Croácia desconhecida

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

    rabac400.jpg

Eu já deveria ter dado um link há mais tempo para as andanças da Carla Castro pela Croácia. Mas a minha lerdeza se prestou para alguma coisa: agora você pode ir lá no blog dela e ver o relato fechadinho dos vinte dias ela passou no país, antes de embarcar para um estágio de três meses na República Tcheca. (A foto de cima é de Rabac; a de baixo, de Rovinj. Mas tem mais: não deixe de clicar, ao pé da página, em "entradas anteriores".) Quando terminar o estágio, ela vai passar mais sete meses viajando pela Europa. Se eu fosse você, bookmarkava...

    rovinij400.jpg

142 comentários

RICARDO MACEDO

Dubrovnik é perto dos lagos Plitivice?

Marília Peixoto

OI, Ricardo

os Lagos ficam entre Zagreb e a costa, indo pela estrada antiga. Dubrovnik fica bem ao sul, portanto bem longe deles.
O ideal é sair de Zagreb, passar pelos Lagos e dormir em Zadar, por exemplo. E dali se segue para Split, Dubrovnik, etc.
Marília
http://marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com/

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

o que acontece é que meu voo chega e sai de dubrovnik....de carro, de dubrovnik ate os lagos, quanto tempo gastarei? pretendo sair bem cedo, tipo sete da manhã....para chegar cedo aos lagos e desfrutar o dia todos.....

Marília Peixoto

OI,
de Dubrovnik até os Lagos tem 452km. Durante a alta temporada tem trânsito em algumas partes e se passa por cidades, então a volocidade não pode ser muito alta.
Deve dar pelo menos 7 horas de viagem, num sentido.
Marília
http://marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com/

RICARDO MACEDO

Marilia, voce acha que vale o sacrificio?

Marília Peixoto

OI, Ricardo

não sei o quanto gostas de natureza, lagos, etc. Te sugiro que dês uma olhada nas fotos na internet. Acho lindíssimo os Lagos, mas muito longe. Talvez seria melhor se dormisses lá no Parque e voltasse no outro dia, por questão de cansaço. Pois o passeio pode durar algumas horas, são diferentes rotas que podes fazer e pelo menos ficarás duas horas lá.
http://marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com/

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Então Marilia, chegando ao Parque, eu não terei pressa....pretendo dormir por la mesmo, e no outro dia rumar para Zadar...ficaria dois dias por la, dai iria para Tisno, para o Gardenfestival, e, de la, retornaria para Dubrovnik.....vi pelas fotos....o parque é belo...não sei se terei outra oportunidade...mas, sera que vale a pena?

Marília Peixoto

Olha, particularmente acho que vale a pena. Nunca vi nada igual. E já que vais pra Zadar, acredito esse roteiro que falaste vai ser bom!
Te sugiro reservar o hotel no Parque com antecedência pois há muito movimento nessa época do ano!
Marília
http://marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com/

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Marilia, colhendo informaçoes, me parece que andar pelas estradas da Croacia nao e tao simples...vou sair, primeiramente, de dubrovnik ate zadar....ha possibilidades de me perder no caminho, ou a sinalização é boa? de zadar, vou aos lagos....mais uma vez, muito obrigado pela atenção..se eu fosse até zagreb, com certeza levaria uma lembrancinha do Brasil para voce...

Sima Halpern
Sima HalpernPermalinkResponder

Olá, Marília, que bom que achei você! Troquei minhas milhas por passagem para Zagreb, vou ficar 18 dias na Croácia, e agora começo a ter idéia de plano de viagem. Chego dia 29 de maio e parto dia 14 de junho. Quero conhecer os lagos, mais algo dos parques, e a costa. Gosto de snorkel, um pouco de cruzeiro... no seu blog você conta sua viagem? tenho dúvida quantos dias ficar em cada lugar, e transporte de um lugar para outro. viajo só e tenho 62 anos.

Sergio
SergioPermalinkResponder

Olá,

Como é o clima por lá no inicio de maio ?
abs e obrigado,

Sergio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Ainda não estará em ponto de bala para ir à praia, não.

Marília Peixoto

Oi, Ricardo
a sinalização aqui é excelente, não te preocupa.
De nada, é um prazer poder ajudar! Espero que aproveites bastante! De qualquer forma obrigada pela intenção! Boa viagem!!!

Oi, Sima
nossa que coisa boa, vai ser uma viagem e tanto!
Falo de viagem também no blog, podes dar uma olhada. Posso te ajudar a montar um roteiro pois conheço bem a Croácia e moro aqui em Zagreb! Além disso sou guia turística aqui. Me escreve, se quiseres. http://marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com ma.lica@hotmail.com
Os transportes funcionam muito bem tanto ônibus, trens e aviões.
Estou à disposição pra qualquer dúvida!
Marília

RICARDO MACEDO

Marilia, olha eu aqui de novo....estou desistindo de ir aos lagos..acho que vou ficar por dubrovnik, hvar e zadar....qual a melhor maneira de me locomover entre essas cidades? nao vou mais alugar o carro....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Vá de ônibus!

RICARDO MACEDO

Mas alugar um carro seria uma boa opção.....

Marília Peixoto

Oi, Ricardo

realmente a distância é enorme, daria muito trabalho.
Tô de acordo com a Bóia, vai de ônibus, é bem tranquilo! Para as ilhas vai de ferry, tem aquele site da jadrolinija que já indiquei antes, é só olhar os horários.
http://marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com

Cristiana
CristianaPermalinkResponder

ALOOO desde mais parabéns pelo blog. Marilia queria perguntar se saber se algum comboio que vá de zagreb ate à republica checa...Brno ou praga

Obrigada

Estela
EstelaPermalinkResponder

Olá Marilia,
Vou a Croácia com alguns amigos em setembro, chegaremos em Zagreb e queremos conhecer Ubdina. Vc pode nos ajudar? Parabéns pelo blog!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Estela! Este não é o blog da Marília. O link está no texto!

maggy
maggyPermalinkResponder

Oi Marilia,
Estou indo com uma amiga pra Croacia e vou passar apenas 3 dias, quais as cidades interessantes e o meio de transporte, vou agora no dia 10.10, partindo de Budapeste e volto por zagreb pro Brasil. Vc pode me ajudar\.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maggy! Não há tempo para quase nada. Voe a Zagreb e curta a cidade.

Sônia Amorim Oliveira

Olá,

Bom Dia!

Estaremos em abril/maio/2013 zanzando pela Toscana eu, o maridão, um casal de amigos, mais uma prima pela Toscana.
Após seguiremos para a Croácia e temos tido dificuldades para encontrar a melhor maneira de deslocamento ate Zagreb, a não ser ir de navio partindo de Bari ou Ancona.
Mas se formos de avião de onde partir, Roma? Os voos que encontramos pela TAP tem muitas escalas. alguém pode nos ajudar. Percebemos também que não há voos para a Croácia partindo de Siena ou Firense.
Aguardamos uma ajuda de vocês.
Beijo e obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sônia! Voe de Milão.

Raquel barbosa

Olá colegas do VNV! Estou planejando nossa viagem de maio de 2013, graças a um belo desconto que consegui com a TAM (Para Londres). De lá, pegaremos um vôo para Zagreb, e teremos 8 dias para conhecer a Croácia. Já andei pesquisando, e já sabemos os lugares que queremos ir: Zagreb-Zadar-Trogir-Split-Hvar-Dubrovnik. Minha dúvida maior é sobre o deslocamento. Um amigo que chegou de lá agora alugou um carro e adorou. Mas li comentários sobre ônibus. É realmente fácil locomover-se de ônibus por lá? E no fim das contas, compensa $$? Fiz algumas cotações que giram em torno de 30 euros dia (to achando barato demais, eu hein...). Seriam 5 dias de carro. Help, bjs! Tenho um blog, que está nos indicados do VNV smile www.saladagrega.blogspot.com

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! 6 cidades em 8 dias é loucura com qualquer meio de transoprte.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Raquel barbosa

Colega, veja bem, não sei se é tão louco:

ZAGREB - chega dia 10/05 e fica até 12/05
Em 12/05 pego o carro e sigo para ZADAR (3h de carro), para ver o "órgão do mar" e dormimos lá ou em TROGIR (+ 1H30 de carro)
Dia 13/05 seguimos para SPLIT, onde faremos as ilhas (de ferry, etc). Separei 3 dias para isso.
Dia 16 seguimos para DUBROVNIK, onde ficamos até dia 19/05.

Achou assim tão "louco"? rsrsrs A questão do roteiro ainda não fechamos. Gostaria mesmo é da ajuda quanto ao deslocamento (carro ou ônibus). Disso você não falou...
Obrigada, bjs Raquel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Significa que você tem somente o dia 11 para Zagreb; a escala em Trogir é esperta; daí você tem dias 14 e 15 para passear a ilhas em Split. A permanência em Dubrovnik é ideal, mas a essas alturas já são 9 dias, e não os 8 que você mencionou no enunciado. Também não está claro de onde você sai da Croácia; se for de avião de Dubrovnik OK, se precisar voltar a Zagreb será mais um dia de estrada. A viagem fica mais redonda com pelo menos um dia a mais em Zagreb e mais um dia em Split.

Raquel barbosa

Vamos lá, real time. A saída é por Dubrovnik (19/05). No dia 10, a ideia é já ter a tarde/noite em ZAGREB (saindo de LONDRES de manhã). De repente tiro ZADAR e vou direto ao que interessa, né? Mas e o Bus? Rola fácil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel!

Veja horários de ônibus neste site:
http://www.buscroatia.com/

A Marília, do Uma Brasileira na Croácia, recomenda 12 dias para uma boa viagem pelo país:
https://www.viajenaviagem.com/2007/09/croacia-desconhecida/comment-page-1/#comment-198715

Raquel barbosa

Belê! wink

Ana Maria do Couto

Tenho um tour iniciando em Zagreb(7/9 e retorno de Zagreb 21/9.Não desejamos conexão em Frankfurt é o proposto.Aconselharia irmos por Roma ou Milão?Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Maria! Se é apenas conexão, teoricamente tanto faz onde você faça... na prática, o aeroporto de Frankfurt é bastante organizado.

Isa
IsaPermalinkResponder

Oi marilia! Estou planejando uma viagem pra croacia em agosto. Meu voo chega e sai de zagreb, e nossa prioridade sao as praias, chegamos dia 03 pela manha e voltamos dia 12 tb pela manha. Nossa ideia e ficar em zagreb a primeira noite e depois sair pra os lagos plitvice e no mesmo dia ir para zadar se der tempo, ou direto split. Em split nossa ideia é ir para as ilhas e praias de barco e depois ainda queremos ir para Dubrovnik. Nossa duvida é qual a melhor forma para nos locomover? Pensamos fazer de onibus de zagreb ate split e de split ate dubrovnik de barco se for possivel. E depois ainda temos q voltar de dubrovnik ate zagreb. Alguma sugestao qual a melhor forma? E se tem ferry de split ou outra ilha ate dubrovnik?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isa! Para falar com a Marília, visite o blog dela! grin

http://marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com.br

Geovane
GeovanePermalinkResponder

Olá Marilia.
estou planejando em ir para croácia,gostaria de saber como funciona o cambio por lá, e qual a alta temporada e a baixa temporada.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geovane! A moeda da Croácia é a kuna. A alta temporada é o verão europeu, de julho a setembro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Olá Bóia , estou pesquisando vôos que saiam da Itália ( vou estar na Costa Amalfitana) para Croácia (Zagreb, Split ou Dubrovinik). Quais empresas fazem, será que consigo colocar tudo no vôo intercontinental, vou estar saindo de Guarulhos para Barcelona, e depois de Barcelona para Roma.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! A Croatia Airlines e a easyJet fazem Roma-Split. O vôo da easyJet você não consegue incorporar em passagens multidestinos, tem que comprar à parte.

Viviane reis
Viviane reisPermalinkResponder

Ola Marilia, vou para um congresso em istambul em 30/09 e pensei em ficar 5 dias na croacia, para onde vc acha melhor ir? E vc acha melhor comprarmos as passagens daqui? Chegaremos dia 06/10 na croacia e voltaremos dia 11 , muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Para falar com a Marília, entre no blog dela grin

Viviane
VivianePermalinkResponder

Desculpe, Bóia, obrigada por me responder rapidamente, vc poderia me ajudar? Sou nova no blog e enderecei a pergunta à Marilia, mas vc dà dicas super legais.., me ajude please!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Não temos conteúdo próprio sobre a Croácia. Quando não temos conteúdo sobre um destino, indicamos os blogs que têm. Esta é a razão deste post.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Ok bóia mto obrigada , depois conto como foi

Denise
DenisePermalinkResponder

Ola Marilia,
Chegarei em zadar no dia 7 de tarde e partirei dia 13 no almoço para praga para pegar o vôo para o Brasil
Pensei em ficar até o dia 9 em zadar, dia 10 ao 12 split com uma visita a hvar e passar o fim do dia 12 e odia 13 em dubrovinik.... Tem alguma sugestão???
Não conheço mto bem os lugares então não sei quanto tempo precisarei...
(Estou cansada de museus e igrejas... Então estou tirando esse tipo de visitação...)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Para falar com a Marília, clique no blog dela smile

Neves
NevesPermalinkResponder

Olá, pessoal, lendo os posts acima, ninguém falou o que tem para ver e visitar na capital croata, Zagreb. Apenas das cidades litorâneas. Alguém pode me dizer o que tem de passeio turístico em Zagreb? Quantos dias deve um casal com 55 anos de média deve ficar em Zagreb para visitar os principais pontos turísticos dessa capital?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neves! Fique sempre pelo menos dois dias em qualquer lugar; ficar um dia só significa perder tempo e energia desproporcionais para chegar, se instalar e sair. Dito isso, grandes cidades européias não se limitam a seus museus e cartões-postais; no fim das contas, o mais memorável será o que você experimentar entre as visitas ou depois de bater ponto nas principais "atrações".

Leia sobre Zagreb no Arquivo de Viagens e no Descobrimento da América. Os posts estão listados no texto, é só clicar.

Elen
ElenPermalinkResponder

Bom dia!
Por favor, queria dicas de locomoção de Zagreb a Viena... trem ou ônibus? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elen! São 6h30 de trem nos horários diretos. Tente comprar na cia. austríaca, http://www.oebb.at/en , a partir de 90 dias de antecedência. Mas só comprem se oferecerem e-ticket/ticketless; se a única opção for receber pelo correio, deixe para comprar ao chegar em Zagreb.

Elen
ElenPermalinkResponder

Bóia, muito obrigada! Fiz um pequeno ajuste de rota e de Zagreb vou para Budapeste agora...morem continua sendo a melhor opcao? Qual site recomenda para a compra dos tickets? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elen! Compre passagens de trem entre a Croácia e a Hungria ao chegar em Zagreb, na estação principal.

marli
marliPermalinkResponder

Estivemos num grupo de 3 casais na Croácia por 9 dias, e fomos muito bem assessorados pelo Gerônimo dono da agência KAMAUF (www.kamauf-zagreb.com),uma agencia com guias falando português ou espanhol.
Viajamos pela Croácia a bordo de uma van com o Gerônimo nos guiando aos lugares mais lindos e atraentes da Croácia, que com certeza excursões não chegam. Ficamos 4 noites em Dubrovnik, 3 em Split, 1 Zadar e 1 em Zagreb, fizemos passeios a Baia de Kotor, Ston, Ilha de Korcula, Vale Neretva, Mostar na Bosnia, Ilha de Hvar, Trogir, os maravilhosos Lagos Plitvice e muitos outros lugares. Recomendo a todos que queiram ir a Croácia a KAMAUF não vão se arrepender. O Gerônimo não foi um guia e sim nosso amigo e companheiro de viagem.

Cida Carvalho
Cida CarvalhoPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber se por voltado dia 20 de agosto ainda tem muito turista na Croácia.
Em outubro já está frio na Croácia?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cida! Agosto é cheio o mês todo. Não conte com praia em outubro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar