Visto americano: o outro lado

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O Bruno voltou impressionado de um encontro com o chefe da seção consular americana no Rio, William Weissman, em que foi exposto o interesse do consulado em melhorar a qualidade de atendimento aos postulantes ao visto americano.

(Cá pra nós: já não era sem tempo...)

Alguns dados e curiosidades que o Bruno anotou:

• Nos 4 consulados brasileiros, 87% dos pedidos de visto são aprovados;

Os postulantes esperam em média 2h para serem atendidos.

Por dia são feitas em média 1.400 entrevistas em SP e 350 no RJ, sendo que no Rio há apenas 3 oficiais para realizar as entrevistas;

Em breve será obrigatório deixar as 10 digitais no momento da entrevista e, quando isso estiver valendo, na renovação do visto não será mais necessária a presença do postulante.

O prazo médio para agendamento de visto é de 90 dias, mas a cada semana são criadas novas vagas para os dias seguintes de acordo com a média de produtividade dos oficiais consulares que trabalharão naqueles dias.

Os brasileiros, independente de onde morem, agora podem solicitar seu visto em qq consulado: Rio, Sampa, Recife ou Brasília.

Os vistos que são negados sem qualquer pergunta ou checagem da documentação levada pessoalmente, se deve a mentiras no preenchimento do formulário online (escola, trabalho, endereço...). Há pessoas que checam esses dados antes do postulante chegar para a entrevista.

Os vistos americanos hoje só têm validade máxima de 5 anos porque o Brasil também colocou esse limite para os vistos dos gringos... Apesar de várias solicitações do Departamente de Estado Americano, o Itamaraty se recusa a aumentar essa validade.

Meu visto vai vencer daqui a um mês, então vou ter a oportunidade de conferir essas informações na prática...

Alguém aí andou pedindo ou renovando visto ultimamente? Queremos os detalhes!

139 comentários

Guilherme Lopes

Já que estamos falando dos EUA, alguém aqui já foi ou conhece alguem que já visitou as Ilhas Marianas? Do Sul ou do Norte?

Me deparei com as Ilhas Marianas ao ler sobre o campeonato de futebol da Ásia Oriental...

; )

CLAUDIA YAMAGUCHI

Em 1997 visitei Guam que necessita de visto americano, ate entao Saipan que tive a oportunidade de ir em setembro deste ano 2009 nao necessitava de visto. Porem a partir de novembro nao sei ao certo, para Saipan esta sendo obrigatorio o visto americano. Vale a pena conhece-las apesar que mais da metade dos visitantes sao provenientes do Japao. Apenas evitem o mes de setembro e outrubro pois nessa epoca ha muitos furacoes.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Fui ao consulado essa semana em SP, Riq. As filas continuavam desanimadoras, gigantescas e andando devagar. sad

Carla
CarlaPermalinkResponder

Eu estou precisando renovar o meu há 1 ano, mas andava muito desanimada... Agora, se sair a minha bolsa, vou conferir os trâmites dos vistos para estudantes - sempre me disseram que é tudo mais rápido... wink

Daniela Siqueira

Nós desistimos de fazer a famosa RTW justamente por conta dos EUA (e agora a viagem virou vai-na-Asia-pela-Europa-e-volta) - na hora de marcar a entrevista no Consulado, só estavam aceitando entrevista para depois de 20 de dezembro, data em que a gente já teria voltado da viagem (sem contar o transtorno que é pra gente que mora no interior ter que ir a São Paulo). Detalhe: até em Recife a gente olhou! E pra não passar nos EUA, vocês precisam ver que ginástica a gente fez na calculadora de milhas da Star Alliance...
Depois da gente desistir, o agente de viagem explicou que eles têm um contato no Consulado ou na ABAV, para casos especiais, e que seria possível enviar os documentos pra lá, e eles marcariam a entrevista pra nós (diz ele que sairia em uma data dentro de umas duas semanas) - a um preço, imagino. Agora entendo que devem ser essas "novas vagas criadas todas as semanas".
Em conclusão: achamos o visto do Japão (desculpaê, Majô) mais fácil de conseguir que o dos EUA - custa caro (em Minas, a onipresente Despachatur cobra R$200,00 por visto para providenciar tudo) e envolve uma papelada, mas a gente não tem que ir no Consulado láaaaaaaaa longe, um transtorno.

carolina
carolinaPermalinkResponder

Eu fui renovar o meu visto em julho aqui em sp mesmo. liguei no consulado, marquei a entrevista pra semana seguinte, às 9:00... cheguei umas 7:00... existe uma fila dentro e outra fora dos portões do consulado. Esperamos uma meia hora e um dos funcionários chamou as entrevistas marcadas para as 9:00. Entramos, ficamos em uma outra fila (pequena) e fomos aos guiches. Eles fazem algumas perguntas, tiram a digital e é só. Vc entra, paga a taxa de correio e sai. Como fui renovar dentro do período de 1 ano após o vencimento, foi bem tranquilo. Espero q dê tudo certo na sua renovação!

Rodrigo Purisch

O meu de 10 anos venceu esse mês. Mas no meu caso, vou ter ir a São Paulo renovar....Aí o visto sai mais caro ainda e por apenas 5 anos...

Mas na época em que se podia renovar por despachante, eles cobravam o olho da cara e agente tinha que aguentar o mal humor dos funcionários do antigo onipresente despachante de Belo Horizonte.

Sei não, acho que é melhor comprar uma passagem de ônibus e aproveitar para emendar um final de semana em Sampa. Estou precisando ir na Liberdade...

diarionomade
diarionomadePermalinkResponder

Minha mulher e filha fizeram todo o tramite muito rapidamente e sem muita burocracia (em fevereiro e junho). O atendimento nao demorou muito e em Brasilia (nossa experiencia) e que esta melhor organizado e mais rapido.
Abraco

Taysa
TaysaPermalinkResponder

Fui renovar o visto em Brasilia em marco - o prazo de agendamento (feito pela internet ) foi de cerca de 30 dias . Chegamos as 8 e antes das 11 hs ja tinhamos resolvido tudo . O que achei melhor foi a agencia do Correios - para quem mora fora de Bsb - paga-se uma taxa de sedex e seu passaporte e entregue em casa - chegou 2 dias depois . Agora vou de novo para o visto das minhas filhas . O que achei pior foi o prazo do agendamento - agendei semana passada e so consegui vaga para 12/12 . Como viajo dia 20/12 fiquei um pouco preocupada . Cheguei a procurar ate despachante ... mas eles tb nao conseguem para antes . A agente de viagem me disse que e para acessar todo o dia o site de agendamento , porque as vezes aparecem novas vagas ( devem ser estas vagas extras !)

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Eu renovei tem 1 ano, aqui em SPaulo.
Marquei pela internet, levou acho que 54 dias para a entrevista.
Fui lá, me perguntaram apenas quantas vezes eu havia estado nos EUA, pois eu coloquei na ficha uma vez a menos - esqueci uma conexão de retorno do México que fiz em Miami. Na hora eu lembrei e falei desta quando a moça me olhou esquisito.
Uma hora depois eu fui embora, pagando a taxa na Agência de Correios para receber via Sedex o passaporte.
Foi tão rápido que perguntei ao guardinha se era só isso mesmo...

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Fui renovar meu visto, há quatros meses atrás, abril. Meu visto ainda estava valendo, mas eu queria aproveitar uma viagem a Recife e então marquei a entrevista pela internet para o dia que me foi mais conveniente, tudo fácil e organizado. A entrevista estava marcada para as 9 horas, cheguei alguns minutos antes, tinha uma fila sim para entrar, mas as 9 horas em pontos abriram os portões e em pouco tempo (tempo para passar no raio X e na revista) entramos, recebi uma senha, aguardei ainda cerca de 30 a 40 minutos, fiz a entrevista muito rápida, o senhor que conversou comigo foi muito gentil e até ajudou-me a responder algumas perguntas que eu tinha deixado em branco (tipo a data da viagem, que eu ainda não sabia e iutras que tinha dúvidas). Terminei tudo pouco depois das 11 horas. Esta é a terceira vez que tiro visto e nunca tive qualquer dificuldade e nunca fiz por despanhantes. Agora eu incentivo a todos os amigos a ir direto através da internet, antes (tinha um visto de dez anos) também fui direto, através do telefone e tb não foi difícil. Eu acho que é sempre bom ter o visto a mão pois qq hora se aparece uma viagem ai estou com tudo pronto! Espero que todos tenham a mesma sorte que eu, pois realmente não encontrei qq dificuldade.

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Minha entrevista está marcada para amanhã. A noite eu conto como foi. smile

Majô
MajôPermalinkResponder

O meu visto de dez anos venceu no início deste ano e não renovei. Aliás, acho que todos sabem, não conheço os EUA haha

Alinelima
AlinelimaPermalinkResponder

Ola a todos!
Vi que ninguem respondeu ao Guilherme ainda... tenho uma amiga que visitou Guam e Saipan, te passo umas informacoes se quiser!
E sobre visto americano, well, só tenho as informações de como proceder aqui no Japão, onde a maioria maciça TEM que ter o visto para uma eventual emergência, já que o dito cujo é necessário para trânsito e as passagens TYO > GRU são mais baratas e rápidas via EUA.
Aqui, acredito que 98 ou 99% dos brasileiros que tiram visto americano solicitam a uma agência de viagens (não há despachante), já que eles não falam nem inglês e nem japonês bem para fazer tudo sozinho.

Saul_
Saul_PermalinkResponder

Eu fui para o Estados Unidos quando tinha 11 anos com os meus pais, a respeito de trabalho, e hoje estou com 18 e voltei ja tem 2 anos, faz este mes. Eu gostaria de saber se no futuro sera mais dificil para que eu consiga renovar meu visto, ou entrar no Estado Unidos pois eu passei do tempo permitido la.

Abracos,
Saul_ (saulmsf@gmail.com)

Carla SP
Carla SPPermalinkResponder

TIrei novamente meu visto em agosto deste ano, 20 dias depois de ter expirado o prazo para eu entrar na fila de renovacao sad

O agendamento foi feito uns 40 dias antes pela internet e eh bem isso q o pessoal falou ai em cima. Um fila de uns 40 minutos lah fora, depois uma fila estilo Disney-em-julho lah dentro, onde vc passa por 3 guiches (premiliminares, digitais e entrevista).

Cada entrevista eh diferente e na minha tive ate que conversar em ingles com a mocinha do guiche. Acho q foi pq falei q iria para lah sozinha, sei lah...

Mas depois de umas 3h eu sai de lah, com a taxa do sedex paga e em 6 dias uteis recebi o passaporte em casa.

Boa sorte com o seu visto!!!
Abracos

Anelise
AnelisePermalinkResponder

Fui ao consulado 3 meses atrás. Tinha o visto de intercâmbio expirado e pedi o de turista. Fui preaparada, munida de documentos e com a boa dose de paciência. Demorou umas 2 horas, e a entrevista nem 5 minutos. O entrevistador perguntou o que eu ia fazer lá, onde tinha morado da outra vez e qto tempo ficaria lá. Só isso. Não pediu nenhum documento.
O que acho muito ruim é a falta de boa vontade das pessoas que trabalham com o público lá.
Mas deu certo! Isso que importa. Boa sorte à todos com os vistos!!!!

Anelise
AnelisePermalinkResponder

Ah esqueci de dizer que foi o consulado de SP.

World Soul
World SoulPermalinkResponder

Gente, afinal qua o site em que faço o agendamento??

Já tirei o visto duas vezes, inclusive o último foi de 10 anos.... Agora preciso renovar. Alguém sabe onde é mais tranquilo para fazê-lo, se é em BSB, RJ ou SP??

brigadinha!!... wink)

Thiago Parente

www.visto-eua.com.br

Tenho entrevista marcada para 30/10 em Recife...

GiraMundo com Jorge Bernardes

O número de aprovação de vistos: 87% de aprovação mostra o dilema que os americanos passam com países de grande desigualdade como o nosso. Se tiram o pedido de visto, a gente invade o país dele com imigrantes, se complicam a emissão de visto, eles espantam um mercado gigantesco que temos aqui pra a indústria de turismo deles.

Americano é business-oriented. Os caras são espertos, eles sabem que a maioria absoluta dos que pedem o visto são pessoas que no mínimo apreciam o país e vão gastar uma graninha razoável na indústria de turismo deles. Brasileiros com visto são o povo com menos contra-indicações para eles. Não me surpreende que estejam se mexendo.

Nós é que somos tolos de não tirarmos o visto deles. Não consigo me conformar.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

GIRA, somos DOIS! O brasileiro é " jeg-oriented ". O Governo é burro, não consegue entender que essa reciprocidade é burra.

Patsy
PatsyPermalinkResponder

Tambem tenho que renovar o meu, e estou enrolando.

Meus primos de BH fizeram tudo pela internet e vieram pra Sampa para a entrevista e tudo certo, receberam o visto em casa, mas demorou umas 3 horas, fila fora depois dentro e depois entrevista e pagamento da taxa do sedex.

Eu gostaria ainda de ver o Grand Canyon e o Yosemite Park, ah e Seattle, nada mais nos USA, tenho outros destinos em mente no momento.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Minha esposa obteve o visto para os EUA no início deste mês e tudo transcorreu na maior tranqulidade.

Como moramos em Belo Horizonte tivemos que nos deslocar para Brasília, mas tirando esse transtorno o restante foi tranquilo, sendo que com 2 horas de embaixada ela já estava liberada.

No nosso caso ela levou uma pasta de documentos mas só pediram o comprovante de que ela trabalha e pronto, o visto foi aprovado.

Com relação à dúvida que a Taysa levantou acima, no nosso caso em meados de agosto tive que agendar a entrevista para o dia 14 de novembro, mas entrava diariamente no site e em poucos dias surgiu uma vaga para o dia 6 de setembro, e aí foi só reagendar.

Cadu
CaduPermalinkResponder

Meu visto era B1/B2 (Business & Tourist), e havia expirado há menos de um ano. Meu passaporte tinha 10 entradas nos EUA, mesmo assim tive de agendar entrevista, morrer em US$100, na taxa de agendamento da entrevista e me deslocar até o Rio (moro em Vitória-ES), o que significou entre bilhete aéreo e táxis mais uns R$400.

Cheguei lá e demorei cerca de 2 horas para todo o trâmite. Me chamaram à cabine e o entrevistador não me fez uma única pergunta. Carimbou o processo e concedeu 5 anos.

Achei ridículo ter de me deslocar para lá, somente para estar de corpo presente no consulado. Ganhariam todos - os brasileiros e o consulado, se o processo fosse simplificado a requerentes de determinado perfil, eximindo-o da entrevista.

Joana
JoanaPermalinkResponder

Olha que coincidência, fui hoje tirar meu visto no Consulado do Rio e entrei aqui falando: po, queria contar como foi.... grin

É o meu primeiro visto pros EUA e fiquei bem surpresa (positivamente) com o atendimento. Marquei a entrevista há dois meses quase, para às 10h da manhã, mas o horário não foi cumprido - nem esperava que fosse. Cheguei no Consulado às 8:40 e depois da revista à bolsa (seguranças mulheres, muito educadas) fui pra fila pegar uma senha.

No guichê da senha tirei algumas dúvidas, os atendentes foram super solícitos.

Eles chamaram as senhas em ordem aleatória, primeiro para tirar as impressões digitais - super rápido e pessoa simpática atendendo - e depois pra entrevista.

Haviam 3 guichês pra fazer a entrevista e pelas caras das pessoas todo mundo estava conseguindo o visto. Demorou quase 1h pra me chamarem e a minha entrevista durou 3 minutos, sem brincadeira!

O consul perguntou há quanto tempo estava na mesma empresa, meu salário, pediu meu imposto de renda - eu entreguei meu contra-cheque tb e ele nem olhou. Perguntou qual era o meu roteiro nos EUA, se tinha parentes lá e pronto!!! Concedido!

Estava morrendo de medo porque o meu namorado está nos EUA, fazendo um curso pelo Governo do Brasil - ele é funcionário público - e eu vou pra casa dele. Levei todos os documentos dele, cópia do passaporte oficial, fotos nossas, mas eles nem questionaram....

Foi bem mais fácil e menos burocrático do que eu pensei que fosse ser. A única surpresa ruim é que vc não pode mais buscar o passaporte com o visto no Consulado, tem que pagar o courier pra entregar na sua casa - mais R$ 26, além de todos os outros gastos. Não sei se isso é novidade aqui, parece que sim pelo que os meus amigos comentaram.

Lore
LorePermalinkResponder

Eu renovei o meu visto (vencido em Maio) em agosto, e contratei um despachante p/agendar a entrevista, já que tinha uma viagem agendada p/NYC em agosto. O despachante conseguiu agendar o visto em menos de 1 mês, para uma semana antes de eu viajar. Cheguei lá munida de milhares de documentos, fiquei uns 20 mins na 1ª fila, o atendente 1º guichê apenas conferiu os docs. e me disse p/entrar e pagar a taxa do correio, SEM ENTREVISTA nenhuma, ou seja, rápido, fácil e indolor. Em 3 dias o passaporte c/o visto estava na minha casa.

Cesar
CesarPermalinkResponder

Infelizmente não tive sorte na renovação do visto de turismo no RJ (expirado a 2 meses). O atendente fez varias perguntas e alegou que minha renda era muito baixa, no caso eu declarava prolabore de 1 salário, porém anexei uma carta de custeio em nome do meu avô como sendo ele que pagaria a viagem. Tenho 25 anos, pós graduado e microempresário, já fui 3 vezes aos EUA (2 a turismo, 1 visto J1). Pretendo tentar novamente ano que vem, antes que passe o prazo de 12 meses de expirado, para isso devo aumentar minha renda no prolabore.

World Soul
World SoulPermalinkResponder

Riq,

qual o site do agendamento, vc sabe??

Obrigada!! wink)

Renan
RenanPermalinkResponder

A minha entrevista está marcada para o dia 5 de dezembro. Agendei o mes passado e o tempo de espera minimo eram de 66 dias. Mas só percebi depois, que eram 66 dias UTÉIS. hehehe Coisa que não está escrito em lugar algum... isso claro para primeiro visto.

Karinissima
KarinissimaPermalinkResponder

Gente: quem mudou de nome e já tem o visto só precisa levar os documentos do trâmite da mudança e pedir uma tradução oficial no consulado. Eles emitirão uma autorização que deveremos levar conosco na próxima viagem.

Ao menos foi isso que me informaram! smile

Estou enrolaaaaando pra mudar meu passaporte.

André Galhardo

Renovei o meu de 10 anos em agosto e aproveitei para incluir um visto de negócios.

Foi tranquilo - com horário pré-agendado e tudo que é necessário preencher disponível on-line, aquela imensa fila anda.

Mas reservei horário em maio... ou seja, na verdade tive que esperar três meses numa fila virtual.

Uma dica: a data de validade do visto é para a entrada nos USA - dá para chegar lá na data de vencimento e ganhar um carimbo de 6 meses sem problemas.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Estive hoje no consulado, em Recife. O atendimento foi pontual. O processo todo levou em torno de 1:30hs. Atendentes cordiais. O que me chamou atenção: uma senhora de Fortaleza me informou que pagou $ 400,00 pela taxa consular, já que lá não tem tem Agência de City Bank e as Agências de Turismo cobram 200,00 para pagar a taxa consular na agência do City , em Recife. Serviço totalmente desnecessário, porque a taxa pode ser paga na agência do City, no consulado, sem "o ágio" da agência de turismo. Várias pessoas pagaram lá, na hora. Em Salvador há duas agências do City, então isso não é problema pra a gente. Tb notei pessoas de Natal com a mesma dificuldade. Além disso, paga-se uma taxa de sedex, para receber o passaporte em 5 dias úteis, caso seja essa a preferência.

Fábio
FábioPermalinkResponder

Estive na sexta-feira, 28/09, no Consulado de São Paulo para renovar meu visto. No ano passado tirei o visto pela 1ª vez e eles só me deram 1 ano. O procedimento foi exatamente o mesmo, ou seja, agendamento, taxas, documentação, formulários 156 e 157 e etc. Cheguei lá por volta da 6h45 da manhã e já havia fila do lado de fora do portão. Como minha entrevista estava agendada para as 8h00 consegui entrar direto, só peguei a fila para o raio X. Lá dentro, você espera naqueles bancos, um funcionário confere sua documentação e te dá um senha. Em seguida, você passa pela pré-entrevista. Depois espera pela chamada para leitura de digitais, que é feita fora de ordem das senhas. Aí, aguarda pela entrevista, que segue a ordem das senhas. A minha foi bem rápida, a entrevistadora só perguntou o motivo da viagem, minha profissão e se eu escreveria sobre a viagem (imagino que foi por causa da minha profissão: redator publicitário). Disse que meu visto estava aprovado por cinco anos. Paguei a taxa de sedex e saí de lá às 9h15 da manhã.
Outra coisa: acompanhantes que não forem tirar visto não entram e não há sequer uma sala de espera onde eles possam aguardar.

Jose
JosePermalinkResponder

Minha esposa está tentando agendar para o Rio de Janeiro faz quase um mês e não consegue. Quando apareceu o calendário de dezembro já estava todo tomado.

No telefone ou internet, não faz diferença. Deve ter um horário que eles entram com os horários liberados. Agora é esperar para aparecer janeiro.

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Bom, como prometi que voltava para contar, voltei, atrasada como sempre...
Minha entrevista foi dia 20/09, o processo todo levou umas 2 horas, mas levei um livro e nem vi o tempo passar. O entrevistador não me perguntou nada, acho que porque estava pedindo o B1/B2. E achei todos muito simpáticos, desde o segurança que fica no portão e pede educadamente para olhar a bolsa, até os funcionários que recolhem as digitais e os entrevistadores. O passaporte chegou hj (02/10), via sedex. Só acho que é muita taxa. veja aí: R$38,00 para agendar a entrevista no site; Us$100,00 (na verdade tabelado em R$200,00) para solicitação de visto; US$ 60,00 pela taxa do visto de negócios (também tabelado: R$ 120,00, pagos na agência do Citi dentro do consulado) e mais R$16,00 pelo sedex. Ufa! quase que vai o dinheiro da viagem embora smile

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Quando agendei minha renovação de visto, em maio de 2007, meu agendamento foi para apenas 15 dias depois de meu pedido! Não fiquei muito tempo na fila, não me fizeram nenhuma pergunta e não me pediram para olhar nenhum dos documentos que eu havia levado, foi tudo muito fácil e rápido e meu visto chegou 10 dias depois pelo correio com validade para 5 anos. Viajo bastante e estive nos EUA umas 4 vezes nos dois últimos anos, acredito que isso possa ter facilitado minha reovação, pelo histórico de ir e sempre retornar.Não sei como está agora, mas comigo foi assim.

ricardo
ricardoPermalinkResponder

gostaria de saber de alguem, como esta sendo as entrevistas para casados com norte americanos.Hj, meu processo esta no aguardo do consulado americano onde minha esposa esta" miami"...alguem sabe o q acontece apos o 4º passo feito e aprovado? eu ja vou pro rio ?eles me avisam ?ou eu tenho q enviar doc onde diz q estou pronto pra entrevista?

thais meireles

Olá Pessoal!!
estou tentando visto dos EUA para viajar dia 17 de janeiro e nao estou encontrando vaga no consulado de brasilia!!! so tem pra março...!!
vcs sabem se tem algum jeito de conseguir???
Obrigada...

thais

KELLY MARTINS
KELLY MARTINSPermalinkResponder

COMO FAÇO PRA CONFIRMAR A MINHA ENTREVISTA?

Thiago Parente

Entra no site www.visto-eua.com.br

Fui no dia 30/10 em recife fazer minha entrevista, estava marcada para as 9 horas, chegamos 8:30 e logo fomos chamados. Na fila ja tinha pessoas com entrevistas para as 10 horas mas nao adianta chegar muito cedo, o pessoal q ta marcado antes passa na sua frente. Entramos no consulado exatamente as 9hs. Esperamos numa fila do lado de fora do predio (q na verdade [e uma casa), uns 10 min de espera fomos chamados para as preliminares: nesse caso so entra uma pessoa, com os documentos do casal. la foram conferidos todos os formularios, pagamento da taxa, fotos e passaportes. Tudo ficou com a pessoa. Aviso: se vc nao tiver pago a taxa, dentro do consulado tem uma agencia do Citi que fica aberto ate 11hs. Mesmo se sua entrevista é as 10 ou mais tarde, vc pode pedir pra entrar antes pra fazer o pgto. Bom depois de deixar a documentação, retornei pro lado de fora pra aguardar uma meia hora. daí fomos chamados e logo colocamos nossas digitais, daí ja ficamos esperando dentro apenas para a entrevista. Nessa hora percebi que o criterio das senhas se perdeu, não sei como fazer, pareciam que chamavam os numeros aleatoriamente. Vi algumas pessoas que tiveram seus pedidos negados, ate uma familia inteira. Na nossa entrevista, pergutaram se tinhamos filhos, no meu caso q sou empresario, qual o ramo da empresa, quantos clientes, quantos funcionarios, pergutaram onde minha esposa trabalhava, se conheciamos alguem nos eua, se tinhamos parentes nos eua, para onde iriamos e quanto tempo e onde ficariamos. Depois disso, que durou uns 2 minutos sem pedirem nenhum documento o senhor q nos atendeu disse-nos que poderiamos ir ao posto dos correios pagar o sedex. Isso foi numa terça feira, no sábado recebemos tudinho em casa, com visto valido por 5 anos.

Angela Bruno
Angela BrunoPermalinkResponder

Se você tem pressa para tirar o visto para os EUA e ao tentar agendar só encontrou disponibilidade para daqui a 3 meses; entre insistentemente na página de agendamento online até que haja uma desistência e você consiga agendar para uma data próxima. Não é fácil, mas é possível. Boa sorte!!! smile

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Oi pessoal! tava precisando fazer o agendamento de
entrevista para visto, mas é q meu passaporte, eu so irei
receber em fevereiro, e eu qro viajar em abril...to muito
preocupada...será q ainda tem condições de conseguir?

Brigadim bjinhosss!!!!!

Josafá
JosafáPermalinkResponder

Olá pessoal,

Recebi hoje a confirmação de um financiamento para participar de um congresso em Chicago na primeira semana de Março de 2008. Pelo visto levaria pelo menos 3 meses para obter um agendamento. É isso mesmo? Se for o caso... perdi o travel award sad

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Seguinte, não li todos os comentários então talvez eu repita algo mas falo o que eu sei. Tenho uma amiga que vai "tentar" tirar o visto pelo RJ pois ela fala que é mais rápido o agendamento lá do que em SP, mas ela fala que não é necessáriamente mais fácil. E um conselho para aqueles que precisam renovar o visto, vcs tem 1 mês, isso mesmo 1 mês para renovar o visto e ter as facilidades, como horário diferenciado e entrevista mais "leve" caso contrário você será mais um a tentar o tão cobiçado "carimbo". Mais duas coisas, quando for renovar não deixe de levar todos os documentos que comprove o seu vinculo com o país e não é necessário esperar o seu visto expirar para renovar, pode ser antes.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Leandro, fiquei curiosa... sua amiga conseguiu agendar no Rio? Sou do Rio, trabalho praticamente ao lado do consulado e vou ter que me despencar pra SP pra tirar meu visto. No dia 05/01 fui agendar e não tem nenhuma data disponível para o RJ até Maio. Agendei em SP para dia 09/04. Hoje, mais de 10 dias depois, monitorando diariamente, não vi nenhuma data disponível pro RJ. E em SP a primeira data está em 15/04. Ou seja, só 3 dias úteis depois da data que marquei. Parece que SP tem menos procura... pq será? Alguém sabe se lá são mais rigorosos? É mais complicado? Eu não tenho a menor vontade de morar nos EUA mas tb nao tenho nada que comprove meu vínculo além do meu emprego. Alguém tem dicas pra me dar? Nao tenho carro, apartamento, sou formada... não tenho nada que me prenda aqui além do meu amor ao país, amigos e família... rs... quero só passear mesmo. Pretendo levar uma carta do presidente da minha empresa declarando que são só férias. Será que ajuda? obrigada

JuEiger
JuEigerPermalinkResponder

Só quero levantar um ponto interessante...Tirei meu visto há dois dias no consulado de SP e o procedimento da entrevista é muito tranquilo conforme dito nos outros post...

Mas logo na entrada fui extremamente mal recebida pelo guarda que logo gritou ONDE ESTAVA MEU PAI (e respondi que estava no Rio, onde moro) e logo em seguida onde estava minha mÃe, isso porque minha avó estava ao meu lado...

Na pré entrevista, no questionario DS-157 no campo ''paises que te emitiram passaporte'' eu deixei em branco por distração minha e a mulher q fica no guiche, brasileira, perguntou: ''Qual pais?'' e eu nao ouvi a pergunta e pedi por favor que ela repetisse, repetiu, eu respondi ''Ah, Brasil'' e estupidamente grosseira me deu uma resposta atravessada ''Que bom que vc se lembra que vc tem patria'', sarcastica e desnecessario.

Em contrapartida, outros dois guiches fui atendida por americanos mesmo, que foram educados. Principalmente na entrevista, da qual durou 30 segundos SEM brincadeira.

Só achei interessante ter sido mal tratada pelos meus proprios compatriotas...

Tunny
TunnyPermalinkResponder

Ola,
Nao sei se podem me ajudar, mas eh o seguinte: Tenho um visto B1/B2 valido (negocios) ate novembro/2008. Porem no meu novo passaporte brasileiro o meu sobrenome esta diferente (mudei quando casei ha 8 meses). Sera que eu posso levar os dois passaportes, mesmo tendo o nome diferente??? ou eh melhor renovar o visto trocando o nome neste tambem?

Obrigada!

Michael
MichaelPermalinkResponder

estou pretendendo ir a disney em julho, porém ainda não comprei o pacote. Para solicitar o visto de turismo é necessário estar com as passagens em mãos?? caso eu naõ leve as passagens terei algum problema?
obrigado

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Não precisa, não, Michael... teoricamente vc não precisa nem ter seu roteiro definido. Na verdade, imagino que ter um facilita a concessão do visto, talvez por que eles vão mesmo acreditar que você vai a passeio se você já definiu onde vai passear... mas comprar a passagem não é uma boa... e se eles negarem?
E se você pretende ir em Julho se apresse... não sei onde vc vai marcar sua entrevista mas aqui no Rio está um horror...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar