Enquete da semana: Europa no inverno

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Hamburgo

Quando me pedem para destrinchar viagens à Europa no fim do ano e nas férias de janeiro, a minha reação inicial é tentar demover o perguntador. Me vêm à cabeça os dias curtos e gelados, às vezes molhados e ventosos, que desconvidam às caminhadas e deixam as fotos sombrias.

Claro que de vez em quando acontece aquele dia (ou, com sorte, aquela seqüência de dias) com céu claro e luz espetacular, em que as fotos saem mais bonitas do que nunca e você descobre o prazer de andar, andar, andar e não suar.

Mas na média acredito que não valha a pena torrar uma grana que nos faz falta para passar as férias brigando com as condições atmosféricas.

Mas se você só pode viajar no inverno europeu, bom, então sugiro que não monte um desses roteiros cheios de escalas e coisas para ver, ver e ver. O inverno é mais apropriado a experimentar.

Faça base numa cidade grande, aloje-se com conforto, e planeje seus dias em torno não de monumentos e vistas, mas de cultura e gastronomia. Fez um dia bonito? Ótimo, saia para para passear. Está chuviscando e ventando? Museu, cinema, exposição, visita ao mercado para fazer um piquenique no quarto. Alugar um apartamento é ideal: ao brincar de morador, você não sente o tempo passado em casa como perdido.

O inverno é uma época especialmente difícil para ir com dinheiro contado; ficar na rua o dia inteiro é muito mais tranqüilo no verão.

E você? Tem alguma experiência de férias no inverno europeu para contar?

E os nossos correspondentes europeus, o que dizem? O que podemos fazer para encarar a Europa no frio e aproveitar que os lugares não estão abarrotados de turistas?

Contem pra gente, pufavô...

Atenção: clique nas páginas anteriores da caixa de comentários para ter acesso a todos os relatos

531 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Luisa
LuisaPermalink

Sergio,
A acqua alta é realmente mais comum na época do outono e do inverno, mas isso não significa que Veneza viva debaixo d'água nessa época do ano. É mais ou menos como a "época de chuvas" em Noronha que o Riq mencionou no "Ouça essas".
Veneza é uma cidade que merece ser visitada, apesar da época eu arriscaria sem medo!
Mas, por via das dúvidas, fica de olho nas previsões de acqua alta pra Veneza nesse site: http://www.eurometeo.com/italian/read/doc_venice-highwater

Angela Bruno
Angela BrunoPermalink

De nada, Sérgio. Eu não deixaria de ir à Veneza não wink

Carlos
CarlosPermalink

olá!! alguém ja ouviu falar na estação de esqui em Spindleruv Mlyn - Republica Tcheca? Li na revista viagem que os preços são ótimos para se esquiar lá, mas queria saber se a cidade tem uma boa estrutura

Obrigado

Carlos
CarlosPermalink

oi Sylvia. eu já vi várias paginas da estação na internet, mas será que alguém já foi em Spindleruv Mlyn pra me dizer se é uma estação boa ou não?

Sylvia
SylviaPermalink

Não tenho como saber Carlos , mas podes procurar opiniões
no tripadvisor , virtual tourist e no yahoo travel .

CARLA FIUZA
CARLA FIUZAPermalink

Indo com um casal de amigos para turquia e egito em 21 de março de 2008, voltando por Paris no dia 6 de abril... que clima vou enfrentar nesses lugares?
ah, e qual o melhor albergue desses 4? (tipo localizaçao)

D'Artagnan - 80, rue de Vitruve, 75020 Paris
Subway station "Porte de Bagnolet" (line 3)

Clichy - 107, rue Martre, 92110 Clichy
Subway station "Mairie de Clichy" (line 13)

Cite des sciences - 24, rue des sept Arpents, 93310 Le Pres Saint Gervais
Subway station "Hoche" (line 5)

Jules Ferry - 8 boulevard Jules Ferry, 75011 Paris
Subway station "Republique" (lines 3, 5, 8, 9 & 11)

grata a todos

Aline
AlinePermalink

Oi Pessoal, adorei as dicas e várias delas já estão anotadas, mas queria saber mais...Vou pra Madri na 2ª quinzena de Dez/07 pra ficar um mês fazendo intercâmbio, curso de espanhol e nunca fiz viagem internacional muito menos sei o que é inverno de verdade, pois aqui em Brasília é tranquilo.
Ou seja, as roupas que tenho são para o inverno daqui e a única loja especializada em roupa de inverno é um absurdo de cara; tenho cabelo cacheado e lavo ele todos os dias, como vou me virar por lá? Essa malha térmica que vcs falaram é uma chamada "Malha Inteligente" de tecnologia japonesa? Pq a vendedora quis me vender essa, mas pelo valor preferi pesquisar primeiro...
Provavelmente vou precisar me locomover de ônibus para ir até a escola, como é o transporte por lá?
E a alimentação é mto cara?
Estou pensando em dar um pulo em Paris, qual é a melhor forma de chegar?
Qtas perguntas hein? Ufa, mas é que estou meio perdida...
Se tiverem mais dicas para uma marinheira de 1ª viagem por favor digam!!
Abraço

Sylvia
SylviaPermalink

Fica tranquila Aline .
Ao chegares vais ter todas as informações que precisas.
Leva daqui um kit completo para frio e compra o resto lá , que é melhor
e mais barato.
O transporte é eficiente e a alimentação não é cara não .
Para ir a Paris compra enquanto estiveres lá uma passagem de low cost.
Vai ter tanta gente para te ajudar e dar dicas e sugestões ao chegares na
Espanha ! Usa o tempo que tens para estudar aqui sb o país, os costumes,
os passeios que queres fazer..
Procura mais informações aqui mesmo na lista de destinos e em ferramentas .

Carla
CarlaPermalink

Carla, mesmo sem conhecer os albergues em si, eu escolheria o Jules Ferry, pela proximidade de uma estação de metrô com tantas linhas variadas - na prática, isso significa que você poderá ir a qualquer ponto de Paris com facilidade. Evite as localizações do tipo "Porte qualquer coisa", que são os pontos extremos das linhas de metrô - em uma palavra: longe! wink

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carla Fiuza, não se limite a esses albergues da Hostelling International. Como a Carla acabou de dizer, três deles ficam longíssimo. O único com boa localização é o Jules Ferry.

Esta é a página sobre albergues em Paris do guia Time Out em português:
http://www.guiatimeout.estadao.com.br/2533

Eu ficaria nesse MIJE, que tem três prédios antigos na região do Marais e sempre sai nas resenhas sobre Paris com pouca grana. Como vocês têm muito tempo, dá para reservar na boa:
http://www.mije.com/index_individuels_uk.asp

(Não se assuste com o "young people"; não há limite de idade para se hospedar lá.)

Quanto ao clima em março/abril: vai estar frio na Turquia, agradável no Egito e bem frio (com possibilidade ainda de pegar suuuperfrio) em Paris.

Ops, eu não deveria estar aqui. Volto a ficar ofilaine!

Fernanda
FernandaPermalink

Gostaria de sugestões para um roteiro de 15 dias na Italia. Estarei em Val d'isère( França) até dia 16 de março, depoi estou pensando em fazer o norte ou centro da Italia . Descer até Genova, "cinque terre", ir em direçao a Toscana até Firenze. Depois subir por Bolonha até Veneza, depois Verona, Lago de Garda em direção a Milão. Como o inverno na Europa é motivo de controvérsias, gostaria de comentários sobre este roteiro ou sugestões de outros lugares ou cidades para visitar na Italia. Aproveito para pedir informações sobre a Provence nessa mesma epóca, fim do inverno, pq tudo que leio é sobre o verão.

Carla
CarlaPermalink

Fernanda, pra começar a planejar, leia todos os comentários deste post aqui mesmo - você verá que há opiniões e dicas de todos os tipos acerca da Europa no inverno. Para ser mais específica em relação à Itália, leia esse aqui: http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/04/22/italia-pra-aluna-da-carla/ Você também pode procurar as cidades que deseja no menu à direita na página inicial do blog - ou digitar o nome no sistema de busca, também parte do mesmo menu.

Carla
CarlaPermalink

Aliás, você pode dar um bom desconto em relação aos comentários sobre o inverno: você estará na Itália bem no finalzinho do inverno, e vai pegar o começo da primavera... wink

Fernando
FernandoPermalink

Já fui a Paris e Londres em maio (primavera) e em fevereiro (inverno). Não há comparação. Principalmente em Paris: vá na primavera. O ineditismo da neve tem graça na primeira hora. Depois, você pensa em todos os lugares que ainda tem para conhecer e que está dentro de um McDonald's se protegendo do frio ao invés de estar passeando pelos Jardins de Luxemburgo ou pelo Hyde Park. Conheci Bruxelas e Amsterdã no inverno e, apesar de ter aproveitado, quero voltar para os Países Baixos para conhecê-los de verdade, ou seja, na primavera ou, no máximo, no começo do outono.
O inverno é muito legal em uma cidade, em uma ocasião: natal em Nova York. Mas isso é outra história . . .

Sylvia
SylviaPermalink

Fernando : lol lol lol

luci
luciPermalink

Gente
Estou indo para Portugal no período de 08/12 a 22/12. Tenho hotéis para ficar em Lisboa, Coimbra e Porto nesse período. Quanto tempo me recomendariam em cada cidade?
É verdade que a roupa térmica custa em torno de 5 euros?
Fiquei assustado pois numa loja do Rio me cobraram R$ 82,00 cada peça(calça ou blusa).
Por favor me dêem dicas

Pedro
PedroPermalink

Pessoal,
Apesar de já conhecermos a Europa no verão e outono, vamos pela primeira vez curtir o inverno europeu no final de dezembro e inicio de janeiro, somos 5 pessoas sendo uma criança de 7 anos, um adolescente de 15 e três adultos, estamos interessados em visitar a Alemanha, Suiça, França e Inglaterra, apesar dos posts acima e não necessariamente termos de ir nesse período em todos os países, gostaria de receber dicas de onde visitar, principalmente no natal e reveillon, e gostariamos tambêm de aproveitar toda a estadia, para isso queremos saber se é melhor viajar de trem ou de carro...

Sérgio
SérgioPermalink

Gente,
Estou indo para a europa pela primeira vez este fim de ano com minha familia, incluindo minha filha de 6 anos... gostaria de saber onde é bom para comprar roupas em Paris, sendo que estaríamos chegando com roupas de inverno brasileiro.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pedro, além das sugestões dos comentários deste post há outras nesse aqui:
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/09/23/ja-decidiu-seu-reveillon/

Jaqueline
JaquelinePermalink

Oi Pessoal,

Vou viajar no final de dezembro pra Europa... é o único período que posso tirar férias. Quero conhecer algumas cidades, antes de iniciar um curso de inglês em Londres no dia 11 de fevereiro. Estou cheia de dúvidas quanto ao deslocamento entre essas cidades. Pesquisei algumas companhias aéreas "low cost", mas alguns trecho não sei o q fazer... Pensei inicialmente neste roteiro:

Salvador - Barcelona 26/12 a 31/12
Barcelona - Paris 31/12 a 07/01 (Ryanair)
Paris - Madrid 07/01 a 12/01 (Ryanair)
Madrid - Lisboa/Porto 12/01 a 17/01 (Vueling Airlines)
Porto - Pisa/Florença 17/01 a 22/01 (Ryanair)
Florença - Roma 22/01 a 27/01 ????
Roma - Veneza 27/01 a 30/01 (Ryanair)
Veneza - Zurich / Bern / Lausanne 30/01 a 05/02 ????
Lausanne - Amsterdã 05/02 a 10/02 ????
Amsterdã - Londres 10/02 a 23/02 (EasyJet)

Alguém saberia informar qual a melhor forma de ir de Florença para Roma? Trem? E de Veneza para Zurich? Ou também poderia ser de Veneza para Chur (pq daí eu poderia ir nos Alpes)? e de Lausanne para Amsterdã?

Outra preocupação é a respeito das roupas... moro em Salvador e posso dizer que não existe inverno aqui. Teria que comprar roupas em Barcelona... alguém tem alguma sugestão de lojas (boas e baratas)?
Outra coisa... o peso da bagagem!!! Na Ryanair eles só permitem 15 kg e vc tem q pagar a mais por cada kg!!! Vou ter q comprar poucas roupas de frio e ainda com pouco peso! Não faço idéia como vou fazer a mágica!!! rsrsrs

Bem, quem puder me ajudar, eu ficaria extremamente grata!!! smile

Sylvia
SylviaPermalink

Jaque:
Encontras tudo em Barcelona na Berska , HM , Mango , Zara, Corte Ingles
Preciados ... uma ao lado da outra no Passeio de Gracia/ Diagonal .
A mágica é deixar lá tudo o que levares daqui , viajar sempre vestida com
tudo o que é pesado e só ter um de cada .( vale chorar, de verdade, se
houver excesso smile )
Faça de trem as viagens dentro da Italia .

a sludi
a sludiPermalink

Estou em Budapeste e está nevando! Procuro restaurantes legais.

JÁ um frio danado. Mas acho lindo aquela neve caindo na janela do quarto.. e ainda mais com uma estátua bem expressiva ao lado dela, que com a neve derretendo parece que chora. Vou ver se mando a foto p. vcs, tem jeito - estou sem interrogaçao e outras coisas aqui.

MAS queria mesmo uma dica de bos restaurantes húngaros por aqui, lguém conhece, por favor. É parte essencial da viagem! Obrigada!

Se precisarem de algo estarei por aqui mais uns 4 dias.

E adoro a Europa no inverno. Depois conto.

a sludi
a sludiPermalink

Já agora ...venham passar o natal na Europa sim, p. além de ser época diga-se baixa nos hotéis, voltando antes do ano novo claro, com neve e tal fica mesmo com cara que papai noel ainda existe.

Sylvia
SylviaPermalink

Restaurantes hungaros super recomendados a sludi é o que não falta !!
Este aqui é demais : http://www.stjupat.hu/
Escolhe outros aqui, e depois conta pra nós tá ?
http://www.concierge.com/destination/budapest/eating/?mbid=google&npu=1&gclid=CIO6yNqg1Y8CFQltZQod6VzQ9g

Sylvia
SylviaPermalink

Mais restaurantes hungaros em Budapeste por localização:
http://www.travelfirst.com/pays/hunres_e.html

Adriane Lima
Adriane LimaPermalink

Jacque estou com dilemas parecidos, também estou em salvador e vou sair desse calorzão (hoje o dia tá lindo!) pra pegar o maior frio na Europa. Mas, mesma coisa, é quando dá, então vamos nessa, né!

SYLVIA, uma ajuda. A minha irmã tá na irlanda e botei ela pra procurar essas roupas térmicas baratinhas logo, pois aí quando eu chegar ela já comprou e já sabe onde tem. Mas ela disse que não encontra em lugar nenhum! Que tudo tá caro, em torno de 60 euros. Me dá mais dicas pra gente encontrar essa roupa térmica, por favor!!!! Já estou tremendo de frio só em pensar... rs...

Jacque, sobre as low cost, vale lembrar que em algumas você pode levar até 10kg de bagagem de mão, o que já é uma grande ajuda!

Sylvia
SylviaPermalink

Adriane ;
O que eu sei é que todo mundo que está na Europa compra com a maior
facilidade em qualquer lugar ..até no supermercado smile
O nome é thermal underwear olha aqui
http://www.made-in-china.com/image/2f0j00EvNaOgiCnTbmM/Silk-Thermal-Underwear.jpg
Tem de todos os tipos, de seda, polipropileno, spandex ...
Lugares que são certos de encontrar:
nos magazines no setor de lingerie , nos hiper mercados , nas lojas de
roupas de sky e de pesca e na internet

Sylvia
SylviaPermalink

Adriane ;
O que eu sei é que todo mundo que está na Europa compra com a maior
facilidade em qualquer lugar ..até no supermercado smile
O nome é thermal underwear e tem de todos os tipos, de seda, polipropileno, spandex ...
Lugares que são certos de encontrar:
nos magazines no setor de lingerie , nos hiper mercados , nas lojas de
roupas de sky e de pesca e na internet

Patsy
PatsyPermalink

Adriane, eu já morei em local de muito frio chegava -20C muito fácil e eu comprei a tal roupa e foi dinheiro jogado fora!!

O meu irmão já tinha me avisado mas eu insisti porque eu não queria passar tanto frio, mas o que acontece é que TODOS os lugares tem aquecimento, é um tal de coloca casaco, gorro, cachecol e luvas, e tira casaco, gorro, cachecol e luvas quando entra em algum local, e isso vira rotina! E com a tal roupa, como vc vai tirar se esta por baixo??

Eu passava MUITO calor, de passar mal mesmo, dentro de museu, cinema, restaurante então... nossa era tortura!

Eu aconselho a comprar uma segunda pele aqui mesmo em uma loja da Scala tem, ajuda muito a segurar o frio e embaixo da calça se for fininha colocar uma meia calça e esta ótimo, uma boa meia grossa para os pés, eu investiria sim em uma luva "thinsulate" isso sim, salvava minha vida, porque luvinha de $10 não adiantava, os dedos congelavam.

Fábio
FábioPermalink

Boa noite!!!

Após alguma hesitação, assustados com o frio, decidimos eu e minha esposa, manter a programação e passarmos 15 dias de janeiro em Paris, Londres e Bruges. Nas duas primeiras cidades já temos acomodações reservadas, Hotel Victoria Chatelet e B&B Belgravia, ótimas dicas colhidas aqui no blog. Mas para Bruges (duas noites), alguém pode ajudar??? Quanto ao transporte, pretendo utilizar trem. Alguma dica? Compro o ticket daqui? Outra sugestão de transporte?
Desde já agradeço.

Gisele
GiselePermalink

Patsy,
Obrigada, até agora você foi uma das pessoas mais objetivas e com dicas práticas deste post.
Eu estava morrendo de medo de comprar uma roupa que ( pelos sites de lojas na net da Europa ) custam até 80 euros/peça e não ter necessidade de usar.
O que você sugeriu, na verdade eu já desconfiava...segunda pele e meia calça fio 60 ou mais.
Abraços

Adriane Lima
Adriane LimaPermalink

Sylvia, Patsy, obrigada!

Vou repassar as dicas para a minha irmã, e talvez aproveitemos para 'mesclar' um pouco das duas opções!

Já tentei me programar ao máximo pra poder não passar aperto com frio durante a viagem, mas agora não vou me preocupar, e sim esperar o que acontecer e, já que as roupinhas são fáceis de encontrar, eu compro quando precisar. Se não precisar, faço como a Patsy disse! Já estou mesmo levando uma segunda pele e meia calça fio 60.

E já estou levando capa de chuva (pra minha mochila e pra mim), já que a possibilidade de pegar umas chuvas existe!

Mais uma vez, obrigada, pessoal!

Majô
MajôPermalink

Fábio, eu fui à Bruges de van, numa viagem bate e volta, saindo bem cedo, às 7:00h.
Você não vai ter o menor problema em comprar o ticket de trem lá. Comprei ano passado de Paris para Bruxelas, na véspera, pelo Thalys, na Gare Montparnasse. 2 passagens em geral têm preço melhor.
Eu vi muitos hotéis gracinhas em Bruges, mas não anotei nomes. A cidade é muito pequena, acho que você não vai ter dificuldade em achar entrando nos sites de busca, Booking.com por exemplo.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pra Jaqueline lá de cima:

- dentro da Itália, conforme disse a Sylvia, ande de trem. De Florença a Roma dá apenas 1h36min. De Roma a Veneza são 4h18min. Mas entre Florença e Veneza são 2h45min. Verifique a possibilidade de mudar o itinerário italiano -- faz mais sentido começar em Roma, então subir a Florença e daí a Veneza.

- de Veneza a Chur: de trem as viagens com menos baldeações (uma só) levam entre 7h40min. e 8h. Se preferir ir primeiro a Berna (os Alpes estão a uma horinha só), são 7h18 de viagem, com baldeação em Milão. Você pode simular horários e ver itinerários (para de repente parar um dia em algum ponto do caminho, para a viagem não ficar tão chata) no site das ferrovias alemãs:
http://bahn.hafas.de/bin/query.exe/en

Da Suíça à Holanda em low-cost: a easyJet voa de Genebra a Amsterdã. Alguns dias em janeiro tem preços ótimos (entre 23 e 30 euros). O aeroporto de Genebra fica a 45 minutos de trem de Lausanne.

Pessoal, sempre que o Skyscanner não apresentar vôos entre um par de cidades, vale a pena pesquisar por país -- de "qualquer aeroporto" a "qualquer aeroporto". Aí aparecem todas as rotas que são operadas pelas low-cost, e de repente pode valer a pena mudar o itinerário em função da economia.

Sibele
SibelePermalink

Gente, preciso de ajuda!! rsrsrs
vou no carnaval pra Paris...e tenho que me acostumar com o frio..não tenho alternativa!!!
Mas minha duvida é a seguinte...ficaremos em paris do dia 01/02 a 06/02..no dia 06/02 pretendemos pegar um trem e parar em Brugges...passariamos o dia por lá e a noite iriamos para amsterdam, onde já estamos com hotel reservado até 10/02.
Queria saber que trem pegaremos? as horas..os preços...se nas estações tem lugares para deixarmos nossas malas...e quaisquer outras dicas que vocês queiram dar..rsrsrsr....
muito obrigadaaaaaa...

bjusss

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sibele, você pode sair às 7h55 de Paris e chegar às 9h58 em Bruges, com baldeação em Bruxelas.

Existe lugar para guardar as bagagens, sim.

Daí você pode continuar a Amsterdã no trem das 16h57, com baldeação na Antuérpia, chegando às 20h38.

O site do Thalys, o trem rápido que liga França, Bélgica e Holanda, às vezes informa preços, quando está de bom humor (várias vezes eu não consigo que ele carregue essa página, então já desisti de tentar). O endereço é http://www.thalys.com . Você também pode ter uma estimativa de preços no site da Rail Europe, mas às vezes o preço ali é inflacionado.

Majô
MajôPermalink

Sibele,
Olha este site www.thalys.com/fr/fr/ Você pode pegar o trem para Bruxelas, saindo da Gare Montparnasse, que fica junto da Torre Montparnasse, no bairro do mesmo nome. Eu dei uma olhada no site, há passagens Paris/Bruxelas por 39 euros. Em Bruxelas você pega outro trem para Gand que é uma cidade medieval linda, e de lá outro para Brugges. Estas passagens são baratas.

Sibele
SibelePermalink

Ricardo,

Terá problema em eu comprar lá? ou posso não achar mais passagens? onde encontro pra comprar lá em Paris. Estarei em um hotel chamado Prince Monceau, perto do Champ Elissee (acho q escrevi errado)..rtsrsrsrs
bjus..e obrigadinha

Sibele
SibelePermalink

eu de novo...vcs acham q ficará muito cansativo essa parada em Bruges por apenas um dia q ainda com baldeação em bruxellas? é pq meu tio disse q é linda a cidade..e merecia a visita;.;mas estaremos com malas..COM FRIO..kkkkkkk...e o que uqero mesmo é experimentar a cerveja..q dizem ser a melhor do mundo...mas no inverno é complicado..rsrsrsr...mas farei um esforçoooooo....
bjusss

stael
staelPermalink

Oi pessoal,
Estou indo agora no natl pela primeira vez a Europa juntamente com a minha filha de 7 anos. Já fui a diversas agencias de turismo e todas me desanimaram e querem me vender um pacote p/ disney. Será que as crianças da Europa são diferentes? Elas não se divertem? Por favor pessoal, me enviem dicas de onde ir. Pretendo começar a viagem pela Alemanha, passar pela Suiça e finalmente chegar em Paris....é claro q da Disney não vou conseguir escapar né...rsrsr. Estou perdidaça.....help

Majô
MajôPermalink

Sibele,

O tempo de viagem de trem entre Paris e Bruxelas é de cerca de 2 horas. Na Bélgica a distância entre Bruxelas, Gand e Bruges é pequena, dá uma olhada no mapa www.viamichelin.com
Como eu disse fui e voltei à Bruges em um dia. Também fui e voltei à Bruxelas, no mesmo dia. Tem que sair bem cedo.
Bruges é uma gracinha, mas no inverno acho que perde um pouco. Na primavera e verão a cidade fica toda florida. O passeio de barco pelos canais fica comprometido, caso esteja chovendo ou nevando, pois não há cobertura.
Com malas não dá mesmo, Bruges tem que ser conhecida a cidade a pé, carro não entra.

Sibele
SibelePermalink

Obrigada Majô...mas olha..as malas ficariam nos maleiros das estações...tem algum trem q vá direto de paris pra bruges e de bruges pra amsterdam...sem baldeações..pra num ficarmos de lá pra cá com nossas malas?
mas majô...num vale a pena irmos no inverno a brugges? quero tomar cerveja belgaaaaa.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bjus

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Stael, um pouco mais acima eu sugeri esta viagem a Munique e Paris a uma outra leitora que vai ah Europa no inverno com crianca:
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/09/03/enquete-da-semana-europa-no-inverno/#comment-30965

Indo de trem, voceh pode incluir a Suíca entre as duas.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sibele, nao ha trens diretos de lugar nenhum para lugar nenhum. O que ha sao trilhos.

Existe um tronco que vai de Paris a Amsterda via Bruxelas. Nao ha um tronco que va de Paris a Bruges. Se houvesse eu nao teria te dado os horarios com baldeacao. Simples assim.

As baldeacoes sao normais e, nos horarios que eu te passei (e em varios outros) imediatas.

Sugiro que voceh leia outros posts para entender a dinamica de viagens pela Europa:

http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/02/05/vai-fazer-uma-grande-viagem-de-trem-pela-europa/

http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/04/21/a-primeira-viagem-a-europa/

Sibele
SibelePermalink

vixe q grosseria

Sibele
SibelePermalink

q grosseria hein ricardo;;;

Marcos
MarcosPermalink

Depois de tentar absorver ao máximo tamanha dose de informação com esse super-util e agradabilíssimo blog, gostaria de uma ajuda pois vou viajar final de dezembro para Dortmund na Alemanha para casa de amigos com mulher, filho de 13 e filha de 15 (preferiu Europa do que Disney!!!) para estadia de 25 dias.
Para os passeios perto (Holanda, etc) teremos a opção do carro da família, mas gostaria tambem de conhecer Itália, França e mais alguma dica que tambem agradasse meus adolescentes.
Qual seria uma boa opção, lógico, com low price para essa aventura? Desde já obrigado,
Marcos

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Marcos, Dortmund está a 100 km de Colônia, que é um centro de vôos low-cost.

Entra no Skyscanner http://www.skyscanner.net e veja que pechinchas eles ainda têm para janeiro. Até o dia 5, é melhor ficar pelas redondezas de carro mesmo, porque as passagens baratinhas já se foram todas.

Marcos
MarcosPermalink

Ricardo, certamente vou dar uma olhada rigorosa no que se pode conseguir. A pergunta que ainda perdura é: qual seria uma programação interessante com "aborrecentes". Abraço e obrigado novamente pela aula que é essa leitura.