Férias B&B: Bonito e Boipeba

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

cairu450.jpg

Depois de postar um ótimo guia-resumo de Bonito (em que recomenda, sim, ir para lá em julho), a nossa Emília começa a colocar no ar sua viagem à ilha de Boipeba. Chegar lá é complicado, mas o trajeto inteiro é interessante. Aí na foto está Cairu, uma das cidades mais antigas do Brasil -- se você vier de Salvador, vai passar por ela na ida e na volta.

30 comentários

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Vele a pena conferir!!!

Renata
RenataPermalinkResponder

Emilia
thanks. Boipeba é "meu destino" faz anos, mas nunca dá certo.. Pra você ter noção, já fiz amigas por telefone lá, de tanto que ligo.. lol
me ajude em uma coisita só: os caras têm colete salva vidas no barco????
o grande impasse de mi vida é que amo a bahia mas tenho medo, pavor, paúra, de água. já passei situações horríveis em Caraíva, Barra Grande, até em Búzios!! rsrs Affe, tenho medo até da Balsa de IlhaBela.
Será que consigo ir pra Boipeba sem risco de morrer afogada?

Ricardo Freire

Vindo de Salvador, o jeito mais bonito de chegar é esse que a Emília fez.

Pra ficar menos tempo na água, é melhor ir por Torrinha, que é o ponto do continente mais próximo da ilha. (Ou ir de jardineira, desde Morro de São Paulo; você só vai precisar atravessar o Rio do Inferno para chegar.)

Dá também para ir pelo jeito roots, pegando o barco de linha que vai devagarzinho (leva umas três horas de Graciosa a Boipeba). Se você tem medo de lancha, acho que esse é o canal.

Sempre peguei a lancha em Torrinha. Não me lembro de ter posto colete salva-vidas, mas acredito que os lancheiros tenham, sim.

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Lindas fotos,e otimas dicas, vale a pena passar lá...

Renata
RenataPermalinkResponder

ok, ok, vocês me convenceram. acredito que não vou morrer afogada desta vez. vou passar o reveillon em Boipeba, finalmente! é que meu medo de água é sério - não é de lancha não, Riq, é de qq coisa que flutue..rsrs. já pensei em ir pelo Morro, na Jardineira, mas com certeza a travessia pequenininha não tem salva vidas. vai parecer algo do tipo a travessia de Caraíva e juro que não aguento. acho que vou de Torrinha mesmo, vou descobrir se tem colete na lancha (nunca é tão óbvio), senão levo daqui. cada mico que a gente paga...

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Que bom que gostou, Riq...e obrigada pelo post grin
O próximo vai ser sobre o que realmente interessa: as praias wink

Renata...eu não perguntei sobre salva-vidas, não :roll: , mas eles deve ter, sim. De qualquer maneira, quando for combinar o transfer, já fale da sua preocupação e que você pre-ci-sa de um salva-vidas. Eu achei o pessoal de lá muito atencioso, eles provavelmente irão te atender. Talvez para você seja melhor ir por Torrinha, mesmo: vendo pelo mapa, o trajeto cai para menos da metade daquele que eu fiz. Riq, de lanchinha você levou uns 20 minutos para chegar na Boca da Barra, eu imagino?

Meninos, obrigada pelas visitas à minha salinha de estar grin

Ricardo Freire

Torrinha-Boca da Barra: 25 minutos.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Nem fala Emilia ... essa era para ser a minha proxima viagem,
com post do comandante e tudo mais ...sniff...não vai rolar esse ano sad
Não dá para encarar estes voos saindo aqui do sul com este caos aéreo.
Para sair de Poa agora só de carro , então as opções são Florianopolis
e Punta del Este . Boipeba fica na manga, quem sabe ano que vem ? sniff..

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

A Emília anda provocando conflitos mentais no nosso dia-a-dia no trabalho, com esse moooooonte de fotos coloridas e refrescantes que ela posta!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Sylvia, te entendo...mas será que não dá para arriscar fora de datas complicadas, como feriados e férias?
Eu não tive problemas para ir e voltar de Salvador (tive um atraso chatíssimo de 5 horas na ida para Campo Grande, com a TAM sad , mas essa é outra história...).
Mas você sabe que eu gosto muito de viajar de carro? Adoro colocar o pé na estrada, num dia bonito, música boa no carro, vários mapas grin Como você sugeriu no post do Ernesto, realmente temos muitas coisas boas ao redor de nossas cidades e essa é uma ótima oportunidade para descobri-las smile

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Não quero arriscar não Emilia, chegar em Boipeba já não é simples
e encarar vvo de Poa para Sampa, depois Ilheus, depois... e fazer
tudo de volta em 10 dias não vale a pena não ..

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Mari, o mérito é todo dos lugares, tem que fazer muito esforço para tirar fotos feias lol

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Sylvia, e se vc colocasse o carro numa cegonha na volta? Eu tb já fiz SP-SSA duas vezes ida e volta de carro, sem qualquer problema. E de POA até aqui é uma viagem simples, não é tão comprida assim...
Emília, eu sou como vc, estradeira....

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Iche meninas ... já passei da idade para estas indiadas .
Agora só quero moleza smile voo direto e rapidinho smile
( deve ser por isso que BsAs não sai da minha cartilha este ano )

Emília
EmíliaPermalinkResponder

'Indiadas'...essa palavra é boa smile
Flavia, só não curto estrada perigosa, o resto...é tudo festa. Não me esqueço daquela estradinha de Lavras a Tiradentes...cheguei com o pescoço dolorido, de tão tensa com os buracos na estrada (ou seria uma estrada no buraco?).
Ainda bem que a cidade é tão bacana que eu me curei rapidinho smile

João Ricardo
João RicardoPermalinkResponder

Caro Ricardo e Emilia,
Pretendo fazer uma viagem não tão longa (7/8 dias) com minha esposa. Pensei Salvador e a Península de Maraú. Mas tenho uma dúvida: na relação preço/lazer/logística vale mais Barra Grande, Taipu de Fora ou Boipea? O q acham?
Ps: Quanto à Bonito, recomendo um jantar na Pousada Águas de Bonito preparado pela Juanita. Só se informem antes, porque a nosa 'chef' costuma mudar de lugar com significativa frequencia. Tentem também a pousada Arizona, mas afastada, nada q 5 min de carro não resolvam, porém muito aconchegante. Abs., João Ricardo. Campo Grande, MS.

Ricardo Freire

Salvador a Boipeba:
1) teco-teco da Addey ou
2) ferry-boat a Bom Despacho (50 min) + ônibus a Valença (1h30/2h) + lancha (45 min.; reserve a lancha com a pousada) ou
3) lancha a Morro de São Paulo (2h) + pernoite em Morro + jardineira a Boipeba

Salvador a Barra Grande:
- ferry-boat a Bom Despacho (50 min.) + ônibus a Camamu (2h/2h30) + lancha (30 min.)
- a Taipus + 20 min. jardineira

Eu não iria a nenhum dos dois lugares para ficar menos do que 4 noites. Você perde mais de meio dia para ir e/ou voltar, a não ser que vá de teco-teco a Boipeba.

O melhor acesso a Barra Grande é por Ilhéus.

rocha
rochaPermalinkResponder

ricardo, to na duvida entre itacare ou bonito pra ir no final de agosto. somos um casal com um filho de 11 anos, estamos vindo de NY. meu medo de bonito e que seja meio frio. eu nao queria passar frio mesmo! vc sabe dizer como e o clima la em comeco de agosto? e, se for frio, pode sugerir uma pousada bacana em itacare?

rocha

Ricardo Freire

Itacaré vai estar mais quente.
Fique no Itacaré Eco Resort, na pousada Bruzundanga ou na Vira Canoa.

Nívia
NíviaPermalinkResponder

Sei que pesca não parece o forte do RF (o único post de pesca que vi foi o engraçadíssimo das piranhas no Grand Iberoestar), mas será que algum viajante já fez um pacote de pesca no Pantanal?
Fui para Boipeba de Guaibim (próximo de Valença), em um barco rápido, super tranquilo!

Cida L
Cida LPermalinkResponder

Oi Nívia já fiz algumas pescarias no pantanal, tanto no Mato Grosso, em Cáceres, quanto no Mato Grosso do Sul, em Corumbá.
Recomendo o pacote do Hotel Anzol de Ouro, que fica em Ladário, às margens de um braço do Rio Paraguai. O hotel oferece pacote com diária completa - café, almoço e jantar, mais barco, motor, piloteiro e iscas que são pagos à parte. É um hotel simples mas com um atendimento bastante atencioso, que tem uma bela paisagem. Em Cáceres recomendo o hotel Fordinho, que também é muito bom, mas não fica em uma região tão bonita quanto o de Corumbá.Aí vai o site do Anzol de Ouro:
http://www.hotelpesqueiroanzoldeouro.com.br/

Nívia
NíviaPermalinkResponder

Obrigada Cida! Já vou conferir o pacote deles! Na verdade apenas o marido pesca, eu só vou acompanhar, então melhor em um lugar lindo!

Nívia
NíviaPermalinkResponder

Ah, e Bóia muito obrigada também por colocar no perguntódromo!!

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Meu marido adora pescar e moramos em cuiaba. Entao ai vao algumas dicas. Na regiao de caceres o hotel da baiazinha é excelente tem que ir de barco mas o hotel providencia. Outro muito bom na regiao da transpantaneira é em porto jofre o hotel é excelente e a pescaria tambem. Da para chegar de carro e de barco. Por ultimo estivemos na pousada do rio mutum na regiao de barao de melgaço o hotel é boma comida tb e tem um bom custo beneficio. Da pra chegar de carro.

Nivia
NiviaPermalinkResponder

Marcia, destes qual é o melhor em atração para quem não pesca, mas gosta de beleza e animais?

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Meu marido falou que o melhor seria o hotel porto jofre! A pescaria é muito boa e se vê bastante bicho as vezes até onça! E o hotel é muito bom.

juliana
julianaPermalinkResponder

Eu queria ter lido a matéria sobre Bonito e Boipeba, mas não consegui porque quando cliquei apareceu uma página me obrigando a fazer cadastro do meu blog. Que pena, sempre gostei tanto do viaje na viagem!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Os posts sobre Bonito e Boipeba que estão linkados neste post são do blog A Turista Acidental. Ele mudou de endereço, e está aqui: http://www.aturistaacidental.com.br/

Alline
AllinePermalinkResponder

Emília, gostaria muito de ver o seu blog, as 3 matérias sobre Bonito, porém não consigo acessá-lo... O que acontece? =(

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alline! Esse post é de 2007. A Emília trocou de endereço e escreve em domínio próprio: http://www.aturistaacidental.com.br/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar