Enquete da semana: como você chegou aqui?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

    tudoriq400.jpg

Nos próximos instantes o contador vai registrar a viagem de número 900.000 desde que o blog veio para o Wordpress, dia 5 de janeiro deste ano.

Gostaria de aproveitar para perguntar: você se lembra de como chegou aqui? Foi pelo Google? Por causa de alguma das revistas em que eu colaboro? Ou por algum dos livros que escrevi? Ou pelo rádio? Pelo Freire's online, pelo Viaje Aqui?

Você chegou a conhecer as vidas anteriores do blog? Gostaria que o blog crescesse e fosse para um portal, ou preferiria que ele continuasse assim, pequeno e zoneado?

Onde mais você busca informar-se sobre viagens em português?

Olha só: se você é um dos inúmeros (e hiper-bem-vindos!) passageiros que preferem ficar só acompanhando as discussões, esta é uma ótima chance de se manifestar. Diz aí, vai: como você descobriu o Viaje na Viagem?

259 comentários

silpanzoldo
silpanzoldoPermalinkResponder

Em 2000, ao procurar dicas de viagem para NY descobri seu livro Viaje na Viagem e virei sua fã. Cheguei a te mandar um email perguntando se você recomendava o Gramercy Park e lembro que adorei sua resposta. De lá pra cá acompanho suas viagens. Não sou assídua, mas volta e meia dou uma espiada. É sempre uma delícia.

Fabio Nitschke Gomes

(Riq, hoje tem mais Guinness!!!) grin

Ricardo Freire

Ha ha, tem não, Fabio. Deu 6.794. Mas pra um dia com um apenas um post novo, foi muito bom grin

Andrea S. B.
Andrea S. B.PermalinkResponder

Uaauuu!
Isso é que é enquete da semana!!!!!!
Parabéns Ricardo!!!!Acho que este ano você ganha melhor blog do ano em português!!!!! Vamos votar maciçamente.....
Sylvia, Mari, Flávia adorei os PINS!!!! Com bóia e VnV e também códigos específicos ... amei! Já podiam ser distribuídos na Festa do 1 Milhão!!!
Ah! Sylvia, precisa incluir também as "frasqueiras-brinde" na lojinha do novo Portal!!!

Fabio Nitschke Gomes

Vai repondo o estoque que tá cada vez mais comum... wink

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Boa Andrea!
Frasqueiras miniatura com um voucher dentro : miminho dos anunciantes
e patrocinadores smile

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Sylvia :

Acho que o mííínimo que uma companhia aérea inteligente, ou uma rede de hotéis ou ambos poderia fazer era patrocinar "Captain oh my captain" e seu blog, site, e o que mais ele inventasse...afinal, onde eles pensam que vão achar um povo tão antenado, tão fissurado em viagens, e com tanto bom gosto quanto aqui, certo? hehehe... lol

Eu acho que essa festa do milhão tem que ser em grande estilo...

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Eu chegueiem fev/07, uma amiga mandou um link para um post que ficava na sessão "o Cri-Cri", sobre os paulistas serem estressados. Adorei, li o anterior, o outro, o outro... e o resto vcs já sabem: viciei. E esse vício me trouxe muitas alegrias, e amigos novos também! Andei tendo que largar o vício nas últimas semanas, pois ando trabalhando "que nem gente grande" além de mil assuntos pessoais para resolver. E agora tentando planejar Orlando, vou no final do mês e ainda não consegui decidir o que vou fazer com os 4 1/2 dias que terei livres. Mas isso é outro assunto. Quanto a virar portal, não entendo nada de internet, não sei exatamente quais seriam as diferenças, mas compartilho dos sentimentos de medo de perderesse clima "lá em casa" que temos aqui. Por outro lado, também acho que é mais que merecido que todo esse trabalho dê um retorno financeiro. ( e não acho aqui bagunçado não, a lista de destinos ficou ótima!!!)

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Ainda bem que o WP resolveu ficar de bem comigo - semana passada tentei entrar 2 comentários e não consegui, dava erroa pós o envio... sad

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Gente, tô meio sumida, mas PELAMORDEDEUS, se tiver festa me avisem, plisss!!!

Chris Pessoa
Chris PessoaPermalinkResponder

Ih... não lembro não. sad Talvez eu o tenha encontrado fazendo alguma pesquisa no google para alguma viagem que eu iria fazer. É provável que tenha sido assim.
Agora sempre que quero viajar venho aqui pesquisar. razz Também indico o VNV para todos os meus amigos.
Eu gosto dele assim, pequeno e zoneado. Mas acho também que se ele for a um portal ele continuaria assim legal, já que todas as pessoas que o lêem iriam para lá também. Acho que não mudaria muita coisa.

Chris Pessoa
Chris PessoaPermalinkResponder

Ah, lembrei! Eu cheguei aqui pelo blog da Cora Rónai! O blog ainda era o outro, não era aqui não...
Quando vou viajar, primeiro venho aqui pesquisar dicas... depois pesquiso no google.

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Cheguei pelo freires on line em 2005 procurando dicas de viagem para o Nordeste.
Comparei as dicas do freires com locais que já conhecia e me identifiquei muito.
Resultado: viagem para Rota Ecológica com hospedagem no Toque.
Desde então acompanho o blog.
Parabéns !!!

Renata S
Renata SPermalinkResponder

Affe, acho que o vício começou a se manifestar pelo Viaje na Viagem. Precisa mais?
Quanto a fazer parte dum portal, etc etc etc, tenho certeza que vamos continuar no esquema sem cadeiras de plástico virtuais..rs
Só discordo de uma coisa - o blog não é zoneado, muito menos pequeno, né não?
Sou ADDICTED confessa, mesmo demorando horrores pra começar a comentar (verrrgonha, gentem), também quero um pin, e eu quero, eu quero, eu quero, organizar a festa do milhão!!!
PS* acabei de mudar o nome, tem uma Renata nova, que seja muito bem vinda, mas só pra não causar confusão.

Re Coelho
Re CoelhoPermalinkResponder

Bom, cheguei aqui pelo google... vou estudar em Dublin de fevereiro a Agosto, depois vou passar um mês na Espanha e mochilar e foi nessas pesquisas que eu encontrei... Nem preciso dizer que foi amor a 1º vista!! Comentei pouquíssimas vezes, mas me sinto intima de todos vocês.. leio esse blog todo santo dia.. e literalmente viajo na viagem!!! Parabéns a todos Riq, Sylvia, Majo, Dani G., Fábio, Jorge, Os Destemperados, Carla... Nossa qta gente... Muito Obrigada... Bjos.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

No meio de todas essas histórias, me lembrei que eu já tinha conhecido pessoalmente o Riq faz alguns anos...foi numa das palestras para assinantes da VT, só que essa foi aberta, na Fnac Pinheiros: o Zeca Camargo e o Riq estavam lá para falar das viagens volta ao mundo. Eu me lembro no final que eu fui até lá, bem no espírito tiete, para cumprimentá-lo (e ao Zeca também). Só me lembro que saiu algo como: 'Adoro teu trabalho, parabens...' Pode? Ô falta de imaginação eekops: razz

Ricardo Freire

Emília, a palestra era do Zeca; eu estava no papel de mesa mrgreen

EduardoLuz
EduardoLuzPermalinkResponder

Opa, eu estava nesta palestra também mas a Fnac estava tão cheia que o máximo que eu consegui ver ( e de pé) foi o brilho da careca do Riq no papel de mesa. Inclusive, mandei email pra VT reclamando pois os outros eventos que ela fazia e que eram na própria editora Abril sempre foram perfeitos. Cheguei até a pedir pro Kiko Nogueira pra repetir a palestra lá na Abril e dar um espaço maior pro Riq e ele prometeu estudar.Tô esperando até hoje !

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Riq, é uma pena que foi muito corrido e tinha gente pra dedéu...
O que eu fiquei brava é que não tinham falado que você iria participar ou eu teria levado o meu Viaje na Viagem para autógrafos mrgreen

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Eduardo, eu mandei um e-mail quando eles acabaram com as palestras, pedindo para reconsiderar e que era bacana e etc. e tal. Eu também estou esperando até hoje uma resposta sad

EduardoLuz
EduardoLuzPermalinkResponder

Talvez fosse interessante fazer um lobby na Abril pra eles recomeçarem estas palestras com uma do Riq sobre viagens, VnV, Xongas, etc e todos comemoraríamos os 2.000.000. (mesmo porque com a velocidade de resposta deles só com 2 milhões mesmo !!).

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Eduardo, imagine uma festa VnV 1 milhão ali no Terraço Abril...seria demais, não?

Miquéias
MiquéiasPermalinkResponder

humm... está aí uma boa pergunta... não faço a minima idéia, mas eu acho que foi pelo site da revista mesmo...

um dia eu fui na banca de revistas e e chegando em casa eu procurei o site da revista, fui vendo os blogs de lá e devo ter caído aqui...

pelo menos eu acho q foi assim, mas agora nem importa como eu cheguei, importa é q eu cheguei, e desde q eu chegeui entro aqui sempre q tenho tempo..

=)

Lena
LenaPermalinkResponder

Putz! 900 mil e este post tem mais de 200 comantarios!! Acho que não precisa mais nenhum...

Li o Viaje na Viagem; li o manifesto Gerundista no JT; a Viagem e Turismo. Era fã, fã, fã!! E achei o blog na chamada do uol.

Como já disseram aqui, faça você o que quiser com o blog, eu irei atrás smile Não vivo sem!!

Renata
RenataPermalinkResponder

Nossa !!! Tenho até vergonha de dizer, mas eu conheci há 3 semanas. Queria um lugar especial para mais uma lua de mel e fui navegando até chegar no seu SUPER BLOG e ler sua opinião sobre a Pousada do Toque em São Miguel dos Milagres AL. Lá peguei o Viagem na viagem, devidamente autografado e dei boas risadas. Para quem ficou curioso o finde foi T U D O de bom !!!! E eu estou aqui novamente para preparar o próximo feriado.... Riq, como está é bacana, funciona. Mas vc MERECE ganhar MUITO dinheiro com tudo isso.

Rita S
Rita SPermalinkResponder

Foi pelo site viajeaqui que conheci o seu blog a pouco tempo e adoreii!! Quase todos os dias entro por curiosidade para saber das novidades!! A semana que vem viajarei para a Europa e as dicas foram excelentes para o planejamento da viagem! Para mim o site continuaria como está, perfeito!!

Latinha a R$ 4,90? Processe! « Viaje na Viagem

[...] que história sensacional que a Flavia Penido achou num site jurídico. Deu no Aprovando que um casal processou a CVC — e ganhou, em [...]

Pablo
PabloPermalinkResponder

O percurso foi um pouco tortuoso, partindo de um blog de gastronomia, cheguei no Janela Laranja, do Márcio, que me mandou pra cá. E, como todos, não consigo sair mais. Isso foi no começo deste ano. Agora que minha viagem se aproxima (friozinho na barriga!!!), penso que milhares das coisas que planejei e reservei se devem ao aprendizado que tive lendo o VnV. Parabéns pelo 900.000.
Sobre o futuro, acho que você precisa mesmo ganhar um dinheiro com o blog/portal, seja lá o que for. É possível criar um portal, com recurso de blog interno para manter a interatividade (essencial, imagina isso sem as respostas da Sylvia no post dos trens?) e o caráter de intimidade aqui desenvolvido.
Voto no PIN da bóia amarela, chiquérrimo!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Ola!..Eu conhecia o Freire's (livro)..Uma vez entrei no site antigo e gostei. Também assino o VT. Em Julho, qdo fui a Porto de Galinhas, queria conhecer a Praia dos Carneiros e arredores, e entrei procurando o site (o antigo) e ai dei de cara com este blog!!...

Bia
BiaPermalinkResponder

Uma vez, eu estava indo viajar pra NY e comprei o Viaje na Viagem na livraria do aeroporto. Nem precisa dizer que fiquei a noite inteira lendo o livro (e o povo no avião devia estar querendo me matar porque eu não apaguei a luz) e AMEI. Dei o livro de presente pra muita gente.....
Agora, como eu achei o blog no zip.net, não me lembro mas faz MUITO tempo que acompanho....
Acho que agora conseguirei aparecer mais por aqui, pra comentar. Minha licença maternidade acabou......

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Eu li o Viaje na Viagem nos primeiros anos da faculdade (me formo este ano) e depois disso li alguma reportagem (ou talvez até sua coluna na Época, agora não sei dizer) que tinha o site. Mas eu conheci a versão antiga do blog.
O bacana do bloq é que podemos comentar, pedir dicas etc, mas confesso que fico um pouco perdida quando quero achar alguma informação.

clayton
claytonPermalinkResponder

Puxa Riq conheci vc a um tempão atrás quando o viaje na viagem foi lançado encontrei na prateleira de novidades de uma livraria. Depois vi você em algum programa de televisão falando sobre como fazer malas. Tive que fazer uma viagem lembrei que vc tinha falado sobre isso e então busquei no google. Encontrei na verdade uma coluna antiga que vc tinha em um jornal que não lembro o nome e de lá pra ca venho te acompanhando lendo tudo que vc escreve pelo menos uma vez por semana. Nunca faço comentarios mais me divirto demais lendo tudo que vc escreve. Sobre o portal e tals... confesso que sou fã incondicional mas adoro o descompromisso do blog.
abração Riq

Justino
JustinoPermalinkResponder

Bicho, sei lá, faz tanto tempo... Eu tenho o livro VnV, gosto muito do seu texto, é leve saboroso (é isso?, quase culinário?). Mas acho que você deveria ter mais posts de dicas mochileiras (e colunas, também). De uns tempos pra cá, ce tá muito resorteiro. É claro que teu blog é muito melhor que alguns lugares nos quais você escreve, né?
Um abraço!

Lids
LidsPermalinkResponder

Não faço idéia de como cheguei aqui, só lembro que foi em Novembro de 2006, procurando informações sobre St. Martin nas Antilhas Holandesas. Sim ainda visitei o blog no layout 'antigo'. Prefiro teu blog desse jeito mesmo, nada de portal, e acho que ta bem organizado as cidades e dicas.

Dayanna
DayannaPermalinkResponder

Eu encontrei o viagem na viajem atraves do Google mesmo.... Estava pesquisando dicas sobre a Europa antes de viajar.
Conheci no endereço antigo antes desse aqui.
Gosto muito da maneira como vc usa o blog Riq. acho que se fosse para um portal não seria a mesma coisa.... A maneira pessoal de vc estar em contato com os seus visitantes é um dos principais atrativos, sempre pronto para responder duvidas dos viajantes inquietos.
Quanto a organização adorei quando vc colocou os menus por cidade do lado da pagina inicial, esta bem organizado sim.
bjinhos.

Dayanna
DayannaPermalinkResponder

ops!
viaje na viagem! heheheh troquei as bolas

CMendes
CMendesPermalinkResponder

Te achei e já recomendei...a partir do site da Folha On Line. Parabéns! wink

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Fui pesquisar no Google diferença gramatical entre Viajem e Viagem e no meio dos links estava o site hahaha

Muito bom..
Li algumas reportagens só, mas ja da para ter uma ideia de como é o site...

Gostei da foto do Mama Thira smile
Deve ser muito bom estar tomando café da manhã naquela sacada...

Miguel Pinto
Miguel PintoPermalinkResponder

Há uns dois anos uma amiga falou-me de um site sobre viagens muito interessante escrito por um brasileiro bem humorado: desde então que sou um visitante habitual!

E mais: já aproveitei várias dicas.

Parabéns e obrigado por este trabalho fantástico!

Miguel Pinto

Pat Salgado
Pat SalgadoPermalinkResponder

Bom, eu acompanho de perto tudo o que o Ric escreve desde que era colega dele na DPZ Porto Alegre, há 3 encarnações atrás. Comprei o Viaje da Viagem de papel e no blog nem me lembro como vim parar. Mas acompanho sempre, embora comente pouco. Apesar de ser hino do nosso arqui-rival, eu digo: ...mas o certo é que nós estaremos com o Ric onde o Ric estiver. Beijooooooooooooos.

bettina monteiro

eu cheguei por que tinha um metido que dizia que sabia mais de viagem que os viajantes que eu admirava. cheguei e gostei. e não é que ele sabia mesmo? e não é que ele não era naaaaaaaada metido?
love love love

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Este post vai bater o record de comentarios....

Fernanda Odilla

O famoso boca a boca me pegou. Uma amiga encontrou o Viaje na Viagem numa livraria, leu uns trechos e chegou a conclusao que voce e ela pensavam igual sobre muitos temas. Ela aplicou todo mundo no site e hoje Ricardo Freire eh o guru de um grupo de oito amigos. Não viajamos mais sem consultar vc!!!!!! Mesmo que seja apenas lendo os posts e comentarios...

roseli
roseliPermalinkResponder

ihh..faz tempo que o ricardo é meu guru ...começou pela simpatia noXongas do JT...depois na revista da web..comprei todos os livros..visitei todos os blogs...e sigo rigorosamnte todas as dicas,seja de viajens ou "comestiveis"...enfim..sou uma freiremaniaca...e ja reservei a pousada do toque,indicada aqui,"de olhos fechados" nas minhas proximas ferias...

PattyBraga
PattyBragaPermalinkResponder

Bah!!! Infelizmente, não tenho a mais vaga lembrança de como cheguei especificamente até o teu blog, pois faz muuuito tempo... (desde quando ele estava em sua encarnação anterior!).

É que, pra mim, teus textos são melhores do que qualquer novela, então venho te acompanhando fielmente há anos, seja em revistas, livros ou blog, mas - como muitos - sem nunca ter participado ou mandado um emailzinho sequer (sorry!).
Aliás, talvez depois de ter "perdido a virgindade" ao responder a essa tua enquete, eu perca também a vergonha de participar ativamente por aqui... eek)

Sobre manter o blog assim ou migrá-lo para um portal... do jeito que está é bacana, mas um portal pode abrir novas possibilidades.

Para informações sobre destinos, comprei a coleção da VT em CD-Rom, instalei no meu PC e uso como base para iniciar as pesquisas. Depois, costumo entrar sempre no Thorn Tree do Lonely Planet, no Trip Advisor e algumas googleadas para atualização de preços, horários, etc...

Parabéns pelo teu trabalho maravilhoso! Bj, PattyBraga

camila
camilaPermalinkResponder

Ja faz tanto tempo que eu nem me lembro mais!
O que eu sei eh que eu amo esse site DE PAIXAO! E preciso "visita-lo" todos os dias...

Parabens!!!

Claudio Lara
Claudio LaraPermalinkResponder

Eu cheguei pelo Google. Li um artigo muito inteligente e bem humorado na Revista WEB( 1999 ou 2000) sobre o Guga e o leitor ótico par iMac e queria conhecer o autor.

Já acompanho outras reencarnações deste blog. Pouco tempo pra ler blogs, mas quando chego, procuro ler bastante coisa.

Se for para algum portal, que este não seja a UOL. Pelo amor de Deus.
Se fosse aquele sistema de cometários, eu provavelmente nem teria paciência de escrever este.
smile

Guilherme Lopes

Riq,

A BBC também fez uma oferta pelo VnV?

; )

Ricardo Freire

Ainda não. Mas se a proposta for boa...
mrgreen

E foi você que perguntou da numeração das fotos? Normalmente o número corresponde à largura em pixels -- 400, 210, 450... se houver mais de uma foto com a mesma largura, eu vou aumentando de um em um (401, 402), etc. Algumas eu regulo pela altura, então acrescento "h" quando a foto é mais quadrada (horizontal) ou "v" quando a foto é mais vertical.

Bastidores :roll:

Guilherme Lopes

Fui eu sim... entendi!

Imaginei que fosse uma metodologia freirana de catalogar as fotos e os arquivos no computador, para facilitar a localização posterior...

; )

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar