Vale do Loire pra Mariana

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pessoal, a Mariana queria depoimentos de quem foi ao Vale do Loire de carro (por conta própria) e por passeio organizado, para decidir o que fazer.

Alguém pode ajudar?

(Estou curioso, também.)

207 comentários

ruth vita
ruth vitaPermalinkResponder

estamos indo para o vale do loire no feriado de maio. Somos 3 mulheres e estamos a fim de alugar um carro para conhecer a região.Gostaria de dicas de hoteis, B&B e restautantes. Será que alguem pode dar?

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Estou saindo de Paris para Reims e Epernay (1 dia em cada), e depois vou seguir para o Vale do Loire, para dormir duas noites em Blois e visitar os castelos ao redor. Alguém sabe se devo esticar para Tours? Tinha pensado em ir só até Amboise...

Maria Helena Tourinho

Ricardo , se voce só tem 2 dias para o vale do Loire , não aconselho voce esticar a Tours porque voce vindo de Epernay ou Reims terá uns 360 kms de estrada ( isto pela Autoestrada ) . Para voce aproveitar melhor os castelos já que pelo menos acho que 2 castelos no minimo devem ser visitados e se vc não conhece nenhum vá aos classicos " Chambord e Chennonceau " > Depois reserve um tempinho para visitar " Clos Luce " residencia do " genio do Da Vinci " em Amboise .

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Obrigado Maria Helena!
Estes eram mais ou menos os meus planos, mas como vou estar hospedado em Blois, vou incluir tb o Castelo de Blois.
Como não consegui hotel em Epernay, vou pernoitar em Troyes (7/6) e seguir para orleans e Blois no dia seguinte (8/6) . Alguém tem alguma dica no caminho? E Troyes, alguma recomendação especial?

Arlene
ArlenePermalinkResponder

Oi, Riq, oi pessoal, minha primeira vez aqui no blog... Em 1997 fomos a Paris e aproveitamos para ficarmos hospedados num castelo do Loire. Optei pelo Chateau de La Verrerie em Aubigny-sur-ner pq queria um castelo com cara de castelo (torrezinhas etc) que ficasse a 2 h e pouco de carro vindo de Paris e tivesse restaurante no local (já que passaríamos apenas uma noite). O castelo do séc. XVII, embora pequeno, tem uma ala histórica bastante visitada pelos franceses. O quarto era enorme, com janelas para o parque e para o lago, uma beleza. O restaurante fica depois dos portões do castelo mas, como é um castelinho, dá prá ir e voltar à pé. Os preços agora estão a partir de 150 euros, quarto standard duplo. Se alguém quiser ver, achei este site: http://www.france.com/hotels/hotel.cfm?hotel_id=2294
abraços

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Ricardo
Penso em ir ao Vale do Loire!
Queria me hospedar por 3 dias em um chateau
Vou com marido e duas crianças (7 e 9)
Qual o melhor para ficar e fazer as visitas aos castelos?
De lá pretendo pegar o trem para Londres !
Agradeço antecipadamente pelas dicas

MARIA LUIZA R. GONZALEZ

Oi pessoal...estou adorando as dicas de todos vcs para paris e arredores.Vou dar um pulinho por lá no carnaval de 2009..Existe a possibilidade de entrar em contato com outras pessoas(brasileiros)que vão pra lá na mesma época? fazer alguns programas juntos ? eu vou com minha prima...ficamos em Paris de 12 a 25 de fevereiro.

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Riq e trips, outubro é uma época legal para ir ao Mont Sant Michel e Vale do Loire? O depoimento da Malu, lá no comecinho, já meio que responde, mas queria saber se estaria deixando de aproveitar uma paisagem especial (como ir pra Provence nessa época e não ver os campos de lavanda floridos...) indo no outono.

suzana
suzanaPermalinkResponder

Meu marido e eu vamos a Paris em Maio e estamos pensando em ir, por 4 noites, ao Mont Saint Michel e Vale do Loire.Queremos fazer uma viagem tranquila e estamos preferindo ir de trem. Será que dá certo?Se formos de carro, não queremos sair de Paris!
Alguém fez essa viagem recentemente e pode nos dar dicas de hoteis e restaurantes?

Ricardo Freire

Eu iria de trem até Tours e lá alugaria um carro. Depois de visitar os castelões principais é gostoso se perder pelas estradicas.

Se quiser ficar só nos castelões, dá pra pegar tours de meio-dia em Tours (!) e usar transporte público em Blois (de cada cidade você faz alguns castelos).

Para seguir de trem ao Mont St Michel basta ir a Le Mans e pegar o trem a Rennes.

(Se alugar carro, devolva em Le Mans. A autoeurope.com não cobra taxa extra para devolução em cidade diferente no mesmo país.)

Quanto estive no Loire ano retrasado fiquei neste chateauzinho barato e adorei: http://www.7tours.com .

Leia sobre Monte St Michel aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/uma-escapada-ao-mont-st-michel/

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Suzana,
Eu fiz um tour de normandia, bretagne e vale do loire uns dois anos atrás.
Como base no Loire eu fiquei no mesmo hotel indicado pelo Riq. Ele está localizado a meia distância das principais cidades do roteiro, porém você precisa estar necessariamente de carro.
Quando fui para St Michel, optei por ficar em Saint-Malo, que fica uns 40 minutos de carro da abadia. Fiquei em um hotel na orla, mas recomendo ficar na cidade (dentro dos muros) porque você vai poder aproveitar o burburinho.
Abs

Cezar
CezarPermalinkResponder

No final de abril, início de maio, eu e minha mulher vamos fazer uma viagem de uns 20 dias. A idéia é começar em Paris (4 dias), trem até Tours (4 dias) e depois de trem até algum ponto na Itália. Lá, o plano é a costa malfitana.
Alguma dica?

Ricardo Freire

É muito chão para fazer de trem sem parar. O Vale do Loire não é caminho de Paris à Itália. De Tours a Salerno, na Costa Amalfitana, são 21 horas e 15 minutos de viagem no trem mais rápido.

Augusto
AugustoPermalinkResponder

Ricardo, não sei se você concorda comigo, mas no caso do cezar eu chegaria no aeroporto de Paris, alugaria um carro, não entraria na cidade e iria para o Vale do Loire. Passaria três ou quatro dias no Vale com o carro. Para viajar entre as pequenas cidades é o ideal. Devolveria o carro em Paris, passaria quatro dias (eu por mim passaria uma vida...) e pegaria um aviâo para Roma ou Napoles (via easyjet ou ryanair). Outra possibilidade é aproveitar a tarifa da airfrance para Roma que permite um stopover em Paris. Está com um preço bom, menos de 900 dólares.
Boa sorte

Luiz Eduardo Barros

Olá Ricardo:

Estaremos em Paris de 12 a 21 de março; eu e minha esposa; e gostaria de fazer um bate e volta no Vale do Loire. Pretendo ir de trem TGV para Tours e lá alugar um carro com GPS e visitar os principais castelos, retornando à noite. Você recomenda este esquema? É necessária a habilitação internacional PID? Alguma sugestão...

Ricardo Freire

Se é para fazer como bate-volta, melhor pegar um tour organizado.

Eu deixaria o vale para outra viagem, quando você pudesse ficar por lá umas duas noites.

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalinkResponder

Luiz, acho que o Vale do Loire merece pelo menos um pernoite!!! Acho puxado ir e voltar no mesmo dia... neste esquema acredito que vc so consegue ver um castelo!!! Fiquei duas noites e consegui ir em 3 castelos: Chambord, chenonceaux e Villandry e conhecemos a cidade de Amboise que é um charme!!!! O Chambord é maravilhoso por fora, o chenonceaux é o mais bacana por dentro e tem um exterior bacana demais para passear e no Villandry so conheci os jardins que sao lindos, nao entrei no castelo pq ja tinham me dito q nao valia a pena, mas fiquei MUITO tempo andando pelos jardins!!! Em Amboise ficamos em um hotel muito bacana chamado Le VInci Loire Valley http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g187116-d601677-Reviews-Best_Western_Le_Vinci_Loire_Valley-Amboise_Loire_Valley_Centre.html... o hotel é otimo e nao foi caro!!!

Elizabeth Cristina de Araujo

Oi Ricardo. Estou pretendendo fazer uma viagem à França em maio. Vou pegar uma excursão pela Queensberry. O tour que vai até San Michel está muito caro e corrido. Pensei em pegar outro roteiro e fazer San Michel por minha conta. Como fazer para chegar em San Michel e passando por Saint Malo? Prefiro ir de trem ou ônibus.
Agradeço muito suas dicas.

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Elizabeth,
O Riq tem um post sobre Le Mont Saint Michel, dá uma olhadinha:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/uma-escapada-ao-mont-st-michel/
A Lina do conexaoparis.com.br também tem relatos em 3 posts indo pro Mont passando por Saint Malo. Segue o link para o primeiro deles. Deste, vc consegue acessar os outros dois:
http://www.conexaoparis.com.br/2009/01/12/de-paris-ao-mont-saint-michel-via-saint-malo-1/
Quando fui, me baseei nas dicas do Riq e da Lina e fiz o seguinte: parti do Vale do Loire de carro até lá (a viagem é puxada), passando a noite na região intramuros, seguindo a dica do Riq. Conheci a abadia na manhã seguinte e depois fui pra Saint Malo, onde entreguei o carro.
Ah, não se esqueça de verificar a tábua de marés pra perder o grande espetáculo.
Sobre as excursões, acho um atraso, pois vc chega junto com uma multidão de turistas e o Mont fica muuuuuuito tumultuado. Além do preço, que realmente é de amargar... Mas se você optar, dá uma olhada na cityrama (http://www.pariscityrama.com).
Boa viagem!

Loraine
LorainePermalinkResponder

Olá Riq e Trips, Estou planejando passar cinco dias em Paris, de lá segui para o Mont Saint Michel (pernoitando lá) e depois, em direção ao Vale do Loire onde permaneço por três dias. É viável esse roteiro? melhor de trem ou ônibus? Não vou alugar carro, quero fazer tudo por transportes públicos. Tenho q escolher uma base no Vale do Loire, Tours ou Bois? Grata!

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

O Vale do Loire é um daqueles locais em que carro ajuda MUITO (a exemplo de Costa Amalfitana, Costa Brava, Pirineus, Floresta Negra etc.).

Como vc não quer alugar carro, vc tem que decidir entre uma cidade mais interessante, mais charmosa, menor, porém com conexões de transporte mais difíceis (Blois) e outra que é exatamente o oposto disso.

Recomendo FORTEMENTE:

- evitar escolher hoteis em áreas longe do centro se vc não estiver de carro. Tours é um centro de negócios com vários hoteis no parque industrial do lado oposto ao acesso da cidade. Facílimo pra entrar e sair de carro, péssimo se vc estiver à pé e à noite.

- fugir de excursões pré-empacotadas com 3 castelos por dia. Escolha um castelo grande, visite-o sem pressa ou correria alguma, e depois passe em alguma cidade menor (a próxima do castelo) para dar uma volta, contemple os dois rios que passam na região e são muito bonitos etc. Castelos como o de Chenonceaux rendem uma boa visita de quase o dia inteiro. Pegue um audio guide, ande à vontade, contemple os perfeitos e bem acabados jardins franceses etc. Um castelo bem visitado é melhor que 4 castelos vistos como quem está procurando imóvel para alugar.

Ricardo Freire

As duas cidades são as mais usadas como base para ver o Loire. Como cidade, Tours é bem mais interessante. Mas Blois oferece melhor infra de visitação a castelos para quem não está de carro.

Blois: há uma linha de ônibus regular que serve Chambord (linha 2) e outra linha de ônibus, sazonal (abril a setembro) que vai a Chambord e Cheverny. http://www.tlcinfo.net/index.php?horaires-des-lignes . De Blois também se chega de trem a Chenonceaux.
http://www.voyages-sncf.com

Tours: em frente à estação de trem há o escritório de turismo, onde você pode se encaixar em excursões de ônibus de meio turno a castelos próximos. De Tours também se chega de trem a Chenonceaux (mais rápido do que desde Blois). http://www.voyages-sncf.com

Tutorial para ir ao Mont St Michel:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/uma-escapada-ao-mont-st-michel/

Saindo de Mont St Michel, chega-se mais fácil de trem a Tours (pega-se o trem em Rennes, faz-se uma baldeação em Le Mans). Para Blois há dois caminhos: ir a Tours e pegar novo trem ou voltar a Paris e pegar o tramo de Blois na gare d'Austerlitz.
http://www.voyages-sncf.com

Loraine
LorainePermalinkResponder

Ops, o nome da cidade é Blois....

PG
PGPermalinkResponder

Em Blois, recomendo o hotel Ibis.

Fica no centro, a uma quadra do castelo (para um lado) e a uma quadra da região das lojas e dos restaurantes (para o outro lado).

De lá, fui aos castelos de Chenounceaux e Chambord, de carro, além de me perder pelas estradinhas da região em outras cidades nas quais somente vi os castelos por fora.

Dois dias é o mínimo recomendado.

http://www.ibishotel.com/gb/hotel-0920-ibis-blois-centre-chateau/index.shtml

George
GeorgePermalinkResponder

Trips,eu fiz um roteiro pelo Mt.St.Michel e Vale do Loire.Aluguei um carro no aeroporto de Rennes e fui direto ao Mt.St.Michel.Como queria ter uma vista do Mt.iluminado à noite optei por me hospedar num H.4 * fora das muralhas,mas de onde eu tinha uma vista maravilhosa da janela do meu quarto ( http://www.relais-st-michel.com .
De lá fui de carro até Saumur,visitei o castelo e segui para Chinon,me hospedei por 2 noites no Chateau de Marçay
http://www.chateaudemarcay.com. De Chinon,visitei o castelo do mesmo nome e o de Usse. De lá fui para Tours e me hospedei por 3 noites no Chateau Belmont que hoje está fechado. De Tours visitei o Castelo Villandry,o Azay-le-rideau e o Langeais .De Tours fui para Amboise onde me hospedei por 3 noites e visitei o Castelo do mesmo nome, o de Chenonceau e o de Cheverny. Por ultimo fui para Blois onde me hospedei por 2 noites e visitei o Castelo do mesmo nome e o de Chambord.
Foram 10 noites no Loire,com a experiencia unica e inesquecivel de se hospedar em um castelo de verdade (Chateau de Marçay).Sei que é mais tempo do que muita gente tem,mas na minha modesta opinião essas excursões de bate e volta de Paris são um desperdício de tempo.
Melhor deixar para uma próxima viagem(aliás um excelente motivo para vc planejar a sua próxima viagem...)
Outra coisa:castelo é como religião e futebol,cada um tem o seu preferido .Eu adorei Chenonceau.Vc pode pesquisar e ver aquele do qual mais gosta...Se tiverem alguma dúvida,podem perguntar.

Diana
DianaPermalinkResponder

Ricardo, parabens pelo blog, demorei para achar os posts mais antigos, mas agora que me encontrei por aqui ja sou fa.
Estou com uma duvida sobre qual cidade ficar. Passarei 2 dias e 2 noites no vale vindo e retornando a paris e nao sei se fico em blois ou em tours. Alguem que conhceu as 2 cidades poderia me dar sugestoes? Preferia ficar na cidade mais bonitinha e aconchegante. Provavelmente irei de trem e alugarei o carro por la, mas ainda estou avaliando a possibilibilidade de ir direto de carro de paris com retorno ao CDG destino Brasil sad. Qualquer sugestao é bem vinda.

Ricardo Freire

Tours é maiorzinha e mais animada, porque tem faculdade, estudantes, essas coisas. Blois é mais paradinha. Se é para ficar numa cidade, eu ficaria em Tours.

Eu me hospedei num castelo que não ficava em cidade nenhuma, o 7 Tours: http:///www.7tours.com .

Malu
MaluPermalinkResponder

Diana, eu achei Blois uma gracinha de cidade. O Castelo é muito lindo e a cidade tem um centrinho, perto do Castelo, com restaurantes e lojinhas super charmosas.

regina baroni
regina baroniPermalinkResponder

Olá Pessoal,
pOR FAVOR , QUAL É O NOME DA ESTAÇAO DE TREM EM PARIS QUE PEGO O TVG RAPIDO PARA A CIDADE DE TOURS.
PESSOAL, POR FAVOR RESPONDAM RAPIDO, JÁ LI TODOS OS COMENTÁRIOS E NINGUÉM VAI DE TREM IGUAL A MIM. NAO SEI DIRIGIR . HELP!
bJS.
REGINA

Ricardo Freire

Não escreva em maiúsculas na internet. É falta de educação.

Socorro quem pede é afogado. Não há urgência nenhuma para essa informação. Não abuse do blogueiro. Só estou respondendo porque outros podem querer saber a mesma coisa.

A estação de onde sai o TGV para Tours é Montparnasse.

Clarice
ClaricePermalinkResponder

eekops:
:cool:

Diana
DianaPermalinkResponder

Ricardo e Malu, muito obrigada pela opniao de voces.
Abracos

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Oi Ricardo,
já adquiri seu último livro e gostei muito.
Gostaria de receber informações sobre locais para comer em Amboise, Bloi e Tours.
Aguardo,
obrigada

Ricardo Freire

Estive apenas por um dia no Loire, jantei no meu hotel, o http://www.7tours.com .

Use a intuição, é impossível comer mal naquela região.

Querendo uma listinha, garimpe em sites como o Frommer's:
http://www.frommers.com/destinations/loirevalley/

elaine
elainePermalinkResponder

Esse blog é mto bom. Parabens, Ricardo. A informação sobre a estação do TVG partindo para o Vale do Loire foi mto util. Obrigada! Vou a França no proximo mês. Na volta, conto minha experiencia. tchau!

wilson cioffi
wilson cioffiPermalinkResponder

Oi, Ricardo enviei uma menssagem p/vc mas não sei por onde !se ja recebeu favor desconsiderar uma ta...Eu e minha mulher queremos conhecer Paris e cidadezinhas medievais, monte st Michel,vale de loire...não quero ir em escursão, gostaria de alugar um carro e sair viajando mas nosso ingles é fraco e dizem que os franceses são malinhas...o que devemos fazer??talves ir para Portugal? Ha fomos ano passado para a Italia( Roma e Toscana) deu tudo certo pois os italianos foram otimos(falamos espanhol/ingles até italiano)estamos com receios a esta viajem(sera 08/12 até 22/12/2010)podes me ajudar??a galera tambem...obrigado

wilson cioffi
wilson cioffiPermalinkResponder

Obrigado amigo, estou lendo tudo...logo farei novas investidas sobre o assunto. valeu

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Olá Ricardo, estou um pouco perdida e queria umas dicas. Vou ficar uns dias em Paris e depois quero alugar um carro para o Vale do loire e ficar 4 noites e depois voltar para Paris para retornar para o Brasil. Pensei em ir de carro direto para Versailles e partir para hospedar em Blois em algum château. Pensei em ficar dois dias em Blois, conhecer Chambord, Cheverny e mais dois dias em Amboise e conhecer Clos Lucé, e Chenonceaux.
O que vc acha? estou perdida. Aguardo! Obrigada!

Malu
MaluPermalinkResponder

Wanessa, Vc vai deixar o carro estacionado, com as malas dentro, para visitar Versailles e depois seguir viagem no mesmo dia para Blois? Cuidado!!! Isso não é recomendável em nenhum lugar do mundo. A visita ao Castelo é longa e linda. Vc vai chegar em Blois já anoitecendo. O tempo em Outubro é muito bom, com friozinho na medida certa mas escurece mais cedo. Pense nisso para calcular a saída de Versailles.

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Wanessa,
Eu não dirigiria até Blois. Faria um bate-volta de Paris a Versailles, dedicando um dia para o passeio: o castelo é grande, tem jardins lindos, dois outros palácios menores (Grand e Petit Trianon), então é muito pra se visitar. Além de que a visita é agendada ao comprar o ingresso (deve dar pra comprar agendado pelo site deles). Você pode fazer um piquenique nos jardins. É um programa legal. Você pode ir de RER, que é o metrô de subúrbio de Paris.
Então pode ir com malas de trem para o Loire. Eu indico o Chateau des 7 Tours ( http://www.7tours.com ), que já foi dica do Riq. Consulte os posts dele a respeito do destino; vai ajudar. Fiz o seguinte: trem até Tours, a capital do Loire e retirei o carro alugado na estação de trem. Depois você pode devolver denovo na estação e voltar pra Paris de trem, sem o stress de dirigir em Paris, ter que entrar e sair de cidade grande, nem perder tempo em auto-estrada.
Sheila

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Olá Ricardo... só mais uma pergunta, vc sabe me dizer como fica o tempo no final de outubro em Paris e no Vale do Loire?

Carol
CarolPermalinkResponder

Wanessa,
Acho que 4 dias está ótimo para o Vale Do Loire, nao precisa de mais dias lá.
A estrada de Paris até lá é ótima e é bem melhor estar de carro para se locomover entre as cidades e castelos.
Sobre o tempo, tente o www.weather.com - digite blois ou qq cidade do loire - dai clique em month e mais baixo na pagina veja em averages ( terá as temperaturas médias )nao tem erro.
Abs

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Malu, obrigada pela dica! Não tinha pensado nisso.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Obrigada Sheila pela dica, vou rever sobre ir de carro ou de trem.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Carol, obrigada pela dica sobre o tempo.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Olá pessoal estou pesquisando hotéis, alguém já ficou nestes? "Domaine de la Tortinière" e o "Château d´Artigny"

Ricardo Freire

Wanessa, bem-vindo a bordo! Posso sugerir que você se torne "Wanessa P."? É que já temos uma Wanessa na tripulação...

Wanessa Prado
Wanessa PradoPermalinkResponder

Olá... pode sim... Wanessa P. Com as dicas do pessoal estou repensando o meu trajeto para o Vale. Primeiramente iria de carro de paris para Versailles e Blois, ficaria 2 noites e depois em Amboise mais 2. Agora estou pensando em Versailles bate e volta para paris e depois ir de trem ou transfer para Tour e lá pegar o carro e conhecer a região. Só queria um hotel q fosse mais central e desse para conhecer chambord, cheverny, chenonceau, villandry, ussé. Olhei Domaine de la Tortinière e Château d´Artigny, alguém já ficou nestes? Abraços
Wanessa P.

André L.
André L.PermalinkResponder

Olha, eu não vejo problemas em vc alugar carro desde Paris não, até pq depois de Orleans dá pra vc ir fazendo o caminho por umas estradas mais secundárias.

Tours é uma boa base para passeios, tem alguns hoteis interessantes com fácil acesso para quem está de carro para entrar e sair da cidade e ir a todos esses lugares.

Alessandra Fiorini

Wanessa,
Minha opinião é diferente da do comandante, mas ele já deve ter ido 1 milhão de vezes à Versailles, eu fui só uma, e do mesmíssimo jeito que vc planejou inicialmente: Sai de Paris de carro, passamos em Versailles com as malas dentro (era um Citroen C3, minúsculo - estacionamos no imenso estacionamento do castelo, gratuito e aberto), visitamos o castelo e o Petit Trianon. Depois, seguimos para Amboise, que é uma cidade que fortemente indico para você ficar. De lá, de carro, dá para fazer estes castelos todos que vc citou, sem contar que a cidade de Amboise é um charme só.
Na volta, para Paris, ainda paramos em Orleans (com malas no carro) exclusivamente para conhecer a casa de Joana D´Arc, mas era uma terça (se não me engano) e estava fechada. Se você for passar lá, veja o site para ver os dias de funcionamento.
Resumindo, ou eu acho que demos muita sorte (em todos os 20 dias que ficamos na Europa andamos à noite à pé, de ônibus, de metrô, até 2 da manhã e nada aconteceu) ou a segurança lá melhorou bastante.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Boa noite,
alguém tem alguma dica de algum brasileiro q faz transfer em Paris?

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Obrigada Ricardo!

George
GeorgePermalinkResponder

Ola amigos,de volta da 2ª viagem para o vale do Loire,corrigindo os erros da primeira,aprimorando aqui e ali.Respeito a opiniao da Carol,mas acho que 4 dias no Loire é pouco.Ressalto tb que tudo depende de quantos castelos vc quer/pode ver,de qto tempo vc dispoe para a viagem,de quanto quer gastar,se vai de carro ou não.A minha sugestão é para quem vai de carro a partir de Paris,tem 10 noites disponiveis e quer conhecer os castelos com calma.Se não,como já li e já falei aí em cima,é melhor deixar o Loire para outra vez.
Bom vamos lá.Retirei o carro na loja da Hertz Montparnasse,que já é na saida para a autoestrada.Fiz um pit stop em Chartres para conhecer a catedral.2 horas são suficientes.De volta para a estrada com destino a Saumur.Chegando lá me hospedei no Chateau de Verrieres,que é um castelo,administrado pelos proprios donos.Localização ótima.Suíte muito boa,espaçosa,teto alto,2 chuveiros,muito cuidado com a decoração.Fazendo Saumur de base,visitei Chinon,Usse e Azay le Rideau.Saindo de Saumur no 4º dia,parei para visitar Villandry.
Proxima base,a cidade de Amboise e o hotel Le Choiseul,tb dentro da cidade.Atenção: se for se hospedar lá peça apto no edifício principal,e não no edificio anexo.O hotel não tem elevador,mas são só 2 andares no edificio principal,mas 3 no anexo.De Amboise visitei os castelos de Chenonceaux,Loches,Chaumont,Cheverny e Chambord.Um por dia.No 8º dia saí e fiz um pit stop em Blois para visitar o castelo e a cidade.Almocei em um restaurante muito bom em Blois,o l'orangerie du chateau,com uma bela vista para o castelo.Sai de lá e fui pela auto estrada para Paris,devolvendo o carro na mesma loja Hertz da retirada.Se alguem tiver duvidas ou quiser sugestoes,pode me escrever:
george0007@uol.com.br

cristiana
cristianaPermalinkResponder

Olá!Amei este blog, estou indo viajar dia 23/10. Estarei de carro,sairei de Paris bem cedo...Gostaria de uma dica: Terei apenas 2 noites no vale e gostaria de visitar, Chambord,Cheverny e Chenonceau. A minha idéa é dormir 1 noite em Amboise e 1 noite em Blois. Quais castelos faço quando eu estiver em Amboise e quais quando estiver em Blois? No terceiro dia preciso estar no CDG ás 17.00 pra voltar pro Brasil....

Ricardo Freire

Nâo vale a pena trocar de hotel em dois dias. O tempo que você vai perder em check-out e check-in e risco de turistar com malas dentro do carro não compensam. E, de mais a mais, Amboise está a apenas 35 km de Blois!

Localize-se no http://www.viamichelin.com .

Alessandra Fiorini

Oi Cristiana
O Riq tem razão, uma cidade é bem pertinho da outra.
Amboise é um charme só, lá você tem o Castelo de Amboise, onde está enterrado Leonardo da Vinci, e é um castelo realmente bonito (por fora, por dentro é meio caidão). Uma dica é o passeio noturno (começa às 16hs), em grupos de visita às masmorras, com tochas.
Ainda em Amboise tem o Le Clos Luce, onde Da Vinci viveu os últimos anos e tem réplicas de suas invenções. Chenonceau é o mais bonito e mais conservado de todos, tanto internamente (é fantástico) quanto a parte externa, com jardins e alas. Cheverny tb é lá pertinho. Não sei se dará tempo de você visitar Chambord, pois me parece ser o mais distante.
Uma dica que te dou é, no retorno à Paris, parar em Orleans e conhecer a cidade e a casa de Joana D´Arc. A cidade em si não é tão histórica qto as do Vale, mas a casa dela é bastante interessante e os bondes nas ruas onde os carros andam nas calçadas, para nós, brasileiros, são uma curiosidade. Veja antes no site porque a casa dela fecha às terças (se não me engano).
Boa viagem!

Cleide
CleidePermalinkResponder

Por gentileza, podem ajudar-me numa questão? Pretendo ficar hospedada em Paris por 15 dias. Já estive lá antes e visitei os pontos turísticos. Desta vez gostaria de fazer passeios bate-volta para Versailles, Rouen, Giverny, Epernay e Mont Saint Michel (neste caso com pernoite) e, se possível, vale do Loire (sem pernoite). Estarei sozinha e não dirijo. Os viajantes mais experientes podem me dizer se isso é uma loucura ou se é viável?
Grata

Ricardo Freire

São todos possíveis. E como não são viagens engessadas (você só precisa comprar com antecedência Mont St Michel e Tours ou Blois, se quiser desconto na passagem de trem), se achar cansativo é só não fazer todos.

Mas eu acho que o bate-volta ao Vale do Loire é insuficiente. Você pode montar base em Tours por dois dias e se encaixar em passeios organizados.

Cleide
CleidePermalinkResponder

Riq,
Muito obrigada. Vou abusar. Desculpe a pergunta boba, mas no caso de passar a noite no Vale do Loire, o mais conveniente seria permanecer vinculada ao hotel em Paris ou o melhor seria fazer esse programa no final da viagem e retornar a Paris somente para pegar o avião de volta ao Brasil?
Grata

Ricardo Freire

Não vale a pena pagar hospedagem em dois lugares simultâneos. O que você pode fazer é sair do quarto por uma ou duas noites, deixar a mala no hotel e viajar apenas com uma mochila. A mesma coisa pode ser feita quando for ao Mont St Michel.

Também dá pra deixar por último, mas nesse caso veja bem o transporte de volta. Programe-se para pegar um trem que chegue com folga em Paris. (Eu não gosto, acho que deixa o último dia estressado demais.)

Cleide
CleidePermalinkResponder

Riq, valeu mesmo. Mais difícil do que escolher os passeios é pensar na logística.
Grata

Viviane52
Viviane52PermalinkResponder

oi ricardo, é muito bom poder contar com um site como o seu, parabéns! seus livros também são esclarecedores! já me ajudaram muito.
gostaria de sua opinião; vou passar uns 15 dias com meu marido (abril/2011) na europa (só conheço portugal, mas ele não), a principio minha idéia é ir de tap até portugal ficar uns 5 dias em lisboa (incluindo cintra), de lá ir à paris (tap) ficar por lá 6 dias (incluir o vale do loire), seguir de trem para londres, ficar 4 dias e retornar ao brasil. minha dúvida é: devo incluir amsterdam ou outro lugar "imperdível" já que estou por lá? ou vc acha que fica muito corrido? vc mudaria algo nesse roteiro? tipo: ficaria x dias em paris ao invés de 6.. é que não gostaria que as férias se transformassem em um "frenesi" de troca de hotel, bagagens, etc.. quero realmente conhecer os lugares de forma tranquila, mas ao mesmo tempo quero aproveitar (claro!), obrigada, abs

josemar
josemarPermalinkResponder

Olá a todos, um salve especial para nosso Cmte Ricardo.
Já fui 2 vezes a Paris e desta vez quero dar uma esticada ao vale do Loire. 2 noites e indo de carro, a logística eu entendi, mas aí vem a minha questão:
Estou indo em início de fevereiro, será que compensa conhecer o vale do loire no inverno?
desde já grato!

Ricardo Freire

Sim. A desvantagem são as horas reduzidas de luz solar.

tarissa
tarissaPermalinkResponder

Ricardo,
Eu e mais 05 tios chegaremos em Paris no dia 17/04/11 vindos de Veneza. Voltaremos para o Brasil no dia 24/04. Gostaria muito de conhecer e ficar 02 noites no Vale de Loire, o que vc acha melhor? Irmos direto do aeroporto para o Loire ou nos hospedarmos primeiro em Paris e no decorrer da viagem visitarmos o Vale? Sobrarão 05 noites para Paris. Eu já conheço Paris, porém, eles não. Será suficiente? Outra dúvida: Existe algum meio de irmos direto para o Vale do Loire saindo de Veneza? Muito obrigada pelas ótimas dicas que já li por aqui.

Lucas
LucasPermalinkResponder

Ola a todos!!!
Estou indo dia 18/01/2011 para beuvais e irei alugar um carro por 8 dias.
Estou pensando em (pelo menos tentar) visitar as seguintes cidades:
Beauvais, Rouen, Giverny, Honfleur, Caen, Bayeux, Cancale, Mont St Michel, Rennes, Saint Malo, Fougeres, Tours, Amboise, Orleans(Vale do Loire) e Chartes.
Escrevendo aqui percebi que sao muitas cidades para 8 dias, hehehe.
gostaria de alguma sugestão se seria interessante tirar alguma cidade e alguma rota que seria interessante.
Agradeço por este expetacular site do qual aprendi muito em diversas viajens ao qual ja pude fazer.
Muito obrigado desde ja.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Salve, Lucas! Aí vão as referências que devem ajudar você:

Europa: quantos dias em cada lugar? - https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
Isabel O. pela França - https://www.viajenaviagem.com/2009/09/isabel-o-pela-franca/
Uma escapada ao Mont St.-Michel - https://www.viajenaviagem.com/2009/09/uma-escapada-ao-mont-st-michel/

Lucas
LucasPermalinkResponder

Feito!
Li os posts e realmente estao interessantissimos e vao me ajudar na viagem!
obrigado!

Filipe Bragança

Riq e amigos,

estou querendo alugar um carro para fazer uma viagem de 2 dias ao loire, vou ficar alguns em paris antes e depois passo uma noite pelo loire. Mas como toda cidade grande quero evitar o transito de paris.

Qual o melhor ponto de saída de Paris para evitar transito e já pegar estrada para o Loire.
Até então encontrei pessoal falando da "Gare Montparnasse Train Station", seria esse local mesmo ou alguém tem outra opção?

Já vi que lá tem a maioria das empresas de locação.

Desde muito obrigado e boa viagem para todos!! ! =D

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Filipe! O Comandante costuma recomendar ir de trem a Tours e pegar o carro lá. A Maria Lina do Conexão Paris já deu dicas nesse sentido também.

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Fiz exatamente isso em 2009, conforme dicas da Lina. Dá uma passada no conexãoparis, começando por esse link: http://www.conexaoparis.com.br/2008/07/16/como-visitar-os-castelos-do-vale-do-loire/
Este post do Riq também me guiou bastante.
Então, fui de trem de Paris a Tours e peguei o carro na própria estação de trem que havia reservado na AVIS. Segui para os arredores, onde fiquei hospedada em um Castelo, que também foi dica do Riq (7tours). Depois segui com o carro para o Mont Saint Michel, mas você pode devolver o carro em uma estação e seguir viagem de trem.
O trem sai da Gare D'AUSTERLITZ e Chega em Tours CENTRE.

Claudio Motta
Claudio MottaPermalinkResponder

Filipe,
Peguei o carro em Paris mesmo e não tive dificuldade para sair. O trânsito não foi um problema e com GPS fica tudo muito mais fácil!
Abraço e boa viagem!

Alessandra Fiorini

Filipe
Nós saímos de Paris DE CARRO para o Loire mas passando em Versailhes. Usamos a Porte D´Auteuil para sair da cidade e não pegamos trânsito não.
A Gare Montparnaisse Train Station é uma estação de trem, no centro de Paris, não é uma saída.
Se vc se refere à pegar o carro em uma locadora lá perto, sugiro que pegue próximo ao seu hotel e use GPS para o Loire. Veja no maps google, lhe dará uma boa idéia do que estou falando.

Filipe Bragança

Valeu as dicas galera.
Eu estou querendo já sair de paris de carro por conta do roteiro que estou fazendo.
Saio cedo e vou indo sentido a TOURS vendo alguns castelos, durmo em Tours,
No dia seguinte pego outra rota voltando para Paris e paro em Versailles e depois Paris para pegar o Trem para Londres.

Pelo que vi no maps a Gare Montparnaisse fica dentro da cidade mesmo mas próximo a uma avenida larga com caminho para a autoestrada, acho que não vou ter dificuldades em pegar o carro nela mesmo não.

Ah e o castelo infelizmente o 7tours estará fechado na época e outros. Estou quase fechando o Château D'artigny, alguém já ficou?

Valeu as dicas amigos, já é semana que vem!!!! Casar e lua de mel... !! =)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Filipe! Que bom que as dicas ajudaram no seu planejamento!

O Comandante vai colocar a sua dúvida sobre o Château d'Artigny no Perguntódromo. Fique atento às respostas!

Filipe
FilipePermalinkResponder

Obrigado. Já vi lá grin Agora é torcer para galera me dar alguma informação, porque pelo tripadvisor é 50% comentários bons e 50% ruins, rsss.

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

Filipe, conheço o Artigny, é um castelo bacana, mas assim como alguns outros hotéis da Grandes Etapes (rede de 10 hotéis-castelo qual faz parte) está precisando de um banho de loja.
O Sept Tours reabre comecinho de fevereiro, já verificou com eles se realmente vão estar fechados nas suas datas?
Duas opções que não conheço mas já ouvi falar muito bem são o Chateau de Pray e o Chateau de Marçay, ambos da Chateaux & Hotels Collection, mesma rede do Sept Tours.
Eles também fecham no inverno, mas reabrem por agora, fim de janeiro ou início de fevereiro. Se quiser me passe as datas que consigo ver com facilidade quais castelos estarão abertos no período.

Filipe Bragança

Rafael,

Realmente o que mais vi é com relação a isso que falou, dá para manter o valor histórico mas dando uma renovada, isso que eles precisam.

o Sept Tours eu não cheguei a enviar e-mail, mas olhando pelo site não tem data disponível em Fevereiro. Já o Marçay eu cheguei a mandar e-mail e realmente eles só voltam a abrir no final de fevereiro.

Já que você tem facilidade, se puder olha para mim e responde por aqui?
Obrigado

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

Quais as datas no Vale do Loire, Filipe?

Filipe Bragança

Rafael,

vou ficar por lá no dia 7 e 8. Saio de Paris 7 de manhã, visito alguns castelos no caminho, me hospedo em um castelo de noite e no dia seguinte volto para Paris por outra rota vendo outros castelos/cidades.

Abraços

Filipe Bragança

Recebi e-mail do 7tours e do Tortiniere, mas infelizmente ambos estão fechados até final de fevereiro =(

Por enquanto a opção que vi mais interessante ainda é o d'Artigny, mas ainda tenho receio de me decepcionar.

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

Filipe, aberto dia 7 só encontrei o Chateau de Pray e o Artigny. Já ouvi falar bem do Pray, mas não conheço para poder dar meu aval pessoal.
A maioria abre logo depois, pra St Valentin. 7 Tours abre dia 11, Marçay abre dia 10. Se suas datas forem flexíveis...

Filipe Bragança

Obrigado pela ajuda Rafael.

Infelizmente já paguei pelo hotel Londrs, para onde vou depois dessa ida ao vale do loire.

Meu roteiro é chegar em Paris ficar 5 dias, ir para o loire ficar 1 noite(2 dias) e depois ir para Londres e ficar 6 dias.
Tanto em Paris quanto Londres os hoteis já estão pagos o que impossibilita de fazer troca.

Mas muito obrigado, vou arriscar o D'artigny e torcer para conseguir um quarto bacana e não ter problemas com o restaurante, que é uma das reclamações.

Bia Venturi Bonelli

Oi Filipe,
Fiz esta viagem no fim do ano passado e amei!!!
No meu blog escrevi dicas de hospedagem, passeios e cartão de desconto no vale do Loire.
Este hotel não conheço, mas dá uma olhada no meu blog e ve se vc gosta do hotel. Eu adorei e achei super em conta, o chateau de Beaulieu.
Bjos

Filipe Bragança

Bia,

já estou com seu blog aberto, vou ler os posts todos lá, estou gostando muito. Parabéns pela viagem!

Vou dar uma olhada no hotel, obrigado pela dica

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar