aí, laricas é só da Lena.
Será que adaptar laricas ao mundo "viajandeiro" não chega a ser neologismo???

Estou a ver que com estes "espíritos (maravilhosos) pairantes" aqui do blog não dá mesmo para "pôr o pé em ramo verde" (será que consegui baralhá-la com esta expressão?)

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Por o pé em ramo verde quer dizer .. tomar cuidado ?
Sabes Gabriela , nós aqui temos o hábito ( péssimo ) de
"comer os eses " , de não usar o S no plural para falar, pricipalmente.
( mas escrever sem o S , no plural é mesmo inadmissivel smile )

Lia
LiaPermalinkResponder

Riq, Emiliano obrigada pelos toques a regiao estava me incomodando e como o Emiliano falou o Flat tambem nao me convenceu pelas fotos,acho que vou fechar com um na R.Ouro Branco.,Columbia Residence.Valeu,Beijocas

Ricardo Freire

Sylvia, a questão da falta do plural é grave no Brasil inteiro, mas no Rio Grande em particular eu já não acho mais nem que é erro; é do dialeto!!! Entre gaúchos que se conhecem, colocar todos os esses ao falar é praticamente... pedante!

Eu falo que é a influência do francês: na língua oral, o plural já é indicado no artigo lol

Agora, sério -- tanto é um traço dialetal, que quando o gaúcho escreve, sempre faz a concordância de número. Já aqui em São Paulo o que a gente vê escrito de "pratos quente" e "comidas típica" não tá no gibi...

Ricardo Freire

Lia, dá pra contar que diárias você tá conseguindo nesses flats? (Esse último, na Ouro Branco, pode interessar à Carla Portilho, também -- fica bem perto do Mackenzie.)
:roll:

Carla
CarlaPermalinkResponder

Oba, obrigada pelo toque, Comandante! Eu me interesso, sim, Lia! Aliás, pessoal, está confirmado que eu chego a Sampa no dia 22/08 e só volto pra casa no dia 26. Vamos marcar um encontro?

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Bota pedante nisso Riq !
Eventualmente encontro com gauchos que moram fora do estado e
acho chato demais ouvir eles falarem como se estivessem numa tribuna .

GiraMundo com Jorge Bernardes

Este post está impossível de acompanhar.

Riq, agora vc tem o Vieuxjeu como correspondente em Paris. Eu acho que vc já tem correspondentes nos quatro cantos do mundo, não é não? Vieuxjeu, seu Português está demais! Parabéns.

O negócio aqui ficou tão internacional que a galera emenda o feriadão e quer ir pra Irlanda!!!!

E tem gente discutindo o flat da Carla perto do Mackenzie. Quantos assuntos temos neste post?

Até agora não entendi se a convnvenção vai ser no Rio ou em SP ou ainda em Amsterdam!!!!! Tá demais!

Beto
BetoPermalinkResponder

Isto, Jorge (aproveitando, parabéns pelo post de Londres), porque você não falou do debate sobre a língua portuguesa, que já se espalhou por outros posts. Tá uma verdadeira zona.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

JB do GM, eu desisti...rs

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Pois eu sou super curiosa Jorge ,com relação aos passageiros do blog.
Uma das muitas coisas que gostaria de saber é:
* Quantos passageiros e quantos tripulantes ?
Ou melhor, qual a relação porcentual entre os que comentam e os
que apenas leem ?
( imagino alo em torno de 20% de tripulação ..)

GiraMundo com Jorge Bernardes

Sylvia,

Talvez o Riq consiga ter uma noção olhando os dados de administrador do Blog. Ele é o Big Brother do VNV, olha tudo por trás do Wordpress..., mas arrisco uns 20% sim.

Mônica, Beto, eu só sei de uma coisa, preciso tomar uma medida desesperada. Vou tentar me acostumar com o tal do RSS, acho que é o único jeito de não perder nada por aqui....cheguei hoje tarde e o dia foi muito movimentado!!!!

Lia
LiaPermalinkResponder

O da Bela Cintra mensal 1330,00 ,diaria 71,00
O da ouro Branco ,mensal 1710,00, diaria 99,00
www.belacintra.com.br
www.columbiaresidence.com.br

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Lia, Riq,
esse Columbia na Ouro Branco fica entre a Pamplona e a 9 de Julho, p/ cima da Estados Unidos - o pessoal chama ali de Jardins, mas não é no clássico Jardins que fica entre a Paulista, Rebouças, 9 de julho e Estados Unidos. Nãosei se naquele trechinho a Lia vai ter muita coisa por perto (me refiro a restaurantes e bares). Já na Bela Cintra ( mesmo sendo do lado do centro), tem várias coisas boas a poucos passos de distância. E apesar da frequencia noturna ( as "meninas" que fazem ponto por ali), é seguro.
Carla, mais perto do Mackenzie é o da Bela Cintra mesmo, o Columbia não dá para ir a pé (a menos que vc goste de andar bastante e na subida...)

Ricardo Freire

Ooooopsssss! Foi mal! Confundi a Ouro Branco com a... Visconde de Ouro Preto!!!!!

http://www.metro.sp.gov.br/expansao/sumario/noticias_trafego/images/moradoresb.pdf

(Não deveria, porque Ouro Branco é o meu bombom favorito!!!)

Desculpem, Lia e Carla... e obrigado, Carla2!

eekops:

Carla
CarlaPermalinkResponder

Comandante, você é a primeira pessoa que conheço que compartilha a minha predileção - o Ouro Branco é o meu bombom favorito também! wink

E tá desculpado, viu? Errar é humano...

Lena
LenaPermalinkResponder

A Carla2 já corrigiu e eu ia mesmo colocar aqui que a Ouro Branco é aquela ruazinha atrás do Carrefour da Pamplona. Acho ótima para quem quer passear (nunca ouvi falar do flat), caso da Lia, pois fica perto da oscar Freire e do Ibirapuera, mas é longe do Mackenzie, caso da Carla.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar