De volta a Luanda

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

    mussulo400.jpg

Em 2005, quando estive em Luanda por alguns dias a trabalho, terminei o post prometendo que voltaria para fazer turismo. Quem disse que eu voltei?

Pois adorei que o André Urso, um baiano que se mudou por uns tempos para lá, está com um blog para contar suas experiências. Na primeira oportunidade ele deu uma escapulida até a ilha do Mussulo, que fica pertinho da cidade.

Acho sensacional o subtítulo do blog: "De volta à África pela primeira vez". Coisas da Bahia grin

    mussulo401.jpg

34 comentários

Carla
CarlaPermalinkResponder

Amei o blog do André! Dei uma chegadinha lá ontem, quando ele deu o link, e fiquei encantada com as fotos, as informações... Muito bacana, aguçou ainda mais a minha curiosidade sobre Angola!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Eu fico muito feliz com a recuperação de Angola, ainda que lenta, ainda que faltem anos-luz para o país recuperar o empo perdido e virar uma nação que consiga apagar tantas décadas de destruição por uma guerra civil das mais longas e devastadoras da história ruim do mundo...

Com o mundo não é mais redondo, é plano, tive o prazer de participar de um belíssimo projeto cujos arquitetos ão brasileiros (mineiros de BH), prestando acessoria aos antigos donos do terreno e do projeto:

http://www.angolaacontece.com/full.php?id=686

O blog retrata com um olhar curioso e bondoso uma terra rica e com grande potencial em que falta tudo: luz, rodovias, calçadas, estacionamento, energia, água, sinalização, comida, equipamento urbano, moradia, escolas, hospitais...

Acho que o autor tem uma visão do lugar que privilegia o BOM, não o RUIM. E acentua o bom sem esconder o ruim. É EXATAMENTE a minha visão de enxergar o mundo e os destinos. MUITO bom, MUITO bem escrito, MUITO simpático e MUITO agradável!

Renata
RenataPermalinkResponder

gostei das fotos, do texto! até indiquei pro amigo-do-amigo que muda pra Luanda em outubro (o cara sai de Israel pra Angola..).
Tks, Andre!

Andre      http://andreurso.blogspot.com/

Arnaldo, muita coincidência, mas esse projeto vai ser construído ao lado da casa onde moro. Perto de uma igrejinha cuja foto tá no site. Passo por esse terreno todos os dias. Agora vc matou a minha curiosidade smile
Valeu a todos que estão passando pelo blog. Que bom que vocês estão gostando.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Vou visitar com tranqüilidade o site do André...eu me lembro dos posts do Riq sobre Luanda e me deu vontade de voltar lá e reler.
Aliás, eu sinto uma coisa muito estranha em relação à essa África 'essencial' - centro-sul do continente: uma espécie de saudade de um lugar que nem conheço. Morro de vontade de fazer um roteirinho pinga-pinga básico: Senegal (um amigo meu foi e adorou), Mali (as mesquitas de Timbuktu...), Angola e Moçambique (África em português). E também Quênia, Namíbia (culpa do Ernesto grin ) e Botswana (estes para ver bichos), Tanzânia (ah, Kilimanjaro...e Ngorogoro também) e Zimbábue (para ver as Victoria Falls).
Nossa, que roteiro doido... razz Isso é material para viagem que não acaba mais...

Rosa
RosaPermalinkResponder

Pessoal, não sei que promoção que é, mas a GOL está com vários trechos a ida ou a volta por 100 reais, eu olhei BSB/SSA em novembro e dezembro.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Eu adorei o blog! conheço uma moça cujo marido foi transferido para lá no ano passado e ela só fala horrores de Luanda e da Angola em geral. Foi uma delícia ver coisas tão bacanas e interessantes com os olhos do André!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Mari, é incrível como há pessoas que têm os olhos treinados para enxergar o que há de pior em qualquer lugar - quase sempre, em qualquer situação também... Normalmente, essas pessoas nem se dão muito ao trabalho de sair do óbvio e procurar os aspectos interessantes dos lugares e das situações - acham mais fácil falar mal!!! razz

Majô
MajôPermalinkResponder

Eu AMEI o bar !!! Mais estratégico impossível lol

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

O Blog de Angola é bem interessante. Alguem sabe de um blog sobre Mocambique, que me parece mais interessante, e mais acessível turisticamente?

mariana
marianaPermalinkResponder

que delícia!!!
fiquei amiga de um monte de angolanos e estou curiosíssima de conhecer Luanda!!!
posso dizer que o carinho dos angolanos com os brasileiros é comovente e é um pecado real que a gente se importe tão pouco com a África!!

Majô
MajôPermalinkResponder

Off topic Hoje é aniversário da Lena !!!
Parabéeeeeens, muitas viagens com alto astral!!!!!!!

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Lena, parabéééééééééééns! Muitas, muitas viagens de vida!!!!! mrgreen

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Oi Riq,

Estou querendo viajar no carnaval e como gosto de pensar tudo com antecedência, já é hora de começar a planejar. Para isso, conto com sua ajuda.
Eu e meu marido temos milhas (20.000) da TAM. Então, pensei em usá-las p ir talvez ao Chile, combinando com Mendonza, ou p Bonito Passagem até Campo Grande e depois de carro até Bonito).
Tb pensei num pacote p Aruba. O que vc me sugere?

Rosa
RosaPermalinkResponder

E os doces de São Cosme e Damião? Quando meus filhos eram pequenos era uma farra, e eu que adoro os docinhos me acabava...

Ricardo Freire

Ivana, todas as três viagens são ótimas.

Isto posto, acho que os preços vão estar mais camaradas na Santiago-Mendoza.

A Emília adorou Bonito no inverno; disse que muita gente evita por causa da água fria, e que por isso julho lá é baixa temporada. Se você precisar de fatos objetivos para não ir, talvez esse seja bom grin

A favor de Aruba há o fato que os pacotes para lá no Carnaval vão estar mais baratos do que qualquer praia bacana no Brasil...

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Emila Zimbawe, nem pensar, o pais enfrenta fome e uma terrivel guerra civil.... Voce pode ver as quedas na vizinha Zambia.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Oi, Ivana!
A questão também é que todas as suas viagens são bem diferentes entre si...acho que vai pelo que a tua cabeça está pedindo no momento grin
De qualquer maneira, visite o meu bloguinho (é só clicar o no meu nome) e vá até a categoria Bonito. Dê uma olhada e veja se é do teu gosto.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Vixe, Ernesto, tô por fora. Achei que o país estava tranqüilo...é só para ver que tem que pesquisar muuuito para ir para aquelas lados. Obrigada!

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Lena

Parabéns, um ano de muitas realizações, e de muitos momentos inesquciveis e viagens maravilhosas!!!

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

NIVER DO RIQ

Tripulação sábado e o niver do nosso comandante!!!

henrique
henriquePermalinkResponder

Riq
sábado embarco pra tóquio numa viagem mega-corrida. fotos estarão no meu flickr (www.flickr.com/photos/henriquemartin). preciso arrumar aquele site de xangai, que tá uma zona panamenha, mas fica pra volta.
[]s
H

Carla
CarlaPermalinkResponder

Lena, feliz aniversário!!! Muito amor, saúde, paz e aquele dinheirinho sempre bem-vindo para umas viagens... wink

GiraMundo com Jorge Bernardes

Feliz Aniversário Lena.....

Aliás, cadê a Lena? Deve estar viajando e comemorando o aniversário em algum lugar bacana....

Patsy
PatsyPermalinkResponder

Lena, um Feliz Aniversário pra você, um forte abraço, beijinhos!!!!!!!
grin

Patsy
PatsyPermalinkResponder

Em referencia a Angola:

Gostei muito do blog! E desse lugar o bar! Bar e Praia é a minha cara, rs...
Meu ex gerente foi transferido pra lá e não durou nem um mês, voltou. Achou ruim, tudo, a esposa já tinha vendido o carro, e estava preparando os docs e iria deixar o trabaho, ele voltou antes. Triste. Eu tinha uma outra idéia... sei lá.

Ricardo Freire

Feliz aniversário, Lenaaaa!

(Ernesto, o meu não é sábado, não; é 29 de outubro...)

Majô
MajôPermalinkResponder

Ah bom, eu achei que era isso, masss sabe meus neurônios :roll: Eu ia perguntar ao Ernesto se era set mexmo.
Vai ter arrasta pé, Riq ?

Também tô procurando a Lena, ela anda tão quietinha...

Pablo
PabloPermalinkResponder

Gente,
Dexculpe porque é totalmente fora de contexto, mas acabei de ler e imaginei que a tchurma do VnV iria gostar. É uma matéria sobre as divisões geográficas (por etnia e religião) em Mumbai. O texto é delicioso.
Tem uma vantagem. Como é no Herald Tribune, tem o recurso de tradução para o português (ele não traduz, mas abre uma janela na qual todas as palavras são clicáveis e surge outra janelinha com um dicionário e a tradução, que, aliás, pode ser usada para ler qualquer coisa em inglês na internet, no momento de dúvida sobre aquela palavrinha...
http://www.iht.com/articles/2007/09/21/asia/india.php

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Cade a Lena ? Sumiu ??? Ta triste?

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Tá festejando o niver, Ernesto! lol

Majô
MajôPermalinkResponder

Eu acho que a Lena tá viajando lol

Avi Alkalay
Avi AlkalayPermalinkResponder

Minha namorada passou uns dias em Luanda a trabalho e mandou uma letra sobre suas peripécias.

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Boa tarde,

Amei o blog do André, eu vejo Luanda exatamente como você escreveu...

Eu e meu marido somos de Blumenau SC, eu estou em Luanda desde agosto/2007 e meu marido no total de idas e vindas 1 ano e meio. Já visitei também o Praia do Mussulo e o Bassulo, realmente é encantador...lindo demais...Aliás as praias daqui apesar da maioria não ter uma estrutura tão boa são muito bonitas...

Ricardo seu site esta maravilhoso.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar