Praga pra Thamy

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

praga451.jpg

Mês que vem a Thamy, enteada do nosso Beto Paschoalini, vai passar três dias em Praga -- e o Beto queria dar de presente dicas bacanas de hospedagem, restaurantes e passeios.

Da minha parte, a única dica que não deve ter desatualizado é que ela vá um dia à Ponte Carlos (não, não é essa da foto) antes do café da manhã -- a única hora em que dá para fotografar a ponte sem vendedores e com poucos turistas.

No mais, daria uma estudada nas indicações de hotéis do Eurocheapo, e iria conferir a noite de Zizkov, que dizem ser a mais "cool" da cidade no momento.

(Outra informação útil: 1 euro vale 27 coroas; um dólar, 20 coroas.)

E aí, vamos melhorar essa lista?

praga452.jpg

101 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sylvia
SylviaPermalink

BIANCA ??
A dos trens ?? Como vais menina ??

Bianca
BiancaPermalink

Oi Sylvia, eu estou enroladíssima com os trens mas não sei se sou a mesma Bianca que vc está se referindo, mas aceito se vc tiver alguma dica, ja que o Ric confia tanto em ti...

Sylvia
SylviaPermalink

He he Bianca , se tu fosses a mesma Bianca , saberias com certeza :cool: , ficamos teclando mil anos para decifrar um Europa lol
Com as respostas do Riq , não tens dicas , tens um personal mentor , não precisas de mais nada . Acredite !

Célio
CélioPermalink

Sylvia e Riq.....Obrigadíssimo!!!!!!!!!!!!!!!

Bianca
BiancaPermalink

Ai Ric, to super triste, pq eu meio que viajei na programação e acho que vou estragar tudo. Vou tentar fazer o que vc falou só que ja estive em Paris então pensei em fazer assim:
Paris - 2noites ( so para curtir um clima , tem um hotel em Saint Germain que eu queria ficar);
Londres: 3 noites (4 dias)
Amsterdan : 3 noites
Berlin: 3 noites
Praga : 4 noites ( estou louca para ir)
Viena : 3 noites ( pq vc excluiu lá em cima?)
Budapeste: 2 noites

Eu tinha pensado assim pq queria muito andar de trem pela Europa coisa que ainda não fiz, tirei Bruxelas e vi um voo legal de LOndres para Amsterdan (valeu a dica), mas acha que da para fazer o resto como eu pensei de trem??? To cheia de gaz , nem to dormindo direito...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Os passes não cobrem a República Tcheca, Bianca. E normalmente os que valem a pena são os passes internos de um país, ou de dois países contíguos. Mas dá pra fazer em trechos avulsos, do jeito que eu escrevi. (Nunca comprei passagem pela ferrovia austríaca, mas acredito que dê certo. A passagem da ferrovia alemã vem pelo correio, emita o quanto antes.)

Tinha tirado Viena porque era preciso tirar alguma coisa, mas se você já conhece Paris, em tudo bem. Eu tiraria o quarto dia de Praga e realocaria em Londres.

Zé
Permalink

Afinal, essa Bianca é ou não é "aqueeela Bianca"? grin

Pra quem não sabe, "aqueeela Bianca" foi aluna da primeira turma do curso de Ph.D. aqui do VnV "Como se dar bem numa primeira viagem solo à Europa".

Pois bem, ela se formou (com nota 10 e louvor, por sinal), mas nunca mais deu as caras por aqui, hmpf! sad

Ou será que ela voltou para fazer uma reciclagem, uma continuing education? :roll:

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Como diria o William aquele, "What's in a name?" mrgreen

Pena que a Bianca original sumiu; ela é a grande responsável pela Sylvia virar a Co-Pilota da fase Wordpress lol

Sylvia
SylviaPermalink

Com a fase .COM o título Co-Piloto fica disponível para
quem se habilitar a assumir os desafios quando o Riq estiver desconequitado ou twittando direto mrgreen

Clarice
ClaricePermalink

Zé, eu também fiquei curiosa para saber se é a mesma Bianca.
Foi por essa época conheci as dicas para comprar os ingressos para o Vaticano e a Galeria Ufizzi. :cool:

LUl
LUlPermalink

Adoooro este blog!Quase todas as dúvidas são resolvidas,sem ter a necessidade de fazer perguntas.É só procurar.
Obrigada Riq,obrigada Sylvia grin

MEL
MELPermalink

Olá! Preciso de uma orientação. Enfim...estu pensando em ir à Barcelona agora no início de outubro. Fico uns 4 dias e sigo pra Marselha para encontrar o meu marido (que está fazendo um curso lá). Melhor ir de trem ou low-cost? Depois, percorreremos algujma coisa de Provence / Côte d´Azur de carro. Estamos loucos para conhecer Praga...então pensei em pegar um low-cost partindo de Nice (teria alguma outra sugestão?). Vale a pena ir parar Viena ou melhor Praga, direto? Ficaríamos alguns dias por lá, pegaríamos um voo low-cost para Paris e retornaríamos ao Brasil depois de alguns dias. É viável É insano? É confiável comprar pela internet? Vc recomendaria alguma coisa diferente? Preciso planejar essa viagem em menos de uma semana! Se vc tiver dicas de onde ficar, com um bom café da manhã e quartos agradáveis a preços razoáveis, agradeço imensamente....

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Mel, antes de pensar em low-costs veja as rotas realmente existentes em http://www.skyscanner.net . Vôos low-cost normalmente existem em rotas muito turísticas ou muito movimentadas. Barcelona-Marselha, Marselha-Praga e Nice-Praga não estão entre essas rotas.

Há vôos regulares de Barcelona a Marselha pela Iberia, e de Marselha a Praga pela Air France. Também dá para ir de Marselha a Praga via qualquer outra capital européia em vôo com conexão. Esses vôos só de ida em rotas sem concorrência costumam ser caros. O certo teria sido incluir os trechos internos na passagem intercontinental, saindo do Brasil.

O trem entre Barcelona e Marselha leva entre 7 e 9 horas, com baldeação ou em Montpellier ou em Narbonne. Você pode comprar em http://www.renfe.com .

Não é insano reservar ou comprar pela internet. Mas viagens complicadas compradas em cima da hora costumam sair mais caro do que deveriam.

Em vez de pensar nos lugares que estão longe de onde vocês estarão, pensem em explorar melhor a Catalunha, o Pays d'Oc, a Provence e a Côte d'Azur, e vocês vão gastar menos e aproveitar mais.

https://www.viajenaviagem.com/2009/06/na-provence-com-a-claudia-carmello/
https://www.viajenaviagem.com/2009/06/hoteis-bbb-em-praga-e-budapeste/

Gustavo Valladares Propp

Ricardo..olhando a resposta para a Bianca confesso que me assustei um pouco..mas vamos lá, já que espírito de aventura não me faltará. Segui todas as suas dicas e consegui preços ótimos para um roteiro de 15 dias entre ROMA (3 DIAS) - VIENA (2 DIAS) - PRAGA (2 DIAS) - BERLIM (2 DIAS)- PARIS (2 DIAS) - LONDRES (4 DIAS). Exceto de Viena a Praga e Praga a Berlim (trechos relativamente curtos que farei de trem), farei tudo de Low Cost, geralmente partindo a noite para não comer os dias. Minha única preocupação é com a língua, já que não tenho a menor simpatia pelo inglês..alguma dica do resumão que devo fazer sem falta nestes países?? Hummm...detalhe, desembarco em Genôva para começar tudo isto depois de um Transatlantico de 14 noites, por isto o pouco tempo em cada cidade. Desde já obrigado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Rapaz, muito corrido. Faça isso não. Descontando os dias de viagem, você vai ter um dia em cada lugar. E quando você fizer as contas do que vai gastar com deslocamento, vai ver que de low-cost essa viagem não tem nada.

Menos de 5 dias inteiros em Paris e Londres não vale. Nas outras, menos de três dias inteiros é pouco.

Ricardo Rabeno
Ricardo RabenoPermalink

RIQ!
Além das dicas mais tradicionais de Praga, quero colaborar com dois endereços de lugares BBB prá almoçar ou jantar.
- CUKRKÁVALIMONÁDA:
Um bistrô gracinha próximo a Ponte Carlos, come-se muito bem e paga-se pouco.Em dois, gastamos 20 euros, incluindo couvert; dois pratos individuais; taça de vinho e claro LIMONADA, a melhor e mais bem apresentada que já tomei.
Lazenská 7.
Praha 1, 118 00.
Reserve: 257 530 628

- KLUB ARCHITEKTU
Puxando a brasa prá minha sardinha, ops, é como se fosse o IAB local. Conjunto de lojinha design; livraria e bistrô entre as grossas paredes de um prédio acho que do Século 12.Vale muito a pena!
Betlémské Namesti, 169/5A.
Praha 1, 110 00.
Tel + 420 224 248 878

Boris
BorisPermalink

Estive em Praga no Abril de 2010 com minha esposa e com mais dois amigos e de todas as cidades que visitamos foi a que mais nos encantou: música, história e beleza.
Certa vez eu li o seguinte comentário: o melhor de Praga é se perder em Praga!! Não perca essa dica quando vc estiver lá!

Reservamos o hotel Hotel Kampa Garden 3* ,limpinho, arrumadinho e muito bem localizado, num parque tranquilo a dois passos da Ponte Carlos V. Dependendo de como você faz a reserva, pode ter desconto com o pagamento à vista. Peça essa informação. E se possível, também peça um quarto com vista para o canal.

http://www.kampagarden.cz/


Fizemos o tour com a Tania Sochorova - foi ótimo, bem explicado e nada de correria. Além de nos encantarmos com a cidade maravilhosa, também ficamos conhecendo um pouco mais da história deste lindo país. Tania é muito inteligente e fala muito bem portugues. Foi uma experiência enriquecedora. Ela falou muito sobre a época de comunismo.

Entrar em contato com Tania é fácil - escrever um email: amazon@volny.cz
ou entrar no site dela: www.guia-em-praga.com.br

Boris

Rodrigo
RodrigoPermalink

Olá Ricardo

Estou indo para Praga em julho e gostaria de algumas dicas e comentários, se possível, sobre o roteiro.
Berlin - 3 noites
Praga - 3 noites
Budapeste - 3 noites
Roma - 4 noites
Lisboa - 1 noite
De Berlin a Praga e Budapeste vamos de trem.
Há algum problema em chegar na estação de Budapeste à noite?
De Budapeste a Roma pegamos uma low cost chamada Wizz Air. Conhece?
Os hotéis já estaõ reservados. Tem alguma dica de restaurantes que valem a pena nessa cidades?
Obrigado

Eleonora
EleonoraPermalink

Gostaria de alugar um apartamento em Praga.
Alguem pode me dar uma ajudinha??
Obrigada!

Mariana
MarianaPermalink

Estou indo no mês que vem para praga sozinha, e depois de ler todos os post negativos sobre os taxistas de lá, resolvi que vou utilizar um shuttle do aeroporto ao Hotel. Alguém tem alguma indicação?
Obrigada!

Sylvia
SylviaPermalink

É só sair na porta do desembarque e vais encontrar um shuttle.

Georgia
GeorgiaPermalink

Oi Mariana
Utilizei o shuttle do aeroporto para o hotel em dezembro passado e foi tranquilíssimo. Não tenho absoluta certeza mas acho que usei esse transfer aqui: http://www.123-prague-airport-transfer.com/ Há outras companhias. Sugiro que vc procure no forum do tripadvisor.com.
Eu não fiz reserva pela internet. Tem mais transfers em Praga do que taxis no aeroporto de Congonhas. Quando você sair do desembraque verá as vans. Só precisa dizer o nome do hotel e vc estará lá em cerca de 30 min. Achei o serviço excelente.
O motorista me deu um cartão e eu liguei para marcar o transfer na volta. Eles foram pontuais e deu tudo certo. O detalhe é que o recepcionista do hotel não poderia fazer a ligação para mim porque só poderiam chamar o transfer com quem eles tem "contrato". Fiz a ligação do skype.
Tenho a impressão que paguei 480CK na época por cada trecho mas agora está um pouquinho mais caro. Também fiquei um pouco assustada com o que se fala dos taxistas de Praga. Não precisei pegar taxi. Boa sorte!

Georgia
GeorgiaPermalink

Mariana, vc pode ver também neste link aqui. Sinceramente não lembro o que utilizei mas reconheci os 2 links.
http://www.prague-airport-shuttle.com/

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Já indiquei esse para um amigo e deu certíssimo.

jpsoares
jpsoaresPermalink

oops, Ricardo desculpe a repetição não vi os outros posts

Célio Cavaca
Célio CavacaPermalink

Mariana,
Em setembro/2009 eu fiz um tranfer com a Prague Airport Transfers, paguei por aqui, tudo tranquilo ...sem problemas.
Procure tb. o site da Tania Sochorova, ela faz um tour por praga ...bem legal...eu fiz e recomendo.

Sergio Moraes
Sergio MoraesPermalink

Super-hiper recomendo a Tania Sochorova. Ele faz um tour a pé(+ ou - 4h) p/cidade, durante o tour dá todas as dicas, tem transfer, reserva hotel e ainda fala português. Fiz em outubro/2009 c/minha mulher e foi muito bom. O site dela é http://www.guia-em-praga.com.br

Mariana
MarianaPermalink

Muito Obrigada!!!!!!!!!!
Vou acessar os sites dos shuttles e também tentar falar com a Tania. Me interessei bastante pelo tour a pé.

Mariana
MarianaPermalink

Gente... mais uma perguntinha...
Estou com uma dificuldade danada pra comprar coroas tchecas aqui em Brasilia. Vocês acham que eu consigo comprar no aeroporto de Paris?
Obrigada!

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

É roubada comprar moeda fraca fora do país em que é aceita.

Se você não quer fazer saques em caixa automático direto da sua conta corrente, faça um Visa Travel Money.

https://www.viajenaviagem.com/2009/05/pros-x-contras-dolar-euro-peso-real-travelers-cartao-de-credito-saque-internacional-ou-visa-travel-money/

Georgia
GeorgiaPermalink

Mariana, na confidence cambio (aeroporto ou park shopping) eles podem tentar achar pra vc. Mas acho que não vale o esforço não. Como o Riq falou, ou vc faz o VTM, ou saca da sua conta do banco, ou faz cambio com os euros que vc levar. No aeroporto de Praga vc pode sacar das ATMs. No shopping de Praga (fica bem no centro) vc também terá possibilidade de fazer saques e no meio da rua também. Não há com o que se preocupar. Boa viagem!

Juliana Milagres
Juliana MilagresPermalink

Acho que você não deve se desesperar para comprar as coroas daqui do Brasil não.
Quando estive em Praga, troquei euros por coroas tchecas na cidade mesmo. De acordo com o carinha do hotel que fiquei, a melhor taxa era de uma agência chamada X-change, se não me engano, que fica no centro histórico. Achei a taxa bem boa mesmo, e a casa de cãmbio tinha fila do lado de fora. Ou seja, deve ser boa mesmo.

Oscar
OscarPermalink

Mariana... Faça um VTM.. Em último caso leve Euros.. Em Praga não vai ser difícil trocar por Coroas Checas.

Bianca
BiancaPermalink

Sylvia, Zé, Riq...

Aqui estava eu garimpando dicas para uma nova viagem a Europa em janeiro e vi nos comments desse post vcs falando da BIANCA " da primeira viagem a Europa", "dos trens" ..."responsavel pela sylvia ser a co-pilota do VnV na versao wordpress...

Pela descriçao, acho que sou eu! E se realmente sou, fico feliz de ter sido lembrada! Como vcs me ajudaram! Minha viagem foi um sucesso graças a vcs! Sylvia e Zé com uma paciencia de jó, me dando coordenadas, super dicas e o pulo do gato nos lerês pela Italia que me pouparam um tempo enorme! Comandante, Sylvia capitã de fragata e zé, sempre serei grataa vcs!

Vào me ver mais ativamente por aqui, abraços!

Zé
Permalink

EEHH, tá viva!!! mrgreen

Carol Souza Lima
Carol Souza LimaPermalink

Pessoal, Vale a pena pegar um voo de Budapeste a Praga ? O tram demora mesmo 7horas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Carol! O trem demora isso tudo, mesmo. O melhor é ir de avião!

pam
pamPermalink

Bóia

Suas informações tem sido de grande utilidade para o meu roteiro, muito obrigada!
Fico 3 dias em praga e queria dicas de lugares que eu não posso deixar de visitar.
abs

Jayme
JaymePermalink

Uma dica importante (não sei se já foi dada antes). Os metrôs de Praga são ótimos e fáceis de se locomover, mas além de comprar o ticket em máquina automática nas estações, você precisa validá-lo.
Ninguém menciona isso e como as entradas dos metrôs não possuem controle ( as catracas estão abertas e parece que ninguém controla) você pode ser pego no meio dos tuneis de interligação em blitz por amostragem e se não tiver o ticket validado paga-se uma multa de 30 Euros na hora ou vai para uma delegacia.... Eu tinha o ticket pago, mas desconhecia a necessidade de validá-lo e fui pego na blitz. Por mais que argumentasse com os fiscais, não teve saída a não ser pagar a multa.

Cris
CrisPermalink

Pessoal, comprei passagem para Budapeste dia 29 a noite e retorno dia 11 de manhã de Copenhagen.

Estou progamando:

30 - chego em Buda final da tarde
31 e 1- Budapeste e 2 vou para Praga cedo
2 e 3- Praga e dia 4 vou para Berlim a noite
5,6,7 e 8 -Berlim- vou 8 a noite para Copenhagen
9 e 10- Copenhagen
11- retorno a SP

1- Alguém acha que vai ficar muito cansativo? Devo tirar algum lugar e acresentar quantos dias nos outros? O trem é super demorado de Buda para Praga, mas de avião vi que demora mais tempo ainda......alguém sabe alguma coisa!! Preciso de um HELP!

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris! Se você tivesse lido o nosso material sobre o leste, teria sabido que é complicado fazer Budapeste e Praga na seqüência, a não ser que seja de avião. Dois dias numa cidade não dão para nada, você chega e já vai sair.

Fred
FredPermalink

Olá, Bóia!
Vou chegar em Praga de ônibus, vindo de Munique (comprei os bilhetes no site da Bahn, seguindo as dicas do VnV!). Reservei o Hotel Vintage Design Sax (Jansky Vrsek 3, Prague 01). O ônibus tem chegada prevista para quase 21 horas, portanto, pretendo ir de táxi ao hotel e deixar o transporte público para o dia seguinte, já mais ambientado. Como as estações de ônibus nem sempre contam com a estrutura que existe nos aeroportos, gostaria de saber se posso comprar ou sacar coroas checas lá? Vou precisar delas para pagar o táxi! Outra dúvida: na estação eu consigo um táxi especial, já que os comuns não são confiáveis?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fred! Marque este trânsfer:
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/chegando-e-saindo-de-praga-prague-airport-tranfers-recomendo/

Saque coroas no caixa automático (mas este trânsfer aceita euros).