Na carona do Jorge: Estocolmo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

    smorgasbord400.jpg

De suas andanças pela Suécia, o Jorge Bernardes só tem uma queixa: o mau humor de São Petersen, que só deixou o sol dar as caras no finzinho da viagem. "Pior que um dia encoberto é um dia encoberto que não acaba!", constatou o Jorge nos dias ininterruptos do verão escandinavo. Vai lá no Giramundo que ele relata, com olho atento de sempre, a viagem toda.

(E como prova de que o Jorge não ficou viciado em smorgasbord, ele mal voltou e já colaborou com uma crônica gastronômica sobre um restaurante ovo-lacto-vegetariano de São Paulo lá nos Destemperados.)

20 comentários

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Piscinasen Hamos foi a melhor! smile

Majô
MajôPermalinkResponder

Também adorei o Piscinasen Hamos, que tal exportarmos pra lá um Harotinho e uma Hosinha ? lol

Diogo
DiogoPermalinkResponder

O JB, a essa altura do championship, bate escanteio e corre pra cabecear depois 8-)

Viaja a trabalho, vai pra Escandinavia, e ja ''destempera'' ao desembarcar em Sampa... Da-lhe DieiBi (JB)

Brasss

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Os paises nórdicos todos -Dinamarca, Suecia e Noruega são tudo-di-bom,
assim suuper limpos, seguros , lindões mas...só no verão .
Confirma ai Jorge : já vistes em algum lugar tanta gente linda junta?
Como é que pode ...são milhões de cabelo amarelo e olhos azuis smile

GiraMundo com Jorge Bernardes

Sylvia, realmente os nórdicos impressionam pela beleza, mas eu fiquei mesmo com a impressão de que no caso específico das mulheres o prazo de validade é curto. As crianças são maravilhosas, aí elas crescem e ficam lindas, mas logo depois a coisa começa a degringolar. Elas poderiam se cuidar mais como as latinas que na minha modesta opinião figuram entre as mulheres mais bonitas, bem cuidadas e charmosas do Mundo.

Eu preciso muito conhecer a Noruega, sou louco para visitar os fiordes, mas isso preciso fazer com calma e sabe Sylvia, não sei bem explicar, mas eu tenho um sonho de conhecer a Finlândia, mas não somente Helsinque, queria conhecer o interior, os lagos, etc. Desde que fui a Penedo, fiquei assim smile

Vivi
ViviPermalinkResponder

Bom dia "Gurus da viagem" smile

Estou desesperada e preciso da ajuda de vcs - rsrsrs
Ontem sentei pra afzer o roteiro de minha viagem em Dezembro à Europa e tô surtando aqui smile

os lugares que gostaria de visitar são:Suíça, Paris, Roma e Suécia. Sendo que gostaria de passar o Ano Novo em Paris. Tenho do dia 26/12 até 9/01 para tentar encaixar esses 4 lugares. Sei que o Riq e todos vcs aqui indicam uma viagem mais slow nesta época fria, mas será que cabe esses 4 lugares nesses meus dias? Outra coisa que tá me enlouquecendo é encaixar esses lugares nas low cost, não tá batendo...Eu só conheço a Ryanair e a Easyjet, tem outras?

Amigos me ajude, please!
Bjokas

Zuzu
ZuzuPermalinkResponder

Trips
Vou p Estocolmo em setembro por 7 dias e gostaria de saber se das ilhotas que formam o arquipélogo da cidade, para day-trips , quais sao as mais interessantes, umas duas ou tres para visitar fora os leres básicos. Li o capítulo Stockholm do meu guia Lonely Planet e to um pouco perdida , já que cada uma tem uma peculiaridade. Muito bom o relato do Jorge, pena que foram poucos dias!Se alguém foi prá lá e tiver outras coisas a comentar , vale muito também.
Obrigada de antemao.

Ricardo Freire

Zuzu, vai ser assim em qualquer lugar do planeta. Quanto mais você lê, mais coisas descobre para fazer. Siga a sua intuição e tudo dará certo; depois do segundo passeio você já terá descoberto as semelhanças/diferenças entre o seu estilo e o estilo de quem passou as dicas.

https://www.viajenaviagem.com/2010/05/cuidado-com-a-sindrome-do-overplanning/

Zuzu
ZuzuPermalinkResponder

ops...arquipélago...sorry

Zuzu
ZuzuPermalinkResponder

Obrigada Riq, vou relaxar!
Aproveite Punta Cana, guapo!!Bjo.

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Cheguei ontem de uma semanita em Estocolmo e amei.
Dicas:
Ao chegar, nem pense em pegar táxi, vá de trem (arlanda Express)para a cidade, sao 20 minutos, e te deixa na estaçao cetral, ponto ótimo prá qualquer hotel(se seu hotel nao for central, pegue um táxi de lá).
O Arlanda Express tem tarifas promocionais para adultos no fim de semana, se forem comprados 2 bilhetes juntos, sai 280 SEKs, quase a metade de se comprar individualmente.Nao deixe para comprar dentro do trem, sao 50 Seks a mais por bilhete, existem máquinas que aceitam cartoes fora do trem.
Fiquei num hotel que recomendo pela localizaçao, o NORDIC SEA HOTEL, voce simplesmente sai do trem e entra no hotel depois de dar 10 passos.E é super central, perto de tudo, tem uma estaçao de metro(tunnelbana) ao lado. Existe , no outro lado da rua, o NORDIC LIGHT HOTEL, tao bem posicionado quanto, mas um pouquinho mais "boutique"e portanto mais caro! O café e a internet sao inclusos e o café é bem variado, um pouco muvucado. O hotel nao tem nenhuma frescura, é despojado e tem um bom preço considerando-se que a hotelaria de Estocolmo é beeeem cara.
Estocolmo é uma cidade onde se faz praticamente tudo a pé, e tem o metro e onibus que funcionam super bem, vale a pena comprar o cartao de metro (nos guiches do metro eles providenciam o cartao e voce pode carregar no próprio guiche, só em cash, ou leva pras máquinas e carrega com cartao de crédito). Dependendo de quantos dias se vai ficar, decide-se o número de dias a carregar, vale muito mais do que comprar viagens individuais.
O Stockolm card é um cartao mais prá museus, vale muito a pena se voce for fazer uma maratona de museus condensada em 2 dias, custa caro, mas dá acesso a 70 ou 80 museus. Nao comprei porque nao queria fazer nada obrigada condensada em poucos dias, mas se essa for a proposta, tudo bem.
Vale muitíssimo a pena passear por Djugarden,jardins lindos, bem cuidados, onde o pessoal caminha, se exercita, ou simplesmente senta a beira de um café. Fui ao Sjo Café , ao lado do Nordiska museum, e almocei lá com uma vista lindíssima. Lá também se alugam bicicletas, pelo dia todo ou por hora, as bicicletas sao novinhas!A cidade tem ciclovias por todo lado, ótimo prá quem gosta de pedalar.
Dos museus que fui o Vasaa museum é imperdível, fui a exposicao Terracota Army, fantástica também, recomendo.
O Skansem museum eu fui mas nao gostei muito, mas como é quse um "must"em todos os guias acabei me rendendo.É um museu a céu aberto, onde se ve como era a Suécia antiga, meio abandonadao!
Fiz os sightseeings, tanto o "bus", como o "boat", e um complementa o outro. Como sao várias ilhas, existem lugares por onde o barco passa que nao sao vistas no bus sightseeing.
Outra coisa imperdível é almoçar no mercado Ostermann Saluhall. Comida maravilhosa num ambiente colorido e barulhento!
Comi tamb'em no resturante do Grande Hotel(Mathias)que tem uma estrela Michelin. Amei.
O restaurante Gondolen no topo do Hiss(elevador)é ótimo. Super recomendado nos guias e comprovei "en directo".
Fui também a dois shows no "Globen", do Ozzy Osbourne e do Sting! Imperdíveis. Recomendo a quem for prá lá, entrar no site oficial da cidade e checar a programaçao de shows antes. Nao consegui comprar entradas antes pela internet(site ticnet.se), mas na própria estaçao eles tem um guiche ticnet e comprei lá, sem problemas. Pro show do Ozzy estava esgotado, mas comprei de cambistas, na saída do metro!Valeu a pena, apesar do preço dobrado!

Severino
SeverinoPermalinkResponder

Oi, Zuzu
Tava lendo vc. no Ricardo Freire,vou em 15 de SET pra Estocolmo, mesma epoca que vc. foi ano passado. Que temperaturas vc pegou? Levar roupas pesadas? E chuva?
Obrigadao. Severino, Fortaleza-CE.
E-mail: sgoj@uol.com.br

Zuzu
ZuzuPermalinkResponder

Temperaturas amenas , de 10 a 18 graus!Peguei dias lindos, nada de chuva!

George
GeorgePermalinkResponder

Ola Zuzu,ótimas dicas para Estocolmo.Vc não achou muito tempo uma semana só em Estocolmo?A última vez que estive lá fiquei 3 dias inteiros e achei suficientes.

Especialmente,vc gostou do restaurante do Grand Hotel?Não chegou a visitar os quartos?O que achou do ambiente?

Entrou no Nordic Light Hotel?Chegou a ver os quartos?

Obrigado pelo tempo.
George
george0007@uol.com.br

Alessandra Fiorini

Pessoal
Alguém pode me ajudar com informações sobre o GOTHIA CUP - torneio de futebol (para adolescentes) - na Suécia?
Existe alguma empresa brasileira de intercâmbio tipo STB que leva os adolescentes para lá?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! O Comandante vai colocar a sua dúvida no Perguntódromo! Vamos ver se algum tripulante tem dicas!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Achei no google Alessandra, faça um contato
http://www.msbturismo.com.br/?url=futebol&md=1

Alessandra Fiorini

Obrigada Sylvia, sua googada está melhor que a minha... eu já tinha cansado de procurar e não havia encontrado nada! (acho que era porque tinha um aborrecente atrás de mim falando que queria ir, queria ir... hahaha!)

Daniela C
Daniela CPermalinkResponder

Bom dia!
Estou com viagem marcada para abril e começo por Estocolmo. Já li muita coisa sobre a cidade, mas gostaria de saber se existe algum bate-volta para alguma cidade perto muito interessante ou algum roteiro marítimo (tipo Fiordes, mesmo não estando na Noruega)? Estou perdida nessa questão e agradeço quem possa me ajudar...Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! O passeio mais interessante é à cidade histórica de Uppsala. No verão dá para ir de barco. Há trens.

Leia mais sobre a Escandinávia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/blogs-e-dicas-de-escandinavia-balticos-e-russia-quem-tem/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar