Eu e minha boca grande

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

carro450.jpg

Acabei de subir texto novo na filial deste blog no ViajeAqui. Começa assim:

Para mim, a viagem perfeita de carro é aquela que não pode ser feita de avião, é impossível resolver de trem e é desaconselhável fazer de ônibus.

Ou seja: aonde o avião não leva, o trem não chega e o ônibus mais atrapalha do que ajuda, o carro é formidável.

Já vi que vou levar pedrada, mas prometo manter o espírito olímpico.

P.S.: é sobre carro na Europa, viram? No Brasil é lógico que o carro está por cima...

53 comentários

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

É só trocar o tempo do verbo e fica update comandante!
E olha que eu sou sempre a última da fila pra encarar uma estrada :roll:

Para mim, a viagem perfeita de carro ERA aquela que não PODIA ser feita de avião, é impossível resolver de trem e é desaconselhável fazer de ônibus.

Ou seja: aonde o avião não leva, o trem não chega e o ônibus mais atrapalha do que ajuda, o carro é formidável

MAS HOJE lol É A OPÇÃO MAIS GARANTIDA PARA IR E VOLTAR...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

OOPS faltou : Ir e voltar AQUI no Brasil smile

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Também não sou fã de carro em viagens de férias, não. Vez ou outra, para roteiros específicos, tudo bem; mas correr o risco de stress e de ficar preso em engarrafamentos em plenas férias, no way. Também acho que o carro só para quando nenhum dos outros meios deu certo. Até no Brasil, eu sou xiita: carro só para distâncias curtas. E olha que aqui a gente nem pode contar com trem...

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Eu CONCORDO. E plenamente.

As únicas viagens que gosto de fazer de carro são aquelas com roteiros impossíveis de serem feitas de avião ou trem. Exemplos:

1- roteiro pelo oeste americano, passando pelos Estados do Arizona, Colorado e Utah, visitando alguns Parques Nacionais, como Zion, Grand Canyon, etc;

2- roteiro pela Andaluzia, começcando terminando em Madri;

3- roteiro pela Costa Azul, na França. começando em Lyon (de Paris a Lyon é melhor de TGV) e desta até Mônaco, depois retornando a Lyon, pela rota de Napoleão.

WB
WBPermalinkResponder

Ricardo :
não tem pedrada, não. Acho o texto elucidativo e muito bom, pra quem for viajar na Europa ou exterior. Concordo com os comentários acima, já feitos. Por enquanto para viagens curtas ou médias distâncias aqui no Brasil estamos evitando o avião. É ir de carro ou onibus. Você mesmo fez a experiência rodoviária para o RJ.

Majô
MajôPermalinkResponder

Concordo com você, Riq. wink As vêzes o carro é um estorvo.
Posso dizer que as estradas na Sicilia são excelentes lol Vale a pena alugar um carro lá. wink

marcelo
marceloPermalinkResponder

Totalmente a favor do carro.

Majô, nem todas as estradas na Sicília são excelentes... (ou não estavam, ao menos).

abraço!

marcelo
marceloPermalinkResponder

Faltou dizer, NUNCA em cidades grandes.

Geraldo
GeraldoPermalinkResponder

Gosto de viajar de carro, no final dos 90 fiz duas viagens de carro pra Bahia (uma até Arraial D'ajuda e a outra até Itacaré) e foram excelentes!.
Agora morando no México próximo a fronteira com os EUA, voltei a viajar de carro, ano passado fui até São Francisco pela HW 01(4000 kms ida e volta), este ano a Las Vegas outros 1500kms!
Enfim, é com a alma lavada e enxaguada na tristeza que vou discordar PARCIALMENTE do comandante.
Saludos,

Geraldo

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Repetindo o que disse lá no Viaje Aqui, eu não sou xiita, mas adoro uma boa viagem de carro, com todas as condições ideais de temperatura e pressão: dia bonito, carro em dia, muitos CDs bons e vários mapas e guias para ir se distraindo pelo caminho (se não estiver dirigindo). Os grandes deslocamentos são chatos (como 300 km sem pontos de interesse), mas para fazer um circuitinho cheio de atrações é bacana. Fazendo coro com os exemplos provençais e toscanos, mas aqui dentro, bons roteiros podem ser as cidades históricas de Minas e as de Goiás.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Eu aderi à "cultura de viajar de carro" qdo mudei pra Europa... até entao tudo era de avião. As estradas geralmente sao boas (ainda existe ruins por aqui), a gente descobre lugares e paisagens lindas que seria impossivel descobrir sem ser de carro.

Mas carro nao serve qdo se vai visitar uma capital ou cidade grande. Nao ha estacionamento e o trânsito é de matar.

E tb carro é pra quem não esta com pressa !

No Brasil valeu a pena alugar carro no Ceara e tb na Bahia. Rodamos muito de carro, ja que as distâncias era maiores ajudou muto !

Ricardo Freire

Dani G., se eu morasse na Europa e tivesse um carro ele também seria minha opção no. 1, desde que eu não fosse para outras cidades grandes.

Geraldo, no meu carro, com tempo adequado e com direção aos Estados Unidos eu também pensaria nessas expedições. (Já fui com meu próprio carro quatro vezes até quase Jericoacoara...)

Onde eu vejo problema é juntar um carro que eu não conheço completamente numa terra estranha com pouco tempo e muitos objetivos. Para pessoas como eu -- e acredito que outras também tenham esse perfil -- o carro alugado no exterior é uma fonte de tensões desnecessárias, que eu prefiro evitar.

Outra que eu tinha esquecido: multas. A Claudia Carmelo estava em Ljubliana, estacionou entre dois carros, foi fazer compras e, quando voltou, o carro estava com as rodas imobilizadas. (A placa, em esloveno, informava que o estacionamento era só para residentes...)
http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/claudiacarmello.shtml

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu acho que o carro eh mto bom para lugares onde as pequenas cidades e as paisagens sao interessantes. A regiao da Istria, na Croacia, eh um lugar onde eu gostaria de ter feito de carro.

Mas concordo com todos, carro em cidade grande e na alta estacao normalmente eh uma grande roubada!!!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu parto do seguinte princípio: carro é para quando se quer curtir o caminho, parar onde der vontade, descobrir recantos, ou seja, para quando o ir é mais importante do que o chegar! wink

GiraMundo com Jorge Bernardes

Eu gosto de viagens de carro, mas nas últimas viagens tenho sido mais esperto e usado o carro de maneira mais inteligente do que antes quando eu usava o carro pra tudo e percorria longas distâncias.

E mesmo ciente de que as ferrovias alemãs são coisa e tal, eu acho que pra quem não pode ter e adora carro, não há como não realizar o sonho de alugar um Mercedão ou um super BMW, pagando pouco, na Alemanha.
Eu realizei o meu sonho
smile
smile
smile

Eu adoro mapas, não tenho problemas para me localizar e na dúvida, largo o carro em qualquer estacionamento, mas nunca mais vou entrar numa cidade grande com carro, porque esse erro eu já cometi e já aprendi com ele. Isso é ruim demais mesmo, eu já aprendi a lição.

Tem coisas que o carro facilita, eu adoro largar minhas coisas que não vou usar mais pelo porta malas e tirar apenas aquilo que preciso, por exemplo.

Num grupo de 4 pessoas, o carro também é divertido, desde que não seja apenas um o único a guiar.

Jurema
JuremaPermalinkResponder

JorgeGira:

As Autobahns alemãs são realmente ótimas, e sem pedágio (pelo menos por enquanto). Vale a pena dirigir por lá, se você é fã de alta velocidade então...
Só que alugar Mercedão ou super BMW ou Porsche não vai ser barato, não!

GiraMundo com Jorge Bernardes

Eu não achei caro não, Jurema! Foi bem pouco mais caro que o Opel qualquer coisa e não tinha comparação. Mas creio que um Porsche seria mesmo beeeem caro.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Eu, neste ponto, sou como o GIRA. ADORO mapas e atlas. Coisa de viajante.

E nos Estados Unidos, o melhor país do mundo em termos de infra-estrutura turística pra viagens de carro, tenho um programa de computador que faz o roteiro pelas estradas, quilômetro por quilômetro, bastando inserir os endereços de partida (se for um endereço preciso, como o de um hotel, ele dá o ponto EXATO) e o de chegada que um mapa detalhadíssimo e personalizado com TODAS as informações necessárias (de postos de combustível a lojas de conveniência, hotéis a restaurantes, atrações a museus) será impresso.

Ricardo Freire

Arnaldo, nos Estados Unidos é covardia. Trem não existe e ônibus mais atrapalha do que ajuda. Táxi é uma fortuna. (Recentemente eu passei dois dias em South Beach. Resolvi fazer a besteira de ir de táxi a Little Havana. Gastei 75 dólares ida e volta. Daria para ter alugado um carro...) Das cidades que visitei, só não alugaria carro em Nova York, San Francisco, New Orleans e Chicago.

GiraMundo com Jorge Bernardes

Acho que Boston é meio ruim de carro também, Ricardo.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

É verdade, Gira: o aluguel desses carros de sonho na Alemanha é muito mais barato do que se pensa. Nada como um sonho realizado... wink

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Concordo, RIQ. Além dos 75 dólares você gastou também uma graninha PARA e DO aeroporto ao hotel, o que é tranquilinho de fazer de carro nos States.

São Francisco é uma das piores cidades pra andar de carro que já conheci. Acho até que pior do que Nova York. Lá vale o carro pra sair da cidade pra iniciar roteiros ao Yosemite, a Sao Salito, à Big Sur, etc...

Nova Orleans e Chicago não têm o menor sentido alugar carro. Já Miami é imprescindível, seja lá onde você vá ficar, seja Downtown, South ou North Miami Beach. E mais, você não precisa de carro grande. Pode pegar um compacto sem problemas.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Eu ja fui de carro de Miami até NYC (onde devolvemos o carro, claro). Foram 45 dias sem pressa. Passamos pelas montanhas das Carolinas, lindo ! Nos hospedamos em motéis de beira de estrada e paramos onde dava na telha. Foi uma viagem com primos (9 pessoas!). Alugamos duas vans (por causa das malas) e revezamos a direção. Isso foi em 1997 qdo o dolar estava baratissimo no Brasil e eu era "jovem" pra aventurar assim.

Estamos com um plano de fazer a Route 66, mas vou esperar o Gabs fazer uns 4 anos. Queremos alugar uma motorhome (eu tenho vontade de fazer uma viagem de motorhome um dia, acredita ?).

Quando morei nos USA eu não gostava muito da idéia de precisar de carro pra tudo... padaria, farmacia... tudo longe... e sem transporte publico. Um saco. Mas pra viajar as estradas de la são perfeitas !

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

DANY G., quando você quiser fazer esse roteiro da Rota 66 tenho algumas boas dicas registradas nos meus alfarrábios eletrônicos e será um prazer passá-las a você. Viagem de motorhome deve ser avaliada com cuidado. Há grande variedade de opções para RV parking e camping nos States, mas o maior problema é que toda vez que vc. for sair pra dar uma volta o conhecer uma atração tem que desmontar a casa INTEIRA, desligar TUDO (eletricidade, esgoto, tomada d'água, recolher toldo) e guardar tudo dentro dos armários... mesmo que for pra ir na "esquina". A menos que vc carregue a casa (o motorhome) e reboque um carro. Aliás, isso é muito mais comum do que pode-se supor. Eu recomendo apenas que vc. avalie bem, porque viajar com motorhome pode ser um transtorno. Leve em conta também que não é como uma viagemd e carro em que vc pode parar em qualquer lugar ou qualquer hotel. E pode custar mais caro do que alugar um carro e dormir em hotéis de estrada nos States.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Arnaldo , e o maluco do meu brother que está planejando uma
viagem de moto pela 66 .... :roll:

GiraMundo com Jorge Bernardes

Jurema,

Tava pensando no seu comentário... Vc disse que achou caro alugar Mercedes e BMW na Alemanha. Eu sei que vc morou na Alemanha, então fiquei pensando se não acontecia com vcs o que acontecia comigo quando vivia em NY.

Se eu ligasse na locadora Hertz do lado do meu prédio lá ou no call center americano, a tarifa era uma. Se eu ligasse ou usasse o site brasileiro da Hertz era BEEEEEM mais barato, o mesmo carro.

Notei a mesma coisa no site do Europcar. Não sei se há um motivo, mas os preços para quem vem de outros continentes é de fato mais baixo do que os preços mostrados para quem está no próprio país. Estranho, não sei explicar, mas funcionou comigo.

E achei as Autobahns meio enganação ou não tive sorte... pois achei que elas estão sempre muito congestionadas! E em algumas vezes eu via limite de velocidade nas placas, então eu ficava sem saber se poderia ou não andar a quanto eu queria. Ainda que com limites e bem caras, eu gostei mais das auto-estradas francesas.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

MALUCO NADA! É delicioso! Há inúmeras emrpesas que alugam Harleys nos States. Deve ser fantástico. Eu sou motociclista (habilitado) e já tive motos desde 125 a 850 e acho delicioso viajar de moto, especialmente nos States. Mas não tenho mais moto porque minha mulher disse que na minha idade os ossos não "colam" mais e eu não vou conseguir mais fotografar se cair de moto e ficar como o Jô Soares, que não consegue mais abrir nem levanter os braços!

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

ah pronto me desanimei ! e puxar RV com carro é perigoso, vi um acidente terrivel na Escocia !

Sempre achei que devido a boa infra dos USA era "facil" viajar de motorhome !

Mas quero sim fazer a Route 66. Faz tempo que eu penso nisso !

Rosa
RosaPermalinkResponder

Qualquer viagem de carro saindo bem cêdo e chegando no mesmo dia. De BsB para todo sul e sudeste, viagens de carro são sempre maravilhosas, estradas boas e muita coisa para apreciar.
De BsB para o nordeste, só até o litoral sul da Bahia, saimos de BsB 5 da manhã e 7 horas estávamos na piscina do hotel em Porto Seguro, no dia seguinte fomos para o nosso destino Arraial D'Ajuda. Estradas na Bahia estragam qualquer roteiro para o nordeste, têm buraco demais e asfalto demenos.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

NÃO era para DESANIMAR, mas para REFLETIR, a fim de pesquisar e saber se é MESMO a sua vontade e se vale a pena o sacrifício.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

É maluco-beleza Arnaldo .
Ele mora em Tampa e tem um motão desses ai ..
Tem só um ano a menos que a gente e visou moto-fissuradão depois
de véio smile
A primeira ( de muitas ) grande aventura foi chegar em POA de surpresa
num natal ... veio de moto com a mulher na garupa , e com o filho
noutra moto atrás .
Diz ele que era pra ensinar o moleque a andar na estrada . smile

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

É preciso alugar carro também no Havaí. Só a ilha de Oahu tem transporte público, mesmo assim para chegar no North Shore de ônibus, vc pena demais esperando... Nas demais ilhas, sem carro, vc não conhece muita coisa, ficará limitado ao hotel. Se bem q pode fazer tours em vans... mas são muito mais caros. Mais fácil o aluguel do carro.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

É verdade. É delicioso andar de carro na ilha de Oahu. Oahu é pra mim o melhor destino para ficar em férias, naquele lugar que vc. se sente em férias mesmo, como se estivesse na "casa de praia" ou na "casa de campo" ou no "sítio".

É como Orlando. Delicioso para acorar a hora que dsejar, fazer seu café da manhã num hotel tipo "flat",...

Majô
MajôPermalinkResponder

Marcelo,
Por todas as que passei, estavam nos trinques. Fiz Taormina a Siracusa, Siracusa a Piazza Armerina e Siracusa à Palermo. wink

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Bem, JorgeGira, pode ser que o fato de que nós tínhamos um carro na Alemanha nos fizesse achar alugar um algo caro... Pode ser.
E também o fato de que há carros para alugar de várias faixas de preço, e nunca foi nosso sonho dirigir um "carrão"... Na verdade, no fim da nossa estadia, quando já tínhamos vendido nosso carro, alugamos um Mini para um fim de semana e curtimos a beça.

Quanto às Autobahns, há trechos em que a velocidade é liberada MESMO, onde a estrada é reta e muito segura, mas a maior parte do tempo há algum controle de velocidade, sim. Mas é só ficar atento na placa que indica fim do controle de velocidade e você começa a ouvir carros zunindo à esquerda. Algumas das estradas são conhecidas por terem os mais longos trechos liberados, tem gente que vai por elas só para ter o gostinho de andar legalmente a mais de 300 km/h.

Agora, congestionamento vira e mexe tem mesmo, principalmente em feriados... Alemães, ao contrário do Comandante, gostam de viajar de carro!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Faltou o mais importante Arnaldo :
Veio de moto de São Paulo para Poa ( e não de Tampa para Poa ) .

loris
lorisPermalinkResponder

Carro na Europa é sensacional. Todos os anos duas vezes bato ponto com um leasing de 40 dias. Já fui a todos os lugares e nenhum problema.
Viajo sempre que possível fora das temporadas.
Itália, França, Bulgária. Suécia, Escocia, Irlanda , tudo tudo .
carro é fantástico. dá para ir a todos os lugares. Também só posso escrever s/europa.vale a pena.

zandormaz
zandormazPermalinkResponder

Hoje em dia, pelo menos no Brasil, pode-se ir a qualquer lugar de avião. inclusive bem no meio da floresta amazônica, como aconteceu com o avião da Gol...

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Eu fiz dois roteiros de carro na Europa, que adoriei Lisboa até Santiago de Compostela, e numa outra ocasião Madrid- Lisboa . Recomendo. Mas, para quem quer algo diferente, recomendo pedalar ( de bicileta) na Holanda. As ciclovias são diferentes das estradas, se passa por vilarejos e canais, é lindo...

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

e fazer o caminho de Santiago à pé, encara Ernesto ? wink

Arnaldo, desanimei, mas a vontade continua ! Tenho 4 anos pra planejar (nuuuunca planejei viagem com tanta antecedência!).

Contos Eróticos

Nossa, kara, onde você leu que "No Brasil é lógico que o carro está por cima…" na semana do 7 de Setembro, forão mais de 100 mortos por acidente de carro só nas Estradas Federais????
seguro????
nem vou contar o que acontece em outros lugares do mundo (tipo países de 1º mundo)...
tô vendo que a merd. da VEJA está mesmo trabalhando...

Beto
BetoPermalinkResponder

Óia! Eu ia deixando passar a provocação. Eu sou daqueles que adora pegar e devolver o carro no aeroporto. Tamos falando de lugares mais ou menos civilizados, em que há regras normais de trânsito (o que pode excluir a Grã-Bretanha). Se querem saber, tenho vontade de ficar com carro em Paris, só pra poder rodar à noite (de dia, sem chances), flanar pra cima e pra baixo até altas horas. Roma, nem pensar. Tampouco aconselho carro em países com alfabetos indecifráveis. Mico total é dirigir por mais de 5,6 horas num só dia. Ou mesmo esse tempo mais de dois dias seguidos. Carro é pra passear, não pra se deslocar como um maluco. Tem que controlar o estresse, que sempre pinta, e ter um bom navegador(a) ao teu lado. Nada se compara a você sair do aeroporto, botar a mala no bagageiro e só tirar na porta do hotel.

loris
lorisPermalinkResponder

concordo com o Beto. Carro é para dirigir devagar e curtir pegar estradinhas e não auto estrada. Auto Bahn não tem graça.
e nada como parar em frente ou np estacionamento do hotel.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Riq e Arnaldo, aqui está uma doida que não apenas alugou um carro em San Francisco, mas que adorou a experiência!!! lol Não sou masoquista, não, mas talvez eu tenha tido sorte... Além de não ter nenhum problema na cidade, ainda fiz a 49-mile Scenic Drive, que é um sonho de passeio para se fazer em San Franciso...

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

CARLA, vc NÃO entendeu! Carro para a CIDADE de São Francisco é que eu acho ruim. Pra ir pra FORA de SFC, tanto a fabulosa estrada que vc disse, quanto pra ir a Carmel e tudo mais, é ALTAMENTE recomendável.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Nós tb não tivemos nenhum problema em dirigir dentro da cidade em
Sao Francisco nem em dirigir dentro da cidade em Los Angeles .
Tirando Manhatan acho que EUA com carro é sempre melhor do que sem ele , sendo que em alguns lugares é mesmo indispensável .
O mesmo vale para o Brasil , tirando Sampa, todos os lugares são melhores com carro.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Eu sempre sou a favor de pegar um carro...nem que seja apenas por alguns dias. Fiz California e Las Vegas de carro e foi otimo ! Ja subi tb ate Natal...cansativo, mas interessante e Bahia ate Morro de Sao Paulo tb..Rio Santos de carro com calma tb he muito bom..Ate na Africa do Sul (dirigindo da lado direito...) valeu a pena o carro por alguns dias...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Arnaldo, mas a 49-mile é DENTRO da cidade de San Francisco - é aquela rota que passa pelos pontos turísticos da cidade, não é a que vai para os arredores, não... wink

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

|eu sei, eu já fiz, mas me referia a circular pela cidade

marcelo
marceloPermalinkResponder

Majô, fui de Taormina para Siracusa e tudo bem, mas quando tentei ir de Suracusa para Agrigento, acabei numa trilha impossível de seguir adiante (estavam em obras, não tinha nem asfalto) e tive que voltar à Catânia para daí ir à Agrigento...

Tirando isso, tudo super-bem.

Em cidade grande, carro é só para chegar ou sair...

abraço a todos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Atenção: Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 23 de novembro.
Cancelar