Copa 2014: eu vou :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

maraca450.jpg

Esse não é meu texto definitivo sobre a confirmação do Brasil como sede da Copa de 2014; o que escrevi vai sair na Época deste fim de semana.

Mas desde já adianto que a-do-ro a idéia da Copa ser no Brasil. Tenho certeza de que podemos fazer a Copa mais linda de todos os tempos.

Seis anos e meio. Nunca tivemos tanto tempo para aprontar um Carnaval.

60 comentários

Marina
MarinaPermalinkResponder

Riq, o assunto é polêmico, mas pra ser super hiper sincera, eu não gostei dessa notícia!!! sad
Mas acho que ainda posso mudar de idéia, quem sabe... kakakakaka

Ana Carolina Cortez Leite

Com certeza podemos fazer um belo espetáculo e garantir toda a infra-estrutura necessária pra grande festa que vai ser.

Se o páis já parava em Copas normais, imagine nessa que vai ser no Brasil? Melhor que carnaval!!!

=)

saudações!

Tati
TatiPermalinkResponder

hahaha, boa Riq. Carnaval! É isso. A Copa no Brasil será um grande Carnaval fora de época.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Amei.............
Além da alegria do futebol por si só, vai melhorar em muitos aspectos a vida do país, vamos ficar de olho para não desviarem o dinheiro dos investimentos, xô corrupção....................

Ju
JuPermalinkResponder

Nossa, concordo com a Ana Carolina, vai ser melhor do que Carnaval... rs

Muita gente não acredita que o Brasil conseguirá ter a infra-estrutura necessária, mas eu tenho certeza que vai... Não acho que tenha algum político aí que queira estar associado ao fiasco da Copa, certo? rs Além dos empregos que vai gerar e, claro, da FESTA que vai ser!!! grin

Beijo!

Guilherme Lopes

Já estou programando minhas férias para o período da Copa!!!

; )

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

A exemplo do que fizemos brilhantemente no PAN do Rio....

Carla
CarlaPermalinkResponder

Antes do Pan, eu achava sinceramente que não daria certo fazer um evento de grande porte aqui no Brasil - não pelo povo e pela festa, mas pela incompetência eterna dos nossos governantes... Pois quando vi que o Pan, mesmo com todo o atraso, desperdício de verba e improvisação, não fez o Rio de Janeiro passar vergonha, comecei a me empolgar com a idéia da Copa. Acho que podemos, sim, fazer uma festa belíssima! E ainda tem o bônus de gerar um bocado de empregos, mesmo que temporários... wink

Renata S
Renata SPermalinkResponder

Uai, gente! Programar férias pra Copa?? Mas não vai estar todo mundo de férias?

Majô
MajôPermalinkResponder

Boa, Riq EU TAMBÉM VOU !!!!!!

Fui otimista com o PAN e sou com a Copa 2014 ! Bom para o povo e bom para o Brasil !!!!
O povo vai fazer uma linda festa, tô lá com certeza lol lol lol

Daniela Siqueira

Renata: mrgreen mrgreen mrgreen

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Eu tambem adorei a noticia! meu sonho sempre foi ir a uma Copa do Mundo, e agora, esteja onde estiver, vou ao Brasil em 2014 para a Copa! Tenho certeza que o Brasil vai fazer bonito, porque os politicos nao vao querer passar vexame de ambito mundial. E toda o investimento feito para trazer a Copa depois fica no Brasil. Quem sabe assim muitos projetos arrancam de uma vez, neh? Vamos a la Copa, oh, oh, oh oh, oh...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Fica aberta oficialmente a lista de adesões para a copaVnVenção ??

Ricardo Freire

A primeira rodada de comentários confirma: meninas não gostam de futebol mas adoram uma Copa!
mrgreen

GiraMundo com Jorge Bernardes

Que a festa vai ser linda, eu não tenho dúvida. O nosso povo vai fazer a festa mais bonita que a história das Copas já registrou.

O Pan foi um aperitivo delicioso. Uma festa muito bacana. Agora, um evento espalhado por todas as regiões e bem popular como a Copa vai empolgar muito mais, bem mais do que uma Olímpiada.

Precisamos ficar de olho aberto e não entrar na festa até que ela comece de verdade. Não podemos deixar que custe caro demais. Ouvi hoje no Heródoto Barbeiro (CBN) que a CBF e nosso técnico nacional já estão cobrando "patriotismo" da imprensa brasileira. Sabe o que isso significa? Eles querem que fiquemos quietos enquanto "fazem todos os investimentos" superfaturados/desvios/corrupção, etc.

O Pan foi lindo mas custou algo que o Rio de Janeiro e o Brasil nunca mais vão recuperar.

Ricardo Freire

A outra face do patriotismo cego, Gira, é o estraga-prazerzismo que grassou na época da festa dos 500 anos. Lembra? Parecia que não havia nada a ser comemorado... Perdemos uma grande chance de fazer uma linda festa.

Hoje a Folha consegue dizer, em tom de denúncia, que vão ser construídos estádios em cidades que sequer têm times na Série A! Entre essas cidades estão... Salvador, Fortaleza, Belém e Brasília. Como se Salvador, Fortaleza, Belém e Brasília não merecessem ter um estádio decente. mad

O Globo de hoje põe o trem-bala entre Rio e São Paulo na conta dos gastos da Copa.... hã?

As sedes vão ter que construir um superestádio, dar acesso, fazer uma festa e botar a polícia na rua. No big deal. Infinitamente mais simples do que o Pan ou uma Olimpíada.

O gargalo vai ser o transporte dos visitantes entre as cidades durante a Copa -- tanto para os jogos quanto para side-trips entre os jogos. Mas temos seis anos e meio para resolver essa logística.

Vai ter roubalheira, claro. Mas a Copa vai ser linda. E o Brasil vai emergir dessa Copa como um dos destinos mais desejados do planeta.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Falei sobre a mesma coisa no blog e o pessoal não se animou muito... eu gostei!!! E não tenho dúvida que a festa vai ser linda e vamos deixar todos de queixo caído, pois nós sabemos fazer festa!!!!

Agora sim... vamos ter uma festa para o mundo inteiro ver... nossa iamgem pode ser mudada para melhor!!! Pois o PAN foi meio um fiasco, né? A festa foi linda, mas o Canada e os EUA,por exemplo,não compraram direitos autorais de passar o evento na TV.

Que venham os gols!!!
[]s

Yara
YaraPermalinkResponder

Fiquei bem contente com o anúncio da próxima copa aqui no Brasil pq, apesar de ser "menina", gosto muito de futebol...rsrsr. Mas, ainda assim, não posso deixar de expressr uma certa preocupação, como disse o Jorge Gira. O Pan foi lindo, deu tudo certo, mas deixou um custo muito alto e não foi tão perfeito como dizem. Eu estive lá, AMEI participar, mas não posso ignorar a desorganização em certos pontos. Se quisermos fazer uma bela copa, não só pra TV mostrar, mas pra todos nós podermos curtir, deve haver um mega planejamento.
Enfim, estou super contente e, desorganizados ou não, estarei rodando por aí atrás dos jogos!!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Tomara que esteja certo, Riq. Participei diretamente da organização do Pan no Rio e sinto que o legado para a cidade foi muito pequeno - sobretudo se pensarmos no investimento aportado.

É inegável, no entanto, a injeção de ânimo na auto-estima do carioca e a qualificação da mão-de-obra envolvida com o turismo de eventos, braço importante do setor, que pelo menos no Rio ainda está engatinhando.

Ricardo Freire

Mirella, esportivamente falando o Pan não é uma competição de primeira grandeza. Das potências esportivas, só Cuba vem com o time completo. É normal que os Estados Unidos ou o Canadá não dêem importância, e que na Europa ninguém fique sabendo.

A função do Pan foi apenas dar mais consistência à candidatura do Rio para uma Olimpíada.

A função da Copa da Alemanha foi concretizar a reunificação do país. A função da Copa da África do Sul é enterrar o passado e reintegrar o país ao mundo. A função da Copa do Brasil pode ser fazer deslanchar de verdade o turismo no Brasil. Eu acredito que dá.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Fico pensando tb na solução para um evento super previsível durante
a copa : as greves !
Já imaginaram os sindicatos tendo sete anos para pensar no assunto ? eekops:

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Como competição, do ponto de vista esportivo e para nossos atletas, um evento como o PAN não teve metade da importância da prova, da demonstração de capacidade que o Rio de Janeiro e o Brasil têm de realizar eventos dessa magnitude.

Não apenas do ponto-de-vista da engenharia do evento e tudo o que se relaciona a ela, especialmente da capacidade do brasileiro de fazer arte.

A classe, categoria, bom-gosto, criatividade, inventividade que demonstrou-se na abertura e no encerramento do PAN é a ponta do iceberg do que podemos, TODOS os Estados, independentemente de seu poder econômico, contribuir culturalmente para sediar uma Copa do Mundo no Brasil e impresisonar o planeta.

NADA é mais naturalmente básico no Brasil do que o futebol e o carnaval. NADA é mais evidente de que temos capacidade de realizar um evento com muita personalidade e categoria, SEM imitar alemães, sem pretender demonstrar o poder e a riqueza deles. Somkos pobres, mas apenas economicamente pobres. Cultural e intelectualmente NADA devemos a nenhum povo, não há nada que nos impeça de realizar esse evento.

MESMO que saibamos que há políticos no meio, e isso é TUDO de ruim, o único senão, porque daí virá a corrupção, o super-faturamento e a ineficiência e ineficácia. MESMO assim, AINDA assim, eu apóio e incentivo.

O povo brasiliro merece!

Claudia Cassia

Gente chegou a hora !!!! Ou vamos deixar para resolver e tomar partido dos problemas do Brasil em 2014?
Já pensaram na greve da Policia, dos medicos, dos correios, ônibus, no caos aéreo...ou vamos passar um vexame mundial.
Essa copa é nossa, de todos os cidadãos, da burguesia e da periferia...vamos cobrar as atitudes dos nossos governantes agora, afinal todos sabemos que isto é mais político do que esportivo. Pense...

Beto
BetoPermalinkResponder

É psionante a cultura da derrota e do auto-boicote. Mais psionante ainda é a defesa do imobilismo tendo em vista a ladroagem. É quase uma reprodução do discurso da Igreja Católica: para evitar a Aids, não façam sexo. A ordem correta me parece: façamos sexo usando de todos os recursos para evitar a doença. Mas FAÇAMOS sexo, ainda que com algum risco. Pra correr riscos, basta estar vivo. É uma polêmica bisantina e que diz muito sobre a nossa cultura do fracasso.
A Copa é uma meta. Uma delas. Nem de longe é a maior. Mas é uma forte motivação social, política e administrativa. Todos os países que sairam recentemente (do ponto de vista histórico) da condição de inferioridade econômica, como Espanha e Portugal, só para citar dois exemplos europeus, sediaram eventos de grande magnitude (Copa do Mundo, Olimpíada, Eurocopa, exposições mundiais), o que impulsionou a renovação urbana das grandes cidades, como Barcelona e Lisboa.
A Copa não é uma panacéia, mas é o moranguinho do bolo que nos cabe fazer.
Santos deve sediar uma seleção no Centro de Treinamento do Santos F.C.
Tô torcendo pra que seja Argentina, Portugal ou Espanha. É uma boa oportunidade para a cidade vender o seu peixe mrgreen
http://www.jornaldaorla.com.br/coluna2/10898.shtml

Carla baiana
Carla baianaPermalinkResponder

Riq, eu sinceramente espero que voce esteja certo. Torço muito pra que tudo saia direitinho e que a gente tenha orgulho da organizacao. Festa bonita a gente sabe fazer sim, mas sera que a gente sabe gastar a grana direito? Sera que a gente sabe garantir seguranca pras estrelas do futebol e pros fans do mundo inteiro? Tomara.
De qualquer forma, eu estarei la. Sempre quis ver uma copa do mundo, e nao ha lugar melhor pra isso do que o meu proprio pais. E o pessoal daqui do trabalho ja disse que vai comigo smile

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Riq, adorei o seu novo slogan, também já estou adotando: Copa 2014, eu vou! lol quer pretexto melhor para acompanhar uma copa que vê-la realizada no próprio país???? Como vc bem observou, meninas adoram copa: Copa do Mundo de Futebol, una copa de vino, o Copa do Rio .... mrgreen

Sylvia, precisamos de uma big estrutura para nossa mega CopaVnVenção!!!

Beto, eu choro de rir todas as vezes que vc escreve "psionante" lol

malena
malenaPermalinkResponder

Acho perfeito a Copa ser aqui! Porque se tem uma coisa que mobiliza os brasileiros, é o futebol. Como alguém já disse aqui, político nenhum vai querer ter seu nome ligado a um fiasco... Acho que quem não costuma prestar muita atenção em política, vai ficar muito mais ligado. Fora a parte dos investimentos! Ontem já vi que em São Paulo o tão esperado trem para o aeroporto de Guarulhos agora vai sair, justamente por causa da copa; fora estações de metrô, investimentos em tudo quanto é tipo de serviço pela cidade... Multiplicando isso por todas as cidades que receberão jogos, vai ser show! Só precisamos mesmo ficar de olho em tentativas de desvios e superfaturamentos... Pra coroar, só a seleção sendo campeã! Aí o país pára grin Vai ser melhor que carnaval!

Majô
MajôPermalinkResponder

Beto, certíssimo !!!
psionante lol lol lol

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

So quero deixar claro que sou "menina" e AMO!!! futebol desde que nasci. Sou santista de corpo, alma e coraçao. Copa de 2014, eu vou!

Netto
NettoPermalinkResponder

Se o Rio tomar rumo na vida, tomar de volta o controle da cidade dos traficantes. Podem escrever: essa cidade vai passar a ser uma das cidades mais visitadas do mundo.... Ia quebrar meu porquinho hj, mas decidi esperar por 2014, eu vou de qualquer maneira

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Parabéns.
Agora a pensar en cosas prácticas. ¿Quién hará el diseño del logo?
¿quién manejará la publicidad del evento?.
Infraestructuras, estadios, alojamientos....????

Netto
NettoPermalinkResponder

Meu avô já falecido me falou um dia q uma das grandes tristezas da vida dele foi estar no maracanã em 1950 na final.......... Vovô eu vouuuuuuuu

Lu Taddeo
Lu TaddeoPermalinkResponder

Ricardo, também gostei da notícia da Copa grin
Mas me assusto quando penso na logística. O gargalo do transporte dos visitantes em um país de dimensões continentais não é bolinho não!! Do Vivaldão pro Beira-Rio... imagina! A crise aérea pode surtir efeito negativo em vez de promover o turismo, já que temos problemas mesmo sem essa demanda.
São "detalhes" que tem que ser cobrados por cada cidadão, inclusive pela imprensa, desde já!
Abraço

Marcio
MarcioPermalinkResponder

É a chance que o Brasil precisava para diminuir os índices de violência, melhorar muito o transporte e ser o destino mais desejado do mundo.

Vamos torcer mais nesses 6 anos para que isso tudo aconteça do que para a seleção na copa. Vamos aproveitar muito mais um país melhor do que mais um título mundial. E olha que eu adoro futebol, quem sabe não conseguimos as duas coisas.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Festa de 7 anos do Gabs num dos jogos do Brasil. Todos convidados ! wink

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Eu *a*m*e*i* a Copa ser aqui!
Achei *e*m*o*c*i*o*n*a*n*t*e*!!!
EU VOU!!! grin
(nem que seja pra paulista, anhangabaú, boteco da esquina, praia, etc)

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

O Beto é 1000, né não?

Majô
MajôPermalinkResponder

Dani e Mô, lol lol lol

Alexandre Giesbrecht - AVIVIXE

Eu só tenho medo de quanto esse carnaval vai custar. Mas não posso dizer que não gosto da idéia de finalmente poder ir a um jogo de Copa!

Beto
BetoPermalinkResponder

Mô:
eekops:

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Beto, eu choro de rir todas as vezes que vc escreve e ponto!

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Ricardo, eu gostei da decisão de trazer a Copa para o Brasil. É claro que muitos problemas vão surgir, mas é uma ótima oportunidade de aumentar o turismo por aqui.

E é claro que eu, fanático por futebol, vou tentar ir a todos os jogos aqui em BH.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

O que eu mais gostaria é de ver TODOS os brasileiros torcendo A FAVOR, nenhum nenhumzinho CONTRA a realização da Copa do Mundo no Brasil.

E mais: que TODOS eles tivessem o MESMO orgulho e satisfação - ao final da COPA - que NÓS cariocas e fluminenses tivemos ao final do PAN e com os inegáveis bons resultados demonstrados em todos os âmbitos: na capacidades criativa, na inventividade demonstradas nas solenidades de abertura e do encerramento, n a capacidade de fazermos bonito quebrando alguns récordes mundiais em algumas competições, da competência em planejar, executar e administrar obras de tanta complexidade e dimensões tão grandes, do bom-gosto e sobretudo da civilidade e urbanidade que TODOS os que compareceram aos estádios demonstraram.

Se existe algo COMPETENTE no Brasil é seu povo. Já sua classe política...

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Eu adorei e certamente assistirei o máximo de jogos que puder. Estou torcendo pra que aconteçam jogos em lugares que eu não conheço pois assim faço as duas coisas : vou aos jogos e passeio.
É como disse o Beto, tem que praticar pra obter um bom resultado. E quanto a roubalheira, nós não tínhamos Copa nenhuma recentemente e a roubalheira está com a medalha de ouro no pescoço !! Vamos pra Copa !!

Marcel Alcantara

Copa de 2014: eu vou! Sempre sonhei em estar numa Copa do mundo.

Eu acho que a copa só vai trazer benefícios para o país. Penso também na minha futura carreira e no boom de hotelaria que vai surgir. Vocês sabiam que parte dos hotéis da orla do Rio foram construídos para a copa de 50?
Sonho ainda com uma final no Maracanã. Adoro o Maraca e fui voluntário do Pan lá.

leandro
leandroPermalinkResponder

Espero que desta vez, ao contrário do Pan, não deixam de lado a INFRA-ESTRUTURA para a população, mas já me desanimei após saber que a Fifa teceu elogios rasgados ao "maravilhoso tranporte público" (de acordo com o JB elogiou até as VANS) e a "excelente saúde pública", dá para ver o nível de exigência dos caras, parece que vão se contentar com soluções paliativas de última hora para transporte e segurança, e só cobrar mesmo os estádios, já vi esta história antes... Nem vou falar do Maracanã, estádio que está em permamente reforma, e nenhuma fica boa suficiente para que outra não começe um mês depois!

leandro
leandroPermalinkResponder

Tenho que concordar que a Copa é MUITO mais importante que o Pan, antes da competição começar eu já sabia que projeção do Pan no "grande norte" era pequena, mas quando o Pan acabou fiquei com a impressão que é menor ainda do que eu imaginava, os EUA praticamente ignoraram a vitória, e no Canadá tenho precentes BRASILEIROS que foram morar lá e não sabiam nem que o Pan estava acontecendo, isto do meio para o fim da competição!

Na Copa os investimenos são mais espalhados também, o que pode ser uma vantagem (mas com os políticos que temos nunca se sabe).

d3rf
d3rfPermalinkResponder

Como já foi dito a exemplo do Pan, vamos fazer bonito sim !!! Vai ser maior festa ! Quero saber quem vai comprar ingressos para jogos da argentina para torcer contra ??? hehehe
Agora no meu Blog já fiz uma "profecia" para o final http://d3rf.wordpress.com/2007/10/30/brasil-2014-confirmado-a-copa-sera-aqui/ vamos fazer cada um uma e conferir em 2014 ? Não vale copiar a minha hehehe

Majô
MajôPermalinkResponder

Leandro,
Pelo que sei o Maracanã está um brinco. E o Engenhão que eu vejo sempre que vou a Petrópolis está lindíssimo. No início do ano estava atrasadíssimo, mas justiça seja feita acabaram no prazo. Aliás, sobre a reforma do Maracanã, pelo que sei o Eduardo Paes montou um escritório lá dentro. Ele encara trabalho e desafios. E ficou pronto.

Sobre o PAN, pelo que soube por uma conhecida que esteve no COI, no início do ano, era muuuita gente trabalhando lá dentro, com profissionalismo extremo. Ela saiu com excelente impressão. Fiquei no Rio durante o PAN, e tudo funcionou bem. Achei o encerramento BELÍSSIMO, de extremo bom gosto.
O PAN mesmo não tendo repercussão internacional, foi um test drive e motivo de orgulho para todos nós.
Aliás, no dia que embarcamos para Milão, havia alguns atletas na fila de check, me deu vontade de gritar, VOCÊS SÃO NOSSO ORGULHO!!!
Vou começar a juntar graninha para ir à abertura ou ao encerramento, vai ser um delírio mrgreen
E, se possível ir a outros estados também.
Sobre transportes acho que há muito o que fazer. Nas cidades e entre as cidades. Comecemos a cobrar dentro de nossas cidades. wink Cartinhas aos jornais e às otoridades.
Acho que todos os estados terão muito a ganhar e a projeção do Brasil será exponencial.

leandro
leandroPermalinkResponder

A Fifa já disse que todos os estádios precisarão de obras, então lá vai o Maraca denovo, nada conta reformar (muito pelo contrário), mas nos últimos anos o Maracanã é UMA REFORMA ATRÁS DA OUTRA, alguma coisa está errada, ou alguém está embolsando muito $$$$.

O Pan transcorreu como esperado, sem grandes sobressaltos; apesar das chuvas constantes terem evidenciado a baixa qualidade das quadras para Baseball e Softball, as instalações esportivas no geral deixaram uma boa impressão (achei melhor que Santo Domingo mas não foi perfeito como alguns enchem o peito para falar), o maior problema foi a herança para a população, quase nula perto do que prometeram, só mesmo instalações esportivas, sábado passei em frente à Vila do Pan (que está sendo vendida para virar condomínio) e o asfalto da avenida em frente (sentido Barra) estava horrível, nem para o Pan mexeram, deu para ver que era asfalto de mais de 20 anos, o saneamento então é minha maior bronca, obras paradas a anos e dinheiro jogado fora (o da Baía de Guanabara virou um escândalo e símbolo de VEXAME, o de Jacarepaguá está indo pelo mesmo caminho), fico indignado com o desinteresse das "autoridades" em proteger nosso maior tesouro, a natureza, grande responsável pelo Rio ainda levar o nome do Brasil para exterior. Nosso esportistas fizeram bonito, ainda mais levando em conta as condições precárias de treinamento em algumas modalidades, e o comportamento do público teve altos e baixos, como se espera em qualquer evento esportivo.

O Engenhão ficou muito bom, agora é saber se o time responsável não vai deixar deteriorar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar