Na carona dos amigos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Olha que bacana: está ficando cada vez mais difícil fazer o post da ronda dos blogs da comunidade lol . Nesse momento estou com 30 (triiiiiiiinta) janelas abertas no laptop, e o Windows já mandou um recadinho dizendo que estou com "memória virtual mínima" e que o sistema vai fazer isso ou aquilo. Dá um medo de perder o trabalho inteiro... :roll:

Vamos começar a nossa volta ao mundo de hoje pelo extremo Oriente -- no recém-iniciado blog do Amilton, passageiro do VnV desde priscas eras mas que comenta mais por email do que nos posts. O Amilton fala chinês (entre outras dezesseis línguas e meia) e acaba de realizar o sonho de se mudar para Pequim.

     tongli.jpg

Não são só as fotos que são lindas; aí vai um trechinho de um post que é das coisas mais bonitas que eu já li sobre estar longe de casa:

Eu sempre acho que, tão logo deixamos para trás as fronteiras do país onde nascemos e até estarmos realmente conformados aos contornos da nova realidade, nossa percepção do mundo passa a funcionar num modo alterado, algo nebuloso, algo entorpecido, algo onírico. As imagens do dia-a-dia estrangeiro vêm e vão antes que as possamos seguir, apreender, registrar. Então surgem as pessoas familiares com rostos desconhecidos, as ruas de sempre que levam aos lugares de nunca, os diálogos cotidianos perfeitamente improváveis, as cenas que se repetem sempre diferentes, como se sonhássemos tudo o que vivemos. A memória do dia que acaba vai se partir em mil pedaços desconexos e seus significados vão evaporar antes que amanheça o novo dia. E assim, tontos, demoramos a encontrar um fio que nos conduza para fora do labirinto de impressões vagas, reticentes, inconclusas.

Antes de sair da China, podemos dar uma olhadinha nas fotos de Xangai que o Henrique Martin continua subindo para o seu Shangai 2.0 e que continuam me matando de inveja.

                   xangai-henrique1.jpg

Vamos direto do leste da Ásia para o Leste Europeu: o Breno B. do Vem Comigo postou sua visita no ano passado a Ceský Krumlov, uma cidadezinha de contos-de-fada na República Tcheca.

    cesky.jpg

De quebra, ele explica por que a recepção dos albergues costuma ser o melhor posto de informações turísticas que você pode encontrar, e publica uma das fotos mais bacanas de interior de trem que eu já vi:

corredor-do-trem.jpg

Bora pro sul?

O Luciano do Planes, Trains, Ships and Automobiles blogou com detalhes sua passagem pá-pum por Taormina, na Sicília -- a melhor idéia que ele poderia ter tido para aquele dia em que seu cruzeiro pelo Mediterrâneo aportou em Messina.

    taormina.jpg

Era você que queria mochilar pela Europa a partir da Itália? Pois o Daniel Bender do coletivo Goitacá já pôs no ar os cinco primeiros trechos do seu mochilão europeu: de Milão a Roma, de Roma a Florença, de Florença a Madri, de Madri a Lisboa e de Lisboa a Paris. (A foto aí de baixo é do Parque das Nações, em Lisboa.)

    lisboa-bender.jpg

Oba: nesse momento tenho apenas dezoito janelas abertas no Windows.

Se em vez de voltar a Paris com o Bender você quiser ficar pela península ibérica, vale a pena acompanhar o Marcio nel Cimatti d'A Janela Laranja no seu rolê gastronômico por San Sebastián, postado originalmente no blog dos guris destemperados (olha a integração aí, gente...).

    pintxos.jpg

Do País Basco para a Catalunha: nossa querida correspondente Carmen do En busca de la cuadratura del círculo continua a nos desvendar os encantos de Girona, com links para regiões, atividades e hospedagem charmosa.

    girona400.jpg

Pois pois: eis que o Beto Paschoalini d'O Meu Lugar nos faz cruzar a península de costa a costa para comer um pão com chouriço em Cascais, do ladinho de Lisboa. (Não deixe também de ler essa tocante pensata sobre o nosso jeito perambulante de ser.)

    cascais.jpg

Vamos atravessar o oceano?

A primeira parada no novo mundo é em Washington, de onde o Arnaldo Interata Affonso do Fatos & Fotos de Viagem acaba de voltar. Prepare-se para um tour guiado com a riqueza de informações e a beleza de imagens de sempre (a amostrinha aí embaixo é da Union Station, páreo duríssimo para a Grand Central Station de Nova York).

    unionstation.jpg

Fazendo uma conexão no Canadá ou no México a gente pode ir dos Estados Unidos para... Cuba. A Meilin do Pergaminho Eletrônico confessa que, por mais que tenha adorado a cultura, o povo e a arquitetura, ela tinha decidido ir a Cuba por causa das praias -- e até nesse quesito acabou tendo suas expectativas superadas.

    cayolargo-meilin.jpg

Vamos entrar no Brasil pelo norte: lá de Bruxelas, a Dani G. (que está para ser mamãe a qualquer momento) dá o serviço completo sobre o festival de Parintins, que está acontecendo exatamente nesse fim-de-semana. Eu fui em 99 e adorei, adorei, adorei. (Que tal uma conVnVenção por lá ano que vem?)

                 parintins.jpg

Descendo pelo Nordeste, o Arthur do Agora Vai nos leva para passar o finalzinho das férias dele em João Pessoa, com direito a uma moqueca na praia do Coqueirinho:

    coqueirinho.jpg

E sem sair do blog do Arthur a gente chega até o Sudeste, com um post com tudo o que você precisa para curtir o trecho da costa brasileira com praias de água mais cristalina: Arraial do Cabo.

    forno.jpg

E o Jorge Bernardes do Giramundo? Abandonou a pequena Clara para cumprir uma curta temporada de trabalho em Londres. Mas antes de deixar São Paulo, olha só o que a mãe da Clara deu de presente para ele no dia dos namorados:

            paulista.jpg

É melhor nem aterrissar. Vamos continuar em direção às latitudes mais meridionais. Em Porto Alegre, o Diogo e o Diego dos Destemperados trocaram temporariamente a comida pela bebida. O Diego aproveitou uma noite fria (!) para propor à namorada uma degustação de milk-shakes; na outra noite, encarou a cerveja da minha família (o meu sobrenome do meio é igualzinho, com dois TT e tudo); enquanto o Diogo levou sua respectiva para tomar um vinhozito no Ritz-Carlton de Santiago do Chile. (Por falar em Chile, vem aí um superguia do Chile que os Destemperados produziram especialmente para o VnV.)

    milkshakes.jpg

    cerveja-schmitt.jpg

    ritzcarltonchile.jpg

E já que chegamos ao Cone Sul, não podemos deixar de dar aquela paradinha obrigatória em Buenos Aires.

Primeiro, vamos passar no Idas e Vindas, onde a Carla Portilho vai nos levar por um passeio que desvenda a avenida mais rica em História (e histórias) da cidade: a Avenida de Mayo.

           avenidadiagonalnorte.jpg

E depois vamos aceitar o convite da Mônica Gribel, d'A Caverna da Morcega, para um tourzinho pelo Cemitério da Recoleta. (Tudo fica ainda mais bonito quando você usa os óculos de ver em preto e branco da Mô.)

 recoleta1.jpg recoleta2.jpg recoleta3.jpg

Gostou da nossa volta ao mundo? Então dê uma passadinha no Pelo Mundo, onde a Mari Campos compilou todas as tarifas de volta-ao-mundo oferecidas pelas alianças de companhias aéreas.

E falando em passagem, cada vez mais não dá pra não conferir o que o Rodrigo Purisch publica no Aquela Passagem!; o homem continua impossível, furando a imprensa escrita, falada e até internetada. Dá-lhe, garoto...

52 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

SEN-SA-CI-O-NAL !! Está cada dia mais difícil acompanhar tanta matéria boa,com tantos olhares bons sobre tantos destinos e coisas tão boas..

Obrigado, mais uma vez, sinceramente, pela gentileza e deferência de citar meu blog, o que de fato me orgulha sinceramente.

Paz, saúde e sucesso a todos os blogueiros sensacionais e seus comentaristas maravilhosos!

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Valeu, Riq! Daqui a pouco não terá mais memória disponível mesmo, com taaaaantas caronas... lol E parabéns ao Amilton, pela descrição sensacional!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Parabéns sinceros a TODOS... Amilton, Rodrigo Purisch, Mari Campos, Mônica Gribel, Carla Portilho, Diogo e Diego, Jorge Bernardes, Arthur, Dani G., Meilin, Marcio nel Cimatti, Daniel Bender, Beto Paschoalini, Carmen, Luciano, Breno B., Henrique Martin e aos comentaristas Sylvia, Emília e tantos outros! PARABÉNS!

Rodrigo Purisch
Rodrigo PurischPermalink

Concordo plenamente com o escrito pelo Arnaldo (Welcome back!) .

Olha que já dei uma passada por vários desses Blogs e ainda falta muita coisa boa para ler!

Se não fosse o superego, acho que saia correndo para comprar umas passagens para poder vivenciar várias das experiências descritas nesses Blogs.

E as fotos dos Blogs ? O nível está subindo muito!!

Parabéns a todos.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Thanks, Rodrigo!

Diogo
DiogoPermalink

Fala geeeente!!!

Demais esse guia do Riq... pois como bom comandante que é, se mostra sempre atento aos blogs da tripulação!!!

Show de bola chefe, show de bola mesmo...

Mais um muitíssimo obrigado pela força, tá?

8-)

Diogo
DiogoPermalink

Ah, e, ô galera, parabéns mesmo pelas matérias!!!!

Arthur
ArthurPermalink

Oi Riq, mais uma vez, obrigado pela divulgação e parabéns a todos nós!
Riq, respondi às suas dúvidas no meu blog.
PS: compra mais um pente de 1 giga smile
Abraços a todos!

Beto
BetoPermalink

Já nem sei mais o que dizer... Sei lá, gente. Brigado tá bom? Parabéns também? Abraços a todos, com certeza.

Bender
BenderPermalink

Ricardo, uma correção, eu ainda não acabei de postar meu mochilão todo grin

Faltam 5 semanas para encerrar a festa.

Mas valeu pelo link.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ops, vou corrigir eekops:

Sylvia
SylviaPermalink

Nooosa ! Vou levar uma semana para digerir todo este material lol
PARABÉNS A TODOS os blogueiros :!:

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Onde foi parar mesmo aquele discurso de miss? smile
Obrigada, Riq! Me sinto de novo mó importante vendo meu blog aqui...
E parabéns, pessoal! Passeei pelos blogs e estão todos tudo de bom!

Beto
BetoPermalink

Riq, deixa eu pegar outra carona aqui, aproveitando os amigos. Zente, fui agraciado com uma viagem pra Buenos Aires, de 30 de agosto a 2 de setembro. Já li tudo o que saiu aqui, em posts específicos. Falta ordenar, limpar, etc..., pra então eu fazer um roteirinho. Pintou uma dúvida inicial, que é o local de hospedagem. Sondei hoje o Art Hotel, na Recoleta, e eles têm vagas para as datas. Mas tenho alguém aqui do lado que prefere Palermo, onde ficou num bed and breakfast, bacaninha mas mais caro que o Art. Dêem-me argumentos, por favor, e dicas do que fazer que não seja o óbvio turístico. Fiz até um postzinho pra abrir a caixa de comentários pra vocês.
Sylvia, se você me disser pra ler com atenção os posts e comentários anteriores sobre o assunto, eu fico de mal com você. lol (esta é a única carinha que eu sei de cabeça (eu disse cabeça?).

Carmen
CarmenPermalink

Obrigada, mil thanks!!!

No puedo dejar de mirar los blogs, siempre hay algo nuevo. Así es imposible cerrar el ordenador...

Diego
DiegoPermalink

Meu Deus! É por essas e outras que eu PRECISO de uma máquina de tele-transporte! Fiquei com vontade de ir só pra todos os lugares desse post. Enquanto isso não é possível vou viajando pela rede, que já alegra um pouco a alma. Que maravilha...

Ps. Thanks pelos links. É sempre legal se ver aqui.

Abrassssss
Diego

Carla
CarlaPermalink

Riq, mais uma vez, obrigada pela menção! Gente, nós já somos um portal de viagens, né? A coisa ainda é informal, mas temos correspondentes nos quatro cantos do mundo, especialistas em fotografia, gastronomia, comentaristas super gabaritados... wink Parabéns a todos - dá uma frustração danada quando não consigo acompanhar tudo o que está acontecendo nos blogs amigos...

Beto, escolher entre a Recoleta e Palermo é só mesmo uma questão de gosto - os dois bairros são excelentes, bem localizados, e a partir de qualquer um dos dois é fácil ir a qualquer lugar da cidade. Eu prefiro a Recoleta, que acho mais a minha cara, tradicional, classicona; já Palermo é um bairro mais contemporâneo, tem uma cara mais moderna...

Sylvia
SylviaPermalink

Não vou te pedir pra ler não Beto smile
Sabe pq ? Pq eu tb não sei sad
Vou te explicar direitinho :
Palermo é ótimo, transado, fashion, cult e tudo mais
mas
só é perto dele mesmo , então se não pretendes ficar por lá
o tempo todo o melhor é
a Recoleta se for na Recoleta mesmo , pois a Recoleta bairro norte
já fica assim assim meio distante.
Oficialmente , a Recoleta fica entre a Las Heras, Coronel Dias, Libertador
e Callao .
Acho que não precisas ficar tão focado no Art , as Loi Suites tb são ótimas.
Dá uma olhada no tripadvisor e confere ofertas na expedia e
asiarooms.com lol

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Posso dar palpite?
Eu acho Palermo super bacana, mas a Recoleta é tão mais perto de tudo.
Mesmo que por lá seja fácil de andar e o taxi baratíssimo, eu nem pensaria em trocar a Recoleta por Palermo.
Ah, o Art é show, mas confirme mesmo, pois comigo eles tinham vaga e quando a minha agente entrou em contato, a vaga sumiu! rs
O Loi é ótimo!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Mesmo sendo Palermo desde criancinha, faço coro com as meninas: a Recoleta é mais bem localizada.

Ficar em Palermo vale a pena se você resolver ficar só em Palermo. Mas de dia não há tanta coisa assim a fazer no bairro, a não ser que você seja shoppólatra.

sandra
sandraPermalink

Eita, que novidade é estaque virá sobre o Chile???!!!
Viajo dia 16 para lá, vamos p/ Santiago e tb pro Valje do Colchagua...
Já anotei todas as dicas do blog dos destemperados e agora fiquei ansiosa para saber se vem mais por aí!

Caio
CaioPermalink

Olá Riq, estou em Amsterdã, meu ponto de partida para um tour pela Europa. Quero indicar o Gonden Tulip Centre....consegui por 110 euros no Venere, e o hotel é excelente. Perto de Tudo, numa pracinha que é super charmosa. A 1 quarterão da Central Station e 1 da Dam Square. Vale a pena, foi reformado, tem cama King, banheiro com ducha excelente.
Abraços

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Dando uma olhada no hotel recomendado pelo Caio, ele está muito bem localizado no ranking do Tripadvisor (16 de 318 hotéis em Amsterdam), ainda que próximo da Estação Central (não é lá muito bom ficar perto de estações ferroviárias). Parece uma opção bem legal...

O endereço do hotel na Internet é http://www.goldentulipleidencentre.nl/

As tarifas ficam entre 102 e 138 Euros por apartamento (2 PAX). paece ser uma boa opção...

Diogo
DiogoPermalink

sandra, show! Obrigado pelo prestígio e assiduidade...

Tem mais coisa aí por vir, e acho que vais gostar grin

Beijos, Diogo

Beto
BetoPermalink

Queridas e queridos (pareço o Maluf falando..., então, bregado, bregado...), valeram muito as opiniões. Vou formando a minha. Beijos

Bender
BenderPermalink

Obrigado Ricardo smile

deiatatu
deiatatuPermalink

Bom dia tripulação.

Nunca postei nada por aqui, mas hoje nao resisti.... já tenho uma pasta dos favoritos só para os blogs indicados pelo Mestre Riq....wink

Tornou-se realmente uma ferramenta indispensável para programar tudo, de uma viagem a um simples passeio.

Obrigados a todos os blogueiros!

Gracas a vcs, tbem comecei a fazer um blog, muito humildemente ainda engatinhando. Ficarei feliz de receber a visita de todos

http://deiatatu.wordpress.com/tag/bem-vindos/

bjs

Marcio
MarcioPermalink

Valeu, Riq!!!

O "Na Carona do Amigos" está cada vez melhor e mais recheado!!

Parabéns a todos !!

Caio, o Golden Tulip é muito bom mesmo, central e com preço honesto!!!

Abs!!

Bender
BenderPermalink

Riq, o que aquele patife faz, tecnicamente, não é ilegal porque ele linca os autores originais com bastante destaque.

Eu acho q ele nunca vai conseguir roubar a nossa visitação pq o conteúdo é copiado e o google não gosta de cópias.

Agora, se ele possui anúncios (não consegui ver pq é bloqueado aqui), aí a coisa fica mais xarope. Vou tentar mandar um e-mail para ele mais tarde.

Olha só, eu não achei o VnV lá. Acho q ele tirou da lista.

Débora
DéboraPermalink

Olá Ricardo!
Achei muito legal você divulgar aqui seus blogs amigos. A "tripulação" é ótima! Vou aproveitar e incluir seu link no blog sobre gastronomia em que participo. Dá uma olhada quando tiver tempo. Espero que goste.
Parabéns pelo seu blog!
Abraços,
Débora

Rodrigo Purisch
Rodrigo PurischPermalink

Bender,

Lembra daquela história do RSS do Aquela Passagem não ser completo. Como te disse é antipático, mas faz com que sites como esse citado por você funcionem apenas como uma degustação do seu Blog e encaminhando o tráfego para o mesmo. Para ter contato com todo o texto, você terá que ir ao Blog original.

O meu tem uma licença Creative Commons desde o início, contanto que se respeite a licença, tudo bem (tenho usado a mesma estratégia para postar fotos no meu Blog). O problema é que tem alguns sites/blog lá com copyright...

GiraMundo com Jorge Bernardes

Valeu Riq! Que legal! Estou aterrisando agora. A Tati anda orgulhosíssima com a repercussão do presente dela. Ela foi demais mesmo.

Estou de volta e quero colocar tanta coisa no ar sobre Londres!!! Foi minha primeira viagem depois de inaugurar meu blog. Meu Deus, preciso de tempo.

Parabéns a todos os blogueiros. Isto aqui está demais!

GiraMundo com Jorge Bernardes

Chega a ser desesperador. Quero ver tudo em todos os blogs e não vai dar tempo!!!!! Vou ter que dar um jeito smile

Luciano
LucianoPermalink

Uau!! Tá muito legal. Dá vontade de largar tudo e sair viajando... Quero ver conseguir tempo pra ler tudo!
Riq, valeu pela indicação! Espero logo poder colocar mais coisas lá.
Abraços.

Caio
CaioPermalink

Arnaldo, realmente o Hotel é ótimo. É do lado do Sofitel Centro e com tarifa 3x menor..........lógico que não tem a cama My Bed, mas a cama é muito confortável.
Perto do Magna Shopping, Dam Square etc........
Abs

Ernesto
ErnestoPermalink

Quantas versões diferentes e interessantes do mundo! Parabens a todos!

Sylvia
SylviaPermalink

Arnaldo , em Amsterdam se o hotel não for para o lado esquerdo
de quem sai da estação ( red district ) é ótimo de ficar .
Claro , de frente para um canal é bem mais romantico smile

Majô
MajôPermalink

Bisou a todos, incluindo Lea não mencionada smile

A grande revelação foi o Amilton. Show !!

Carmen
CarmenPermalink

Ricardo, por si le sirve de consuelo, a mi também me matan de envidia (sana) las fotos de Henrique Martin. ¡Qué belleza!

Karinissima
KarinissimaPermalink

Ricardo, e como se faz para ter um blog na comunidade? É muito exclusivo, é? smile

Arnaldo (FATOS & FOTOS de Viagens

Sylvia, eu prefiro ficar mais para a DIREITA da estação, quase na altura da Dam Square.

Meilin
MeilinPermalink

Parabéns a todos, realmente é aflitivo sair daqui sem dar uma "passadinha" nuns sete ou oito blogs antes...não dá pra sair da frente da máquina, é um tour ao redor do mundo, comentado, personalizado e editado por gente bacana, de bom gosto e (fundamental!!!!) bom humor. Valeu Riq, por reunir aqui a melhor parte dos usuários de internet.

Idetrorce
IdetrorcePermalink

very interesting, but I don't agree with you
Idetrorce

se7en
se7enPermalink

A fotografia do Parque das Nações tem direitos de Autor.

S.f.f. crie uma referência para o link original ou remova a fotografia

brenno
brennoPermalink

Que bacana pais de so maravilha eu adorei ter lido e feito uma conclusão de tudo sobre lisboa e a melhor coisa quem me dera eu poder e ter condicoes de conheçer eu tenho muito prazer de dizer que nu paos em que vivemos e uma porcaria eu admiro quase todos os outros paises deixo meu depoimento com muita sastifação...

Celina
CelinaPermalink

Loucura total! Há mais blogs para visitar do que lugares??? Não dá para sair da frente do computador. Vou comprar um tablet, para ler "nos intervalos". Bom demais. E VnV cada vez mais viciante.

Renata Maia
Renata MaiaPermalink

E outra, a página pra onde remete o link de Arraial está desativada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Como você pode ver, esse post é de 2007. Alguns endereços podem ter mudado. O do blog do Arthur mudou. Ele agora está aqui: http://agoravaimesmo.com/category/arraial-do-cabo/

Renata Maia
Renata MaiaPermalink

A foto que faz menção à Arraial do Cabo na verdade é em Búzios. Pra ser mais exata, canto direito da Praia Brava onde tem a trilha pra Olho de Boi.

Shaula
ShaulaPermalink

Ricado, buzios ou arraial em meados de janeiro? Tenho 3 dias e não conheco nenhuma das duas...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Shaula! Quem responde é A Bóia. São duas cidades de perfis bastante diferentes. Búzios tem badalação, Arraial é mais rústica. Búzios tem algumas praias mais delicadas, enquanto Arraial tem o mar mais bonito. Ambas estarão lotadíssimas em janeiro, a infra estrutura costuma não dar conta.