Enquete da semana: como você chegou aqui?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

    tudoriq400.jpg

Nos próximos instantes o contador vai registrar a viagem de número 900.000 desde que o blog veio para o Wordpress, dia 5 de janeiro deste ano.

Gostaria de aproveitar para perguntar: você se lembra de como chegou aqui? Foi pelo Google? Por causa de alguma das revistas em que eu colaboro? Ou por algum dos livros que escrevi? Ou pelo rádio? Pelo Freire's online, pelo Viaje Aqui?

Você chegou a conhecer as vidas anteriores do blog? Gostaria que o blog crescesse e fosse para um portal, ou preferiria que ele continuasse assim, pequeno e zoneado?

Onde mais você busca informar-se sobre viagens em português?

Olha só: se você é um dos inúmeros (e hiper-bem-vindos!) passageiros que preferem ficar só acompanhando as discussões, esta é uma ótima chance de se manifestar. Diz aí, vai: como você descobriu o Viaje na Viagem?

259 comentários

Ronaldo Moraes

O Meu primeiro acesso foi ainda quando o blog estava hospedado no Uol, achei o link e a recomendação na Revista Giro & Aventura, quando li foi logo para os favoritos e passou a ser leitura diária, no início não comentava nada, hoje apareço aqui de vez em quando. Quanto ao portal, se há uma forma de organizar melhor tudo que está reunido aqui e com isso você possa ter algum ganho financeiro, porque ser contra? Vá em frente e que você possa ter um melhor sucesso se este for o seu caminho.

Eduardo Dubó
Eduardo DubóPermalinkResponder

Devo ter sido um dos últimos a chegar aqui. Na verdade, cheguei há uns 15 dias, por sugestão de outro amigo blogueiro. Bom, antes tarde do que nunca. Para mim, que tenho blogado sobre outras "viagens", tem sido um grande aprendizado essa viagem daqui. Parabéns por esse trabalho fantástico! Sobre para onde ir, acho que a idéia do portal é muito boa, "pero sin perder la ternura"... É preciso exapndir, avançar em outras direções, sem deixar pra trás o que te trouxe até aqui. É isso!
Grande abraço,
Dubó

Malu
MaluPermalinkResponder

Riq, estou com vc desde o primeiro Xongas, no JT. Nunca, nenhum dia, deixei de acompanhar o meu "amigo". Acredito que será legal ter o seu portal, se for isso que o deixará feliz. Só faço minhas pesquisas de viagem no seu blog e, através dele, aos que vc indica. Tenho todos seus livros. Vc merece tudo de bom, sempre.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Cheguei aqui através do Orkut, na comunidade Dicas Imperdíveis de Viagens. Tinha lá um tópico sobre blogs de viagens, alguém mencionou o seu dizendo que nem era um blog, mas um manual indispensável de viagens!

Cheguei e fiquei smile

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Foi atraves de uma amiga, mas nao tenho ideia de como ela chegou ate aqui. Entrei e viciei! Os outros sites/blogs de viagem que visito tambem sairam desse blog.... Entao ja viu, Ricardo, voce foi a porta para o mundo da viagem na internet! hahaha
E acho que deveria seguir como esta, pequeno e bagunçado como voce diz. Mas isso nao impede criar um portal à parte... so que acho que voce ficaria louco mantendo as duas coisas, nao?
Eu gostaria de escrever e participar mais dos comentarios e discussoes, mas como acesso do trabalho, nao rola....

Tiza
TizaPermalinkResponder

Cheguei no blog através do programa Happy Hour do GNT. Adorei a tua participação e amei descobrir que existia uma comunidade on-line que trocava experiências de viagem. Aí liguei o nome à pessoa – Caramba, esse é o cara das matérias da VT e do livro que quase não devolvi pra minha prima! Experimentei e cá estou dia após dia, mais uma viciada...

Toda vez que fazia pesquisa para uma viagem utilizava os sites oficiais de turismo, mais pra organizar o esqueleto – como chegar, como sair, localização etc. – que era recheado com matérias de revistas especializadas ou não – acreditem, já tirei muita dica de revista de moda - com cenas de filmes, com guias, com dicas de amigos. E agora tenho um lugar que tem tudo e ainda esclarece dúvidas, orienta, ajuda a fazer a melhor escolha e troca experiência!
Faça o que achares melhor, mas com o clima daqui. Combinado?

Obs: Que bom saber que não sou a única que não gosta muito do Viaje Aqui.

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

Ricardo acho que eu sou uma das suas leitoras mais antigas né? mas eu me lembro de ter visto o endereço do seu blog numa chamadinha no estadão, quando você fez aquela viagem para o Japão e Austrália. Desde então sempre te acompanho, muitas vezes caladinha, mas sempre tô atrás de você smile

Gosto do blog do jeito que ele é, e por mim você não ia para portal nenhum não ...

JULIO CESAR CORREA

Confesso que cheguei até vc através do Google. Rs. Estava procurando dicas para uma viagem a Buenos Aires. Cheguei aqui e joguei a minha âncora. Venho aqui todos os dias. Acabei de voltar de Noronha e fiquei na Colina dos Ventos e foi uma dica tirada daqui. Gostei muito da pousada, apesar de muito simples. Atendimento bom e um vistão que já vale. Em Recife também segui algumas dicas suas. Como o Leite, por exemplo. Mais detalhes e fotos, lá no Bala.
Enfim, o Viaje virou essencial.
gd ab

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Eu já tinha os dois livros quando vi uma chamadinha na página inicial do UOL, que era meu provedor na época. Comecei e não parei mais.
Beijo.

palpiteira
palpiteiraPermalinkResponder

Eu não sei exatamente, mas acho que foi através de alguma revista online. Foi na última Copa, acho. Fiz uns passeios legais com vc pela Alemanha e fiquei encantada. Além de um texto gostoso, fácil, informativo, alegre e muito charmoso, vc coloca fotos lindíssimas. Gosto de acompanhar seu trabalho, não importa onde, embora eu prefira aqui, pela facilidade do reader do wordpress. smile
Beijo e parabéns. Sempre de parabéns.
Cláudia

Francine
FrancinePermalinkResponder

oi!! pelo blog da Libanesa... hehehe.
ADOReI!!
bjos

Renato
RenatoPermalinkResponder

Ricardo cheguei aqui desde o primeiro Xongas no JT, depois revista Época e uma chamada no UOL, zipnet, todos os dias no wordpresse. Quando tenho tempo te vejo na TV Cultura. Parabéns pelo trabalho, sou um grande fã e agradeço pelas dicas encontro aqui.

Paulo Freire
Paulo FreirePermalinkResponder

Meu primeiro acesso no Viaje na Viagem foi através de uma chamada no UOL para um passeio pela cidade São Paulo.

Graciele
GracielePermalinkResponder

Eu esqueci de responder os guias que uso! Fora o blogue e o Freires, eu uso o Viaje aqui, Roteiros de charme, Recantos e Requintes e - importantíssmas fontes! - leio os blogues do pessoal daqui. Adoro!

nppc_nco
nppc_ncoPermalinkResponder

Eu fui andando de blog até que parei aqui e fiquei a ler o ultimo post colocado. Como só encontrei a poucos dias o primeiro post que li foi "Ah, Salvadô…" e o que me chamou atenção foi a imagem foi so por isso que li e agora venho cá sempre wink Óptimo blog!!

Oldemar
OldemarPermalinkResponder

Olá!!
Entrei na Livraria Siciliano, comprei o livro Viane na Viagem, cheguei aqui..

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Ricardo, cheguei até aqui pelo Freire’s. E cheguei por lá via Google, procurando por dicas de viagem para o Nordeste. Além de me dar idéias para montar o meu roteiro de férias (Rota Ecológica detalhada é só aqui, viu?!), o VnV me inspirou a criar o meu próprio blog para que a família e amigos acompanhassem diariamente a viagem. E tive a até a honra de ter o blog citado por você aqui!!

omatte
omattePermalinkResponder

Estava procurando umas pornografias...

EduardoLuz
EduardoLuzPermalinkResponder

Alexandre, nós podemos fazer parte da diretoria da AVIVIXE que será a
primeira entidade independente a apoiar o portal VnV. A quantidade de viùvos (as) continua aparecendo e aumentando. Resumindo, Riq : você deveria fazer um portal independente onde as atrações principais seriam o próprio blog que continuaria do jeito que está e uma Xongas por semana. É claro que você deveria faturar de várias maneiras ( quem sabe vendendo os pins ¨secretos¨ e outros produtos exclusivos do VnV) pra poder se dedicar inteiramente ao novo portal. O difícil seria arrumar tempo pra viajar mas aí já é outra questão ....

loris
lorisPermalinkResponder

Aqui cheguei pelo Google, coloquei blog de viagens e o primeiro que apareceu foi o seu. Como eu já o conhecia , principalmente pelo livro Viajem na viajem, obra obrigatória para todos que viajam comigo, isto já foi o suficiene para colocá-lo nos favoritos. De blog de viagem , só acesso o seu e o Aquela Passagem.
Sou uma viajante diferente. Europa , duas ou mais vezes por ano, em 40 ano, sou veinha. Muito pela America do sul e a minha amada India e Turquia.
Adoro a informalidade do blog, apesar de achar que muitas vezes só tem amiguinhos. Mas muitas vezes ^, pergunta-se algo que não está no post e todos respondem. Adoro a sua gentileza de responder nossa indagações.
Consulto sites e guias. Não confio em revistas e jornais, as informações são poucas. Mas no seu taco eu confio.

Daniela Siqueira

Bom, meio atrasado, mais lá vai: eu adorava a coluna "Pergunte ao Riq" da Viagem e Turismo - era a primeira que eu lia. Aí, achei o Viaje na Viagem versão-derivada-de-árvores numa livraria, e amei. Comecei a passear no viajenaviagem.com.br - li tudinho, e fiquei inconsolável quando o Riq parou de atualizar. Vinha até uma mensagem, dizendo que estava desatualizado, mas que o Riq estava em outro projeto (o Freire's). Continuei visitando esse site de vez em quando, pra ver se mudava (tinha uns postais por escrito de vez em quando). Até que eu achei o zip.net - não lembro se com link no viajenaviagem.com.br ou pesquisando no google pra ver se tinha novidades (eu achei que o Riq não ia abandonar um nome tão bom assim, né?). Era a época em que o Riq fazia uma viagem em torno do mundo, começando com Johanesburg, Sydney, Japão. De lá pra cá, sempre leio o blog (talvez só não comente sempre). Então, faz tempo...
Quanto à idéia do portal: é ÓBVIO que o Riq deve ganhar dinheiro com isso aqui (até pra ele viajar mais e dar mais dicas - puro interesse!).
Sylvia:
Adorei a idéia do pin - e a gente pode combinar uns sinais de reconhecimento, tipo a maçonaria, pra se encontrar pelo mundo wink

Daniela Siqueira

Mudando de assunto: fui olhar o antigo www.viajenaviagem.com.br e digitei errado - alguém sabia que existe um VnV pirata, no .com, sem o .br? As cores são iguais, só que é escrito, sei lá, em latim. Eu, hein?

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Onde tão vendendo os pins?....

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Arnaldo e Sylvia:
Os pins podem ser uma microfoto da bóia...assim só NÓS, os do blog, vamos saber o que é ...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Em breve na lojjjinha do novo VnV Portal-Blog :rool:
Pins, bonés, porta documentos, malas com balança embutida e sacos
plasticos com ziper acoplados a elas , cadeados com segredo , miniaturas
vazias para colocar na necessaire , kit survival de avião , kit turista de praia , enfim tudo o que precisar para sua viagem num unico lugar ! lol

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Beleeza Flavia !
Já temos o logo para tudo , agora só falta encontrar fornecedores que
não utilizem trabalho infantil, que usem materais ecologicamente corretos
e colocar no mercado eekops:
Certo comandante ?

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Sylvia: lol

Quanto aos pins, voto num discretíssimo VnV, só para iniciados wink

Alexandre Giesbrecht

Uma Xongas por semana, Eduardo? Idéia interessante. Só que o Ricardo tem de prometer que, assim que conseguir estabelecer dias de 29 horas, ele fará uma Xongas por dia!
smile
Falando sério: eu gosto da idéia de um blog de Xongas, seja com qual periodicidade for. Poderia ser mais um elemento para o megaportal "Freire's". Isso está começando a ficar com cara de coisa extremamente viável comercialmente! Claro, certos autores precisariam abrir mão de dormir, mas eu sempre digo que dormir é desperdício de tempo.

Mira
MiraPermalinkResponder

Olá sou do tempo do Xongas também -eu curto o site ,blog de jeitos e momentos diferentes -ás vezes comentando ,pedidndo dicas mas sempre Fa de tudo ! bjos Mira

Alice
AlicePermalinkResponder

Olá, eu cheguei aqui pelo Google. Estava pesquisando algo sobre a Suiça e entrei num post que me ajudou muito.
Não conheci o blog antigo. Gosto do blog assim, não sei como seria um portal...
beijos a todos

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

mais um off topic, mas de interesse pra todo mundo, sobre um casal que processou a CVC porque tiveram que ficar um dia inteiro no Beach Park e segundo eles, não tinha ficado claro que lá os preços são exorbitantes.

http://www.aprovando.com.br/noticia.asp?id=163

Achei importante passar para vcs, pois a decisão é do Juizado de Pequenas Causas, onde advogados não são necessários; basta ir lá, preencher um formulário e aguardar a audiência. O Juizado tem resolvido um monte de casos como esse que antes empacavam no Judiciário, ou então nem chegavam a ser ajuizados em razão do custo.

E acho que cumpre a nós, consumidores, reclamar sempre que nos julguemos injustiçados, pois é assim que a qualidade dos serviçso melhora...

Ricardo, se vc achar esse tipo de informação desnecessária, me avisa, que eu não mando mais, ok? coloquei aqui porque não sabia onde colocar...

Carol
CarolPermalinkResponder

Nossa, quantos tripulantes novos!!!! dilicia hein!

Rodrigo Luque
Rodrigo LuquePermalinkResponder

Eu descobri atraves do Google, pesquisando sobre Los Roques.... acho sensacional o blog, e conheci todas as vidas passadas... Sempre consulto o site antes de decidir qualquer viagem, em Novembro estou indo para a Pousada do Toque, seguindo o seu conselho!!!!
Valeu!!!!

Patsy
PatsyPermalinkResponder

Meninas essa história dos pins esta me tirando do serio aqui no trabalho, estou com um sorrisinho de canto, quase querendo gargalhar lol
Vocês são demais... e fiquei aqui imaginando a Sylvia vendo a boia impressa na mesa, ahhh Sylvia deveria ter ido lá falar alguma coisa, agora até eu fiquei curiosa!!!

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Pela VT cheguei ao freires on-line, aos livros, a rota ecologica, ao planeta cidade...
A atualização do freires é imprescindível, minha versão escrita mesmo desatualizada, ainda me acompanha Brasil afora...
Os amigos que pedem dicas de viagem pelo Brasil e não te conhecem, ficam maravilhados com o freires on line.
Um portal que reuna o melhor de tudo isso seria espetacular !
Abraço.

Karina Gil
Karina GilPermalinkResponder

Putz! Ia comentar, mas minha irmã chegou primeiro (Carmen Gil) e já estragou a minha brincadeira! smile
Mas o que ela esqueceu de dizer, é que quem pediu para ler o Viaje na Viagem, foi uma professora da faculdade...! Era leitura complementar ou algo parecido!

E agora...não saio mais daqui!

cassiane
cassianePermalinkResponder

Descobri por meio do Google. estava procurando dicas de Praga e cheguei aqui e adoro.
beijos

Marcio Fenelon

Começou pelo guia de praias. Abrs. Fenelon

chris
chrisPermalinkResponder

Cheguei até aqui através de uma matéria que foi disponibilizada na uol em viagens. Desde estão não saí mais. Sou completamente apaixonada pelo blog.

mfsantana
mfsantanaPermalinkResponder

olha,
te conheço por indicação de um amigo viajante inveterado. Desde então, nunca deixo de dar uma passadinha no seu(s) site/blog(s), que conheci ao mesmo tempo, indo aos antigos quando há hiperlink ou referência.
acho seu texto delicioso, então, tanto uso para consultar qdo já estou de viagem marcado, quanto para "passear" em bh mesmo, em tempos de inércia por trabalho ou falta de verba.
acho muito bom do jeito que está (pequeno e banguçado como vc diz). Por favor, não vá para um site maior e continue como está, espontâneo e verborrágico.Parabéns, boas andanças por ai e lembranças de minas gerais. um abraço, MFsantana

Marta
MartaPermalinkResponder

Foi dica de uma amiga quando soube que iria a primeira vez ao Brasil. Estavamos em 2005... Desde essa altura é leitura quase diária e obviamente está nos favoritos!!! Parabéns pela qualidade da escrita e por favor continue! Desejos de boas viagens de Portugal...

KarlaK
KarlaKPermalinkResponder

Querido Leitor, by Rosana Hermann. Eu amo o VnV bem do jeito que ele é.

mariana
marianaPermalinkResponder

eu sou mais uma órfã do "xongas", que depois comprou o guia de praias (e usou!) e o viaje na viagem: aí decobri o link daqui no blog da Cora e coloquei nos favoritos.
onde mais eu saberia que não posso mais praticar nudismo no everest???

Rosa
RosaPermalinkResponder

Cheguei através de uma matéria que foi disponibilizada na uol em viagens.
VnV essencial... Daqui não saio, daqui ninguém me tira...

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Oi Ricardo, eu cheguei no outro blog seu alguns anos atras qdo procurava informacao sobre viajar pelo Nordeste. Te escrevi um email e nunca pensei que fosse receber uma resposta... Mas recebi! Voce foi hiper simpatico e me deu otimas dicas, ai foi facil ficar fan neh?(desculpe meu computador nao tem acento nem cedilha).

Comento de vez em quando, mas gosto de ler o que o pessoal esta falando he, he.

Mais uma vez, parabens pelo blog! Flavia

Rogerio
RogerioPermalinkResponder

Descobri o Freire's pelo Google em 2004. Desde então acompanho de perto seu trabalho.
Um abraço

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Cheguei aqui pela parte de viagens do UOL a um bom tempo atrás...

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Acabei de lembrar que há alguns anos, procurando no Google informações sobre NY, deparei-me com um guia de hotéis baratos de NY no primeiro VnV (o jurássico ponto com br), mas nem vi o título do site, pois com pressa de carregar a página, vi em cache mesmo... Anos depois, quando já visitava o zip.net, procurei saber se existiam outros sites do Riq e deparei-me com aquele antigão...

Manu
ManuPermalinkResponder

Há uns 9 anos fui para Lisboa e usei o miniguia que vc tinha escrito para o VT na época. Era um tal de "o Ricardo mandou ir aqui", " o Ricardo mandou ir ali", sem nem imaginar quem vc era. Anos depois, uma amiga me indicou o blog e foi um reencontro e tanto! Desde então o blog e o freires.com.br são minha diversão, minha ferramenta de trabalho (eu tenho uma agencia), leitura obrigatoria da minhas agentes e, sem duvida, meu guia-mor até para ir ali na esquina. Nem preciso dizer que já te sigo desde o VnV.com.br, apesar de ser completamente enrolada e nunca postar.

Fabio Nitschke Gomes

Riq, 200 comentários numa tacada!!! smile E rumo ao milhão de visitas...

(Só pra deixar um abraço especial, pelos números.) wink

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar