A pousada da minha leitora

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

laje458.jpg

A leitora é do ViajeAqui, e o texto, também. Passa lá!

62 comentários

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Otexto é otimo, mas eu nunca tive o sonho de ter uma pousada. E trabalho de domingo à domingo! Mas, para quem já pesnou no assunto as reflexões iniciais estão ai! Parabens !

GiraMundo com Jorge Bernardes

Dá vontade de pregar esse texto do lado daqueles cartazes que costumo ver pela cidade "Curso - Monte sua Pousada", direcionado aos estressados de plantão...

Uma coisa que comentei lá no Viaje Aqui (só pra te deixar feliz Riq, porque é muito mais fácil comentar aqui..) é que eu observaria, também, especialmente se tivesse a intenção de montar uma pousada de autor, (como vc define), se a vila, vilarejo, etc tem na sua comunidade a intenção de preservá-la, como aquele lugar no sul da Bahia que vc uma vez escreveu aqui (Corumbaú, não é isso?).

Caso contrário, o pousadeiro não terá tempo nem de recuperar o investimento e o lugar já estará deteriorado.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Eu também nunca tive esse sonho, Ernesto...e pra falar a verdade, nem tenho vontade de ter casa na praia!
Ficar numa praia isolada e paradisíaca é maravilhoso para quem está de férias, mas quando se tem que ficar o tempo todo e lidando com o dia-a-dia do local, a coisa muda de figura. Dono de pousada não pode arredar pé, principalmente no começo do negócio.
E, para quem gosta de viajar, não poder tirar férias é algo complicado, não? wink

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Eu tenho certeza que 6 depois de eu estar na minha praia paradisíaca, no esquema "dona de pousada" eu ia estar tão enlouquecida quanto (senão mais) do que sou aqui em São Paulo...

Mas seria excelente se o litoral do Brasil de repente estivesse repleto de pousadas no estilo das da rota ecológica...

Aquele pedaço entre Fortaleza e Mundaú por exemplo, não tem umazinha pra contar história ( e eu acho Mundaú maravilhosa...)

Vou passar lá pra comentar tb...eita semana corrida...
beijso!

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Emilia, tô contigo e não abro! smile

Silvia B
Silvia BPermalinkResponder

Gostaria de aproveitar para lançar uma questão:

Por que não existem pousadas de autor no litoral norte de São Paulo e Paraty ??
Vocês conhecem alguma?
Algum palpite???

Abraços!!!

Ricardo Freire

Silvia B., em Ubatuba (na Almada) tem a Casa Milá, que não é luxuosa e tem um público fiel. Preciso conhecer todas as pousadas de Picinguaba; só conheço a mais cara (a Pousada Picinguaba), que é voltada para gringos (eu não recomendo para brasileiros), mas já me falaram bem das outras. No centro histórico de Paraty eu gosto muito da Urquijo -- que inclusive andou instalando camas box, que são raras por aquelas bandas.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Ricardo,
Te he dejado el cometario en el otro sitio (ViajeAqui), pero no sé cómo pasarlo a este blog.
Escribir en un espacio tan pequeño, me resulta muy dificultoso, no sé ni lo que pongo.

Ricardo Freire

Saiu direitinho, Carmen! Obrigado!

Daniela Siqueira

Uma dona de pousada aconselhou a minha tia (que estava peeeensando em abrir uma em uma cidade histórica de Minas): primeiro pega o calendário. Tá vendo os fins de semana? Risca todos. Você não vai ter mais fim de semana.
A minha tia desistiu wink

EduardoLuz
EduardoLuzPermalinkResponder

Riq, guardadas as devidas proporções é igual a você gostar de cozinhar e querer abrir um restaurante. Todo mundo gosta de se hospedar numa pousada charmosa mas administrar o negócio é que o problema. E além disso eu acho que um dos piores sentimentos é a expectativa de ter lotação suficiente pra aquilo virar economicamente viável. Voce já teve vontade de ter alguma coisa parecida ? (Pousada, restaurante, agência de viagens...)

Carla
CarlaPermalinkResponder

Em relação a agências de viagens, eu vejo de perto... Uma amiga minha abriu uma agência - o que para mim foi ótimo, claro... wink Já para ela, nem tanto, porque é um volume de trabalho enorme e ela quase não consegue mais viajar...

Rita
RitaPermalinkResponder

Pessoal, estou procurando um lugar interessante pra passar Carnaval no Brasil( exceto o Rio) em que a festa seja relativamente "tranquila", melhor ainda se tiver uma prainha, ja que vou sair daqui com a temperatura não muito longe de 0°C. Li o post do Ricardo (aquele da maratona dos carnavais) e Olinda me pareceu uma boa opção. Ainda é o caso? Normalmente, nunca organizo uma viagem com tanta antecedência, mas como sei que nessa época é no minimo arriscado não reservar bem antes, jah tô querendo fechar o hotel. Explico: marido é francês, quer por quer passar pelo menos um carnaval aih, eu não sou louca por carnaval (nem contra), topo qualquer programa se a companhia for boa, ele gosta bem duma festa mas acho que não aguentaria ( e nem apreciaria) o estilo Salvador. Eu gosto muito do Rio, mas não nessa época. Alguém tem alguma outra idéia?

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

A Pousada Santa Martha das Pedras, em Picinguaba é de um amigo meu.
Qualquer coisa, don Ricardo... estou às ordens.

Guilherme Lopes

Responde aí, Riq!

E se der, digita aí uma mini biografia...

; )

Ricardo Freire

Ouço falar muito bem dessa pousada, Zé Maria.

Ricardo Freire

Algum leitor do Recife sabe dizer se Boa Viagem continua sem carnaval?

Porque se continuar, Recife/Olinda oferecem carnaval quando você quiser e tranqüilidade quando você preferir. O hotel que eu recomendo em Boa Viagem é o Beach Class http://www.atlanticahotels.com.br/atlantica/hoteis/estrutura.asp?Numfuncionalidade=292&NumHotel=19&Cidade=Recife .

No Rio falam muito do renascimento do carnaval de rua, com blocos de sujo.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

O dono de lá (como diz um amigo meu, de uma forma que eu gosto muito!) é um sujeito formidável.
Gostaria que vcs se conhecessem.

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Rita:

Sei que não é isso o que vc quer, mas vou falar umas coisinhas só pra vc pensar um pouquinho: o que aparece como sendo o Carnaval de SSA é só uma parte do que é o Carnaval de Salvador.

Tem aqueles circuitos de blocos, muita molecada, uma confusão, mas tem um "off-off-circuito" que é muito legal, relativamente tranquilo e para gringo então, nem se fala.

No Pelourinho às 6as feiras tem um monte desses blocos antigos, pequenos, fantasiados, que sobem e descem aquelas ladeiras - tem bloco que mistura até atabaque com sax, é uma super diversidade e vc pode ficar bebericando tranquilamente nos botecos da região, até esperar o Olodum sair (toda sexta, entre meia noite e uma hora) - que é emocionante. Eles saem da concentração, percorrem o Pelourinho com aquela batida que não dá pra dizer que não é linda, e só depois vão pra Castro Alves começar o circuito (eles começam de lá, pelo menos na 6a).

No sábado a noite tem a saída do Ilê Ayê no Curuzu - e de novo, aquilo é super cultuado, vai o Prefeito, Gil, etc. etc. lá pra Libérdade ver o Ilê sair. Sempre tem muito gringo, porque - de novo - é uma coisa impressionantemente diferente, uma ida à Africa bebendo cerveja...

Eu mesma não gosto do circuito "tradicional", acho meio jeca, e coisa pra molecada. Eu sugeriria ficar hospedada lá pros lados do Stella Maris, pra lá de Itapoan (o que te garante sossego e praia boa), e contrataria alguém pra te levar pra "cidade" nesses 2 dias.

Ah! O arrastão do Carlinhos Brown na 4a feira de cinzas é im-per-dí-vel, e super tranquilo para ir, não tem o menor problema. E pra fechar, vcs podem ir assistir missa de 4a feira de Cinzas no Bonfim....

É isso. Pense a respeito, sem preconceitos (nossa, que rima horrorosa...)

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Ricardo, só agora li o teu comentário sobre o Rio: eu passei lá o último Carnaval, e foi ótimo (não é Salvador, mas foi muito legal). Vc tromba com os blocos na rua, e ver as Carmelitas em Sta. Tereza é muito, muito legal. Eu não consegui acordar pra sair no Bola Preta e no Boitatá, mas quem foi disse que é ótimo.

Eu gostei, achei o máximo mas...a bahia é o cóóração do Brasil, e o baiano é mesmo um povo a mais de mil, como diz a música...

yara xavier
yara xavierPermalinkResponder

A última vez que estive durante o Carnaval em Recife presenciei uma boa briga: o povo de Boa Viagem se voltava totalmente contra uma recém invenção: carnaval na avenida com Axè!!! Isso mesmo, igualzinho a Salvador. Não como isso ficou, mas espero que Boa Viagem tenha vencido. Mas, o bom mesmo é ficar fora. Por exemplo, Maria Farinha. É um sossego só e fica somente a 30 minutos de Olinda. Ou seja, Carnaval quando dizer e absoluto sossego quando preferir, com direito a cirandas em Itamaracá, que é pertinho - basta atravessar o rio.

Ricardo Freire

"Complementando" (odeio essa palavra) a Flavia: Rita, bastante coisa mudou em Salvador desde aquele carnaval de 99; hoje os adultos ficam mais é nos camarotes, mesmo lol , que se disseminaram bastante. Tem o bloco da Margareth Menezes, Os Mascarados, que não tem abadá; você vai com a fantasia que quiser. É bem bacana. Mas eu vou discordar da Flavia no quesito hospedagem -- acho Itapuã-Stella Maris muuuito longe da cidade. Eu ficaria no Mercure do Rio Vermelho, que também está fora da muvuca mas a meio caminho entre as praias e o carnaval (e com uma saída fácil para a avenida expressa que leva até a cidade antiga e que não fica interditada durante o carnaval).

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Concordo com vc Ricardo, mas é que o Mercure é bem caro pro que oferece no Carnaval, aquela piscina fica parecendo o piscinão de Ramos e...tem muita bagunça...depende muito do espírito e do bom humor do casal...
Eu sugeri o Stella porque aí eles vão estar praticamente com o pé na areia para irem pro Lôro ou pro Francês...

Eu saí na Margareth um ano, é muuuito legal (vou contar um segredso: também saí num bloco que ninguém conhece, só os baianos, de samba de raiz, com o Fundo de Quintal em cima do trio elétrico - vc chega na Castro Alves cantando "deixa a vida me levar", e todo mundo tem pra lá de 45, 50 anos.... Vc sai de chapéu branco, e todo mundo tem um lencinho para limpar o suor...Meus amigos do "circuito tradicional" me achavam uma completa goiaba, mas...eu sou eu né?).

Ricardo Freire

É que todo mundo está dizendo que o carnaval do Recife Antigo está mais legal do que o de Olinda, Yara...

Ricardo Freire

'Tchindji, Flavia... mas eu já fiquei lá no Sofitel e era uma viaaaaagem pra ir e pra voltar. Melhor do que usar a piscina do Mercure é ir até o clube de praia privado que agora tem em Amaralina...

yara xavier
yara xavierPermalinkResponder

Recife Antigo é diferente. Tem um clima mais intimista (se é que isso existe no Carnaval). Muitos shows com as excelentes bandas locais e outras já não tão locais assim e, melhor, bares com mesas e cadeiras para a gente sentar, com direito a usar o banheiro. Coisa que em Olinda não existe.

Ricardo Freire

Quero ver se vou ano que vem, Yara mrgreen

Caio
CaioPermalinkResponder

Riq, em qual site eu posso comprar os tickets de trem entre Lisboa - Bussaco - Porto? Vale a pena comprar agora para viagem em NOV?
E Entre Madrid e Barcelona, vale a pena parar onde e comprar os tickets por onde?
Obrigado

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Ricardo, como sempre, vc está coberto de razão...Aí fica perfeito mesmo...
Consider me bowing in front you, master... : lol:

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

saco, eu nunca consigo me concentrar pra fazer essas carinhas direito...

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

ai, cheguei tarde na conversa, mas pra mim carnaval é em Salvador, e atras do trio ! Acho que nao tem essa coisa de idade não ! So é ter disposição. Eu adooooro ! Ja fui cinco vezes e ainda quero ir mais mesmo levando o marido (que adoooorou a folia) !!! Um hotelzinho que eu ja fiquei em Salvador é o Pituba Plaza, fica em frente ao Jardim dos Namorados, no meio do caminho entre o aeroclube e a folia do carnaval. Gostei tanto que virei "fregueza" de la !

Pedrinho
PedrinhoPermalinkResponder

Oi Pessoal,

Graças a deus não existe mais carnaval oficial em Boa Viagem. O carnaval de olinda é um dos mais irreverentes que conheço. Vale a pena ir no sábado que é o dia menos cheio. (mesmo dia do galo da madrugada). Se tiver um tempo, recomendo vir uma semana antes do carnaval. As prévias do "Quanta Ladeira", "Guaiamum treloso", e outros blocos são muito legais e acontecem durante o mês inteiro.
Se quiser conforto no meio da folia de Olinda, recomendo se hospedar na Pousada do Amparo ( http://www.pousadadoamparo.com.br/ ). Caso queira conhecer Olinda e o carnaval do Recife Antigo, é melhor ficar em Boa Viagem mesmo. Ainda pega uma prainha.

Ricardo Freire

Obriagado, Pedrinho! A Pousada do Amparo está com uma ala nova que parece muito bacana. Mas durante o Carnaval é bom levar tapa-ouvidos (ou Dormonid...)

Ricardo Freire

Caio, o Bussaco fica perto de Coimbra. Dá para ir de trem a Coimbra, mas se você se hospedar no Bussaco, é melhor estar de carro.

Se você alugar carro, alugue antes de chegar. Se for de trem, compre as passagens depois de chegar.

Madri-Barcelona você vai fazer de avião, incluindo na passagem intercontinental, não é isso?

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Flávia, o nome do bloco de samba é Alerta Geral, e eu também acho um dos mais legais do Carnaval de Salvador. Aliás, de tanta coisa "mais do mesmo", só dá pra prestar atenção no que tem algo diferente: um bloco de samba, o Olodum (que é samba-reggae), o Gandhi...

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Quando eu passava carnaval em Olinda, numa outra encarnação, eu achava insólito os blocos matinais, em que o povo acordava "de oitcho horas" da manhã pra pular num bloquinho óootemo às nove da madrugada. Isso durava todo o dia...haja pau-do-índio. Quando chegava a noite, nenhum folião aguentava nem ouvir um tambor. Todo mundo em casa de pés pro alto grin

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Riq, réupi:
Tenho uma amiga amiga que tá indo pra Berlim, e eu, toda exibida fui dizer que tinha tuuuudo sobre Berlim aqui, mas não tô conseguindo acessar, pois está sob os grilhões da VT...Como eu consigo acessar isso
:+oops+:

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

O negócio é VIAJAR! De preferência pra pousada dos OUTROS!

Salam Aleikum!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

CARLA, além do que agência de viagens não dá dinheiro!

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Vejam, e o comentário do Arnaldo que trabalha no setor hoteleiro!

Mas, o que eu já pensei em fazer, seria uma operadora de turismo, mas para algum público bem focado.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Ernesto, POUSADA e HOTEL podem ser lucrativos. AGÊNCIA de viagens é que não. OPERADORA turística,sim.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Aqui Meilin
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/04/15/berlim-pra-mira/
Podes tb escrever Berlim do retanglinho busca
Ou ir diretamente para cidade na coluna da direita.

Paulo e Ana
Paulo e AnaPermalinkResponder

A Ana e eu passamos o primeiro carnaval em Recife há 5 anos, desde então batemos ponto no Recife antigo, vale muito a pena pessoal, sempre gostei de carnaval, porém quando se começa a namorar vc precisa de lugares como Recife, desde crianças, velhinhos, vc vê de tudo blocos de 2 componentes até de 200, é bloco de faculdade, de bairros e até da terceira idade.
Um lugar interessante de ficar assistindo e tomando um whisk com agua de coco é a praça do arsenal, no bar do arsenal.
Paulo

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Arnaldo

Vamos conversar sobre isto também...

Marcel Alcantara

Nem acredito que tomei coragem de escrever aqui! É a 2ª vez, a primeira foi no post sobre a proposta de reedição do Freire’s que eu espero ansiosamente.
Vamos as apresentações, me chamo Marcel e moro Rio e passei a acompanhar as suas andanças depois de ler uma reportagem sobre você na Viagem & Turismo de Janeiro de 2000. Era uma que tinha umas fotos engraçadas tiradas dentro de uma piscina.
Eu sou seu leitor e compartilho do mesmo sonho da sua leitora que escreveu no ViajeAqui, que é a de ter uma pousada também. Queria ser jornalista, mas esse sonhou acabou me levando para faculdade de Hotelaria, que ainda estou cursando. Seu texto é maravilhoso, nos bota com os dois pés no chão, mas ao mesmo tempo não nos desanima!
Mesmo sabendo das dificuldades de acesso, o que você acha de uma pousada de autor (adorei esse termo) em Boipeba?

PS 1 – Passei a ter horror daquelas cadeiras de plástico.

PS 2 – Faz mais ou menos 3 meses que eu descobri o seu blog e a partir dele o Beto, a Mô, o Arnaldo, a Carla, os Destemperados e muitos outros passaram a fazer parte também da minha vida!

Abraços.

Marcel

Paulo e Ana
Paulo e AnaPermalinkResponder

Riq,

Taí um assunto que a gente pode dar umas boas dicas: carnaval em Recife. São 5 anos consecutivos curtindo Recife antigo!

Recife antigo não se compara a Olinda, que se tornou perigosa, sem aquele clima mais "familiar" que existe em Recife.
indico como hotel o Beach Class, no entanto, faça reservas com antecedência, pois cada ano que passa está ficando mais concorrido.
Em Recife chamam o Carnaval Multicultural, e é separado em pólos de diferentes rítmos. E o melhor é que não é necessário gastar com abadás para participar. Basta reservar uma boa mesa na calçada (Praça do Arsenal é minha dica), assistir os blocos passarem e, se quiser, ir junto com ele. Claro que existem algumas festas fechadas, mas o espírito que o torna único é o fato de pessoas de todos os tipos e origens, ricas, pobres, crianças ou adultos, em familia ou sozinho, todos brincam juntos, sem nenhum tipo de distinção.
Outro ponto importante é que a festa começa cedo, tipo 5 da tarde. Então no dia seguinte, se quiser aproveitar o dia em Porto de Galinhas ou alguma outra praia, não se perde 1/2 do dia dormindo...

Vamos postar algo sobre nossos carnavais em Recife! E se está realmente pensando em ir pra lá no ano que vem, Riq, seria um prazer encontrá-lo lá! Já estamos pensando nas fantasia que vamos usar!!! rs

Abraços

Ana

Paulo e Ana
Paulo e AnaPermalinkResponder

Poxa, Riq...

Só agora eu vi que o Paulo tb postou... Pra vc ver, Recife é nossa paixão!!!

Inté!

Ricardo Freire

Ótimas dicas, Ana!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Que bonitinho, Marcel! Bem vindo!

Lena
LenaPermalinkResponder

Nossa!! Tenho amigos donos de uma agência de viagens, já com diversas franquias, que estão muuuuuito bem! Acho que depende do nicho e do talento para tocar o negócio.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar