Enquete da semana: tempo livre em SP

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

copan450.jpg

Pessoal, o Netto é estudante de medicina e vem para um congresso em São Paulo. Ele vai ter duas noites e um sábado inteiro livres e gostaria de dicas BBB. Ele já visitou o Mercado Municipal, a região da 25 de Março e a Liberdade.

O Ernesto, rápido no gatilho, já deu as dicas dele aqui.

E vocês? O que sugerem?

109 comentários

Carla
CarlaPermalinkResponder

Gente do céu, acho que se eu imprimir essas dicas todas vai dar um caderno!!! Não vai nem dar tempo de ir ao congresso, não... wink

Pessoal, antes de viajar eu passo o meu celular pra vocês por email, Ok? Assim fica mais fácil a gente se comunicar! Emília, vamos combinar o Havanna, sim!!!

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Netto, no Sesc Anchieta( antigo Sesc Consolação) está se apresentando o Grupo Galpão (de BH), com a peça "pequenos milagres". São 4 histórias diferentes, mas todas muito bacanas. Têm humor na medida certa, e uma delas (" o Vestido") tem um texto especialmente poético. R$30,00 não-comerciários. Ah! já ia esquecendo: as músicas também são ótimas. Enfim, vale muito a pena.

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Carla, dia 23 temos ConVnVenção Ponte Aérea, né? Vc vai ficar no fórmula da Consolação? Já ganhou carona - moro do lado. Aliás, se quiser companhia para os outros dias também, é só dizer!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Carla, o nome é "ConVnVenção Ponte Aérea"?!? Adorei... grin Vou ficar lá no F1 da Consolação, sim - e obrigada pela carona! wink

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Onde vai ser hein?

GiraMundo com Jorge Bernardes

Flavia, acredita. fiquei com vontade e jantei no ICI ontem!!!!

Tava maravilhoso!

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Neto, vc é de Vassouras? Eu estive lá semana passada pelo Festival. Vai lá dar uma espiada nas minhas fotos. Abs

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Jorge, eu sou suuuper suspeita, o Ici pra mim é aquele lugar que é quase "casa de pensão" sabe? E aquele terraço de cima, com dia gostoso, é o que há...O que eu acho de lá, é que o serviço é bom, os donos estão sempre lá e em cima do pessoal, e acima de tudo, não um restaurante pretencioso, wanna be, como muitos aqui em SP...

Que bom que eu te inspirei!!!

Lena
LenaPermalinkResponder

Ah, achei voces! smile

Karinissima, adorei o "beber Babaloo"!!

Mô, cheguei tarde, hoje! O Riq já tinha respondido a charada!

Jorge Gira, não sei se foi pergunta, mas o que eu disse que era de graça aos sábados na Pinacoteca eram os concertos.

Também prefiro o Santo Grão ao Suplicy e gosto também do Angelo Cafe na Lorena. Fechado, sem o charme do Sto Grão, mas café cremoso, bem tirado e bem servido.

Já que mencionaram tantas sanduicherias e milk shakes, aqui vai mais uma dica. Adoro o Frevinho e o Ponto Chic, mas não conhecia as tais sanduicherias novas, à exceção da Lanchonete da Cidade. Outro dia fui na Hamburgueria Nacional, que pertence ao Jum Sakamoto, o mais estrelado Sushiman da cidade! Fica na Leopoldo Couto Magalhães, 822, no Itaim ( www.hamburguerianacional.com.br ). Tem pratos, sanduiches e milk shakes de babar!! E olho que eu NUNCA tomo milk shake, pois não posso tomar leite, mas não resisti a experimentar o dos outros. Para os fãs, vale a pena smile

Karinissima
KarinissimaPermalinkResponder

Flavia: desista da Bella Paulista. Me dá nervoso. Vou com minhas amigas bilus e acabo ficando braba. Aí descobrimos a VILLA BAHIA... no mesmo estilo da Bella, do mesmo dono. Fica no coeur de Higienópolis, na esquina da Rua Bahia com a Rua Goiás. É bem mais tranqüila e as guloseimas são tão boas quanto. Tem um bolo indiano que... É um segundo nos lábios e 10 anos na bunda. Aí você desce, sobe, desce e sobe a Avenida Angélica todinha correndo pra queimar. Néahn, amiga? Né fácil.

Pra combinar, Inka Cola na Alvorada de Registro! Adoro.

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Carla, a conVnVenção é Ponte Aérea, mas pode ser de busão! grin

Lena, o Angelo Café agora é Fran's Café, mas continua com o mesmo aconchego e café gostoso. Também adoro o Santo Grão, mas detesto a fila, e aí muitas vezes acabo parando no Angelo-Frans e é muito mais tranquilo.

Karina, a Villa Bahia (ou Bella Bahia??) é tudibom mesmo, mas nunca fui num horário crítico, não é muito cheia nos horários de pico também? Carla, vamos marcar um café da manhã lá, dá p/ ir a pé do Formula ( vir a SP e não tomar café da manhã na padoca... não veio a SP... lol - já é uma instituição em Sampa, como o cinema e pizza no domingo - que tem muito tempo que eu evito por causa das filaaasssss....)

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Karina, eu desencano da Bella Paulista porque detesto aquela coisa cheia. Mas é na pooorta de casa né? Quando quero tomar meu capuccino sossegada, vou no Vanilla Café, que é mais "cozy", e mais charmoso.

Eu sei qual é essa padaria, porque meu cabeleireiro é naquele salão do lado (Na Baía, acho), mas nunca entrei lá acredita?

Escuta, eu estou ficando meia perdida com essa VnVenção (acho que é porque eu não tenho a senha que a Emília disse que todo mundo tem... grin

Tá virando uma coisa excursão sem "tarde livre para compras".
Já vi que tem café aqui, café ali, depois sei lá mais o quê...hehehe...

Lena, atualmente minha paixão são os capuccinos gelados - e tem dois que eu adoro: o da Cultura nova, e o da Pinacoteca...

E já que estamos falando de comida (paulista dando dica vira livro de receita, já viram?), alguém já foi comer o cordeiro do Gardênia, ali do lado da FNAC? Esse é um programa gostoso para domingo, porque tem a feirinha, tem a FNAC, tem lojinha, tem a galeria lá naquele prédio roxo que é o Instituto Otake (sempre tem exposição legal - e curtinhas, para pós almoço...hehehe)

Karina: eu fiz um up grade: a gente pode tomar uma Cuba Libre feita de Inka Kola quando formos na Alvorada de Registro...

Deixa eu ir...bye...divirtam-se !!!

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Flavia, lol a menos que eu tenha perdido a senha, a única coisa certa é nos encontrarmos dia 23, quinta-feira, mas nem temos lugar definido ainda. Aliás,aceitamos sugestões....

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Adorei este post - utilizei o site para minha última viagem de férias a Alemanha e adjacências e agora tô indo para Sampa para um congresso semana que vem, cidade que adoro voltar sempre e me lembra muito minha infância.

O Milk Mellow ainda existe? O melhor milk shake de chocolate da minha vida foi lá quando eu tinha 13 anos - faz pouco tempo rsrs

A caipisakê de frutas vermelhas do bar que fica no terraço do Hotel Unique é show, como a vista... e andar na Paulista é tudo de bom.

E já que já temos a Pizzaria do Brás aqui no Rio agora, sugiro a Quintal do Brás em São Paulo, acho que é em Moema. O ambiente é agradável e no frio há os ombrelones de calor, muito europeu, adorei.

Haverá encontro da lista em Sampa?

Denis
DenisPermalinkResponder

No link do post, tem escrito http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/08/08/bonito-hein-emilia/#comment-21056
enquanto correto seria só:
https://www.viajenaviagem.com/2007/08/08/bonito-hein-emilia/#comment-21056

Ricardo Freire

Não é bug não, Denis. O que acontece é que, nos posts publicados até 2007, quando o endereço do blog era http://viajenaviagem.wordpress.com, os links inseridos nos textos foram todos feitos com as URLs da época.

Todas as URLs foram convertidas automaticamente para viajenaviagem.com, mas os links dos posts publicados até 2007 precisariam ser corrigidos um a um, na unha.

Denis
DenisPermalinkResponder

Ah tá, beleza então.
Obrigado pela resposta imediata.

Existe um plugin para o wordpress que usei no blog (bichafemea.com) de minha esposa quando migrei do wordpress.com para um self-host.

O nome dele é : "Search & Replace", http://bueltge.de/wp-suchen-und-ersetzen-de-plugin/114/.

Eu usei uma vez e depois removi do blog.
Ele permite que você mude todos os endereços e ou textos tanto dos posts quanto dos comentários.

Outro que usei e gostei muito foi o "Broken Link Checker".
Ele procura no blog inteiro todos os links para páginas, imagem, etc que estejam quebrados.
http://w-shadow.com/blog/2007/08/05/broken-link-checker-for-wordpress/

Ricardo Freire

Valeu, vou usar! A Flavia Penido a.k.a. Lady Rasta já tinha me falado desse plugin, mas eu acabei perdendo o nome.

Adriana Braga
Adriana BragaPermalinkResponder

Olá, Ricardo!

Querido, pretendemos ficar 4 dias em São Paulo com nossa filha de 4 anos, em julho( vamos de carro). Gostaria de uma sugestão legal de hotel pra quem vai com criança que ama piscina ( de preferência quentinha) e de programas que podemos fazer com ela lá, restaurantes,etc. Agradeço muito sua atenção. Beijos!

Ricardo Freire

Adriana, hotel na cidade de São Paulo com piscina quentinha em julho... acho que só nos estreladíssimos-caríssimos que tenham piscina coberta. Dá uma pesquisadinha em Renaissance, Tivoli... o Emiliano eu sei que tem. Mas esse é um luxo que em São Paulo sai os olhos de cara.

Vá ao Mercadão, ao Museu Catavento, à Liberdade... O Parque da Mônica foi desativado. Eu passaria um dia em Hopi Hari, que fica em Vinhedo, a 60 km.

De repente você pode dividir a sua estada ficando dois dias no resort Royal Palm Plaza, em Campinas, que tem recreação, piscinas e está perto do Hopi Hari.

Carol
CarolPermalinkResponder

Hotel com Piscina em Sampa – pra quem perguntou, tem o Blue Tree Premium Morumbi que eu adoro. Fica em frente ao Morumbi Shopping e tem preços ótimos nos finais de semana- pelo site. O café da manhã é delicioso.

(desculpe postar 2x, não sabia que dava pra responder direto)

Adriana Braga
Adriana BragaPermalinkResponder

Ricardo, vc não vai acreditar, mas estava pesando realmente em fcar 3 dias em Sampa e 2 nesse resort perto do Hopi Hari.
Obrigada!

Paula Almada
Paula AlmadaPermalinkResponder

Ninguém lembrou de Paranapiacaba?!
Eu fui há uns 7 anos e nunca mais esqueci. É uma graça, antiga cidade industrial. Casas em estilo daquelas vilas inglesas, réplica do Big Ben. Dava para visitar a antiga casa do Gerente da Fábrica, que é como um panóptico, de onde se vê toda a vila - e todos os trabalhadores!

Não lembro bem como chegar. Acho que pega um trem até Rio Grande da Serra (ou algo assim) e depois um ônibus.

Super bucólico. Imperdível.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Galera, socorro.

A essa altura do campeonato, com todas as cadeiras vendidas, onde é que eu compro ingresso pra Formula 1 em SP? Isso existe? Obrigada!

Victor Hugo
Victor HugoPermalinkResponder

Eu estive ano passado, mas já tinha os ingressos comprados. Mas eu vi um pessoal tentando vender os ingressos ali pela frente, como todo 'bom' cambista. Não prestei muita atenção, mas sei que existia. Lembro também que havia alguns ingressos pra vender nas bilheterias ali na hora, mas só os lugares mais inflacionados. Vc já tentou com alguma agência? E, quer uma dica... mesmo sendo um pouco caro, nada paga o som dos motores reduzindo pra entrar no "S". Então, se puder, vá de setor D!!

Rita
RitaPermalinkResponder

Adri, acabei de ver um e-mail enviado pelo site de compras coletivas ClickOn, com a oferta de ingresso que permite assitir à corrida no domingo e ao treino do sábado, mas a oferta termina hj, à meia-noite.
Não sei se vc já conseguiu o(s) ingresso(s), mas a oferta era da Tam Viagens e o local para efetuar a troca do voucher pelo ingresso era a loja da Rua Augusta (n. 1846).
Nunca comprei nada por meio desse site e, portanto, não posso opinar. Mas ainda restará a tentativa diretamente junto à própria Tam Viagens.
Boa sorte!

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Galera, obrigada!
Vou tentar isso tudo! smile

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Pessoal, obrigada. Consegui ingresso pro treino de ontem. Olha só, uma dica interessante: a TAM Viagens continuava vendendo ingressos até ontem dentro do stand no Salão do Automóvel. Conversei com o atendente da TAM, inclusive, que me disse que muita gente compra o ingresso do Salão só pra poder ir até o stand comprar ingresso pro GP! Fica a dica pra todos os que precisarem no futuro. Valeu!

Luis
LuisPermalinkResponder

Olha, Adri. O esquema, agora, é tentar a sorte na frente do Autódromo ou alguém vendendo de última hora no Mercado Livre.

Como o entorno do Autódromo é muito grande, sugiro que você escolha o setor onde pretende ir e negociar com os cambistas lá na frente. Em geral, é mais fácil comprar antes do treino de classificação (se tem brasileiro na pole, por exemplo, o preço do ingresso é fortemente inflacionado).

Os setores onde vc deve conseguir maior oferta são o G e o A. Qq dúvida, eh só entrar em contato.

Abraço e boa sorte !

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Obrigada, Luis! Dicas anotadas!

Fran
FranPermalinkResponder

Todas as vezes que recebo um estrangeiro aqui em SP fico meio perdida sobre onde levá-lo. São tantos lugares bacanas e ao mesmo tempo tantos que eu nem sequer conheço...
Queria então, pedir uma ajuda aos trips. Vou receber um casal na semana do feriado de SP e eles querem ir à um "barzinho". Na esquina da minha casa há aos montes, mas como é uma única experiência queria algo mais especial e bonito, talvez com música ao vivo, vale até pagode!! Mas sem ser tão abarrotado, o que em SP não é fácil...Se alguém tiver uma luz, agradeço!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fran! Você já leu este post?

https://www.viajenaviagem.com/2009/09/fim-de-semana-brazuca-em-sao-paulo-haute-cuisine-nordestina-no-mocoto-e-sambao-na-praca-roosevelt/

Fran
FranPermalinkResponder

Já li sim, obrigada! Adoro o Mocotó, mas a ideia neste caso é outra. Acho que encontrei o que queria num post antigo https://www.viajenaviagem.com/2007/10/a-mais-feia-que-voce-vai-amar/ . Vou dar uma passada nos 2 bares da Vila Madalena indicados no post.
Um beijo pra Bóia!

Val
ValPermalinkResponder

Boteco Ferraz, Grazie a Dio, ó do borogodó, traço de união

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

Oi Fran.

Há uns 3 anos nós levamos uns colegas de trabalho do meu marido na Cachaçaria Água Doce, que é um bar que funciona com sistema de franquias em várias cidades do Brasil, e claro em SP também. A casa que nós fomos foi em Moema e e eles disseram ter gostado muito. Só reclamaram que a casa não tinha souvenir pra vender, tipo Hard Rock Café, hehehehe.

O forte deles, é claro a cachaça, e a comida é bem gostosa e tem muita coisa do norte / nordeste do país no cardápio.

Caso vc se interesse, o link está aqui:

http://www.aguadoce.com.br/interno.php?:=onde_tem&tt=atd&estado=&p=3

Fran
FranPermalinkResponder

Dicas anotadíssimas! Obrigada.

Priscilla Vieira

Olá Fran,

Realmente escolher algo em Sampa sem muito barulho e pessoas, é quase impossível.
Existe um barzinho bem legal perto do Alto da Lapa - Magnólia Bar (Rua Marco Aurélio, 884 - tel. 3463-4994 - www.magnoliabar.com.br), tem uma programação interessante com MPB, choro, gafieira, samba de excelente qualidade, forró, dê uma olhada na programação do site. Além de tudo é um casarão antigo, com ladrilhos da década de 1930, decoração rústica e um bolinho de beringela maravilhoso! Lá você ouve boa música e ainda pode ouvir seus amigos, o som está no ponto!
Gosto também da feijoada com samba raiz no Boteco Seu Zé (Vila Madalena - Rua Mourato Coelho,1144) aos sábados. Reserve uma mesa e aproveite, é legal, mas às vezes cheio.

Espero que tenha ajudado um pouco.rs.
Bom passeio com os amigos e bom feriado!

Priscilla

Cristina L
Cristina LPermalinkResponder

Oi, Fran

eu fui ao aniversário de uma amiga no Bar Samba (R. Fidalga, 308, Vila Madalena), comer feijoada e ouvir o pagode que rola lá. Achamos uma delícia! Se não me engano era sábado, a música começou cedo, por volta de umas 14h, a feijoada era uma delícia e a gente se matou dançando.

O melhor é que, como começa cedo, fomos embora, pensando que havíamos voltado ao bons tempos de balada, às 9h da noite!!! rsrsrs

Mariana "de Toledo" _ @merel

E o Jazz nos Fundos? Sigo a melhor linha Silvio Santos de recomendação: eu não fui, mas conheço gente que foi e adora smile

http://jazznosfundos.net/

Fran
FranPermalinkResponder

Gente, vai faltar tempo pra tanta coisa boa. Gracias!!

George
GeorgePermalinkResponder

Olá,vc poderia ser mais específica?Procura bar com música ao vivo?Que tipo de música?Bar agitado ou mais tranquilo?O Boteco Ferraz tem uma proposta,como outros tantos ,Bardot,Boteco Sao Bento...para um bar mais exclusivo,o Bar Número na Rua da Consolacao.Ou o Skye,que fica na cobertura do Hotel Unique.Lembre-se que muitos bares fecham segundas feiras,então e sempre bom confirmar.Onde seus amigos ficarão hospedados?Se puder te ajudar meu email e george0007@uol.com.br.Abs

Fran
FranPermalinkResponder

Oi George, acho que o pessoal pegou o espírito do que eu precisava. O Skye, assim como o Terraço Italia são maravilhosos, mas neste caso a proposta deles é outra...Querem algo que o pessoal daqui frequente no fim de semana, querem comer bolinhos, beber caipirinha, ouvir um sambinha e MPB num lugar bonito/ gente bonita. Parece fácil mas é difícil!!! Anotei também os que vc indicou, parece que agora tenho lugares para frequentar até o final de 2011! São Paulo é isso, moramos aqui e só conhecemos a cidade quando vamos mostrá-la aos "gringos"...

Carol
CarolPermalinkResponder

Hotel com Piscina em Sampa - pra quem perguntou, adoro o Blue Tree Premium Morumbi. Fica em frente ao Morumbi Shopping e tem preços ótimos nos finais de semana. O café da manhã é delicioso.

Fran
FranPermalinkResponder

Muito obrigada a todos pelas dicas valiosíssimas! Tenho certeza que vão agradar a turminha estrangeira, eles qurem uma baguncinha controlada hehehe. Depois volto para dar meu fidibeque (by Riq) grin

Marcia D. Sejopoles

Estive no Hopi Hari em dezembro de 2009 com o meu filho de 10 anos e paramos a caminho de Sao Paulo. Ficamos em um hotel da rede Atlantica que fica bem em frente ao parque e tambem do Wet and Wild. Eh um bom hotel soh o quarto achei um pouco pequeno para tres. Tem inclusive recreaçao infantil.
Tem tambem uma van que vai ao parque se nao estiver de carro. Fica a dica!

Ellen
EllenPermalinkResponder

Fran,
Eu sugiro fortemente o Barnaldo Lucrecia, na Abílio Soares. É tudo isso que você falou que queria. Bons passeios.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Paulistanos de plantão:
meu filho irá para São Paulo (saindo do Rio) no dia 7 de abril(sábado) para um festival de música. Ele chega às 11:15, Congonhas e vai ficar hospedado no Formule 1 da 9 de julho- Jardim Paulista. Ele não conhece nada de SP. Perto do hotel tem algum restaurante legal para almoço e que não seja muito caro?
Ah, ele vai embora no domingo às 21:00. O que vcs sugerem para ele visitar? O Museu do Futebol é longe do hotel?

Abs e obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Naila! O hotel fica nos Jardins, o Museu do Futebol é no Pacaembu. Ambos são bairros centrais. No domingo é interessante dar uma passada na Liberdade. Estamos subindo sua pergunta ao Perguntódromo.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Naila, minha filha quando está em SP, gosta de almoçar no Ritz da Alameda Franca.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Naila,
há muitas opções na região da 9 de julho e jardins. Tanto nas próximas Pamplona ou Al Campinas, quanto um pouco mais distantes, como os fast foods na Rua Augusta com Av Paulista. Também há pizzarias e temakerias pela região. Ao lado do hotel há um supermercado, o que já é uma grande ajuda.

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi Naila!!!

Sou do Rio...

Acho que, com o pouco tempo que ele pode vir a ter, aconselho no máximo conhecer a Av. Paulista e o MASP (que fica na Av. Paulista) "por dentro" e "com calma", talvez passear pela livraria Cultura (que fica na Av. Paulista) e comer algo pela Paulista mesmo... fast-food, entende?... smile

Também gostei muito do Museu da Lingua Portuguesa, na estação da Luz. De lá, dá para ir a pé ou de Táxi para outra boa pedida que é comer o sanduiche de Mortadela e/ou o Pastel de Bacalhau no Mercado Municipal. Ali também fica a famosa área da Rua 25 de Março e seu comércio.

Ele deve escolher um dos dois, pois, fazer no mesmo dia fica bem corrido...

Tendo em vista o pouco tempo, eu ficaria com o MASP...

Que ele tenha um Ótimo Final de Semana,
Vladimir.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Vladimir:
valeu pelas dicas.

Obrigada

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Tem um pé-sujo ótimo em frente, é só atravessar a rua.

Rafael Carvalho

Oi Naila, domingo é bom para ele andar à toa pela região onde está. Sugiro a Avenida Paulista, os Jardins. Vale até pegar o metrô e dar um pulo até a Liberdade, onde existe uma feira bem legal. E é pertinho. O melhor? Tudo isso é de graça! Abraços

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Bóia e Eunice:

obrigada pelas respostas.

RicardoSP
RicardoSPPermalinkResponder

Tem um Carrefour ao lado desse hotel. Ele atravessando uma pequena travessa ao lado do supermercado estará na R Pamplona. Ele pode comer esfiha no Cedro do Líbano, que é excelente e Kibe no Rosima. Do outro lado da 9 de Julho, caminhando umas 3 ou 4 quadras ele chega na padaria Benjamin Abrahão. Estará muito bem servido!! Museu do Futebol não abre em dias de jogo no Pacaembu. Pode trocar pelo Ibirapuera, dá pra ir a pé.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Ok, Ricardo.

Obrigada pela resposta

Lina Rosa
Lina RosaPermalinkResponder

Estou indo para São Paulo dia 13/07/2012 e voltarei no dia 15/07/2012.
Ficarei perto do ginásio do Ibirapuera.
Gostaria de saber de um local para dançar bem legal no sábado à noite, para um público de 50 anos de idade.
E no no domingo o que se faz em São Paulo pela manhã e começo da tarde?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lina! O Terraço Itália, no centro da cidade, tem um restaurante dançante que você vai adorar.

No domingo vá à Pinacoteca, ao Mercado Municipal e à feira da Liberdade.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar