A Mônica Gribel vai pro Japão no fim do ano. Lembrei dela quando vi esse guia de moda em Tóquio na edição do mês que vem da Travel + Leisure, que já está no site da revista. É um roteirinho por lojas que valem a pena em Aoyama (chic), Ginza (clássico), Harajuku (teen), Daikanyama (vanguarda) e Shibuya (pop); pena que a página de endereços não esteja em japonês. (É impossível para um visitante descobrir, sem ajuda, onde fica um endereço como 3-5-30 Kita-Aoyama, Minato-ku).
Aproveito para repassar o único passeio em Tóquio que eu consigo ensinar sem que ninguém tenha a mínima chance de se perder.
Pegue a linha Yamanote (o trem de superfície que pertence à Japan Rail e na prática é a linha de "metrô" mais importante da cidade) e desça na estação Harajuku. Se for domingo, à direita da estação você já vai avistar as garotas do cosplay (diga: cossupurê), que se divertem fantasiadas de personagens históricos ou de animês futuristas -- e adoooram ser fotografadas.
Atravessando a rua, em frente à estação fica a Takeshita Dori, a Ladeira Porto Geral das teens toquiotas. Não recomendado para quem sofre de claustrofobia.
Voltando à rua da estação, se você caminhar para o mesmo lado do cosplay (à direita de que sai da estação), vai dar na esquina com a avenida Omotesando -- os Champs Elysées de Tóquio.
Um bom mapa da região está aqui.
Na calçada da direita estão alguns dos prédios mais bonitos de Tóquio, como este branquinho da Dior e o caixote minimalista da Louis Vuitton. Na calçada da esuerda fica um dos shoppings mais novos da cidade, o Omotesando Hills. (O mais novo é o Midtown, em Roppongi, não muito longe do primeiro dos shoppings modernos de Tóquio, o Roppongi Hills.)
Depois de cruzar a avenida Aoyama, a avenida Omotesando fica estreita e muda de nome, passando a se chamar Nire-ke Dori (veja o mapa aqui.) As lojas ficam ainda mais chiques; vai ser impossível você não perceber, na calçada da direita, o deslumbrante prédio em bico-de-jaca pós-moderno da Prada.
Querendo pegar o metrô, é só voltar até a esquina da avenida Aoyama, onde fica a estação Omotesando. Pronto. Passeei com você em Tóquio e nenhum de nós se perdeu.
E você? Tem alguma dica de Tóquio ou do Japão pra dar pra Mô? A caixa de comentários é pra isso mesmo.
48 comentários