MegaPromo: a TAM ajuda quem madruga

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

   

A Rosa, sempre atenta, avisou no meio da tarde: neste fim de semana a TAM vai fazer uma liquidação de passagens pela internet.

A venda começa amanhã, sábado, dia 22 de setembro, às 6 da manhã, e vai até as 23h59 de domingo, dia 23.

Só dá para comprar viagens de ida e volta, a serem realizadas até o dia 31 de outubro, com um mínimo de dois dias de permanência no destino.

As passagens compradas na promoção (classes XPROMO, XPROMOS e XPROMOX) só vão valer 20% das milhas.

Ponham os despertadores para as 5h45 e boa sorte

(Posso pedir um favor? Se você participar, conte aqui se conseguiu, o que conseguiu, e por quanto!) 

Atualização: a Gol também resolveu lançar sua promoção de fim de semana, com até 90% de desconto sobre a tarifa cheia. Até agora não há sequer um banner avisando da promoção no site, mas o Guilherme, que avisou dessa promoção, já encontrou boas tarifas a partir de Belo Horizonte. (Já o Rodrigo não achou nada na TAM.) A promoção da Gol dura algumas horas a mais que a da TAM: vai até as 6h da manhã de segunda, dia 24.

37 comentários

Beto
BetoPermalinkResponder

Bonito relógio, Fernandinho!

Ricardo Freire

Ha ha. Não é meu não. É da família, que não se entende com o digital quando eu estou viajando.

Não consigo dormir com tic-tac de jeito nenhum! Quando eu tô em casa esse aí fica trancado num armário -- da cozinha!

Rodrigo Purisch

vamos ver se é promoção mesmo. As últimas apresentaram tarifas semelhantes as praticadas nas várias promoções do primeiro semestre .

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq,
Tem comentários meus presos no poço ? Tentei enviar vários hoje à tarde, e vinha janela de erro :roll:

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Hahahaa, relógio com tic-tac nem pensar!!!!! ODEIO tbem!!!! Todos ficam trancados! lol

Ricardo Freire

Majô, não tem nada seu no poço, não sad

Guilherme Lopes

Hehe...

Cair no poço não posso... lá vai a dica:

A Gol lançou (imagino que de última hora) uma promoção muito parecida com esta da TAM...

Ela promete tarifas com até 90% (esse até) de desconto...

(...) A promoção é válida para trechos domésticos de ida e volta para viagens realizadas até 13 de dezembro e permanência mínima de 1 dia no destino (...)

Se alguém achar algo que interessante, avisa a gente!!!

; )

Ricardo Freire

Guiherme, é esquisito: no site da Gol não há menção a essa promoção. Mas o Panrotas deu, de fato, a notícia, ontem, às 23h55.

Lá no Aquela Passagem, http://aquelapassagem.blogspot.com , o Rodrigo andou simulando algumas viagens a partir de Belo Horizonte,na TAM, e só achou tarifas esgotadas.

Lu
LuPermalinkResponder

Acho que a Varig tb resolveu entrar nessa. Até 20/10, 2 pessoas viajam pela pte aérea ou de Congonhas p/vários lugares por 20001 milhas. E, até 27/10, 2 pessoas viajam p/Paris ou Roma por 75000 milhas, desde que sigam o mesmo roteiro. Bom demais, né? Fiquei doidinha prá gastar as minhas 75000 (é tudo que eu tenho!!!), mas ñ sei se vai dar tempo ... e $$ (afinal estou c/uma viagem quase fechada p/Maldivas!!!). Oh, dúvida cruel!!! Esses dilemas são tudo de bom!!!

Guilherme Lopes

Lu,

O Rodrigo, no blog Aquela Passagem, fez um post (muito bom) sobre as novas rotas da Varig e sobre esta promoção...

Riq,

Estranho mesmo, no site não encontra nenhum banner sobre esta promoção, mas eu dei uma olhada rápida e achei algumas tarifas interessantes, como Belo Horizonte - Maceió por 200 reais...

O bom também é que a promoção é válida para viagens até o dia 13 de dezembro...

O site “Mercado e Eventos” acabou de publicar esta promoção...

; )

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Riq, estou no poço do vnv acaba em pizza

Lu
LuPermalinkResponder

Oi, Guilherme,

Fui lá no site do Rodrigo, mas ñ achei nada sobre a Varig. Pfv, me dá o passo a passo p/eu chegar lá.

Guilherme Lopes

Lu,

Vai lá no blog do Rodrigo e apertar o ATUALIZAR (ícone com as duas setinhas verdes) do seu navegador.

; )

Ricardo Freire

Sylvia, tirei do poço. E consegui botar os sites dos hotéis de Maceió. (O Meliá mudou de bandeira, agora é Atlantic Suites http://www.maceioatlantic.com.br . E tem um pequeno hotel quase-design uma quadra antes dele, o Brisa Tower http://www.hotelbrisatower.com.br )

Guilherme Lopes

Riq, não tem o S do Towers!

É www.hotelbrisatower.com.br

; )

Ricardo Freire

Consertei em todos, Guilherme, obrigado!

Ricardo Freire

Assim como a Majô ontem, a Liciana não está conseguindo postar comentários hoje.

Ela me mandou por email o seu depoimento sobre a promoção da TAM:

Fiz há cerca de 20 minutos, para 2 paxs, os trechos SP/João Pessoa/SP, voando no mês de outubro por R$ 529,00 + R$ 35,04 de taxas por pessoa.

Falando em promoções, a BRA também tem uma promoção para emissão até amanhã na qual 2 pessoas voando juntas pagam apenas o valor de um bilhete, mas ambos pagam as taxas. Em julho já tive passageiros que utilizaram esta promoção. Bj

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

O pessoal tá dando mais sorte que eu... nem na TAM, nem na GOL, achei nenhuma passagem que financeiramente compensasse, com uma relação custo benefício bacana que nem essa que o Liciana conseguiu pros passageiros... :roll:

JULIO CESAR CORREA

Ric,
como tenho um casamento para ir em Porto Alegre em 19 de outubro. Aproveitei. Ficou por 313 paus, ida e volta. Acho que valeu a pena, mas não conferi os preços nas concorrentes.
gd ab

Lu
LuPermalinkResponder

Thanks, agora consegui ler tudo. Aliás, adorei o blog do Rodrigo. Mto útil!Já bookmarkei!

Rodrigo Purisch

O Aquela Passagem agradece a lembrança carinhosa e os elogios!

Olha, quando se tem sorte consegue-se uma passagem por valores semelhantes ao praticados no primeiro semestre.

No primeiro semestre, BH/Recife ou João Pessoa podia ser comprado com uma certa frequencia na inúmeras promoções por volta de 400 reais ida e volta ( eu comprei por 356 reais). São Paulo/Porto Alegre podia ser encontrado por 200 reais. São Paulo/Curitiba até 160 reais. BH/Rio até 160 reais e BH/São Paulo 200 reais.

Certo é que as cias fizeram um aumento generalizado das tarifas acabando com as promoções mais recentemente. A ocupação caiu muito e foram forçadas a voltar com as promoções. Se você comparar os preços dessas atuais promoções com os praticados a cerca de 1-2 meses, os vôos estão promocionais.....

Agora, se existe promoção toda hora, na minha forma de ver, não é promoção! É o menor preço usualmente praticado. No primeiro semestre, se você planejasse com antecipação, você acabava conseguindo uma passagem "promocional". Poucos hoje são aqueles que pagam as tarifas mais altas, normalmente por trabalho, urgência ou por ter deixado para a última hora.

A população acostumou e já gravou na memória o preço "promocional" das rotas que mais usa e tem relutado em pagar mais por ele.

Promoção era qualquer trecho por 50 reais.... Essas acabaram. Isso sim é low cost com low fare!

Cadê as passagens mais baratas quanto mais cedo se comprava ou mais vazio o avião estava? Sumiram....

Ricardo Freire

Rodrigo! Estou trabalhando num texto pro ViajeAqui que vai por aí. Só discordo de você num aspecto: não acho que as pessoas tenham na cabeça os preços praticados nas promoções; acho que ninguém sabe mais o preço de nada! Os últimos anos foram tão doidos, que o único preço de turismo doméstico que se manteve (e mesmo assim vem subindo) é o do Ibis. Todo o resto está uma verdadeira gangorra.

Rodrigo Purisch

Riq,

Não acredito que a queda na ocupação foi causada apenas pelo medo de voar ou ficar preso no aeroporto. Foi principalmente por isso, mas não só isso.

As cias tentaram aumentar os preços justificando que as operações ficaram mais complicadas. Mas acho que o consumidor não engoliu bem esse aumento de preço.

Elas tentaram levantar a bola fazendo promoções junto aos agentes. Não foi suficiente. O cara que trocou o ônibus pelo avião na rota São Paulo/ Recife, por exemplo, sabe o quanto ele já pagou e não topa pagar mais pelo mesmo vôo. Não são todos que pensam assim, mas acho que a massa está aumentando.

Ibis BH, se não me engano: De 89 para 119..... Pensando que 100 reais pesam para o brasileiro como 100 USD para os americanos e uns 80 euros para os europeus, então estamos pagando muito caro por um Ibis.... Acho que nem ele conseguiu escapar da loucura de preços.

Ricardo Freire

Também acho que o Ibis tá caro, Rodrigo. Mas pelo menos a gente acompanha o preço -- a cada ano eles tascam mais 10%, e o mercado vem recebendo bem.

É diferente de uma passagem para Florianópolis, que pode custar entre 400 e 1.800 reais (tô chutando os dois valores), dependendo de 843 fatores.

Tudo bem dos preços variarem -- foram os americanos que inventaram isso, e parece que dá certo. O problema é que perdemos o parâmetro; não sabemos qual é o preço-base. Qual é o preço-base de uma passagem pra Floripa? Não tenho a mais mínima idéia.

(Já para passagens para a Europa, eu tenho: fora das férias, dá para achar a 900 dólares para a maioria das cidades principais, certo?)

A ponte aérea já custou 200 e já custou 800 reais, ao sabor da guerra das tarifas ou do cartel Varig-TAM (aproveitado pela Gol).

O Ibis pelo menos é um parâmetro; e posso julgar o preço de qualquer hotel a partir dele smile

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Eu que nasci convertendo tudo para verdinhas , mesmo com a moeda
americana enlouquecendo ao longo dos anos , tenho uma noção de
preços historicos e quando eles fogem dos parametros eu me recolho
e aguardo que normalizem .
Quando não se normalizam ou eu tenho que me reciclar e aceitar a mudança ou desistir e psrtir para outra .
Agora que estou vivendo esta fase de paixão portenha smile fico cacifando
tarifas ida e volta com taxas etc por 200 usd , pois sei que elas existem .
O negocio é descobrir onde estão e para quando são ofertadas.
Não tem jeito , para podermos ter e manter uma noção aproximada
do que é não oferta é preciso usar uma moeda estável .
Ao adquirir algo tem que converter e guardar o valor , acrescentando
uns 10% ao ano na moeda forte escolhida como parametro .

Rodrigo Purisch

Concordo Riq.

Acho que no caso das cias aéreas entra o lobby da IATA. Essa tal de tarifa Y (cheia) que apenas uma meia dúzia paga é utilizada como tarifa base!

Uma tarifa base que pode ser várias vezes a média das tarifas vendidas. As bandas tarifarias vem da ideia da IATA de proteger mercados. Nos últimos anos é que vários países entenderam que essa regra impede a concorrência. Da tarifa Y até a mais barata tem um grande número de tarifas na econômica. Interessante é que se planejando, dificilmente você voa acima da terceira classe tarifária (da mais barata para a mais cara e excluindo as tarifas para agentes, profissionais do setor, etc))

O que eu sinto é que em vários mercados, o pessoal entende que essa tal tarifa Y (cheia) não é usada pelo consumidor normal. Só por empresas.

Se isso não fosse um hábito mundial, eu iria achar que é medo do congelamento de tarifas arraigado na alma das cias brasileiras. Lembra que o preço base era muito superior ao que agente pagava, pois sempre estava na promoção... Se o governo congelasse, valia o preço fictício que era tido como o base...

O certo é que as cias Low fare deixam mais claro essa progressão tarifária da mesma forma que o Ibis acaba com a famosa tarifa balcão muito superior a obtida na agência ou na Internet da Lan House na frente do hotel.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Eu procurei para o feriado de 12/10 para uma amiga de BH vir a SP.
Achei na GOL por 210 ida e 10 a volta.
Na TAM por 124,50 cada perna.
Ah, era Confins x Congonhas.

Roderic
RodericPermalinkResponder

Planejando ir p/ Fernando de Noronha, claro que não esperava nenhuma promoção para lá. Mas fui procurar uma ida-e-volta CWB/REC e eis que consigo uma ida CWB/FEN pela pontuação do Fidelidade para 21 de outubro. Quem já tentou trocar seus pontos de milhagens por viagens para Noronha sabe como é difícil a TAM disponibilizar esta troca.

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, não gostei nadinha de ter ficado muda ontem. :roll: Será que ninguém mais teve problemas de erro quando enviava comentários ????

Felipe V.
Felipe V.PermalinkResponder

Promoção boa mesmo foi a do ano passado, pela Gol, o trecho a R$ 25,00.
Isso sim que é promoção! Isso sim que é low cost low fare!
Fiz AJU-GIG-AJU, num final de semana, em junho/06, por R$ 89,00, o trecho todo, já com as taxas. E ainda parcelava no cartão!
E o melhor de tudo: fez sol nesse fds no Rio!!!
Atualmente, se as promoções não forem desse nível, pra mim não é promoção.
É como o Rodrigo falou... já temos uma noção de preço, já sabemos qdo o preço tá bom, ou tá caro, já temos uma idéia de qdo é promoção de verdade.
A propósito....não consegui nada nessa promo da Tam, nem da Gol.

nataldebrinquedo

eu entrei à tarde e não achei passagem nem para Alta Flotesta! Ok, eu não pretendia mesmo ir, mas será que tem tanto turista lá? rs

Rosa
RosaPermalinkResponder

Eu tentei Rio/Brasília para o meu filho no feriado 12/10 e nada, estava com os mesmos preços "altos" de sempre. Para conseguir preços melhores, só quando há a possibilidade de viajar qualquer dia e ir tentando um por um. Eu comprei Bsb/Buenos Aires/Bsb direto, para janeiro/2008, por 1.000 reais já com as taxas, TAM. Como eu olhava todo dis e estava sempre 1.600 reais, achei que foi um bom negócio, está mais em conta que muitos vôos Bsb/Nordeste com escalas e conexões.

maria
mariaPermalinkResponder

Oi Rico,

estive viajando na sua materia sobre Boipeba e ela é realmente legal, só quero que as pessoas saibam que dos tres restaurantes que voçê recomenda so o Santa Clara continua aberto. E o estaleiro nunca foi restaurante de nenhum português, ele era na pousada do Baby.
Quanto as posadas realmente a sua escolha foi muito basica, voçê só recomenda as posadas que viu quando passou na praia, esqueceu que tem posadas dentro e muito legais também.
Farto de ver materias sobre Boipeba e sempre os mesmos nomes de restaurantes e posadas parece clichê, boipeba tem quase 100 posadas e cerca de 20 restaurantes abertos e sempre as materias que fazem falam das mesmas tres pousadas e dos mesmos tres restaurantes fechados,
é caso para perguntar????
VOÇÊ ESTEVE MESMO EM BOIPEBA?????????

maria
mariaPermalinkResponder

VOÇÊ ESTEVE MESMO EM BOIPEBA?????????????????

Ricardo Freire

Rico? Sou eu?

Que matéria? De quando?

O Babi era português, sim...

Querida, havendo tantas boas pousadas à beira da praia (e a Santa Clara tecnicamente nem está na beira da praia) não há motivos para se hospedar na vila em alguma pousada muito simples, só isso.

FeRnAnDiNhA
FeRnAnDiNhAPermalinkResponder

AMIGOS,GERALMENTE AS PROMOÇÕES DE BAIXO CUSTO,FICAM DISPONÍVEIS APARTIR DE QUAL DIA DA SEMANA???
SEGUNDO COMENTARIOS,DISSERAM QUE SERIA APARTIR DAS 22 HS DE QUINTA-FEIRA,MAS ATÉ AGORA NADA...E OUTROS DIZEM QUE SEMPRE APARTIR DAS 00:00 DE SEXTA´PRA SABADO.

ME MANDEM DICAS,PORFAVOR!!!
QUERO VIAJAR NO PREÇO rsrsrs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar