O lindo clip garimpado pelo Zé Maria, nosso correspondente no YouTube, e estrelado do início até quase o fim pelo Cristo, não deixa dúvidas de que aquela estátua, naquele lugar, e com tudo aquilo em volta, é mesmo uma maravilha.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=W8a0-yEY9gs]
No entanto, isso não muda a minha opinião de que esse é um concurso picareta organizado por um oportunista
Mas já que ganhamos -- oba! -- vamos aproveitar para tirar conseqüências práticas que vão além da autocongratulação dos políticos.
Se é para levar o resultado da eleição a sério, então que a prioridade número 1 seja devolver o acesso ao Corcovado à sociedade civil e aos homens e mulheres de bem. Limpar a área de todos os delinqüentes que achacam os turistas, sejam eles "guias", flanelinhas ou taxistas. Que se façam áreas de estacionamento grandes, organizadas e sinalizadas perto da estação da rua Cosme Velho e nas Paineiras. Que haja uma guarita da polícia na entrada das ruas de acesso distribuindo mapas para quem queira ir de carro. Que as corridas de táxi sejam tabeladas e controladas por uma central, como acontece hoje em alguns aeroportos.
E se a cidade do Rio de Janeiro acha mesmo que vai atrair mais turistas com a sua maravilha, seria interessante pensar numa nova legislação que permita a venda de hotéis por unidade de habitação, como acontece em São Paulo e em todas as cidades que conseguiram expandir e renovar a sua rede hoteleira. Não dá para pensar em mais turistas sem estimular a instalação de mais hotéis -- de quebra, acabando com a reserva de mercado das redes que dominam a orla de Copabacana como se fossem capitanias hereditárias.
99 comentários