Enquete da semana: Europa no inverno

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Hamburgo

Quando me pedem para destrinchar viagens à Europa no fim do ano e nas férias de janeiro, a minha reação inicial é tentar demover o perguntador. Me vêm à cabeça os dias curtos e gelados, às vezes molhados e ventosos, que desconvidam às caminhadas e deixam as fotos sombrias.

Claro que de vez em quando acontece aquele dia (ou, com sorte, aquela seqüência de dias) com céu claro e luz espetacular, em que as fotos saem mais bonitas do que nunca e você descobre o prazer de andar, andar, andar e não suar.

Mas na média acredito que não valha a pena torrar uma grana que nos faz falta para passar as férias brigando com as condições atmosféricas.

Mas se você só pode viajar no inverno europeu, bom, então sugiro que não monte um desses roteiros cheios de escalas e coisas para ver, ver e ver. O inverno é mais apropriado a experimentar.

Faça base numa cidade grande, aloje-se com conforto, e planeje seus dias em torno não de monumentos e vistas, mas de cultura e gastronomia. Fez um dia bonito? Ótimo, saia para para passear. Está chuviscando e ventando? Museu, cinema, exposição, visita ao mercado para fazer um piquenique no quarto. Alugar um apartamento é ideal: ao brincar de morador, você não sente o tempo passado em casa como perdido.

O inverno é uma época especialmente difícil para ir com dinheiro contado; ficar na rua o dia inteiro é muito mais tranqüilo no verão.

E você? Tem alguma experiência de férias no inverno europeu para contar?

E os nossos correspondentes europeus, o que dizem? O que podemos fazer para encarar a Europa no frio e aproveitar que os lugares não estão abarrotados de turistas?

Contem pra gente, pufavô...

Atenção: clique nas páginas anteriores da caixa de comentários para ter acesso a todos os relatos

531 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Carol
CarolPermalink

Oi! Ricardo, eu e minha irma estaremos na Europa no inverno (eu jah estou, morando em Dublin) e queremos saber como estah a estrada nesse periodo. Pretendemos sair de Paris e seguir o caminho Paris - Reims -Brugges - Amsterda de carro entre os dia 25 de dez a 30 de dez. Voce sabe se neva, como estao as estradas? Aguardo sua ajuda ou ajuda de qualquer alma boa pra nos dar uma opiniao. Obrigada!

Débora
DéboraPermalink

OLá pessoal. queria saber se vale a pena alugar carro em paris e amsterdam em fevereiro, fiquei sabendo que é 32 euros a diária (achei bom já q iremos em 4)...mas queria saber do transito e se daria certo irmos pra amsterdam de carro. espero vcs..bjus

Re Coelho
Re CoelhoPermalink

Carol, dá uma olhada no blog novo, tem um tópico recente sobre esse assunto. http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/viaje-na-viagem.shtml . Bjos.

Adriane Lima
Adriane LimaPermalink

OI Rê, obrigada por responder a minha irmãzinha aí em cima...

Carol, eu já tinha perguntado pro Ricardo e ele me respondeu dizendo que acha uma grande bobagem, hehehe.

Acho que pode ser uma experiência válida (nem que seja pra dizer que nunca mais vamos). Tudo vai depender se teremos neve ou não. Com neve, nem pensar. Sem neve, até que rola! Então, só poderemos decidir quando estivermos lá, mesmo...

Re Coelho
Re CoelhoPermalink

Sem problemas Adriane, sua irmã me ajudou muito já (estou indo pra Dublin e mandei alguns e-mail's pra ela), não tenho muito pra acrescentar na viagem de vocês, então tenho que aproveitar essas raras oportunidades. Bjos.

liege
liegePermalink

Por favor, alguém saberia me informar se é necessário fazer seguro para passar apenas 2 semanas na europa? Alemanha - Praga e Belelux?

obrigada

liege
liegePermalink

Eu já tinha checado esse link (site) Clarice, obrigada. Porém apenas informam as companias que vendem os seguros, e os Países que exigem para adentrar ou permanecer no local, mas não há nenhuma informação a partir de quanto tempo de permanência é exigido a compra do seguro.

Todo caso, obrigada.

Majô
MajôPermalink

Liege,
É preciso fazer o seguro sim.

Júlio
JúlioPermalink

Majô, eu te agradeço a dica e farei com o Bruno conforme vc recomendou.
Grato
Júlio, Mirian e Jùlia

Débora
DéboraPermalink

Que seguro é esse pessoal? não estou sabendo de nada! descobri essa semana que tenho direito a um seguro internacional de 80 mil reais pelo INSS, vcs sabiam disso? é só levar uma documen tação pra o INSS com os endereços que ficaremos na Europa e eles te dão um documento. mas não estou sabendo de qualquer outro seguro não!!!

Liliane
LilianePermalink

Oi gente
Vou passar 10 dias com a minha filha que esta estudando em Dublin, do dia 2 a 12 de janeiro e gostaria de dar fazer uma viagem curta, de 4 a 5 dias com ela neste periodo, pensei em ir a Praga, e se desse tempo Viena ou Budapeste, a Sylvia tinha me sugerido que fosse a Marrocos ou Tunisia onde faz mais calor, ou que procurasse uma excursao partindo e voltando de Dublin, mas nao consigo acessar nenhum site onde possa acha-las e parece que os pacotes em geral sao de 7 dias, o que seria muito ja que quero passear com ela em Dublin tb.
Alguma sugestao?

Liliane
LilianePermalink

Oi gente
Vou passar 10 dias com a minha filha que esta estudando em Dublin, do dia 2 a 12 de janeiro e gostaria de dar fazer uma viagem curta, de 4 a 5 dias com ela neste periodo, pensei em ir a Praga, e se desse tempo Viena ou Budapeste, a Sylvia tinha me sugerido que fosse a Marrocos ou Tunisia onde faz mais calor, ou que procurasse uma excursao partindo e voltando de Dublin, mas nao consigo acessar nenhum site onde possa acha-las e parece que os pacotes em geral sao de 7 dias, o que seria muito ja que quero passear com ela em Dublin tb.
Alguma sugestao?
tinha enviado com o e-mail errado, sabem como e, primeira vez....

Júlio
JúlioPermalink

Clarice,

Descansou um pouco ???

Carlos
CarlosPermalink

bom dia!!
estou indo para Alemanhã em janeiro...sabem me dizer se casacos para frio são mais baratos lá do que aqui? Sei que roupas termicar compensa comprar lá, até por que aqui no Brasil é raro de achar...mas e roupas tipo casaco? levo mais de 1 ou compro lá?
obrigado!!

Clarice
ClaricePermalink

Carlos que sabe deiatatu

http://deiatatu.wordpress.com/about/

saiba te responder. Pergunta direto!!!!!!!!!!!!!!!

8) 8) razz

Carlos
CarlosPermalink

obrigado Clarice!!

Marcia
MarciaPermalink

Gente, li tudo sobre Europa no Inverno e estou apavorada, pq eu já estou com a viagem comprada e não tem volta!
não vi nenhum comentário sobre a Noruega e Dinamarca, se puderem me informem algo.
Eu e meu marido tivemos a idéia brilhante de começar nossa viagem participando de uma meia maratona em tromso no dia 5 de janeiro e de lá partir para a Dinamarca e depois Alemanha e França, nós vamos ficar 50 dias e eu estou realmente apavorada. As pessoas correm na rua no inverno da Alemanha? Dá prá correr com tênis normal?

liege
liegePermalink

Debora, onde você obteve essa informação? Tenho tentado contatar o INSS desde que lí sua mensagem, mas me direcionam para "n" pessoas, e não obtenho resposas precisas.
obrigada

Débora
DéboraPermalink

Liege,

Na verdade foi o amigo do meu irmão, e meu irmao ja conseguiu o doc do seguro. eu não fui ainda, mas quando eu for te digo as coordenadas

liege
liegePermalink

Obrigada Debora, tomara que eu obtenha suas coordenadas a tempo, porque embarco dia 5/dez.

Jaqueline
JaquelinePermalink

Olá pessoal, viajo para Europa no fim de dezembro e gostaria de saber quais são os roteiros tradicionais (ou não) para Barcelona, Madrid, Porto, Lisboa, Roma, Florença, Veneza, Berna, Zurich, Lausanne, Amsterdã e Londres. Estou pensando desde agora pois vou só e tenho que decidir tudo sozinha lá e tb pq não quero perder tempo com atrações pouco interessantes... vou ficar em torno de 3-5 dias em cada cidade).
Muito obrigada desde já!!!

Diego Mota
Diego MotaPermalink

Oi pessoal, estava lendo os posts de vocês acerca do clima na Europa e pensei - não se deve repudiar o frio ou do calor, mas sim saber usufruir de suas vantagens dependendo do objetivo da sua viagem. Sou de Santa Catarina, e aqui procuro me adaptar às variações climáticas - no verão frequento as praias nas férias, e em julho, sempre procuro um bom hotel fazenda no planalto pra passar os dias frios. é muito confortável. Pretendo viajar para a Europa ano que vem, e achei muito útil os comentários dessa enquete, valeu mesmo. Aliás, olhem esse site a respeito do Brasil abaixo de zero.

Diego Mota
Diego MotaPermalink

Oi pessoal, estava lendo os posts de vocês acerca do clima na Europa e pensei - não se deve repudiar o frio ou do calor, mas sim saber usufruir de suas vantagens dependendo do objetivo da sua viagem. Sou de Santa Catarina, e aqui procuro me adaptar às variações climáticas - no verão frequento as praias nas férias, e em julho, sempre procuro um bom hotel fazenda no planalto pra passar os dias frios. é muito confortável. Pretendo viajar para a Europa ano que vem, e achei muito útil os comentários dessa enquete, valeu mesmo. Aliás, olhem esse site a respeito do Brasil abaixo de zero. http://www.abaixodezero.com/nuntii/?page_id=12)

Danielle
DaniellePermalink

Pessoal,
Estou planejando uma viagem com meu marido para a Europa em fevereiro. Queremos ir para Holanda, Bélgica, Alemanha, Suíça, Áustria e República Tcheca.
Mas agora, depois de ler os comentários, fiquei morrendo de medo de não valer a pena.
O que acham? Fevereiro é também um mês complicado para viajar para estes países?
Obrigada e bjs para todos,
Danielle

Zaida brigido
Zaida brigidoPermalink

Embora conheça muito bem Paris e Londres, é a primeira vez que vamos no inverno (sou carioca, louca por verão e praia e me identifico mesmo é com a riviera francesa e italiana), mas resolvemos radicalizar e viajamos no dia 20/12 com retorno no 15/01; ou seja, inverno total!!! A noite não será problema para mim nem p/ meu marido, pois adoramos restaurantes e baladas e temos amigos tanto em paris quanto em londres, a questão é durante o dia com um " enfant terrible " de 7 anos e a irmã "teen" de 14 anos??? Tenho que agradece-los por nos ter livrado da maldita Disney (pois este ano já foram sozinhos c/ a agencia) , mas tambem já conhecem paris na palma da mão!! champs elysse, louvre, eiffel, não é novidade ; gostaria de saber alguns lugares bacanas p/ eles se divertirem?? já falaram da pista de patinação no gelo em frente ao hotel de ville, os passeios de bicicleta que eles adoram fazer no verão, continuam no inverno?? Meu filho adora desenhar e será q/ no Pompidou tem curso de artes para crianças?? alguem comentou q/ existe?? Já minha filha queria aproveitar o tempo e fazer um curso livre de de cuisinne; tirando o cordon bleau que é carissimo, existem outros c/ preços mais amenos?? ficamos em Paris até o dia 5/01 e depois seguimos p/ Londres onde eles só estiveram uma vez e eram pequenos e não se lembram de muitas coisas, então tudo será novidade!! A Teen vai assistir ao show das spice girls no O2 no dia 10/1 c as amigas!! então londres tá resolvido para ela!!! aguardo dicas!!! obrigado!!

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Ricardo, vc não vai mais lembrar depois de tantos posts.
Faz tempo... nos falamos em outubro e eu estava a mil com minha programação pra Itália.
Minha dúvida mt cruel era ir ou não pra Costa Amalfitana, vc me convenceu, não fui.
Mas desobedeci vc e fui pra Cinque Terre!!!! kkkkk.
Chegamos lá no único dia com mais de 18 graus na minha viagem!!! Foi mt mágico chegar naquele lugar e o tempo ajudou mt.
Chuva mesmo só dois dias na viagem inteira. Céu cinza só uns 4 dias, contando os dois de chuva. Acho que foi bom pra outono, né? Este mundo tá doido, isos sim.
Temos um quilo de dicas mas ainda não conseguimos parar desde a volta das férias...semana que vem despejamos dicas de hospedagem boa e barata. Digamos que a gente se hospedou bem, se divertiu, comeu pra caramba e não precisamos vender o carro depois de 25 dias viajando...nada mau mesmo.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Ahhhh, é lógico que fez FRIO PRA CARAMBA, lógico. mas a dois tudo fica lindo.

Carlos Azeredo
Carlos AzeredoPermalink

Alguem pode me dar um dica de Hotel Bom e Barato em Assis e Região?

Daniela
DanielaPermalink

Oi, vou viajar para Itália, e gostaria de indicações de hotéis charmosos, e que não sejam caros em hipótese alguma, em Roma, Napoles, Veneza e Florença. Gostaria tb de um roteirinho, das coisas legais, dos lugares cheios de bossa pouco conhecidos por turistas... Viajarei em setembro/outubro, o outono é uma boa época???
Esperarei pela resposta, sucesso a todos!!!!

daniela
danielaPermalink

Oi, entrei no novo endereço e não consegui achar o perguntódromo....gostaria de uma resposta a minha pergunta feita no dia 14/01:
Oi, vou viajar para Itália, e gostaria de indicações de hotéis charmosos, e que não sejam caros em hipótese alguma, em Roma, Napoles, Veneza e Florença. Gostaria tb de um roteirinho, das coisas legais, dos lugares cheios de bossa pouco conhecidos por turistas… Viajarei em setembro/outubro, o outono é uma boa época???
Esperarei pela resposta, sucesso a todos!!!!

Lourdes Matins
Lourdes MatinsPermalink

Olá pessoALL,

Sou de BH e estou morando na Europa por 2 anos e portanto vou viajar sempre... que os estudos permitirem e eu tiver dimdim!

Falando em viajem de inverno... acabei de voltar de uma altentica "on the road!"
Saimos de Lisboa, dia 25 de dezembro e fomos pela costa mediterrânea no meu carrinho...um clio 99 que tá novinho. Imagina comprei esse carro a dois meses com apenas 28 mil KM!

Nosso destino: Sevilha, Gibraltar, Marbella, Mazzaron, Valencia, Barcelona, figueres, Andorra, Zaragoza e finalmente Madri!

Foram quase 4 mil KM e eu dirigindo numa boa! So na viagem de Madri pra Lisboa que teve um nevoeiro meio bravo... e eu estava sozinha pq minhas cias tinham ido de avião pra Paris. O tempo foi fantastico...pouco frio e muito chão... Vimos paisagens maravilhosas... A Via Del Mediterrâneo é uma surpresa após cada curva... Tivemos sorte...ah! e como! nenhum dia dirigi com chuva! E Andorra estava na temperatura ideal... com neve mas sem nevascas...

O único incomodo além da neblina foi o vento... Perto de Barcelona parecia que ia nos jogar no mar!
AH! um ponto MUITO positivo...ficamos em hoteis de 3 ou 4 estrelas...por precinhos...pra lá de baratos! Imagina, pagamos 55 euros pra 3 pessoas com café da manhã, do tipo buffet!

Eu recomendo essa viagem...foi maravilhosa!!!
Quem quiser ver algumas fotos... acessem o meu blog

Beijos,
Lou

Ulisses Nogueira
Ulisses NogueiraPermalink

Olá Pessoal,

Estou planejando ir com minha esposa para Europa no final do ano, passaríamos o reveillon em Paris e depois iríamos para Amsterdam - Berlin - Praga - Munich - Sttutgart e Zurich.

Temos 26 e 24 anos respectivamente e será nossa primeira viagem à Europa. Gostaria da ajuda de vcs sobre o roteiro, clima, etc. Queremos muito passar o reveillon em Paris, mas tb somos fascinados pela Holanda e Alemanha, pensamos em talvez deixar pra ir em Fevereiro, não tanto por causa do frio, mas sei lá... fico com medo de nevascas, muita chuva, de não conseguir sair, etc.

Alguma dica?

Obrigado

Igor Pontes
Igor PontesPermalink

Ricardo, fiquei seu fã depois que rodei vááárias praias do nordeste com o Freire´s - muito obrigado. Vou pela 1ª vez pra Europa (21 dias). Gostaria de sua opinião do roteiro: Roma(4);Florença(2);Veneza(2);París(4);Bruges(1);Amsterdã(2);Barcelona(3);Lisboa(3). A propósito, qual a melhor forma de fazer París-Bruges-Amsterdã ? Trem ou Carro. Abração!!!

Mateus Dagostin
Mateus DagostinPermalink

Europa. Fui uma vez, fiz 5 países, mas fui marcado pelo Reveillon.
Estava sozinho em Berlin, 31 de dezembro, um frio do cão, mas sem neve. A princípio eu estava chateado por estar na Europa e compartilhar do inverno mais quente dos últimos 60 anos, mas ainda assim a temperatura estava entre 0 e 5 graus.
Depois de um exaustivo dia de visita a museus e cafés, peguei o metrô para voltar ao hotel, na zona Oeste da cidade. Comprei cerveja, que por estar na temperatura ambiente estava devidamente gelada, e fui pensando no que fazer meia noite.
No hotel juntamente com as notícias da virada de ano no oriente, via-se a contagem dos mortos do famoso tsunami. Era melhor não ver televisão. Depois de um banho, peguei a bebida que havia deixado do lado de fora da janela (pra que frigobar?), e voltei ao centro.
Ao chegar no Portão de Brandenburgo mais de 2 milhões de pessoas celebravam os últimos minutos de 2004, os primeiros de 2005. Eu, particularmente, não falo alemão, mas é lógico que em meio a tanta gente foi possível reconhecer um "FELIZ ANO NOVO" bem brasileiro.
Eram paulistas não muito recepcitivos e empolgados por encontrar conterrâneos por lá, especialmente do Rio Grande do Sul, mas de qualquer forma pude fazer esta passagem tão especial para mim.

Ps.
Um ano depois um dos repórteres da TV Globo que se preparava para a Copa do Mundo fez um boletim em frente a Catedral de Berlin, com tudo branco a seu redor. Foi quando eu vi que turismo mesmo, se não for pra esquiar, tem que ser sem neve.

Marcos
MarcosPermalink

Olá pessoal!

Primeiramente gostaria de agradecer a todos pelos valiosos comentários!
Irei à Europa no ano que vem, pela primeira vez, e a única época em que será possível... é no mês de janeiro! Frio! Hehehe!
Como não sou muito fã de frio, mas morro de vontade de ir para lá, na opinião do pessoal que conhece o clima de lá, quais as cidades em que sofrerei menos?

Abraço, e parabéns pelo blog!
Marcos.

Cleber
CleberPermalink

Olá pessoal,

Estou para viajar com meus pais (faixa dos 60 anos) para a Europa por 15 a 20 dias em janeiro. Espero que não, mas essa poderá ser a única grande chance de irmos visitar o velho continente. Eles nunca viram neve ao vivo, então isso seria até desejável, mas também 15 dias de neve ninguém agüenta, eu imagino, né?

Por ser uma chance talvez única e por não ter praticamente nenhum contato por lá ou referência do que fazer, onde ir, se hospedar, nem nada, estou tentado a pegar um pacote de agência, para garantir tranqüilidade, abrangendo Madri, Itália (Roma, Florença, Veneza), Paris e Londres. Em 15, 20 dias, seria no esquema mais pra "ver" do que "vivenciar", eu sei, com no máximo 2 dias em uma cidade. Se eu tivesse certeza de voltar lá, dividiria mais a viagem.

Mas é possível ao menos "ver" no inverno Europeu, nessa "correria" de 15 a 20 dias e voltar com a sensação de ter feito uma boa viagem? Ou voltaríamos com a sensação de que não vimos quase nada e só corremos de um lado para o outro e passamos frio? Vale a pena por ser uma chance única?

ana lucia
ana luciaPermalink

Olá..procurando por dicas de viagem p/ a Europa no inverno, encontrei seu blog. Poderia me informar como sao as estradas na França, Italia, Suiça...nos meses de janeiro e fevereiro? Te,m algum site que informa as condicoes das estradas na época de inverno?
Obrigada
ana lucia

Franklin
FranklinPermalink

Ola pessoal,
preciso de umas dicas....por favor me ajudem.

É a minha primeira vez no inverno Europeu, iremos agora em Dezembro 2008, vou com esposa e dois filhos ( 19 e 20 anos) que estão fazendo intercambio em Londres, cidade onde faremos nosso Natal.

Gostaria muito de uma dica de roteiro, gostamos muito de esportes radicais, mas não tenho a menor noção de esquiar no gelo mas vamos tentar! (nem nunca vi neve rsrsrs).

Penso que Roma e Veneza são imperdíveis, mas com os meus poucos 20 dias não tenho muita chance de procurar muitas coisas, gostaria de acertar legal, tipo onde ir e como ir...

Cheguei a pensar em ir aos Alpes, mas isso ficaria muuuuito caro uma vez q não tenho reservas. E parece que em Londres tem muito lugar para esquiar e patinar.

Paris parece que será uma parada obrigatória, pois a idéia é passar o reveillon por lá, vc ja esteve por lá neste periodo?

Adoro mergulho mesmo no frio (ja mergulhei com 2 graus celsius).Será que existe algum canto pra praticar por lá?

Que lugares podem satisfazer a todos?

Que lugar é imperdível, e qual é o evitável?

A nossa primeira programação é mais ou menos assim dia 21 Londres, 30 Paris, 1 Roma, 3 London again, retorno dia 10 São Paulo. Apertado não??

Depois de muito navegar na net, encontrei um lugar de gente muito inteligente e simpática, que me inspirou a escrever. Espero que quando voltar eu possa contribuir com minhas experiências.

Agradeço a gentileza e
Um forte Abraço Ricardo,
/
Franklin Skeff

franklinskeff@hotmail.com

Naira
NairaPermalink

Oi!estarei indo passar o ano novo em Praga...preciso de algumas dicas de onde comprar roupas de inverno.Não tenho ideia de qual a media de preços nos casacos..ou se vale a pena comprar aqui no Brasil.Moro no RS e aqui as roupas de inverno sao caras.Se puderes me ajudar.agradeço

Carolina
CarolinaPermalink

Olá, dia 28/12 irei para a Europa e ficarei até o dia 09/02, fiquei assustada com os comentários, pois nunca fui muito fã de frio, e ficarei bem no auge do inverno...
Tenho 14 anos e vou por uma agência pela EUROPA TEEN, para adolescentes, queria algumas dicas sobre o que fazer, o que levar entre outros..
É uma má idéia minha viagem? Será que eu vou gostar?

Williane
WillianePermalink

Olá achei muito interessante este site, como vcs dão dicas legais,vou viajar nas minhas férias coletivas para a Europa...vou ficar 5 dias em Milão e 5 dias em Paris...qual o tempo para ir para Veneza, Roma de trem...é minha primeira viagem...resolvemos de última hora...gostaria de sugestões...
Willie

Ingrid Ribeiro
Ingrid RibeiroPermalink

Qual o meio mais rápido de ir de Paris para Chamonix?
Obrigadaaaaaa!

Ticiana
TicianaPermalink

Oi Ricardo
Suas dicas são ótimas. Gostaria de mais algumas. Estaremos em Amsterdan dias 22, 23 e 24 de dezembro. O que vc nos sugere? Vamos alugar um carro dia dia 23 para darmos uma volta pelos arredores e no dia 25 seguirmos para Bruxelas e dia 26 chegamos a Paris e entregamos o carro. O que vc nos sugere? Obrigada
Ticiana

Patrick Ian
Patrick IanPermalink

Sobre a Escandinavia no inverno, um detalhe. Só assim vc tem a oportunidade de tentar ver a Aurora Boreal. Daqui a 2 semanas vou tentar e amigos meus que viram disseram que eh espetacular. Mas só enfrentando um friozinho e dias curtíssimos.

E aqui na Noruega costumamos dizer que "não existe clima ruim. só roupas ruins (ou inadequadas)."

David A. Moreira
David A. MoreiraPermalink

Estarei em Varsóvia sozinh agora em junho. Se puder conhecer a Noruega, teria dicas?
Abraços.

Dani Huss
Dani HussPermalink

Oi pessoal,

Estamos indo para a Itália no dia 18/02 (Milão, Verona, Veneza, Florença, Pisa e Roma). Gostariamos de algumas dicas sobre o clima, passeios, bons restaurantes...enfim, tudo aquilo que vocês considerem importante para a nossa viagem.

Obrigada,

Dani.

Leila Azevedo
Leila AzevedoPermalink

A única oportunidade que terei de viajar até o final de 2011 é janeiro. Não tenho medo de frio, já fui na mesma época para NY e Londres, mas não tenho experiência com deslocamentos na neve,nem com muita neve,já que em NY nevou na véspera da minha chegada e só achei neve no Central Park e, em Londres nevou no dia que voltávamos ( e quase não conseguimos embarcar de volta).
Pretendo em janeiro conhecer Berlim,Budapeste, Praga e talvez Viena.
Não gosto de excursão, nos últimos anos só viajei assim uma vez, para a China. Já fiz todo o roteiro em trem, vi hotéis,etc. Minha dúvida é se neste caso é melhor pegar uma excursão. É mais fácil viajar de trem ou do ônibus nestes lugares no inverno?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu iria de trem, Leila. É mais confortável. Dá pra ir de ônibus também (é mais barato: http://www.eurolines.com ).

Minha fórmula para o frio é concentrar-se em cidades grandes e ir com tempo sobrando, para não se obrigar a fazer lerês em dias muito desfavoráveis.

Costumo recomendar o seguinte roteiro para a Europa Central:

- descer em Budapeste
- trem a Viena (3h, compre a passagem a chegar)
- trem a Praga (4h30, compre a passagem em https://ticket.oebb.at/bin/frame_ticket.pl?ticket=jticket.pl&LANG=EN , use as palavras Wien e Praha)
- trem a Berlim (4h30, compre a passagem em http://www.bahn.de/international, use as palavras Praha e Berlin).
- volte desde Berlim

Ou seja, compre a passagem Recife-Budapeste//Berlim-Recife.

Leila Azevedo
Leila AzevedoPermalink

Obrigada Ricardo,

Preferia fazer Budapeste primeiro e voltar por Berlin mas, para mim é mais fácil ir pela TAP (aeroporto do Rio e Sampa em janeiro é ruim demais)e o tempo de conexão chegando em Lisboa vindo da Alemanha é só 1h e pelo que conheço a TAP acabo perdendo a conexão para Recife e tendo que dormir em Lisboa. Assim, é mais fácil fazer o inverso,primeiro Berlin.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Então compre Berlim-Praga no site da Bahn, Praga-Viena ao chegar em Praga, Viena-Budapeste no site da öbb.

A viagem Berlim-Praga pode ser interrompida em Dresden, está no caminho.

Leila Azevedo
Leila AzevedoPermalink

É o que eu estava pensando fazer.Parar em Dresden com certeza. Será que não vale a pena comprar o passe de trem? Não fica muito mais barato,mas pelo menos é menos uma coisapara pagar lá. Tirando a Itália,sempre achei vantagem comprar o passe.Obg smile

A. Lot
A. LotPermalink

Leila,

Cada vez mais as cias. ferroviárias impõe restrições, reservas, taxas adicionais sobre os passes. Na maioria das vezes, isso implica necessidade de lidar com um atendente humano, nem sempre fluente em inglês, justamente quando maquininhas automáticas cada vez mais dão conta do recado.

Passe de trem é uma daqueles itens "die hard" de viagens pela Europa, juntamente com os travellers' checks: duas gerações inteiras de viajantes o usaram, e o "conhecimento tradicional" diz que é sempre bom olhar um passe europeu por conveniência, economia etc.

Em geral, mas nem sempre, o passe não é mais barato na escolha ótima de trajetos e trens. Claro que se alguém se dispuser a fazer um trajeto sempre em trens regionais e demorar 10h uma rota que um trem mais rápido faz em 3h30, vai economizar bastante, mas isso faz tanto sentido como ir de São Paulo a Rio em ônibus intermunicipais, trocando umas 8/9 vezes, para poder economizar.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Na ponta do lápis, não vale a pena não. Você paga pela conveniência, mesmo.

Leila Azevedo
Leila AzevedoPermalink

Fica quase a mesma coisa se eu fizer um bate e volta de Budapeste para Bratislava, não me pergunte pq meu filho quer ir lá.Companheiro de viagem bom tem certos privilégios.