B.R.A.: Bem Ruinzinha Airlines?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Certo está o Rodrigo Purisch, que não gosta nem de noticiar as ofertas da B.R.A. (quando ele publica, acrescenta sempre um "por sua conta e risco" ao título do post).

Ontem, depois de ter deixado 35 passageiros esperando por quase três dias no Recife para embarcar a qualquer momento para a Europa, a B.R.A. foi proibida pela Anac de vender passagens internacionais.

Era de se esperar que, com a venda de 20% da empresa para um grupo de investidores internacionais liderados pela Gávea Investimentos, de Armínio Fraga, a companhia melhorasse seu desempenho.

Houve até uma tentativa de aliança com a OceanAir, que logo foi desfeita. E agora, com a proibição (temporária, é bom frisar) de voar para o exterior, a reputação da empresa chega ao fundo do poço.

Os investidores devem estar sentindo -- tanto que, segundo informa hoje Monica Bergamo, o principal acionista da companhia, Humberto Folegatti, está se afastando da presidência. Como a Ilustrada (que é o caderno cultural, onde está a coluna de Monica) fecha bem antes do noticiário, esta decisão deve ser anterior à interdição da Anac.

A B.R.A. tem jeito? Deve ter, senão o Armínio Fraga não teria entrado no negócio, nem a companhia teria encomendado 40 aviões à Embraer, com previsão de entrega para o meio do ano que vem.

Mas que eles vão ter trabalho para nos convencer de usar esses aviões, ah, vão. Deve ser por isso que o Armínio agora também é sócio do Nizan Guanaes.

:roll:

62 comentários

Guilherme Lopes

Dizem que eles estão fechando um acordo com São José de Cupertino e com Nossa Senhora de Loreto...

; )

GiraMundo com Jorge Bernardes

Olha, esses investidores profissionais descontam tudo quanto é risco na hora de avaliar o investimento que fazem. O investimento na B.R.A é de alto risco para eles, estão diversificando o portfolio e certamente foi colocado na ponta do lápis toda a reputação e má qualidade de serviços que a BRA oferece.

Estão apostando alto na recuperação da imagem da empresa quando receberem mais aviões. Eles estão dando um colchão de liquidez para a BRA. E deve fazer sentido porque o mercado é tão pouco competitivo e a imagem da concorrência também não é das melhores, a gente não tem opção, quem conseguir melhorar a percepção com o cliente rápido, retoma a liderança.

Do jeito que a BRA é e sempre foi, eu nunca tive coragem de voar com eles. As supostas low-fare brasileiras acham que podem nos vender passagens de vôo charter. Faz sentido pagar baratinho e cobrarem por bagagem despachada e até a água, tomar avião em São José dos Campos e etc, mas não dá para aceitar falta de segurança, manutenção e atrasos.

Eu voei uma vez apenas com a OceanAir e fiquei com uma ótima impressão. Quando vi que eles tinham feito um acordo com a B.R.A e li o relato da Karinissima aqui no VNV sobre um vôo dela para o Rio com a OceanAir em que enfiaram ela no BRA e etc e tal... eu cortei a Ocean Air da minha lista de intenções... Arranhou a imagem pra mim.

Eu vivo falando isso e continuo a repetir. Eu fico desanimado de pensar em voar com TAM, GOL e cia... Nosso mercado doméstico está triste de aguentar.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Eu estava vindo para o escritório e ouvindo essa notícia lamentável. Também nunca tive coragem de voar BRA, Jorge e agora menos ainda. E pensar que eles estavam pensando em estabelecer uma rota para o Senegal (como deu no Rodrigo)...
Sobre a sua última frase, o Gianfranco Beting hoje colocou um post exatamente sobre isso lá no ViajeAqui.

Rosa
RosaPermalinkResponder

A regra é clara (como diz o Arnaldo no futebol): privatizar os lucros e estatizar os prejuízos.
Salvam-se os investidores e danam-se os consumidores.
Sexta-feira. Cadê a charada??????????????????????????????????

Ricardo Freire

Tem texto do Panda sobre a B.R.A., Emília? Fui agora lá e não tá lá não... mas ele também era publicitário, então a associação Nizan + BRA é mesmo automática lol

Majô
MajôPermalinkResponder

Ouvi no rádio agora de manhã vindo para o trabalho que a BRA teve os vôos internacionais suspensos, por terem considerado seus 2 aviões inseguros mecânicamente.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Ops, Riq, me desculpe...era sobre a última frase do Jorge: 'Nosso mercado doméstico está triste de aguentar.' eekops:
Acho que o comentário ficou um pouco confuso :roll:

Ricardo Freire

Ops! Eu é que sou megalomaníaco e achei que você tava falando comigo, Emília! Desculpaê!
eekops:

Breno B
Breno BPermalinkResponder

Ai-ai-ai...

Vou pra Arraial D'Ajuda no reveillon pela B.R.A. Tô até vendo...

Andei ouvindo um boato do pessoal aqui do aeroporto que rolava um certo boicote por parte dos funcionários e da tripulação contra a B.R.A. justamente em função da administração desse tal de Humberto Folegatti.

Diz a boca miúda que o cara era extremamente arrogante com todos. Mas boato é boato... não dá pra saber até onde é verdade. O fato é que o afastamento dele pode melhorar as relações internas, caso sejam verídicas as informações.

Já tô rezando pra Nsa. Sra. do Reveillon desde já smile

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Riq, lol
Estava falando com todo mundo, na verdade, só aproveitei o gancho do Jorge wink

Majô
MajôPermalinkResponder

Agora é que eu vi a redundância :roll:

Ricardo Freire

Eu sei, Emília, mas a sua frase era clara e bem-construída, não deixando dúvidas de que você estava comentando a frase do Gira. Eu é que não li direito eekops:

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Breno, pelo que estou vendo vai ter brasileiro de montão em Bs.As. e eu também estou me preparando para inconvenientes diversos. Mas vamos manter o pensamento positivo, né? grin

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Bons tempos aqueles em que só precisávamos chegar com a devida antecedência ao aeroporto sad

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

De quando a quando vais estar lá Emilia ?
Ap ou hotel ?

Alexandre Giesbrecht - AVIVIXE

Vim aqui justamente para fazer a mesma pergunta que a Rosa já fez: cadê a charada?
smile

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Sylvia, na semaninha entre o Natal e Ano Novo, de 26 a 2/1.
E a inspiração para aproveitar a milhagem veio dos seus relatos no Bytargentina! Só estou esperando a confirmação da reserva do apezinho que reservei na Recoleta grin

Rogéria
RogériaPermalinkResponder

Ai, tô com passagens para o Carnaval de Salvador pela BRA... meda!
Vai ser (ou seria?) minha primeira experiência com essa companhia.
Mas foi a única forma que encontrei de ir (além de bumba da Itapemirim), pois decidi só agora e me recuso a pagar R$1.260 O TRECHO para ir a Salvador pela Gol.
Não sei se vou atrás do trio ou atrás de um reembolso pela passagem... sad

Rogéria
RogériaPermalinkResponder

Corrigindo: R$1.027,00 por trecho.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Que delicia Emilia !!
A resposta vem rapidinho.. hoje meesmo !
Qual o endereço dele ? Não será o meeeu ?

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

eu viajei de BRA, de BSB pra Sampa em 2003, e do Rio pra Sampa em 2004. Na época nao tive problemas algum. So achei que o vôo era meio "pau de arara"...

Anelise
AnelisePermalinkResponder

Eu peguei uma ponte aérea Rio-SP com a BRA. Para nunca mais!!!!

Pablo
PabloPermalinkResponder

Tenho passagem da BRA Guarulhos-Madri, pra segunda-feira. Charter porque foi a promoção 2 em 1. Depois de adiarem de domingo pra segunda e de acrescentarem escalas em Recife e Lisboa, não previstas, agora vem isso tudo. Enfim, falei lá agora e o vôo está mantido porque está muito em cima e lotado. Segundo o noticiário, a ANAC está fazendo um check-up nas duas aeronaves que fazem os vôos internacionais. Segundo a BRA, os vôos mais pra frente, estão sendo relocados para outras companhias. A volta, sabe-se lá, pediram um contato aqui, para avisar qualquer coisa. Loteria completa. Não há muito o que fazer, mas a irresponsabilidade é gritante. Que o santo dos viajantes nos ilumine!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Sylvia, peguei um na Pueyrredon na altura do cemitério. Andei fazendo comparando uns endereços com a Carla e ela me disse que esse estava bem localizado. E eu achei o loft uma fofurinha... grin
Aliás, tinham vários bons, a localização é que acabou sendo a determinante. Já estou começando a leitura, porque tem muito material...ainda bem! wink

Ricardo Freire

Pablo! Você não quer blogar a sua epopéia aqui?
Hein? Hein? Hein?
wink

Adriane Lima
Adriane LimaPermalinkResponder

Puxa, Rogéria, boa sorte...

O que compensa num voo desses é saber que é o Carnaval de Salvador que te espera! hehehe wink

Todo ano eu digo que vou passar o Carnaval em outro lugar pra conhecer, mas quando a data vai chegando mais perto... não arredo o pé daqui por nada nesse mundo...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Que ótimo Emilia ! Me lembro de ter visto um edificio só de lofts pertinho da Guido .., ou da Vicente Lopes não lembro direito ..
Andar alto né Emilia ? A Pueyrredon é hiper movimentada !!

Emília
EmíliaPermalinkResponder

O andar é alto, sim, Sylvia, mas ele não fica exatamente na Pueyrredon, mas numa rua que sai dela, a Vicente Lopes, mesmo.
E você, onde ficou?

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Ficamos na Ayacucho com Juncal . Adorei !
Agora estou pensando na Talcahuano com a Arenales láaa em cima .
Gostamos de ficar em lugares com muitas opções diferentes pois dá
para voltar pra casa toda hora fácinho , combinar de encontrar em
casa em uma hora ou duas , lavar o rosto , largar casacos , enfim..

Pablo
PabloPermalinkResponder

Riq, vou dando notícias. Resumidamente, foi isso que relatei. Só acrescento que obviamente sabia das possibilidades de imprevistos. O Rodrigo deixou bem claro no blog dele. Mas paguei (barato) pra saber e deu nisso. Também sabia que o contrato era de vôo especial (charter) e isso inclui a falta de muitos direitos: reembolso, relocação etc. O que acho grave é que em nenhum momento eles pegaram o telefone ou e-mail pra dar satisfação, nem do adiamento, nem das escalas. Só soube porque fiquei ligando para me manter informado. Eles dizem: ligue com 36 horas de antecedência. Que prazo é esse? E eu tenho que sair de BH pra Sampa. Ah, e a volta tambném foi adiada de 11h45 pras 15h. Quando souber mais, posto aqui mesmo. Por enquanto, no aguardo...

luizm
luizmPermalinkResponder

Estou criando um "Agregador de Blogs", um site que usará o WordpressMU e uma séried e plugins para oferecer tudo que o WordPress oferece + a possibildiade (e um apoio efetivo) para monetização do blog.

O Endereço já cadastrado é blogprofissional.com.br

Estou buscando blog como o seu para fazer parte do projeto, acredito que pdoeremos ter uma sinergia grande e ampliar as visitações de todos e ainda por cima faturar em cima disso, o que acha?

Se aceitar, apenas para efeitod e cadastro, me mande um e-mail para luizm@rocketmail.com com o Subject PROBLOGGER (para meu filtro pegar) e passe no contendo as seguintes informaçoes sobre o blog:

Nome:
Assunto:
URL:
Vistação média:

Preciso disso para adequar a estrutura, pois não adianta colocar algo no ar que caia na primeira semana...

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Ótima opção mesmo, Sylvia! Eu preferi ficar próxima a um lugar que já era familiar para mim...já faz tanto tempo que fui para lá!
Eu tinha gostado de um na Billinghurst com Libertador, mas achei que ficava um pouco fora do 'centrinho' da Recoleta.
Fiquei bem impressionada com alguns apartamentos deles...

Lena
LenaPermalinkResponder

Eu comprei BRA uma vez, porque se fosse para pagar 1000 reais , só de volta, não teria ido passar dois dias em Arraial d´Ajuda.

Ligar na véspera é importante. Além do preço, escolhi o vôo por causa do horário. Era o único no fim da tarde de domingo. Como fui na 6a, queria aproveitar um pouquinho mais. Mas, quando liguei para confirmar, avisaram que o vôo seria adiantado das 17h para as 13h. Ou seja, tinha que estar no aeroporto às 11h. Ok, fazer o quê? Fui pro aeroporto. Cheguei lá, fila, atraso e embarcamos em um vôo da OceanAir, ás 14h! Mas enfim, é o preço que se paga.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

É super bom a gente ficar em locais sb os quais a gente tem alguma
lembrança do entorno , pois reduz o stress da expectativa.
Fizestes uma ótima escolha pois Billinghurst com Libertador acho mesmo
bem fora de mão ( talvez até tenha muitas coisas por ali) , mas a Libertador é um avenidão de tráfego rápido .. nada a ver grin
Quando chegares Emilia , pega um taxi e vai direto pro Carrefour ali
do ladinho do Malba e do Paseo Alcorta ( dá uns 5 min ) e faz um rancho
de bebidas e tudo mais que te interessar .Assim ficas "livre" de carregar
peso e bugigangas para a semana .( o nome da rua é Salguero )

Beto
BetoPermalinkResponder

Óia, Luiz, descupaê, com todo respeito, mas esse negócio de sinergia né comigo não...

Ricardo Freire

Pablo, a BRA promete resolver os problemas no fim de semana...

http://www.panrotas.com.br/canais/redacao/plantao/portal_reader_noticia.asp?cod_not=33016

Vamos torcer que sim...

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Depois que a VARIG, passou de operar apenas em algumas capitais, complicou um pouco minha vida. Agora eu preciso me sujeitar a tudo qto é cia. aérea. No começo eu tive a maior resistência, mas não tinha outra opção, para ir a São Luiz do Maranhão (eu precisava ir quase todo mês) só tinha BRA, durante todo o ano de 2006, viajei sem problemas com eles (apenas para São Luiz). Mas sempre eu ficava com medo, ligava várias vezes para confirmar o vôo e não ligava para os demais passageiros (ai vcs imaginem os companheiros de viagem e olha que não me acho preconceituosa). O que eu sei é que precisamos urgente de mais investimentos neste setor.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Emília, complementando a dica da Sylvia de ir até o Carrefour do Paseo Alcorta: se o dia estiver claro, suba até o terraço do shopping, que a vista do Rio da Prata é lindíssima. E, se você tiver muita sorte e o dia estiver limpo mesmo, dá pra ver até o Uruguai... wink

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

E o lojinias bombando, né don Ricardo?
12 mil visitas entre ontem e hoje.
Nada mal, né?
Parabéns!
Vc merece.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

O Passeio Alcorta tb é ótimo para fazer uma boquinha ..
( aliás, vou corrigir aqui um comentario que fiz não sei mais em qual post
que coloquei o Abasto , mas era para ser o PAlcorta smile )

Ricardo Freire

Brigado, Zé Maria!

Ontem a gente bateu o récorde -- das 22h de quarta às 22h de quinta foram 8.485 viagens.

Hoje deve chegar 7 mil e pedrada. Até agora tá em 6.712.

Abraço!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Neste ritmo "alucinante " ( ou será alucinógeno ? smile ) o
UM MILHÃO E MEIO vai chegar no meio de dezembro ..
Mais exatamente no dia 16 as 14:32h eekops:

Ricardo Freire

Mas no fim de semana cai pra pouco mais da metade, Sylvia wink

E na matéria sobre Buenos Aires do caderno de turismo da Folha desta quinta o repórter falou do shopping "Alabastro".

(Pano rápido)

GiraMundo com Jorge Bernardes

Sabe como é, no fim de semana, o pessoal precisa viajar pra variar um pouco...

Rodrigo Purisch

A BRA é filha do Follegatis, que são filhos da VARIG ( Ele trabalhava lá em um período muito conturbado ) e a PNX, do mesmo grupo, parece que foi muito fomentada pela Varig Travel e aproveitou-se da falência da Soletur. Já li muita coisa sobre a falência da Soletur e o envolvimento dos Follegatis, mas como não domino o tema, prefiro não aprofundar já que não posso e não devo afirmar nada.

O Follegati é uma pessoa polêmica e já teve algumas brigas com os funcionários, mas algumas dessas foram relativas a benefícios extras que as outras cias davam aos funcionários e que a BRA decidiu não dar. Até ai é filosofia gerencial. Mas parece que ele administra a BRA como se fosse uma empresa pequena e trata seus funcionários com simples empregados e não como colaboradores para o sucesso da cia (Ele acha que o sucesso é só dele). Os boatos são de que haveria um acordo entre o Follegati e os investidores para que ele saísse do comando da cia aérea após a venda de parte das suas ações. Mas ele não cumpriu o acordo. Pelo visto, no que li ouvi na BandNews pela manhã (M. Bergamo) agora ele sai.

Difícil é conquistar credibilidade. Mas vamos pensar? Alguma das nossas grandes cias nos enchem de credibilidade? Fora a Gol, alguma prima pela qualidade gerencial? Alguma oferece um a mais pelo mesmo preço? Então, se esses investidores conseguirem colocar os pingos nos "is" e oferecer um serviço melhor com os E-jets da Embraer, o público médio esquece fácil. Com publicitários de peso, tudo dá certo, vide a nossa política e nossos políticos fabricados nas agências de propaganda.

Sou a favor da abertura das nossas cias aos capitais internacionais, aumento da concorrência e menores lucros e ajustados aos padrões internacionais. Força aérea é que deve ser produto nacional! E a nossa está se desintegrando.......Doi não ter uma cia aérea nacional de capital totalmente nacional, mas vários países já não tem ou não vão ter no futuro.

Que tal uma JetBlue ou Virgin Brasil???

Duro é ler em nota que o que aconteceu com a BRA foi programado e que as medidas foram tomadas em acordo entre a cia e a ANAC....

Rogéria
RogériaPermalinkResponder

Pois é, Adriane, aquela energia é viciante. Já perdi as contas de quantas vezes disse "esse ano é o último". E lá vou eu quebrar a promessa mais uma vez!
Quer saber? O Carnaval de Salvador que desista de mim porque eu não desisto dele! Hehehe... Te vejo atrás do trio, Adriane!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Shopping "Alabastro"?!? Fantástico... lol lol lol

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Eu sou da turma do Jorge. Viajo barato, mas seguranca para mim nao tem preco. Eu quero voltar vivo!!! E, atitudes como a da Bra, de desrespeito ao consumidor, para mim desqualificam a empresa. E, repito, enquanto a TAM pelo menos nao der uma ajuda digna para as vitimas do fatidico voo, eu vou evitar ao maximo viajar com eles.

Torco muito para termos a Jet Blue, a Virgin e a Lan voando conosco! Pelo que conheco, sao empresas que respeitam o consumidor. Estou com o Rodrigo!

Em tempo: como advogado, eu tentei vender uma ouvidoria do consumidor, para algumas empresas aereas, nacionais e estrangeiras, baseado no modelo do cartao American Express . Acho que seria uma parceria perfeita, para as emrpesas, que poderiam resolver amigavelmente grande parte de suas queixas, e para um pato viajante, que ficaria contrente de trocar seus servicos por viagens.... Nunca sequer me chamaram sequer para conversar, ou responderem a proposta que fiz.... Tive esta ideia, poque em todas as vezes que processei uma cia aerea ganhei, ou fiz acordo, e nunca responderam as minhas tentativas para resolver amigavelemnte o problema, em casos que sao claramente classificados pela lei como de responsabilidade deles, como atrasos, perdas de conexao, ou overbocking. So para ter uma ideia uma delas a Alitailia mandou uma carta pedindo desculpas, e dando um lenco para a minha cliente. Devolvi o lenco, e fizemos um acordo, de na epoca, 3000 dolares para a minha a cliente...

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Ernesto,

Parece que eles apostam que você não vai procurar o judiciário. Eles já pagam um escritório só para resolver esses problemas e o consumidor perde tempo nessa busca pela solução.

Quanto mais difícil a solução desses problemas parecer aos olhos do consumidor, melhor! Vai ver, ele desiste de procurar seus direitos. Como são vários os desrespeitos, uma ouvidoria, que resolvesse a questão rapidamente, estimularia o consumidor a procurar seus direitos e eles a pagarem os acordos. Será que tem alguma cia interessada nisso? E se a imagem da cia aérea ficar arranhada, muda alguma coisa? Não, na maioria das vezes, já que não há opção de escolha ao consumidor em várias rotas. Se só tem tu, vai tu mesmo.... Quantas cias aéras e seus sites seriam beneficiados por acatar sugestões de consumidores, mas não há interesse.

Com todas as dificuldades, como o Ernesto, aconselho fortemente a procurar seus direitos no judiciário, nem que seja para ouvir da audiência de conciliação que a cia está te oferecendo o mesmo que você já propôs a ela por várias vezes antes de entrar na justiça......

O pior é que várias cias que agem dessa forma no Brasil, não o fazem em outros países onde atuam....

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Falta tudo nos prestadores de serviços nesse país !!

Não consegui ate hoje encontrar uma só "empresa válida" ( que pensa
em si e nos outros ) . É muita conversa e nenhum resultado.

Iche Ernesto .. a ouvidoria do amex não é mais o que era não ...
Desde que o americam express foi vendido para o bradesco os
serviços que eram ótimos mesmo ficaram a cara de tudo que a gente tem
de ruim .

Sou correntista do bradesco faz quase 30 anos e do amex a quase 20 anos . Estou super insatisfeita com ambos e vou encerrar a parceria com
o bradesco e com o amex .

Descobri ao acaso , que fidelidade não significa absolutamente nada
para eles então não faz nenhum sentido a manter a parceria.

O interessante em trocar o prestador de serviços é que a gente descobre
bem rapido que tem muita gente melhor smile e que ser infiel é melhor
do que investir em um só .

Isso acontece com o cabeleireiro , o dentista , o jardineiro , o banco,
o cartão de credito , hotel, cia aérea ...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar