Na carona dos amigos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Apertem os cintos, que vamos dar o nosso tradicional rolê pelos blogs dos incansáveis viajandões que comentam aqui no VnV.   

        colombo320.jpg

Para começar, olha só quem está de blog novo: a Majô! Na surdina -- descobri por terceiros, você acredita? -- ela pôs no ar o Filigrana, que começou com um ótimo roteiro para um fim de semana off-praia no Rio (com direito a Museu do Catete, Confeitaria Colombo e Jardim Botânico), e já ganhou um post novo, em que ela dá um trailer da viagem à Sicília, que começa hoje. Vamos acompanhar, Majô!

    riodasostrasilha400.jpg

Charada do sábado: você sabe em que lugar fica essa piscina natural?

    riodasostrasjazz400.jpg

Resposta: numa ilhazinha perto da cidade praiana onde se realiza esse festival de jazz.

Continua boiando? Pois trata-se de Rio das Ostras, de onde a Meilin, do Pergaminho Eletrônico, acaba de voltar, com um relato fresquinho. (E se você quiser saber qual é o botequim do momento no Rio, leia nesse outro post dela.)

    rota-bicicleta.jpg

Do Rio, onde moram a Majô e a Meilin, para a Rota Ecológica alagoana, que foi assunto de um postão meu aqui semana passada. O Alexandre, do O que se faz, esteve lá em junho com a Grazi; veja tudo o que ele conta sobre o lugar, incluindo um passeio à Praia do Morro (na foto aí embaixo).

praiadosmorros450.jpg

Vamos continuar subindo?

    lencois400.jpg

A Lucia Malla, do Uma Malla pelo mundo, foi aos Lençóis Maranhenses e confirma aquilo que a gente já tinha discutido aqui: que quando você vai com tempo, consegue se virar para fazer tudo de maneira independente e gastando menos. A Lucia acha que isso vale para qualquer lugar do mundo -- e está certa.

Voltando para o Sudeste, vamos dar uma paradinha em Belo Horizonte, de onde o Rodrigo Purisch, do Aquela Passagem!, acompanha a crise aérea com um olhar crítico e abordagens originais. Por exemplo: ele vê com bons olhos o início dos desentendimentos entre o governo e as companhias aéreas. (Faz sentido!)

          carlota350.jpg

Passando por São Paulo, ainda dá tempo de você pegar os destemperados Diego Fabris e Diogo Carvalho em ação durante uma maratona gastronômica: em cinco dias eles conferiram os krathong-thongs do Mestiço, os risotos do Dressing, o polpettone do Jardim de Napoli, os cafés do Santo Grão, a paella do Don Curro, o feitiço da Vila (Madalena) do Posto 6, o ambiente esfumaçado por charutos da filial paulistana do Esch Café e as entradinhas, sobremesonas e a decoração do Carlota, onde dividiram a mesa com um certo blogueiro gordinho que não usa cabelos.

torreinglesa450.jpg

Rumbo al sur: Buenos Aires não pode faltar na nossa ronda. Vamos começar pelo interessantíssimo texto da Mônica Gribel -- agora de blog novo, o Por onde andei... -- em que ela defende, com bons argumentos, a validade dos city-tours (a foto aí de cima, da Torre Inglesa, foi tirada durante um deles).

    viejoalmacen400.jpg

Já a Carla Portilho, na moita, vem escrevendo um completíssimo guia de Buenos Aires no seu Idas e Vindas. Nos capítulos mais recentes, ela revela por que não gosta do passeio pelo Delta do Tigre (mesmo depois de duas tentativas) e conta sobre suas experiências com shows de tango: adorou o Viejo Almacén, detestou o Señor Tango.

E a partir de agora o blog da Carla também vai ser fonte indispensável de consulta para quem planejar uma ida à Bolívia e ao Peru -- viagem que ela está fazendo nesse instante. O post em que a Carla detalha o planejamento e o itinerário é primoroso -- e só não dá para dizer que é definitivo porque depois de voltar ela certamente vai ter ainda mais idéias e macetes que vão ser úteis quando você for.

Quem está indo também para Machu Picchu é o Ronaldo Moraes, do Ventura, que pôs no ar um guia com tudo o que você precisa saber para se aventurar por lá.

E já que estamos no Peru, a Mari Campos do Pelo Mundo, comemora o fato de Machu Picchu não estar mais na lista da Unesco dos patrimônios da humanidade ameaçados. Ei: e quando você estiver por lá (na Mari, não em Machu Picchu), não deixe de ler o post sobre intercâmbio de casas (eu ia escrever troca-troca, mas isso não ia pegar bem no Google).

    wash-casabranca400.jpg

Bora pros Estados Unidos?

    wash-smithsonian400.jpg

Desde o último rolê dos blogs o Arnaldo Interata Affonso, do Fatos e Fotos de Viagem, pôs no ar mais seis capítulos do seu guia de viagem a Washington. Você fica sabendo que Washington é uma cidade fácil de visitar; informa-se sobre o que há para ver e fazer; descobre que nem todo Mall é shopping; passa a morrer de vontade de visitar o Smithsonian; fica sabendo de que cor era a Casa Branca; e ganha um tour guiado pelo Memorial da Segunda Guerra Mundial. Bravo, Arnaldo!

Hora de cruzar o Atlântico.

    elborne400.jpg

Vamos desembarcar em Barcelona, onde nossa corresponsal Carmen, do En busca de la cuadratura del círculo, fala de El Born, o bairro medieval que virou o xodó dos turistas. (A Carmen vai passar as próximas semanas em Alagoas; se alguém passar por ela em Maragogi ou na Rota, mande lembranças, sim?)

eiffel450.jpg

O Beto Paschoalini d'O Meu Lugar finalmente pôs no ar a segunda etapa da sua viagem de carro de Roma a Paris pelo caminho menos curto lol

Desta vez, a gente pega carona com ele do sul da França a Genebra, então a Luxemburgo, Bruxelas e Bruges, e finalmente a Paris. Daí o Beto entrega o carro e ainda carrega a gente pra uns idas em Londres.

    bruges400.jpg

Voltando à França, podemos embarcar no sexto capítulo do mochilão europeu do Daniel Bender, do Goitacá -- que nos leva de Paris a Amsterdã.

            toledo267.jpg

Chegando a Amsterdã, você obviamente vai querer visitar o Marcio nel Cimatti, d'A Janela Laranja -- só que o cara está ofilaine na Toscana, mas enquanto não manda notícias de lá deixa fotos da sua última viagem a Toledo, na Espanha.

Em vez de voltar para o sul, no entanto, vamos continuar até o norte europeu.

    escand-bergen.jpg

É por lá que anda o intrépido Breno B., do Vem Comigo, que está blogando ao vivo o seu tour europeu. Depois de passar por Bergen (foto aí de cima) e Estocolmo (foto aí de baixo), ele já deve estar nos Países Bálticos, de onde teremos notícias a qualquer momento. Fique ligado.

    escand-estocolmo400.jpg

Não era você que queria viajar nesse fim de semana? Boas viagens, então...

51 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

GiraMundo com Jorge Bernardes

Oba, deixa eu estrear este post. Olá amigos!!!! Estou de volta das férias!

Majô, como assim? Você lança seu blog e não avisa? Vou lá conferir e linkar imediatamente. Parabéns, a próxima deveria ser a Sylvia.

Fiquei com pena de não ter comparecido no último encontro da tripulação, mas já li que terá mais em agosto, então está ótimo.

Chegamos ontem de Amsterdam (o Márcio estava na Itália). Passamos antes por Viena e por Roma. Foi tudo ótimo!!! Vou levar meses colocando no ar nossas primeiras experiências turísticas com a mascote Clara. Ela está mais do que aprovada. Tremenda companheirinha. Voltei mais coruja do que fui. Vou me controlar, ok?

Foi demais passar essas duas semanas a três. Ela evoluiu tanto e nós descobrimos um monte sobre ela.

PS: Riq, acho que um link do blog do Ronaldo está errado, está mirando o blog da Carla. Dá uma conferida. Um abraço,

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Bem-vindos, Jorge! Já corrigi o link do Ronaldo. Brigado!

Diogo
DiogoPermalink

Êêêê trem bããão sô!!! Que viajão esse... e, nos dias de hoje, são as viagens mais longínquas e seguras ao mesmo tempo 8-)

Gracias pela lembrança, pelas palavras, e principalmente pela coompanhia na mesa, dindo!

Ellen
EllenPermalink

Nooosa!Que delícia!Parabéns a todos.Acho que posso parar de assinar a Viagem e Turismo...

Breno B
Breno BPermalink

Ricardo,

Acabei de postar sobre Vilnius... Estou escrevendo sobre Tallinn enquanto como linguiça de alce em Helsinki.. ô saldades do feijão da mãe...

Próximo encontro eu tô dentro hein?

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Boas vindas à trinca GIRA! Obrigado, Riq! Parabéns, blogueiros e tripulantes.

Ronaldo Moraes
Ronaldo MoraesPermalink

Vim aqui agradecer ao comandante a honrosa citação ao meu blog. A todos da tripulação dou o meu parabéns pelo excelente material que cada um tem produzido, fazendo emenda no post da Ellen, as revistas especializadas não demoram muito e virarão leitura secundária. Aproveito também o espaço para avisar a todos que acabei de completar o meu guia sobre Machu Picchu e se tudo der certo em Setembro estarei viajando.

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Ei, JB do GM!
Bem vindo de volta!
Esperamos as notícias da viagem. smile
Ah, o meu blog novo tá engatinhando ainda e eu aprendendo a usar o WP.
Mas eu chego la'!

Alexandre
AlexandrePermalink

Riq, agradeço a citação do "O que se faz" no meio de tantos blogs excelentes!

E concordo com a Ellen e o Ronaldo, pois este blog já se tornou uma referência para muitos que desejam fazer uma boa viagem!

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Riq, gracias pela citação (adorei o "troca-troca" lol lol lol ).
Gira, seja bem vindo! E poste bastante sobre a experiência de viajar com a Clarinha (ando pensando bastante em um mascote de viagem para os próximos anos... wink )
Embora eu entre diariamente em quase todos os blogs, esses tours no VnV são sempre uma delícia, com todo mundo embarcando, de uma certa maneira, na mesma RWT trip!

Marcio
MarcioPermalink

Oi gente, acabei de voltar da Toscana, por isso dessa vez não deu para mostrar alguns cantos de Amsterdã para o Trio do Giramundo.

Riq valeu por lembrar do A Janela Laranja mais uma vez. Prometo que amanhã passo por todos os blogs da tripulação para ver o que perdi nos últimos 10 dias.

Um bjo!!

Karinissima
KarinissimaPermalink

Isso aqui vicia. Adoro os blogs. Estou montando o meu e apanhando deveras do WP.

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Karinissima,
Eu também apanhei pacas! Mas compensa, ele é bacana.
Já sei até colocar videos! grin

Karinissima
KarinissimaPermalink

Kkkk que inveja. Eu tô apanhando com as fotos. Haja destreza.

beijo

marcelo caruccio
marcelo caruccioPermalink

Olá! Vasculhei o site inteiro à procura de um meio de contato, e o email rfreire@edglobo.com.br não funciona, entao resolvi deixar um recado aqui na esperança de ser escutado:
Eu estou pra tirar as minhas primeiras férias em
mais de tres anos, e planejando visitar Portugal. Tive a idéia
de comprar passagem online, nos sites Decolar.com ou
SubmarinoViagens.com.br mas estou beeeem receoso de
fazê-lo. Isso é seguro? (Já fiz várias compras online, mas
um vôo é bastante caro...)
Roberto, ou alguem mais com experiência, poderia me ajudar?

Muito obrigado pela sua atenção e gentileza!
Marcelo Caruccio

Ernesto
ErnestoPermalink

Jorge

Bem vindo! Ate a proxima convenção!!!

Fábio Machado
Fábio MachadoPermalink

Desta vez O PEDIDO DE SOCORRO É O SEGUINTE PESSOAL: Vamos (eu e a patroa) para Toronto no final de agosto (25) e voltando dia 5 de agosto (23 h). Não tenho roteiro, hotel, nada definido. Alguém pode nos sugerir alguma coisa, de preferência com dicas de hotel barato. Até agora só comprei a passagem dela (a minha tirei pelo Smiles qdo teve a promoção). BRIGADUUUUUUUU, DESDE JÁ!

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Karinissima,
O Riq deu a dica e eu segui:
Faz o upload, manda pro post. Ela vai ficar fora de lugar, então vc copia, delta, cola no lugar certo. grin Funciona!
Quando vc estiver em estágio avançado, daí faz como a Carla disse: antes de enviar para a página, clica o mouse no texto onde quer por, aí ela fica no lugar certo do post. Eu até já consigo fazer assim! smile

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

delta = deleta em tupi-gribelês.

Majo
MajoPermalink

Riq,

Que surpresa CHOCANTE !!! Eu aqui humildemente começando com esses blogueiros de1a linha, como diz a Mo, me senti mo importante lol

Jorge e fofinhas, benvindos ao VNV, mas quer dizer que voces sairam e nos chegamos wink

Beijinho a todos, vou la no blog passar algumas fresquinhas smile

Sylvia
SylviaPermalink

Noossa! Só agora consegui dar uma olhada nos blogs .
Parabens a todos !

Karinissima
KarinissimaPermalink

Mô, deu certo. Mas que trabalhança! Quase migrei para o blogspot mas esse wordpress tem toda uma elegância wink Estou gostando a valer! Agora, vídeo, minha amiga... Você é ninja! Kkkk, mas chego lá. Preciso é arranjar umas 2 horinhas livres e editar com carinho.

besos!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Marcelo Caruccio, tanto o Submarino quanto o Decolar são sites seguros. Mas antes de fechar negócio eu consultaria um agente de viagem de carne e osso. Eles têm acesso a tarifas que não aparecem na internet.

Em tempo: esse email edglobo não funciona mais, mesmo. E o lugar para fazer perguntas é aqui no blog, sim. Boas viagens!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fábio Machado, abri um post para a sua viagem. Boa sorte!
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/07/29/canada-pro-fabio/

Meilin
MeilinPermalink

Ô, Comandante, brigadinha pela citação. Já estou de volta de outro passeinho musical, o Festival do Vale do Café. Em breve tem foto bonita pra compartilhar. Beijins a todos os tripulantes

poetriz
poetrizPermalink

Viajar é uma delícia mesmo!

Patsy
PatsyPermalink

Ah, eu passo em todos os blogs, mas o tempo anda curto, curto. Adoro essas viagens na carona dos amigos!!!!

E Mô, anotei as suas dicas do WP para a Karinissima e já funcionaram. Valeu. smile

Lucia Malla
Lucia MallaPermalink

Ricardo, obrigadíssima pela citação! Q honra! E já estou aproveitando e indo conhecer lugares diferentes na carona dos amigos... smile

Essa web-viajante sem porteira é um barato!

Beto
BetoPermalink

Riq, brigadão pela colher.

palpiteiras
palpiteirasPermalink

Ótimo o off-praia, hein!
Parabéns pelo blog!

Rodrigo Purisch
Rodrigo PurischPermalink

Riq,

mais uma vez obrigado pela citação. São tantos Blog que já dão uma revista eletônica de qualidade. As fotos estão subindo de nível, os roteiros cada vez mais detalhados, as dicas cada vez mais quentes..

Comunidade VnV

Muiiiito obrigado pelo elogios e principalmente pelo apoio! Do coração.

Meilin
MeilinPermalink

Como eu já cansei de declarar, eu adoro fotografias, e associadas a viagens então, são quase um ritual religioso. Poizé, tem uns caras rodando por MG, num estilão easy rider daguerreotípico com umas imagens instigantes que eu gostaria de compartilhar com a comunidade VnV, vai lá:
http://beiradeestrada.zip.net/

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Meilin, eu fui conferir sua indicação. O que é aquilo?! Que FOTOS maravilhosas, que olhar lindo, que técnica....lindo!

Gabriela
GabrielaPermalink

Também fui lá espreitar esse blog. Ao princípio não estava vendo bem, depois fiquei estarrecida!!!! Que fotos, parece que "nos assaltam"...

Alexandre
AlexandrePermalink

Meilin, excelente dica sobre o "Beira de Estrada". Estou acompanhando este blog há algum tempo e a cada visita fico impressionado com a qualidade das fotografias.

Para quem não conhece, é o blog do fotógrafo Leo Drumond. Ele está um fazendo um projeto de pesquisa e documentação fotográfica das principais estradas de Minas Gerais. Além das estradas, está registrando as paisagens e a vida das pessoas que vivem e trabalham nas margens das rodovias mineiras.

Rosiane
RosianePermalink

Oi Pessoal!!!

pelo amor de Deus.....
Alguém pode me falar se a Submarino é boa para comprar pacotes...
Principalmente internacional, é muita diferença referente a agencias de Turismo...
Aguém pode me ajudar???
Meu e-mail rosi_sbc@hotmail.com

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Rosiane, conte seu caso e a gente vê se pode ajudar. A razão de ser do blog é que as pessoas possam compartilhar experiências e aprender umas com as outras.

Em princípio, a Submarino é uma empresa superséria. Precisamos só ver se você está orçando viagens parecidas. Daí podemos tentar descobrir onde está o milagre, e se ele existe grin

mag
magPermalink

Oi podia me informar ...estou querendo ir com minha familia conhecer o canada, mas só posso ir na epoca do natal .então ja me disseram que não vou aguentar o frio e que não vale a pena ir nesta época para lá. Gostaria de saber o que vc acha e tb se indo para toronto posso fazer a imigração por la perto para os Estados Unidos.

Blog Aquela Passagem. Dicas de Promoção de Passagem Aérea, Milhas, Bagagens, Cartão de Crédito e Muito Mais!

[...] faço posts como o que recentemente realizei no Carnaval, que foram iniciados pelo Riq no Viaje na Viagem do Wordpress, nada mais faço do que agradecer a informação que eu recebo e passar adiante para que outros [...]

Alessandro Martins
Alessandro MartinsPermalink

Muito bacana a matéria, parabéns.

Waldemar
WaldemarPermalink

Caro Ricardo,
tenho um dia para passar em Toledo. Vale a pena pernoitar? Curtir um bom restaurante e passear sem ter hora pra voltar? Um bate-volta é mais recomendável?
Vou em janeiro, inverno, dias curtos etc. Ouvi comentários no sentido de que a cidade é vazia à noite, até insegura...
Não quero entrar numa roubada e perder uma boa noite gastronômica em Madrid, de onde partirei.
Abraço e grato pela atenção.
Waldemar

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Na minha opinião, o bate-volta está de bom tamanho. Não vale a pena perder nenhuma noite em Madri.

Marisa
MarisaPermalink

Olá,

Alguém poderia me ajudar a decifrar o quadro de horários dos barcos do lago Leman (Genebra a Lausane) do site www.cgn.ch ou poderia me informar onde encontro informações menos confusas?

Abraços,
Marisa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marisa!

PDF dos horários de inverno: http://www.cgn.ch/horaires/pdf/AffA2-hiver1-11.pdf

PDF dos horários de primavera e outono: http://www.cgn.ch/horaires/pdf/AffA2-printemps-11.pdf

PDF dos horários de verão: http://www.cgn.ch/horaires/pdf/AffA2-printemps-11.pdf

Imprima que você vai entender grin

bruna
brunaPermalink

meu deus, qtos blogs q eu ainda não conhecia. cada vez q passo aqui fico horas e mais horas viajando por mais alguns blogs!!
=)

Mariana
MarianaPermalink

Preciso de ajuda!! smile
Estou indo a Trier (Alemanha) e resolvi ir a Luxemburgo também, já que é bem perto. Não consigo achar informações sobre a Cidade, sobre hoteis ou mesmo sobre a melhor localização para me hospedar (vou de trem).
Alguém pode me indicar alguma coisa?
Obrigada!
Mariana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Não temos informação organizada sobre este destino.

O New York Times é um bom ponto de partida;
http://travel.nytimes.com/travel/guides/europe/luxembourg/overview.html

Ju Naliato
Ju NaliatoPermalink

oi! Estou indo em setembro para Amsterdam, Bruxelas e Paris. Tô com dúvida no hotel de Bruxelas. Alguém tem informação sobre o NHAtlanta?

Ju Naliato
Ju NaliatoPermalink

Valeu! Fechei a reserva! Depois conjto o que achei.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas? Clique e leia:

Suíça: 30 roteiros prontos