Restaurantes em Roma pra Carla

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

   

A Carla baiana (a propósito, Carla: que foto é essa no cabeçalho do seu blog?!? Eu quero!!!) vai a Roma e gostaria de indicações de restaurantes com preços abordáveis mas que não fossem turisticões.

O Fabio (que está nos devendo um relatório de Búzios...) falou da Taverna Angelica, perto do Vaticano, e da centenária pizzaria Est! Est! Est!.

Eu, que não piso em Roma desde 1991 (pecado!), só posso recomendar um site, o In Rome Now, e as carciofi alla giudia, alcachofras fritas à moda judaica, do tradicionalíssimo Da Giggetto, na região do Gueto (OK, o site está escrito em seis línguas, mas a comida é boa...).

Sugestões? Testemunhos? Roubadas? Conte-nos, per favore.

58 comentários

Carla
CarlaPermalinkResponder

Oh meu Deus! Que emocao! Obrigada, Ricardo, obrigada mesmo. Eu nem tenho condicoes de te dizer como me senti importante com esse post agora. Te mando a foto por email, na hora! Nao e linda?

Beto
BetoPermalinkResponder

A prova foi no século passado, mas as lembranças são boas.
http://www.otelloallaconcordia.com

vivi
viviPermalinkResponder

Girarrosto Toscano Via Campania, 29

Beto
BetoPermalinkResponder

O primeiro post a gente nunca esquece, viu Carla!

Ricardo Freire

Carla: xongas arroba gmail ponto com .

O engraçado é que de cara eu pensei que fosse uma montagem, meio Farol da Barra, meio Miami; só então reconheci o Edifício Oceania. (Normalmente ele aparece grandão nas fotos, né? Assim, só o detalhe, é raro.) É uma foto muuuuito poderooooosa!

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Serve dica de hotel (risos...). Nós ficamos no Hotel Campo de Fiori ( http://www.hotelcampodefiori.com/ ) e recomendamos...
Restaurante eu não me lembro... mas comer uma pizza em Trastevere (bairro) é uma delícia e com precinho bacana... fomos em Novembro/Dezembro do ano passado e deu até para sentar lá fora com aqueles aquecedores elétricos!
Boa Viagem... Roma é tão boa!!!!

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Carla, eu gostei de todas as pizzas que comi na Itália. Até daqueles quadradinhos vendidos nas biboquinhas de esquina. Gostei, inclusive, da napolitana que, obviamente, eu comi em Nápoles lol
Não lembro de nomes de restaurantes, mas tenho tudo anotadinho em casa, depois te passo. De cabeça, só lembro do Mario Alla Vitte, perto da Piazza de Spagna, que foi ótimo.

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Na Italia eu não me lembro exatamente dos locais, pois fui em 2001. Mas, uma dica importante, pedir um prato para viagem,num marmitex,que voce pode comer numa praça, normalmente sai pela metade do preço da mesa. Dica da minha professora de Italiano, que usei várias vezes.

Fabio Nitschke Gomes

Riq, o relatório de Búzios tá no forno, segura as pontas... wink

Fabio Nitschke Gomes

Vou repetir as dicas do outro post, pra ficar mais "organizado"...

Apesar de muita gente dizer que prefere as pizzas paulistanas às italianas, comi uma deliciosa no Est! Est! Est!, que carrega um século de história. Dá um pulo lá:
http://uk.holidaysguide.yahoo.com/p-travelguide-31068-action-describe-est_est_est_rome-i

O bônus da noite foi ser (muito bem) atendido por um garçom que, conversa vai conversa vem, descobri ser sobrinho do Lúcio Costa (urbanista, autor do Plano Piloto de Brasília).

Outra: próximo ao Vaticano, vá ao Taverna Angelica ( http://www.tavernaangelica.it ). Preços moderados (pros padrões vigentes), ambiente, atendimento e comida descolados.

Boas lembranças… O jantar pra casal saiu por 80 euros, mas não lembro se tinha vinho nesta conta.

Carla, procura um livro (publicado no Brasil pela Abril e revista Viagem) chamado “Roma agora”, com dicas atuais -se é que dá pra dizer isso sobre qualquer publicação!- e descoladas. Vale o investimento. wink

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, enviei ontem e-mail pra você pela conta majo.soares, acho que você não leu. wink
Será que só eu tive problemas de postar comentários aqui ? Por horas, sempre vinha erro http 500. O que me disseram que seria problema com o servidor do wordpress. :roll:

EduardoLuz
EduardoLuzPermalinkResponder

Estivemos ( a família toda ) em Roma em janeiro/07 e a lista de restaurantes é grande e boa :
Cul de Sac é um wine bar muito bom com os devido frios italianos pra acompanhar.
Enoteca Antica ( na via della Croce) também é excelente pra tomar copos de Brunellos a 5 Euros.
Vineria Il Chianti é perto da Fontana di Trevi. Lugar lindo pra comer e/ou beliscar e o ideal é ir a noite lá pois você vai sair e ver a Fontana toda iluminada.
Cavour 313 também é uma vineria de respeito e fica na... Cavour 313.
Pizza é na Da Baffetto ( Via del Governo Vecchio, perto do Pantheon). Fomos tres vezes lá e é sensacional.
Reitero o Giggetto al Portico onde comemos alcachofras fritas ( a minha mulher adora!) muito boas.
Taverna Flávia ( na via Flávia) também é excelente. E a Sicilia al Tappo
é um lugar bom pra comer uma bela comida siciliana!
E escapar de qualquer restaurante que esteja localizado na via Veneto, aquelas com áreas envidraçadas, que são verdadeiras arapucas turísticas. E falo com razão pois é claro que caí numa delas.

João.
João.PermalinkResponder

Pessoal,
estivemos na Itália (Veneza, Florença e Roma) em abril de 2011 e fomos conferir a pizza na Da Baffetto. O lugar é bem pitoresco, pode-se ver os pizzaiolos preparando as massas e realmente a pizza é "de tirar o chapéu"!!! Tanto que sempre há filas de espera na rua. Já o atendimento, nem tanto - atendentes meio grosseiros e pouco atenciosos.
Quanto à sobremesa, o tiramisu não estava legal. A dica é comer o sorvete da Passione logo na saída da pizzaria, este sim excelente!
Grato, abs.

ed
edPermalinkResponder

Riq,
ja viu os voos da nova malha aerea? alguns destinos ficaram muito mal servidos. Veja, por exemplo, Fortaleza-Confins. Ha apenas 4 opcoes pela Gol, todos em horarios bem ruins ou com varias escalas E conexoes...imagino que isso deve se repetir para outors destinos...

ja
jaPermalinkResponder

Ricardo, tudo bem?

Vc sabe se a reserva de hotéis pelo Asia Rooms é segura?

Agradeço muito a sua resposta. Abraço...Ja

Ricardo Freire

Nunca usei, ja. Mas a Sylvia, que comenta muito aqui mas está viajando esta semana (senão já teria respondido), usa bastante e recomenda.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ricardo, a foto e' maior do que aquilo e inclui a praia tambem, eu cortei pra caber no banner. O Farol da Barra e' a coisa mais bonita que eu ja’ vi na vida, mas claro que essa minha opiniao e’ totalmente emocional.

Mirella, a ideia e' justamente ir numa epoca em que a gente ainda possa curtir as coisas do lado de fora. E com o frio que faz aqui onde eu moro, novembro na Europa e' fichinha.

Fabio, eu gosto mais das pizzas italianas do que qualquer outra. Eu nao estou no Brasil, procurei o livro por aqui pelo editor e achei esse aqui: http://www.amazon.co.uk/Rome-Eyewitness-Travel-Guides/dp/1405317302/ref=sr_1_16/026-6908962-1911641?ie=UTF8&s=books&qid=1190740924&sr=1-16. Mas nao parece ser o mesmo. Depois vou dar uma olhadinha na livraria, fisicamente falando. smile

Beto, Vivi, Mari, Ernesto, Eduardo, muito obrigada pelas dicas. Ta tudo anotadinho, os URLs todos salvos, so’ falta eu juntar tudo e fazer meu proprio guia.
Maridon vai fazer o roteiro de passeios e eu vou cuidar de onde comer e beber. Eu viajo pra comer, gente. Os pontos turisticos e passeios entram nos intervalos entre almoco e jantar. Uma coisa horrivel.
Beijos!

diarionomade
diarionomadePermalinkResponder

oi Rodrigo,
Procurei aquelas suas dicas sobre minha viagem em marco 2008 mas nao as encontrei :p
Tem como me mandar?!
Abraco
Nomade

Helton
HeltonPermalinkResponder

Ricardo, ao cobrar do Fábio o relatório de Búzios, me lembrei que vc prometeu um postão sobre Fernando de Noronha. Será que saiu e eu comi bola?

abs!

chris
chrisPermalinkResponder

Carla, não me lembro agora. Vou dar uma olhadinha em casa e te falo depois. Tem um restaurante muito fofo que a comida é ótima. Te passo o nome e endereço.

Fabio Nitschke Gomes

Não é exatamente uma "roubada", mas comer na praça Navona significa pagar mais pela localização do que pelo prato. smile (Nas imediações há vários lugares charmosos, talvez não tão careiros, vale procurar.)

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Carla, pergunte na recepção de seu hotel, em que restaurante eles levam a mãe e a esposa pra jantar, numa noite veramente specciale. rs...
Italiano é super mão de vaca, e claro... adoram comer bem.

Carlo
CarloPermalinkResponder

Grazie a Dio é Venerdi, na Via Dei Capocci 1, perto da Via Cavour. Excelente pizzaria!

Ricardo Freire

Nômade,
a conversa da tua viagem você encontra a partir deste comentário aqui, rolando a página:
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/09/14/foz-do-iguacu-pra-angelica/#comment-26103

GiraMundo com Jorge Bernardes

http://www.ristorantemario.net/home.php

Rodei, rodei no Google e achei o site de um restaurante que curtimos muito em Roma. O Mario's fica um pouquinho escondido, mas bem localizado entre a Piazza di Spagna e a Fontana di Trevi.

A comida estava ótima (que salada caprese inesquecível), o vinho da casa do Chianti é incrível e os preços são muito bons.

O atendimento foi muito simpático e olha que a Clara chegou lá com fome também, então até que a mamadeira dela ficasse pronta, ela deu um show...

GiraMundo com Jorge Bernardes

http://www.enotecaferrara.it/

E eu iria para o jantar neste restaurante em Trastevere. Aliás, eu só iria a Trastevere à noite!

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Carla, dê uma olhada neste link: http://www.astheromansdo.com/restaurants.htm . Se der, dê uma olhada no site inteiro. É muito bom! É do Alan Epstein, um guia turístico americano que mora em Roma há muito tempo. Os "private tours" dele devem ser ótimos, mostrando a "vida real" de Roma, de acordo com os interesses pessoais de quem fizer o passeio. Só que era muito caro para nossos parâmetros. O livro dele "As the Romans do" é divertidíssimo, leitura muito interessante para quem vai a Roma.

GiraMundo com Jorge Bernardes

E finalmente recomendo a Trattoria Antonio al Panteon. Fica na Via dei Pastini, não longe do Panteon como o nome sugere. Fica perto da Bolsa também, percebi que o povo vai almoçar lá.

Muito simpático, mais barato dos 3 que recomendei e a comida também impecável. Pena que não acho link em lugar nenhum pois foi o que mais gostamos....

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Jorge-Gira, no link que eu mandei, acima, há citado "Armando Al Panteon" e "Da Fortunato Al Panteon", mas o seu Antonio não consta, infelizmente...

Ricardo Freire

Não tem site, mas é bem citada por aí. Era só procurar com "h", Gira mrgreen

Antonio al Pantheon
Via dei Pastini 12
Tel: 06 679 0798

Nice family run restaurant where Pietro and his family will take good care of you. Try the homemade pasta rolled in a huge slab of Parmesan cheese. Always busy.

GiraMundo com Jorge Bernardes

Que legal que vc achou! Eu tenho o cartão deles em casa, eu iria confirmar. É ótimo mesmo. E fica super bem localizado entre as atrações turísticas. É quase impossível não esbarrar nele quando se vai da Fontana di Trevi ao PantHeon. smile

mcb
mcbPermalinkResponder

Carla, você gosta de peixes e frutos do mar? Dica IMPERDÍVEL para Roma:
restaurantezinho de nome RIPA 12 (ripa dodici), na via San Francesco a Ripa, 12 (Trastevere). Aqui tem até um mapa:
http://www.secondome.com/ripa-12/
Não é turístico (apesar da localização) e é excelente!

Para pizza tipicamente romana, em local não tão turístico (e barato, zona de estudantes), recomendo a pizzeria Formula Uno, em San Lorenzo (Via degli Equi, 3).

Abraço!

Carla baiana
Carla baianaPermalinkResponder

Mcb, obrigada, eu adoro peixes e frutos do mar! Vou anotar essa dica tambem.

EduardoLuz
EduardoLuzPermalinkResponder

Carla, parabéns pela foto. Realmente é demais e pra não perder a viagem, esqueci de indicar uma restaurante modernoso e italianoso pois tem loja de alimentos, é uma enoteca e a salumeria de lá é muito boa. O nome dele é Gusto e fica na piazza Augusto Imperatore, 9 ( http://www.gusto.it ).

chris
chrisPermalinkResponder

Carla, Tem um restaurante que achei o máximo quando estive em Roma. Vou logo avisando que foi em 2000. Procurei na internet e ainda existe. Chama-se DA MEO PATACCA, Pizza de'mercanti, 30. www.dameopatacca.com

O jantar é à luz de velas e as mesas ficam postas em um lindo jardim. A comida é uma delícia. Mas também, difícil se comer mal em Roma, não é? Espero que você aproveite bastante.

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Carla,
Não é bem um restaurante, mas acaba fazendo as vezes de um... Na happy hour dos bares italianos, (por volta das 19h) pagando apenas um cocktail (que custa de 6 a 8 euros), você pode comer a vontade num buffet montado no bar: desde frios, focaccia, queijos, pizza, finger food normalmente.
A moda nasceu em Milão, mas já espalhou por toda Itália e acho que não será difícil achar em Roma um bar com esse sistema.
Só tem um detalhe, não adianta pedir uma coca-cola ou uma cerveja, porque vai te custar os mesmos 6 - 8 euros.

Ricardo Freire

Luisa! Adorei! Essa é a dica mais charmosa E muquirana que já ouvi sobre a Itália!
lol

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Pois é, Ricardo... Em tempos de vacas magras, a gente se vira como pode! E sem perder a pose!

Adriane Lima
Adriane LimaPermalinkResponder

Nossa, Luisa, adorei a dica também! tou indo em dezembro, espero que não seja uma dica só para as épocas mais quentes!

Carla, em Roma eu comi no La Pace Del Palato, veja o site www.lapacedelpalato.com, é uma graça... comida excelente, serviço super atencioso, cortês. Fica perto da Piazza Navona, e não achei tão caro assim... No site tem o mapa, a ruazinha é tão charmosa...

Em frente (beeem em frente mesmo) da Piazza di Spagna tem o Barcaccia, uma cafeteria pra lá de boa, de onde vc pode apreciar o vai e vem da piazza, se não quiser se sentar nas escadarias... Veja mais em www.barcaccia.com.

Nos dois sites tem o menu, então dá pra você avaliar se vale a pena...

Depois conta o que gostou, pra eu poder aproveitar no mês seguinte, tá?

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Adriane, é claro que em dias quentes é muito mais agradável, mas o "aperitivo" (nome dado pelos italianos para essa happy hour) já virou tradição e tem o ano inteiro.

Uma opção bem divertida em Roma pra quem entende italiano é o Restaurante La Parolaccia, onde vc vai pra comer e acaba escutando todos os palavrões existentes em língua italiana. O problema é que não é muito econômico e virou ponto turístico, mas é muito engraçado!

Carla baiana
Carla baianaPermalinkResponder

Luisa, adorei a dica! Na verdade, por aqui tem muito essas happy hours tambem, mas so se voce chegar cedo no bar.

Adri, obrigada tambem. Pode deixar que quando voltar conto tudo.

Greicy
GreicyPermalinkResponder

Oi Ricardo!!! td bem?
bem, estou morando na frança ja faz quase 1 ano e meus pais estão vindo aqui me visitar! Vou levar eles pra Italia, Berlin, Genebra e Paris! Mas meu problema maior esta na italia! estou tentando ver horarios e preços de trem de roma para veneza no site da trenitalia mas não estou conseguindo! só tem horarios à noite, e acredito q pra la seja um destino q deve ter varios horarios, não? gostaria de ir para firenze tb, mas vamos estar hospedados em roma (temos 1 dia p/firenze e 1 para veneza -dias 24 e 25/12)! tu tens alguma dica de algum passe, ou alguma idéia de preço, mais ou menos pra eu ter uma noção...talvez não saia mais em conta ir de carro? nos somos 3 adultos e 1 criança...
bah agradeço muito se tu puderes dar uma ajudinha!!!
um beijão

Ricardo Freire

Greicy,
No sistema do Trenitalia só aparecem todos os trens nos próximos 30 dias; se você pesquisa no dia 24 de dezembro os EuroStar, que são os mais rápidos, não aparecem.

Pesquisando para datas ainda em novembro, há trens trens partindo de Roma às 7h30, 8h30, 9h30 e chegando em Florença 1h36min. depois. O trecho de ida custa 33 euros por adulto em tarifa standard, 26,50 em tarifa "Amica" (lugares limitados). Se eu entendi bem, e você está pensando em ir a Florença em bate-volta, daria para voltar às 18h43, 19h31, 19h53, 20h53, 21h31 e 21h53 nesses trens de uma hora e meia.

É impossível ir de Roma a Veneza e voltar no mesmo dia, Greicy. São 4h30min. de viagem.

Carro pode sair mais barato, Greicy, mas com esse seu tempo apertado só vai complicar ainda mais as coisas.

Greicy
GreicyPermalinkResponder

Bahh Ricardo! Valeu pela ajuda! vou pensar em alguma outra alternativa! afinal vamos ficar do dia 22 à 26 na italia!
mas obrigada mesmo!
bjão

Gabrielle
GabriellePermalinkResponder

Passei minha Lua de Mel em viagem pela Europa e por indicação do blog, quando passei por Roma estive na Taverna Angélica... Comida maravilhosa, vinho espetacular e sobremesa dos Deuses... Índicação mais do que perfeita!!!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

A minha dica de restaurante familiar em Roma é o Da Sergio, que fica perto do campo de fiori. Estou até hoje sonhando com aquele spaghetti alla carbonara! Deixei mais detalhes da minha dica aqui http://paraviageiros.blogspot.com/2009/02/almoco-em-familia.html

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Ops, e não é que vim buscar dicas de restaurante e encontrei um recado da xará do ano passado! Vou usar a dica dela com mamãe rsrs

Bruno Xavier
Bruno XavierPermalinkResponder

A Galleria Alberto Sordi é um oásis no meio do mar de gente do roteiro Via del Corso, Fontana de Trevi, Piazza di Spagna. É lá que tem um restaurante que é um oásis para quem quer fugir nos menus turísticos da região. Chama-se Galleria. Comida boa, ambiente clean, atendimento perfeito, preço ok. Abre todos os dias das 12 às 24h. As hostess são brasileiras e super prestativas, procurem a Gleisy. Quem for de turma (até umas 8 pessoas) consegue reservar uma "sala" exclusiva.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Lembra se há 'secondo' com carne/aves?
Procuro uma folga nas massas, pizzas e capreses.
Obrigada.

Aline
AlinePermalinkResponder

Pessoas!
Vim agradecer as muitas dicas q peguei aqui sobre Roma!! Estive no restaurante Da Sergio ontem e realmente o spaghetti alla carbonara eh uma delicia!!!!

Adorei a regiao do Trastevere, onde finalmente pude ouvir mais italiano e nao me deparei com o monte de turistas asiaticos ahahahahaha... Eles sao umas figuras!!

Abraços a todos e obrigada novamente!!

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Pessoal,

Voltarei a Roma este ano e um restaurante imperdível é o Gioia Mia Pisciapiano, na Via degli Avignonesi, 34. Cantina tradicional, sempre cheia e onde comi o melhor risoto da vida! É cheio e zero turístico! Vale conferir! Um abraço!

Melissa
MelissaPermalinkResponder

ricardo, bóia, gente!
não me batam...
alguém já comeu massa integral em algum restaurante romano? Será que serei espancada se pedir? kkk
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melissa! Pesquise "pasta integrale", ristoranti e as cidades onde você vai. Vai ser difícil encontrar.

De todo modo, vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Melissa
MelissaPermalinkResponder

smile obrigada!

Maria das Graças

Melissa, o que é massa integral para voce?

Melissa
MelissaPermalinkResponder

oi maria
são aquelas feitas com farinha de trigo integral
agradeço a ajuda!

cassia souza
cassia souzaPermalinkResponder

Boa tarde pessoal!
Vou para Roma em dezembro e gostaria de saber se algume conhece, ou já fez alguma excursão com o "viator.com". É confiável? Alguma dica de outro receptivo para excursões?

Obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cassia! Viator não é uma agência de turismo receptivo, é apenas um vendedor de passeios online. É o maior que existe, mas os passeios são todos de terceiros.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar