Nordeste: confuso horário

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

galinhos450.jpg

Hoje voltou o horário de verão -- e, com ele, a minha indignação pela falta de adesão do Nordeste à única medida que pode fazer com que o sol nasça e se ponha na hora certa por aquelas bandas.

Mas não, não vou mais reclamar: já sei que essa é uma reivindicação politicamente impossível e culturalmente incorreta.

Mas se você der um pulinho na minha coluna lá no ViajeAqui vai poder ao menos ver uma lista de praias nordestinas onde, apesar da falta de horário de verão, dá para pegar praia até mais tarde (e de repente até filar um pôr-do-sol como este de Galinhos, no Rio Grande do Norte).

36 comentários

Carla
CarlaPermalinkResponder

Na verdade, geograficamente era pro Nordeste estar 1 h à frente o ano todo, não era? Eu vejo o mapa e penso que deveria haver um fuso horário entre Brasília e Recife, por exemplo... Acho muito esquisito que lá o sol nunca esteja a pino ao meio-dia...

ALEXANDRE
ALEXANDREPermalinkResponder

VOCE ESTÁ CORRETA EU VIAJEI PRA LA VERIFIQUEI QUE ESCURECE CEDO EM FORTALEZA MESMO EM JANEIRO AS 6.10 JA ESTÁ NOITE E O QUE O rICARDO DISSE EM BAIXO TAMBÉM É CORRETO

Ricardo Freire

Sim, Carla, o fuso certo da costa leste do Nordeste seria o de Fernando de Noronha. Como eu disse, o horário de verão apenas traria a hora certa ao Nordeste.

Não é que Recife siga o mesmo fuso de Brasília -- Recife segue o mesmo fuso de Belém!!!! (Enquanto isso, São Paulo e Campo Grande estão em fusos distintos.)

Daniela Siqueira

Nunca tinha pensado, mas é isso mesmo: Recife está no fuso de Belém! Essa história de fuso é absolutamente arbitrária, mesmo. E eu sempre tenho dó é do Acre, coitadinho, sozinho fora do horário do resto do Brasil. Imagina, lá passa Jornal Nacional ainda de dia!

Daniela Siqueira

Mudando completamente de assunto:
Riq, posso sugerir uma enquete/pesquisa? É que lendo os milhares de guias para a Ásia, vêm milhares de informações contraditórias a respeito dos cuidados de saúde a serem tomados, quais vacinas tomar, quais remédios levar. A maioria ainda indica que se consulte um tal de "travel medical doctor" - só que eu nunca vi um profissional desses (o máximo que tem aqui é infectologista). Alguém já foi num médico desses? O que as pessoas razoáveis fazem (não, eu não quero conselhos do Governo-alarmista-norte-americano, para o qual todos vamos morrer rápida e dolorosamente nos próximos 20 minutos)? O que as pessoas brasileiras razoáveis fazem? Eu sempre tive a teoria que é melhor prevenir que remediar - e ter um remédio na bagagem é a melhor garantia que você não vai precisar dele. Mas se a gente comparar as listinhas de precauções, todo mundo ficava mais seguro wink Desculpa o pitaco, mas um dia que você estiver sem assunto...

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Ricardo,
Justo esta tarde he estado mirando "nuevos destinos" (pongo comillas porque ya me da un poco la risa) y en mi búsqueda por la red, he tropezado con: viajenaviagem2.zip.net. Los post eran del nordeste. Joao Pessoa, Pipa, Galinhos, Fortaleza y Canoa Quebrada...¡Qué casualidad!.
El texto inteligente y divertido y las fotos muy buenas.
Tranquilamente he podido leer y disfrutar a placer de esos viajes!!!

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Fugindo um pouco ao tema, alguém já passou as festas de final de ano (Natal e Ano Novo) em Roma? Chove muito a ponto de impedir caminhadas pela cidade? Neva? É uma época que vale a pena???
Obrigada.

Ricardo Freire

Ô, Carmen, que saudade daquela viagem...
:roll:
:roll:
:roll:

Ricardo Freire

Luciana, segundo o Eurometeo.com, em dezembro em Roma a temperatura vai de 5 a 12 graus, chove 29 mm, a umidade é de 68% e a média é de 3 horas de sol por dia.

Não, não neva.

Quanto a viajar à Europa no inverno, veja contras e prós aqui:
http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/09/03/enquete-da-semana-europa-no-inverno/

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Eu passei um reveillon em Galinhos e amei!!! Eita lugar gostoso...

Daniela: na minha necessaire de remédios não faltam: -floratil (disenteria), imosec e plasil (vômitos, etc), buscopan, cataflan gel (para batidas, tombos, etc), cataflan, lisador, xantinon (sabe como é quando vc bebe mais de uma caipirinha), neosaldina, luftal, pastilhas de mylanta e um antibiótico mais power de amplo espectro (no exterior vc não compra sem receita). Um envelopinho daquele Salompas tb é ótimo para mau jeito nas costas e afins. Ah! um antialérgico tb é bom. Eu normalmente deixo essa necessaire feita, nem desmonto. Acho que é bem completinha né?

Tenho sinusite e insônia bravas, então vai remédio para isso também.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Já li tudo, Riq. Obrigada.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Riq, é sério isso? 3 horas de sol por dia?
Cuiabá também está 1h atrás de SP. Nunca compreendi muito bem esses fusos no Brasil, não fazem muito sentido como no caso de Recife.
Ah, eu detesto esse horário de verão. Tá, eu sei que muita gente gosta, mas eu fico perdida. Vivo com sono pela manhã, a noite quando acho que é hora de jantar já é hora de dormir. É um sofrimento para mim.
Já o kit-farmacinha-viajem, minha necesaire não é tão completa como a da Flavia, mas sempre levo:
dipirona pra dor de cabeça, dorflex pra dor muscular, allegra pra minha alergia, tropinal que é tipo buscopan e indispensável pra quem tem problema eventual de gastrite, colírio e plasil.

Ricardo Freire

Mô, são 3 horas de "sunshine", não de "daylight". Se você pensar que eles devem umas 7 horas de luz por dia no inverno, 3 de sol tá bem bonzinho...
mrgreen

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

grin Que susto que eu levei!!! Quase fui olhar o mapa para ver se existia por acaso uma Roma na Sibéria ou se ela ficava assim digamos quase no Ártico! eekops:

Flavia Penido
Flavia PenidoPermalinkResponder

Mais um off topic: alguém conhece esse site de bed and breafast de Londres?

http://www.uptownres.co.uk/aboutus.stm

Parece legal, mas pela internet tudo parece legal né?

GiraMundo com Jorge Bernardes

Mandando bem na aula de geografia...

Eu também acho engraçado que a Argentina não tenha horário de verão... E olha que o verão lá tem dias muito mais longos que os nossos, lógico.

ALEXANDRE
ALEXANDREPermalinkResponder

O BRASIL NÃO TEM NECESSIDADE DE ADOTAR O HOARÁRIO DE VERÃO MAS ACERTAR OS QUE ESTÃO ERRADOS TALVEZ SERIA JUSTO FUSOS DE MEIA HORA P/ SER JUSTO CORRETAMENTE, ASSIM ALGUNS CASOS O SOL NAÕ NASCERIA TÃO CEDO EM NOVEMBRO COMO AS CAPITAIS DO MATO GROSSO O RIO E O NORDESTE. NA ARGENTINA COMPENSAVA USAR MAS NAÕ USAM.

Alexandro Simioni

A Argentina não usa horário de verão porque já usa uma hora a mais ano todo em relação ao horário que deveria adotar. Como fica mais a oeste deveria adotar o mesmo horário do Paraguai ou de Mato Grosso. É a situação inversa do nordeste que usa também fuso horário errado só que a menos do que deveria. Imagine o absurdo, João Pessoa na Paraíba e Mendoza no oeste da Argentina usam o mesmo fuso. O certo seria ter uma diferença de duas horas entre elas.

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, muito bem abordado o tema. Os donos de pousada ganhariam com os dias mais longos, o por do sol no Nordeste é magnífico.
Agora, concordo com a Mô que acordar ainda no escuro é de amargar. Eu fiquei com o horário antigo até 5 da tarde. Adoro quando volta o horario antigo e durmo mais uma hora.

Mari, super parabéns pelo aniversário ontem, muita saúde, paz e ... viagens !!!! lol lol lol

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Ow...eu tava brincando! grin
Esqueceu que sou viciada em mapas? grin
Mas realmente eu tinha entendido que só tinha 3h de luz por dia... eekops:

Majô
MajôPermalinkResponder

Kit remédios em viagens, sempre levo: pomada anti-alérgica, fluomicil para gripe, parcel para enxaqueca, nebacetin, própolis, carqueja, floratil bactroban, gase e algodão.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Majozinha, muchas gracias!!! Vc é demais... mrgreen

leandro
leandroPermalinkResponder

Até que o horário de verão poderia cair bem para o turista no nordeste, em João Pessoa me lembro de como o sol nascia cedo, tanto que nunca cosegui vê-lo nascer, mas por outro lado entendo que eles não queiram, porque também detesto este horário que me faz acordar ainda no escuro, é bom só para as férias.

MGrivot
MGrivotPermalinkResponder

Pessoal, viajei 20 dias no verão passado no litoral entre Recife e Fortaleza. Como fui com as crianças não tinhamos "vida noturna", o que nos interessava era sol e praia. Quando acordávamos as 7h o Sol ja estava alto e as 17h já estava se pondo. Para gaúchos acostumados a aproveitar a luz do Sol do verão até as 21h era uma frustração diária. A nítida impressão é que o fuso-horário estava errado.

Rafael Reinehr

Ricardo, tenho um convite para fazer a você. Gostaríamos muito que unisse sua verve a um grupo de "savage penseurs" que ainda acreditam que podem mudar o mundo. Por favor, informe-me um e-mail de contato para que possa lhe mandar o prospecto do nosso projeto. Abraço fraterno.

Adriane
AdrianePermalinkResponder

Oi gente...

Eu sinto a maior saudade de quando Salvador tinha horário de verão. Podia chegar do trabalho e ainda dar uma caminhada na orla com sol...

Ricardo Freire

MGrivot, aqui embaixo a gente se beneficia de dias naturalmente mais longos no verão; mesmo quando não havia horário de verão só anoitecia perto das oito em Porto Alegre, me lembro muito bem. (A gente sabia que era verão porque começava a falar "7 da tarde" naturalmente.) Em compensação, no auge do inverno os dias amanhecem depois das 7 e escurecem às vezes antes das cinco, se o céu estiver carregado, certo?

O problema lá em cima é que os dias têm 12 horas de luz, não importa a época do ano. Se em vez de amanhecer às 5 amanhecesse às 6 já melhorava pro lado dos turistas... mas o povo lá não gosta, não. Fazer o quê?

Andre      http://andreurso.blogspot.com/

Adriane, não é só vc não. Eu também. Não há nada mais legal do que sair do trabalho e ainda ver o sol se pondo. Poder fazer uma caminhada no finzinho da tarde ou até mesmo parar o carro a caminho de casa, comprar uma água de coco e observar o visual. Pela volta do horário de verão na Bahia, já! smile

Hugo
HugoPermalinkResponder

Esta bagunça é irritante mesmo, e um pouco de organização não faria mal a ninguém. Eu particularmente adoro o horário de verão, pois é ótimo sair do escritório uma 19:00hs e ver o dia ainda claro.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Para quem está turistando é hiper simples de resolver a questã do
horario no nordeste :coloca o relogio uma ou duas horas pra frente
e pronto !
( só lembrem que tem que mudar tb o horario do cafe da manhã nas
capitais ... nas pousadas longe das grandes cidades dá pra negociar
um café da manhã na varanda do quarto uma hora mais tarde )

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Meu departamento tem filial na Bahia, já pensou que doideira marcar uma videoconferência rsrs (eu moro no Rio).

Adorei o post Ricardo. Confesso que sou das que adora dormir até tarde... E a Praia do Futuro, Jeri e as praias de dentro de Noronha estão no meu roteiro - faltam 18 dias.... Chegou na hora certa!!! Obrigada!

Mas será que a Varig errou na minha viagem Noronha-Recife - a hora de chegada é a mesma de partida. Ou eu não entendi algo???

Ricardo Freire

Ha ha, a Varig não errou não, Cristina. Noronha está uma hora adiante do Nordeste (no fuso horário certo: o sol nasce e se põe por volta das 6).

Curiosidade: durante o horário de verão do Sudeste, Noronha acaba incorporado ao horário de Brasília...

De qualquer maneira, durante o ano inteiro há essa diferença de horário entre Noronha e o Nordeste. O vôo de Noronha para REcife chega e sai no mesmo horário; a ida do Recife para lá chega duas horas depois da saída. Mas o vôo dura uma hora nas duas direções.

Paris-Londres também é assim grin

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Ricardo,
muito obrigada!
Fico doida com estas mudanças, adorei a comparação Noronha-Recife com Paris-Londres smile

Já tinha achado estranho meu vôo Rio - Fortaleza durar 3 hs e o Recife-Rio durar 4hs. Com o horário de verão entendi.

Acredito que as Cias aéreas informam o horário de chegada já atualizados com o horário de verão em função da informática, certo?

Ricardo Freire

Sim, para você não perder a hora de se apresentar e para poder avisar a que horas chega, sempre no horário local...

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Jóia! Obrigada!!! Rumo a 1 milhão!!! smile

Natan VN
Natan VNPermalinkResponder

Alguém aqui concorda que Santarém adote a mesma hora de Salvador? a distância entre as duas cidades é muito grande, tradicionalmente a diferença era de uma hora. Enquanto isso, Acre e parte do AM voltaram a duas horas a menos que Brasília. Só no oeste do PA continua a mesma hora da capital federal, quando o correto é uma hora a menos.

Obrigado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar