Atualização: passaporte em São Paulo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Em São Paulo agora o serviço de emissão de passaporte precisa ser agendado pela internet:

O link é este: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

Se você chegou aqui pelo Google, desconsidere os comentários, eles estão desatualizados.

O Ernesto foi tirar seu passaporte novo e traz informações quentes do front:

Viajante também tem seu percalços. Meu passaporte está vencendo, então é hora de trocar o verde pelo azul.

O Jorge disse que bastava passar a tarde no Shoping Eldorado para ser atendido. Jorge, infelizmente não é mais assim. Quem quiser ir ao Shoping Eldorado, deve ir às 5 da manhã, buscar senha.

O menos pior é na Policia Federal, no máximo até 10 da manhã. São apenas 500 senhas. Pegue a senha, logo na entrada, suba e veja a espera que ocorre. Como são umas 2 a 3 horas de fila, sugiro um passeio relaxante (mas não gozante) no Parque Cidade de Toronto, ao invés de ficar na Policia Federal. Eu peguei senha às 10 e só fui chamado às 15 horas. O único estacionamento disponível cobra 12(!!!) reais pela primeira hora, mas voce pode encontrar vagas na rua perto da Administração Regional da Lapa, onde há movimento, e é seguro porque é lá perto. Andar um pouco faz bem para a barriga e para o bolso.

Não é mais necessário tirar foto para o passaporte, mas não esqueça de levar CIC, identidade, título de eleitor e certidão de quitação eleitoral (é obtida na Intenet) TODOS ORIGINAIS, assim como seu passaporte vencido. Deve-se preencher o formulário antecipadamente, no site da Policia Federal, e pagar a guia em qualquer banco.

Pelo menos, o jovem policial federal que me atendeu foi muito simpático… Até falei do blog para ele…

Ops: o Jorge esclarece que foi ao shopping Ibirapuera, não ao Eldorado. Se alguém souber se o atendimento à tarde no Ibira continua expedito, por favor nos avise...

57 comentários

GiraMundo com Jorge Bernardes

Eu fui no Ibirapuera. Prometo que vou tentar conferir, mas na época que fui a situação no Eldorado já era caótica.

Graciele
GracielePermalinkResponder

Eu fiz no Shopping Metro Tatuapé e foi rápido! Fui à tarde, em 10 minutos me atenderam e me mandaram voltar dali alguns dias. Não poderia ser uma opção esse endereço?

GiraMundo com Jorge Bernardes

Eu concordo Graciele. Qdo fui ao Ibirapuera, eles comentavam que as pessoas vão direto na Lapa e no Eldorado e que não consultam outros endereços. Afora o do Ibirapuera, tem também no Shopping ABC e acredito que o do Tatuapé é novo.

Ricardo Freire

Para quem mora ou trabalha perto do metrô -- e quando o metrô não está em greve cry -- esse posto do Tatuapé me parece perfeito.

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Riq

Viu como é legal termos informações novas!

Eu mesmo não sabia que seria tão simples no Shoping Tatuape.

Lendo e aprendendo!

Ricardo Freire

No shopping Tatuapé foi onde eu consegui comprar um chip novo para o meu celular, depois de passar em mais ou menos oito lojas da Tim...

Lena
LenaPermalinkResponder

Quando eu renovei o meu também fui no Ibirapuera e a tarde, porque naquela época já era uma loucura de manhã.

É como laboratório de análises clínicas. De manhã, a fila mínima é de 2 horas!! Depois das 10h, fica vazio!!

Celso Nishi
Celso NishiPermalinkResponder

OFF.: Olá estou querendo comprar passagens pro Peru e reservar hotéis por lá também mas não queria pegar pacotes pois não gosto dos passeios que vem junto com eles. Alguem poderia me indicar uma agencia boa daqui de São Paulo. Vou na última semana de setembro. Leio muito esse blog mas nunca comentei nada! Obrigado.

Ellen
EllenPermalinkResponder

Eu também fui no shopping Tatuapé(à tarde) e foi bem tranquilo.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Eu fui no shopping Tatuapé, que é do lado da fábrica e consegui na boa.
Fiz isso tem um tempo, mas outras pessoas aqui da empresa também foram lá e conseguiram facilmente.
A única chatice foi a implicância deles com meu RG do RJ. Tive que mandar buscar a minha certidão de nascimento.

Alemiro Jr.
Alemiro Jr.PermalinkResponder

Celso,

Estou indo pro Peru (mais especificamente Machu Picchu) no final de agosto e também fugi dos pacotes.
Passagens vc pode comprar direto com a Taca (www.taca.com) que opera os vôos por lá ou mesmo com um agente de viagens (se interessar, me mande um e-mail que te passo o contato do meu)
Hotéis (ou albergues) vc pode reservar no www.hostelworld.com, onde vc pode verificar a disponibilidade, fotos dos quartos, notas e opiniões dadas por quem já se hospedou por lá. Tem pra todos os gostos.
No mais, se tiver alguma dúvida, escreva!

Abraço!

Alemiro

Hugo
HugoPermalinkResponder

Celso, agência eu não sei qual pode te ajudar, mas olha o site da Carla que certamente encontrará algumas boas dicas: http://idasevindas.wordpress.com/

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Obs... quem vem a tarde na Lapa, não e atendido, pois não há mais senas disponiveis.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Quem precisar renovar com direito a churrasco e mate vem
pra POA , não tem fila lol

GiraMundo com Jorge Bernardes

e em Porto Alegre vc ainda ganha o privilégio de renovar por um passaporte verdinho!!!!! dos antigos!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Celso, quando estive lá em 2003 eu fui pela Pisa Trekking, que tinha um roteiro bacana de 2 semanas por US$ 1.400. Eles prestaram um bom serviço e o que gostei foi que tudo era feito exclusivamente para nós, pois não havia grupo. Hoje eu sei que está bem mais caro, então a melhor dica é realmente ver o site da Carla, que tem um planejamento super bem-feito para quem vai sozinho.

Clau
ClauPermalinkResponder

No site da PF não consta mais o metrô Tatuapé como opção, achei que tinham desativado... Mas minha tia foi no Shopping Internacional de Guarulhos e foi atendida assim que chegou. Chegou, sentou, fez a foto, preencheu os dados e saiu. Rápido, rápido.

Celso Nishi
Celso NishiPermalinkResponder

Valeu pessoal, obrigado pelas dicas!! Abraços.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Meu irmão está nessa vou avisar ele.

Vocês sabem de tudo!!!

Abs!

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Riq

E por isto que este é o mais atualizado e mais util site para viajantes... E, evita que outros percam tempo nas filas, como eu... O site da PF realmente não fala no Shoping Metro Tatuapé, e em primeira mão para a tripulação...

Julia
JuliaPermalinkResponder

Não conhecia seu blog e adorei. Estou vendo que ainda tenho muuuuito o que aprender...

Diego Dotta
Diego DottaPermalinkResponder

Aqui em Florianópolis agora é com reserva, positivo ou não, agendar nem parece coisa do Brasil.

Mira
MiraPermalinkResponder

Riq -e colegas do blog que eu adoro -eu fui pegar o meu passaporte azul ontem mas na Policia Federal da Lapa...depois de me contarem da senha ás 5 da manha no frio no Eldorado( inform. do guarda que barra as pessoas na porta) -cheguei ás 7.55h dia 24/7 num frio enorme e tinha uma fila de umas 10 pessoas gelando -ninguem te diz qdo abrem os portões ás 8h que vc tem que ir pra esquerda formar a fila pra senha -vc é empurrada pra fila geral em frente e só depois de chegar a sua vez elas te perguntam -cade a senha..e vc vai atras do tempo perdido.. mas depois fui atendida em meia hora e sai de lá 8.40h pronta pra devorar um cafe fora dali- o passaporte estava pronto dia 1/8, fui dia 2 e recomendo não ir pela marginal lotada que demora um tempão e sim pelo caminho do mercado da Lapa ,sgue a ponte vira a esq. e seg. á direita que ontem em plena greve levei em 20 minutos da Av. Faria Lima- eu fui as 12h horario rec. pelo atendente -cheguei la tinha pilhas de gente esperando pra tirar passaporte -retirar tbém não tem ninguem que te explica qquer coisa mas são os guiches á direita e vão chamando pelo nome e vc tem que novamente colocar o seu dedo e asinar o pasaporte e o protocolo-imagina no meio de 500 pessoas -qdo cheguei só tinha uma pessoa entregando mas depois apareceram outras... lentamante e peguei o passaporte em meia hora -OBS .qdo desci as 12.30h ví que ainda estavam dando senhas para pedir passaporte apesar de me parecer tudo cheio -tem estacionamento bem em frente - custa R$10,00/hora

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Não beba muito no final de semana. rs...
http://www.youtube.com/watch?v=fM1ujosaDTE

Leandro
LeandroPermalinkResponder

O meu passaporte americano venceu a dois meses, não vou renovar porque não pretendo voltar aos EUA, só volto se precisar muito, pois só pensar em ser tratado como gado com febre aftosa nas embaixadas americanas (a ainda pior nas alfândegas) já anula muitos motivos para ir. Os EUA tem muitos lugares/cidades interessantíssimos (gosto muito de NY e fui algumas vezes), mas acho que o brasileiro só deveria viajar para lá se fosse urgente, porque nós não somos bem vindos, e eu não me sinto bem estando num local onde não sou bem vindo. Tem gente que não se incomoda, aí tudo bem.

Malu
MaluPermalinkResponder

Tem tb. no Shopping de Alphaville, super rápido. Não fui pessoalmente, me contaram. smile

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Comandante e tripulantes, passei no Terra agora pouco antes de ir fazer as fotos da parada gay aqui de Amsterdã e olha só a notícia que eu encontrei.

Turista brasileiro pode ser liberado de visto nos EUA.

Será que é isso mesmo?

Riq, se acontecer isso os Americanos também não terão mais que tirar o visto para entrar no Brasil. Rsrsrsrsrsrs!!

Eu coloquei a notícia no blog e segue o link da notícia no Terra http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1808790-EI306,00.html

Abs!

acordabrasil
acordabrasilPermalinkResponder

Parabéns pelo blog !
Muito bom!
Adicionei seu blog no meu Blogroll...

www.acordabrasil.wordpress.com

Abraços e acesse meu blog se puder...

obrigado.

Salete
SaletePermalinkResponder

Dei entrada no meu no Eldorado e ainda não ficou pronto (10 dias)
Meu filho passou no Eldorado às 4 da manhã, pegou 4 senhas brancas (somos 4 na família) e me disse que eu tinha de trocar pela senha amarela às 9h30. O que eu fiz, perdi cerca de 1hora e 20 minutos nessa troca. Nós éramos de 68 a 72. O rapaz conferiu os documentos de todos (nesse horário é preciso levar tudo, documentos originais) e disse que nosso atendimento seria lá pelas 13h. Às 14h fomos atendidos, fotos, digitais, tudo completo.
Por que eu escolhi o Eldorado? Porque moro pertinho.
Eu não gostaria de ir a Guarulhos, nem à Lapa.
Salete

Pablo
PabloPermalinkResponder

Acabei de voltar da PF em Belo Horizonte. Cheguei às 7h50, uma fila (não diga!) aguardava do lado de fora. Umas 30 pessoas. Às 8h o portão abre e a fila vai para dentro do prédio. Não é necessário chegar tão cedo, se chegasse às 8h50, praticamente não haveria fila. No guichê, uma meia-hora depois, você mostra identidade e pega uma senha para o dia 3 de setembro (quase um mês), para finalmente apresentar a documentação completa. Daí, volta em três dias úteis pra pegar o passaporte. Achei que, apesar de ter que ir ao local três vezes, acharam uma forma de racionalizar as filas e a espera (tucanaram a burocracia!). Agora, um mês pra entregar a documentação...tsc...tsc.

Tony
TonyPermalinkResponder

O princípio do fim do suplício (pelo menos para os paulistas)?

Solicitação de passaporte terá hora marcada pela internet em São Paulo

Rodrigo Purisch

Segundo o texto, no momento, são 12 dias de espera para entrar com os documentos. O negócio é planejar com antecedência. Prefiro esperar 12 dias para entregar a documentação e não passar 4 horas ou mais em uma fila!

Tomara que a novidade se espalhe pelo Brasil a fora.

Andreza
AndrezaPermalinkResponder

Bom dia .. Gostaria de saber como faço para tirar meu passaporte ?
Quero ir pro Japão .. me ajudem !! Ah.. em Alphaville é possivel ?

VALEU !

Ricardo Freire

Andreza, em São Paulo o serviço agora é agendado pela internet.
http://www.dpf.gov.br/web/servicos/passaporte.htm

Para o Japão você vai precisar de visto.

fabiana
fabianaPermalinkResponder

Eu fui hoje 20/09/2007 no shopping metrô tatuapé, na policia federal e disseram que NÃO ESTÃO TIRANDO PASSAPORTE LÁ AINDA, pois não chegou as máquinas para isso.
Vc acreditam na postagem acima e só perdem tempo, igual a mim!
Qualquer dúvida ligar lá na PF Shopping tatuapé 3616-5000

Ricardo Freire

Fabiana, você agendou pela Internet? Agora para tirar passaporte em SP você precisa agendar em
http://www.dpf.gov.br/web/servicos/passaporte.htm

Ceci
CeciPermalinkResponder

Minha experiência com a renovação do passaporte, depois da implantação do agendamento, não foi lá muito animadora. Há quase um mês atrás preenchi os formulários e fiz o agendamento para 25/09 – posto do Shopping Eldorado. Imprimi os formulários, paguei a taxa e fiquei aguardando esperançosa o final dos dias de martírio.
No dia marcado, cheguei ao Eldorado, antes do horário agendado, e me deparei com uma aglomeração enorme de pessoas, um segurança guardava a porta que, vez por outra, se abria e um funcionário chamava os nomes dos felizardos, que estavam ali para pegar o passaporte. Fui pedindo licença e chegando mais perto para perguntar se já estavam chamando as pessoas do agendamento, quando descobri que o “sistema caiu” e tudo estava, pelo menos, com atraso de uma hora e meia. Só me restava esperar, dividindo aquele aperto com famílias inteiras, idosos, pessoas em cadeira de rodas e com muletas, de tudo um pouco.
Para ajudar, tinha um barulho medonho de alguma obra em andamento bem em frente a porta aonde o funcionário chamava as pessoas pelo nome. Só restava ficar bem embolado para tentar ouvir alguma coisa. E só por isso descobri que tinha que entregar, para o funcionário, a impressão do formulário de agendamento para ser chamada; mas já não tinha agendado ?!?
Depois de 1h e 45m fui chamada, quanta alegria ! Entrei, sentei e só então percebi que somente 5 atendentes estavam ali para dar conta de toda aquela gente que estava lá fora. Um pessoal bem jovem, com cara de estudante, muito diferente das pessoas que atendiam nesse mesmo posto, quando renovei meu passaporte há cinco anos atrás.
Minha felicidade durou bem pouco. O “sistema caiu” novamente e ninguém sabia dizer quando e SE voltaria naquele dia. Foi um tal de reinicar os micros um montão de vezes e nada. Perguntei se não havia um suporte de informática que pudesse responder isso e a atendente me disse que o problema não era local, mas em Brasília. Não acreditava que iria “morrer na praia”...
Finalmente, depois de uns 30 minutos, o “sistema voltou” e a atendente conseguiu iniciar o atendimento (2h e 15m após o horário agendado). A foto, que é feita ali mesmo, na hora, nem preciso dizer como saiu, não é. Até a foto do Casagrande acidentado estava melhor... Ainda bem que só os agentes da PF é que irão ver esse horror.
Com o protocolo de retirada para daqui 8 dias, lá estarei eu novamente, na mesma bat-aglomeração, com o mesmo mega-desrespeito, na mesma big-espera, em uma máster-desorganização...com uma giga-paciência. Afinal naquele dia ninguém esperou menos de uma hora e meia para retirar o passaporte.
Meu marido, que me aguardava naquela muvuca, ouviu que o “sistema cai” todos os dias e que o mais prudente é tentar agendamentos logo de manhã. Não sei se isso será possível, pois acabo de conferir as possibilidades de agendamento em todos os postos de São Paulo e só o do Shopping Guarulhos e o Alpha Shopping tem uns 8 ou 9 dias lá em novembro para agendar. Os demais só tem um dia ou dois em novembro, quando muito.
A espera não mudou, agora você só não tem que madrugar na fila...e torcer para que a PF não entre em greve !

Avi Alkalay
Avi AlkalayPermalinkResponder

Olha, eu tive que tirar um passaporte novo só porque o meu iria expirar em 6 meses, e me "ameaçaram" que não conseguiria entrar no EUA com por causa disso.

É todo mundo desinformado. E tirei o passaporte a toa.

Dei me ao trabalho de perguntar à oficial na passaportagem na entrada dos EUA se tinha mesmo que ter tirado o passaporte novo, e ela disse que não.

Mais detalhes: http://avi.alkalay.net/2007/07/passaporte-para-entrar-nos-eua.html

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Ola, estou precisando tirar um passaporte para viajar ao Peru. Preenchi todos os formulários e agora estou vendo que preciso agendar... porem quando procuro uma data pra agendar não existe... nem mesmo para 2008...
alguem sabe como posso fazer?

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Tenta um despachante Leandro ou em www.vistos.com.br

Andreia
AndreiaPermalinkResponder

Preciso atualizar o passaporte, qual o procedimento e onde posso fazê-lo?

Kátia
KátiaPermalinkResponder

Olá, tenho um agendamento de passaporte para o dia 19/05/2008, e ainda nem tenho o dinheiro da passagem....rs....será que alguém não possui interesse em ficar com meu agendamento?? Aguardo retorno....meu e-mail é ka21@terra.com.br e meu telefone é 11 9799-9593 e meu agendamento é em Sp mesmo......Obrigado

Lena
LenaPermalinkResponder

Bom, desencavei este post para ver se tem alguém passando pelo problema que eu. Meu passaporte vence na semana que vem e eu estou tentando renová-lo desde novembro passado!! Verdade.

Fiz o protocolo na internet e comecei a tentar marcar a data para ser atendida em QUALQUER lugar e ainda não consegui. O ano virou, meu protocolo venceu, fiz outro protocolo, já paguei a taxa e nada de conseguir um horário (tenho entrado no site todos os dias!).

Como não estava com nenhuma viagem marcada para fora, fui deixando rolar. Só que agora tenho uma provável viagem em julho. Liguei hoje para a central e o atendente me disse que tenho que ir tentando até conseguir! Pode?? evil

Alguém conseguiu fazer o agendamento recentemente? Como? :roll:

Enquanto estava escrevendo este comentário, entrei em um site de um despachante indicado em um comentário acima. Pois ao visitar o site fiquei com uma pulguinha atrás da orelha... Não sei se a demora me deixou paranóica, mas começo a achar que os despachantes estão marcando TODOS os horários, porque não é possível!! Li no jornal que a situação já havia se normalizado. Aumentaram o horário de atendimento. Alguns postos estão agendando aos sábados. Que inferno isso!! Parece a época das filas de madrugada na porta do consulado americano para conseguir vistos e os despachantes guardando lugar. Pronto. Desabafei... Sorry! eekops:

Ricardo Freire

Vou fazer um post, é utilidade pública...

Lena
LenaPermalinkResponder

Thanks, Riq! smile

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

A minha filha, a Renata, está com o mesmo problema.
Tenta e não consegue marcar, mas estranhamente qualquer despachante diz que é moleza!

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Riq, o link tá caindo num outro lugar. O correto é http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte .

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Ôpa, o meu também. O negócio é clicar na opção requerer passaporte.
Pelo visto, nem o site tá funcionando direito!! smile

Ricardo Freire

Agora tá. Era o ponto final junto ao endereço que estava atrapalhando (qualquer sinal de pontuação, parênteses inclusive, bagunça o link).

Atualizei também no texto; o que estava lá devia ser o certo na época do post -- agosto de 2007...

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Eu fiz o agendamento em Março para o dia 08 de Junho !!!
Existem horários específicos onde as vagas abrem para cada posto. No final da tarde e comecinho da noite "aparecem" algumas vagas, mas não espere ser atendido nos próximos dias - seria muita sorte ou alguém cancelou. Se tiver passagem marcada, você pode ir na sede da Polícia Federal (Ponte do Piqueri) e "torcer" para ser atendido. Vá cedo e traga paciência.

Em suma - lamentável.

Lena
LenaPermalinkResponder

Ah, então não estou com mania de perseguição... Imagino que para um despachante deva ser moleza mesmo. Eles podem designar alguém para passar horas no site tentando agendar. Eu não sei nem qual é o melhor horário para isso. Já tentei em todos e nada.

Ontem, quando liguei na PF, indaguei qual seria o melhor horário para ir a um post, caso decida ir diretamente, já que não consigo agendar e ele disse que não sabia. Tampouco deu alguma dica de como agendar pela net. Ou seja, parece que está de acordo com o serviço dos despachantes...

Para ser sincera, antes de ler a recomendação da Sylvia logo acima, nem tinha pensado em despachante... Sei lá; desacostumei deles shock A última vez que usei um foi para tirar um passaporte em 89 e foi uma experiência traumática!! QUando vejo estas modernidades de agendamento pela internet, esqueço que nestepaiz tem sempre alguém tentando burlar as facilidades sad

Lena
LenaPermalinkResponder

Corrigindo o texto acima: onde disse post é posto smile
E o nestepaiz deveria ter vindo entre aspas, como "nunca antes nestepaiz" tão ouvido nos últimos tempos (com z mesmo...)

Natalie
NataliePermalinkResponder

Lena,
Eu sei que é um pouco fora de mão, mas vc já pensou em tentar agendar um horário aqui em Campinas? O Fred demorou 3 meses para conseguir horário, enquanto a minha mãe conseguiu rapidinho...

Assim vc vem pra cá e toma um cafezinho comigo e com a Mari Campos grin

Ernesto, o pato

Lena,

A cibele teve que tirar o passaporte dela em Santos. Veja no interior onde há menos fila. E um absurdo pagar caro pelo passaporte, e ainda ser obrigado a fazer duas viagens para isto, mas o que fazer?

Giseli
GiseliPermalinkResponder

Sei que o post já é antigo e teve uma atualização dizendo que já não vale mais, mas ainda assim queria saber se é possível aparecer no posto sem agendamento. Pela internet não estou conseguindo, se demorar, pode aparecer sem agendamento em qualquer posto?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giseli! Em qualquer posto não dá não. Tendo urgência, você pode tentar o posto central, na Lapa.

Giseli
GiseliPermalinkResponder

Opa, obrigada pela resposta rápida! smile Posso aproveitar e perguntar mais uma coisa? Hehe. Logo depois que comentei, tentei de novo e acabei conseguindo agendar um horário no posto central, mas quando eu preenchi os dados eu tinha escolhido o posto do Eldorado. Não é problema né? Isso porque na guia do protocolo aparece o local de captação como sendo do Eldorado...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar