Ah, Salvadô...

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

faroldabarra451.jpg

Eu fiquei totalmente passado hoje ao entrar no blog da Carla baiana e dar de cara com essa foto do Farol da Barra. No começo fiquei sem entender direito -- parecia uma montagem, meio Salvador, meio South Beach. Só então reconheci o Edifício Oceânia, marco déco da orla sótérópólitana, que normalmente aparece grandão nas fotos, não assim, no detalhe.

A Carla precisou vasculhar vários computadores até achar a foto para me mandar. A foto original -- que ela teve que cortar para caber no banner -- ia até a praia.

Não sei qual das duas é mais bonita. Só sei que eu pudesse eu pegava o próximo vôo pra Salvadô.

faroldabarra450.jpg

237 comentários

adriana
adrianaPermalinkResponder

Majô,

Achei o Mangiamo uma gracinha!! Vou juntar ao Nam Thai na lista de sugestões... Aliás, se isso aqui não fosse um site de viagens (ahn... um site não O site!!) e esse um post sobre Salvador, eu poderia passar hooras falando sobre lugares para comer, no Rio e no mundo...

Eu lembro também de alguém ter falado bem do Azul Marinho, no Arpoador, no post sobre a inauguraçao do Fasano do rio...

jv
jvPermalinkResponder

O farol da barra é tão bonito assim? É só um farol, gente. Err... eu moro aqui em Salvador, mas não sei colocaria o farol da barra entre meus lugares favoritos na cidade...

Ricardo Freire

O Cozan eu acho que cabia nesse orçamento, sim :roll:

Apóio o Nam Thai!

Aproveito para ventilar o Copa Café, o Zazá Bistrô e o Bar d'Hôtel...

Faz tempo que eu não vou ao Guimas. Mas sem entrada eu acho que dá.

Majô
MajôPermalinkResponder

Adriana, o Azul Marinho não é bom.

fabio
fabioPermalinkResponder

Adriana, endosso a sugestão do Nam Thai e, pra caber no seu orçamento, recomendo o Pomodorino, na Lagoa. É um italiano bem honesto e bonito, apesar de eu achá-lo um pouco careta. Mas compensa bem! Ótimos preços e pratos. Mas atenção: eles não aceitam cartão...

Ricardo Freire

A mi no me gusta el Açul mariño tampoco... talbês durante el día, por la bista, pero a la nôtche, hmmm, jo no iba no.

Adriane Lima
Adriane LimaPermalinkResponder

O Farol da Barra não é só bonito, é lindo, bom de passear, uma brisa boa... tem o Museu Náutico da Bahia lá dentro e o Café do Farol, muito legal pra uma pausa entre passeios turísticos na cidade.

Uma curiosidade, o Farol, farol mesmo, só veio anos depois (não me lembro datas...). Antes era só o Forte de Santo Antonio da Barra. Depois que um galeão afundou próximo às rochas do hoje Hotel Pestana (antigo Le Meridien), cheio de barões e bispos dentro, colocaram um farol no forte. Peças do naufrágio estão neste Museu Náutico, lá dá pra saber a história toda.

Durante o Carnaval de Salvador, acho que é um dos melhores lugares pra pular junto ao trio - seja na pipoca (cedo ou madrugada, tanto faz) seja com abadá.

Indo e voltando de qualquer lugar praqueles lados da cidade, sempre dou um jeito de passar pela orla, até fico me achando meio turista por aqui...

Sobre a Convenção do VNV em Salvador, além do Barra Vento tem o Pereira, também pertinho do Farol. Não tem essa vista linda, mas é muito alto astral...

E, se quiserem outras vistas, tem os restaurantes da Marina da Contorno (Soho, Acqua, Lafayete), o Solar do Unhão com o Museu de Arte Moderna (xi, parece que esse tá fechando!), o Bar da Ponta juntinho ao Trapiche Adelaide....

Só peço pra não ser em Dezembro, quando estarei enfrentando o frio e a chuva na Europa - bem assessorada pelas dicas de todos aqui do Blog, pra variar! Já estou com quase tudo comprado e/ou reservado, só marcando os dias no calendário....

Ricardo Freire

Adriane, o que é que tá fechando? O MAM ou o Solar do Unhão?

Adoro o Pereira também!

E me conta: o Lafayette tá indo bem? Tava louco pra exp'rimentar...

Hugo
HugoPermalinkResponder

Tenho uma pergunta off-topic e talvez alguém possa me ajudar.

Como não pude utilizar meus pontos TAM para Fernando de Noronha irei para os EUA ano que vem. Pretendo ficar 10 dias na terra do Tio Sam e quero saber quantos desses dias fico em Nova York e quanto em Washington, já que pretendo conhecer as duas cidades.

Será que valeria a pena aumentar um dia no roteiro e dar uma passada em Philadelfia??

Por fim, em NY já tenho várias dicas de hotéis, mas alguém tem alguma sugestão para Washington??

Adriane Lima
Adriane LimaPermalinkResponder

Riq, o Restaurante do Solar do Unhão tá fechando. Ele sempre foi muito visitado por turistas, principalmente estrangeiros, porque lá tem shows folclóricos, né... sempre foi referência de passeio "tudo ao mesmo tempo agora", porque o lugar já é uma atração histórica e tudo o mais.

O que acontece (divulgado pelos jornais) é que o Restaurante desrespeita algumas orientações do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, por isso a confusão e término da concessão. Mas dizem que será aberta licitação para administrarem um novo restaurante lá. Nota sobre o assunto neste link:

http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=155388&id_secao=151

O Lafayette tá indo muito bem. Ainda não conheço, mas ouço maravilhas do lugar e da comida.

Ah, um lugar bem legal de visitar agora é o Forte São Marcelo (aquele redondinho, em frente ao Mercado Modelo). O Museu está bonito, a vista é fantástica e diferente e tem o restaurante Buccaneros, que é bom também.

ANA
ANAPermalinkResponder

Majo;
Acho que o Aprazivel abre hj sim.....
Ah me lembrei de um bacana também que é o Luigi´s em Laranjeiras.
É um restaurante italiano bem legalzinho e com uma ótima comida. O preço é super em conta e o ambiente agradavel.

Ricardo Freire

Adriane, já fui ao Forte de São Marcelo, sim, fiz fotos lindas, mas ainda era o outro blog... mas acho que naquela época (agosto do ano passado) ainda não tinha restaurante, não.

adriana
adrianaPermalinkResponder

Essas respostas querem dizer que eu tenho permissão pra continuar o papo gastronômico, comandante?

Eu queria um lugar que também valesse pelo clima e tal, por isso pensei no Nam Thai. Mas todos que já foram lá falaram mil maravilhas da comida, mas acrescentaram no final: Ah, mas teve o reverterio que me deu na mesma noite por conta da pimenta... Não quero ter revertério em noite romântica, gente!!

Ric, anotei suas sugestões. E "des-anotei" o azul marinho.

Caso interesse a alguém, eu posso recomendar o Uva, Vinho e Cia na Barra e o Os esquilos (somente almoço) na Floresta da Tijuca... Tem também o manjado Hansl.

Fábio, fui no Pomodorino logo assim que abriu, e não gostei muito não... O serviço foi ruim, a comida muito mais ou menos...

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

A verdade é que sair do meu mundo hoje seria tão luminoso quanto essa foto. Se eu pudesse iria para bem longe para receber as maravilhas que o mundo pode oferecer.

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, o que aconteceu :roll: você incorporou a Carmen ?! :roll:

O Azul Marinho vale pela vista mesmo, mas como restaurante ....

Fabio, onde fica o Pomodorino que eu não tô localizando ?

off topic Alguém viu, no Globo de domingo, a lista de 7 maravilhas do Rio ? Pão de Açucar, Jardim Botânico, Municipal, Ilha Grande, Museu de Petrópolis, Aterro do Flamengo e a 7a não lembro.

Ricardo Freire

Hugo, nunca fui a Washington nem à Filadélfia.

Mas eu alocaria 5 dias pra NY, 2 pra Filadélfia e 3 pra Washington.

Ou 7 pra NY e 3 pra Washington.

Ricardo Freire

Pimenta? No Nam Thai?

Em todos os tailandeses em que vou no Brasil eu sempre preciso pedir à parte...

Acho um pecado, mas sempre dá pra pedir sem pimenta. Os caras estão acostumados.

Majô
MajôPermalinkResponder

Adriana, onde fica o Uva, vinho e Cia, no Condado de Cascais ? Não sabia que o Esquilos ainda funcionava e bem pelo que você diz. O lugar é lindo.

adriana
adrianaPermalinkResponder

Majô,

O Pomodorino fica numa casa muito bonita na Epitacio Pessoa, entre a Garcia e a Maria Quitéria... Talvez eu dê um voto de confiança pra eles, mas não gostei nem um pouco do site... Não informa nada!! Ah, respondendo ao seu off-off-topic, eu vi sim a lista das sete maravilhas. Nao sei se concordo com tudo não.

Majô
MajôPermalinkResponder

Adriana, eu passo ali sempre, é onde tinha o Antonino ? Quanto ao off topic, a escolha foi por voto popular. Eu tentei votar, mas eu escolhia 7 e vinha mensagem dizendo que eu tinha escolhido 8, tentei 3x e desisti. Eu acho que Paraty devia ter entrado.

Adriane Lima
Adriane LimaPermalinkResponder

Riq, o restaurante do Forte São Marcelo foi inaugurado em dezembro ou janeiro, não estou bem certa.

Ele é todo decorado com motivos náuticos. É bem interessante. Minha experiência gastronômica lá foi boa, mas não excepcional. Entretanto, alguns amigos meus elogiaram muito a cozinha. Talvez eu deva dar uma segunda chance...

adriana
adrianaPermalinkResponder

Eu acho que era o Antonino era mais pro ladinho da Forneria, mas agora que vc falou, acho que bem pode ser. Inclusive o toldo na entrada é bem parecido... Você nunca deve ter reparado porque não tem nada escrito na porta!!

Eu também tentei votar e lembro que dava algum erro... Nao sei se era o mesmo que o seu. Mas eu sou suspeita, sou apaixonada pelo Rio e seus angulos. Fiquei muito confusa pra escolher...

Majô
MajôPermalinkResponder

Adriane Lima, eu não sabia que o Meridien tinha passado para Pestana. O lugar é belíssimo, e o serviço era excelente !!

Majô
MajôPermalinkResponder

Adriana, pode ser o ex-Mostarda também.

Adriane Lima
Adriane LimaPermalinkResponder

Majô, já mudou tem um tempinho... de fato, a localização é fantástica, e o hotel só ganhou com a nova bandeira. Como Pestana ele está dando um show! Quando você vier, vale passear por lá, nem que seja pra ver e ouvir as ondas batendo nas pedras... acho aquilo um espetáculo.

Aproveitando então pra te atualizar, aquela mansão da Fonte do Boi que tinha ali no final da rua acabou e deu lugar a um Mercure e um Ibis. Foi uma pena acabar a Mansão, mas os hotéis que chegaram também são muito bons e muito bem localizados! Acho que o Ibis do Rio Vermelho é uma excelente opção custo/benefício, é até difícil de achar vaga, se não for com antecedência!

fabio
fabioPermalinkResponder

Majô, acho que a maravilha é o Museu da Quinta da Boa Vista, é mole?

Adriana, realmente gostei do Pomodorino nas vezes em que fui, só achei careta demais. Digo isso considerando a relação custo x benefício...

Hugo
HugoPermalinkResponder

Riq, era isso que eu estava pensando mesmo, agora resta saber se vale a pena incluir a Philadelfia na viagem ou se é melhor ficar mais tempo em Nova York.

Se alguém souber de hotéis em Washington, aceito sugestões.

Majô
MajôPermalinkResponder

Adriane Lima, eu estive ali há muuuito tempinho, acho que em 87. Mas, não esqueço que o local era espetacular mesmo !! Que bom que você está me atualizando, aliás estou atualizando tuuudo nesse post. Não falaram isto aqui no post, mas como os baianos são hospitaleiros wink

Fabio, pois é vai entender as preferências de cada um.....

adriana
adrianaPermalinkResponder

Tentando entrar no post também, a foto, o lugar, a comida, tudo é bom em Salvador...

E, voltando ao off-topic... Fábio, eu acho que devo ter dado azar porque o restaurante tinha aberto a pouco tempo. O serviço foi péssimo, inclusive com uma mesa de oito do lado mandando de volta pra cozinha toda a comida.

Quanto ao ambiente careta, eu acho que estou muito mais pra careta do que descolada, apesar dos meus 24 aninhos... Achei o lugar lindo, com uma decoração de bom gosto e uma partezinha sem vista pra lagoa, mas mais reservada...

Majô, acho que você acertou na mosca. Devia mesmo ser o ex-mostarda

Adriane Lima
Adriane LimaPermalinkResponder

Ai, Majô, não me chama de "Adriane Lima", melhor baianamente Adri e tá ótimo....

Majô
MajôPermalinkResponder

Claro, Adri wink

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Hugo

Eu recomendo a Philapelhia, e especialmente, Lancaster, a terra dos Amish, muito interessante.

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Sobre Wasington, veja o blog do Arnaldo, e 10 !!

Carla baiana
Carla baianaPermalinkResponder

Adri (ja obedecendo a sugestao que voce deu a Majo), o encontro que eu sugeri seria em Janeiro, eu so chego ai dia 13. Quanto ao Barra Vento, eu o sugeri porque vai muito bem com a tematica da foto. Eu adoro o Pereira, mas quando ta muito calor tem mosquito ali fora, eu fico doidinha...hehehe!
Mas sera que o nosso comandante pode ir? Seria um luxo, ne nao?

Hugo, a sugestao da quantidade de dias que o comandante Riq fez ta otima. Pra hoteis nas duas cidades, no pais inteiro, eu recomendo que voce use www.priceline.com. Eles tem uma ferramenta que lhe permite estipular quanto quer pagar, em que parte da cidade quer ficar, e quantas estrelas o hotel deve ter. Dai eles aceitam sua oferta ou te pedem pra aumentar um pouco, da um trabalhinho mas vale muito a pena. Esse mes eu fiquei num hotel 4 estrelas em Toronto por 60 dolares, inacreditavel. Se quiser me manda um email que a gente entra em detalhes.

Adriane
AdrianePermalinkResponder

hihihi, Carla, ótimo, lembrando que o Carnaval ano que vem começa dia 31 de JANEIRO!!!!! Fazemos um 'esquentando os atabaques e timbaus'! wink

É, eu sei que a vista do BarraVento é imbatível, mesmo... e vai estar já uma bagunça danada de boa nessa época!

Eu topo, desde agora já confirmo a minha presença!

Carla baiana
Carla baianaPermalinkResponder

Majo, esse vatapa ai eu nao conheco em Salvado nao, minha preta (beeeeem baiana). Mas as vezes e um negocio de habito de familia, ne? Sei nao.
A flor do dende faz muuuuita diferenca, eu sempre trago morrendo de medo que os fiscais do Tio Sam roubem de mim. O camarao seco nao tem igual mesmo, moidinho com a castanha e o amendoim e que da o sabor de vatapa de verdade.

Carla baiana
Carla baianaPermalinkResponder

Riq, nao ta faltando nadinha pra gente comecar a trocar receita aqui, eu e a Majo. Esse blog vai virar culinario. Hahahaha!!!!

E teje convocado pro encontro Vnv em Salvador, hem?

Majô
MajôPermalinkResponder

Carla baiana, o modo de fazer é o mesmo, fica aquele creme, mas deixa-se uns pedaços de peixe e uns camarões inteiros. E é exatamente como você disse, amendoim torrado, camarão seco de verdade e flor do azeite, nham djilicia. Eu trouxe camarão seco na mala, mas e o cheiro ?

Hugo
HugoPermalinkResponder

Ernesto, vou procurar informações sobre Lancaster, obrigado. Mas sinceramente ainda não sei se vale a pena sacrificar dois dias em Nova York para visitar outra cidade. O ideal seria aumentar o número de dias da viagem mas acho que não vai dar.

Eu já olhei o site do Arnaldo, mas não tem nada sobre hotéis em Washington.

Carla, obrigado pela dica. Eu vou dar uma olhada no site e na próxima semana deixou uma mensagem no seu blog com minhas dúvidas e com o que eu consegui.

Katarina
KatarinaPermalinkResponder

Adriana,
no quarteirão do Carlota, tem tb o Zuka que é bem legal e acho que cabe no seu orçamento.

Dri Setti
Dri SettiPermalinkResponder

Riq, mestre,
entro aqui para consultar o oráculo. Passarei uns dias em Floripa com os meus pais no começo de dezembro. Quais as suas pousadinhas favoritas na ilha? Estamos (nós e a torcida do Flamengo) em busca de um lugar charmoso e não muito caro...
Obrigadíssima antecipadamente.
Dri.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Eu não curto Carnaval, porém adoro Salvador e essa foto realmente é muito linda!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

A propósito...a gente fotografou todo o catálogo de verão em SSA! grin
Mas eu não fui... sad
As fotos ficaram mega lindas sem ter nenhuma praia... grin

adriana
adrianaPermalinkResponder

Esse blog tá virando culinário mesmo!!!

Katarina, me recomendaram o Zuka também, mas como eu não achei site, desisti. Nessa era cibernética, não vou a nada que não tenha um site, e um site decente!! (mas calma, gente... quero dizer lugares grandes em cidades idem!!!)

Ricardo Freire

Adriana, acho que o Zuka é quase tão caro quanto o Carlota, e menos bom...

Ricardo Freire

Dri Setti, pousada em Floripa é um problema.

Eu gosto da Pousada das Palmeiras, que fica no Canto da Lagoa (que seria assim a o equivalente à parte residencial da Vila Madalena em Floripa), mas que, me contaram, andou inflacionando um pouco os preços nos últimos anos -- até pela falta de concorrência no quesito pousada charmosinha. Mas como é começo de dezembro, aínda é baixa temporada, vale a pena assuntar o preço.

http://www.pousadadaspalmeiras.com.br

Uma pousada que não é nota vinte mas que está bem localizada é a Villa del'Este, que fica na Barra da Lagoa. O bom dessa pousada é que ela está na contramão do fluxo -- dá pra ir e voltar pra/da Praia Mole sem engarrafamento.

http://www.pousadasdefloripa.com.br/pousadavilladeleste/

O quesito hospedagem pé-na-areia é o mais difícil na ilha. Dificilmente você vai ter algo bacana numa praia boa. Uma exceção é a Pousada dos Sonhos, em Jurerê Tradicional (a parte não-planejada da praia, do lado de cá do loteamento Jurerê Internacional). Indo em família, acho uma ótima opção, porque os apartamentos têm sala, cozinhazinha, churrasqueira, varanda e hospedam várias pessoas. No início de dezembro acho que os preços não devem estar caríssimos, não. Jurerê, hoje, é a praia de Floripa mais bacaníssima pra quem passou dos 28 anos e não é gay. Os lounges de praia mais tchans estão lá, como o Café de la Musique, o Taikô, o Pimenta & Limão e um que tem a ver com alguma coisa de Ibiza e cujo nome me escapa no momento. (Sim, tudo isso é de cabeça.)

http://www.pousadadossonhos.com.br/home.php

Uma última alternativa -- a mais óbvia, e provavelmente a mais cara -- é a Pousada da Vigia, na Praia da Lagoinha, que faz parte dos Roteiros do Charme. O problema da Lagoinha é que é chato de chegar e de sair (a estrada é meio um beco), e não há nada na praia... além de uma ótima praia. (A praia realmente é MUITO boa.) Se vocês optarem por ela, peguem um dos apartamentos novos, no anexo, e não os apartamentos da sede, que são meio pequenos, construídos antes da pousada entrar pro Roteiros.

http://www.pousadavigia.com.br/

Ah! Lembrei de outra. Em Santo Antônio de Lisboa, que é um vilarejo açoriano no meio do caminho entre o Centro, a Lagoa da Conceição e Jurerê -- e do lado dos bares especializados em ostra de Sambaqui -- tem a pousada Mar de Dentro, que é pequena e charmosa. Talvez seja a mais em conta de todas essas que eu listei.

http://www.guiafloripa.com.br/mardedentro/

Bom, fora isso vai ter gente recomendando pousadas no sul da ilha, mas eu digo -- nah! É melhor passear no sul da ilha do que ficar lá o tempo todo.

Ficar num hotelão do Centro não é um mau negócio não, viu? Pra quem quer explorar um canto da ilha cada dia (e de repente dar uma chegada na Guarda do Embaú, na Praia do Rosa ou em Bombinhas), o Centro é uma ótima alternativa.

Com grana: Majestic.
http://www.majesticpalace.com.br/

Com um pouco menos grana: Blue Tree Towers.
http://www.bluetree.com.br/hoteis/hoteis_localizacao.asp?hotel=27

Querendo economizar: Ibis.
http://www.accorhotels.com.br/guiahoteis/ibis/hotel_main.asp?cd_hotel=131

(Os Ibis de Floripa e de Salvador são exceleeeeentes pedidas.)

Carla
CarlaPermalinkResponder

Hugo, uma vez eu fiquei uma semana em Nova York e fiz um bate-e-volta a Filadélfia. Fiquei na mesma dúvida que você e acabei me decidindo por essa solução. Resultado? Fiquei morrendo de vontade de voltar a Filadélfia com mais calma, para conhecer melhor... Mas era a minha primeira vez em NY, então não me arrependo, não...

A divisão dos dias que o Riq fez me parece ótima, ao menos em teoria: 5 para NY, 2 para Filadélfia e 3 para Washington - mas na prática, acho que só funciona sem depressão profunda se você deixar NY para o final. Na minha opinião, sair da agitação de NY e cair na calmaria histórica de Filadélfia ou nos museus de Washington não dá certo... Acho que seria perfeito começar por Washington, fazer um pit stop em Filadélfia (ou considerar o bate-e-volta, é uma viagem de trem curtinha) e ficar em NY até o fim da viagem...

Patsy
PatsyPermalinkResponder

ahh realmente esta foto ( essas fotos - opa ) estao inspiradoras...

Lindo demais!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Tem o Mercury Lindacap também, Riq. Eu sempre fico nele, porque é apart e tem cozinha, fogão, microondas, etc.
Ele é um pouco mais caro que o Ibis, um pouco mais barato que o Blue Tree. Tem uma vista L*i*n*d*a, fica do lado do Ibis, na subidinha para quem vai visitar a ponte velha.
Concordo que o Centro para quem quer passear pela Ilha é melhor que ficar engarrafado em uma praia. Mas quem quer apenas sol, mar e areia, tem um apart que não é na beirada d'água, mas é legal e fica em Canasvieiras: http://www.sandiegoaparthotel.com.br
O hotelzinho é uma graça e o atendimento era excelente.

Ricardo Freire

Bem pensado, Carla.

Eu pensei na ordem Filadélfia-Washington, mas esqueci de Nova York eekops:

A melhor ordem deve ser Washington-Filadélfia-Noviorque, então grin

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar