A mesquita do sultão Ahmet...

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

mesquitazul4501.jpg

... ou Mesquita Azul, para os não-turcos, é o tema do novo capítulo da viagem do Arnaldo Interata a Istambul, que já está no ar lá no Fatos & Fotos de Viagem. Além de mostrar as belezas da mesquita de tudo quanto é ângulo, o Arnaldo ainda dá uma aula de islamismo para visitantes. Não perca.

26 comentários

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Caro RIQ e tripulantes:

Toda vez que eu tenho o privilégio de figurar em destaque aqui no Viagem na Viagem - e entre tantos outros ótimos blogs e matérias - tento arrumar um jeito de escrever um agradecimento à altura deste privilégio.

Fico pensando no que dizer a você RIQ, em especial, mas também a todos os tripulantes e leitores com quem tenho o privilégio de “conviver” diariamente neste que é um prazer diário. E fico, na maior parte das vezes, apenas no pensamento.

E não é algo especial apenas ser mencionado no VnV. Compartilhar do convívio diário desta comunidade, da atenção dos seus leitores e da sua tripulação, da figuração ao lado e entre tantos outros blogs tão bons e tão bem escritos, isso sim, tem um prazer especial.

Eu queria dizer isso a todos vocês. Você também aí anônimo visitante, leitor que não escreve, mas que engrossa as estatísticas fabulosas do VnV, você leitor assíduo que vez por outra comenta, você blogueiro com quem tenho a honra de conviver cibernéticamente e dividir as atenções, você comentarista, você tripulante.

Vou tentar não cometer a indelicadeza de me esquecer de algum nome: Sylvia, Diogo, Beto, Arthur, Carla, Ernesto, Kariníssima, Gira, Rodrigo, Majô, Emília, Mô Gribel, Márcio, Patsy, Rosa, JB, Mari Campos, Meilin, Breno B, Ana e Paulo, Carmen, Dani G., Chris Pessoa, Ana Carolina, Alessandro...

Dá trabalho. Dá muito trabalho fazer um blog bem feito e caprichado. O que era um passa-tempo, um hobby, o compartilhamento de viagens e fotos entre famíliares e amigos, foi tomando uma dimensão muito além da que eu poderia supor, por mais que eu projetasse.

Jamais alcançaria o ponto a que chegou: mais de 600 MIL visitas nos últimos 12 meses! 55 MIL visitas nos últimos 30 dias. Projeção nacional e internacional. Convite para escrever em revistas de turismo (aguardem!, uma número especial da VIAGEM e TURISMO sobre a África do Sul vai ter uma reportagem escrita pelo “degas”aqui, além de matérias com fotos minhas para a revista MAR & MAR sobre o Lago de Como, na revista “AS MELHORES PRAIAS DO BRASIL” como fotos minhas da Praia dos Carneiros...)

Sabem o que acontece a cada destaque aqui no VnV? MAIS difícil fica publicar uma matéria.

Sim, trabalho uma semana INTEIRA em UMA única matéria, processando fotos, dimensionando-as para publicá-las no blog, fuçando as ferramentas de publicação do blog para melhoras o conteúdo e o visual, escolhendo tons e cores bacanas e que tenham a ver com o tema da viagem em curso, me preparando para blogar em viagem, caprichando nas fotos que “bato” pensando no blog, pesquisando jeitos de melhrar a aparência do blog, visando e revisando os textos uma, dez, vinte vezes antes de publicá-lo e soltando um “putz” quando depois de visado e revisado vou lá ler e encontro uma letrinha trocada, uma gramática errada uma frase sem sentido....

PORTANTO, finalizando, quero dizer MUITO, MUITO OBRIGADO a vocë RIQ, a vocês todos!

Grande abraço!

GiraMundo com Jorge Bernardes

Caramba Arnaldo!!!!! Que legal!!!! Eu ontem estava indicando o seu blog aqui pra um colega que vai pra África amanhã!!!!

Riq, isso aqui já virou mesmo um portal...Totalmente informal e ficou jóia!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

CARAMBA, GIRA, eu 'tava lá no GiraMundo nesse exato momento (estamos ON LINE!) escrevendo um comentário na matéria sobre VIAJAR com BEBÊS que reproduzo aqui:

"A primeira coisa que me ocorreu ao ler esta matéria não foi exatamente o roteiro em si, mas….”que vontade de ter um bebê de novo!”

Ricardo Freire

Uhuuuu! Dá-lhe, Arnaldo! Agora não somos colegas só de blogosfera lol

GiraMundo com Jorge Bernardes

Arnaldo, então eu só posso te dizer: "manda ver!!!"

Manda ver no Fatos&Fotos, nos textos da VT e num bebê!!! Nunca é tarde.
Eu vou rodar muuuuuuitos blog neste fim de semana. Estou perdendo muita coisa boa.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

BEM, GIRA, bebê minha mulher disse que não vai dar, não....

RIQ, legal, né? CLARO que me pelo de medo de escrever para uma revista, ainda mais nessas que VOCÊ escreve, mas a Rachel Verano me fez um convite intimação que não deu pra recusar: ser o "reporter" de uma VIAGEM e TURISMO especial sobre a África do Sul, cujo título será "África do Sul de A a Z", na qual, na seção "K", escreverei sobre o Kruger Park, inclusive com fotos minhas. Tou todo besta...mas só tou besta porque a Rachel me deixou tranquilo quanto a não me preocupar com o texto que ela "manda ver" do jeito dela...

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Arnaldo, parabéns!!!
Não esqueça de nos avisar quando as revistas chegarem nas bancas!
grin

Ricardo Freire

Rachelzinha sabe das coisas mrgreen

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Recomendo a leitura do Jorge, que mostra para todos que as limitações estão na cabeça das pessoas, e que quem quiser ter um filho e viajar, pode. Muitas pessoas usam os filhos como desculpa para algo que elas não querem fazer, ou tem medo. Há um livro muito interessante, escrito pela falecida mulher do Herbert Viana, chama-se "viajar com crianças", e recomendo a todos...

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

O blog do Arnaldo realmente é uma fonte valiosa no planejamento de qualquer destino... só falta cobrir mais paises

Já estive no Rio, e conheci pessolmente o Arnaldo e Sra., e além de ter um excelnte guia no Forte de Copacabana, o casal é de uma grande simpatia.... Foi um dos pontos altos da nossa viagem!

Só faltou o Arnaldo enviar as fotos, mas eu não tinha ideia do trabalho que é escrever um blog. Como sempre, nós leigos pensamos que é muito fácil...

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Dá-lhe Arnaldo!!!! Parabéns!!! Você merece mesmo, porque seu blog é um dos melhores que já vi. E convite de Rachel Verano não se recusa nunca: é uma intimidação... lol Parabéns!!!!

Beto
BetoPermalinkResponder

VnV dando altas crias e o Arnaldo mandando bala. Só não vale rolar na passarela, hein Arnaldo! Parabéns a todos. E que negócio é esse de 55 mil acessos num só mês, Arnaldo? 600 mil num ano? Meu deus, alguém me explica o que é essa internet, por favor?

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

ERNESTO, eu PROMETO que enviarei as fotos (que ainda estão na câmera!) neste fim-de-semana. Ah, a recíproca foi verdadeira: conhecer você e sua esposa foi um prazer, um privilégio.

MARI, pode deixar que eu não fou ficar besta não. Se o RIQ que é "Ricardo Freire" não fica, não serei eu, um "degas" que haverá de ficar (mas que vou ficar meio bobo, vou sim).

BETO, depois de TRÊS concursos de "miss" ganhos, já deu pra aprender a desfilar e a descer escadas SEM rolar na passarela. É pena que meu blog não tenha um medidor de visitas que acumule o número de visitantes, ainda que tenha uma área de estatística (a que têm acesso apenas assinantes) fabulosa e rica de informações e dados.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

BETO, esses números são decorrentes de um "investimento" em divulgação. Comecei incluindo o blog em todos os instrumentos de procura (de Google a Yahoo, de UOL a Cadê), mandando e-mails para centenas de contatos, remandando e-mails, entrando em outros blogs e comentando, compartilhando, convidando, escrevendo a comentaristas de outros blogs (mas não e-mails feitos em "circular", eu escrevia um pra cada um mesmo, pessoais), divulgando em tudo que é site relacionado a divulgação de blogs, em sites de fotografias, em revistas de turimo, revistas de fotografias, revistas de aventuras, além de sites de cologas e conhecidos, como o do Tito Rozemberg, da Simone Duarte, do Nomad, enfim, de tantos outros.

Fora isso, a divulgação que o RIQ faz aqui de nosos blogs é demais, demais da conta...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Arnaldo, estou super feliz, e duplamente: feliz porque você merece esse reconhecimento pelo seu empenho, dedicação e capricho presentes desde sempre no Fatos e Fotos de Viagem; e feliz por nós todos, claro, que vamos ler o texto e ver as suas fotos na revista! PARABÉNS!!! grin

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

PUXA, Carla, tou me sentindo o máximo!

Rosa
RosaPermalinkResponder

Valeu Arnaldo, descobri seu blog bem no comecinho, de lá pra cá, 1000% em tudo, é uma leitura mais que prazerosa, é uma viagem.
Salvei todas as dicas - roteiro - de Portugal para breve.
Eu comentei no VnV que li "O caçador de pipas", gostei muito, e lembrei da Karinissima, lembrei de algumas passagens do seu blog também.
Parabéns e nós leitores ganhamos muito com a dedicação de vocês blogueiros.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Mal posso esperar por estas "Revistas do Arnaldo " !!
Olha só, creio que podes colocar um contador no teu blog pois o
meu amigo Nelson http://nelsonfrancojobim.blogspot.com/ me falou
que linkou um facil facil .
Se não encontrares por ai , manda um email para ele smile

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Valeu, SYLVIA, tou indo lá ver como faz, mas o problema é que nessas coisas de HTML eu bóio!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

ROSA, obrigado. Espero que eu tenha ajudado a vc com relação à sua viagem a Portugal!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Tem problema não Arnaldo , mais analfa-informatiquês que o Nelson
não tem ... lol
Olha ai, acabo de encontrar na internet
( mas não sei qual deles é o melhor )
www.free-web-page-counters.com/
www.free-counter.com/
cqcounter.com/
www.free-counters.co.uk/

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

SYLVIA, o primeiro eu já tentei e NADA (sou completamente burro, o que é pior que ser ignorante) nesse troço. Preciso do Rodrigo pra ver como fazer isso...

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Arnaldo,
É você uma pessoa com um coraçâo gigante e uma mirada muito creativa e sensible.
Parabéns!!!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

OBRIGADO, Carmen. Vc. além de educada, gentil e simpática é a espanhola mais brasileira que já conheci!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Arnaldo, nem sei como você consegue conciliar seu emprego "físico" com o seu blog (emprego virtual)! Parabéns pela dedicação e talento!
Grande abraço!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

ARTHUR, como sempre trabalhei muito na vida, já tive diversas fases de estresse e problemas de saúde física decorrentes disso. Uma vez um médico me recomendou que entre outras coisas eu me dedicasse a uma atividade de lazer ou hobby com a MESMA intensidade com que o fazia no trabalho. Não importava o tempo dispendido nessa atividade, mas sim o empenho, que deveria ocupar com igual importância a que me dedicava ao trabalho.

Pois bem, isso faz muito tempo (pelo menos 15 anos) e primeiramente me dediquei ao montanhismo (trekking, escalada em rocha, canioning e rapel). Foi uma das melhores fases da minha vida em termos de satisfação pessoal.

Com a idade e com as naturais dificuldades de deslocamento e tempo necessários à pratica daquela atividade, fui tendo (e querendo) que deixar de lado e, naturalmente, aquilo não era mais tão agradável.

Como sempre gostei de fotografar e escrever, desde criança, troquei o montanhismo pela pela fotografia e pela escrita. Puro hobby. sem pretensão alguma. Prazeres plenamente conciliáveis, e que se completam, com viagens.

Escrever e organizar o blog requer apenas tempo (posso fazer um pouco durante o dia, um pouco em viagem, um pouco de noite, um pouco aos sábados e domingos...), o que não é mais assim tão difícil de arranjar atualmente pra mim.

Enfim, é apenas um hobby, um prazer.

Outro abraço e grato!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar