Cidade Limpa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

italia450.jpg

Passados os primeiros meses, já dá para ver que o projeto Cidade Limpa (que eliminou outdoors e diminuiu o tamanho dos letreiros comerciais) foi uma bola dentríssima do prefeito (com quem nem simpatizo, não; adoro a definição do Xico Sá, de que o Kassab seria um "Jânio sem álcool").

republica455.jpg

ipiranga453.jpg

mfontes452.jpg

Por mais que limpem as fachadas, porém, São Paulo só se revela realmente bonita quando a gente fecha o ângulo e abstrai o entorno.

higien450.jpg 

bolonoiva450.jpg

Ninguém aí vai inventar o óculos que já vem com Photoshop?

tomie450.jpg

farialima450.jpg

(Fotos tiradas com o Nokia N75 N73.)

30 comentários

Sandra
SandraPermalinkResponder

Tb não quero questionar a administração Kassab, mas q adorei esta regulamentação, não tenham dúvidas!
Se por um lado fica um pouco mais difícil para reconhecermos uma loja ou um restaurante, a cidade ganhou muito com isto.
Só continuo na torcida para que os proprietários percebam a necessidade de restaurar as fachadas dos imóveis e antigos e ...peloamordideus...arrumem as calçadas.
Por que não são todas regulares, lisas, simples???
Por que encontrar num mísero quarteirão aquela colcha de retalhos de péssimo gosto?Isto sem falar qdo um piso novinho sofre a "intervenção" de uma companhia de tv a cabo ou telefonia e fica todo recortado.
Nem o Pitangui dá jeito!!
Meninas, e qdo o saltinho do sapato fica entalado em plena Paulista???
Já fui e o sapato ficou algumas vezes...
Até já me perguntaram aonde a Cinderela ia com tanta pressa...
E eu posso?

Sandra
SandraPermalinkResponder

Será muito otimismo da minha parte, imaginar q um dia não teremos mais estes "belos postes e suas fiações" ornando as vias públicas???
Será tão difícil assim colocar tudo subterrâneo???

Alexandre Giesbrecht

Eu amo a minha cidade. Portanto, amei as fotos. Amo Higienópolis também (o prédio da antepenúltima foto é um dos meus sonhos de consumo) e tenho saudades de quando morava lá.

Quanto à lei, achei boa, mas possibilitou algumas aberrações. Há uma drogaria na esquina da Rosa e Silva com a General Olympio da Silveira (no Minhocão). Quando eliminaram a propaganda da fachada, surgiu, no alto, uma muretinha bacana da primeira metade do século passado. Mas, infelizmente, em mau estado. Aí, o que o brilhante dono da drogaria fez? Pôs abaixo a muretinha e substituiu-a por um horrível mural de azulejos nas cores da drogaria — e a pegadinha: sem propaganda. Isso sem falar em várias fachadas caindo aos pedaços, de tanto tempo que ficaram atrás de placas, cartazes e luminosos horrorosos. Mas, nesse caso, prefiro as fachadas caindo aos pedaços, que pelo menos dão a esperança de que sejam restauradas. Também sinto falta de algumas placas e outdoors. Alguns bem poucos, bem entendido, por isso também não lamento muito. Agora, que vai ser um crime se tirarem o relógio do Itaú de cima do Conjunto Nacional, ah, isso vai. Aliás, nessa discussão já estão até "lembrando" que o relógio foi instalado pelo Itaú. Foi pela Willys!

Alexandre Giesbrecht

Sandra, o pior é que é difícil. E, principalmente, caro. Mas aos poucos vamos vendo, ao menos nos pontos mais, digamos, "chiques", como Oscar Freire e Rebouças. Um dia, quem sabe, estender-se-á ao resto da cidade...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Luxo total é em Cingapura onde toda a rede é subterranea smile
( é assim desde que nasceu )

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Mais uma a aprovar a lei e esperar que nem todos derrubem as fachadas antigas descobertas atrás dos anúncios retirados.
Só uma observação: boa parte dos imóveis obrigados à retirada dos anúncios readequou o anúncio ao tamanho permitido, só que...padronizaram todos eles num formatinho retangular básico, com fundo branco e o logotipo da empresa. Podem reparar...Cadê a criatividade? Em alguns casos ficou pior do que antes...

GiraMundo com Jorge Bernardes

Ricardo, essa foto do BoloNoiva fica na Rua Sabará em Higienópolis? Putz, se for, eu adoro aquele prédio...

Erika
ErikaPermalinkResponder

Emilia,
Concordo qdo vc diz sobre o "retângulo básico" que foi colocado na maior parte das lojas...Fica muito feio, dependendo do tamanho e da área da fachada...Fora quando o nome ou o logo do estabelecimento fica "colado" na borda desse quadradinho, sem nenhuma área de respiro...me dá agonia de ver...é que como trabalhei com diagramação na área gráfica, imagine só ao ver certas placas...
Vamos torcer para que as fachadas que foram descobertas sejam restauradas, pois tem muita coisa bonita por trás dos enormes painéis...

EduardoLuz
EduardoLuzPermalinkResponder

Fiação subterrânea é linda. Mas custa caro e o pior é que com o planejamento que nós temos/tivemos, a possibilidade de acontecer é menor ainda. E vou falar como um dos representantes do outro lado: o dos donos das fachadas. A Prefeitura deveria fazer como é feito pelo mundo afora, ou seja, dar algum tipo de incentivo ( fiscal, financiamento,etc) pra que os proprietários dos estabelecimentos pudessem remodelar as suas fachadas pois senão corremos o risco de ficar tudo do jeito que está com o único ato de retirada das ¨tranqueiras¨ e a não colocação de coisas novas nos lugares delas. E tem mais uma coisa de errada nesta lei : a falta de proporcionalidade entre a frente do terreno e a metragem quadrada da sua marca que você pode utilizar pois se um estabelecimento tem 11 m de frente e outro tem 99 m, os dois têm direito a utilizar somente 4 m2 o que, obviamente,é bastante incoerente.
Agora, a cidade observada por este ângulo é realmente muito bonita e eu gosto especialmente do Tomie Ohtake que além de ser bonito tem exposições melhores ainda !

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Bolo de Noiva? Seria a sexta foto?
A primeira foto parece ser do edifício do Terraço Itália, mas esse prédio da direita não combina com o ângulo.
Na segunda foto o edifício da direita me parece o Banespinha (prefeitura), mas o edifício da esquerda não combina com o Othon, que é um prédio quadrado.
Na terceira dá para ver um pedacinho do Copan à direita.
A quinta foto eu estou acreditando que é daquele edifício que fica na Vilaboim, o nome é Louveira, se não me engano.
O sétimo é o 'carambola', do Ruy Ohtake.
E o oitavo, na esquerda, é o Dacon.
É muito chute para um post só? ;-P

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Ops, saiu a carinha errada razz

Paulo e Ana
Paulo e AnaPermalinkResponder

Agora só falta esse projeto de revitalização do centro de SP finalizar.
Sou muito fã da Estação Júlio Prestes e agora, da Estação da Luz com o Museu da Língua Portuguesa.

E Sandra, concordo 100% com vc, faltam calçadas descentes e uma "limpeza da fiação"... mas acredito que isso só te torne possível com a iniciativa privada, como ocorreu na Oscar Freire recentemente.

Jorge, Tb sou fansássa desse prédio... estudei no Mackenzie e namoro esse edifício desde então.

Bjs

Zé
PermalinkResponder

Pois é, me parece que nosso "amigo" Anthony Bourdain meteu o pau na cidade de São Paulo..., mas gostou da comida razz

Saiu na Folha: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u324632.shtml

mrgreen

mcb
mcbPermalinkResponder

poxa, se esse post fosse enquete sobre os lugares fotografados em SP, dessa vez eu acertaria quase todos, rs... smile

mcb
mcbPermalinkResponder

p.s.: adorei as fotos dos prédios em Higienópolis.

isabelf
isabelfPermalinkResponder

Que fotos maravilhosas.
Parabéns.

Isabel

http://isabelf.wordpress.com/

World Soul
World SoulPermalinkResponder

É verdade, a cidade está passando por uma grande remodelação visual! O mesmo tem acontecido em Belo Horizonte, onde o novo projeto urbanístico tem conseguido vencer a grande batalha comercial de vender empenas e fachadas de prédios para publicidade... Estamos descobrindo por aqui estilos arquitetônicos que nem imaginávamos existir em alguns pontos... Apesar disso, ainda temos pontos estilo Picadilly Circus, onde o marketing ainda impera... Enfim, nem tudo é perfeito! Parabéns pelo post! Abraços ;o)

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Wow. Cada vez mais eu fico com vontade de passar uns dias em São Paulo.
Quando fiquei sabendo dessa lei achei loucura, mas pelas fotos de "antes e depois" que vi ficou muito melhor. Tentei imaginar como Porto Alegre ficaria se fosse aplicada aqui também. Mas como sempre, toda lei tem seus extremos, sendo que essa impediu que um avião da Gol adesivado com os Simpsons (pra promover o filme - http://www.jetphotos.net/viewphoto.php?id=6021086&nseq=0) sequer sobrevôe são Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u320635.shtml).

Luciano
LucianoPermalinkResponder

E aqui, o vídeo do avião sendo adesivado http://www.youtube.com/watch?v=mNKOC5PLlfY

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Riq, super off topic: vc viu que fofa a Carmencita tomando capiroskas em sua homenagem no blog dela? wink

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Emília:
Acho que a 5a foto é a do prédio que tem em frente ao Spot (tem um muito parecido na rua do Charlô, mas eu apostaria que é o em frente ao Spot...).

E eu tb estou na turma dos que adoraram essa lei...

Alexandre Giesbrecht

A quinta foto acho é do prédio na Av. Higienópolis que fica logo à frente da R. Martim Francisco. A sexta é do prédio na Sabará, sim. Esquina com a Marquês de itu, se não me engano. Na primeira e na segunda, são os mesmos prédios: o Itália, à esquerda, e aquele na esquina da Ipiranga com a São Luís, também maravilhoso (a Av. São Luís é um show à parte). Na terceira, o Itália também aparece, junto com o Copan, por isso deve ter sido tirada de um pouco além do Love Story. A sétima é daquele monstrengo do Ohtake entre a Faria Lima e a Pedroso de Morais — desculpem-me os que gostam, mas eu acho horrível aquela cor e, principalmente, a parte de baixo. A última mostra o Dacon, visto da Nova Faria Lima. Só a quarta que não sei exatamente onde é. Para mim, o prédio à direita parece mais familiar que o da esquerda, mas não o bastante para eu adivinhar onde é. Lembra-me alguma coisa acho que na mesma Sabará do prédio da foto logo abaixo, mas não tenho como dizer com certeza.

Ricardo Freire

Vamos lá:
foto 1 - edifício Itália, fotografado na Praça da República, quase Ipiranga.
foto 2 - edifício Itália, fotografado da Praça da República.
foto 3 - edifícios Itália e Copan, fotografados da Ipiranga esquina com Consolação.
foto 4 - rua Martins Fontes, próxima aos fundos da Praça Roosevelt.
foto 5 - av. Higienópolis, entre Dona Veridiana e Sabará.
foto 6 - Bolo de Noiva da Marquês de Itu com Sabará.
foto 7 - Insituto Tomie Ohtake, na Pedroso de Moraes.
foto 8 - edifício Dacon, visto da Nova Faria Lima.

Alexandre Giesbrecht

Ricardo, gostei desse desafio! Quando tiver mais fotos assim, poste de novo!

leandro
leandroPermalinkResponder

Fiação subterrânea dá um ar muito civilizado, mas não dá para esperar isto no Brasil salvo raras excessões, aqui no Rio teve um projeto Rio Cidade que foi abandonado no meio sem explicações (melhor, com explicações falsas), reformaram as calçadas (com material de péssima qualidade) e prometeram enterrar a fiação; com a reforma das calçadas, os postes antigos com um emaranhado de frios agora ficam NO ASFALTO, uma coisa horrível, e como a obra foi completamente abandonada os postes novos NUNCA serão instalados e os moradores locais estão condenados (a não ser que se mudem) a viver o resto de suas vidas olhando para cicatriz horrenda deixada pelo prefeito mais incompetente da HISTÓRIA deste país, Cesar Maia Ele até fez algo pela cidade no início, mas hoje ele não faz mais nada, nos abandonou, e por isso jamais será perdoado pela parcela dos cariocas que não tem sangue de barata, não importa o que ele tenha feito no passado, que também está invariavelmente abandonado hoje.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Também li o que o Zé mencionou; o Anthony Bourdain disse que SP é Los Angeles que vomitou em NY... (tadinha de SP) O programa vai passar no dia 7, dia da nossa desindependência razz

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Olha, Arthur e Zé...todo mundo sabe como São Paulo é :roll:
Mas, para ficar nos chavões:
'O belo está nos olhos de quem vê'
'O amor é cego'
lol
PS: Não era desculpa para o Bourdain ser tão deselegante (para não dizer mal-educado mad )

Marcel Alcantara

Concordo com você Leandro, o Rio Cidade era um excelente projeto de urbanização que foi posto de lado.
O Projeto do Rio Cidade Haddock Lobo na Tijuca onde moro é uma piada, demorou muito tempo para ficar pronto e foi entregue a população inacabado. A fiação não foi embutida e foram colocados novos postes ao lado dos antigos que foram mantidos sem nenhuma explicação. Em uma calçada foram plantadas algumas palmeiras imperiais, só que em um dos canteiros esqueceram um poste no meio.
Eu tenho a sensação que a cada dia o Rio está mais abandonado.

marcio
marcioPermalinkResponder

Riq,

Adorei ver como SP ficou pelos seus olhos e pelo seu Nokia. Show!!

Bjo!

flavio a farace

oi pessoal,
concordo integralmente com vcs quando falam que a fiaçao deveria ser sub-terranea e os postes retirados. mas acredito que devemos nos mobilizar e lutar por isso, poste é coisa do seculo XX nao é do seculo XIX e o governo retem pra ele aproximadamente 40% do nosso PIB, entao nao estamos pedindo nada, apenas que nos devolva em infraestrutura atual o que é recolhido. atenciosamente flavio farace

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar