St. Maarten / St.-Martin pro EduLuz

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A clássica aterrissagem rente à areia da praia de Maho

Já faz uns sete meses que o EduLuz me perguntou: "Mas afinal, vale a pena ir pra St. Maarten?". Trata-se de uma pergunta que, de lá para cá, adquiriu importância para muito mais gente, devido à boa oferta de pacotes -- e até de vôos charter, nas férias --que fizeram dessa ilhota do Caribe um destino repentinamente tão viável quanto Aruba, República Dominicana, Cuba ou Cancún.

E a minha resposta é: vale, sim. St. Maarten / St.-Martin tem uma bela coleção de praias, gastronomia de bom nível e preços que dá pra encarar sem muito susto. Mas não é um lugar para ficar parado: a hotelaria não é o forte da ilha, então não pense em férias plácidas, dessas de não sair da praia do resort. O bacana é alugar um carro e, mesmo tendo que enfrentar um trânsito florianopolitano, saracotear pelaí.

Muito se fala sobre os "dois lados" da ilha, mas na vida real a divisão é irrelevante. Não há sequer uma guarita na fronteira: apenas uma placa que saúda a sua entrada na parte francesa. Para facilitar as coisas, o inglês é a língua quase-oficial do lado holandês – e, pasme, também é falado fluentemente por quase todo mundo no lado francês. Só a moeda é que muda: em Sint Maarten os preços aparecem em dólar (o troco, porém, pode vir em florins antilhanos), enquanto em Saint-Martin os valores são expressos em euros (mas o dólar é aceito normalmente).

Bora dar uma volta na ilha? (Clique aqui para ver o mapa do Frommer's.)

O aeroporto internacional fica no lado holandês, não muito longe da "fronteira" com o francês. E a primeira praia interessante fica logo nos fundos da pista: é Maho Beach.

maho200h.jpg maho200v.jpg

Ali a diversão é fotografar os Boeings tirando fino da praia para pousar. No canto esquerdo da prainha fica o Sunset Bar, onde um quadro negro (pintado numa prancha de surf) informa os horários previstos de aterrissagem dos aviões maiores, e os alto-falantes captam as instruções da torre de comando.

mahohotel140h.jpg mahohotel141h.jpg mahohotel142h.jpg

No canto direito fica o Sonesta Maho Beach Hotel, oferecido em diversos pacotes; o hotel está um pouquinho envelhecido, mas as instalações não comprometem e a localização é ótima -- além da praia com jatos que fazem ventinho na sua cabeleira, você tem à porta o centro comercial de Maho Village, com cassino, lojas e restaurantes, que não são nada demais mas quebram o galho naquela noite em que você não quer pegar carro para jantar.

maho401.jpg

Continuando na direção norte em 5 minutinhos (de carro; uns 15 ou 20, a pé) você dá na melhor praia do lado holandês: Mullet Bay, com águas calmíssimas, perfeita para levar crianças. Depois que os hotéis da área foram destruídos (há uns dois furacões), o lugar virou um parque – é lindo.

mullet183v.jpg mullet183h.jpg

A praia seguinte, Cupecoy, está passando por um "boom" imobiliário, com vários condomínios tipo flat ("condos") em construção; mas nada disso abala os nudistas (gays, no canto esquerdo; casais hétero, no canto direito) que há tempos se bronzeiam ao pé dessas falésias. Um dos "condos" mais novos, o The Cliff, é oferecido no pacote mais caro da Nascimento.

cupecoy183v.jpg cupecoy183h.jpg

Passando Cupecoy – e sem sequer uma placa para avisar – você entra no lado francês. Da estrada não dá para perceber, mas este trecho tem o metro quadrado mais valorizado da ilha. As duas primeiras praias ficam escondidas por casas de milionários, mas têm vielinhas para acesso ao público (e pequenos estacionamentos).

baielongue183v.jpg baielongue183h.jpg

A primeira (acima) é Baie Longue, onde fica o cinco-estrelas La Samanna (quer saber? não encontrei a praia tão azul-caribe quanto aparece no site do hotel, não; mas de todo modo, se é para torrar uma fortuna em hotel, eu escolheria uma ilha mais, ahn, exclusiva).

baiedesplumes450.jpg

A praia seguinte é Baie aux Prunes (acima), também deliciosamente pouco freqüentada.

Para alugar uma espreguiçadeira nessa região, porém, você vai precisar achar a prainha de Baie Rouge.

Vamos continuar pela estrada. Você vai passar pela Baie Nettlé, que não é muito interessante no quesito praia mas tem um ou outro hotel grandinho, como o Mercure (que fica do lado de "dentro" da estrada, à beira da lagoa Simpson) e shoppingzinhos de beira de estrada.

Quando o trânsito ficar muito, muito ruim, você sabe que está se aproximando de Marigot, a capital do lado francês.

marigot141.jpg marigot140.jpg marigot143.jpg

A beira-mar de Marigot não faria feio em qualquer vilarejo não muito famoso da Côte d'Azur; tem uma marina charmosa, cafés no calçadão e um shopping classudo (o West Indies).

marigot183h.jpg marigot183v.jpg

Quem quer ficar a uma distância caminhável do centrinho de Marigot (e, assim, poder fazer todos os dias o footing mais gostosinho da ilha), a melhor opção é o Beach Plaza, um dos hotéis mais em conta dos pacotes. Dois bons lugares para comer em Marigot: na hora do almoço, um camarão com arroz-e-feijão (preparados juntos, como no baião-de-dois) no Enoch's (Front-de-Mer de Marigot, tel. 05-90-87-50-69); para jantar, a cozinha francesa adaptada às Antilhas do Le Bistro Nu, das fotos abaixo (rue de Hollande, tel. 05-90-87-97-09; reservar).

bistronu210.jpg bistronu211.jpg

Nas manhãs de quarta e sábado rola um mercadinho pega-turista no calçadão; eu não perderia a praia por causa dele, mas se o dia estiver nublado... por que não? lol

marigot400.jpg

A praia em si não é o forte de Marigot; mas saindo da cidade, um pouquinho antes de chegar a Grand-Case você pode dar uma entradinha na Baie de Friars, que tem um barzinho agradável na areia.

friars211.jpg friars2101.jpg

Bem. Marigot pode ter lá seus restaurantes, mas a capital gastronômica da ilha fica a meia horinha pela estrada: é Grand-Case, uma antiga vila de pescadores que bem poderia estar, sei lá, no litoral da Normandia.

grandcase141.jpg grandcase143.jpg grandcase142.jpg

Ali o barato (em todos os sentidos) é comer num dos restaurantes rústicos com varandas debruçadas na praia, os "lolôs"; experimente a cozinha criativa do La Case à Rhums (56 Boulevard de Grand-Case, tel. 05-90-27-63-66).

grandcase183h.jpg grandcase183v.jpg

Descendo pelo leste você chega à praia de Baie Orientale – ou Orient Beach, como é mais conhecida até pelos franceses.

orient4011.jpg

Nos anos 80, esta era uma praia selvagem e de difícil acesso; por isso, foi adotada por nudistas. A fama e a especulação imobiliária, no entanto, colocaram a praia no mapa, e hoje Orient Beach é a mais movimentada da ilha, com muitos hotéis novos (todos baixinhos), como o Alamanda e o Esmeralda, e um clube de praia ao lado do outro -- um dos mais animados é o Kontiki.

orient4001.jpg

Mas o canto direito continua reservado ao nudismo, com um resort e quiosques de praia que dá para freqüentar sem roupa.

orient4501.jpg

Como venta muito, o mar de Orient Beach é meio batido; querendo águas cristalinas, procure a linda praia de Le Galion, ali pertinho (fotos abaixo).

galion183v.jpg galion183h.jpg

O que nos traz, então, à parte menos interessante da volta à ilha. De Orient Beach à capital holandesa, Philipsburg, há pouca coisa a ver – a não ser a placa da divisa, perto de Dawn Beach.

fronteira400.jpg

A propósito, Dawn Beach é uma praia pequena (fotos abaixo) que tem um grande hotel, também oferecido em pacotes. Trata-se do Westin, que foi recentemente renovado e hoje é o hotel mais moderno/atualizado da ilha. Mas como eu prefiro o eixo da outra "costa" (Maho-Mullet-Marigot-Grand Case), acho o lugar meio fora de mão.

dawn210.jpg dawn211.jpg

Mais 15 minutos e você chega à capitalzinha holandesa. Philipsburg é onde aportam os navios de cruzeiro, e por isso tem aquele ar pré-fabricado que encanta os turistas americanos.

philipsburg143.jpg philipsburg140.jpg philipsburg141.jpg

Muitos passam seu dia na ilha sem sair dali. A praia é bonita (para quem não se importa de avistar os naviozões tão pertinho) e há um calçadão com lojas, bares e restaurantes (que meio que morre à noite, quando os cruzeiros batem em retirada). Um dos restaurantes mais recomendáveis fica no canto esquerdo da beira-mar, já no caminho do porto: é o Green House (Bobby´s Marina, tel. 542-2941).

phlipsburg211.jpg philipsburg2101.jpg

Para muitos visitantes de um dia só, a maior atração da ilha são as lojas duty-free, quase todas localizadas na ruazinha de trás da praia.

philipsburg450.jpg

A baía onde está Philipsburg se chama Great Bay, e no final dela fica o hotel mais em conta dos pacotes da CVC: o Sonesta Great Bay. Eu cacifaria a (pequena) diferença para ficar no Sonesta de Maho Beach, porque esse de Great Bay só está perto mesmo de Philipsburg -- e mesmo assim, de carro.

greatbayhotel210.jpg greatbayhotel211.jpg

Passando Great Bay vem Little Bay, uma prainha com três hotéis (um deles, o Divi Resort, oferecido em alguns pacotes). Little Bay costuma receber ônibus de cruzeiristas que querem passar o dia na praia sem vista para o navio de onde saíram. É boazinha, mas também tem -- na minha visão -- o inconveniente da localização.

Terminando o nosso tour da ilha, a gente passa pela região de Simpson Bay -- que é residencial à beira-mar mas cuja estrada funciona como o mais importante corredor comercial do lado holandês (o trânsito fica beem lento). Mas a praia é bonitinha.

simpson450.jpg

Gostou do passeio? Pois não tente fazer num dia só: o trânsito não deixa.

engarrafamento4001.jpg

Três fatores causam os engarrafamentos: 1) o entroncamento da estrada que liga Philipsburg ao aeroporto com a estrada que liga Philipsburg a Marigot sem passar pelo aeroporto; 2) a hora do rush vespertino; 3) a abertura da ponte elevadiça sobre o canal da Lagoa Simpson, um pouquinho antes de Marigot, que ocorre tanto em horários pré-determinados quanto em horários aleatórios, quando um dos iatões ou naviozinhos que estão ancorados por lá (a lagoa é um porto natural) paga para entrar ou sair fora do horário.

simpsonbay450.jpg

E se você vai passar a semana, aproveite para fazer incursões bate-e-volta a duas ilhas sensacionais: a sofisticada St.-Barth (US$ 89 e 40 min. num catamarã que joga muito, e entre US$ 40 e US$ 180 em 25 min. de teco-teco) e a paradisíaca Anguilla, (US$ 26 e meia hora de barco -- saídas de Marigot a cada meia hora -- e entre US$ 70 e  US$ 140 em 15 min. de teco-teco).

Leia tudo sobre St.-Barth clicando aqui; já a viagem a Anguilla vale para passar uma tarde ensolarada em Shoal Beach, essa praia feiosinha das fotos aí embaixo:

shoal1401.jpg shoal142.jpg shoal141.jpg

shoal451.jpg

Goede reis! Bon voyage!

69 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sylvia
SylviaPermalink

Auela primeira foto ali em cima parece uma montagem..
é incrivel ! FANTASTIQUE :!:

Sylvia
SylviaPermalink

Que presentão hem Edu ?
Esta tua viagem vai ser demais ! Divirtam-se !! lol

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Dica de um caipira;
Estou assistindo Getaway, no Discovery Travel & Living, no canal 57.
É beeem bacana...
Vc vai de Bruges pra Torino, de Toledo pra Portofino, pra Estonia...
É muito legal...
Pra quem só tem viajado via don Ricardo Freire, é um prato cheio grin

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu NÃO TENHO esse canal, Zé Maria cry

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Pois providencie urgentemente.
Tem tudo a ver com as coisas que vc acredita, tanto gosta e compartilha com a gente!
Aqui em casa eu pego pelo Sky/Directv.
É show de bola...

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Pra variar um pouco...um youtube do Zé!
Uma das músicas mais lindas que conheço.
Pra vc e seus navegantes.
Baseado no seu cry
http://www.youtube.com/watch?v=oVv--k7uR-Y

smile

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Essas fotos com os rasantes dos boeings estão SENSACIONAIS! E as últimas, das praias, me deram uma saudade enoooooorme da Tailândia...

Carol
CarolPermalink

Oi Ricardo, sou apaixonada pelo seu blog mas nunca deixei nenhum comentário...agora porém, gostaria de uma ajudinha: pretendo ir com minha irmã para Buenos Aires pela primeira vez, e gostaria de algumas dicas, já que não temos muita experiencia nesse campo. Qual a melhor época? Onde ficar? opções economicas, se possível, já que somos estudantes e não dispomos de tanto tutu assim...rs
Abração
Carol.

Carla2
Carla2Permalink

A foto do boeing sobre a praia me lembrou o primeiro episódio de Lost -só não tinha as pessoinhas embaixo acenando... smile

Riq, tô perdida, é mais um lugar que entra para a minha lista, que não pára de crescer... aiaiai :roll:

Lena
LenaPermalink

Que delicia, Riq lol

Tava com uma "saudade" disso tudo!!

Ernesto
ErnestoPermalink

Carol

A dica mais economica e boa para ficar em Bs. As, é o Hotel Splendid, que é limpo e no centro. Não espere nada muito espetacular, mas no preço é imbativel. Cerca de 90 pesos ( não dolares ) o duplo www.hotel-splendid.com.ar , na Rivaldavia 950.

Patsy
PatsyPermalink

Estou igual a Carol 2, também na listinha, que só cresce ... só cresce...

Essas fotos de Shoal Beach, o que que é isso!!!!!!! Esse dia horrível, com chuva e vendo essas fotos, tô viajando mesmo!

Miguel
MiguelPermalink

Será que nesse final de ano tem Easy Cruise? Curti o esquema, viu ?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ainda não tem nada no site, Miguel... esse ano tá com jeito de não rolar, não.

Miguel
MiguelPermalink

Pois é, mas pelo que vi a programação só vai até Outubro...ou vem coisa nova, ou eles voltam pra lá...
Resta saber como foi a rentabilidade do negócio na empreitada caribenha...

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalink

Voltei ! E vamos ao resumo de Sts Martin/Maarten : achei a ilha bem bacana com uma cara do nosso litoral (por exemplo Santos) só que, é óbvio, com o mar do Caribe o que é um tremendo up-grade. A parte holandesa é mais verdadeira e ao mesmo tempo, mais suja e bagunçada excetuando-se Philipsburg que é pré-montada pra que os cruzeiristas ( leia-se americanos) se divirtam a vontade com as compras dos seus ¨berimbaus¨enquanto a parte francesa é mais bonita e muito mais charmosa. Louve-se os supermercados onde são encontrados produtos franceses dutyfree a preços espetaculares ( queijos, vinhos, etc). Vamos lá:
Praias - A melhor é a Orient Beach com uma infra de primeira, mar caribenho mesmo e deu até pra dar uma passeada de para-sail. A Isle Pinel também é muito boa. Uma pequena travessia de barco e voce vai a uma praia com infra boa também e água com cor e transparencia similar a Polinésia. Anse Marcel,Maho e Mullet Bay também valem a visita. Grand Case é outro caso pois além de bonita tem a qualidade de ter um padrão gastrônomico excelente.
Restaurantes - La Vie en Rose ( Marigot) - excelente ; Le Chanteclair (marina Port Royal - Marigot) - excelente; La Case au Rhuns (Grand Case e dica do Riq ) - excelente e com uma vista do mar de tirar o fôlego.
Passeios - tem que alugar um carro e passear a vontade apesar da confirmação de que o trânsito é realmente indigesto principalmente em horários de pico. Butterfly Farm é um lugar pra conhecer o ciclo de vida e tirar um monte de fotos das borboletas. O Fort St Louis(Marigot) fica em Marigot e além de saber um pouco da história voce tem uma vista magnífica da baia de Marigot.
O Hotel Beach Plaza (Marigot) é o que o Riq falou: localização, o que no final acaba sendo útil pois passear a pé em Marigot a tarde é reconfortante.
Tenho certeza que a viagem seria incompleta se não existesse a extensão a St Barth. ( Leia a continuação no post sobre St Barth).

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Valeu, Eduardo! (Eu ia botar a Isle Pinet no meio do texto -- não fui, mas tinha boas referências -- mas acabei esquecendo...)

ghsp
ghspPermalink

Caro Eduardo,
Você chegou a ir até Anguilla? e como vc programou sua viajem, fez com alguma operadora de turismo/pacoye ou por conta própria? Vou me casar em maio e uma das nossas possibilidades é passar a lua-de-mel em St Martin.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ghsp, dá para fazer por conta própria na boa.

Há ferries de meia em meia hora saindo de Marigot, na parte francesa da ilha. Custa 34 dólares por pessoa ida e volta. A viagem dura 20 minutos.

http://www.anguillaguide.com/article/articleview/67/1/82/

Chegando em Anguilla vai haver um monte de táxis à espera dos passageiros. As corridas são tabeladas. A tabela mudou agora -- tem um sistema complicado de zonas -- mas pelo que eu entendi, do porto a Shoal Bay vai dar 24 dólares cada perna. Combine um horário para irem buscar.

(Eu ficaria o dia inteiro em Shoal Bay.)

A pegadinha é que, como você sai e volta pela parte francesa de St.-Martin, você vai precisar de visto francês. Aproveite para passar um dia também em St.-Barth; vale muito a pena.

http://www.ambafrance.org.br/perguntas+.htm#08

EduardoLuz
EduardoLuzPermalink

Ghsp ( é seu nome ?) o negócio foi o seguinte: eu já havia planejado esta viagem umas tres vezes e em todas aconteceu alguma coisa. Ou prioridade ou furacão e aí eu resolvi ir de vez em setembro do ano passado. Acabei fechando o pacote fly-drive com a Nascimento Turismo ( Tatiana Gonzales), escolhi os hotéis com consultas do Riq e no site deles ( www.nascimentoturismo.com.br) sendo que o Beach Plaza hotel em St Martin vale mesmo pela localização já que você pode ir andando até a marina e ao centro que é bastante bonitinho. Se você for a St Barth pra ficar mais do que um dia, o hotel Le Guanahani é caro mas é o ideal prá lua de mel. Banque um pouco a mais mas fique nos bangalôs com vista pro mar que são imperdíveis. E quanto aos carros, alugue jipes 4x4 porque lá tem ladeira aos montes e como voce vai andar bastante de carro, as vistas das praias compensam bastante. Como eu fiquei 5 dias em St Martin e 4 em St Barths, acabei não indo pra Anguilla pela mais absoluta falta de tempo mas Shoal Bay é a praia mais agitada e a mais bonita. Resumindo : se fosse a minha lua de mel, eu daria prioridade pra ficar um pouco mais de tempo em St Barths e eu tivesse um daqueles presentes coletivos de casamento, aí é que eu iria pra lá mesmo! Se tiver alguma outra dúvida, é só perguntar !

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Riq,

Você viu? Esta temporada, tem fretamento para St. Maarten saindo de BH e Brasília...

; )

Fernanda
FernandaPermalink

Olá, Ricardo!
Entrei no seu blog pela primeira vez hj e estou espantanda do quanto que ele é bom, bem farei uma viagem para st maarten em fev/2008 e a minha duvida atual é se lá precisa de alguma carteira especial para dirigir, vamos alugar carro na thrifty rental car, acho que é isso, fiz a reserva para 7 dias, vou ficar uma semana em st maarten e estou ainda montando o meu roteiro de viagem, acredito que connseguirei bastante ideias por aqui. Logo mais volto com outras dúvidas, desde já agradeço e o parabenizo por esse site.
Um abraço
Fernanda

beti
betiPermalink

oiiii...achei bem legal as dicas de st.maartin, estou indo na proxima semana,,estou na duvida se alugo carro ou não!!!!!algém pode me ajudar.,a comunicaçao é facil???? um abraço.

Ditta
DittaPermalink

Adorei estas dicas de St.Maartin, eu gostaria de saber se tem alguma comunidade, ou pessoas brasileiras residindo lá. Pretendo passar uma longa temporada por lá e gostaria de me encontrar com brasileiros.

Adriana Videira
Adriana VideiraPermalink

Olá, gostei das dicas de viagem para St. Maartin mas não me convenci que é um lugar muuuuuuito bacana.
Tenho uma filha de 3 anos. Dá para aproveitar bem?
Qto. as compras, vale muito a pena, se iguala ou compara com Miami?
Quem puder responder, agradeco!

Leandro
LeandroPermalink

Cara, estou louco para conhecer esta ilha. mas preciso de uma informação importantíssima: Tem muitas crianças na ilha? Acontece que tenho uma filha de dois anos e gostaria de leva-la. Sei que ficarei um pouco limitado, como ir aos cassinos, por exemplo. Mas vale a pena mesmo assim? Abs, Leandro

fabio
fabioPermalink

Prezados:
Gostaria de saber se o lugar é excelente para um periodo de lua de mel, realmente compensa ? Qual sera o custo total em 7 dias de viagem, incluindo tudo, hotel parte aerea, passeios, comida, etc ?

Morro de São Paulo » » Réveillon no Caribe – Así me gusta mucho!

[...] ver se essa é mesmo sua praia, dê uma lida nos relatos de viagem do Arnaldo e do Riq, para o mesmo lugar, e tire suas [...]

Ricardo F
Ricardo FPermalink

Olá Edu, sou fã do seu blog. Estou programando uma viagem para St. Maarten / St.-Martin daqui a um ano, pretendo passar a minha lua de mel na ilha. Estou olhando pacotes FLY & DRIVE, mas como faço para conseguir a autorização para dirigir em St. Maarten / St.-Martin ? Os restaurantes (normais) qual o valor da refeição para duas pessoas ? obrigado . Ricardo F

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se quiser, faça uma carteira internacional de motorista, mas é uma firula. Dá para comer bem a partir de 40/50 dólares por casal -- menos se você for em lugares mais simples.

Angelica
AngelicaPermalink

Oi Ricardo , estou com bastante dúvida.
em junho agora estamos pensando em ir para st marteen, porém fiquei sabendo que a ilha é suja e tem muita violencia,vc saberia me dizer se é verdade?
pelo que vi das fotos 1 ou 2 praias são mais tranquilas porque
de resto o marzão é agitado?
estamos entre st marteen e los roques mais não somos mergulhadores e gostamos de dar umas voltinhas em restaurantes e barzinhos o que me indica?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O principal problema de St Maarten é o trânsito. Sujeira? Depende com o que o observador compare. Nâo achei sujo não.

Há uma infinidade de praias, muitas com mar calminho, muitas com mar agitado. Ao contrário de outras ilhas do Caribe, St Maarten tem praias em todos os quadrantes, então varia muito a ondulação.

Los Roques não é pra quem quer dar voltinhas em restaurantes; praticamente não existe vida social por lá.

Veja os posts sobre Riviera Maia, Aruba, Curaçao e St Barth.

Angelica
AngelicaPermalink

mais uma pergunta Ricardo.
entre st marteen e San andrés o que vc me indicaria?
já fomos para Curaçao e Aruba , amei Curaçao mais Aruba já achei Americanizada demais...
Abraços

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

San Andrés = mergulho, pegar barco todos os dias para ir a um ponto diferente, rusticidade
St Maarten = alugar carro, andar de praia em praia, perder muito tempo no trânsito, comer bem no lado francês

Daniel Maggi
Daniel MaggiPermalink

Boa Tarde Ricardo!

Estou com algumas duvidas, a primeira é preciso realmente de carteira internacional de hab. em st maarten?
Vale a pena alugar um 4x4?
Melhores passeios?é viavel passeio de jet ski, catamara?
Vou ficar no the westin passa algumas dicas importantes, estou indo de lua de mel.

Abraços,

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não precisa carteira internacional. Não precisa 4x4. O melhor passeio é alugar um carro e visitar as praias. São bastante diferentes entre si. Querendo atividades náuticas, há um montão, como em qualquer praia de qualquer ilha do mundo. Basta ter grana e vontade de passear. Mas eu -- EU -- acho dispensável.

Daniel Maggi
Daniel MaggiPermalink

Ricardo,

E as praias e lugares bacanas para se comer...

Forte abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tem posts novos sobre St Maarten e vou postar outros mais nas próximas semanas.

Acompanhe neste link:
https://www.viajenaviagem.com/category/st-maartenst-martin/

Simone Nogueira
Simone NogueiraPermalink

Estou planejando em ir a St Marteen em agosto/10, já cotei os pacotes só estou na dúvida visto que um dos atendentes de uma cia de viagem me disse que é temporada de Furacão. Sei que é uma coisa difícel de prever, mas se alguem já fez esse roteiro durante essa época pode me dar um retorno como foi.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O último furacão em St Maarten foi em novembro de 99.

https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

João Alberto
João AlbertoPermalink

Ricardo, chegarei em St Maarten agora, 24 de julho. Tenho uma dúvida. Sobre a locação de carros, eles pedem caução? se sim, como pode ser feita essa garantia?

Obrigado e parabéns pelas informações, fantásticas!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Em locadoras normais, a caução é debitada do seu cartão de crédito; você fica com tipo 600 dólares indisponíveis enquanto estiver rodando com o carro. Isso vale para qualquer lugar do mundo.

Vinicius
ViniciusPermalink

Eu estou planejando ir a St. Martin em março, durante 8 dias. Vale a pena dividir a viagem e dormir em Anguilla ou St. Barth ? Ou apenas conhecê-los como bate e volta?

Achei as praias de Anguila mais bonitas, mas não sei se é um bom lugar para pernoitar.

Já St. Barth é muito bonita, com bons restaurantes e parece ser muito fino. Mas comparando as praias de lá, não são mais bonitas que as de St. Martin e Anguila.

O que vocês me recomendam?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

As praias de St Barth são belíssimas (aguarde post) e a experiência é nota 20: tudo é charmoso, o lugar é pequeno, basta alugar um carro para dominar tudo.

Anguilla é mais difícil, maior, tem a mão inglesa e menos vida social.

Eu acho que St Barth é complemento perfeito de St Maarten. (O problema é voltar depois de estar em S.B.)

raquel
raquelPermalink

oi ricardo!

entao, eu passei um reveillon 97/98 (af maria, qto tempo!)em st barth's e amei! foi sem dúvida uma das melhores viagens da minha vida!
agora, estou querendo conhecer st martin, pois estou morando nos US e tem vôos diretos pra lá, o q facilita bastante.vc acha q vou me decepcionar muito?!rsrs

li tds as dicas q vc deu acima (que como sempre sao ótimas)mas fiquei na dúvida onde realmente devo ficar ancorada....em que parte da ilha?
estou viajando com uma amiga em junho próximo (como é o clima lá essa época?), detestamos esquema resort americano, amamos gastronomia, nao estamos no clima de compras e queremos curtir as praias e lugares típicos. nao estou à procura hoteis luxuosos/sofisticados, mas charmosos e confortáveis.

O que me sugeres?

abraço

raquel
ps: ainda precisa de visto p st barth? na época precisava.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Raquel! Aqui quem responde é A Bóia! As dicas sobre onde ficar em St. Maarten / St.-Martin estão neste outro post: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/st-maartenst-martin-como-escolher-seu-hotel/

E todas as dicas de St Maarten estão na página-guia:

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/st-maarten-st-martin-ricardo-freire

Não é mais preciso visto para St.-Barth.

Vinicius
ViniciusPermalink

Ricardo,

Então como eu tenho 8 dias, vc me recomenda dividir minha estada em 4 dias em St. Martin e 4 dias em St. Barth ?

Eu nao estou achando voo para St. Barth, apenas vôos para St. Martin. Então eu preciso no ultimo dia pegar um ferry ou aviao para St. Barth e daí então voltar para o Brasil?

Muito obrigado pela ajuda!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Para chegar a St Barth você tem que necessariamente passar por St Maarten. É difícil e caro confirmar vôos daqui. Se você vai primeiro pra St Maarten pode deixar para comprar lá, fazendo um shopping nos guichês do aeroporto. Há umas 4 cias. na rota.

Eu ficaria no mínimo dois dias em St Barth. Se pudesse, ficaria todos smile Mas vai depender do seu gosto. Meio a meio é uma boa política. Mas veja que St barth tem pouco para "conhecer". Em 36 horas você já traçou a ilha inteira. É um lugar pra curtir e repetir o que mais gostou à exaustão.

René Amaral
René AmaralPermalink

Fala Eduardo,

Tudo bem... Gostaria de aproveitar a sua experiência sobre essa viagem. Vou me casar em Setembro (2011, mas já estou correndo atrás de deixar tudo certo), fico no seu aguardo por e-mail caso possa me ajudar mais especificamente sobre o local e tals..

Muito grato,
René Amaral.

Nicole
NicolePermalink

Ola, o site como sempre esta otimo e as dicas excepcionais!

Vou passar por St. Maarten um dia apenas, durante um cruzeiro. Estou com dúvidas do que vou conseguir fazer em um dia.

Queria dar uma volta na ilha, mas pelo que eu li nao vai dar tempo...

Obrigada pela ajuda!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu optaria por (1) Mullet Bay + almoço no Calmos Café ou num lolô em Grand-Case ou (2) Mullet Bay + almoço em Orient Beach.

https://www.viajenaviagem.com/2010/06/st-maartenst-martin-as-praias/

https://www.viajenaviagem.com/2010/06/grand-case-o-lugar-mais-especial-de-st-martin/

Nicole
NicolePermalink

Otima dica!!! Muito obrigada.

Laisa
LaisaPermalink

Olá, Ricardo!
Li em um blog que St. Maarten é um local excelente para compras. Chegaram a falar que a ilha é um grande Duty Free.
Você saberia me dizer se as compras são melhores lá ou em Curaçao?
Obrigada!

Carlos
CarlosPermalink

Ricardo, preciso de uma indicação de rotas de aviões a partir de Curitiba onde moro. Fiz uma busca e todos os voos encontrados partem do brazil para Miami ou Nova York, totalmente inviavel. A Gol faz esse trajeto, mas nao consigo no site da Gol achar nada de passagem... Me ajude! Vou pra lá final de julho ficar uma semana.
Abraços.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A Gol deixa de operar a rota em março.

Para você o mais simples é ir via Cidade do Panamá. A Copa voa desde São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Manaus. Brevemente passa a operar também desde Porto Alegre e Brasília.

Leia posts mais recentes sobre St Maarten aqui:
https://www.viajenaviagem.com/category/st-maartenst-martin

Luciano
LucianoPermalink

Qual a melhor epocá para viajar a St. Maaten? No quesito tempo bom e movimento.

claudio
claudioPermalink

Ola, estou pensando em ir para st marteen e st barth na segunda quinzena de abril. Estou pensando em uma semana em cada ilha. É muito?
Com 15 dias como seria melhor a distribuiçao dos dias?
Aguardo. obrigado
Claudio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudio! Quem faz as duas ilhas normalmente gosta muito mais de St.-Barth. Deixe St.-Barth para o fim. Quanto tempo ficar depende do seu fôlego financeiro. St.-Barth é bem mais cara. Com 15 dias, considere também passar uns dias em Anguilla.

claudio
claudioPermalink

Ola, obrigado pela rapida resposta. Eu pensei justamente em ficar em st barth por ultimo, mas so fico receoso de uma semana em cada ilha ser muito e acabar achando que estou perdendo tempo. Eu li a parte de st barth para duros,rs e vi qeu tem umas pousadas que são acessiveis para nos, simples mortais e principalmente na segunda quinzena de abril, que é quando começa a baixa temporada. Vou dar uma olhada em Anguilla. Quantos dias vc indicaria por la? Talvez 4 dias em st marteen, 7 em st barth e uns 3ou 4 em anguilla, mas nao li nada ainda, vou procurar. obrigado mais uma vez e volto a tirar duvidas com vcs em breve.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudio! Cada pessoa tem seu ritmo. Eu nunca fui a St.-Barth, mas pelas descrições do Ricardo Freire sei que poderia morar lá grin

Não há nada o que "conhecer" em nenhum desses lugares. São férias para curtir a praia. Então todo dia é igual: ir à praia, jantar. Ir à praia, jantar. St Maarten tem mais praias, St Barth tem melhores restaurantes, Anguilla tem mão inglesa.

claudio
claudioPermalink

Vcs só inventam moda. Ate entao eu so pensava em st barth e st marteen, agora vcs me falaram em Anguilla,rsss.
Entao vamos la. Alguma indicaçao de pousada com bom custo x beneficio?
Quantos dias? 4 seria bom? Precisa de carro assim como st marteen?
Precisa algum visto?
Aqui não tem muita informaçao sobre Anguilla, ou pelo menos eu nao estou achando, por isso esse monte de perguntas.
obrigado mais uma vez

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudio! Não precisa de visto. Não é um lugar em conta. O Ricardo Freire recomenda o hotel Kú (não ria), em Shoal Bay, que tem boas tarifas fora de temporada.

Leitores que já estiveram por lá:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/st-maartenst-martin-os-passeios/comment-page-1/#comment-172781

https://www.viajenaviagem.com/2010/09/st-maartenst-martin-os-passeios/comment-page-1/#comment-176917

https://www.viajenaviagem.com/2010/09/st-maartenst-martin-os-passeios/comment-page-1/#comment-172716

Amigão, por favor não pergunte quantos dias. Não há limite mínimo ou máximo de dias para fica numa mesma praia. Só você pode saber isso. (Se você pergunta tanto, é um sinal poderoso de que essa não é uma viagem indicada para você.)

claudio
claudioPermalink

Obrigado boia.
A pergunta de dias é justamente para não ficar poucos dias ou muitos dias, mesmo gostando de nao fazer nada.
Por ex. se me perguntar quantos dias seriam suficientes para conhecer berlin,londres ou paris, eu diria 5, mais que isso ja é muito, menos que 3 já nao vale a pena ir, pois é pouquissimo tempo.
É somente para ter uma ideia e tentar aproveitar ao maximo.
Em Los Roques eu fiquei uma semana e foi otimo, achei o suficiente e é oque indico para quem me pergunta.
Obrigado por todas informaçoes e volto a tirar duvidas com vc, mas nao perguntarei mais de dias,rssss, eu garanto.
boa semana

Próxima viagem: Réveillon no Caribe – Así me gusta mucho! — Blog Vambora

[...] ver se essa é mesmo sua praia, dê uma lida nos relatos de viagem do Arnaldo e do Riq, para o mesmo lugar, e tire suas [...]

Roberto
RobertoPermalink

Alguma dica sobre agencia de mergulho (scuba dive) em St. Maarten?

E para chegar em St. Barth: barco ou avião?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto!

Leia sobre passeios em St Maarten:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/st-maartenst-martin-os-passeios/

Leia sobre como chegar a St Barth:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/st-barth-para-duros/

A Bóia
A BóiaPermalink

Informações completas e atualizadas sobre St. Maarten, clique:

Guia de St. Maarten/St. Martin