Onde fica essa torre? E por que cargas d'água há meia hora de diferença entre os dois relógios? Chutes, palpites e explicações esotéricas na caixa de comentários, por favor :roll:
O "Mirante do Jaguaré, ou o "Relógio do Jaguaré", erroneamente lembrado como o "Farol do Jaguaré" (por conta de sua arquitetura), está intimamente ligado à história do bairro fundado em 1935 por Henrique Dumont Villares, sobrinho de Santos Dumont. O Jaguaré foi uma das poucas áreas da cidade que contou com planejamento urbanístico - dividido em áreas residenciais, comerciais e industriais, foram construídas 42 praças e também casas para os funcionários da S.A. Imobiliária Jaguaré. A torre do relógio foi erguida como um símbolo para o bairro, situada no ponto mais alto, com vista panorâmica para vários pontos de São Paulo.
A deterioração do relógio também está ligada à decadência do bairro, a partir da década de 1980, com a saída e o fechamento de inúmeras fábricas. Esta situação está pouco a pouco se revertendo graças aos novos acessos a algumas das principais rodovias do Estado.
Com 28m de altura, o "Farol do Jaguaré" foi construído em 1943, após uma visita do arquiteto Henrique Dumont Villares à Holanda, que se encantou com um semelhante. Em 2004, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico. Abandonado pelo poder público, acabou se deteriorando. A SAJA (Sociedade Amigos do Jaguaré) realizou as reformas necessárias, pintando a torre do relógio e remodelando o jardim da praça, e agora aguarda que a prefeitura a conclua.
Eu sabia que já tinha visto essa torre em algum lugar...mas iria chutar o Museu do Relógio, aqui em São Paulo.
Agora só falta saber a história da meia hora...
Meu Deus, entrei agora e o Lúcio já tinha matado a charada, que rapidez !!! Naõ deu tempo nem pro Alessandro.
Vai ganhar o troféu, aquela câmera de barro lindinha do Riq, tô de olho nela E a Erika o ônibus gracinha, também tô de olho
Saí de São Paulo em 1989, mas lembrava do "farol"...
Tive de pesquisar na internet, pois uns colegas da USP que moravam no Jaguaré diziam que era um farol para auxiliar a navegação no Rio Pinheiros.....
Ixi, Riq, já pensou se o povo desencana da frasqueira (da qual, reza a lenda, o Arnaldo ainda não abriu mão ) e fica disputando a máquina e o microônibus nas charadas????
Puxa que pena, eu achava que a explicação para o atraso de meia hora fosse algo assim, como diria, mais charmoso... É uma pena que o fim tenha sido assim tristão.
O Ernesto merece o prêmio desprendimento VNV, já percebi algumas vezes que ele sabe a resposta, mas não quer ganhar...
Gostaria de saber informações , se tem mais alguma área tombada em volta do relógio.
Eu trabalho em uma imobiliaria, e as vêzes alguns clientes me pergunta sobre este assunto, e não tenho resposta concreta para eles.
Por exemplo: casas,terrenos,etc.
Se tiver alguma literatura sôbre o assunto por favor me indicar.
Desde ja fico grato pela atenção.
Abraço:Getulio cordeiro.
26 comentários