Espelho: a melhor moldura

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

    vistacala400.jpg

Pouca gente se hospeda na Praia do Espelho. Se mais gente resolvesse dormir por lá (coisa que eu recomendo vivamente), enfrentaria o seguinte dilema: é melhor hospedar-se no alto da falésia, na Pousada do Outeiro, para ter a melhor vista, ou numa das pousadas pé-na-areia, para estar a 87 passos do mar?

Pois a Ana e o Paulo resolveram essa dúvida dormindo num hotel em que eu ainda não consegui ficar (da última vez que passei por lá, estava em recesso): a Fazenda Calá, que tem sua própria colina e se estende até o mar. Veja aqui e fique com tanta inveja quanto eu :roll:

45 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Carmen
CarmenPermalink

Ana e Paulo.
Parabéns por o bonito post!!!

Majô
MajôPermalink

Ana e Paulo,

Se eu já tinha vontade conhecer Espelho, agora aguçou mais ainda. lol Parabéns pelo blog wink

Marcio
MarcioPermalink

Essa praia é demais!!!

Um café nos pufs ali no bahiano é inesquecível!!

Abs

Paulo e Ana
Paulo e AnaPermalink

Realmente é mágico, sem compromisso!!! é o espelho!!!

Paola Lodi
Paola LodiPermalink

Freire, primeiramente parabéns pelo blog!!! Descobri sem querer (nem me lembro como!) e quase passei o dia todo lendo posts.

Estive na praia do Espelho em Julho e o lugar é realmente maravilhoso! Infelizmente não me hospedei lá, fiquei em Arraial (que eu sinceramente achei muito charmosa!), mas passei um dia inesquecível no Espelho. Pra quem curte sussego com uma boa paisagem eu indico sem arrependimentos!..

Abraços!..

Maria Jose
Maria JosePermalink

Riq

Você teria alguma informação sobre a pousada Enseada do Espelho, na praia do Espelho?
Já sei que o lugar é lindo, mas gostaria de saber mais sobre esta pousada.
Se vc. ou alguém tiver, agradeço a informação

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria José! Acho que este post vale como uma recomendação! https://www.viajenaviagem.com/2007/05/espelho-espelho-meu/

smile

Luisa C
Luisa CPermalink

Oi, Ricardo!

Cheguei semana passada de uma temporada de 8 dias em Arraial com direito a um passeio de 1 dia até a praia do espelho que é simplesmente encantadora!!! Como não íamos dormir lá, fui conhecer uma pousada super charmosa que fica na beira da praia: www.benditoseja.com.br para quem sabe, na próxima, ficar por lá. A diária: em torno dos R$ 850,00 (na alta)! Os quartos são espaçosos e super bem equipados. Esta pousada é nova (inaugurou em dezembro de 2009) e já ganhou até prêmio do guia 4 rodas como a pousada do ano!

Maria Jose
Maria JosePermalink

Olá "A Bóia"

Muito obrigada pela informação. Realmente ajudou. Tudo indica
que não há nada contra (pelo contrário, só a favor). Estou fazendo reserva para março.
Depois eu conto.
Abraços

sergio faria
sergio fariaPermalink

Luisa, a Bendito Seja não é uma pousada nova. É a velha Porto Espelho repaginada e cobrando absurdos, com direito a bandos da CVC incomodando ao lado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

TÔ PASSADO! Fui rever as duas citações da pousada no Guia 4 Rodas (foi eleita Pousada do Ano) e em nenhuma das duas é feita menção de que a pousada esteja no lugar da Porto Espelho (incrível, porque não faltou espaço para essa informação ser dada). E a data de abertura é dada como 2009 (o padrão do guia é respeitar a data original de fundação dos hotéis).

Mas examinando melhor a lista dá para ver que a Porto Espelho não consta mais.

(E eu esse tempo todo quebrando a cabeça para imaginar onde que poderia ter se instalado essa pousada...)

Silvia Granata
Silvia GranataPermalink

Aviso aos navegantes: levem lanterna para se locomover a noite! Me informei em todo quanto é site e livro de viajem (VnV na cabeça) e ninguem me deu essa dica! Só sabia que iria precisar dela em Caraíva (onde não usei graças a luz da lua cheia). Depois continuei meu roteiro na Bahia e a lanterna ficou sem pilhas, e eu não fiz questão de comprar novas porque ninguem avisa! Amigos viajandões: se for pra Praia do Espelho, leve lanterna! Obrigada,
Silvia.

Gabriela
GabrielaPermalink

Olá Ricardo! adorei o blog,
estive no espelho no começo de agosto fui fazer uma caminhada até Ponta de Juacema.tem uma "pousada" bem pe na areia, conhecemos o dono, o Ulisses O lugar se chama "Ponta de Juacema Fazenda de Praia" voce conhece la? o que voce achou do lugar? recomenda?
gostaria de me hospedar la pro revellon....

Clemilson
ClemilsonPermalink

Alguém já se hospedou na fazenda Calá na praia do Espelho? O que acharam?

Rebeca
RebecaPermalink

Estive em maio no Espelho e fiquei completamente encantada com a Bendito Seja, acho que não tem nenhuma outra hospedagem melhor na praia do espelho. A pousada do baiano, por mais famosa que seja, não tem a metade do charme da Bendito Seja. Que puder se hospedar lá, vale muito a pena.

Dalmar
DalmarPermalink

Alguém pode me dar alguma referencia sobre a Pousada do Outeiro?
Nunca estive na praia do espellho e estou planejando ir em janeiro de 2012. Me ajudem, por favor.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dalmar! Uma leitora esteve lá e gostou: https://www.viajenaviagem.com/2007/05/espelho-espelho-meu/comment-page-1/#comment-105277

Neste outro post o Comandante recomenda também outras pousadas: https://www.viajenaviagem.com/2007/05/espelho-espelho-meu/

Sergio Faria
Sergio FariaPermalink

Melhor lugar para se dormir no Espelho confortavelmente é a Bendito Seja (ex-Porto Espelho, mas super-reformada). Caríssima em relação ao lugar; mas, de sacrifício, já basta a estrada perigosa. O Baiano é o Baiano, folclórico e tal (nem é um local, é preciso dizer. É um ex-bancário que se casou com uma caiçara local), mas não oferece conforto nem muito menos profissionalismo. Se sobrar tempo, não deixe de conhecer o figura e ouvir suas histórias (disponíveis caso você gaste seu dinheiro lá).

Sergio Faria
Sergio FariaPermalink

Ricardo,

E você ainda acredita no Guia 4 Rodas? Em Papai Noel? Cegonha? Não vou entregar o nome para não prejudicar a casa, onde aliás você adora comer, no eixo Arraial-Trancoso. O dono, por sinal muito prestigiado pelo Guia, me contou desencantado: "Serjão, o repórter do Guia me telefona avisando que vem no dia seguinte. Pra mim, acabou a graça". Saudade do Celso Nucci, quando esse guia era sério.

Gante, aproveitando:

hoje, melhor do que comer no complicado esquema da Silvinha, é traçar sushi/sashimi (mesmo sendo muito caros) no restaurantinho da Mel e do Leo -- ela, filha da Silvinha e do Calá da pousada --, ali grudadinho, sem a trabalheira telefônica de avisar previamente a Silvinha para comer sempre a mesma coisa, o tabefe, tão cheio de marroquices que nem se percebe o sabor do peixe. Você come seu sushi ou sashimi na beirinha do rio Curuípe e "é só chegar", como diz a Mel. A Silvinha, cada vez que volta da Índia, fica mais difícil de telefonar, avisar, marcar hora e conseguir uma das 4 mesas para se comer caro e sempre igual. Na Mel, o lindo labrador negro Sumatra ainda te faz companhia das mais simpáticas e você não tem que marcar audiência. Você viajou pra isso ou pra ficar à vontade? Depois de comer nesse lugar lindo, você atravessa o riozinho de volta, feliz da vida (dá pé). Ou pode usar a canoa Cai Lua, azulzinha, ali ao seu dispor.

Mas eu te pergunto: você foi ao Espelho pra comer comida indiana/marroquina e sushi/sashimi ou curtir um ranguinho baiano muito mais adequado ao lugar? Então reserve uma bela moqueca na sua pousada e seja feliz.

Para finalizar, não concordo com o Ricardo: a praia do Curuípe, onde ficam as pousadas, cheia de pedras e nada desfrutável, é uma coisa. O verdadeiro Espelho da Maravilha é outra, bastando andar mais uns 100 metros. Você vai ver, sentir, perceber a diferença e até -- se quiser -- curtir nudismo perto da falésia (quase) intransponível que divide o Espelho da praia do Satu. Mas esta já fica em Caraíva, o que já é outra história.

Eduardo
EduardoPermalink

Olá!

Vamos tirar uns 10 dias de férias no início de fevereiro.
Estamos tentando escolher entre Jericoacoara, Fernando de Noronha ou as praias ao sul da Bahia (Boipeba, Espelho, Santo André e Corumbau.

Para um casal, considerando os seguintes fatores, que sugestões vcs dariam? Utilizaremos milhas.

- considerando o mês que vamos viajar; (preferimos praias desertas);
- gastronomia;
- praias mais gostosas para banho e belezas naturais.

Obrigado!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fevereiro não é bom nem para Noronha (swell) nem para Jeri (pode ter começado a invernar).

Sul da Bahia já vai estar tranqüilo; só bombará de novo no Carnaval.

Boipeba é o lugar mais pitoresco. Come-se muito bem na Pousada Santa Clara.

Santo André tem a melhor gastronomia.

Rodrigo Basso
Rodrigo BassoPermalink

Olá Eduardo !

Dos destinos de praia do Brasil, estes são os meus preferidos.
Ainda não conheço a Rota Ecológica (Alagoas), que talvez possa substituir Jeri no Top 3.
Sou suspeito para falar, pois sou viciado em Fernando de Noronha.
Entretanto, considerando o desejo de praias gostosas para banho, e o mês de fevereiro, eu já descartaria Noronha de cara.
Acredito que algum lugar no Sul da Bahia seja a melhor opção. O difícil será encaixar a gastronomia com praias desertas (talvez com base em Trancoso e com carro alugado, mas não sei se é isso que você quer).

Clemilson
ClemilsonPermalink

Fiquei hospedado na Fazenda Cala na praia do Espelho. Não gostei, o quarto é muito simples, para o que é cobrado. Não tem TV, ar condicionado, internet e meu celular não funcionava naquela região, o café da manhã não tem nada de especial. Sugiro que procurem outra pousada na região.

Bia
BiaPermalink

Eduardo,

Acho que as praias da rota ecológica atendem suas necessidades, principalmente pela boa gastronomia que as pousadas da região oferecem.

Fabiana
FabianaPermalink

Rodrigo
Entre Jeri, Noronha, sul da Bahia ou a Rota Ecológica a decisão é realmente muito difícil. Porém, acho que 10 dias em Jeri é muito (teria que combinar com Fortaleza) até para a mais lenta das viagens; Sul da Bahia é lindo (indico a pousada Bendito Seja na Praia do Espelho - mas é cara), mas ainda prefiro a Rota Ecológica e Noronha (este meu destino favorito). Em fevereiro o mar de dentro estará mais agitado, não tão calmo e de transparência tão profunda quanto setembro, mas Noronha é Noronha. Já estive lá também em março e não me arrependo. Sem contar que Noronha é um destino caro, de modo que vale a pena ser feito com milhas. Mas fique atento, pois conseguir passagem para lá com milhas requer esforço. Conforto e gastronomia dependerão do quanto querem investir em Noronha. Já comi no Festival do Zé Maria e na Pousada Maravilha e, sinceramente, acho que o custo não é proporcional ao sabor. Em resumo: Iria para Noronha (ciente que o mar estará mais agitado) ou para a Rota Ecológica. Na rota lembre-se que a paisagem não muda tanto de uma praia para outra (terá areia linda, mar verdinho e coqueiros em quase todas), de modo que vale a pena não ficar pulando muito de praia em praia e curtir mais. Boa viagem!

Rodrigo Basso
Rodrigo BassoPermalink

Olá Fabiana !

Concordo com quase tudo o que você disse, mas não se esqueça que as dicas são para o Eduardo e não para mim (se bem que eu adoraria estar com essa dúvida para fevereiro smile ).
Acabei de voltar de Noronha e a ilha continua do jeito que eu gosto.
Já fui também em época de mar agitado e se o swell entrar forte só dá para ir as praias do Leão e do Sueste, embora já tenha conseguido ir ao Sancho no período.
Já em relação as passagens, dificilmente o Eduardo conseguirá para o mês de fevereiro (O Smiles só tem 4 assentos por voo e via TAM/Multiplus também está bem complicado).

Sandríssima
SandríssimaPermalink

Achei a sugestão base em Trancoso excelente, fazendo inclusive a Praia do Espelho em "bate e volta". De carro alugado para Espelho pode ser complicado se chover, se a comunidade indígena fechar a estrada, se... E tem as outras opções que se pode fazer a partir de Trancoso (minhas praias prediletas) em 10 dias, inclusive ir a praias desertas ou quase (é fevereiro!). O VNV te postagens de lá.

nedjma
nedjmaPermalink

acho que todas as praias citadas estarao bombando em fevereiro...

boipeba é bem tranquila, mas esqueça a gastronomia.

Na península do maraú vc pode tentar ficar em um hotel mais isolado e quando quisesse poderia ir pro agito de Barra Grande (tem dois ou tres restaurantes maravilhosos),e há vários pontos bem legais pra se conhecer, como Taipus de Fora, etc.

Fabiana
FabianaPermalink

Perdão Rodrigo e Eduardo, troquei os nomes.... rsrsrsrs.....é que lembrando de tantos lugares agradáveis acabei esquecendo o autor da dúvida. Quanto às milhas realmente será difícil, beeeeem difícil, mas não impossível. Nesta minha última viagem em março fiz com milhas da TAM. Emiti no primeiro minuto dos 3 meses máximos de antecedência. Abraços!

Eduardo
EduardoPermalink

Obrigado pessoal pelas dicas.

A Rota Ecológica eu já conheço, adorei o lugar e sei que dificilmente encontrarei praias mais encantadoras que aquelas.
Quando falei em praias desertas realmente me expressei mal. Comentei isso em virtude dos cruzeiros em Noronha.

Obrigado novamente.

Hosana
HosanaPermalink

Não conheço nem Jeri nem Noronha, infelizmente! Mas Boipeba é super interessante, além de preços melhores do que os outros dois, até onde sei.

Gustavo
GustavoPermalink

Estive na praia do Espelho no feriado de 15/novembro. A praia é linda. O serviço na pousada onde fiquei, Enseada do Espelho, é excelente, muito profissional. A comida também é maravilhosa. O quarto é confortável, com tv LCD e ar condicionado. O trecho de 20km de estrada de terra realmente é penoso, mas é o que evita que a praia do Espelho seja invadida por "farofeiros".

Gustavo
GustavoPermalink

Conheci também o condomínio do Outeiro, no alto da falésia. Mas, na minha opinião, nada se compara a ficar nas pousadas pé na areia. O restaurante da Silvinha é muito bom - o fato de ter que reservar na véspera e do prato ser definido no dia pela Silvinha se tornam irrevelantes após a primeira garfada.

Simone
SimonePermalink

Marquei passagem com milhas para Fortaleza em fevereiro e fiquei preocupada com o "invernar", isso significa chuva? Muita? Não conheço Jeri, quantos dias devo ficar lá? Vou com marido e 2 crianças.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! A época em que não chove no Ceará vai de julho a dezembro. Ponto.

Fora dessa época, é mais provável pegar bastante chuva entre março e maio. Mas as chuvas podem começar antes (e terminar antes mesmo de março). A intensidade e a freqüência são imprevisíveis, variam bastante de ano para ano. O certo é que, entre julho e dezembro, não chove no Ceará.

Leia mais sobre Jericoacoara, e faça perguntas sobre o assunto, neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/vai-por-mim-pousadas-em-jeri/

Carla Fonseca
Carla FonsecaPermalink

O Hotel Fazenda Calá & Divino, é o melhor lugar da Praia do Espelho.

A praia é exclusiva para os hospedes,é na verdade o único hotel na praia do Espelho, porque o restante é em Curuípe, um grudado no outro, todos os bangalôs têm vista para o mar e para o rio!

A comida é maravilhosa, tem restaurante em cima na sede que funciona à noite e outro na praia que funciona durante o dia!!

Todos os funcionários são super simpaticos!

Uma Arquitetura mediterranea, parece que estamos na Grecia, com uma vista maravilhosa!!

É um lugar que todos têm que ir, é inesquecivel! O contato com a natureza é único!

Sergio Faria
Sergio FariaPermalink

Meu Deus. "Arquitetura mediterrânea" na Praia do Espelho ("parece que estamos na Grécia")?! O que não se faz para destruir um lugar maravilhoso como aquele? E que história é essa de "praia exclusiva para os hóspedes"? Estamos no Brasil, a praia é de todos! Depois dessa, nunca mais piso no Espelho. Arquitetura "mediterrânea" no seu ponto mais privilegiado pela natureza + comida marroquina da Silvinha + sushi de atum e salmão congelados da Mel = SAMBA DO BAIANO DOIDO!

Mais: se essa pessoa que escreveu o comentário promocional sobre o novo desastre do Calá, a Carla Fonseca, for a mesma Carla que atendia na Pousada do Baiano, não precisa mais nada para completar o estrago. Sua falta de educação e cortesia com os hóspedes, sua total carência de noção profissional em hotelaria afastou muita gente do Baiano, inclusive eu. Essa figura já foi criticada aqui por outro comentarista. Se isto se confirmar, é o fim. Que coisa mais triste. Espelho quebrado, adeussad

Anita
AnitaPermalink

Olá! A maré influencia muito a beleza da praia do espelho? É melhor tentar ir em uma época de horário bom para a maré baixa? A Enseada do Eseplho é uma boa opção de hospedagem? Obrigada pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anita! A praia do Espelho é bonita o tempo todo. Na maré baixa aparecem piscinazinhas naturais, mas elas são bonitas de ver do alto; estando na praia você verá apenas as pedras salientes. Procure ir fora de feriado e evite ir logo depois de chuvas grandes, quando a água pode estar mexida. A Enseada do Espelho é uma boa pousada.

Junior
JuniorPermalink

Sou ouvinte da BandNews e sempre que ouço suas dicas do viaje na viagem acho muito legal, gostaria de uma dica para uma viagem. Meu filho João Vitor me pediu para conhecer a neve no seu próximo aniversário, quando fará de 7 anos, no dia 21 de maio de 2013. Qual seria a melhor opção para conhecer a neve neste período, apesar de sabermos que, não é um período tradicional. Além de ser o desejo do João para seu presente de aniversário, que eu qostaria muito de atender pois ele perdeu a mãe no ano passado, também é um sonho antigo, tenho 47 e ainda não tive a oportunidade de viajar para lugares com neve. Pretendo ficar aproximadamente 7 dias numa estação próxima de uma capital ou numa capital próxima a uma estação, para podermos aproveitar ambos.

--AL
--ALPermalink

Junior, esse tópico não tem nada a ver com neve, mas vou tentar responder: maio é o pior mês possível para se procurar um lugar onde tenha chance de cair neve. Muito cedo para o inverno do Hemisfério Sul, muito tarde para a primavera do hemisfério Norte.

Se vc viajar aos Alpes pode visitar picos onde tem gelo no chão o ano todo como o Aiguili do Midi (Chamonix, França), Stelvio (Bormio, Italia) e afins, mas não é muito programa não. Eu deixaria para fazer essa viagem ou em julho na Am. do Sul (ou se quiser radicalizar, Nova Zelândia), ou então faria essa viagem no inverno do hemisfério norte para alguma estação de esqui. Aí, sim, a experiência será bem melhor.

Rodolfo Lupetti Chaves
Rodolfo Lupetti ChavesPermalink

Como chego na Praia do Espelho com um baixo custo, partindo de Porto Seguro? Ficarei 2 dias lá e não dirijo. Até achei traslado, mas pelo o que eu pesquisei custa mais do que a hospedagem. Se puder me ajudar, agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodolfo! O único meio barato de chegar à praia do Espelho é pegar o ônibus para Caraíva na chegada da balsa em Arraial e parar na entrada do Outeiro das Brisas. De lá serão 6 km a pé até a praia.

O mais comum é ir por excursão.

Leandro e Zina
Leandro e ZinaPermalink

Praia do espelho é simplesmente fantástica, ficamos numa pousadinha pé de areia onde o café da manhã era em baixo de uma arvore onde o mar vinha banhar nossos pés...
A cor do mar é esmeralda e as falésias são lindas. Vale a pena também fazer a caminhada até Caraíva (acho que é esse o nome) são 13km de caminhada por lugares tão lindos a beira mar, entre os coqueiros e as vezes em cima das falésias que vc não percebe que andou isso tudo...

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas?

Clique e leia nosso post mais atualizado sobre este destino:

Guia de Praias: Sul da Bahia