Aline e o Freire's

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

mundau450.jpg

Minha querida cunhada Aline era a checadora de tarifas do Freire's. Entre 2001 e 2004 (quando fiz a última atualização do site, antes de começar a dedicar todo meu tempo internético ao blog), uma vez por ano ela conferia as diárias de todos os hotéis e pousadas listados no site (nunca contei, mas devem ser pelo menos uns 200).

Não era uma tarefa fácil.

Primeiro porque -- como qualquer um de vocês que já tenha tentado fazer uma reserva numa pousada não muito estrelada deve saber -- é enorme a chance de você ser atendido por alguém que não sabe, ou não pode, dar as informações que você quer.

- A moça que faz isso tá pra cidade, dava pra senhora ligar mais tarde?

Depois, porque a técnica de coleta de informação do Freire's requeria que ela se passasse por turista, evitando ser reconhecida como pesquisadora. Por dois motivos. Um, prosaico -- quem acreditaria na existência de um guia chamado Freire's? O segundo era de natureza prática: ao informarem tarifas oficiais, hotéis (invariavelmente) e pousadas (com menos freqüência) tendem a divulgar as tarifas-balcão, bem mais caras do que as praticadas na vida real. (Na minha opinião, publicar as tarifas oficiais dos hotéis é o único defeito objetivo do Guia 4 Rodas.)

Claro que eu me precavinha, com um disclaimer (pára-queixas? desqueixumador?) explicando que os preços tinham sido coletados informalmente e estavam sujeitos a alterações. Informalmente, no caso, significava pela Aline.

As pesquisas eram feitas sempre em outubro e novembro, quando seria mais fácil pegar as tarifas de baixa e de alta temporada. "Vocês já têm preço pra janeiro?", era a segunda pergunta do script. Às vezes não tinham. "Ahn. E você lembra quanto vocês cobraram no verão passado?". Não era mole, não.

Às vezes eu digitava errado o número do telefone -- mas ela, antes de me perguntar se o telefone estava certo, ligava para a Telemar ou outras pousadas da cidade, e na maioria das vezes me corrigia o número sem que eu precisasse voltar aos meus alfarrábios.

E quando a pousada não atendia? Ela não sossegava até achar alguém que informasse se a pousada ainda existia ou não.

De vez em quando ela me contava ter sido reconhecida pela pessoa que tinha atendido sua ligação no ano anterior.

- Ô, dona Aline! Como vai?

Uns dois meses atrás, já fraquinha, a Aline soube que talvez eu atualizasse o Freire's de novo este ano -- e ficou preocupada que eu não pudesse contar com ela para a checagem das diárias. Mas não fugiu à luta. "Devagarzinho eu dou conta", ela disse ao Nick, que só me contou esse episódio agora.

Bonitinha.

26 comentários

GiraMundo com Jorge Bernardes

Isso se chama perseverança! Legal saber que o guia não tem apenas sobrenome Freire, mas também alguns nomes e entre eles o da Aline.

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Riq, outro abraço.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Bacana saber um pouco mais do 'backstage' do Freire's. Esse é um trabalho para alguém de muita paciência e jogo de cintura, que ela, com certeza, devia ter. Dá gosto de ver alguém que, numa situação grave, não tem pena de si mesmo e nem simplesmente abandona tudo.
Obrigada por mais essa história, Riq. Espero que vocês estejam bem.

Diogo
DiogoPermalinkResponder

Lindo Riq! Me arrepiei...

Ela vai ajudar bastante ainda, tenha certeza. Quando estiveres em apuros, com um pepino gigante que só a Aline resolveria, tu vais olhar pro céu, falar com ela e ela vai te enviar uma energia mega-positiva lá de cima. Fica tranqüilo, ela tá olhando por ti, e sempre estará smile

Beijo nocêis, durmam bem e boa noite

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Riq,

Receba toda a energia positiva enviada aqui da Europa!!!

Muita força !!

Um bjão!!

Marcio

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

É preciso talento , muito talento amor generosidade e perseverança.
Como tu mesmo falas Riq : ... " olha, eu não faço isso não "..

Guilherme Lopes

; )

Cássia
CássiaPermalinkResponder

Beijo grande. Nos dois.

Lafa
LafaPermalinkResponder

Pensei em te mandar mandar essa ideia por email. Primeiro porque pode ser uma pessima ideia wink Segundo porque pode ser uma mais que pessima ideia wink smile

Mas que tal essa atualizaçao do Freire's ter a ajuda desses teus (daqui ou atraves daqui) amigos?

Por exemplo: Lafa (ou nem precisa nomear, pois não devo ser o único daqui por aqui), tem por ai o hotel tal, ou a pousada tal. Ai vou la ou ligo, pego os dados, se der bato fotos, e te mando (podes criar um email especifico pra isso), ou te informo por aqui.

Bem... eu topo!

Ricardo Freire

Lafa, você quer que eu não viaje mais, é? lol

Agora, sério -- já que eu perdi os prazos para refazer o Freire's de papel, estou pensando em refazer o da internet, mesmo, com ferramenta Wordpress. E eis que, a exemplo do que acontece por aqui, estou estudando como aumentar a interatividade e o espaço para dicas e fotos dos amigos...

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Ricardo,
porque vc escrevu que "já perdi os prazos para refazer o Freires's de papel"?
Oh, por favor, eu gosto muito daqui, mas para mim o Freire's no papel é fundamental! Estou esperando...

Ricardo Freire

Elisa, é que eu não vou poder sair de São Paulo pelo menos até o início de outubro. Para ser publicado para este verão, o texto precisaria estar pronto e atualizado agora em agosto. No ano que vem, quem sabe...

Michel Gorski
Michel GorskiPermalinkResponder

Riq,
Nas praias continuamos mirando para o horizonte.
Forte abraço.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Riq, de papel ou não, o importante é que o Freire's continue! E que você continue viajando bastaaaaaante! Beijo grande e abraço apertado para vc. wink

Carla
CarlaPermalinkResponder

Riq, bom te ver escrevendo assim sobre a Aline... Nada melhor do que compartilhar as boas lembranças das pessoas que amamos - me senti uma privilegiada lendo esse texto! Beijo grande! grin

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq,
Fiquei com os olhos marejados ao ler seu texto contando o papel que a Aline tinha em sua vida, e como foi e é generosa e amiga ao fazer isso tudo para você sem esperar retribuição, nem reconhecimento externo. Mais do que uma colaboradora sua, a Aline é queridíssima sua e passou a ser de todos nós. É muito difícil perder o convívio de nossos queridos, mas como o Diogo disse ela vai continuar ao seu lado, em plano muito mais favorável à dar aquela "mãozinha" que você intuitivamente perceberá que foi dela. Papai do céu com certeza recebeu ela de braços abertos. Beijão nas bochechas pra vocês lol

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, enfatizando as palavras da Emília, que dignidade Aline demonstrou até o fim, exemplo pra todos. Certamente é um pessoa linda.

Distribui trabalho como o Lafa sugere, amigos são pra essas horas. Não pergunta se quer, vai e diz qual a tarefa de cada um wink

Majô
MajôPermalinkResponder

oops uma

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Hummm... ótimas idéias ...
Especialistas locais atualizando dados ..

Top Posts « WordPress.com

[...] Aline e o Freire’s [image] Minha querida cunhada Aline era a checadora de tarifas do Freire’s. Entre 2001 e 2004 (quando fiz a […] [...]

Romildo
RomildoPermalinkResponder

Oi, Rique
Li meio rápido o relato do Fasano e repassei o email para casa para ler com calma... daí, em casa e com tempo, cheguei na viagem da Aline... Beijos solidários em você e principalmente no Nique.
R.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Riq, belíssima homenagem. A Aline, ao nos olhar lá de cima, certamente deve ter ficado com lágrima nos olhos.

Um forte abraço.

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

As pessoas mais valiosas são as que deixam as melhores recordações.

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Riq,
Soh tem que ser GRATO por tido alguem tao especial em sua vida...
Agora, com certeza, ela estah assegurando uma vaga pra vc, lah em cima...Fica tranquilo...
Pode contar com a gente pro que der e vier...
smile

Carol
CarolPermalinkResponder

Pessoas grandes!! Aline era grande!
Riq,
Olha só ..esse final de semana tive o belo convite para ser madrinha de batismo e a triste noticia do falecimento de um tio.
E passar por esses extremos nos lembra que estamos vivos...

Adriane Lima
Adriane LimaPermalinkResponder

Bela homenagem!

Um forte abraço...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar