Barbeiragem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pessoal, hoje de manhã fui conferir um template (leiaute, em bloguês) novo oferecido pelo Wordpress, e sem querer apertei no botão errado, o que precipitou o sistema a mudar a cara do Viaje na Viagem à minha revelia.

Imediatamente voltei atrás, mas o sistema ainda não assimilou completamente a minha vontade, e fica alternando os dois layouts.

Se por acaso aparecer o layout errado (que nem está configurado direito, coitado), dê um "refresh", que a velha bóia volta.

Desculpem e obrigado pela paciência.

77 comentários

chris
chrisPermalinkResponder

Ric,

Fui ao show da Olivia Byington no sábado. Realmente imperdível!!! Ela é hiper afinada e tem um super bom gosto para música. Obrigada pela oportunidade. AMEI!!!!!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

RIQ, eu acho que fui o ÚNICO que aprovou e gostou da BARBEIRAGEM!

Ricardo Freire

Ufa... acho que o sistema estabilizou, né? (Na verdade quem ficou desestabilizado fui eu!)

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Hehe, Riq, para mim voltou ao normal também, no problems wink
Zen, Riq, zen... lol

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

ah, nem vi a barbeiragem... lol
Chris, pena que não nos conhecemos... eu também estava lá no sábado e me apaixonei perdidamente pelo show da Olivia.

regina ramoska

Oi Ricardo, tudo bem? Adoro o seu blog.
Estou atrás de informações sobre São Tomé e Principe.
Tem pouca coisa na net, e ainda assim eu me apaixonei pelo que li!

bjs

chris
chrisPermalinkResponder

Mari,

A gente poderia ter ido com uma crachá do VNV..... Brincadeirinha!Também amei o show. Aquele clima intimista é demais, nos sentimos na própria casa de uma amiga. Bjs.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Riq, para mim está normal!!

Abrs!

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Puxa, assim como o Arnaldo, eu gostei da barbeiragem. As 3 colunas são interessantes... Mas precisa ter a foto da boinha lá em cima, se quiser manter o novo. razz

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Eu tb não vi abarbeiragem!! Como era hein? (curiosa? eu? imagina...)

REGINA: cyber pequeno mundo esse...hehehe. Fica tranquila que já já aparece alguém dizendo que já foi, quer ir ou coisa que o valha (onde fica São Tomé e Príncipe, btw?)

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

O layout antigo é mais bonito!!!

Schina
SchinaPermalinkResponder

Oi Rick e viajantes!
Voces estao sabendo de algum documentario/big brother de viajantes? Eh que voltando de Foz do Iguacu para Ctba ontem anoite, tinha 2 casais no meu onibus, com mochilas patrocinada pela LanChile, cada um com 2 cinegrafistas que filmavam cada passo que eles davam.
Eles estavam vestidos com roupas esportivas, a mochila deles era numeradas, no meu bus, estavam o casal nº 2 e nº 8, havia mais uns 3 casais em outros onibus tbem FozxCtba. As cameras dos cinegrafistas nao tinha mençao alguma a emissoras....Pelo que escutei da conversa, eles estavam se quetionando sobre qual onibus chegaria primeiro em ctba, que devia ter pegado um mais cedo.... qndo chegaram na rodoviaria foi uma correria soh, uns sairam pra pegar onibus, outros tinham taxis esperando, parecia que estavam cumprindo tarefas....
Perguntei para um dos casais sobre o que era toda aquela bagunca e disseram que era um documentario e que nao poderiam falar mais nada, que em breve estaria na tv,perguntei qual canal, disseram que nao poderiam responder... misterios!!! Se algume souber de algo, diga! grin Schina a curiosa!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Schina, será que não é o Amazing Race brasileiro?

Ricardo Freire

Tem toda a cara de ser o Amazing Race brasileiro, sim.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Será que alguém sabe se esse novo sistema de agendamento para tirar passaporte está rolando sem problemas? abs!

Liciana
LicianaPermalinkResponder

Gabriela,
Conheço 2 pessoas que fizeram agendamento através do site e tudo transcorreu normalmente (situações recentes - final de agosto).

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Oi Ricardo,
Sou repórter de um jornal de finanças e queria fazer uma entrevista contigo, por telefone, sobre como viajar usando a internet. Por favor, entre em contato comigo por email ou telefone (11-3016-2343). Obrigada!

Schina
SchinaPermalinkResponder

Emilia e Rick, valeu pela info, tava po fora dessa! grin Ao menos sabemos que as duplas 2, 8 chegam ate o finalzinho.... hehe

SandraM
SandraMPermalinkResponder

Estava conversando com J.R. (Pousada do Toque) qdo um casal passou por ele e falou " Tá famoso no blog do Ricardo Freire, hein?". Só pude pensar q quem está mais famoso q ele só o blog, não é? Ainda tentei conversar com o casal (me pareceu sotaque baiano) mas eles foram mais rápidos q eu.
Então, caro Riq, se quiser ficar cometendo certas barbeiragens, tome cuidado! Este espaço já tem vida própria, muitos admiradores e seguidores.

E para o distraído q ainda não conhece o Toque, ou ainda, a rota ecológica, não perca mais tempo, vá e se encante com tudo aquilo!
Riq tem um post de julho q resume tudo e deixa tudo mastigadinho. Só reforço a indicação da Amendoeira. A comida estava ótima.

E agora, já pertenço ao grupo seletíssimo do Riq e da Majô. Tb prefiro o toque-toque. Pronto. Falei. rsrsrs.
Bjs a todos,

Mirelle
MirellePermalinkResponder

Riq, sou super fã do seu trabalho! Não planejo mais nenhuma viagem sem consultar o que vc já escreveu a respeito e fazendo isso temos nos dado muito bem! Super obrigada!!!
Bem, estou indo para Madrid com meu marido em outubro, a estudo. Ficaremos até junho ou julho do ano que vem. Em dezembro meus pais vão nos visitar e estamos planejando uma viagem pela região da Alsácia e dos alpes franceses e suíços. Queremos ver as feirinhas de Natal e curtir uma viagem de inverno mesmo. O caso é que meus pais já estiveram nas principais cidades (turisticamente falando) da França, Suíça e em quase "toda" a Alemanha e nós ainda não conhecemos nada na Europa. Precisamos de um roteiro que não seja repetitivo demais para eles, embora topem rever alguns lugares. Pensamos em começar por Luxemburgo, passar por Estrasburgo e chegar até Annecy/ Genebra. Ou quem sabe por Nuremberg/Rotemburgo/Heidelberg/Luxemburgo e ir descendo (para aproveitar que meu pai fala alemão e já que nenhum de nós fala francês...). Temos muitas dúvidas, entre elas, qual cidade escolher para passar o Natal e o Reveillón nessa região? Ah, com relação ao tempo, penso em sair de madrid dia 16/12 e voltar pelo dia 8/01. Agradeço toda e qualquer dica! São sempre muito bem-vindas! Um grande abraço.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Mirelle, essa é uma viagem que eu adoraria fazer também, Alemanha no final do ano, com as feirinhas de Natal...mas só posso dar uma opinião sobre Annecy, que eu visitei há muitos anos. Se você for até Genebra, vale a pena andar mais um pouquinho e ir até lá, a cidade é um encanto.
Perto ainda você tem as estações de inverno de Megève e Chamonix.
Sobre a língua, não acredito que vocês terão problemas...iniciando com algumas palavrinhas em francês e um sorriso, dá para continuar em inglês, no interior as pessoas são muito simpáticas. Fora que muitos franceses falam alemão, especialmente na Alsácia.
Bela viagem!
PS: Para dicas de viagem na Europa no inverno, ver este post:
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/09/03/enquete-da-semana-europa-no-inverno/

Ricardo Freire

Mirelle, com vinte e dois dias na mão e nessa região que você delimitou vai dar certamente para fazer uma linda viagem. Mas são trechos que eu nunca estudei direito; teria que pesquisar. O que eu posso te dizer assim de supetão é que a viagem faz sentido e é superfactível. Acho até que vocês vão poder definir a viagem pelo caminho; só deve ser difícil de conseguir reserva nas datas-chave (Natal e Réveillon) ou nas estações de esqui.

Quanto ao Réveillon, não faria nada em função dele, não. Esse povo é bom de Natal, mas de Réveillon quem entende é a gente. Não mude seu roteiro nem gaste dinheiro por conta de uma festa que não vai ter a graça que a gente conhece... Minha dica-padrão é fazer um piquenique no quarto do hotel com comidinhas gostosíssimas de mercados e delis e champagne do bom.

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, eu não vi nenhuma barberagem wink pra mim sempre apareceu a boia :roll:

Sandra M,
Você esteve lá ??? Adorou ?
Saudades do J.R. !! Ele não é uma simpatia ? Mima todo mundo wink Acho que tá mais famoso que o Nilo. Água de coco, ou a caipirinha que ele traz na praia, é uma mordomia e tanto, né ? Aliás, todos têm um super astral naquela pousada, mau humor num existe, óxente.
Grupo seleto tá ótimo, haha aquele chalet é tudibom mexxmo lol

Majô
MajôPermalinkResponder

Mirelle,

Eu não sei se seus pais fizeram a Bavária de carro, é linda wink E Chamonix como a Emília disse, idem.

chris
chrisPermalinkResponder

Riq, Adorei a dica do Reveillon no quarto. Estarei em Paris e acho que é isso mesmo que vamos fazer. Alguém tem alguma outra dica?

Ricardo Freire

Dê uma chegadinha básica nos Champs-Elysées, claro, para ver os fogos.

Ou veja a programação de eventos pela cidade. No ano em que eu passei o réveillon por lá, tinha esses percussionistas acrobatas que estiveram há pouco no Brasil se apresentando na praça em frente ao Beaubourg. Chuviscava, fazia um frio do cão, e no meio daquele mar de guarda-chuvas não dava para ver muita coisa. Mas levamos um champagne a tiracolo (nessa temperatura ele não esquenta...) e espoucamos à meia-noite. Nossas melhores lembranças são do piquenique no apê...

De todo modo, recomendo não gastar seu suado dinheirinho nas festas fechadas de réveillon das discos e dos barzões -- são caríssimas, e os bufês, bem vagabundinhos.

chris
chrisPermalinkResponder

Bjs Riq, obriga mais uma vez. Vou seguir a risca a sua dica.

chris
chrisPermalinkResponder

Ops. Correção. Obrigada.

EduardoLuz
EduardoLuzPermalinkResponder

Riq, fechei o Ponta dos Ganchos e vou fazer um meio a meio. Eles não tinham o bangalô da Vila no período todo, então vou ficar 3 noites no SuperLuxo e a noite do meu aniversário de casamento (que é a última) no da Vila. Você fez e/ou achou bom algum passeio dos que eles indicam ?
Ah ! Obrigado pela colher de chá no meu blog e já sendo chato, acho que você esqueceu de colocá-lo no teu blog roll !

Ricardo Freire

Fiz não, Edu. Mas se tiver algum passeio à ilha do Arvoredo, faça.

Vou mexer no blogroll nos próximos dias. Daí te acrescento.

Mirelle
MirellePermalinkResponder

Emília, Riq e Majô, obrigada!!!!
Riq, fiquei em dúvida sobre o que vc disse de fazer a viagem pelo caminho: dá para arriscar ir sem reservas nos hotéis (exceto Natal e Reveillón, claro)? E sobre transporte, estando em 4 é melhor de carro, né? Ou a neve poderá ser problema nesse sentido?
Mudando de assunto, moro em Florianópolis. Se eu puder ajudar em alguma coisa é só dizer!

Ricardo Freire

Mirelle, estando em quatro pessoas para fazer esse circuito por cidades menores, sem pressa, cobrindo uma área não muito grande, eu acho o carro uma boa, sim. Mas vocês vão ter que aprender a usar correntes pra neve, né?

Eu gosto de viajar com tudo reservadinho. Mas caso vocês não tenham certeza absoluta do trajeto exato que querem fazer, acho que nessa época não deve ser difícil achar vaga fora das estâncias de esqui.

Uma coisa que eu recomendo em viagens de carro é, sempre que possível, montar bases e de lá explorar os arredores; é melhor do que trocar de hotel todos os dias.

EduardoLuz
EduardoLuzPermalinkResponder

Riq, tem passeio pra Ilha do Arvoredo. E Mirelle, tem passeios pra Baia dos Golfinhos e pra Adega Ivo Sherer ( deve ser o cardeal !). Voce já ouviu falar ?

EduardoLuz
EduardoLuzPermalinkResponder

Mancada, é Scherer !

Joao Paulo
Joao PauloPermalinkResponder

Regina, São Tomé é realmente um país de uma beleza extraordinária, com praias excelentes mas muito pouca estrutura e serviços turisticos.Há unicamente um voo por semana à partida de Lisboa com a TAP que no regresso faz paragem obrigatória em Cabo Verde.Tambem pode ir via Gabão, com mais frequencias semanais, mas nunca experimentei. Quanto a hoteis, o mais conhecido é o Pestana no Ilheu das Rolas.Acesso complicadissimo,tem que atravessar a ilha, mais ou menos 4 horas para fazer 50 km numa estrada indescritivel.O hotel em si é muito bom mas infelizmente mal gerido.Quanto a mim o melhor lugar para passar umas belas férias de praia e natureza é o Bom Bom Island Resort na Ilha do Principe.Praia, comida e serviço de sonho numa ilha encantatória.Tem que apanhar um avião das linhas internas ou fretar para chegar ao Príncipe.Factos que não pode descurar:vacina obrigatória de febre amarela, profilaxia da malária essencial (a malária de São Tomé pode ser mortal),pobreza extrema.Não há fome porque a natureza é de uma generosidade impressionante, o peixe chega a ser apanhado pelas mãos na praia e a fruta é tão abundante que fica nas árvores.Tudo o resto é importado e carissimo (garrafa de água 3-4 euros).Espero que isto ajude.Um abraço

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Oi Ricardo,
Lá vou eu de novo tentar ir para outro lugar que não o Toque. De 27 de outrubo a 1 de novembro quero me dar de presente de aniversário uma viagem e estou em dúvida entre: Fazenda da Lagoa, Estrela dágua ou Toca da Coruja. Caso fique muito caro, encararia a Capim Santo.
Help me please!!!!!

Ricardo Freire

Para isolamento total, Fazenda da Lagoa.
Com vida social, entre Trancoso e Pipa, eu sou Trancoso. Mas vai ter muita gente que vai preferir Pipa a Trancoso. Não é uma decisão óbvia.
Mas tanto na Estrela d'Água quanto na Toca da Coruja, cacife as suítes master. As outras, mais baratas, são caras demais para o que oferecem.
No Capim Santo também iria na master, que custa menos do que os apartamentos standard da Estrela d'Água e é muito boa.

Ricardo Freire

Obrigado, João Paulo! Eu acho que tenho uma "Blue travel" com São Tomé na capa, mas não tenho certeza. Poupaste-me uma tarde de buscas...

Guilherme Lopes

Riq e tripulação,

Sei que é um destino super destrinchado aqui, mas é que é uma situação um pouco diferente, vamos lá...

Dicas e sugestões para um final de semana corrido no sul da Bahia.

Vamos comprar uma passagem que sai daqui de BH na madrugada de sexta pra sábado e vamos retornar na madrugada de domingo para segunda.

01) Teria alguma diferença do final de semana do dia 22 para o do dia 29 de setembro?

02) Arraial ou Trancoso? E ficar aonde? Comer? Beber?

03) Sabe de algum hotel baratinho e perto do aeroporto de Porto Seguro para ficarmos no domingo antes do vôo (sai 04:45)?

04) Caso eu consiga um super desconto, vale a pena ficar 01 diária no Club Med Trancoso?

05) Vale alugar um carro?

06) Outras dicas são sempre bem vindas!!!

; )

Ricardo Freire

1) Não.
2) Querendo dormir tarde, Arraial. Beijo do Vento ou Erva Doce. Querendo dormir cedo, Trancoso. Capim Santo. Almoçar: A Portinha, no Arraial ou em Trancoso. Jantar, à sua escolha na rua do Mucugê no Arraial. Em Trancoso, Capim Santo, Masala, Maritaca. Depois do jantar, La Morocha no Arraial, Kalundum (não é bem esse nome, mas quase) em Trancoso.
3) Já fiquei num desses, esqueci o nome. Não era muito baratinho não.
4) A resposta é não.
5) Se ficarem no Arraial, não. Se forem a Trancoso, sim. (Sai mais barato que dois táxis.)

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Riq, obrigada.
Que decisão difícil... já imaginava que os ap standard da Toca e da estrela dágua não valiam o que cobram.
A distância da capim santo a praia é grande? E o atendimento?
Qto a Fazenda da lagoa, a comida e o atendimento são bacanas?
Já estou abusando, né?
Assim que decidir te conto.
Só mais uma coisa: vale dividir o tempo em trancoso entre a capim santo e a estrela d´agua?

Riq, vc já foi ao restaurante Maní em Sampa? Eu fui e gostei muito.

Mirelle
MirellePermalinkResponder

Obrigada, Riq!
Eduardo, nunca ouvi falar sobre esta adega. Quanto a ilha do Arvoredo, sei que é um bom ponto de mergulho, mas leve em consideraçào a época em que vcs vêm para decidir, pois a água é bem fria por agora... A Baía dos Golfinhos é um passeio bem conhecido, acho que fica na ilha de Anhatomirim, é isso? se for, é bem bacana! Gosto também da Ilha de PortoBelo, para passear (tem inscriçòes rupestres) e mergulhar de snorkel. Mas fui no verão, qdo a água estava boa para banho, não sei como é agora porque nào me atrevo a entrar no mar daqui antes de novembro smile
Ana Claudia, caso vc não fique na Toca da Coruja, pelo menos vá lá para jantar! Fiz isso e amei... mesa no jardim, tudo iluminado por velas, menu original, enfim, perfeito!

Guilherme Lopes

Valeu Riq!!!!

Assim que decidirmos eu te aviso...

Quando voltarmos também...

; )

EduardoLuz
EduardoLuzPermalinkResponder

Belo ping pong ( O seu com o Guilherme) . E já que voce está animado: porque a maioria dos hotéis tem somente um daqueles suportes pra colocar a mala nos quartos sendo que não costumamos desmanchar as malas e fica óbvio que pelo menos uma delas vai ficar no chão ou em cima daquela mesinha . E existe também o mesmo problema nos guarda roupas pois ou voce coloca a mala lá dentro ou não consegue fechar a porta !

Ricardo Freire

Do Quadrado à praia são uns 15/20 minutos de caminhada, Ana Claudia. Tem subida na volta.

Não espere ser paparicada no Capim Santo; não é o estilo do lugar. Mas o pessoal é supersimpático, tudo funciona superbem e o café da manhã é maravilhoso.

Não me hospedei na Fazenda da Lagoa, então não posso falar da comida ou do serviço. Mas acho difícil não serem muito bons.

EduardoLuz
EduardoLuzPermalinkResponder

Sugestão pra deixar todo mundo atualizado : volta a colocar o novo template e o formato pra que todo mundo opine pois eu, por exemplo, não consegui vê-lo.

Joao Paulo
Joao PauloPermalinkResponder

Caro Ricardo, não tens nada que agradecer, isso é muito pouco comparando as belas viagens que fiz,especialmente no Sul da Bahia, com a ajuda inestimável do teu "Freires" ed. 2001.Quanto a este blog, enfim, transformou-se em vicio diário de visita...
Há mesmo uma Blue Travel dedicada a São Tomé e foi essa edição que me deu o "empurrão final" para decidir ir. Já agora, cá vão mais algumas notas:na Ilha de São Tomé fiquei no Hotel Miramar, considerado o melhor da ilha e o unico quatro estrelas. Não gostei e não recomendo!O hotel é dirigido por uma alemã puritana que só dá cama de casal a homem/mulher casados, o restaurante é frequentado só pela elite politica, altamente corrupta,e algum turista "perdido"O ar condicionado dos quartos faz um barulho insuportável.Tem um sinal na piscina proibindo as pessoas de se beijarem.Tudo muito estranho, inclusive a area da capital onde o hotel está,deserta. O "Club Santana" é um complexo de bungalows, afastado da capital, com uma excelente praia num belo enquadramento paisagistico.Pontos fracoseek isolamento (não dá para ir a pé a lado nenhum excepto à praia) e a comida, excelente, francesa.A dona do Hotel é francesa e um pouco tiranica com os empregados.Os preços tambem são franceses.Amigos meus recomendam o "Blue Marlin", que é dos mesmos donos do Bom Bom, mas eu não fui lá.Finalmente, São Tomé é para aqueles que viajam de espirito e coração aberto. O povo é maravilhoso, muito ingénuo e com enormes carencias.Quem vai viajar para lá leva canetas, cadernos, coisas que aos olhos das crianças são verdadeiramente um luxo.A maior parte das pessoas não tem hábitos de higiene e a vida social é feita no meio da estrada.O maior acontecimento da ilha é a chegada do avião da TAP.Todas as pessoas vão ao aeroporto nem que seja só para ver e vestem-se como para ir à Igreja a um Domingo. Impressionante.Outro tempo...
Um abraço

Ricardo Freire

Delícia de relato, J.P.! Obrigadíssimo!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Ana Claudia e Ricardo,
Si hace muito calor se puede coger un autobús, cerca de los bares de la playa, que por un real te deja cerca de la Plaza de Quadrado y te ahorras esa subida tan empinada.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Ricardo, obrigada, ô dúvida cruel...

Carmen, obrigada também.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar